Por Anderson Benetti *
Estamos acompanhando todos os dias no noticiário, na internet e nos movimentos da economia, o quanto a logística está influenciando o consumo atualmente.
Isso porque já é muito comum durante uma compra online, a nossa avaliação crítica quanto aos prazos e custos de entrega. As experiências anteriores e avaliações de outros consumidores também nos influenciam, e isso é demandante para se destacar diante da concorrência.
Mas, para que tudo isso aconteça existe uma forte digitalização do setor logístico que tem sido estratégico para empresas de setores diversos da nossa economia.
Investir em tecnologias para controle do estoque, distribuição, gestão das frotas e gestão de distribuição das mercadorias, tem trazido agilidade para atender as necessidades do período de pandemia. E, mais do que isso, são inovações que vão se expandir e perdurar daqui em diante independente do momento atual que estamos vivendo.
Bastidores: antes de chegar nas mãos do cliente
Para receber um produto o cliente precisa comprar. Mas antes disso existe um processo de pesquisa muito ágil que é viabilizado pela conectividade que temos hoje devido ao fácil acesso a internet e a estratégia digital da empresas de e-commerce. Tudo para colocar o produto certo na tela dos nossos smartphones. Dentro deste contexto, as empresas estão trabalhando para oferecer sim o melhor produto, mas também o melhor prazo de entrega deste item ao menor custo de operação.
Para praticar preços competitivos, que muitas vezes são impactadas pelo custo da entrega, é preciso que as distribuidoras ou os CDs possam ter uma inteligência capaz de operar na otimização dessas entregas.
Mas o que isso significa?
Significa melhorar a gestão de distribuição, aproveitando rotas, veículos e tipos de transportes, e com isso reduzindo valores que impactam sim no custo final.
Ferramentas como Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial estão fazendo a diferença para as grandes marcas do e-commerce. Por meio dessas inovações muitas marcas atuam com roteirização, organização de estoques e distribuição se destacando no mercado.
É com auxilio dos softwares e das inovações tecnológicas que podemos controlar o estoque, sem comprar demais e sem deixar faltar; identificamos também as melhores rotas de distribuição; os veículos envolvidos em toda operação; administramos o custo dos fretes e acompanhamos todo o status desse trabalho em tempo real.
O consumidor dos dias atuais espera mais do que a entrega no prazo, ele tem a expectativa de ser surpreendido, e este é um ponto decisivo para que ele volte ao seu canal de vendas online.
Controle e assertividade para reputação das marcas
E se a logística digital traz benefícios para o consumidor, para as empresas isso fica ainda mais evidente. Além de contribuir com o sucesso de seu desempenho com o consumidor, ter a digitalização dos processos favorece a tomada de decisão e viabiliza uma gestão muito mais assertiva e ágil.
Com todos os processos registrados nos sistemas WMS e TMS, por exemplo, é possível evitar e descobrir com maior agilidade quando possíveis falhas eventualmente ocorram na operação.
Fundamental para o e-commerce
Para quem atua no e-commerce é essencial ter uma estrutura logística que:
– mantenha o estoque atualizado na medida certa, evitando rupturas, atrasos e problemas de entrega de mercadoria ao consumidor;
– aponte indicadores de controle de performance;
– possa auxiliar na escolha da melhor forma de transportar a entrega;
– documente os processos;
– viabilize uma comunicação entre os profissionais que participam da operação e também da empresa com seus clientes.
Além de oferecer uma jornada logística ágil, moderna e eficiente, as empresas que estão investindo neste assunto não param de crescer mesmo no cenário de pandemia.
Para que os custos logísticos – um dos maiores gargalos do mercado delivery – não sejam repassados para seus consumidores, a tecnologia tem um papel essencial.
Mais do que oferecer uma excelente experiência ao cliente, a logística digital tem otimizado toda a operação e intensificado a competitividade das empresas no comércio online.
* Anderson Benetti é head de Produto na Senior Sistemas
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