Pesquisa realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos indica que os brasileiros estão mais conectados a cada ano, em grande parte, por conta da expansão dos smartphones e a multiplicação de equipamentos portáteis. Entre os principais resultados, o levantamento mostra que 49,2% dos brasileiros utilizaram a internet pelo menos uma vez nos últimos trinta dias.
O estudo, que aconteceu em setembro do ano passado com mil consumidores em 70 municípios brasileiros, revela que os brasileiros que acessaram a rede tiveram objetivos distintos: 84,2% das intenções têm a finalidade de acessar redes sociais, seguido de consulta a e-mails, com 46,0% das respostas. Curiosamente, procurar emprego ou enviar currículo (0,8%) e jogar on-line (0,2%) foram as menores práticas apresentadas.
Quando questionados sobre o principal meio de acesso, 69,5% dos usuários de internet utilizam o desktop (computador de mesa). Em seguida, os smartphones aparecem com 24,4%, tablets com 3,8% e notebooks 1,7%. A Smart TV aparece com 0,7% das preferências.
Para Christian Travassos, economista da Fecomércio RJ, a pesquisa revela em números o que o senso comum apontava sobre a popularização no País do uso de smartphones. O brasileiro está cada vez mais conectado às redes sociais, antenado às inovações tecnológicas, atento à oferta on-line de produtos. Isso tem exigido agilidade e mudanças também atrás do balcão, tanto sob o ponto de vista do meio quanto da linguagem usada na divulgação dos produtos, analisa.
Do total de entrevistados que usaram a internet, 79,1% são da classe AB, 43,43% da classe C e 14,7% da classe DE, percentuais indicativos de que ainda há bastante espaço para o crescimento da utilização da internet nos lares brasileiros. E apesar da mobilidade proporcionada por smartphones e outros aparelhos portáteis, 76,4% citaram como principal local de acesso o próprio domicílio. Na sequência, em menor proporção, estão os que acessaram do trabalho (21,3%), de qualquer lugar (9,4%), local público gratuito (6,1%), local público pago (5,8%), casa de parentes ou amigos (2,8%) e instituição de ensino (2,4%).
Os participantes (74,2%) disseram usar a internet pelo menos uma vez ao dia. O tempo médio de utilização da rede, independentemente da frequência de acesso, foi de cerca de 1 hora. E embora o comércio eletrônico esteja em expansão no Brasil, curiosamente a pesquisa identificou que apenas 3,2% dos consumidores conectados utilizaram a internet com a finalidade de comprar algum produto ou serviço no último mês.
Acessse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br