Uma descoberta da empresa de antivírus Avast talvez explique o sucesso da expressão “manda nudes”, que fez sucesso na internet em 2015. Segundo um levantamento estatístico, os usuários de computadores e smartphones preferem o vazamento de suas fotos em público do que seus dados financeiros. É algo como “mando nudes, mas não mando minhas informações financeiras!”.
A pesquisa da Avast foi realizada em 11 países – incluindo o Brasil. Ela agrega dois relatórios distintos que convergem para a mesma descoberta. De acordo com os dados levantados, as pessoas acreditam que… [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
…sofreriam maiores consequências, e talvez por mais tempo, se os seus dados financeiros fossem expostos, em comparação com fotos de si mesmas sem roupas no caso de um vazamento de seus dados online.
A resposta mais vigorosa foi dada pelos entrevistados dos Estados Unidos, com quase 77 por cento dizendo que preferia ter suas fotos nuas expostas do que seus dados de transações financeiras. O Reino Unido ficou em segundo lugar, com 72 por cento. Argentina, Brasil e México, juntos, têm índice parecido de respostas, com cerca de 50 por cento.
A empresa entrevistou quase 24 mil pessoas em todo o mundo, e surpreendentemente em nenhum país o governo figurou como a principal ameaça segundo a pesquisa. “Na maioria dos países, os usuários de smartphones têm os mais medo de cibercriminosos”, diz o relatorio. Curiosamente, em países como Argentina, Brasil, França, Índia e Rússia as mães estão em primeiro lugar como ‘amaeaça’. A espionagem do governo ocupa o segundo lugar nos EUA, México, Alemanha e República Checa República “, de acordo com a pesquisa.
Ambos os relatórios estão disponíveis on line, a partir dos links: Smartphones -“Preocupações com Privacidade Móvel vs.Práticas de Privacidade em Dispositivos Móveis”: https://goo.gl/A5LPH3 – PCs – “Preocupações de Privacidade em Desktop vs. Práticas de Privacidade em Desktop”: https://goo.gl/ZLYPME
[/read]