… a fraude se desligava sozinha após os testes, quando o carro ia para a rua.
Após o anúncio dos testes que comprovavam a fraude Volkswagen admitiu que 11 milhões de seus carros a diesel são afetados. Os modelos incluem o Golf, Passat e Audi A3
Fornecedores em xeque
O escândalo arrastou os fornecedores da Volkswagen junto. A canadense Magma viu também suas ações despencarem em apenas alguns dias. A empresa era vista como uma futura força mundial de autopeças e era a maior anunciante do ramo no Canadá.
Na Índia, a Motherson Sumi Systems, que fabrica sistemas elétricos e eletrônicos para a VW europeia, chegou a maior baixa de seu valor em um ano, após forte período de crescimento. A companhia chegou a pedir um SOS para analistas e governo para não ser afetada pelas farpas que voaram nos últimos dias e foi aconselhada a tratar o caso, da sua parte, como um recall.
A alemã Bosch, que fabrica componentes que estão no centro da polêmica, teve de emitir nota oficial esclarecendo que as especificações eram determinação da VW e era a montadora a responsável por instalar e testar os sistemas em laboratório.
No mundo todo as empresas de autopeças estão passando o mesmo período de contestação. Segundo analistas, a onda de acusações pode ser ainda maior. O ministro francês de Finanças, Michel Sapin, já solicitou que as investigações não parem na marca alemã e sejam estendidas para outras empresas.
O noticiário alemão Wirtschafts Woche destaca, em entrevista com o especialista ambiental, Axel Friedrich, que as investigações podem realmente levar a outros escândalos. Friedrich declarou que o Instituto Ambiental Federal já estava de olho em esquemas parecidos. No entanto, os modelos de testes estão defasados e precisam melhorar. Ele também disse que “A Volkswagen está longe de ser a ovelha negra da indústria”.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br