Home CORPORATE Melhore seus preços com a fórmula markup e lucre mais

Melhore seus preços com a fórmula markup e lucre mais

Conheça a fórmula markup para precificação de produtos e aumente a rentabilidade da sua empresa, sem precisar investir mais. Confira!

A precificação de um produto não é algo intuitivo para uma empresa. Para isso, é importante calcular o markup corretamente para garantir uma saúde financeira a longo prazo, comprometida, ainda, em entregar qualidade com valores acessíveis aos clientes.

Para empreender, é necessário possuir o mínimo de conhecimento em finanças e contabilidade, levando em consideração termos como taxa de juros, margem de lucro, fluxo de caixa e cálculo markup.

Dessa maneira, a precificação dos seus produtos e serviços se torna mais produtiva, rentável e coerente com o resto do mercado. Afinal, não basta comparar produtos com o que já existe e precificá-los com esta base.

Se você deseja saber o que é markup e como aplicá-lo no seu negócio de forma estratégica, continue a leitura e aprenda muito mais! Evite dar preços muito altos e perder clientes, ou desvalorizar seus processos com valores insuficientes. Confira.

O que é markup e qual sua relação com a definição de preços?



O markup é um índice que orienta a precificação de produtos ou serviços comercializados pelo lojista. Este valor é calculado com base em outros valores, como gastos fixos e variáveis da empresa, margem de lucro previamente determinada e custo de produção do item comercializado.

Ou seja, todas as variáveis precisam, necessariamente, entrar no índice para uma precificação justa, rentável e positiva para o crescimento do negócio. Preços nunca foram e nunca serão algo determinado de forma intuitiva ou comparativa, é um conjunto de diversas análises. 

O mercado, por exemplo, é uma delas. É importante estar atento ao preço dos concorrentes, mas não de modo determinante para o seu. O olhar estratégico neste ponto é crucial para um negócio saudável e rentável. Além disso, o markup também auxilia nos seguintes pontos:

Precisão no preço

Ao ter consciência exata do preço necessário para a empresa, evita-se prejuízos desnecessários. A precisão nesse quesito ajuda a manter um equilíbrio favorável para o andamento do negócio.

Dessa forma, você não se perde na hora de cobrar pelo seu produto, como por exemplo, estipular um valor muito alto e perder vendas ou cobrar muito barato e não conseguir atingir a margem de lucro.

Maior poder de negociação 

A negociação se torna mais vantajosa e estratégica quando se tem uma precificação bem definida. Utilizar descontos e promoções são benefícios que atraem público e aumenta o percentual de vendas.

Para conseguir aplicar esta ação estratégica, é importante trabalhar dentro dos limites da precificação, para que seja um sucesso, e não o contrário. Ao calcular o markup de forma correta, é possível obter resultados excelentes dentro das negociações.

Aumento da rentabilidade

Trabalhar com o cálculo markup ajuda a evitar prejuízos e perdas de recursos importantes dentro da empresa. Por este motivo, no médio e longo prazo, a rentabilidade do negócio pode aumentar exponencialmente e garantir um futuro próspero.

Organização e planejamento são a chave para conseguir sucesso em qualquer empreendimento que desejar realizar. Muitos negócios acabam por não levar esses dois fatores em consideração.

Visão do negócio

Ao utilizar o markup para calcular o preço dos produtos, o empreendedor reúne informações valiosas sobre a própria empresa e pode ter insight dos negócios que antes passavam despercebidos. 

Portanto, quando é necessário analisar dados diversos da empresa, a visão de negócio melhora incrivelmente. É muito comum, embora não devesse, que o empreendedor esqueça de analisar dados e informações financeiras do próprio empreendimento. 

Quais informações são consideradas no markup?

Agora que já sabemos o que é markup, podemos entender melhor a fórmula e como ela funciona sendo utilizada como uma estratégia para as empresas.

Vale ressaltar que o cálculo markup é totalmente personalizado, ou seja, apesar dos preços de concorrentes serem parecidos, cada um tem valores de gastos diferentes porque levam em consideração:

  • Segmento de atuação de mercado do empreendimento;
  • Custos internos do negócio;
  • Indicadores macroeconômicos.

Entenda melhor a seguir.

Despesas fixas (DF)

As despesas fixas de uma empresa referem-se aos custos administrativos necessários para manter o funcionamento do negócio, como por exemplo: valor de aluguel, contas de luz e água, folha de pagamento de funcionários e prestadores de serviço, valor de servidores, gasto com manutenção de sites e marketplaces, entre outros.

Despesas variáveis (DV)

As despesas variáveis estão relacionadas ao resultado das vendas, portanto devem ser definidas apesar de realmente serem “variáveis” de acordo com a quantidade de vendas no período do mês, as despesas com mão de obra, o valor do frete, entre outros.

Margem de lucro (ML)

A margem de lucro é um valor previamente determinado do que se pretende ganhar após a comercialização dos produtos ou serviços da empresa, ou seja, o valor que ficará com lucro do negócio.

Custo de produção

O custo de produção se refere ao valor gasto para fabricar o produto comercializado pela empresa ou o valor para a aquisição, caso a organização trabalhe com mercadorias importadas ou fornecedores.

Como calcular o markup do negócio?

No cálculo markup, multiplica-se o preço de custo da mercadoria comercializada pelo fator multiplicador – o markup. Sendo assim, obtemos a seguinte fórmula:

MARKUP = 100/100 – (despesas fixas + despesas variáveis + margem de lucro).

Considere o exemplo:

Se você deseja lucrar R$ 20,00 a cada caneca personalizada vendida, então se a soma dos custos e despesas variáveis para produzir a caneca é de R$20,00 deve-se realizar o cálculo para saber por quanto essa caneca deverá ser vendida.

Podemos pegar como base o valor que uma loja vende canecas por R$15,00. Para esse cálculo, então, seguimos dessa maneira:

  • Markup =100 / [100 – (15 + 20 + 30)]
  • Markup =100 / [100 – (65)]
  • Markup = 100 / 35
  • Markup = 2,8571

Com o cálculo do markup, agora calcula-se o preço de venda do produto:

  • Preço de venda = valor do custo x o índice de markup.

Portanto, para obtermos um valor justo para a caneca, calcula-se:

  • Preço de venda = 15 x 2,8571
  • Preço de venda = 42,86

Sendo assim, você consegue extrair o valor de lucro de cada item vendido, além de saber exatamente quanto gasta-se para produzir as canecas.

A fórmula mágica

Quem utiliza o cálculo markup reconhece que a empresa se torna mais competitiva no mercado, além de obter uma margem de lucros maior. Ocorre, ainda, a melhora da compreensão do empreendedor sobre o seu negócio, fator fundamental para tomada de decisão.

Portanto, se você ainda não precifica seus produtos e serviços com o markup, reveja seus conceitos e como anda a saúde da sua empresa. Se os negócios já estão apresentando resultados positivos, com essa fórmula você pode obter resultados muito melhores.

E se você deseja mais dicas sobre o mundo do empreendedorismo e direcionamentos de como trabalhar o crescimento do seu negócio de maneira transparente, produtiva e eficaz, conheça a Omie e suas soluções. 



Previous articleEducação infantil constrói a base para a aprendizagem ao longo da vida
Next articleBrasil supera América Latina em vendas via e-commerce
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna