O mercado de impressoras vendeu 659.468 unidades e cresceu 4,1% no primeiro trimestre de 2020 em relação ao mesmo período de 2019. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Do total de unidades, foram 313.084 modelos tanque de tinta, um aumento de 20%, 116.510 foram a laser (- 2,4%), 228.865 foram de cartucho (-9%), e 1.009 foram matriciais (-27,5%). Os resultados são do estudo IDC Brazil Quarterly Hardcopy Tracker Q12020.
Segundo Rodrigo Okayama Pereira, analista de mercado da IDC Brasil, o volume de vendas de modelos tanque de tinta comprova tendência de mercado, que vem dando sinais de preferência por essa categoria. Microempresas (de 1-9 funcionários) e pequenas empresas (de 10-99 funcionários) aumentaram em 27,1% e 25,3%, respectivamente, as compras dessas impressoras. No varejo, as vendas desse modelo cresceram 18,1%.
A expansão do home office a partir da segunda quinzena de março também impulsionou o mercado de impressoras tanque de tinta. “Elas são boas opções para quem procura custo-benefício. Por mais que o seu preço seja um pouco mais alto, o investimento pode ser compensado a médio e longo prazo com o suprimento, que oferece maior rendimento”, explica Rodrigo.
Neste período, percebeu-se pessoas comprando impressoras para usar em casa e empresas alugando ou oferecendo subsídio para seus funcionários fazerem essa compra e continuarem trabalhando durante o distanciamento social causado pela pandemia.
No segmento a laser, as fabricantes focaram na oferta de modelos de entrada, que imprimem abaixo de 30 ppm, para empresas. “Essa categoria teve crescimento de 8,5 enquanto as impressoras acima de 31 ppm tiveram queda de 11,1%”, diz Rodrigo.
Esperava-se, no começo do ano, crescimento de impressoras a laser e queda no segmento de tinta, mas aconteceu o contrário. A pandemia de covid-19 levou ao adiamento de projetos de bancos e governo, por exemplo, que estavam agendados para o início desse ano. “Com isso, o mercado deixou de contabilizar no primeiro trimestre de 2020 um volume importante de unidades que deveriam ser vendidas se esses projetos tivessem acontecido”, revela o analista.
As vendas no setor corporativo representaram 65,8% do mercado de impressoras no primeiro trimestre de 2020, com 434.024 unidades. No varejo, as vendas representaram 34,2%, com 225.444 impressoras.
Expectativas
A projeção da IDC Brasil para o mercado de impressão é de queda de dois dígitos no segundo trimestre de 2020 e de retração anual de 5,4%. Entre os fatores, a alta do dólar e o consequente repasse de preços, por conta dos impactos da pandemia de covid-19 no varejo físico. “Há um forte movimento de adoção ou migração para o digital, mas essa adaptação e os resultados não acontecem de uma hora para outra e o resultado de vendas deve ser abaixo do normal para o período”, finaliza.
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