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Mercado de PCs retrai 20% no 1º trimestre de 2015 no Brasil

Estudo da IDC aponta que escândalos com corrupção, alta do dólar e
diminuição do crédito contribuíram fortemente para a queda

A IDC, consultoria global de TI e telecom, divulga que o mercado de PCs continua em queda no País. Entre janeiro e março foram comercializados 1,964 milhão de PCs, ou seja, 20% menos do que no mesmo período do ano passado, quando foram vendidas 2,4 milhões de unidades.

Em 2014, o mercado já havia retraído 26% na comparação com o ano anterior e respondido por vendas de apenas 10,3 milhões de computadores. Os dados fazem parte do estudo IDC Brazil PCs Tracker Q1, realizado pela IDC Brasil.

Do total de equipamentos comercializados no primeiro trimestre de 2015, 804 mil foram desktops (queda de 21% frente ao mesmo período de 2014) e 1,160 foram notebooks (queda de 19% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado). Além disso, 32% representam vendas para o mercado corporativo e 68% para o consumidor final.

O resultado não está de acordo com as expectativas da IDC Brasil, que esperava um número maior de vendas no período. “Esse começo de ano foi muito turbulento e isso impactou diversos setores da economia. Os escândalos de corrupção, a diminuição do crédito e a alta do dólar esfriaram o mercado e foram determinantes para esse resultado”, afirma Pedro Hagge, analista de Pesquisas da IDC Brasil.



Segundo ele, a confiança da indústria, e a do consumidor, foi prejudicada e há uma cautela muito grande em relação a investimentos. Além disso, houve reajuste de cerca de 15% a 20% nos preços dos computadores, o que impactou ainda mais nas vendas.

“O mau desempenho do quarto trimestre do ano passado e a opção por outros dispositivos, como smartphones, também influenciaram para o resultado de vendas de PCs no primeiro trimestre desse ano”, completa o analista da IDC.

O estudo revela, também, que o ticket médio dos aparelhos comercializados no 1º trimestre de 2015 ficou em torno de R$ 2.320 para notebooks e R$ 1.701 para desktops.



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