A Microsoft confirmou oficialmente o nome para seu próximo sistema operacional: Windows 11. Depois de meses de provocações, dicas do número 11 e um vazamento gigante do Windows 11, o novo sistema operacional da Microsoft é oficial. 

O grande foco do Windows 11 é a simplificação da interface do usuário do Windows, uma nova loja e muitas melhorias de desempenho e multitarefa. O Windows 11 também incluirá suporte para a execução de aplicativos Android pela primeira vez.

A primeira coisa que você notará sobre o Windows 11 é que ele inclui um novo menu Iniciar e um botão Iniciar atualizado, ambos centralizados na barra de tarefas. Essa IU é muito semelhante ao que vimos pela primeira vez no Windows 10X, projeto originalmente planejado para dispositivos de tela dupla que a Microsoft acabou cancelando. Muito do trabalho da IU que foi incluído no Windows 10X está aparecendo no Windows 11.



O novo menu Iniciar remove os Live Tiles que foram originalmente introduzidos com o Windows 8 e opta por mais do iniciador típico que você encontraria no Chrome OS ou Android. Existem aplicativos, documentos recentes e uma interface de pesquisa separada. Muito da aparência centralizada é claramente influenciada pelo macOS e ChromeOS, e o Windows 11 também inclui os cantos arredondados que vimos no Android e no iOS.

O chefe do Windows, Panos Panay, disse que “a equipe está obcecada por cada detalhe”. O Windows 11 também incluirá modos claros e escuros atualizados que parecem muito melhores do que os que vimos no Windows hoje.

Também há algo que a Microsoft está chamando de Snap Layouts, que permitem que você encaixe rapidamente os aplicativos nos vários modos que o Windows 11 suporta. Esta nova versão também lembrará onde seus aplicativos estão armazenados, graças ao chamado Snap Groups.

Parece uma maneira útil de oferecer suporte a vários monitores e garantir que os aplicativos sempre abram na tela correta. Isso é particularmente útil se você estiver usando um laptop conectado a um monitor ou uma máquina de desktop tradicional com vários monitores.

Desempenho
O desempenho também é o grande foco para o Windows 11. As atualizações do Windows são 40% menores e mais eficientes, pois agora acontecem em segundo plano. Esperamos que isso signifique que o Windows 11 não o atrapalhe no meio do trabalho.

A Microsoft também falou sobre melhorias de velocidade e desempenho para o Windows 11. DirectStorage fará parte do Windows 11, um grande novo recurso do Xbox Series X / S. DirectStorage exigirá as unidades NVMe mais recentes para acelerar o tempo de carregamento do jogo no Windows 11, e os desenvolvedores de jogos precisarão habilitar essa tecnologia para aumentar ainda mais os tempos de carregamento.

A Microsoft também está integrando o Microsoft Teams diretamente ao Windows 11 para consumidores. O Teams está diretamente na barra de tarefas, permitindo que os usuários liguem para amigos, familiares ou colegas de trabalho. É claro que esta é uma grande mudança em relação ao Skype (será que continuará existindo?), que foi incluído como parte do Windows 10, e há até um botão universal de mudo na bandeja do sistema para que você possa silenciar o microfone facilmente em todos os aplicativos.

Os Widgets do Windows e os gestos de toque também receberam destaque no Windows 11. Widgets é um feed personalizado, desenvolvido por IA, e se baseia nos widgets que vimos a Microsoft introduzir no Windows 10. Ele desliza do lado esquerdo do Windows 11 e você também pode colocá-lo em tela inteira. Os widgets integrados incluem um feed de notícias, previsão do tempo e mapas.

Curiosamente, esses widgets também incluem um que permite dar dicas aos criadores locais diretamente do Windows 11.

A Microsoft também está aprimorando os gestos que você pode usar em tablets e sistemas sensíveis ao toque. Em vez de mudar para o modo tablet, o Windows 11 simplesmente se adapta para permitir que você toque no sistema operacional facilmente.

Além disso, estão as melhorias no toque e na digitação por voz. Com algumas canetas, o Windows 11 também suporta feedback tátil. Isso pode significar que veremos muitos novos hardwares que darão suporte a essas mudanças de caneta no Windows 11.

Xbox
O Xbox é uma grande parte da Microsoft e também ouvimos a executiva do Xbox, Sarah Bond, sobre jogos para PC com Windows 11. Auto HDR, um recurso do Xbox Series X / S, fará parte do Windows 11. Ativar o modo Auto HDR adicionará uma alta faixa dinâmica (HDR) a um grande número de jogos DirectX 11 e DirectX 12, aprimorando a imagem (desde que você tenha um monitor HDR compatível).

O Xbox Game Pass também está sendo integrado ao Windows 11, graças a um novo aplicativo do Xbox que a empresa vem testando há meses. Isso também inclui o xCloud integrado a este aplicativo Xbox, para que você também possa fazer streaming de jogos da nuvem da Microsoft.

Android
Uma das maiores novidades (e mais esperadas) do Windows 11 é a nova loja e suporte para aplicativos Android no Windows. A Microsoft Store foi remodelada e oferecerá suporte a uma série de aplicativos que normalmente não estão disponíveis na loja de aplicativos do Windows. Isso inclui aplicativos do Adobe Creative Suite e aplicativos Android, incluindo TikTok e Instagram.

Os desenvolvedores podem usar seus próprios métodos de comércio, sem aceita cortes; os desenvolvedores podem até usar seus próprios sistemas de pagamento, se quiserem. “O Windows sempre representou a soberania dos criadores”, disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella.

O Windows 11 também rodará aplicativos Android. A Microsoft fez uma parceria com a Amazon e a Intel para tornar isso realidade, e o Windows usará a tecnologia Intel Bridge para dar vida a isso. A Microsoft demonstrou o TikTok e outros aplicativos Android rodando junto com os aplicativos do Windows no Windows 11, e a empresa planeja compartilhar mais informações sobre isso “nos próximos meses”. Aguardemos.

Lançamento e disponibilidade
Não há uma data oficial de lançamento para o Windows 11, mas a Microsoft prometeu disponibilizá-lo como uma atualização gratuita para usuários do Windows 10 muito em breve. Um ponto importante é: confira se sua máquina atende as configurações mínimas necessárias para executar o novo sistema operacional, afinal ele pede alguns recursos específicos (especialmente no quesito segurança). Mesmo máquinas mais recentes podem não estar aptas para rodar o Windows 11.

Veja abaixo as especificações mínimas e, caso ainda tenha dúvidas, baixe o app da Microsoft para verificar se sua máquina é compatível com o novo Windows:

Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido com 2 ou mais núcleos em um processador de 64 bits compatível ou System on a Chip (SoC)

RAM: 4 gigabytes (GB)

Armazenamento: Dispositivo com armazenamento de 64 GB ou mais

Firmware do sistrema: UEFI, compatível com Inicialização Segura

TPM: Trusted Platform Module (TPM) versão 2.0

Placa gráfica: Compatível com DirectX 12 ou posterior com driver WDDM 2.0

Tela: Tela de alta definição (720p) maior que 9 polegadas diagonalmente, 8 bits por canal de cor

Conexão à Internet e contas da Microsoft: A edição Windows 11 Home requer conectividade com a Internet e uma conta da Microsoft para concluir a configuração do dispositivo no primeiro uso.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?


Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.