A definição de inovação é algo que varia entre os especialistas. Alguns apontam como uma derivação direta da área de pesquisa e desenvolvimento para gerar produtos e serviços novos, outros apostam em ideias que aproveitem coisas que já existem para dar-lhes um novo sentido. Seja qual for a linha de pensamento, a Apple é sempre indicada como modelo de inovação. Mas esse símbolo pode estar sendo ultrapassado, de acordo com um estudo polêmico.
A empresa de pesquisa e consultoria Good & Co alega que a Microsoft vem avançando mais do que a fabricante do iPhone em inovação e praticamente a está ultrapassando. A Apple, por sua vez, estaria a perder a magia, ficando cada vez mais para trás.
O estudo foi realizado com base no ambiente de trabalho, clima organizacional para colaboração e ideias geradas. O relatório aponta que os profissionais da Microsoft “são significativamente mais inovadores do que muitos supõem, e conseguem colocar a empresa em pé de igualdade com gigantes da tecnologia, como Apple e Facebook.”
A hipótese é polêmica, mas pode ter sentido. A Microsoft viveu anos ruins com o antigo CEO, Steve Balmer. Foram inúmeras as ideias frustradas e os planos fracassados durante sua gestão. A empresa deixou escapar o movimento de mobilidade, cloud e social business entre os dedos enquanto se preocupava com sucessos passados, como o pacote Office e o sistema operacional Windows. Em 2014, ele foi substituído pelo executivo vindo do ramo de cloud Satya Nadella, que reposicionou a empresa na direção das tendências do mercado.
Junto com Nadella surgiu um novo clima de trabalho e um novo ambiente de desafios e colaboração. O estudo da Good & Co aponta exatamente que o sucesso na inovação depende de “uma plataforma de auto-descoberta e de rede para uma nova geração de profissionais à procura de mais significado em suas carreiras.”
Pronto para a aventura
A conclusão da consultoria é baseada em dados coletados com os funcionários e como eles usam as ferramentas da empresa destinadas a suportar a inovação. Foram coletados personalidade, tais como curiosidade intelectual e ousadia. De acordo com a Good & Co, a Microsoft está conseguindo sucesso no uso de profissionais que gostam de aventurar-se na descoberta de novos negócios e tem proporcionado plataformas que são efetivamente usadas para isso.
O estudo aponta que a Microsoft caminha para superar a Apple, mas ainda há muito trabalho a ser realizado. Os funcionários da fabricante do iPhone ainda possuem mais características favoráveis. Uma delas é a “atenção aos detalhes”.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–