Home Gente Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

Mitos e verdades sobre o câncer de próstata



Depois do outubro rosa é a vez do novembro azul, mês da campanha para o exame de próstata. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A doença age de forma silenciosa, sem sintomas, e por isso o homem precisa se cuidar e fazer o exame, além de checar seus níveis de PSA em exames de sangue.

Por isso, reunimos alguns mitos e verdades sobre a doença. Acompanhe:

É verdade que negros constituem grupo de risco para câncer de próstata?
VERDADE – Sim, verdade. O câncer de próstata é mais comum nos negros e também mais agressivo. Por isso, eles devem começar a fazer o check up com toque + psa (antígeno prostativo específico – dosado no sangue) cinco anos antes que os demais (aos 45 anos).



O câncer de próstata está relacionado ao envelhecimento. Se tenho só 50  / 55 anos não preciso ainda me preocupar
MITO – Embora o tumor de próstata acometa mais frequentemente pacientes de mais idade, ele pode sim acometer, embora numa frequencia mais baixa, pacientes com idade entre 40-55 anos.

Meu pai e meu tio tiveram câncer de próstata. Tenho risco aumentado de também ter?
VERDADE – Sim. Ter algum parente com câncer de próstata aumenta as chances do indivíduo em desenvolver este tumor. Dois ou mais parentes de primeiro grau com câncer de próstata aumenta este risco em até oito vezes.

Meu Clinico Geral / Cardiologista sempre pede o meu PSA – como sempre vem normal – eu não preciso fazer o toque retal
MITO – Pacientes devem sempre realizar o exame de toque retal  e a dosagem do PSA no sangue. É bastante comum vermos pacientes com toque retal normal e PSA alterado ou o inverso –  PSA normal, mas a presença de um tumor palpável no toque.

Meu PSA veio alto. Estou com câncer de próstata
MITO – Existem outras questões que podem aumentar o PSA. Se o paciente colher o exame de sangue no mesmo dia do toque, poderá se deparar com um valor mais alto do que ele realmente é. Infecções como, por exemplo, a prostatite também elevam em muito o PSA.

Em situações de próstata muito grande, os pacientes com crescimento benigno também podem ter PSA mais alto. Todo PSA alto deve ser investigado, mas nem sempre esse achado se traduz em câncer.

Câncer de Próstata é silencioso e, no geral, não apresenta sintomas
VERDADE  – Os pacientes com câncer de próstata em fase inicial não costumam apresentar sinais e sintomas específicos da doença. A maioria da população confunde sintomas de crescimento prostático benigno (HPB – crescimento benigno que vai ocorrer pra todos os homens acima de 40 anos) com câncer de próstata.

Vasectomia pode causar câncer
MITO – realizar vasectomia não aumenta as chances de desenvolver câncer de próstata.

O Câncer de Próstata é contagioso.
MITO  –  Definitivamente não.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

 

Veja também
Saúde da mulher: saiba quais exames fazer de acordo com a sua idade
Confira mitos e verdades sobre a saúde de seus olhos
Quatro mitos sobre saúde bucal e o consumo de chocolate