As grandes marcas da tecnologia da informação (TI) tradicional estão desistindo de recuperar uma época de ouro que ficou para trás. Em vez disso, começam a apontar para o novo mundo digital e que precisa de ideias novas. A mais recente companhia a dar declarações fortes sobre a transformação dos modelos negócios da tecnologia é a CA Technologies. No seu evento mundial CA World em Las Vegas, o CEO da empresa, Mike Gregoire, declarou que “os mapas antigos de investimentos estão falhando”.
À plateia, o executivo apontou que a empresa está agora direcionada para suportar a indústria 4.0, um termo usado para identificar a transformação digital nas fábricas. Segundo Gregoire, a indústria “está no centro dessas mudanças”, mas não há como aproveitar isso do mesmo jeito que era feito antes.
Agilidade é a palavra de ordem na CA, enfatizada em várias partes das apresentações do evento. Mas o CEO da companhia deu outra declaração importante e que mostra como algumas marcas da TI antiga estão falhando e outras conseguindo sobreviver rumo à transformação digital. “Antigamente levávamos um modelo de negócio de sucesso seguidamente. Vantagens e competitividade eram repetidas por anos, sem alteração. Hoje, o tempo está mais curto para isso e os velhos mapas de investimento já não servem mais”.
É uma declaração forte e um sinal para todo o setor de TI que se acostumou a ter lucro fazendo uma grande venda e vivendo de renovações de licenças ou indo sempre nos mesmos clientes e utilizando os mesmos discursos de vendas.
Exemplos
Do mesmo jeito que a CA e outras da TI tradicional já foram modelos a serem seguidos, Gregoire diz que é preciso ir atrás de novos exemplos. Uber, Airbnb e Netflix são comumente citados nesses casos, mas o CEO da CA prefere dar atenção a duas outras empresas. De acordo com ele, a montadora de veículos elétricos e conectados Tesla e a rede se fast-food de pizzas Domino’s sabem o segredo do futuro dos negócios.
A primeira tem inovado constantemente seu produto e modelo de negócio que já possuem grande diferencial competitivo e alta tecnologia. A segunda não cansa de buscar novidades que encantem o consumidor e tragam agilidade ao negócio. Essa semana, a Tesla comprou uma companhia de energia renovável para seus planos de abastecer as baterias dos carros na casa do consumidor. Já a Domino’s surpreendeu o mundo ao mostrar a primeira entrega de pizza por drone.
“Se você quiser construir uma empresa para durar, é melhor construí-la para mudar. Uma empresa que entende o valor do risco, uma empresa que busca mudanças passo-a-passo em vez de melhorias incrementais … uma empresa ágil”
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–