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Montadoras deveriam ser tão digitais quanto compradores de automóveis



O negócio das montadoras e a fabricação de carros já não se resumem apenas ao veículo: eles estão se tornando uma atividade de prestação de serviço digital. Ao utilizar o digital em todas as dimensões, os fabricantes desses equipamentos (Original Equipment Manufacturers, OEMs) poderiam aumentar a sua lucratividade de forma exponencial. Embora muitos OEMS estejam considerando a sua abordagem para se transformar em um negócio digital, eles já poderiam estar perdendo terreno e o impacto deste atraso poderia atingir não só seus lucros, mas também abrir as portas para novos participantes do mercado.

O relatório “Be in Pole Position to Drive Digitization in the Auto Industry“, da Accenture mostra que, até 2020, para um OEM típico, com US$ 55 bilhões em receita líquida anual, a digitalização poderia promover mais de US $ 2,3 bilhões em novo valor, com impacto tanto nas vendas quanto nos lucros. Então, o que precisa ser feito para que este novo valor seja explorado?

A maioria dos OEMs reconhece o poder da digitalização para transformar suas marcas. Embora muitos estejam digitalizando parcialmente áreas-chave de sua cadeia de valor, poucos estão atuando com a profundidade ou rapidez suficiente. Para explorar todo o potencial da digitalização – um aumento de lucratividade estimado em cerca de 43% até 2020 – os OEMs precisam criar novas cadeias de valor.digitalstrategyframework_accentureauto



Existem três áreas-chave nas quais as tecnologias digitais podem ser adotadas para ajudar os OEMs a criar os modelos para fornecer uma vantagem competitiva, e afastar novos concorrentes no mercado.

Essas áreas incluem o cliente digital, em que essa tecnologia é aplicada para abordar clientes de uma forma mais sofisticada para aumentar as receitas e a lucratividade; a empresa digital, em que a tecnologia pode diminuir os custos de funções primárias na cadeia de valor, como Pesquisa e Desenvolvimento, bem como funções de apoio, como RH, TI ou Finanças; e o negócio digital, em que as montadoras podem desenvolver novos modelos de negócios que geram lucros com base em tecnologias digitais.

Aqueles que decidirem sentar e esperar estão sujeitos a ter que enfrentar investidores insatisfeitos. A Accenture acredita que, se os fabricantes do setor automotivo não conseguirem promover sua digitalização, correm o risco de perder até 15% da lucratividade atual, e significativamente mais em oportunidades desperdiçadas. Disruptores digitais ágeis e rápidos – muitos de fora da indústria, e em particular do setor de tecnologia – já estão invadindo todas as áreas da cadeia de valor automotiva e, com isso, tendo acesso direto aos clientes e seus dados.

Impacto digital
É essencial que esses fabricantes agilizem seus próprios esforços digitais, e rápido. O impacto é agora evidente. Aplicativos, serviços adicionais e plataformas de serviços digitais que se relacionam com o carro conectado e seu ecossistema digital estão cada vez mais definindo os novos modelos de negócio dominantes na indústria – os disruptores digitais estão determinando esses desenvolvimentos.

Duas áreas-chave podem se beneficiar da digitalização. O impacto sobre a experiência do cliente em marketing e vendas e pós-venda poderia contribuir com 52% deste novo crescimento, digitalizando processos internos, incluindo Pesquisa e Desenvolvimento, fabricação e fornecimento e funções de apoio contribuiriam com 48% de crescimento potencial.

No que diz respeito a áreas individuais da cadeia de valor, as empresas poderiam ter até US$ 126 milhões em novas receitas para Pesquisa e Desenvolvimento; até US$ 456 milhões em fabricação e cadeia de fornecimento; e até US $ 787 milhões em marketing e vendas, com pós-venda tendo o potencial de aumentar o lucro em US$ 248 milhões graças a uma estratégia de digitalização.

Algumas empresas estão enfrentando o desafio com plataformas de transporte intermodal que integram suas próprias opções e de outros de compartilhamento de veículos e mobilidade, como trens ou táxis em uma única conta de pagamento móvel. Mas o acesso aos dados dos clientes e sua monetização estão surgindo como fatores decisivos na criação de ecossistemas da indústria verdadeiramente bem-sucedidos. E também aqui, os disruptores poderiam estar roubando a liderança.

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Digitalizar para a liderança
Ainda há tempo para os OEMs para se estabelecerem. A pesquisa indica que, ao agir com rapidez para criar novos ecossistemas, qualquer marca automotiva poderia aumentar a sua lucratividade em 6,5% até 2020, e até 2025 ela poderia estar gerando até US$ 2,8 bilhões em novo valor.

As montadoras devem considerar de forma agressiva as operações de digitalização, pois as empresas que fizerem menos poderiam não se beneficiar dos mesmos níveis de crescimento disponíveis para aquelas que adotarem modelos digitais. Isto será também importante porque, assim como fizeram outras indústrias, os disruptores digitais estão redefinindo o que constitui um sucesso de negócio na indústria automobilística, tornando-se imperativo se adaptar a fim de competir.

As montadoras que se limitarem à digitalização parcial provavelmente não vão se beneficiar dos níveis de crescimento disponíveis para aquelas que adicionalmente adotam esses novos modelos de negócios. Isso ocorre porque, assim como fizeram em outras indústrias, os disruptores digitais vão redefinir como deve ser o sucesso de negócio na indústria automobilística.

 

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