… mortes. Em segundo lugar vem a faixa de 20 anos, com 5 mortes.
Como se morre no selfie?
A maior parte das fatalidades ocorreram quando as pessoas despencaram de alturas. Na tentativa da perspectiva perfeita, 16 pessoas morreram, sejam caindo de despenhadeiros ou sacadas de prédios. A segunda causa de mortes é afogamento. São 14 mortes. Em seguida vem mortes envolvendo trens (8) e armas de fogo (6).
A nacionalidade das vítimas reflete as campanhas oficiais já feitas. Índia e Rússia lideram o ranking de fatalidades por selfie, com 19 e 7 mortes respectivamente. Veja os números do levantamento do site Priceonomics.
Morre-se de todo o jeito na hora do selfie. Há quem despenque de sacadas e desfiladeiros na hora do clique. Mas esse é até um caso com certa previsibilidade devido ao risco que envolve. Não costuma terminar bem as tentativas de incautos e jovens movidos por coragem momentânea de imitar profissionais que lotam a internet de fotos em situação de perigo. A diferença entre quem sabe o que está fazendo e quem imagina que sabe costuma terminar em fatalidade.
Existem também os que morrem em situações comuns. Já houve mortes em estações de trem, plataformas de metrô e – acredite – escadas. Basta um descuido para que o momento de eternizar uma alegria torne-se um dia trágico. O site russo do Ministério das Relações Interiores, MVD, tem uma lista de dicas para maior segurança do selfie. Entre os cuidados a serem tomados, está não tirar selfie na ponta de barcos, perto de escadas e dirigindo.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–