Home CORPORATE MWC 2022: Nokia apresenta portfólio de operações para acelerar a transformação digital...

MWC 2022: Nokia apresenta portfólio de operações para acelerar a transformação digital e a monetização do 5G

Novos serviços são evolução da oferta para CSPs e Empresas, usando catálogo de serviços de operações modulares para ajudar a aumentar os objetivos dos negócios



A Nokia anunciou duas novas ofertas de serviços gerenciados para ajudar os provedores de serviços de comunicação (CSPs) a oferecer uma melhor experiência ao cliente e obter retornos mais rápidos em seus investimentos em 5G, utilizando melhor a inteligência de seus dados de rede.

A Transformação de Operações é um serviço de vários anos com foco em orientar os CSPs para aumentar a produtividade e a agilidade de suas operações por meio da cloudificação e automação. A segunda nova oferta de operações gerenciadas é chamada de Operations Intelligence, que usa análises orientadas por IA usando conjuntos de dados maciços para identificar problemas com precisão, com o objetivo final de permitir que os CSPs aumentem os resultados de negócios, como Net Promoter Scores (NPS) e retornos sobre seus investimentos em 5G. O NPS serve como um barômetro de quão provável um cliente recomendaria um provedor ou serviço para outro usuário.

Ambos os serviços seguem uma metodologia onde os serviços de operações modulares se concentram nas maiores áreas de melhoria. O método foi projetado para seguir a jornada única de transformação digital de um CSP e fornecer resultados tangíveis em um modelo de negócio baseado em resultados, dando flexibilidade e controle. O catálogo de serviços de microoperações inclui casos de uso que vão desde cobertura e otimização de capacidade até análise preditiva de anomalias em ambientes complexos de rede, a fim de evitar a degradação dos serviços ao cliente; e aproveita a biblioteca de casos de uso de IA da Nokia AVA.



A Nokia vem fornecendo projetos comerciais para os dois novos serviços com vários clientes CSP que já começaram a produzir resultados sólidos, incluindo alguns CSPs na Ásia-Pacífico e África que foram capazes de alcançar a posição de liderança em NPS de clientes e desempenho de rede. Em outros casos, os CSPs têm sido capazes de manter seus custos operacionais baixos, apesar de ver o crescimento da rede aumentar 50%, ao mesmo tempo em que alcançaram maior disponibilidade de rede com 60% menos variância no desempenho.

Os novos serviços coincidem com o lançamento de um novo levantamento encomendado pela Nokia, baseado em uma pesquisa de cerca de 50 CSPs globalmente, que mostra que a maioria dos CSPs valoriza o apoio de seus parceiros de operações em sua transformação digital, de acordo com 84% dos entrevistados.

Os CPS também reconhecem o impacto do apoio de seus parceiros de operações na realização de maiores retornos sobre o 5G e outros grandes investimentos, segundo 84% dos entrevistados; 81% relatam um efeito positivo das parcerias nas experiências de seus clientes.

De acordo com 65% e 69% dos entrevistados, o controle das despesas de capital (CAPEX) e as despesas operacionais (OPEX), respectivamente, são drivers de alto valor, uma saída inesperada, dado que CAPEX e OPEX têm sido prioridades tradicionais da CSP.

A pesquisa também constatou que, segundo 74% dos entrevistados, os CSPs querem adicionar novas responsabilidades aos seus parceiros de operações com as necessidades sendo generalizadas. Os CSPs estão contando com seus parceiros de operações para ajudá-los com segurança de rede, IA/ML, gerenciamento de dados e arquiteturas em nuvem.

Segundo Friedrich Trawoeger, vice-presidente sênior de cloud e serviços cognitivos da Nokia, “sabemos que as expectativas dos clientes mudaram, então nosso foco com esses novos serviços é ajudar os CSPs a perceber os resultados dos negócios aproveitando a inteligência em suas redes. A metodologia pode acompanhar a jornada única de transformação digital de nossos clientes. Além disso, a abordagem do catálogo é mais um passo em nossa estratégia para fornecer um portfólio completo de Software como serviço (SaaS)”.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas