O navegador Opera não é dos mais utilizados do mundo, mas tem um público fiel e que gosta de suas ferramentas para facilitar a navegação e esquemas de privacidade. Ontem, a empresa deu mais um passo para agradar a esses fãs e tentar conquistar mais alguns. A nova versão do produto trará um modo de economizar até 50% da bateria, algo muito útil para notebooks e tablets.
A empresa alega que o power saving mode trouxe resultados impressionantes em três testes feitos com um laptop Lenovo X250, que executava o Windows 10 com um processador Core i7 e 16GB de RAM. O software de teste abriu 11 “sites populares” no navegador (incluindo YouTube). Os sites foram trocados cinco vezes cada um, com tempo de permanência por um minuto para depois fechar a guia. Isto foi repetido até que o laptop ficasse sem bateria.
Mas, esse não é o teste comumente feito. Empresas especializadas nesse tipo de benchmark costumam executar um navegador em diferentes e em várias navegações. Por isso há um certo ceticismo quanto ao anúncio da empresa.
A Opera Software declarou ao The Verge que os testes incluíram plug ins que podem economizar ainda mais a bateria. É o caso de bloqueadores de anúncio, de GIFs e de conteúdo pesado, mas eles não foram computados na comparação. Esse tipo de ferramenta adicional pode gerar ainda mais economia e evitar o desperdício no consumo de banda.
Navegação mais rápida
Desconfianças à parte, a novidade da Opera mostra que há um movimento de tentar suprir o usuário com uma experiência de navegação mais rápida e econômica. Os consumidores estão atentos a isso e as empresas parecem dispostas a oferecer algo para essa demanda.
De todas, a Opera parece ser a mais ágil. A empresa foi rapidamente integrando novas funcionalidades no navegador, assim que percebeu pedidos dos usuários. O Opera inclui nativamente ad-blocking (no celular e desktop) e uma VPN livre (por enquanto, somente para desenvolvedores).
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–