Home Blog Page 1461

HP prevê 30 mil cortes durante reestruturação

A HP anunciou, ontem 15 de agosto, que cortará vagas para buscar forças e enfrentar o momento histórico no qual se dividirá em duas empresas. A companhia, que é uma das marcas mais conhecidas do ramo de tecnologia e é considerada ideal de se começar um império numa garagem, prepara uma cisão entre os negócios voltados para empresas e sua unidade de impressoras e computadores.

A queda nas vendas desses equipamentos e a chegada de novos conceitos de tecnologia minaram a empresa. A antiga presidente do eBay, Meg Whitman, chegou a ser contratada para sanar as finanças e consertar decisões que falharam durante seu predecessor, Leo Aphoteker. Mas o mercado tem sido um desafio para a HP. A divisão é vista como uma tentativa de voltar ao caminho do crescimento. Só que para isso, de 25 mil a 30 mil postos de trabalho serão cortados. As informações são do Financial Times.

O jornal aponta que serão enxugados os negócios de…[MAIS]



Na era do consumidor digital, executivos ainda são “analógicos”

O desafio que as empresas enfrentam para atender as necessidades do consumidor digital ainda é grande. O relatório “Evolução Digital: Lições de Transformação, Cultura e Tecnologia do Mundial”, feito pela eConsultancy a pedido da Epsilon, de mobilidade, revela que apenas 44% das empresas acreditam que seu corpo de executivos principais (o C-Level) estão alinhados com as novas demandas do mercado constantemente conectado e digitalizado.

O estudo foi feito com gestores de marketing (considerados os mais digitais hoje em dia), membros do conselho de administração e consumidores. As empresas pesquisadas estão na faixa de US$ 1,5 bilhão de receitas anuais. Mais de mil companhias foram ouvidas sobre a percepção que possuem sobre o consumidor atual e os desafios para entregar melhores produtos e serviços digitais. A chamada “transformação digital” tem um longo caminho a percorrer.

O estudo ainda revelou uma tendência de esconder o problema debaixo do tapete. Enquanto 66% admitem que seus executivos ainda estão numa fase “analógica” e presos à tecnologia da informação (TI) antiga, apenas 4% assumem que nada mudou. Os outros 96% responderam…[MAIS]



Estudantes brasileiros estão na lanterna em ranking de habilidades digitais

Pela primeira vez a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico(OCDE) estudou o desenvolvimento de alunos nas salas de aula com computador. A associação de 34 países, que busca soluções para problemas comuns das nações, apontou no relatórioEstudantes, Computadores e Aprendizado: Fazendo a Conexão” que o Brasil está em péssimo lugar quando o assunto é habilidades digitais de estudantes. O país fica na 29a colocação numa lista de 31 países.

Os melhores resultados foram obtidos pelos alunos de Cingapura, Coreia do Sul, Hong Kong, Japão, Canadá e Xangai. O Brasil está na frente apenas dos Emirados Árabes Unidos e da Colômbia.

O estudo serve também para a OCDE questionar o papel do computador nas salas de aula. Os resultados não diferem do levantamento anterior feito para leitura em papel. Com isso, a organização conclui que: “parece indicar que…[MAIS]



O RH e a digitalização dos processos

* Fernanda Mota

É fato que o uso da Certificação Digital nas empresas de todos os portes tem aumentado gradativamente com o passar dos anos. E quando falamos “empresas” incluímos todos os departamentos, como a área de Recursos Humanos (RH). Entre os motivos estão segurança, agilidade no processo, redução de custos e sustentabilidade.

O Certificado Digital embora seja um velho conhecido do RH por conta do seu uso obrigatório para a tramitação do FGTS e, em breve, o eSocial, ainda não é utilizado com todo seu potencial.

Como a digitalização dos processos ainda é pouco conhecida, arrisco a escrever que muitos profissionais de RH ainda não conhecem todos os benefícios do Certificado nas atividades do dia a dia, desde as mais simples até as mais complexas.

Para se ter uma ideia, é possível autorizar, com validade legal, treinamentos, férias, a troca de horário de trabalho, atualizar as informações sobre salário família, assinar a folha de ponto (menos milhares de folhas de papel por mês), entre outros processos. Tudo sem a necessidade de imprimir as vias dos documentos.

A implementação da certificação nos sistemas de gestão, como, por exemplo, no workflow, garante processos muito mais ágeis e sustentáveis. Para exemplificar, um fluxo é criado, uma autorização é solicitada e pode ser assinada diretamente na ferramenta com validade jurídica graças à integração da certificação digital. De novo, sem a necessidade de impressão e da presença física do signatário.

Só nesse exemplo, economiza-se tempo, dinheiro e contribui-se para a preservação do meio ambiente. E mais os processos não param por conta da falta de uma assinatura. De qualquer lugar, o tomador de decisão pode autorizar uma ação ou assinar um documento.

Isso mostra que a certificação digital promove benefícios para todas as áreas de uma empresa, inclusive a de Recursos Humanos. Por isso, é preciso que os profissionais entendam e…[MAIS]



Microsoft Brasil abre vagas para programa de estágio

A Microsoft Brasil está com inscrições abertas para o programa de estágio com oportunidades em diversas áreas da companhia: Vendas, Marketing, Análise, Finanças, Técnica, entre outras.

Os candidatos devem ser estudantes universitários que estejam no penúltimo ou último ano da graduação e sejam fluentes em inglês (nível intermediário, no mínimo). Também é importante que conheçam e se aproximem dos valores corporativos da empresa, como: motivação, energia, foco em resultado, agilidade e comprometimento.

O programa Challenger nasceu no Brasil, em 2013, para desafiar os universitários que querem, de alguma forma, impactar o mundo. Durante o programa, que dura entre 1 e 2 anos, os Challengers atuam…[MAIS]



Intel cria grupo para cuidar da segurança cibernética em carros autônomos

A recente demostração de como invadir um carro autônomo, realizada por hackers e a revista Wired, levou diversas associações e empresas a manifestarem-se sobre os riscos de segurança nos veículos cada vez mais conectados e com tecnologia embarcada. Mas a primeira ação concreta, além do falatório habitual, vem da fabricante de chips Intel.

A empresa anunciou q criação do Automotive Security Review Board or ASRB (Conselho de Revisão de Segurança Automotiva ou ASRB) para ajudar a mitigar os riscos de segurança cibernética dos com carros autônomos. Será papel desse conselho pesquisar novos produtos e modelos para evitar invasões, mas sem deixar de avançar na inovação desse novo produto.

De acordo com a Intel, foram convidados os melhores especialistas na área de segurança digital e da indústria automobilística. Os pesquisadores da ASRB terão papel de realizar testes em curso e auditorias destinadas…[MAIS]



Criatividade não era o forte dos usuários do site de traição Ashley Madison

A criatividade passou longe dos usuários do site de traição Ashley Madison na hora da escolha de uma palavra-chave para resguardar suas fugidinhas. O serviço polêmico foi invadido em julho e teve os dados divulgados em agosto por um grupo hacker. O caso tem rendido confusão, denúncias, suicídios e divórcios. Mas a mais recente notícia sobre o ocorrido traz um quadro dramático sobre a falta de critérios nos hábitos de segurança digital. Aparentemente não precisava uma ação hacker para invadir o site, já que muitos usuários em busca de traição no relacionamento amoroso usavam as senhas mais óbvias possíveis.

As senhas mais comuns eram “123456”, “12345” e “ password” (que é a palavra senha, em inglês). A falta de cuidados é evidente. Não há segurança nenhuma aí e essas chaves são praticamente uma porta aberta para hackers de tão óbvias. Isso sem contar que se o par do traidor desconfiasse de algo, não gastaria muitos minutos para acertar uma delas. Como provavelmente ele teria o e-mail do parceiro desleal, o trabalho de invasão era muito simples.

A descoberta foi feita pela empresa de segurança Cyno Sure Prime, que quebrou a encriptação dos arquivos revelados por hackers e descobriu mais curiosidades que…[MAIS]



Juro alto faz consumidor online parcelar menos na web

Os juros altos provocados pelo aumento da taxa Selic no último ano estão mudando a forma do brasileiro pagar suas compras online. Cerca de 40% dos compradores optaram, no primeiro semestre deste ano, pelo pagamento à vista. Outros 14,6% preferiram o parcelamento em três vezes. Essa mudança de comportamento do consumidor online está se deve, principalmente, à redução dos prazos elásticos para parcelamento sem juros oferecidos pelas lojas virtuais. Além disso, com o aumento do desemprego, os internautas estão evitando dívidas de longo prazo.

“A crise não conseguiu impedir a continuidade do crescimento do e-commerce no Brasil, porém já influencia na forma de pagamento online, pois 39,6% dos brasileiros optam pelo pagamento à vista a fim de fugir dos juros cada vez mais elevados das…[MAIS]



Conheça os chuveiros inteligentes. Eles dão um banho de tecnologia

Você tem um smartphone, já viu preços de smart TV, leu notícias sobre smart watch, já ouviu falar em smart homes e interessou-se pelo curioso mercado de Internet das Coisas (IoT). Bem, agora é hora de conhecer a nova sensação dos produtos que não tinham smart no rótulo e agora têm. Os chuveiros inteligentes estão ganhando espaço na lista de desejos de consumidores que gostam de tecnologia e procuram colaborar por um mundo melhor.

Isso porque os smart swhowers (chuveiros inteligentes, em inglês) são mais do que um belo design cromado. Eles funcionam até melhor do que os chuveiros comuns e ainda economizam água e energia. O EVA, uma dessas novidades que ganham destaque, promete economizar 50% da água usada em banhos numa residência. O segredo? Sensores que detectam temperatura e atividade.

O EVA pode, por exemplo, diminuir ou cortar o fluxo de água quando uma mulher depila a perna ou um homem faz a barba. Os sensores também são capazes de manter a temperatura certa, evitando…[MAIS]



Banco do Brasil avança na implantação de atendimento digital

O Banco do Brasil avança na implantação em todo o País do seu novo modelo de atendimento suportado inteiramente pela sua nova plataforma digital. Nesta sexta-feira, dia 11, inaugura duas novas unidades em Porto Alegre (RS). Até o fim de 2015, a rede de atendimento digital do Banco terá 102 escritórios e beneficiará aproximadamente 360 mil clientes. Ao todo, o BB pretende passar a ter uma base de 1,3 milhão de clientes no segmento de alta renda, tornando-se, assim, o banco líder desse mercado.

A iniciativa de oferta do modelo digital já se provou capaz de elevar a satisfação dos clientes e, consequentemente, de contribuir para a construção de relacionamentos duradouros. No entanto, é possível o cliente optar pela forma de atendimento percebida como mais conveniente para si: digital, presencial ou ambos.

“Apesar de digital, toda essa nova estratégia promove na verdade um relacionamento mais próximo, pessoal e resolutivo com cada cliente. Trata-se de um paradoxo que conseguimos quebrar com o uso das novas tecnologias. Em média, o consumo de produtos e serviços bancários aumenta…[MAIS]



Gartner indica como Planejar o Futuro Digital

Maior evento mundial do Gartner para CIOs e executivos de tecnologia terá edição brasileira de 19 a 22 de outubro

O Gartner, Inc. afirma que o negócio digital está levando muitas empresas a tomarem decisões mais arriscadas, e que novas oportunidades devem surgir para promover a avaliação de riscos. Os desafios dos líderes de TI para planejar o futuro digital serão discutidos no Symposium/ITxpo 2015, o maior e mais importante evento mundial do Gartner para CIOs e executivos de tecnologia, e que terá sua edição brasileira de 19 a 22 de outubro (de segunda a quinta-feira), no Sheraton São Paulo WTC Hotel. O evento reunirá cerca de 2.000 profissionais da área, incluindo 450 CIOs, e 40 analistas do Gartner.
As tecnologias digitais estão evoluindo a um ritmo sem precedentes e terão um grande impacto nas empresas. Os líderes de TI precisam estar preparados para o que está além do horizonte, adaptando seus pensamentos, métodos e tecnologias para suportar as transformações do futuro digital.
O Vice-Presidente e Analista Distinto do Gartner, Jamie Popkin, fornece importantes recomendações para CIOs planejarem corretamente o futuro digital de suas empresas:

Use tecnologias e tendências para base do futuro digital – As máquinas digitais e autônomas são os principais motores do futuro digital. Tudo tem uma conexão ou representação digital. Os objetos físicos agora são participantes ativos das interações empresariais e as máquinas estão começando a operar de modo independente, sem a necessidade de intervenção humana. Isso nos leva a um ponto em que quase todo o processo virtual ou do mundo real pode ser ajustado com pouco esforço e tempo de configuração. Por exemplo, máquinas digitais e autônomas nos permitem chamar um táxi virtualmente, ou tornam possível que um robô de depósito encontre mercadorias de forma independente, transportando-as para um embalador, e atualize o inventário em tempo real.
No futuro digital, todos os recursos e ativos serão acessíveis ou modificáveis digitalmente. As tecnologias agora oferecem suporte para o surgimento de diferentes tipos de modelos empresariais, que dependem cada vez mais dos recursos utilizados. Um banco pode existir sem máquinas ou tecnologias digitais. No entanto, uma rede colaborativa de concessão de crédito ou uma rede mundial de intercâmbio digital de moeda não podem existir sem a digitalização.
Como CIO, planeje os passos corretos para o futuro digital – Para obter a agilidade e a velocidade necessárias para ser mais responsivo às mudanças nas demandas empresariais, o setor de TI precisa evoluir sua gestão de recursos internos e externos. Para atender às demandas empresariais, ele precisa se tornar bimodal, mantendo a companhia operando, enquanto fornece inovações para ajudá-la a apreciar o que é possível ser feito. Isso exige a renovação da essência do setor de TI. Essa será a base para futuras iniciativas de digitalização, especialmente aquelas que exigem mais abertura nos negócios e conexões mais fortes com o mundo externo de clientes e serviços.

Esteja preparado para enfrentar riscos – O negócio digital aumenta a complexidade e a dependência da tecnologia, além de ampliar a variedade de ataques e efeitos de interrupção nas redes pessoais, empresariais e de máquinas. A combinação de grandes quantidades de dados aumenta os riscos associados ao acesso autorizado e não autorizado. A complexidade das dependências da rede existente nos negócios digitais dificulta a avaliação e o gerenciamento de riscos, forçando a necessidade da confiança quando ocorrem problemas de verificação. Além disso, se antes a conformidade regulatória era um padrão aceitável de proteção, agora se instaurou um novo modelo de resiliência. A maioria das funções de negócios empresariais, incluindo o setor de TI, agora é arquitetada visando a agilidade e a conveniência. Na próxima década, as compensações entre a conveniência e a resiliência serão complexas, investimentos significativos serão necessários em todas as empresas. A tecnologia em si não protegerá indivíduos e empresas contra sua própria falta de cuidado e contra atores maliciosos. Uma maior consciência pessoal e responsabilidade em relação à segurança e à propriedade deverão entrar em ação.

O Gartner Symposium/ITxpo 2015 oferece aos CIOs e executivos estratégicos de TI um direcionamento estratégico sobre como dominar as mudanças tecnológicas neste momento decisivo, no qual é preciso adaptar-se à nova onda digital que arrebata o mercado. Mais informações estão disponíveis no site: gartner.com/br/symposium.
As inscrições estão com desconto de R$ 755,00 até 11 de setembro. Há preços diferenciados para profissionais do setor público e descontos para grupos. Interessados devem contatar o Gartner pelo e-mail brasil.inscricoes@gartner.com, pelos telefones (11) 5632-3109 e 0800-744-1440, ou pelo site: gartner.com/br/symposium.

 

 

 

 

 



Um terço das reuniões corporativas já são virtuais

O número de reuniões deve continuar a crescer, segundo levantamento global da LogMeIn,de acesso remoto a dispositivos, em parceria com a consultoria Ovum. Os dados apontam que 91% dos entrevistados esperam que o número de reuniões se mantenha ou aumente ainda mais nos próximos anos, reforçando cada vez mais a necessidade de alternativas seguras e estáveis para a realização de encontros corporativos em qualquer lugar, tendo a tecnologia como aliada.

Globalmente, as reuniões deixaram de ser em salas fechadas com apresentações longas pré-agendadas: mais de um terço delas acontece de improviso e quase metade delas acontece entre duas pessoas. No Brasil, a maioria das reuniões (60%) ainda são pré-agendadas, sendo que o volume maior delas acontece entre colegas de uma mesma empresa (30%), seguidas pelas reuniões tipo 1 a 1 (28%), encontros entre colaboradores de empresas diferentes (21%) e reuniões 1 a 1 entre colegas de diferentes companhias (19%).
Ano após ano, as reuniões virtuais ganham destaque, com o crescimento significativo de 53% desde 2013. Atualmente, elas representam 25% dos encontros corporativos no Brasil. Num futuro próximo, estima-se que…[MAIS]



Taxista contesta presidente do Uber ao vivo em programa na TV

O Uber é a mais perturbadora empresa do momento com seu modelo de caronas pagas que ameaça diretamente o mercado estabelecido de taxistas. Em várias cidades pelo mundo, a companhia enfrenta a fúria desses profissionais e causa polêmica pelo seu jeito de fazer negócios. Na noite de ontem, durante a gravação do Late Show com Stephen Colbert, um dos programas sensação da TV americana, o CEO do Uber, Travis Kalanick, teve de encarar de frente essa contestação.

Assim que sentou no sofá do entrevistador, o convidado foi interrompido por um taxista que queria manifestar-se sobre o Uber. O trabalhador levantou-se e fez críticas à empresa. O momento foi captado por repórteres de diversos sites, como BuzzFeed e Business Insider, que estavam na plateia.
https://twitter.com/rachelzarrell/status/642109538951262208

O manifestante se levantou durante a gravação e acusou Kalanick de destruir empregos da indústria de táxis. Colbert permitiu a manifestação por um tempo, mas interrompeu depois para fazer uma pergunta relativa ao tema. Kalanick sustentou que o Uber paga melhor e oferece…[MAIS]



Marketing brasileiro impulsiona o digital signage

Tudo começou com alguns monitores em elevadores passando notícias, trânsito e previsão do clima. Mas essa mídia diferenciada, chamada de digital signage, ganhou seu espaço e já faz parte de boa parte dos estabelecimentos comerciais. O sucesso tem chamado a atenção de gestores de marketing, que perceberam que há ali uma grande oportunidade de divulgar suas mensagens e marcas.

Um estudo da Market and Markets sobre o mercado de digtal signage brasileiro aponta que essa nova modalidade de comunicação está sólida no Brasil e cresce na medida que as mídias tradicionais apresentam dificuldades de métricas de retorno e audiência.

De acordo com o relatório, os profissionais de marketing estão interessados ​​em criar experiências novas com os clientes e abordá-los em momentos de…[MAIS]



SMS estimula doações para a AACD

A AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente e a Pagtel, empresa provedora de soluções para pagamentos móveis, acabam de lançar uma campanha de doações, via SMS. O objetivo é estimular o espírito de caridade e incentivar as pessoas a doarem para a instituição de uma forma prática e segura.

Numa primeira fase, a Pagtel enviará para uma base de clientes um SMS convidando-os a fazer uma doação de R$ 5 a R$ 10 para a AACD. Para isso, cada pessoa precisa responder a mensagem enviada com a palavra DOAR, para que o débito seja efetuado em seu cartão.

“Com este mecanismo a AACD poderá falar diretamente com as pessoas para que se solidarizem com sua causa, além de manter a regularidade das doações. O SMS é uma…[MAIS]



10 aplicações da Internet das Coisas para PMEs

* Stephan Romeder

Internet das Coisas (IoT) é a “revolução silenciosa…cuja hora finalmente chegou” de acordo com uma pesquisa recente da Unidade de Inteligência Economista (EIU), que mostra que 96% dos líderes de negócios esperam que seus negócios estejam usando Internet das Coisas, de uma forma ou de outra, em 2016.

Além disso, 60% dos 779 líderes de negócios globais que participaram da pesquisa concorda que empresas lentas na integração de Internet das Coisas ficarão para trás de seus competidores.

No entanto, tais iniciativas não são apenas para grandes corporações. A Internet das Coisas também oferece muitas oportunidades para as pequenas e médias. Na verdade, investir em aplicações e tecnologia ao invés de mais pessoas, as PMEs e startups podem ser igualmente – ou até mais – competitivas, mesmo continuando pequenas.

As possibilidades que surgem com a Internet das Coisas são infinitas, passando por todos os estágios do ciclo de vida do produto até ocasiões de uso em indústrias verticais específicas. Aqui estão 10 exemplos de como PMEs podem utilizar Internet das Coisas para manter uma vantagem competitiva:

1 – Design e Marketing de Produto – Sensores podem reportar exatamente onde, quando e como um produto é usado para ajudar em processos de design e marketing. O processo de coleta de dados em tempo real pode ter um…[MAIS]



PC em baixa: brasileiros preferem o smartphone para transações bancárias

Os computadores de mesa (desktops) desabam em vendas e na confiança dos usuários também. Um estudo revela que os brasileiros preferem o smartphone ao PC para realizarem suas transações bancárias com segurança. O dado foi revelado no relatório “Visão dos consumidores latino-americanos sobre a fraude eletrônica em 2015”, realizado pela Easy Solutions, de proteção contra fraudes.

O estudo apontou que é geral o aumento do uso de aplicativos bancários para transações eletrônicas. 65% dos entrevistados são usuários de aplicativos para se conectar a serviços bancários móveis em preferência para o navegador de seus dispositivos. Na região andina, 68% dos usuários de serviços bancários móveis preferem usar o app do banco para as operações, 63% dos entrevistados no México, 56% na região do Cone Sul e 56% na América Central preferem usar o navegador de seus dispositivos. No Brasil, quase todos os usuários utilizam o app (97%)

Os resultados específicos para o Brasil incluem, entre outros: 38% dos brasileiros entrevistados se sentem mais confortáveis em fazer transações e pagamentos com seu smartphone do que com seus computadores (desktop ou laptop); 90% preocupam-se com programas maliciosos instalados no seu computador de forma oculta que podem rouba…[MAIS]



Finalmente saiu a Apple TV

Promessa desde quando Steve Jobs comandava a empresa, a Apple anunciou hoje, 9 de setembro, o lançamento de seu novo sistema de TV, em evento mundial. A Apple TV foi renovada para finalmente focar em um mercado crescente de consumo de video e programação customizada. Basicamente tudo que a companhia melhorou em outros produtos ao longo dos últimos anos está inserida nessa novidade aguardada pelos fãs. Em destaque, estão o uso de comandos de voz, com Siri, que deve desbancar o controle remoto, e recursos de touch.

O sistema de controle parece ter sido o ponto central do desenvolvimento. A empresa conseguiu dar condições para que o usuário avance ou recue nos programas somente com o comando de voz. A Siri consegue também fornecer todos os conteúdos relacionados, além de notícias, informações detalhadas e previsão…[MAIS]



Comverse e Acision lançam nova marca global de serviços para operadoras

A Comverse, que fornece monetização e outros serviços digitais para operadoras de telefonia móvel, e sua empresa Acision, adquirida no começo de 2015, anunciaram a criação de uma nova marca para ambas. A Xura Inc. nasce em um competitivo mercado de fornecedores de tecnologia digital de última geração, que está focado nas oportunidades de monetização e engajamento com o consumidor multi-dispositivo e multi-serviços de hoje. A nova empresa já conta como clientes oito das 10 maiores operadoras globais, atingindo mais de três bilhões de pontos finais.

“Queríamos um nome que ecoasse nossa mentalidade sem limites e onde tudo é possível, e ‘Xura’ tornou isso possível através da adaptação da palavra ‘Aura’, que transmite uma sensação de sentimentos poderosos e…[MAIS]



Microsoft aprimora Dynamics para engajamento do cliente

A Microsoft revelou novos recursos que serão entregues ao longo do ano com o Microsoft Dynamics CRM 2016, o último lançamento de suas soluções para engajamento do cliente. Trata-se da atualização mais abrangente feita até o momento, na qual estão incluídos avanços em inteligência, mobilidade e serviços, com aperfeiçoamentos significativos em produtividade que vão ajudar empresas e profissionais a alcançar melhores resultados.

As novas melhorias foram desenhadas para aumentar a produtividade de empresas oferecendo uma experiência simples e intuitiva através do aplicativo Dynamics CRM e de outros como e-mail, Excel e OneDrive for Business. Para facilitar o gerenciamento de tarefas, uma experiência aperfeiçoada de mobilidade foi elaborada com foco em…[MAIS]



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

17% do total de ataques cibernéticos e vazamento de dados, até...

0
Desde o lançamento da IA generativa, os invasores têm utilizado Inteligência Artificial para atingir seus alvos com mais velocidade e eficiência, enquanto as defesas têm adotado IA para se proteger rápido e de forma eficaz.

Últimas Notícias