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Microsoft investirá US$ 75 milhões em educação para tecnologia

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, visitou o Brasil esta semana para conhecer projetos em tecnologia de jovens talentosos e anunciou que a empresa investirá US$ 75 milhões em programas de educação para ciência da computação nos próximos três anos. O executivo está em turnê pela América Latina e por onde passou fez questão de enfatizar o apoio da empresa a programas desse tipo.

No Brasil, o projeto YouthSpark já formou mais de 11 milhões de jovens, desde 2012. A empresa atua com organizações não-governamentais que promovem o ensino de soluções que resolvam problemas da sociedade usando tecnologias digitais. Mas há outras iniciativas ao redor do mundo.

Nos Estados Unidos, a empresa também mantém o programa TEALS (Technology Education and Literacy in Schools) que mescla o trabalho de professores e de engenheiros de computação voluntários que ensinam os alunos em escolas de ensino médio.

A visita de Nadella e o anúncio do investimento foi realizado simultaneamente à visita de outros executivos em países …[MAIS]



Três dicas para engajar clientes. É com você CEO!

* Por Nathalie Mérand, Gerente de Marketing da Genesys

A experiência do cliente é atualmente reconhecida como um importante investimento empresarial. No entanto, quem está no controle dessa área? Quais são os canais mais críticos? E qual é o impacto medido desse investimento?

Para responder a todas essas questões, a Economist Intelligence Unit (EIU), a pedido da Genesys, realizou um estudo com empresas da América Latina, América do Norte, Ásia Pacífico e Europa em torno da gestão da experiência do cliente e investimentos nesse setor e concluiu que a rentabilidade e retenção de clientes estão diretamente ligados à liderança dos executivos do alto escalão – especialmente os CEOs – nas iniciativas de experiência do cliente, gerando assim resultados reais de negócios.

Com base na pesquisa da EIU, saiba quais são as três dicas essenciais que todo executivo no comando deve seguir para impulsionar a área de experiência do cliente de sua companhia:

Foque no atendimento digital (especialmente no varejo)
Interações frente a frente com os clientes é um modo obsoleto de comunicação. Por esse motivo, tem sido cada vez mais vital que os executivos de alto escalão foquem em canais online (incluindo mídias sociais, chat online, e autosserviços pela web). Apesar de 45% dos entrevistados pensarem que o mais importante é o contato frente a frente com o cliente, apenas 37% deles acreditam que essa máxima permanecerá válida nos próximos três anos.

Entre as ferramentas online disponíveis, as que têm se tornado mais populares são as mídias sociais, com previsão de crescimento de 27% a 35%, e o atendimento online (de 33% a 39%). Os maiores apoiadores das mídias sociais estão no varejo, onde mais da metade dos entrevistados nessa indústria (54%) acredita que elas são…[MAIS]



Amazon Brasil realiza workshop gratuito para autores independentes

A Amazon.com.br vai promover, no dia 6 de outubro (terça-feira), um workshop gratuito para profissionais interessados em publicar livros de não ficção de maneira independente através do Kindle Direct Publishing (KDP), plataforma de autopublicação da Amazon. O curso terá dicas como melhor utilizar a plataforma de autopublicação da Amazon, bem como um debate com autores sobre escrita criativa para livros de não ficção. As vagas são limitadas e as inscrições acontecem até o dia 5 de outubro através do e-mail kdp-workshop2015@amazon.com.

Oferecido no escritório da Amazon, em São Paulo, o curso contará com a participação de Eldes Saullo, autor do livro Seu Livro no Kindle: Como escrever e publicar seu Livro na Amazon e no Kindle e Bernardo Guimarães, autor do livro A Riqueza da Nação no Século XXI, que contarão suas…[MAIS]



Evernote demite e fecha três escritórios

A empresa dona da plataforma de colaboração e compartilhamento de documentos, Evernote, anunciou a demissão de 47 empregados e o fechamento de três escritórios físicos. O corte foi anunciado hoje, 29 de setembro, e vem depois de várias dificuldades enfrentadas no mercado para a lucratividade.

O CEO da companhia, Chris O’Neill, escreveu em seu blog que o momento é de ter uma “empresa mais enxuta e focada”. A Evernote tem como objetivo ser uma empresa mais voltada aos processos corporativos do que uma ferramenta para o consumidor final. Esse último modelo a tornou um sucesso de público, mas não rendeu muitos trimestres de faturamento robusto.

A fase é de transição. Vários features para esse público final, que foram bem aceitos e funcionam bem, serão encerrados. Em outubro ela deixará de lado o serviço Evernote Food, um serviço de arquivamento de receitas culinárias. Outros devem ter o mesmo fim. “Duas coisas você pode esperar de nós ao longo dos próximos meses: vamos lançar grandes melhorias nos produtos em torno…[MAIS]



APIs em todos os lugares leva Genexus a criar nova empresa

O CEO da Genexus, Nicolás Jodal, anunciou durante o encontro internacional que a empresa realiza no Uruguai, uma nova unidade para motivar as transformações do mercado. A ThalesLab tem missão de ajudar a criar empresas e trazer as pessoas que têm ideias a se unirem com as pessoas da Comunidade GeneXus.

“Estamos entrando em um novo mundo onde algumas coisas estão se tornando abundante: APIs em todos os lugares, em todos os lugares sensores e ideias em todos os lugares. Tudo isso leva à necessidade de uma nova geração de aplicações cujas principais características são: orientado a dados, missão crítica, orientado a experiência do usuário e desenvolvimento incremental. É o que estamos trabalhando no GeneXus”, finaliza.

Segundo ele, “Os três componentes que estão definindo o tipo de aplicação que as pessoas necessitam hoje em dia são: a necessidade de ter sistemas web, ter aplicativos móveis e que estes estejam hospedados na nuvem”. O mundo de aplicações web é muito dinâmico e cada vez mais os sistemas web precisam oferecer acesso para dispositivos móveis, como os smartphones e os tablets. Isso tem causado uma pressão para que os sistemas sejam “mobile friendly”, e nesses últimos tempos mais ainda, porque o Google anunciou que…[MAIS]



CIOs buscam apoio para embarcar na Transformação Digital

* Marcelo Issa

O ano não está sendo fácil – e ninguém disse que seria. Relatórios do Banco Central já preveem uma retração de 2,7% na economia brasileira, o pior resultado nos últimos 25 anos. Somente de julho a setembro, as instituições internacionais de avaliação de riscos de crédito, que classificam a atratividade de um país para investimentos, já colocaram o Brasil em cheque – algumas trocando o grau de investimento pelo de “mau pagador”.

Mais do que nunca, é necessário que a indústria se reinvente para atender a um mercado consumidor que teme a economia, reduz investimentos e anda com um pé ou dois atrás. Para o setor de TI não é diferente. Mesmo em plena era de transformação digital e Internet das Coisas (IoT), as empresas brasileiras estão reduzindo as expectativas de crescimento e puxando a rédea dos departamentos de TI.

Estamos vivendo um momento de renegociação dos contratos e os CIOs querem continuar inovando e alcançando a eficiência operacional. Para isso, precisam de alguém que possa entender esta dificuldade e oferecer soluções à medida de cada necessidade.

O papel de Trusted Advisor – ou conselheiro de confiança, ganha maior importância diante deste cenário. As empresas de tecnologia querem mostrar para o mercado, principalmente as PMEs – historicamente mais conservadoras – que soluções de Cloud e Big Data & Analytics, por exemplo, mesmo com baixo investimento, já são tangíveis.

Essas empresas necessitam, mais do que nunca, buscar a eficiência operacional, não apenas pela inovação, mas também sabendo usar da melhor forma o que já possuem e com…[MAIS]



Prepare-se: TI da Índia já discute uso de robôs no BPM e BPO

O documento lançado pela Associação Nacional de Software e Serviços de Empresas da Índia (NASSCOM) em parceria com o Everest Group intitulado “Seizing the Robotic Process Automation (RPA) Market Opportunity” (Aproveitando a Automação de Processos Roboticos – RPA) aponta que a tecnologia e a automação estão emergindo rapidamente como uma das alavancas fundamentais para criar novos modelos de Business Process Management (BPM) e Business Process Outsourcing (BPO) com valores muito mais baixos. Além disso, a prestação de serviços seria mais rápida e com facilidades de gerenciamento e métricas.

A indústria de BPM indiana sempre foi exemplo de vanguarda, conquistando nos últimos 15 anos o domínio mundial na prestação de serviços de vários setores. O uso da TI nesse setor sempre trouxe benefícios e transformou a Índia em um fornecedor best-in-class. Mas os avanços dessa fase parecem ter se esgotado. A robotização do BPM surge agora para dar novo fôlego para esses fornecedores especializados. O documento aponta que, apesar de a RPA ser uma tecnologia nova, vem crescendo rapidamente no mercado de BPM.

Segundo a Nasscom, de 6% a 8% do mercado seriam afetados já em 2017. Hoje esse índice gira em torno de 1%. De 30% a 40% de todos os postos de trabalho seriam robotizados em 2025. “Em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e muitas vezes volátil, as organizações procuram…[MAIS]



Smartphones, notebooks, foto e vídeo. Confira os lançamentos de hoje do Google

O evento de lançamento de produtos e serviços do Google, que ocorreu hoje, 29 de setembro, teve alvos certos. Os novos smartphones Nexus 5x e 6p visam o mercado do iPhone, da Apple. O notebook Android Pixel C vai concorrer diretamente com o Microsoft Surface. O novo serviço de compartilhamento de fotos é uma experiência muito parecida com o Facebook Moments. E o Chromecast, nas suas versões de áudio e vídeo querem aproveitar o crescente mercado de consumo desse tipo de mídia que tem impulsionado os negócios de Spotify, Netflix e outros.

As novidades foram mostradas para imprensa em um palco espartano. Praticamente monocromático, o ambiente não lembrava em nada o novo logotipo da empresa e sua proposta colorida de rejuvenescimento. Fora esse detalhe, o evento não desapontou. A apresentação inicial foi dos smartphones Nexus 5X, produzido em parceria com a LG, e o Nexus 6P, feito com a fabricante chinesa Huawei.

O 5x tem 5,2 polegadas de tela e resolução Full HD. Possui sensor de impressão digital, câmera traseira de 12,3 megapixels com flash de LED duplo e outra frontal de 5 megapixels. Chega ao preço de US$ 379,99 nos Estados Unidos (versão de 16 GB). Já o 6p tem 5,7 polegadas de tela, resolução QHD, câmera frontal de 8 megapixels e outra de 12,3 MP. As duas câmeras são para facilitar selfies.

Outro aparelho lançado é o Pixel C. Ele é um tablet, mas pode ser adquirido com teclado que é destacável. Isso o transforma em um notebook conversível. Diferentemente do modelo anterior, ele não roda Chrome OS, mas Android. A aposta da empresa é que o SO que já é sucesso nos smartphones facilite a…[MAIS]



Sua casa ainda será seu escritório

* Sergio M. Baiges

Não é novidade nenhuma que o trânsito caótico das grandes capitais vem crescendo de uma maneira descontrolada, diminuindo a qualidade de vida daqueles que precisam enfrentar longas distâncias no trajeto entre residência e trabalho. Neste cenário, perdem também as empresas que observam a queda de produtividade atingir o seu negócio, em razão de funcionários desmotivados com o tráfego intenso diário. Um tempo desperdiçado que poderia ser aproveitado com suas famílias ou em outras atividades.

Na cidade de São Paulo, considerada a mais populosa do Brasil, há mais de 12 milhões de habitantes, o equivalente a 6% da população do país, estimada em mais de 202 milhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número de pessoas somado à falta de infraestrutura em mobilidade faz com que o trabalhador paulistano perca em média três (3) horas do seu dia enfrentado o trânsito para ir e vir do trabalho todos os dias.

De olho nisso, diversas companhias passaram a mudar a velha cultura enrijecida e hierarquizada, a fim de se moldar às necessidades de seus funcionários. Para se flexibilizar aos paradigmas atuais de contratação, o setor empresarial vem adotando cada vez mais o sistema conhecido como home office. Uma maneira de auxiliar seus colaboradores a alcançar o equilíbrio entre ter uma carreira de sucesso e uma vida particular saudável.

De acordo com uma pesquisa global do mercado de trabalho, funcionários que atuam a partir de casa custam 30% a 70% menos do que aqueles que batem ponto no escritório. A pesquisa também apontou que … [MAIS]



Governo dos EUA lança modelos de design para sites oficiais

Se as maiores e mais conceituadas empresas de tecnologia estão nos Estados Unidos e se os serviços mais inovadores da internet surgiram lá, o mesmo não se pode dizer do governo digital daquele país. A maioria dos sites estão velhos e confusos. Olhem, por exemplo, a página da USTRANSCOM (United States Transportation Command), que contém pouquíssima informação e interatividade. Ou a do FBI ou qualquer outro site do e-gov americano. Agora compare elas com o design de sites como a loja virtual da Apple, Netflix ou Spotify.

Esses serviços públicos on line pararam no tempo. Estão razoavelmente bem construídos para o que era o mundo em 2005. Mas tanta coisa surgiu desde aquela época que a modernização foi considerada prioritária pelo governo dos EUA. Para alcançar esse objetivo e melhorar a interatividade com o cidadão cada vez mais conectado, o US Chief Information Officer (CIO) Council, órgão que poderia ser traduzido como o departamento de TI do governo, criou uma série de standards para trazer todos esses serviços a um novo estágio digital.

Mais importante do que isso, o documento fornece diretrizes para…[MAIS]



Chevrolet lança OnStar no Brasil para seus carros conectados

O OnStar segue seu processo global de expansão e chega ao Brasil. A tecnologia inovadora é uma exclusividade da GM e estreia no Chevrolet Cruze recentemente reestilizado no país.

O OnStar é um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade voltado ao mercado automotivo nacional.

Com mais de 7 milhões de usuários no mundo, o OnStar está há 19 anos nos EUA e é líder global em soluções de segurança conectada, serviços de mobilidade e tecnologia avançada de informação.

Pressionando um botão no retrovisor interno, o motorista é conectado a uma central com atendimento humano que oferece por exemplo serviços como pesquisas rápidas na internet, reservas, envio de destino ao GPS do veículo e informações sobre situações de tráfego (vias alagadas ou bloqueadas). Pode-se igualmente acionar o botão OnStar para solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica em caso de emergência.

A comunicação entre os ocupantes e o atendente do Centro de Atendimento ocorre por meio de uma…[MAIS]



Cyberviolência contra mulheres deve combatida, diz relatório da UNESCO

A cyberviolência contra as mulheres é um problema crescente e deve ser combatido, alerta um relatório da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) focado no desenvolvimento digital. O documento intitulado Cyber-Violence against Women and Girls: A World Wide Wake Up Call examina o fenômeno do VAWG ( cyber-violence against women and girls ) e e diz que ele está emergindo como um problema global com sérias implicações para as sociedades e as economias ao redor do mundo. “Isso representa uma ameaça particular, às metas de desenvolvimento inclusivo e sustentável.

O modelo mais crescente de VAWG, de acordo com o relatório é a “vingança-pornô “, que é o vazamento de fotos íntimas de mulheres. Os comentários trolls misóginos também são relatados. Para a UNESCO, nenhuma delas tem a devida atenção das autoridades. “Na África do Sul, onde vídeos de estupro virais se tornaram particularmente comuns, a cyberviolência não é acompanhada pela aplicação da lei”.

A investigação da Comissão de Banda Larga ( Broadband Commission), sugere que 73 por cento das mulheres já experimentaram algum tipo de violência on-line, que pode incluir…[MAIS]



Facebook imita Lua e sofre eclipse neste final de tarde

A rede social Facebook sofreu interrupções de seus serviços hoje, 28, pouco depois das 16h30, hora de Brasília. O problema foi relatado por todo o mundo e, em alguns países, foi a segunda falha em quatro dias. O fenômeno do site fora do ar pode ser acompanhado por usuários em todo o mundo, que relataram suas experiências.

Após cerca de 40 min o site voltou ao normal. Mas as piadas continuaram.

 

https://twitter.com/iWolowitz/status/648583292720152576

 



Nenhuma surpresa: novo iPhone quebra recorde de vendas

Os fãs da Apple deram mais uma demostração de amor à marca e foram em massa comprar o novo smartphone lançado pela companhia. No primeiro final de semana com o produto nas lojas foram comercializadas 13 milhões de unidades, um novo recorde de vendas. O anterior havia alcançado 10 milhões em igual período.

Aparentemente, as novidades seduziram os compradores. O recurso touch 3D, que permite uma interação com aplicativos de acordo com a pressão dos dedos e os aprimoramentos de hardware foram elogiados. Os novos iPhones ainda trazem um poder de processamento e imagem maiores do que os produtos anteriores. Os avanços em design não foram muito além do que já se tinha, a não ser por cores novas.

Outro motivo apontado por analistas para o sucesso do final de semana foi o lançamento em mercados-chave, como a China. No ano passado, a Apple relegou…[MAIS]



Gartner indica como desenvolver negócios digitais

A visão do Gartner será fornecida no maior evento mundial do Gartner para CIOs e executivos de tecnologia de 19 a 22 de outubro (SP)

 

O Gartner, Inc. informa que, na era do negócio digital, as empresas devem desenvolver pessoas, negócios, soluções e tecnologias de qualquer canal usadas em qualquer lugar. Essas práticas serão apresentadas em detalhes durante o Symposium/ITxpo 2015, o maior e mais importante evento mundial do Gartner para CIOs e executivos de tecnologia, que terá sua edição brasileira de 19 a 22 de outubro (segunda a quinta-feira), no Sheraton São Paulo WTC Hotel. O simpósio reunirá cerca de 2.000 profissionais da área, incluindo 450 CIOs, e 40 analistas do Gartner.

Segundo a Vice-Presidente e Analista Distinta do Gartner, Betsy Burton, a visão do Gartner pode ser acompanhada por meio das explicações abaixo que permitem a criação de um negócio digital seguro, ético e em escala:

 

Como o digital transforma o desenvolvimento de negócios – As empresas se adaptam continuamente à desestruturação das tecnologias digitais, e os CIOs e as organizações de TI devem fazer o mesmo. Os arquitetos corporativos precisam mudar e se adaptar à desestruturação digital, adotando um novo conjunto de práticas e competências para reformular a Arquitetura Corporativa (Enterprise Architeture – EA), para continuar adicionando valor, oferecendo resultados e liderando mudanças nos negócios e na tecnologia da era digital. O principal escopo da Arquitetura Corporativa inclui pessoas, processos, informação e tecnologia da empresa. Porém, as relações dos profissionais de Arquitetura Corporativa podem ser influenciadas:

De dentro para fora – Perspectiva interna tradicional, focada em como orientar pessoas, processos, informação e tecnologia. Resulta na entrega de valor operacional indiretamente para os negócios.

De fora para dentro – Significa fornecer valor de negócios a clientes, eleitorado, parceiros e interessados para determinar mudanças e impulsionar resultados.

De fora para fora – Tem início fora da empresa, com clientes, parceiros e concorrentes conhecidos, com ações direcionadas a clientes, parceiros e demais interessados. O foco está além do alcance imediato das organizações que impulsionam a mudança e a inovação.

Nenhuma organização irá operar usando somente uma perspectiva, mas sim uma combinação delas. A mudança fundamental é que as organizações se moverão principalmente em direção a uma visão mais ampla do ecossistema da Arquitetura Corporativa.

 

Como a Arquitetura Corporativa favorece novas oportunidades de negócios digitais – Os arquitetos corporativos influenciam atividades essenciais de tendências tecnológicas e de negócios emergentes, tais como Big Data, Internet das Coisas (IoT), Mobilidade, Segurança, Nuvem e Tecnologia Operacional (TO). Para isso, os arquitetos corporativos devem abraçar e compreender os aspectos que tornam essas tendências tecnológicas exclusivas. É importante notar que todas essas tendências-chave têm impacto sobre os negócios e a tecnologia. Os arquitetos corporativos devem focar em desenvolver informação, negócios, tecnologia e soluções para toda a empresa fornecer resultados. Além disso, os profissionais de Arquitetura Corporativa devem garantir que eles estejam dedicando tempo e recursos para envolver, integrar e liderar perspectivas de desenvolvimento emergentes (como arquitetura de segurança, IoT e Nuvem), como parte de um esforço geral e abrangente da Arquitetura Corporativa.

 

Como profissionais de Arquitetura Corporativa podem liderar inovações – O segredo é mudar o foco para o seu ecossistema de negócios e responder às mudanças de pessoas, negócios e soluções. Os arquitetos corporativos que não repensarem radicalmente sua visão tradicional de parceiros, clientes e concorrentes, de forma a incluir pessoas, negócios e soluções conhecidas e desconhecidas, impedirão que a sua organização seja capaz de criar e responder às oportunidades de negócios. Para sobreviver e prosperar na era digital, os arquitetos corporativos devem ampliar a perspectiva de atuação dos seus negócios. Essa é a única maneira de otimizar oportunidades e evitar ameaças causadas por eventos e mudanças de comportamento.

 

O Gartner Symposium/ITxpo 2015 oferece aos CIOs e executivos estratégicos de TI um direcionamento estratégico sobre como dominar as mudanças tecnológicas neste momento decisivo, no qual é preciso adaptar-se à nova onda digital que arrebata o mercado. Mais informações estão disponíveis no site: gartner.com/br/symposium.

 



Carlos Eduardo Mazon é nomeado COO da Capgemini no Brasil

A Capgemini, de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, anuncia a nomeação de Carlos Eduardo Mazon para o cargo de Chief Operations Officer – COO da empresa no Brasil. O executivo será responsável pelo gerenciamento dos centros de nearshore, monitoramento e liderança das entregas mensais, além do apoio transversal às unidades de negócios e fomentação do desenvolvimento corporativo.

Com mais de 23 de anos de experiência em gestão de TI, Mazon é formado em Análise de Sistemas pela PUCCAMP, possui pós-graduação pela Universidade de Ribeirão Preto e MBA pela Fundação Dom Cabral. Traz em seu histórico profissional cargos estratégicos em grandes empresas, como IBM e HP.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Whatsapp, mobilidade e cloud crescem nas empresas. Serviço de voz cai

As empresas brasileiras estão adotando novos modelos de infraestrutura de acesso e internet para impulsionar negócios, mostra levantamento da Embratel, em conjunto com o site Teleco. A pesquisa avaliou a adoção de dispositivos de transmissão de Dados, Internet, Voz e Mobilidade pelas companhias brasileiras, bem como suas estruturas de Telecom e de TI. Os dados indicam que 69% das empresas usam serviços de voz como o canal de comunicação mais usado com os funcionários, 59% para falar com fornecedores e 56% para relacionamento com seus clientes. “Identificamos uma queda significativa no uso de www.voit.com.br/whatsapp-mobilidade-e-cloud-crescem-nas-empresas-servicos-de-voz-cai/2/, que registrou 80% na primeira onda. Apesar disso, a comunicação por voz ainda é predominante”, diz diz Marcello Miguel, Diretor Executivo da Embratel.

De acordo com o levantamento, a estabilização da base de clientes de telefonia fixa e móvel no Brasil confirma a tendência desses números, estimulados com a criação de planos cada vez mais diferenciados. O uso de e-mails como ferramenta de colaboração é indicado por 92% das companhias que utilizam mensagens. O SMS, mesmo estando pressionado pelos serviços de OTTs (provedores Over The Top, que fornecem o serviço utilizando a Internet), é o segundo colocado, sendo o canal preferido por 58% dos entrevistados. O WhatsApp aparece em destaque na pesquisa com 55%, o que comprova seu crescente uso para comunicação profissional.

Os serviços de Cloud Computing cresceram de 8% para 17% das empresas pesquisadas. O uso se dá principalmente em aplicações de segurança, e-mail, armazenamento e backup. A análise do resultado mostra que o mercado ultrapassou a fase de conhecimento e começou a aderir à nova tecnologia.

A mobilidade foi destacada no levantamento. Com o aumento do uso de dispositivos móveis – como tabletes e celulares -, as empresas estão tendo que aderir ao movimento BYOD (Bring Your Own Device), que permite que os funcionários levem para o ambiente de trabalho seus equipamentos pessoais. A pesquisa aponta que 59% dos entrevistados já permitem esse uso. Por conta disso, acredita-se que o comportamento também…[MAIS]



Startup brasileira quer ajuda para produzir veículo elétrico colaborativo

Se o Uber olhar para o Brasil antes de avançar na intenção de comprar carros robôs para aumentar sua frota, pode ter uma grata surpresa. Uma startup catarinense incubada no INAITEC, na Pedra Branca, em Palhoça (SC), desenvolveu o PodCycle – veículo urbano inteligente projetado para duas pessoas e exclusivo para sistemas de uso compartilhado, como o do polêmico app que tem sido combatido por taxistas e prefeitos pelo mundo afora.

Para conseguir o financiamento para o projeto, a empresa iniciou um crowdfunding no site Catarse, com meta inicial de R$ 68 mil. “O crowdfunding é uma ferramenta cada vez mais comum no Brasil, que ajudou a tornar realidade diversos projetos e que a cada dia nos aproxima mais da realidade norte americana, onde comumente são viabilizados projetos altamente tecnológicos, ousados e com grande potencial ou interesse da sociedade”, afirma Brener Martins, graduando em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e um dos responsáveis pelo início do projeto, em 2012.

O objetivo da campanha é levantar recursos para a finalização da construção do veículo, que já está em andamento na Pedra Branca, e a realização de um tour com a primeira unidade construída pelas principais cidades brasileiras. Desta forma, os apoiadores poderão conhecer e, inclusive, dirigir o veículo.

Para Rodrigo Magri, formado em Engenharia Mecânica pela UFSC e coautor do projeto, mais do que divulgar o PodCycle, a ação também servirá para pulverizar o conceito do uso compartilhado de automóveis. “O tour também funcionará como uma forma de divulgação do compartilhamento de veículos elétricos para o público geral, além de prospecção de oportunidades, contribuindo na busca por investidores, parceiros e conversando com representantes do poder público, demonstrando a todos a inteira viabilidade da adoção massiva de veículos elétricos no Brasil para auxiliar na resolução de problemas de mobilidade”, explica.

Para apoiar a ideia, basta entrar no site do projeto (catarse.me/evpodcycle) e escolher um valor dentre as opções disponíveis. Cada cota, que varia de R$ 15 a R$ 900, tem uma recompensa – que vai desde a gravação a laser do nome do apoiador no chassi do automóvel a uma…[MAIS]



7 vantagens do uso de análise de dados em tempo real por uma empresa

Com a popularização dos smartphones e a queda nos custos de armazenamento em meios digitais, a quantidade de dados gerados em todo o mundo vem aumentando cada vez mais, bem como a velocidade de sua geração. Isso também se aplica a todas as informações que envolvem uma empresa. A quantidade de e-mails, mensagens, textos, imagens, áudios e transações produzidos pela operação e por clientes é muito grande e se encontra de maneira desordenada.

Mas já imaginou coletar esses dados e organizá-los de forma a trazer informações úteis em tempo real para os negócios? Com uma plataforma de análise de dados, é possível entender o perfil dos clientes e tendências de mercado, identificar oportunidades de receitas e perceber desvios na operação, seja qual for o segmento. “Se pensarmos que a dinâmica do mercado, tem como característica mais marcante a velocidade e a competição acirrada, ter acesso a estas informações em tempo real torna-se uma vantagem considerável. Dessa forma, a companhia pode mensurar instantaneamente os resultados gerais ou de uma ação específica e, a partir daí, desenvolver estratégias”, explica Maximiliano Rodrigues, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Intelie, empresa brasileira especializada em análise de dados.

Além disso, o custo desse tipo de tecnologia está diminuindo e já é acessível a empresas de todos os portes. Muitas dessas soluções também já possuem uma interface personalizada e de fácil operação.

A partir deste cenário, o diretor da Intelie, selecionou sete vantagens do uso da análise de dados em tempo real.

1. Identificar as novas demandas dos clientes e capturá-las com velocidade. Um evento externo pode causar uma enorme demanda em uma pequena janela de tempo, como um aumento brusco no número de visitas de uma determinada categoria de produto em um site de e-commerce.

2. Entender como o cliente age e o que deseja com base em múltiplos canais (omnichannel). Entender quais atividades estão sendo executadas nos múltiplos canais disponíveis com o…[MAIS]



Animais x Drones. Não é um game novo, é a vida real

Já publicamos aqui no VOIT o video da águia atacando um drone, cena que tornou-se épica na internet e fez da ave um símbolo para os grupos que – por diversos motivos ou, por falta de qualquer motivo – não gostam desses aparelhos voadores com várias hélices. Mas essa não foi a única batalha disputada entre drones e animais.

O site Digg fez uma compilação das melhores cenas desse tipo e colocou uma música igualmente épica. Adivinhem: – “I Believe I Can Fly”, de R. Kelly (Eu acredito que eu posso voar, traduzindo), um sucesso do Pop e do R&B. Há bichos para todos os gostos e eles não…[MAIS]



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