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Mortes na Via Dutra têm queda de 65% em 18 anos

A Rodovia Presidente Dutra, “Via Dutra”, registrou 65% nos registros de acidentes com vítimas fatais em 18 anos. O balanço foi divulgado pela CCR Nova Dutra, concessionária que administra o trecho desde 1996.

Na comparação, as mortes caíram de 520 ocorrências, em 1996, para 184, registradas ano passado. Considerando o aumento progressivo no volume de tráfego na Via Dutra, a redução na mortalidade chega a 73%. Atualmente, 873 mil veículos passam todos os dias nos 402 quilômetros da rodovia. A redução no quadro de acidentes com vítimas fatais é atribuído em partes às ações da concessionária.

A CCR, conforme exigido como contrapartida em contratos de concessões, instalou postos de assistência médica e mecânica 24 horas aos passageiros e motoristas usuários da via. Também foram feitas melhorias na rodovia ao longo do período de exploração comercial. Anteriormente, os motoristas estavam mais vulneráveis devido às condições da pista, a falta e muros de separação das faixas e sinalização deteriorada.

A rodovia recebeu ainda obras de pavimento, de ampliação da capacidade de tráfego, a implantação de passarelas e instalação de controladores de velocidade. Campanhas educativas também ajudaram a reduzir a violência na estrada.

Operação até o carnaval
A Polícia Rodoviária Federal iniciou no dia 12 de dezembro do ano passado e estenderá até 22 de fevereiro uma operação das rodovias do país de prevenção a acidentes de trânsito, que têm aumento natural nos períodos festivos até o Carnaval.

Os trabalhos serão feitos em duas etapas. A primeira, de 12 de dezembro de 2014 à 31 de janeiro de 2015 e, a segunda, de 6 à 22 de fevereiro de 2015.

O segundo intervalo terá maior atenção da PRF devido ao intenso movimento nas rodovias por conta da pausa para a retomada do Carnaval e período das férias escolares. Ações simultâneas e conjuntas em locais e horários pré-definidos visam aumentar a presença e a disponibilidade dos órgãos públicos nas rodovias proporcionando segurança, conforto e fluidez.

A corporação fará a operação com o auxílio da Casa Civil e de órgãos estaduais e municipais com meta de alcançar a proposta feita pela Organização das Nações Unidas (ONU) ao Brasil de reduzir pela metade o número de mortos por acidentes de trânsito. Toda operação é baseada em dados estatísticos do trânsito para dimensionar as ações de prevenção, orientação, fiscalização e socorro às vítimas.

Em dez anos, acidentes de trânsito no Brasil fizeram 536 mil vítimas fatais, segundo pesquisa do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Coppe-UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Os dados, de 2003 a 2012, têm como base o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres).

Entre 2003 e 2007, as mortes tiveram aumento de 100% – de 34,7 mil para 66,8 mil, na comparação. Em 2012 houve 60,7 mil mortes e em 2013, recuo para 54 mil. Pesquisa do Ministério da Saúde revela que a cada hora o trânsito faz cinco vítimas fatais, um aumento de 3,4% se confrontados com os índices de 2013.



RS arrecada R$ 310 milhões com IPVA em janeiro

O Estado do Rio Grande do Sul arrecadou R$ 310 milhões com o pagamento antecipado do IPVA 2015 no mês de janeiro. Somados os R$ 489 milhões que chegaram aos cofres públicos em dezembro no pagamento em cota única do tributo, a receita atinge R$ 799 milhões. Cerca de R$ 400 milhões serão destinados aos cofres públicos.

Da frota de Rio Grande do Sul, composta de 6,5 milhões de veículos, 3,6 milhões são tributáveis e 1,2 milhão já estão com o tributo quitado. A Receita Estadual afirma que a arrecadação está dentro do previsto.

O proprietário que for pagar o IPVA em até duas parcelas terá desconto de 2% em fevereiro e de 1%, em março. Bons motoristas terão dedução de 10% e 15% e beneficiários do Nota Fiscal Gaúcha, entre 2% e 5%.

Quem não optar pelo pagamento antecipado terá os vencimentos entre abril e julho, a considerar a placa do veículo. O IPVA pode ser pago nas agências do Banrisul, Bradesco, Itaú, Sicredi e Banco do Brasil (somente para clientes), mediante a apresentação do certificado de registro e licenciamento do veículo.

No Maranhão, 4 mil motoristas vão para o SERASA
O governo maranhense encaminhará ainda nesta semana a lista de 40 mil nomes de motoristas devedores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  para inscrição no Serviço de Proteção ao Crédito (SERASA).

Já notificados, os proprietários de veículos com o tributo vencido terão os valores inscritos na Dívida Ativa para a cobrança executiva. A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) colocou na internet um sistema de consulta de débitos por pessoas e empresas com veículos registrados em seu nome ou na razão social. Para ter acesso às informações, o contribuinte deve acessar o ícone IPVA, a opção “notificados/SERASA” e fornecer ou número do CPF ou CNPJ. Se houver débitos, o proprietário pode emitir a guia para recolhimento do valor no Banco do Brasil.

O governo maranhense publicou Medida Provisória que vai zerar as multas e juros dos débitos de IPVA dos exercícios 2014 e anteriores. Para ter direito ao benefício, o contribuinte devce pagar o tributo em cota única até o dia 5 de junho.

Proprietários que desejarem regularizar imediatamente as pendências do veículo podem emitir o documento de arrecadação com o código de barras no portal da Sefaz. Os contribuintes têm ainda a opção de parcelar os débitos sem a redução das multas e dos juros. O governo permite o parcelamento em até 12 vezes, mas a parcela não pode ser inferior a R$ 30, para motocicletas e R$ 100 para demais veículos.



JK Iguatemi realiza palestras de moda no fim do mês

JK Iguatemi realiza palestras de moda no fim do mês

O shopping JK Iguatemi, em parceria com a STB, irá realizar palestras de moda no fim do mês, do dia 27 até o dia 01 de março, especialmente para quem ama moda e quer ampliar os horizontes neste setor.

O evento, conhecido como “G.A.T.E.” (Global Access Through Education), traz especialistas da área para debater temas como “Moda, Joalheria, Materiais e Desenho Industrial”, “Como montar seu portfólio de moda”, “Universidades no exterior: do planejamento ao ingresso”, entre outros.

A entrada é gratuita e você pode fazer sua inscrição no site www.gatebr.com.



Kendall e Kylie Jenner assinam coleção para Topshop

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As famosas irmãs Kardashian, Kendall e Kylie Jenner, irão assinar uma coleção-cápsula especial para a Topshop. Anteriormente, elas projetaram coleções para as grifes PacSun e Madden Girl e, hoje, Kendall também estrela diversas campanhas para marcas como Givenchy, Marc Jacobs, Le Lis Blanc e Karl Lagerfeld.

Além disso, a rede de fast-fashion também anunciou uma possível parceria com a cantora Beyoncé, que irá assinar uma linha de sportwear ainda neste verão.



Fusões e aquisições têm volume histórico em 2014

No total foram 818, tornando histórico o número de fusões e aquisições, com uma transação a mais do que as realizadas em 2011, que detinha até então o recorde.

O crescimento foi de 3% no número total de negociações, comparado ao ano passado. “Apesar do período de incerteza da economia brasileira ao longo de 2014, o mercado de fusões e aquisições se manteve aquecido, principalmente nos segmentos de companhias energéticas, alimentos, bebidas e fumo, e nas já tradicionais TI e empresas de internet”, analisa o sócio da KPMG responsável pela pesquisa, Luis Motta.

Motta destaca ainda que o mercado se manteve bastante estável em 2014. “Não tivemos grandes picos, mas uma estabilidade ao longo do ano. No primeiro semestre, foram 406 transações e 412 no segundo período do ano.”

Negócios internacionais
De acordo com o executivo, o Brasil continua sendo um foco de investimentos de empresas estrangeiras. “Durante o ano passado, foram 399 transações de estrangeiros comprando aqui no país, um crescimento de 10% em relação a 2013. Ou seja, aos olhos internacionais ainda oferecemos boas oportunidades.”

A pesquisa também mostra uma maior busca das empresas brasileiras por internacionalização. Foram 44 empresas de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no exterior, um crescimento de 20% em relação a 2013, que registrou 37 operações. As empresas brasileiras também aumentaram as negociações adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil. Foram 43 negócios em 2014, contra 37 do ano anterior.

“Essa busca pelo mercado internacional provavelmente está alinhada ao processo de recuperação econômica dos países desenvolvidos, que reduz o risco de investimentos de longo prazo nesses países, embora também aumente o valor dessas empresas devido à valorização de suas moedas em relação ao Real”, analisa Motta.



Preview de inverno 2015 da FIT chega às lojas

Preview de inverno 2015 da FIT chega às lojas

O preview da coleção de inverno 2015 da FIT, que foi inspirada nos pássaros selvagens e em florestas, acaba de chegar às lojas, com recortes estratégicos e um mix de tecidos e prints, consideradas características tradicionais da marca.

Porém, desta vez, eles chegam propostos de uma nova forma: uma espécie de patchwork – união de peças de tecido de várias cores, formas e padrões costuradas entre si -, em roupas como coletes, saias e trench coats, que abusam da sobreposição de volumes e comprimentos.

A marca pode ser encontrada nos shoppings Iguatemi, Market Place, Morumbi, Villa Lobos, Cidade Jardim e JK Iguatemi, em São Paulo.



4G ameaçado de esgotar capacidade em até três anos Redação

 

Fornecedora de soluções de experiência do cliente, a Amdocs divulga hoje pesquisa sobre tráfego móvel que mostra que a crescente demanda por dados poderá esgotar a capacidade dos hotspots da rede 4G/LTE já nos próximos 2 a 3 anos¹. O estudo faz parte do relatório anual State of the Radio Access Network (RAN), e baseia-se na análise de mais de 25 milhões de conexões de voz e dados nos locais de rede mais movimentados em todo o mundo nos últimos 12 meses.

O resultado destaca a urgência com que os prestadores de serviços precisam desenvolver uma estratégia de capacidade de “dados inteligentes”, que priorize o investimento em que haja retorno sobre o investimento (ROI) garantido, alocando automaticamente a capacidade para maximizar a experiência e a lucratividade do cliente.

O relatório deste ano foca em áreas com alta penetração de smartphones – nos centros das cidades e em alguns dos principais eventos mundiais em estádios. Esses hotspots de redes de acesso via rádio (RAN) estão ficando mais populares à medida que proliferam os smartphones e outros dispositivos sem fio, e os consumidores aproveitam as novas tecnologias como 4G/LTE. No Brasil, dados da Anatel apontam que os acessos por tecnologia 4G cresceram mais de cinco vezes entre 2013 e 2014, totalizando 6,765 milhões de conexões.

Principais resultados do levantamento:

Os hotspots continuam populares
Cerca de 20% dos locais de maior acesso são responsáveis por 80% de todo o tráfego de rede nas cidades. Esta intensa concentração de demanda deverá acelerar a adoção de novas tecnologias de rede, como a proliferação de small cells e a introdução de Wi-Fi carrier-grade².

O LTE por si só não resolverá o problema
A utilização por assinante continua a crescer – em muitos casos, ela dobrou ao longo do último ano. O LTE oferece maior capacidade de rede, ao retirar até 50% do tráfego das redes 3G, mas a crescente demanda por dados móveis poderá esgotar essa nova capacidade no período de 2 a 3 anos¹.

O impacto das RAN
De acordo com o estudo, as RAN causam o maior impacto na experiência de rede do cliente: 80% das quedas das chamadas de voz e mais de 50% dos problemas de rendimento com dados são originários das RAN, que fornecem a conexão móvel sem fio para telefones, tablets e outros dispositivos por meio de uma combinação de tecnologias, como macro e small cells, que utilizam 3G, 4G e cada vez mais o Wi-Fi para download. Todas as melhorias realizadas aqui representarão uma oportunidade significativa para os prestadores de serviços, uma vez que 25 a 40% da rotatividade de clientes estão relacionadas à rede.

Demanda de dados e “technorati”
A demanda de dados é alimentada por novos dispositivos, e os “technorati” dominam o consumo: 80% dos dados na rede são utilizados por apenas 10% dos assinantes – os “technorati”. Esse segmento de heavy data users consome até dez vezes mais dados por sessão que o usuário médio. Identificar e atender segmentos de assinantes de alta demanda será uma qualidade fundamental para a gestão da escassa capacidade de rede. 

Mídia social e “segunda tela”
Elas dominam eventos em estádios: eventos esportivos e de entretenimento, como shows, já criam significativos picos na demanda de dados móveis. Durante o evento, os uploads de mídia social e as “segundas telas” (visualização paralela de conteúdo em um dispositivo móvel) criam um pico duplo, aumentando as sessões de dados em até 50%.

Foi o que aconteceu nos 64 jogos da Copa do Mundo, realizada em 2014 no Brasil, quando os espectadores trafegaram 26,7 TB de seus dispositivos móveis – 1,45 TB somente na final (dados do SindiTelebrasil). Já as chamadas de voz costumam cair até 50% durante os eventos, pois os fãs se concentram na ação.

“Nosso estudo mostra que os prestadores de serviços enfrentam um desafio multidimensional – proporcionar cada vez mais capacidade de rede, cobertura e qualidade, especialmente em hotspots para dispositivos móveis”, disse Rebecca Prudhomme, vice-presidente de Produtos e Soluções de Marketing da Amdocs.

“A resposta já não é mais simplesmente adicionar hardware – small cells e Wi-Fi oferecerão novas opções –, mas introduzir soluções inteligentes para priorizar os investimentos e alocar automaticamente os recursos para maximizar a experiência e a lucratividade do cliente. Por meio da combinação das soluções RAN independentes de fornecedores da Amdocs, da análise de grandes quantidades de dados estruturados ou não estruturados, e da sua liderança de mercado de B/OSS, a Amdocs habilita os provedores a garantirem mais dinamismo e qualidade à experiência do cliente”.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



4G ameaçado de esgotar capacidade em até três anos

Fornecedora de soluções de experiência do cliente, a Amdocs divulga hoje pesquisa sobre tráfego móvel que mostra que a crescente demanda por dados poderá esgotar a capacidade dos hotspots da rede 4G/LTE já nos próximos 2 a 3 anos¹. O estudo faz parte do relatório anual State of the Radio Access Network (RAN), e baseia-se na análise de mais de 25 milhões de conexões de voz e dados nos locais de rede mais movimentados em todo o mundo nos últimos 12 meses.

O resultado destaca a urgência com que os prestadores de serviços precisam desenvolver uma estratégia de capacidade de “dados inteligentes”, que priorize o investimento em que haja retorno sobre o investimento (ROI) garantido, alocando automaticamente a capacidade para maximizar a experiência e a lucratividade do cliente.

O relatório deste ano foca em áreas com alta penetração de smartphones – nos centros das cidades e em alguns dos principais eventos mundiais em estádios. Esses hotspots de redes de acesso via rádio (RAN) estão ficando mais populares à medida que proliferam os smartphones e outros dispositivos sem fio, e os consumidores aproveitam as novas tecnologias como 4G/LTE. No Brasil, dados da Anatel apontam que os acessos por tecnologia 4G cresceram mais de cinco vezes entre 2013 e 2014, totalizando 6,765 milhões de conexões.

Principais resultados do levantamento:

Os hotspots continuam populares
Cerca de 20% dos locais de maior acesso são responsáveis por 80% de todo o tráfego de rede nas cidades. Esta intensa concentração de demanda deverá acelerar a adoção de novas tecnologias de rede, como a proliferação de small cells e a introdução de Wi-Fi carrier-grade².

O LTE por si só não resolverá o problema
A utilização por assinante continua a crescer – em muitos casos, ela dobrou ao longo do último ano. O LTE oferece maior capacidade de rede, ao retirar até 50% do tráfego das redes 3G, mas a crescente demanda por dados móveis poderá esgotar essa nova capacidade no período de 2 a 3 anos¹.

O impacto das RAN
De acordo com o estudo, as RAN causam o maior impacto na experiência de rede do cliente: 80% das quedas das chamadas de voz e mais de 50% dos problemas de rendimento com dados são originários das RAN, que fornecem a conexão móvel sem fio para telefones, tablets e outros dispositivos por meio de uma combinação de tecnologias, como macro e small cells, que utilizam 3G, 4G e cada vez mais o Wi-Fi para download. Todas as melhorias realizadas aqui representarão uma oportunidade significativa para os prestadores de serviços, uma vez que 25 a 40% da rotatividade de clientes estão relacionadas à rede.

Demanda de dados e “technorati”
A demanda de dados é alimentada por novos dispositivos, e os “technorati” dominam o consumo: 80% dos dados na rede são utilizados por apenas 10% dos assinantes – os “technorati”. Esse segmento de heavy data users consome até dez vezes mais dados por sessão que o usuário médio. Identificar e atender segmentos de assinantes de alta demanda será uma qualidade fundamental para a gestão da escassa capacidade de rede. 

Mídia social e “segunda tela”
Elas dominam eventos em estádios: eventos esportivos e de entretenimento, como shows, já criam significativos picos na demanda de dados móveis. Durante o evento, os uploads de mídia social e as “segundas telas” (visualização paralela de conteúdo em um dispositivo móvel) criam um pico duplo, aumentando as sessões de dados em até 50%.

Foi o que aconteceu nos 64 jogos da Copa do Mundo, realizada em 2014 no Brasil, quando os espectadores trafegaram 26,7 TB de seus dispositivos móveis – 1,45 TB somente na final (dados do SindiTelebrasil). Já as chamadas de voz costumam cair até 50% durante os eventos, pois os fãs se concentram na ação.

“Nosso estudo mostra que os prestadores de serviços enfrentam um desafio multidimensional – proporcionar cada vez mais capacidade de rede, cobertura e qualidade, especialmente em hotspots para dispositivos móveis”, disse Rebecca Prudhomme, vice-presidente de Produtos e Soluções de Marketing da Amdocs.

“A resposta já não é mais simplesmente adicionar hardware – small cells e Wi-Fi oferecerão novas opções –, mas introduzir soluções inteligentes para priorizar os investimentos e alocar automaticamente os recursos para maximizar a experiência e a lucratividade do cliente. Por meio da combinação das soluções RAN independentes de fornecedores da Amdocs, da análise de grandes quantidades de dados estruturados ou não estruturados, e da sua liderança de mercado de B/OSS, a Amdocs habilita os provedores a garantirem mais dinamismo e qualidade à experiência do cliente”.

 



Equinix compra empresa para ampliar negócios em cloud

Empresa de interconexão global de data centers, a Equinix anuncia a compra da Nimbo, companhia norte-americana focada em assessorar empresas no desenvolvimento e implantação de arquiteturas de TI em nuvens híbridas.

Segundo a companhia, a aquisição irá fortalecer a estratégia de ampliação de oferta de serviços de cloud e auxiliar clientes na migração de data centers, otimização de WAN e criação de soluções flexíveis e de alto desempenho em cloud híbrida. No Brasil, a Equinix adquiriu em 2011parte da Alog, que possui dois data centers no Rio de Janeiro, um em Tamboré e outro em São Paulo.

“Nos últimos cinco anos, formamos uma equipe de consultores certificados com experiência em diversas plataformas cloud, o que possibilitou a nossos clientes pensar grande. Nesse período, estudamos e migramos centenas de cargas de trabalho para a nuvem. Junto com a Equinix, vamos acelerar adoções de cloud híbrida”, diz John Shaw, presidente e co-fundador da Nimbo.

De acordo com Pete Hayes, diretor comercial da Equinix, a compra da Nimbo ampliou a capacidade da empresa em ajudar os clientes a se beneficiarem da densidade de cloud e das propostas de valor do Cloud Exchange.



Oodrive ingressa no Brasil com soluções para cloud

Especializada em soluções de gerenciamento e compartilhamento de arquivos, a francesa Oodrive promete revolucionar no segmento de cloud no mercado brasileiro. A empresa desembarca em solo nacional, acenando com ofertas para clientes que precisam trabalhar de forma colaborativa e dinâmica.

A presença no Brasil dá continuidade à estratégia de expansão do Grupo Oodrive, que já fornece a solução para empresas multinacionais na América Latina. De acordo com Julian Herbert, diretor geral da empresa no Brasil, a empresa vai mirar em…



Oracle Consulting Award agora premia parceiros da AL

Pela primeira vez na América Latina, o prêmio inclui a categoria Partners, para destacar os parceiros do programa Oracle PartnerNetwork, que contribuíram de forma significativa para os projetos dos clientes, em conjunto com o time de Oracle Consulting para potencializar as implementações em toda a região.

Entre os sete parceiros vencedores da América Latina, dois do Brasil foram reconhecidos com o Oracle Consulting Partners Awards Latin America: InfoA2 e TO Brasil. A InfoA2, parceiro Gold Partner, recebeu o prêmio na categoria Best Development Partner e a TO Brasil, parceiro Platinum Partner, foi reconhecido na Best BI Partner pela parceria com projetos de Business Intelligence no Brasil.

“Este ano temos o imenso prazer em reconhecer os parceiros que participaram de nossos principais projetos e colaboraram para que as implementações fossem realizadas com alta qualidade e segurança, que são um elo muito importante na cadeia de valor que oferecemos a partir da Consulting”, afirma Juan Carlos Gutierrez, vice-presidente da Oracle Consulting para a América Latina e Caribe.



Stefanini une-se à IHM Engenharia e amplia atuação na Indústria

A Stefanini inicia o ano reforçando a participação no mercado industrial. A estratégia da multinacional brasileira tem origem na fusão que acaba de estabelecer com a mineira IHM Engenharia, há 20 anos no mercado, na gerência de projetos industriais multidisciplinares em vários segmentos como mineração, siderúrgica, química, papel e celulose, agronegócios, alimentos, automotivo, energia e óleo e gás.

Para Marco Stefanini, CEO global da empresa, a iniciativa segue a estratégia de investir em companhias que tenham afinidade com o negócio e que possam agregar soluções ao seu portfólio. “A IHM é uma empresa consistente no setor industrial e poderá nos ajudar a levar as ofertas da Stefanini para outras verticais”, afirma o executivo.

De acordo com a empresa, em um primeiro momento, o foco de atuação será nos locais onde as duas empresas têm filiais. Depois, a parceria irá se estender para a América Latina e demais países.

“Existe uma grande sinergia de experiências entre as companhias. Com esse anúncio, vamos acelerar o processo de internacionalização, que já estava nos planos da IHM”, destaca Augusto Moura, CEO da IHM Engenharia, para quem a fusão beneficiará tanto as empresas quanto os clientes.

“No caso da IHM, a empresa ganha capilaridade com a presença internacional e expertise de 28 anos de atuação da Stefanini. Esta, por sua vez, passa a complementar o portfólio com as soluções mais eficientes do mercado em automação, elétrica e TI industrial. Já os clientes passam a ter uma solução em um único fornecedor”, complementa.

A Stefanini, que cresceu 11% em 2014, promete não parar por aí. Em seu plano estratégico de crescimento para esse ano, prevê novas aquisições e fusões, além do reforço de atuação nas operações existentes.



Aumento da mistura do etanol na gasolina deve valer a partir do dia 16

Aumento da mistura do etanol na gasolina deve valer a partir do dia 16

A composição da gasolina comum terá 27% de etanol a partir de 16 de fevereiro, 2% a mais. Já a gasolina premium permanecerá inalterada. A decisão foi tomada em reunião nesta segunda-feira, 2, como o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, membros de outros ministérios, do setor sucroalcooleiro e da Anfavea.  A proposta seguirá para análise da Presidência da República.

O reajuste de 27,5%, que foi pedido por entidades do setor sucroalcooleiro, foi naegado já que as provetas que analisam a qualidade do combustível nas bombas não leem números fracionados.

Em nota, a Anfavea recomendou que os donos de veículos com motor movidos a gasolina utilizem a premium. Nos veículos flex, a gasolina com teor elevado de etanol pode ser utilizada.

Gasolina e diesel
Desde o início do mês estão valendo os novos valores do diesel e da gasolina aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária do preço médio ao consumidor final de combustíveis em todo o país. Os novos valores deverão ser praticados pelas unidades federadas a partir de 1º de fevereiro. Somente o Rio Grande do Sul ficou de fora da lista.

Com a nova tabela, os acreanos pagarão mais caro pelo litro da gasolina, R$ 3,3148. Já o litro do diesel vai custar R$ 3,2234, o maior valor a ser praticado no país.

O Ministério da Fazenda anunciou o reajuste na incidência de PIS/Cofins e da Cide sobre os combustíveis. O aumento dos tributos impacta em R$ 0,22 no litro da gasolina e de R$ 0,15 no diesel. O reajuste faz parte do pacote de medidas da Fazenda para atingir o reequilíbrio fiscal e atingir a meta do superávit primário de 1,2% do PIB. O conjunto de medidas, que inclui ainda o reajuste de PIS/Cofins sobre a importação, deve aumentar a receita em R$ 20,63 bilhões em 2015. Segundo o governo, a manobra vai aumentar a poupança pública e fortalecer a política fiscal.

Por conta da regra da noventena, que permite a elevação de tributos somente três meses depois do anúncio, foi elevado agora somente o PIS e o Cofins. Após esse prazo, o reajuste do PIS/Cofins cai para R$ 0,12 para a gasolina e para R$ 0,10 para o diesel e a Cide corresponderá a R$ 0,10 por litro da gasolina e R$ 0,05 por litro do diesel.



Em pesquisa, paulistano afirma que qualidade do transporte melhorou

O transporte público na maior capital do país melhorou no último ano aos olhos do paulistano. A pesquisa IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município), que traz indicadores quanto à qualidade de vida dos moradores da metrópole, revelou que para 37% dos respondentes, o transporte público, a mobilidade e outros serviços essenciais como saúde, educação, meio ambiente e trabalho tiveram um salto positivo no último ano.

Coordenada pela Rede Nossa São Paulo, a pesquisa ouviu 1.512 paulistanos. Mesmo representando no quadro geral uma das áreas de maior insatisfação, os participantes responderam que reconhecem as melhorias na quantidade de ciclovias na cidade e a redução no tempo de espera por ônibus, usados por 68% dos respondentes.

Nos segmentos de trânsito e transportes, houve aumento no nível de satisfação na quantidade de ciclovias, soluções para diminuir o trânsito, tempo de deslocamento, respeito ao pedestre, qualidade das calçadas, segurança no trânsito, pontualidade do ônibus e o tempo de espera pelos veículos nos pontos.

Prêmio internacional
Iniciativas de promoção ao transporte sustentável garantiram reconhecimento internacional às capitais Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O prêmio Transporte Sustentável foi concedido às cidades pelo instituto americano de Políticas de Transporte e Desenvolvimento.

As ciclovias foram a grande estrela que garantiu a premiação à capital paulista. As vias exclusivas para bicicletas devem atingir 400 quilômetros em 2015. Outro fator considerado pelo ITDP foi a instalação de 320 quilômetros de faixas de ônibus, que ampliou em 21% a velocidade dos ônibus em um dos centros mais congestionados do mundo.

Instituído há dez anos, o Prêmio Transporte Sustentável é concedido aos municípios responsáveis por boas práticas sustentáveis de transportes. As ações devem ser verificáveis, ou seja, que comprovadamente tenham melhorado a qualidade do transporte público para os moradores, além da segurança e as condições de circulação de pedestres e ciclistas, bem como a redução da emissão de poluentes.

O prêmio já reconheceu bons projetos em cidades como Buenos Aires (Argentina); Cidade do México (México); Medelim (Colômbia); São Francisco (EUA); Guangzhou (China); Ahmedabad (Índia); Nova Iorque (EUA); Londres (Reino Unido); Paris (França); Guaiaquil (Equador); Seul (Coréia do Sul); e Bogotá (Colômbia).



Ciclistas terão estacionamento no carnaval em Salvador

A Prefeitura de Salvador vai oferecer estacionamento exclusivo para ciclistas que pedalarem até o Carnaval da Barra. O uso do espaço, na Avenida Centenário, em frente ao Shopping da Barra será gratuito.

O estacionamento terá capacidade para 200 bicicletas e terá funcionamento 24 horas, durante todos os dias do carnaval. A Empresa Salvador Turismo (Saltur), para abrir mais o espaço para os ciclistas, vai instalar uma tenda móvel de compartilhamento em ponto estratégico da festa com o objetivo de suprir a demanda das estações que estarão desativadas no período, por estarem localizadas dentro dos circuitos da folia.

Serão desativadas as estações de compartilhamento da Piedade, Glauber Rocha, Porto da Barra e Jardim Apipema, locais diretamente afetados pela aglomeração de foliões. As estações do entorno seguem em funcionamento, com operação reforçada. Para as crianças, está definido um circuito na Vila Infantil, no Campo Grande, com mini bikes laranjinhas disponíveis para a atividade.

Táxi por WhatsApp
Durante o Carnaval de Salvador os foliões poderão consultar tarifas de táxis da capital baiana pelo aplicativo WhatsApp. O número será oferecido pela prefeitura também para o cidadão fazer reclamações sobre o serviço pela ferramenta.

A administração municipal decidiu usar o aplicativo para controlar denúncias de taxistas que, neste período, não aceitam realizar corridas de curto trajeto. O contato ficará disponível em 15 pontos de táxis da cidade no período da festa.

A tabela de preços de referência será informada pelo aplicativo de bate-papo com a finalidade de evitar que taxistas não queiram utilizar o taxímetro. “O WhatsApp também vem facilitar a fiscalização e agilizar a identificação de quem não respeita a lei, pois podem ainda ser feitas denúncias referentes a transportes clandestinos”, afirmou o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota.

Salvador terá dois corredores exclusivos de táxi no período. Um deles funcionará na Avenida Centenário, entre o retorno compartilhado em frente ao Habib´s até o localizado próximo à Rua Miguel Bouriner, onde todos os táxis que adentrarem a via deverão acessar para embarque e desembarque de passageiros. O segundo corredor ficará na Avenida Oceânica, entre curva da paciência e a Praça do Sol, com desvio para a Rua Senta a Pua. Esses corredores serão limitados por gradis e o táxi deverá ficar na fila de espera para embarque.



Caminhoneiros são autuados por “furar” pedágio na Anchieta-Imigrantes

Em operação deflagrada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo com o apoio das polícias Civil e Militar, cinco caminhoneiros foram autuados por evasão nas praças de pedágio no sistema Anchieta-Imigrantes. A prática tem se tornado comum nas cancelas de pagamento eletrônico de estradas paulistas concessionadas.

O monitoramento foi feito nas praças de pedágio do quilômetro 31 da Rodovia Anchieta, em Riacho Grande, e no km 32 da Imigrantes, em Piratininga. A intenção era coibir a ação de motoristas que, ao burlarem o sistema de cobrança da tarifa, colocam em risco outros usuários das rodovias. Os motoristas, para evitar pagar o pedágio, passam colados nos veículos que têm os tags das operadoras instalados, passando antes do fechamento da cancela.

Em novembro de 2014, a Promotoria de São Bernardo do Campo iniciou investigação sobre a “Rádio Cidadão”, uma faixa exclusiva de rádio na qual os caminhoneiros combinam entre si a evasão dos pedágios.

Dos cinco motoristas autuados, um foi detido em flagrante e responderá por estelionato e por adulteração de placa. O veículo foi apreendido e ele deverá pagar multa. Os demais motoristas foram detidos por trafegar com placas ilegíveis e por conta dos veículos estarem com os pneus carecas.

Vídeo entregue pela concessionária Ecovias à Promotoria de Justiça de São Bernardo do Campo registra vários acidentes provocados pela prática. Em um dos casos, um caminhão arrasta um carro de passeio. “São motoristas que realizam manobras imprudentes, colocando em risco a segurança dos demais usuários e funcionários da concessionária, uma vez que conduzem veículos de grande porte, muito pesados, e desenvolvem grande velocidade em uma área na qual os outros motoristas trafegam em velocidade reduzida”, explica o Promotor de Justiça Édivon Teixeira Junior.

Levantamento da ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) mostra que, de 2012 para 2013, o número de evasões em praças de pedágio de rodovias paulistas cresceu 60%. A multa por deixar de pagar a tarifa é de R$ 127,69.



Ônibus movido a biometano é nova aposta de eficiência energética no transporte brasileiro

Apresentando nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, o ônibus movido a biometano pode ser a futura tendência em eficiência energética no transporte público de massa. O primeiro exemplar em circulação no país roda a partir do envasamento do gás produzido com dejetos de aves poedeiras.

“Fabricado na Suécia, o veículo atende à normativa Euro 6 e é considerado um dos mais modernos do transporte público do mundo, com motor dedicado ao uso tanto do com gás natural veicular (GNV) quanto do biometano como combustível. Ele emite 70% menos poluentes que um similar a diesel”, explica Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.

O Grupo Scania pretende inserir a nova tecnologia no mercado nacional, incorporá-la no transporte urbano, intermunicipal ou em fretamentos. A Associação Brasileira de Biogás afirma que o biometano deve ser integrado à matriz de combustíveis no país. Atualmente, a regulamentação do uso do combustível segue em consulta pública aberta pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Em Itaipu, onde rodou mais de 3 mil quilômetros, o ônibus apresentou uma economia de 56% em relação a um veículo movido a diesel. O veículo tem 15 metros de comprimento, dois eixos direcionais e capacidade para levar 120 passageiros. Além de rodar com biometano, o motor também aceita gás natural ou a combinação dos dois.

O ônibus movido a biometano já é referência em países da Europa e da América Latina. É abastecido no Brasil com o GNVerde. Produzido a partir da transformação de resíduos orgânicos em um gás equivalente ao gás natural, o GNVerde possui alto teor de metano (acima de 96,5%).



Maranhão vai encaminhar mais de 40 mil nomes de devedores de IPVA para SERASA

O governo maranhense encaminhará ainda nesta semana a lista de 40 mil nomes de motoristas devedores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  para inscrição no Serviço de Proteção ao Crédito (SERASA).

Já notificados, os proprietários de veículos com o tributo vencido terão os valores inscritos na Dívida Ativa para a cobrança executiva. A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) colocou na internet um sistema de consulta de débitos por pessoas e empresas com veículos registrados em seu nome ou na razão social. Para ter acesso às informações, o contribuinte deve acessar o ícone IPVA, a opção “notificados/SERASA” e fornecer ou número do CPF ou CNPJ. Se houver débitos, o proprietário pode emitir a guia para recolhimento do valor no Banco do Brasil.

Anistia de multa e juros
 O governo maranhense publicou Medida Provisória que vai zerar as multas e juros dos débitos de IPVA dos exercícios 2014 e anteriores. Para ter direito ao benefício, o contribuinte devce pagar o tributo em cota única até o dia 5 de junho.

Proprietários que desejarem regularizar imediatamente as pendências do veículo podem emitir o documento de arrecadação com o código de barras no portal da Sefaz. Os contribuintes têm ainda a opção de parcelar os débitos sem a redução das multas e dos juros. O governo permite o parcelamento em até 12 vezes, mas a parcela não pode ser inferior a R$ 30, para motocicletas e R$ 100 para demais veículos.



Para reduzir mortes de animais nas rodovias, Câmara analisa construção de ecodutos

A Câmara dos Deputados avalia projeto de lei que obriga concessionárias e estados a instalarem ecodutos na malha viária de todo o país. As estruturas são pontes ou túneis parecidos com passarelas de pedestres, mas são construídas com vegetação e terra para imitar o ambiente da região e garantir segurança para os animais.

Os ecodutos deverão ser exigidos nas obras de construções ou ampliações de rodovias e incluídos em Estudos de Viabilidade Técnica e Estudos de Impacto Ambiental. A instalação pode ser subterrânea ou aérea, a depender das características da fauna e condições do relevo de cada região.

Se aprovado o projeto, as rodovias deverão contar com a estrutura em três anos. “Tem sido noticiado, com certa freqüência, a morte por atropelamento de diversos animais nas rodovias visto que elas, muitas vezes, acabam interceptando fisicamente um corredor ecológico natural. Imprescindível, portanto, que se analisem as barreiras físicas existentes em áreas de trânsito da fauna, de forma a se prever a construção de estruturas que propiciem a segurança na travessia da fauna.”, consta na justificativa.

Prevenção
Especialistas da fauna brasileira e de outros setores tomaram a iniciativa de buscar preservar as vidas de animais silvestres que muitas vezes são vítimas de acidentes nas estradas brasileiras. Os trabalhos no combate aos atropelamentos são realizados no Mato Grosso do Sul e devem ser ampliados para todo o país.

O Rede Estrada Viva, como é chamado o projeto, reúne dados sobre a fauna, os índices de mortalidade dos animais nas rodovias e busca sensibilizar o público, além de atuar na formatação de estratégias com a finalidade de reduzir os atropelamentos.

Os números preocupam. Pesquisa do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), da Universidade Federal de Lavras, calcula que 450 milhões de animais silvestres sejam atropelados todos os anos no Brasil. Além dos prejuízos incalculáveis, os mais importantes e impactantes são as perdas de vidas de animais e humanas, já que quando bichos de médio e grande parte estão envolvidos em choque com veículos, geralmente o acidente é muito grave. Outra consequência deste índice alarmante é a perda da biodiversidade no país.

Para se ter ideia da dimensão deste problema, de 2013 a 2014, mais de 1,1 mil carcaças de 25 espécies de animais silvestres foram encontradas em três trechos de pouco mais de 1 mil quilômetros de rodovias do Mato Grosso do Sul.

Entre os animais que mais morrem nas estradas daquele estado estão cachorro do mato, tatu peba, tamanduá bandeira, tamanduá mirim e capivara. “O problema é de fato muito grave e acontece por uma série de razões, entre elas, a negligência do motorista, que muitas vezes ultrapassa a velocidade permitida”, afirma Patrícia Medici, coordenadora da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (IPÊ).

Algumas ações já contribuíram para a preservação da fauna. Em 2006, no Pontal do Paranapanema no Estado de São Paulo, num trecho que corta o Parque Estadual Morro do Diabo, foram instaladas placas educativas e radares a fim de reduzir os atropelamentos de fauna. A iniciativa foi suficiente para reduzir a mortalidade de antas de uma média de seis por ano para uma a cada três anos.



LIVO apresenta novo óculos em parceria com I Hate Flash

Em parceria com o grupo I Hate Flash, coletivo de fotógrafos, a LIVO Eyewear apresentou novo modelo de óculos de sol, que chega em edição limitada. A peça, batizada “Tyler”, é um acessório moderno que conta com linhas retas e lentes arredondadas, disponível nas versões com acetato cristal e lentes cinza ou preta com lentes douradas.

A novidade pode ser encontrada no quiosque da marca localizado no shopping Iguatemi, em São Paulo, ao custo de R$ 348.

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