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Ciclistas terão estacionamento no carnaval em Salvador

A Prefeitura de Salvador vai oferecer estacionamento exclusivo para ciclistas que pedalarem até o Carnaval da Barra. O uso do espaço, na Avenida Centenário, em frente ao Shopping da Barra será gratuito.

O estacionamento terá capacidade para 200 bicicletas e terá funcionamento 24 horas, durante todos os dias do carnaval. A Empresa Salvador Turismo (Saltur), para abrir mais o espaço para os ciclistas, vai instalar uma tenda móvel de compartilhamento em ponto estratégico da festa com o objetivo de suprir a demanda das estações que estarão desativadas no período, por estarem localizadas dentro dos circuitos da folia.

Serão desativadas as estações de compartilhamento da Piedade, Glauber Rocha, Porto da Barra e Jardim Apipema, locais diretamente afetados pela aglomeração de foliões. As estações do entorno seguem em funcionamento, com operação reforçada. Para as crianças, está definido um circuito na Vila Infantil, no Campo Grande, com mini bikes laranjinhas disponíveis para a atividade.

Táxi por WhatsApp
Durante o Carnaval de Salvador os foliões poderão consultar tarifas de táxis da capital baiana pelo aplicativo WhatsApp. O número será oferecido pela prefeitura também para o cidadão fazer reclamações sobre o serviço pela ferramenta.

A administração municipal decidiu usar o aplicativo para controlar denúncias de taxistas que, neste período, não aceitam realizar corridas de curto trajeto. O contato ficará disponível em 15 pontos de táxis da cidade no período da festa.

A tabela de preços de referência será informada pelo aplicativo de bate-papo com a finalidade de evitar que taxistas não queiram utilizar o taxímetro. “O WhatsApp também vem facilitar a fiscalização e agilizar a identificação de quem não respeita a lei, pois podem ainda ser feitas denúncias referentes a transportes clandestinos”, afirmou o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota.

Salvador terá dois corredores exclusivos de táxi no período. Um deles funcionará na Avenida Centenário, entre o retorno compartilhado em frente ao Habib´s até o localizado próximo à Rua Miguel Bouriner, onde todos os táxis que adentrarem a via deverão acessar para embarque e desembarque de passageiros. O segundo corredor ficará na Avenida Oceânica, entre curva da paciência e a Praça do Sol, com desvio para a Rua Senta a Pua. Esses corredores serão limitados por gradis e o táxi deverá ficar na fila de espera para embarque.



Caminhoneiros são autuados por “furar” pedágio na Anchieta-Imigrantes

Em operação deflagrada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo com o apoio das polícias Civil e Militar, cinco caminhoneiros foram autuados por evasão nas praças de pedágio no sistema Anchieta-Imigrantes. A prática tem se tornado comum nas cancelas de pagamento eletrônico de estradas paulistas concessionadas.

O monitoramento foi feito nas praças de pedágio do quilômetro 31 da Rodovia Anchieta, em Riacho Grande, e no km 32 da Imigrantes, em Piratininga. A intenção era coibir a ação de motoristas que, ao burlarem o sistema de cobrança da tarifa, colocam em risco outros usuários das rodovias. Os motoristas, para evitar pagar o pedágio, passam colados nos veículos que têm os tags das operadoras instalados, passando antes do fechamento da cancela.

Em novembro de 2014, a Promotoria de São Bernardo do Campo iniciou investigação sobre a “Rádio Cidadão”, uma faixa exclusiva de rádio na qual os caminhoneiros combinam entre si a evasão dos pedágios.

Dos cinco motoristas autuados, um foi detido em flagrante e responderá por estelionato e por adulteração de placa. O veículo foi apreendido e ele deverá pagar multa. Os demais motoristas foram detidos por trafegar com placas ilegíveis e por conta dos veículos estarem com os pneus carecas.

Vídeo entregue pela concessionária Ecovias à Promotoria de Justiça de São Bernardo do Campo registra vários acidentes provocados pela prática. Em um dos casos, um caminhão arrasta um carro de passeio. “São motoristas que realizam manobras imprudentes, colocando em risco a segurança dos demais usuários e funcionários da concessionária, uma vez que conduzem veículos de grande porte, muito pesados, e desenvolvem grande velocidade em uma área na qual os outros motoristas trafegam em velocidade reduzida”, explica o Promotor de Justiça Édivon Teixeira Junior.

Levantamento da ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) mostra que, de 2012 para 2013, o número de evasões em praças de pedágio de rodovias paulistas cresceu 60%. A multa por deixar de pagar a tarifa é de R$ 127,69.



Ônibus movido a biometano é nova aposta de eficiência energética no transporte brasileiro

Apresentando nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, o ônibus movido a biometano pode ser a futura tendência em eficiência energética no transporte público de massa. O primeiro exemplar em circulação no país roda a partir do envasamento do gás produzido com dejetos de aves poedeiras.

“Fabricado na Suécia, o veículo atende à normativa Euro 6 e é considerado um dos mais modernos do transporte público do mundo, com motor dedicado ao uso tanto do com gás natural veicular (GNV) quanto do biometano como combustível. Ele emite 70% menos poluentes que um similar a diesel”, explica Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.

O Grupo Scania pretende inserir a nova tecnologia no mercado nacional, incorporá-la no transporte urbano, intermunicipal ou em fretamentos. A Associação Brasileira de Biogás afirma que o biometano deve ser integrado à matriz de combustíveis no país. Atualmente, a regulamentação do uso do combustível segue em consulta pública aberta pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Em Itaipu, onde rodou mais de 3 mil quilômetros, o ônibus apresentou uma economia de 56% em relação a um veículo movido a diesel. O veículo tem 15 metros de comprimento, dois eixos direcionais e capacidade para levar 120 passageiros. Além de rodar com biometano, o motor também aceita gás natural ou a combinação dos dois.

O ônibus movido a biometano já é referência em países da Europa e da América Latina. É abastecido no Brasil com o GNVerde. Produzido a partir da transformação de resíduos orgânicos em um gás equivalente ao gás natural, o GNVerde possui alto teor de metano (acima de 96,5%).



Maranhão vai encaminhar mais de 40 mil nomes de devedores de IPVA para SERASA

O governo maranhense encaminhará ainda nesta semana a lista de 40 mil nomes de motoristas devedores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  para inscrição no Serviço de Proteção ao Crédito (SERASA).

Já notificados, os proprietários de veículos com o tributo vencido terão os valores inscritos na Dívida Ativa para a cobrança executiva. A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) colocou na internet um sistema de consulta de débitos por pessoas e empresas com veículos registrados em seu nome ou na razão social. Para ter acesso às informações, o contribuinte deve acessar o ícone IPVA, a opção “notificados/SERASA” e fornecer ou número do CPF ou CNPJ. Se houver débitos, o proprietário pode emitir a guia para recolhimento do valor no Banco do Brasil.

Anistia de multa e juros
 O governo maranhense publicou Medida Provisória que vai zerar as multas e juros dos débitos de IPVA dos exercícios 2014 e anteriores. Para ter direito ao benefício, o contribuinte devce pagar o tributo em cota única até o dia 5 de junho.

Proprietários que desejarem regularizar imediatamente as pendências do veículo podem emitir o documento de arrecadação com o código de barras no portal da Sefaz. Os contribuintes têm ainda a opção de parcelar os débitos sem a redução das multas e dos juros. O governo permite o parcelamento em até 12 vezes, mas a parcela não pode ser inferior a R$ 30, para motocicletas e R$ 100 para demais veículos.



Para reduzir mortes de animais nas rodovias, Câmara analisa construção de ecodutos

A Câmara dos Deputados avalia projeto de lei que obriga concessionárias e estados a instalarem ecodutos na malha viária de todo o país. As estruturas são pontes ou túneis parecidos com passarelas de pedestres, mas são construídas com vegetação e terra para imitar o ambiente da região e garantir segurança para os animais.

Os ecodutos deverão ser exigidos nas obras de construções ou ampliações de rodovias e incluídos em Estudos de Viabilidade Técnica e Estudos de Impacto Ambiental. A instalação pode ser subterrânea ou aérea, a depender das características da fauna e condições do relevo de cada região.

Se aprovado o projeto, as rodovias deverão contar com a estrutura em três anos. “Tem sido noticiado, com certa freqüência, a morte por atropelamento de diversos animais nas rodovias visto que elas, muitas vezes, acabam interceptando fisicamente um corredor ecológico natural. Imprescindível, portanto, que se analisem as barreiras físicas existentes em áreas de trânsito da fauna, de forma a se prever a construção de estruturas que propiciem a segurança na travessia da fauna.”, consta na justificativa.

Prevenção
Especialistas da fauna brasileira e de outros setores tomaram a iniciativa de buscar preservar as vidas de animais silvestres que muitas vezes são vítimas de acidentes nas estradas brasileiras. Os trabalhos no combate aos atropelamentos são realizados no Mato Grosso do Sul e devem ser ampliados para todo o país.

O Rede Estrada Viva, como é chamado o projeto, reúne dados sobre a fauna, os índices de mortalidade dos animais nas rodovias e busca sensibilizar o público, além de atuar na formatação de estratégias com a finalidade de reduzir os atropelamentos.

Os números preocupam. Pesquisa do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), da Universidade Federal de Lavras, calcula que 450 milhões de animais silvestres sejam atropelados todos os anos no Brasil. Além dos prejuízos incalculáveis, os mais importantes e impactantes são as perdas de vidas de animais e humanas, já que quando bichos de médio e grande parte estão envolvidos em choque com veículos, geralmente o acidente é muito grave. Outra consequência deste índice alarmante é a perda da biodiversidade no país.

Para se ter ideia da dimensão deste problema, de 2013 a 2014, mais de 1,1 mil carcaças de 25 espécies de animais silvestres foram encontradas em três trechos de pouco mais de 1 mil quilômetros de rodovias do Mato Grosso do Sul.

Entre os animais que mais morrem nas estradas daquele estado estão cachorro do mato, tatu peba, tamanduá bandeira, tamanduá mirim e capivara. “O problema é de fato muito grave e acontece por uma série de razões, entre elas, a negligência do motorista, que muitas vezes ultrapassa a velocidade permitida”, afirma Patrícia Medici, coordenadora da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (IPÊ).

Algumas ações já contribuíram para a preservação da fauna. Em 2006, no Pontal do Paranapanema no Estado de São Paulo, num trecho que corta o Parque Estadual Morro do Diabo, foram instaladas placas educativas e radares a fim de reduzir os atropelamentos de fauna. A iniciativa foi suficiente para reduzir a mortalidade de antas de uma média de seis por ano para uma a cada três anos.



LIVO apresenta novo óculos em parceria com I Hate Flash

Em parceria com o grupo I Hate Flash, coletivo de fotógrafos, a LIVO Eyewear apresentou novo modelo de óculos de sol, que chega em edição limitada. A peça, batizada “Tyler”, é um acessório moderno que conta com linhas retas e lentes arredondadas, disponível nas versões com acetato cristal e lentes cinza ou preta com lentes douradas.

A novidade pode ser encontrada no quiosque da marca localizado no shopping Iguatemi, em São Paulo, ao custo de R$ 348.

LIVO apresenta novo óculos em parceria com I Hate Flash



Novo relógio da Chanel chega em edição limitada

Novo relógio da Chanel chega em edição limitada

O novo relógio da Chanel, conhecido como “Première Rock Watch”, acaba de chegar em edição limitada às lojas da grife espalhadas pelo mundo. O acessório, que une pulseira e relógio em uma peça só, é feito de aço e traz quatro opções diferentes: uma com corrente prateada natural e outras três de couro transpassado, que lembram as tradicionais alças das bolsas da marca.

Para ser considerada uma peça de luxo exclusiva, foram fabricados apenas mil modelos que, no Brasil, podem ser encontrados nos shoppings JK Iguatemi, Iguatemi e Cidade Jardim, em São Paulo.

Novo relógio da Chanel chega em edição limitada



Busca por TI mais estratégica continua, atesta pesquisa

Há muito, os CIOs lideram a luta contínua para tornarem suas funções e, claro, o departamento de TI nas empresas mais estratégicos. Participar ativamente do desenho dos rumos dos negócios e pendurar o avental do operacional, mais do que um sonho, tornou-se uma questão ativa para muitos. Confirma esse quadro pesquisa realizada pela Logicalis com 177 CIOs e diretores de TI em 24 países da Europa, América do Norte, América Latina e Ásia-Pacífico.

Não por acaso, os CIOs participantes do estudo são a favor de recrutar uma nova geração de profissionais de TI orientados a negócio, com as habilidades exigidas para traduzir as necessidades do negócio para TI. Apenas 34% dos CIOs citaram “habilidades técnicas” como prioridade ao recrutar profissionais de TI. Além disso, dois terços restantes buscam habilidades de negócios como comunicação, gerenciamento de serviços e análise de negócios, que são prioridade para 28%, 15% e 12% dos CIOs, respectivamente.

Dois terços (65%) estão preparados para pagar pelas habilidades necessárias para extrair o máximo das soluções de software SDx – 25% esperam pagar entre 5% e 10% a mais, e 22% esperam pagar entre 10% e 20% a mais.

CIOs e gestores de TI (83%) ao redor do mundo planejam usar soluções definidas por software (SDx) em suas estratégias de TIC. Quase dois terços (61%) esperam que as soluções definidas por software causem impacto em seus serviços de TI e nas estratégias de entrega nos próximos três anos; um terço (34%) espera que isso aconteça nos próximos dois anos, e 10% esperam adotar SDx nos próximos 12 meses.

Na visão da Logicalis, esses resultados estão completamente alinhados às prioridades dos CIOs, que buscam reinventar os departamentos de TI como fornecedor interno de serviços.

Para Mark Rogers (foto), presidente e COO da Logicalis, inovações como Software Defined Networks (SDN) e Software Defined Data Centers (SDDC) têm o potencial de transformar redes e data centers em plataformas dinâmicas de serviço. Ele acredita que esses recursos trarão mais facilidade à nova geração dos departamentos de TI para que atendam mais rapidamente às demandas do negócio e à redução de custos no gerenciamento de ambientes operacionais cada vez mais complexos.

“Essa transformação no coração das plataformas de TI está posicionando as tecnologias definidas por software como algo que os CIOs têm na pauta das transformações, e o estudo pode surpreender quanto à velocidade com que muitos CIOs veem SDx se tornando uma prioridade de investimentos”, avalia Rogers.

O executivo acredita que todos os CIOs entrevistados reconhecem, de alguma forma, a transferência do foco do gerenciamento de tecnologia para entrega de serviços de negócio, o que está começando a refletir nas habilidades ‘premium’ que muitos esperam e estão dispostos a pagar por funcionários mais alinhados aos negócios.

“O CIO que opera como um fornecedor interno de serviços irá, agora, buscar investir nas habilidades de negócios dos funcionários existentes, além de tomar algumas decisões difíceis para substituir habilidades técnicas ultrapassadas, e os profissionais a elas atrelados, por profissionais que possam trazer as habilidades necessárias para operar em um mundo em que, cada vez mais, é o negócio que direciona escolhas tecnológicas”, finaliza.



Linha de inverno da Cris Barros chega às lojas amanhã

Diretamente do verão internacional, a estilista Cris Barros acaba de apresentar sua linha de inverno 2015, que chega às lojas amanhã (04.02). A coleção conta com looks que variam das estampas militares às peças inspiradas no closet deles, como o mocassim de salto e vestidos com padronagem de camisaria masculina.

A marca está localizada nos shoppings Iguatemi e Cidade Jardim, em São Paulo, e no Rio Design Leblon e Village Mall, no Rio de Janeiro.



Tigresse passa por nova fase e apresenta novidades para o Inverno

Tigresse passa por nova fase e apresenta novidades para o Inverno 2015

A Tigresse, comandada há sete anos por Renata Figueiredo, está passando por uma nova fase e acaba de apresentar novidades para o Inverno 2015, com foco nas principais tendências e com o objetivo de aumentar sua clientela de fashionistas.

Além de contratar a modelo Amanda Wellsh para fotografar a campanha da temporada, a marca vai apostar em mini coleções feitas em parceria com 12 estilistas a cada mês. Para estrear, Dudu Bertholini criou uma linha com pegada folk, batizada “Wild 70’s”, que conta com camisas, vestidos, saias mídis, calças flare e jaquetas, com destaque para o trabalho de macramê feito em chamois de couro e o acabamento em franjas. Já a cartela de cores conta com tons terrosos, como o camelo, mostarda, vermelho e marsala, que foi considerada pela Pantone a cor de 2015.



Tráfego de dados móveis no Brasil aumentará 9 vezes, prevê estudo

A adoção contínua de dispositivos móveis mais potentes e as conexões máquina a máquina (M2M), combinadas a um acesso mais amplo a redes celulares mais rápidas, serão os principais responsáveis pelo aumento significativo no volume de tráfego de dados móveis no mundo. É o que revela a nova edição do Cisco Visual Networking Index (VNI).

O estudo foi realizado com base em previsões de analistas independentes e pesquisas sobre a utilização de dados móveis no mundo real entre 2014 e 2019. Sobre essa base de dados são acrescentadas as estimativas da Cisco para a adoção de aplicações móveis, minutos de uso e velocidade de transmissão. Em 2014, 88% do tráfego global de dados móveis foi de tráfego “inteligente”, com capacidades de computação/multimídia avançadas e velocidade mínima de conectividade 3G, mas esse número deverá subir para 97%, em 2019.

A tendência mundial de migração dos usuários dos telefones com recursos básicos para os chamados smartphones, somada ao crescimento contínuo de recursos similares aos dos tablets, o ressurgimento dos laptops com recursos de tablet, bem como a expansão de aplicações máquina a máquina são os fatores-chave que suportam essa crescente tendência de tráfego inteligente.

A conexão 3G deve superar a 2G como a maior tecnologia celular, com base na quota de conexão, em 2017. Em 2019, as redes 3G vão suportar 44% dos dispositivos móveis e das conexões globais; as redes 4G deverão suportar 26% das conexões, mas devem gerar 68% do tráfego.

Sobre crescimento sólido de tráfego, o Cisco VNI prevê que o tráfego global de dados móveis irá atingir um volume anual de 292 exabytes em 2019 (acima dos 30 exabytes registrados em 2014), o equivalente a  292 vezes mais tráfego do que todo o tráfego IP (Internet Protocol) fixo e móvel, gerado no ano 2000; ou  65 trilhões de imagens (por exemplo, serviço de mensagens multimídia ou Instagram) – 23 imagens diárias, por pessoa, em todo o planeta Terra durante um ano; ou  6 trilhões de vídeos (por exemplo, YouTube) – mais de dois videoclipes diários, por pessoa, em todo o planeta Terra, por um ano.

Vale lembrar que um exabyte é uma unidade de informação ou de armazenamento de dados em computador igual a um quintilhão de bytes ou um bilhão de gigabytes.

No Brasil
O tráfego de dados móveis no Brasil vai aumentar nove vezes de 2014 a 2019, de acordo com o estudo, com uma taxa de crescimento anual composta de 56%, atingindo uma taxa anual de 7,2 Exabytes em 2019, superior aos 0,8 Exabytes em 2014. E chegará a 601,7 Petabytes por mês em 2019 (o equivalente a 150 milhões de DVDs a cada mês), superior aos 64,4 Petabytes por mês registrados em 2014.

Cerca de 61% das conexões móveis serão conexões “inteligentes” em 2019, superior aos 23% em 2014. E o tráfego de dados móveis vai crescer três vezes mais rápido que o tráfego IP fixo de 2014 a 2019 no País, sendo responsável por 14% de todo tráfego de dados fixo e móvel brasileiro, em 2019, superior aos 3% de 2014. Sendo que 99% do tráfego de dados móveis será de tráfego “inteligente” em 2019, comparado aos 85% em 2014.

No Brasil, o tráfego por dispositivo móvel de usuário final conectado (excluindo M2M e LPWA) chegará a 1.794 megabytes por mês em 2019, superior aos 226 megabytes por mês em 2014, uma taxa de crescimento de 51%. Além disso, haverá 174,9 milhões de usuários móveis no Brasil em 2019 (83% da população brasileira). Em 2019 eram 152, 8 milhões de usuários.

O tráfego móvel de consumo aumentará 9,4 vezes entre 2014 e 2019 no País, com taxa anual de crescimento de 56%. Consumo será responsável por 90% do tráfego móvel, enquanto negócios responderão por 10% em 2019. O vídeo representará 73% do tráfego móvel no país em 2019, comparado a 53% no final de 2014. Pouco mais de 24% do total de conexões móveis serão por 4G em 2019, comparado a 1,9% em 2014.  Do tráfego IP total (fixo e móvel) em 2014, 56% foi Wi-Fi, 40% por rede cabeada e 3% móvel. Já em 2019, 57% desse total deve ser Wi-Fi, 30% cabeado e 14% móvel.

Principais fatores das estimativas
Entre 2014 e 2019, a Cisco prevê que o aumento global de tráfego móvel irá ultrapassar o aumento global de tráfego fixo por um fator de três. As principais tendências impulsionando o aumento do tráfego de dados móveis incluem:

Mais usuários móveis:Em 2019 haverá 5,2 bilhões de usuários com dispositivos móveis (superando os 4,3 bilhões em 2014). Em 2014, quase 59% da população mundial (7,2 bilhões de pessoas) eram usuários móveis e, em 2019, este número deverá subir para mais de 69% da população mundial (7,6 bilhões de pessoas).
Mais conexões móveis: Em 2019 haverá cerca de 11,5 bilhões de dispositivos/conexões móveis, incluindo 8,3 bilhões de dispositivos móveis pessoais e 3,2 bilhões de conexões M2M (superando os 7,4 bilhões totais de dispositivos móveis e conexões M2M em 2014).

Velocidades móveis mais rápidas:A velocidade média de rede móvel global será 2,4 vezes maior, aumentando de 1,7 Mbps em 2014 para 4,0 Mbps em 2019.

Mais vídeo móvel:Em 2019, o vídeo móvel representará 72% do tráfego global de dados móveis (superando os 55% registrados em 2014).

Conexões móveis Máquina a máquina (e dispositivos portáteis)
M2M refere-se às aplicações que permitem que os sistemas sem fio se comuniquem com dispositivos semelhantes para suportar os sistemas de navegação global mediante satélite (GPS), rastreamento, medidores de serviços públicos e vídeos de segurança e vigilância. Dispositivos portáteis são incluídos como um subsegmento da categoria de conexões M2M para ajudar a projetar a trajetória de crescimento da Internet de Todas as Coisas.

O número de dispositivos portáteis no mundo deverá aumentar cinco vezes, chegando a 578 milhões em 2019, contra 109 milhões em 2014, com a maioria dos dispositivos presentes na América do Norte e da região Ásia-Pacífico.

A expectativa é de que isso gere um aumento 18 vezes maior no tráfego móvel de dispositivos portáteis de 2014 a 2019, sendo a maior parte do tráfego proveniente de smartphones.
Em 2014, a média de tráfego mensal gerado por um dispositivo portátil foi seis vezes maior que a de um aparelho básico (portáteis = 141 MBs de tráfego móvel/mês contra aparelhos básicos = 22 MBs tráfego móvel/mês).

Como um exemplo de case de uso, com um dispositivo portátil de última geração, o streaming de uma câmera de vídeo GoPro em uma rede celular geraria cerca de 5MB de tráfego de dados móveis por minuto.

Em 2014, o módulo M2M gerou, em média, três vezes mais tráfego por mês que um aparelho básico (M2M = 70 MBs tráfego móvel/mês contra aparelhos básicos = 22 MBs de tráfego móvel/mês).

Conectividade 4G
Muitos provedores de serviços globais estão implantando tecnologias 4G para enfrentar a forte demanda de usuários, consumidores e empresários, por serviços e conteúdo wireless. Em muitos mercados emergentes, os provedores de serviços estão criando novas infraestruturas móveis com soluções 4G. Em alguns mercados maduros, provedores de serviços estão complementando ou substituindo o legado de soluções 2G ou 3G por tecnologias 4G.

26% de todos os dispositivos e conexões globais estarão capacitados com a tecnologia 4G, em 2019.
O número de conexões globais 4G crescerá 18 vezes, passando de 459 milhões em 2014 para 3 bilhões em 2019.Em 2017, o 3G irá ultrapassar o 2G, tornando-se a maior tecnologia celular, com base na quota de conexão.
Em 2014, as conexões 4G foram responsáveis por 40% do total do tráfego de dados móveis; em 2019, as conexões 4G serão responsáveis por 68%.

Em 2014, a média de conexão 4G gerou um volume de 2,2 GB de tráfego de dados móveis por mês; em 2019, a média de conexão 4G vai gerar 5,6 GB de tráfego de dados móveis por mês, 5.4 vezes maior que o 1,0 GBs/mês referente à média de conexão não-4G.

Tráfego Wi-Fi offload supera o de celular
“Offload” refere-se ao tráfego a partir de dispositivos dual mode, que suporta as conectividades Wi-Fi e celular, excluindo laptops, através de Wi-Fi e redes small cells. O offload ocorre no nível do usuário ou dispositivo, quando se muda de uma conexão celular para o acesso Wi-Fi e small cell. As projeções do Cisco VNI para offload móvel incluem o tráfego de hotspots públicos e redes Wi-Fi residenciais.

Em 2014, 46% do total do tráfego de dados móveis foi offload; em 2019 será 54%.

Sem offload, a taxa de crescimento anual composta móvel global (CAGR – Compound Annual Growth Rate) para o tráfego global de dados móveis seria significativamente maior (65% em vez de 57%).

Voz sobre Wi-Fi (VoWi-Fi) x Voz sobre LTE (VoLTE)
Dado o crescimento e o papel estratégico das tecnologias de rede móvel Wi-Fi, o estudo deste ano inclui uma análise da VoWi-Fi em comparação com outros serviços móveis de voz. A VoWi-Fi não é nova, mas as soluções anteriores eram limitadas, o que afetou a adoção e a experiência do usuário final. Agora estão sendo lançadas VoWi-Fi diretamente das operadoras, que pode ser integrada a dispositivos sem chip, como os tablets habilitados apenas para conexão Wi-Fi. A VoWi-Fi tem potencial para um crescimento significativo ao longo dos próximos cinco anos.

Em 1017, o tráfego VoWi-Fi (10.8 Petabytes por ano) irá ultrapassar a VoLTE (10.7 Petabyes por ano).

VoWi-Fi irá ultrapassar a VoLTE em número de minutos utilizados por ano em 2018.

Os minutos de uso de VoWi-Fi serão responsáveis por mais da metade (53%) de todo o tráfego de voz IP móvel em 2019.

Tráfego móvel na nuvem
Aplicações e serviços na nuvem, como Netflix, YouTube, Pandora e Spotify irão permitir que os usuários móveis superem as limitações de capacidade de memória e de potência de processamento dos dispositivos móveis.

O tráfego móvel na nuvem irá aumentar cerca de 11 vezes de 2014 (2 exabytes/mês) para 2019 (21,8 exabytes/mês).
Em 2014, as aplicações em nuvem foram responsáveis por 81% do total do tráfego de dados móveis; em 2019, serão responsáveis por 90%.



Logística e Big Data, tudo a ver

por Wagner Tadeu Rodrigues*

O setor de logística encontra-se bem posicionado e em condições para se beneficiar dos avanços tecnológicos do Big Data. Provedores de logística, hoje, gerenciam enorme fluxo de mercadorias e, ao mesmo tempo, criam enormes conjuntos de dados.

Para milhões de embarques diários, que englobam controles como origem e destino, tamanho, peso, conteúdo e localização, há rastreio e controle por meio de redes globais. Mas o rastreamento desses dados explora plenamente o valor que podem agregar aos negócios? Acredito que hoje não.

Não se pode negar que há enorme potencial inexplorado para melhorar a eficiência operacional e “experiências” em relação ao cliente, e ainda possibilidade de criar novos modelos de negócios. Considere, por exemplo, os benefícios da integração dos dados logísticos de vários provedores da cadeia de abastecimento. Isto pode eliminar a fragmentação do mercado atual, permitindo uma nova e poderosa corrente de colaboração e serviços.

Muitos provedores imaginam que o Big Data mudará os rumos no setor de logística. Em recente estudo global sobre as tendências da cadeia de abastecimento (BLV International, 2013), 60% dos pesquisados afirmaram que planejam investir em análise de Big Data nos próximos cinco anos.

No entanto, a busca por vantagem competitiva começa com a identificação de importantes casos de uso do Big Data. Nesse trabalho, deve-se olhar primeiro para as organizações que implantaram, com êxito, análise de Big Data no contexto das suas próprias indústrias. Em seguida, é preciso considerar uma série de casos de uso específicos para o setor de logística.

Capitalizar e maximizar o valor dos ativos de informação deverão ser, no médio prazo, novos objetivos estratégicos para a maioria das organizações. O desafio é trabalhar para se beneficiar da pilha crescente de dados e colocar esses dados em condições para uma boa utilização. Em especial nas potências empresariais estabelecidas na Internet, que criaram com muito sucesso modelos de negócios orientados para a informação, além de companhias de outros setores em estágios iniciais de exploração.

De acordo com a citada pesquisa, apenas 14% das companhias europeias já tratam análise de Big Data como parte do seu planejamento estratégico e ainda quase metade delas esperam obter crescimento anual de dados de mais de 25%.

*Wagner Tadeu Rodrigues é presidente da Store Automação



H&M pretende inaugurar 400 lojas em 2015

H&M pretende inaugurar 400 lojas em 2015

Depois da abertura de 379 lojas no ano de 2014, a H&M pretende inaugurar mais 400 lojas pelo mundo em 2015, com destaque para os primeiros pontos de venda em Taiwan, Peru, África do Sul, Macau e índia. Se alcançar esta meta, a gigante sueca do fast-fashion vai chegar aproximadamente aos 4 mil pontos de venda.

Além disso, a marca, que faturou aproximadamente 2.2 bilhões de euros, anunciou também a abertura de uma linha de beleza, batizada “H&M Beauty”, que será vendida a partir do próximo outono, e que deverá substituir os produtinhos que são vendidos esporadicamente nas lojas.



La Rouge Belle apresenta coleção de Inverno 2015

La Rouge Belle apresenta coleção de Inverno 2015

Para sua coleção de inverno 2015, a La Rouge Belle se inspirou em mulheres românticas e cosmopolitas, com peças em estampas de animal print, best seller da marca de lingeries, nas cores clássica e vermelha. Além disso, a linha conta também com estampa floral, que chega acompanhada de borboletas, em fundos claros ou escuros.

Para quem não dispensa estar bem vestida mesmo dentro de casa, a marca lança também uma linha Homewear, com peças casuais e confortáveis, como a calça plush, que conta com acabamento de alfaiataria. A loja está localizada no shopping Iguatemi, em São Paulo.



M.A.C Cosmetics apresenta linha com cores claras e suaves

MAC Cosmetics apresenta linha com cores claras e suaves

Especial para este verão, a M.A.C Cosmetics deixou as cores escuras de lado e apostou em uma nova linha de maquiagem somente com cores claras e suaves, batizada “Lightness of Being”.

A coleção conta com itens como batons, lápis, sombras, blushes, esmaltes, entre outros, em tons pastel, champanhe perolado, nude rosado, lavanda fria e verde-menta claro, cores que, sozinhas ou combinadas, conseguem produzir diversas nuances no rosto. Já para o bronze, a ordem é menos dourado e mais pêssego.



Tory Burch apresenta sua linha Resort 2015

Tory Burch apresenta sua linha Resort 2015

A Tory Burch apresentou, na última semana, sua linha Resort 2015, que foi inspirada na paleta de cores do artista americano Milton Avery, com peças casuais, descontraídas e simples, porém sem deixar de lado a estruturação e elegância dos looks românticos da grife.

A linha já está disponível na loja da marca localizada no shopping Village Mall, no Rio de Janeiro, e chega às outras lojas do Brasil nesta semana, nos shoppings Iguatemi, JK Iguatemi e Pátio Higienópolis, em São Paulo.



Rebekka Bay deixa a direção criativa da GAP

Rebekka Bay deixa a direção criativa da GAP

À frente da marca desde setembro desde 2012, quando substituiu Patrick Robinson, Rebekka Bay acaba de deixar a direção criativa da GAP, que agora terá a criação de suas diferentes linhas realizada pela equipe de design desenvolvida pela própria estilista.

“Gostaria de agradecer Rebekka pela sua paixão e pelos seus processos criativos que ela trouxe para a marca”, comenta Jeff Kriwan, presidente global da GAP, em comunicado à imprensa.



Após falta de lacre, emplacamento de veículos é regularizado em MT

Após enfrentar atrasos em emplacamentos de veículos por falta de lacres veiculares, o Estado do Mato Grosso regularizou os processos. Desde o dia 30 de janeiro, o problema foi resolvido em Cuiabá e Várzea Grande, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). Já os demais municípios do interior terão o serviço restabelecido nesta semana.

A diretora de veículos do Detran-MT, Talita Peske Rodrigues, explicou que os lacres serão encaminhados para as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). “Esta semana a prestação de serviço de lacre de veículos estará regularizada em todo o estado. Todo o procedimento de conferência e distribuição dos lacres está sendo feito com prioridade máxima”, diz a diretora.

Os estoques de lacres do Detran-MT praticamente esgotaram no mês passado. O diretor-presidente, Rogers Elizandro Jarbas, afirmou que não há tempo hábil para a aquisição de novo lote, já que a gestão anterior não abriu processo licitatório.

Devido à grande demanda de consumo, o Detran-MT adquiriu os lacres em caráter emergencial. “Esclarecemos que tramita na Coordenadoria de Aquisições e Contratos deste órgão, com a máxima prioridade, processo administrativo para a aquisição emergencial de referido material, todavia, em decorrência dos critérios técnicos e legais que devem ser cumpridos, mesmo com a máxima dedicação dos setores envolvidos, serão necessários alguns dias para que a situação seja normalizada e os respectivos serviços voltem a ser prestados aos usuários”, diz a nota emitida pelo órgão.



Contas de ex-diretores do Detran-RS são reprovadas por TCE

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) reprovou em sessão plenária, ocorrida no dia 28 de janeiro, as contas do ano de 2009 de três ex-diretores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS). Sérgio Luiz Buchmann, Sérgio Fernando Elsenbruch Filomena e Estella Maris Simon são alvo da auditoria que revelou incoerências na gestão de recursos com multas de trânsito e na contratação de terceirizados.

Entre as irregularidades, o TCE-RS apontou que a redução de taxas relativas à emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) prejudicou a cobertura dos custos com exames de saúde, teóricos e práticos.  O órgão afirma que o Detran-RS possuía superávit à época, no entanto, houve prejuízos aos cofres públicos.

Há incoerências também na contabilidade da arrecadação de multas. O TCE verificou que à época havia um saldo de cerca de R$ 500 mil na conta bancária destinada a recebimentos de parcelamento de multas. O valor, que deveria ter sido destinado aos municípios para melhorias no trânsito, estava parado havia mais de cinco anos.

Na auditoria foram encontradas mais irregularidades com relação aos prestadores de serviço. O valor pago pelo Detran aos CFCs, por exemplo, excedia o limite. Houve também descumprimento à norma que estabelecia por profissional credenciado até 32 exames por dia de saúde ou psicotécnico. Na auditoria, foi verificado que um médico fazia mais de 100 atendimentos diários.  Os trabalhadores passaram a ser pagos pelo Detran diretamente em 2009, o que acarretou, de acordo com o TCE, em um acréscimo de 20% nas despesas com pessoal somente com o pagamento de INSS.

O TCE também identificou falhas na gestão de pátios de veículos aprendidos. O Detran-RS terceirizou cinco empresas na época sem promover licitação. Também houve atrasos na realização de leilões, que abarrotaram mais ainda os espaços destinados à apreensão dos veículos. Em outubro de 2009, somente em um dos pátios credenciados, o montante acumulado com estadias de veículos com restrição judicial chegava a R$ 4,5 milhões. Por lei, proprietários de veículos nestas condições têm isenção das despesas e o custo é de responsabilidade do Estado, o que, na visão do TCE-RS, representa sistema deficiente no controle interno.

Por conta destas e de outras irregularidades, o tribunal determinou aos ex-diretores multa de R$ 1,5 mil. Recomendou também à atual direção da autarquia que evite a ocorrência de inconformidades e corrija aquelas passíveis de regularização. As providências serão verificadas em futura auditoria.

A decisão não é definitiva, cabendo recurso ao Pleno do Tribunal em 30 dias a contar da publicação no Diário Eletrônico do TCE-RS.



TCU recomenda revisão em edital para concessão da Ponte Rio-Niterói

Aprovado com ressalvas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o processo de concessão da Ponte Presidente Costa e Silva, a Ponte Rio-Niterói, tem impropriedades na formação de valor da tarifa-teto e no quantitativo de pessoal e de veículos presentes na planilha de cálculo. O órgão recomendou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que suspenda a publicação do edital de licitação até a realização dos reajustes.

A justiça revisou o primeiro estágio do processo, que consiste nos Estudos de Viabilidade Técnica e Econômico-Financeira (EVTEA) da concessão de trecho da rodovia federal BR-101/RJ. Os valores que constam nos cálculos com pessoal e maquinário, segundo o TCU, estão quase dez vezes acima dos montantes especificados em documentos prestados pela empresa que explora o trecho atualmente.

O TCU afirma que os custos colocados no edital vão superar a previsão de despesas em concessões recentes e que tem trechos 60 vezes mais extensos de cobertura. A revisão na planilha de custos pode enxugar as despesas e gerar uma economia de R$ 600 milhões.

Além de determinar a suspensão da publicação do edital, o ministro Walton Alencar Rodrigues, relator do processo, recomendou procedimentos à ANTT para o aperfeiçoamento do modelo de concessões praticado pela agência. O Programa de Investimento em Logística (PIL) prevê a entrega para exploração comercial da iniciativa privada de 7 mil quilômetros de rodovias. Os investimentos do setor privado estão estimados em R$ 46 bilhões. De acordo com a ANTT, o programa rodoviário visa ampliar, modernizar e integrar a malha viária.

Ponte Rio-Niterói
O contrato com a empresa que irá explorar o trecho terá duração de 30 anos. A licitação será por modalidade de leilão, na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA). Conforme publicado no Diário Oficial da União, serão abertas as propostas econômicas escritas. A empresa que tiver a melhor classificação será a que oferecer o menor valor na tarifa de pedágio. A participação no leilão será permitida de forma isolada ou por meio de consórcio. Podem participar ainda pessoas jurídicas brasileiras ou estrangeiras, entidades de previdência complementar e fundos de investimentos.

A primeira licitação do programa de concessões rodoviárias foi feita na Ponte Rio-Niterói, em 1995, por um período de 20 anos de exploração de infraestrutura. A rodovia tem 13,2 quilômetros de extensão.



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