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Com queda de 9,3% nos emplacamentos, crescimento da frota paranaense desacelera

O crescimento da frota paraense diminuiu de ritmo no ano passado. Em 2014 foram registrados 330 mil novos veículos contra 361 mil em 2013. Comparado a 2011, o crescimento é ainda menor. Naquele ano, foram emplacadas 385 mil novas unidades.

O Estado mantém a terceira maior frota do país. O total de veículos em circulação no Paraná chegou a 6.489.289 entre carros, motocicletas, ônibus e caminhões. São Paulo tem a maior frota circulante, com 25,7 milhões de veículos e, Minas Gerais é a segunda, com 9,4 milhões.

“É uma frota expressiva, que exige do poder público ações estratégicas e investimentos consistentes em educação, fiscalização e infraestrutura. O Governo do Estado tem adotado uma série de medidas para melhorar a formação de condutores e os serviços prestados a eles, além de auxiliar os municípios no planejamento viário”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Levantamento do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR) mostra que o total de veículos registrados no Estado mais que dobrou na última década. Em 2004, 3.182.172 veículos circulavam nos municípios paranaenses. A frota manteve o crescimento desde então, mas em ritmo menor. Em 2007 houve pico de 8,8% e, em 2008, de 8,9%. Nos três anos seguintes os percentuais caíram para 7,6%. Já em 2012 o crescimento foi de 6,8%, em 2013, 6,2% e, em 2014, de 5,3%.

Entre os cinco municípios que mais emplacam veículos novos no Paraná, três tiveram quedas. São José dos Pinhais apresentou redução de 35,77%;

Maringá, de 14,87%; e Ponta Grossa, de 12,90%. Em contraponto, a capital Curitiba registrou alta de 12,62% e Londrina, de 5,70%.

Curitiba representa praticamente um quarto da frota paranaense, com 1.406.049 veículos. Londrina é a segunda a ter o maior número de veículos em circulação – são 357.795 unidades. Maringá é a terceiro, com 297.717 unidades. A lista é completada por Cascavel (201.271 veículos), Ponta Grossa (179.213), São José dos Pinhais (170.480), Foz do Iguaçu (155.196), Colombo (112.980), Guarapuava (90.379) e Toledo (88.364). A menor frota é em Guaraqueçaba, no Litoral do Estado, com 665 veículos.

Cenário nacional
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) justifica que o quadro acompanha uma tendência em todo o Brasil. No ano passado, os emplacamentos tiveram redução de 6,6% no país, com 5.096.236 novos veículos incorporados à frota nacional, formada por 86.700.490 unidades.

“O ano de 2014 foi marcado pela instabilidade da economia, crédito mais restrito, PIB baixo, eleições, Copa do Mundo e endividamento da população. Todos esses fatores afetaram o comércio de uma forma geral e fizeram com que o consumidor deixasse de lado investimentos maiores, como os bens duráveis”, afirma o presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv) e diretor-geral da Fenabrave, Marcos da Silva Ramos.



Aulas para emissão de CNH “B” terão carga horária ampliada em PE

As aulas de candidatos à habilitação da categoria “B” terão carga horária ampliada em Pernambuco. A portaria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) que disciplina a nova estrutura curricular foi publicada no Diário Oficial do Estado.

As readequações passam a valer a partir de 2 de fevereiro. Os candidatos deverão fazer vinte e cinco horas/aula, cinco horas adicionais que devem, obrigatoriamente, ser ministradas no período noturno. Para adição da carteira B, o Departamento exigirá vinte horas/aula prática, as quais quatro deverão ser à noite.

Da mesma forma que em outros estados, como São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, Pernambuco cumpre a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) nº 493/2014. As aulas teóricas exigidas para quem vai tirar a carteira de motoristas têm a mesma carga horária, de 45h/aula.

Prova prática em vias públicas
Tramita na Câmara dos Deputados proposta que exige carga horária mínima de prática de direção em vias públicas para condutores candidatos à habilitação. O tempo mínimo deve ser fixado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). A senadora Ana Amélia (PP-RS), autora da proposta, afirma que a medida coíbe a prática de autoescolas de treinarem seus clientes em circuitos fechados. “Não nos parece razoável que todo o treinamento seja realizado exclusivamente fora de nossas ruas e avenidas, já que é esse o ambiente real em que os ex-aprendizes já habilitados irão conduzir suas motocicletas”, destaca.

Ana Amélia lembra que o Contran já editou resolução semelhante ao projeto. “Entretanto, ante a gravidade dessa situação, e considerando a possibilidade de que o colegiado possa, por algum motivo, retirar essa exigência do texto de suas normas, decidimos apresentar a proposta de transformá-la em lei”, finaliza.



ANTT debate resolução que regulamenta registro de transporte de cargas

Audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) debateu e coletou contribuições sobre a Resolução nº 3.056/2009, que estabelece critérios para o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTC).

Estudos técnicos foram considerados para a nova proposta, além de demandas do setor e recomendações de outras áreas do setor público. Segundo a ANTT, o objetivo da audiência pública é prosseguir com a regulamentação do setor, que vai beneficiar o transportador, usuários e a própria sociedade.

Dos 112 participantes, 37 apresentaram sugestões. Cidadãos podem participar da consulta pública até o dia 31 deste mês. Basta preencher formulário disponibilizado no site da Agência ou por via postal para o endereço da sede da ANTT em Brasília (SCES – Trecho 03 – Lote 10/Polo 08 do Projeto Orla – CEP 70.200-003).

O RNTC é obrigatório para exercício da atividade remunerada de transportadores de cargas. A resolução da ANTT em discussão estabelece os procedimentos para inscrição e manutenção da permissão. O registro regulariza o exercício da atividade e fornece aos usuários informações sobre oferta de transporte. Devem ser cadastradas Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas (ETC), Cooperativas de Transporte Rodoviário de Cargas (CTC) e Transportadores Autônomos de Cargas (TAC).

Mais de 1 milhão de profissionais registrados
Segundo levantamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em 2014 foram contabilizados mais de 1 milhão de trabalhadores devidamente cadastrados como transportadores de carga no RNTC. O número de caminhoneiros que possuem cadastro no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) representa um aumento significativo de trabalhadores do ramo, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“Isso mostra a importância do setor como força motriz do progresso nacional. Sabemos que há muito ainda a ser realizado, não só no que se refere a investimentos para ampliação e integração dos modais, como também para a melhoria na fiscalização das condições de rodovias e ferrovias, visando à segurança destes trabalhadores”, comenta o diretor superintendente da 3T Systems, Edésio de Campos Horbylon Neto.

O órgão afirma que o aquecimento de profissionais regularizados para exercer a atividade também reflete no crescimento da frota e nas ações de fiscalização realizadas nas rodovias. “Como exemplo, podemos citar a exigência pelos Detrans de alguns estados da comprovação do cadastro no RNTRC para a expedição do Licenciamento Anual (CRLV) de veículos na categoria de aluguel e a necessidade do RNTRC no cadastramento de empresas de transporte e no preenchimento de documentos fiscais relacionados a transportes, emitidos pelas Secretarias de Fazenda Estaduais”, enumera Wilton Sousa, gerente de Registro e Acompanhamento do Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas.

Para a ANTT, o motorista tem vantagens em obter o registro. Além de estar regularizado, ajuda a inibir o transporte clandestino. O profissional também tem seus dados em uma base de informações que traçam o perfil do transportador de cargas no país. Este banco possibilita mensurar a quantidade de transportadores regularmente estabelecidos, o total de veículos por categoria e as empresas e cooperativas em atividade.



Parada a cada duas horas e evitar bagagem em excesso. Confira dicas para uma viagem segura

O Carnaval está aí e muita gente deve estar de viagem programada para cair na folia. Antes de viajar, é importante estar atendo a orientações que podem fazer a diferença para o motorista. Uma delas é o tempo de descanso. O recomendável é uma pausa a cada duas horas para longos trajetos. Este é o intervalo ideal para se alimentar e descansar um pouco.

O Radar Nacional traz seis dicas de especialistas ouvidos pela Caçula Pneus para garantir uma viagem tranquila e segura. Confira:

  1. Faça uma revisão completa no carro. Verifique nível do óleo, pastilhas de freio, limpeza das velas, luzes dos faróis e das setas. Verifique a suspensão, o cinto de segurança e a parte elétrica do automóvel.
  1. Certifique-se de estar com os pneus em bom estado, calibrados e alinhados. Inclusive o estepe. Verifique o estado dos itens obrigatórios como triângulo, chave de roda e macaco.
  1. O motorista deve parar a cada duas horas para se alimentar e descansar antes de seguir viagem. Apenas ultrapasse em trechos de faixa tracejada e respeite o limite de velocidade.
  1. Verifique o peso apropriado para o seu veículo e não exceda o limite estipulado em manual. Evite colocar bagagens em locais que obstruam a visão. Respeite o limite de passageiros e certifique-se de que todos estejam com o cinto de segurança.
  1. Planeje seu trajeto, determine pontos de parada e um ritmo para a viagem. Procure viajar de dia e em boas condições climáticas, se possível.
  1. Esteja com o carro regularizado. Pague o seguro obrigatório, o IPVA e qualquer multa pendente. Com isso feito, realize o licenciamento de seu veículo. Verifique se o seu extintor já respeita a nova legislação. Todo carro precisa circular com extintor ABC a partir de abril de 2015.


Contra roubo de cargas, uso de bloqueadores de celular pode dar cadeia

A comercialização ou uso de bloqueadores de telefone celular, chamados de “jammers” pode dar cadeia no Brasil. O Projeto de Lei nº 7925/14, em tramitação na Câmara dos Deputados, busca coibir o roubo de cargas de quadrilhas especializadas que utilizam o equipamento para impedir a comunicação do transportador com a empresa.

Pela proposta, importar, exportar, fabricar, adquirir ou vender implicará em pena de prisão de um a três ano, além de multa.

O dispositivo antirrastreamento tem venda controlada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Mas o produto é encontrado na internet sem dificuldades, a preços que vão de R$ 110 a R$ 2 mil.

Arquivado por conta do fim da legislatura, o projeto pode voltar à votação após 31 de janeiro e passará por análise da Comissão de Constituição e Justiça.

Rombo de R$ 1 bi
Balanço da Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) aponta que, em 2013, foram registradas 15,2 mil ocorrências de roubo de cargas nas rodovias brasileiras. O número é 5% maior que o total de 2012, quando foram 14,4 mil casos, e o prejuízo financeiro totaliza R$ 1 bilhão, contra R$ 960 milhões do ano anterior. O balanço aponta, também, que somente 21% dos caminhões roubados são recuperados.

Conforme informações da Agência CNT de Notícias, a região Sudeste concentra a maior parte das ocorrências, com quase 82% dos roubos. Entre os estados, São Paulo lidera o ranking, com 52,4%. Os principais alvos dos criminosos são produtos alimentícios, cigarros, eletroeletrônicos e farmacêuticos.

Ainda segundo a NTC&Logística, 70% dos ataques de criminosos se concentram em áreas urbanas, durante coleta e entrega de mercadorias. Os outros 30% são em rodovias. Apesar disso, segundo o coronel Paulo Roberto de Souza, assessor de segurança da instituição, o prejuízo, no segundo caso, é maior devido à quantidade e ao valor das mercadorias. Ele explica também a forma de ação das quadrilhas: “nas áreas urbanas, os criminosos agem em semáforos, postos de entrega e invadindo depósitos de carga, que estão se transformando em verdadeiras fortalezas. Nas rodovias, eles implementam estratégias para paralisar os veículos, desde falsas barreiras policiais até abordagens em movimento e enfrentamento policial”.

Em SP, receptador tem ICMS cassado
Comerciantes pegos por adquirir, distribuir ou vender mercadoria produto de roubo, furto ou descaminho podem ter a inscrição do cadastro de contribuintes do ICMS cassada no Estado de São Paulo. A nova lei já em vigor é a promessa de apertar o cerco contra o roubo de cargas e estabelece penalidades mesmo que não caracterizada a receptação.

A multa afixada corresponde a duas vezes o valor do produto. Todo montante arrecadado será revertido em ações para combater o roubo e furto de cargas. Trata-se de uma medida contra o crime organizado em São Paulo.

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/SP) apontam que, de 2012 para 2013, o número de ocorrências de roubos de cargas no estado aumentou 5,58%. Foram registradas em média mensal de 646 ocorrências em 2013 contra 611 no ano anterior. A grande maioria dos casos (81%) está concentrada na capital e municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.



Tarifa de ônibus será reajustada em Curitiba. Greve ainda afeta serviço

A Prefeitura de Curitiba anunciará oficialmente nesta sexta-feira (30) o reajuste na tarifa de ônibus, a exemplo de outras 79 cidades brasileiras. A nova tarifa será divulgada em meio à greve do transporte público, que ainda afeta a vida do curitibano que depende do serviço. Atualmente, a passagem custa R$ 2,85 e o novo valor praticado deve ficar em torno de R$ 3.

Na manhã desta quinta-feira, 83% da frota circulava pelas ruas, de acordo com levantamento do Centro de Controle Operacional (CCP), da Urbs. Terminais e canaletas mantinham trânsito livre. A retomada parcial das atividades cumpre a determinação do desembargador Luiz Eduardo Gunther, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), de manter em operação pelo menos 80% da frota. O descumprimento acarretaria multa diária de R$ 300 mil.

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) afirmou em nota que manterá a luta pelo pagamento da dívida de R$ 16,7 milhões com os subsídios vencidos desde outubro do ano passado. “O Governo do Estado, por meio da Comec, transfere R$ 5 milhões ao fundo do transporte, saldando um pedacinho da sua dívida. As empresas recebem o recurso e, até quinta-feira, no máximo, pagam os trabalhadores. Até lá, a greve continua com frota mínima de 80% dos veículos em circulação, sob pena de multa de mais de meio milhão de reais ao Sindimoc”, afirmou.

A Urbs confirma que o governo estadual acumula uma dívida de R$ 16,5 milhões ao sistema de transporte da capital, valores que acumulam parcelas de outubro, novembro e dezembro do ano passado. Para o órgão, manter o pagamento em dia dos trabalhadores garante a normalidade dos serviços, mas reafirma que vai negociar a renovação do contrato com o governo estadual, encerrada em 2014, além do pagamento das parcelas em atraso. A integração dos sistemas, segundo a Urbs, é um “patrimônio da sociedade”.

Somados os 13 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, a dívida do governo estadual para cobrir gastos do transporte na Rede Integrada já acumulam R$ 75 milhões.



Rodrigo Kede deixa presidência da IBM. Assume Marcelo Porto

Rodrigo Kede (foto) deixa a presidência da IBM no Brasil para assumir o cargo de vice-presidente mundial de estratégia e transformação da IBM. Ele entrou na companhia como estagiário, em 1993, e aos 33 anos já era Chief Financial Officer (CFO). Com 40 anos, conquistou o cargo mais alto da companhia, a presidência, em julho de 2012.

Em seu lugar, entra Marcelo Porto, que já ocupou diversas posições de liderança em seus 28 anos de trajetória no Brasil e no exterior. Atualmente, atuava como Vice Presidente de Vendas da IBM Brasil. Em 2012, passou um ano na sede da IBM, em Armonk, New York, apoiando a CEO Ginni Rometti no desenvolvimento de projetos com clientes de todo o mundo.

No Brasil, liderou as divisões de Software, Marketing, Serviços para Pequenas e Médias empresas na organização da América Latina, entre outras posições chave. Porto é graduado em Análise de Sistemas pela PUC do Rio de Janeiro.
Entre as missões de Porto estão manter o crescimento alcançado pela IBM Brasil nos últimos anos, consolidar a estratégia da companhia no país com foco em Cloud, Analytics, Mobilidade, Social e Segurança, além de ampliar as vendas da IBM em todas as regiões brasileiras para novos compradores de tecnologia, como executivos de Marketing, Recursos Humanos, Finanças e Compras.

“A IBM Brasil está em um momento muito especial, com novos desafios, metas, oportunidades. Nossos clientes vêm confiando em nossa companhia ao longo desses 98 anos no Brasil e continuaremos provendo o valor que precisam para crescerem e contribuírem para o desenvolvimento de nosso país. Sei que conto com um time extremamente competente, que busca sempre fazer melhor e diferente”, comenta Porto.

Kede deixa o comando da IBM Brasil com resultados que marcaram a sua trajetória. Liderou a transformação da unidade nacional e mesmo diante de um contexto econômico desafiador e mudanças significativas na forma como as empresas adquirem TI, a empresa foi referência mundial em performance e crescimento.

Sob sua gestão foi criado o Centro de Competência do Watson no Brasil, que está trabalhando para ensinar português brasileiro para o sistema cognitivo. Conduziu importantes negociações, como aquisição da Scopus, e teve um papel fundamental no fortalecimento e propagação da estratégia de inovação da IBM, dentro e fora da companhia.

Nesse período, a IBM recebeu importantes reconhecimentos do mercado, entre eles, da Carta Capital, como uma das empresas mais admiradas do Brasil, sendo a única B2B entre as 20 primeiras.

 



Paraíba libera consultas de veículos apreendidos online

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba liberou a consulta pela Internet de veículos apreendidos. O serviço foi implementado em resposta a sugestões recebidas pela Ouvidoria do órgão. O objetivo é que os interessados tenham comodidade em obter as informações, além de diminuir filas de espera nos postos de atendimento.

Para ter acesso ao banco de informações, o cidadão precisa acessar o site do Detran e clicar no menu “consultar veículos”. Em seguida, escolhe a opção “consultar veículos apreendidos”. A situação do veículo é informada mediante o fornecimento da placa, chassi ou CPF.

Além de ter acesso aos dados dos veículos apreendidos, o cidadão também poderá obter orientações sobre a retirada do bem. No caso de apreensões feitas até as 16h, os dados são inseridos no banco de dados no mesmo dia.

A retirada do veículo pode ser feita pelo proprietário ou representante legal na sede da autarquia. É necessário apresentar o RG e CPF, além do Certificado de Registro do Veículo. Além disso, é obrigatório o pagamento de todas as taxas e multas pendentes, além de taxa referente ao período em que o veículo permaneceu no pátio. No caso de donos das motos de 50 cilindradas, as populares cinquentinhas, é preciso apresentar nota fiscal original. Caso seja segundo dono do veículo, é obrigatório apresentar o recibo de compra e venda registrado em cartório.

O Detran da Paraíba apreendeu 1.605 veículos em 2014. Para mais informações sobre a retirada dos veículos apreendidos, o órgão disponibiliza o telefone (83)3216-2529.



Mandic moderniza rede de missão crítica

Ter um ambiente altamente estável é vital para provedores de serviços de cloud. Essa necessidade levou a Mandic Cloud Solutions a investir na modernização da sua infraestrutura de rede de missão crítica. O projeto envolveu a migração de todo o parque para switches da Dell Networking, para suportar o serviço de hospedagem de e-mails, que soma mais de 500 mil contas corporativas.

Raphael Costa (foto), gerente de Operações de E-mail da Mandic, relembra que a rede anterior já não atendia a demanda crescente em um ambiente de alta criticidade. “Tínhamos problemas de latência e loop, o que nos levou a optar pela troca dos switches.”

A opção pela tecnologia Dell, segundo Costa, foi balizada por variados fatores como a parceria de longa data e a qualidade do suporte que o executivo considera diferenciado. Outra questão decisiva foram os resultados demonstrados durante os testes de homologação dos equipamentos.

O processo de migração durou pouco mais de seis horas. A equipe de TI da Mandic, com o apoio do time da Dell, conduziu a troca, que incluiu a configuração e a conversão de 18 switches Dell Networking S4810. Costa ressalta que, apesar da complexidade do projeto, a transição foi realizada sem qualquer impacto no ambiente e nos serviços fornecidos pela provedora.

“Desde a migração, não tivemos qualquer instabilidade causada pelos switches. O acordo de nível de serviço (SLA) está em 100%. A rede de missão crítica não tem mais qualquer tipo de gargalo. Houve melhoras de estabilidade e de performance. Graças à redução na latência entre servidores, as transferências passaram a ocorrer de forma bem mais rápida”, relata o gerente.

A Mandic já estuda a possibilidade de adquirir novos equipamentos de rede Dell com sistema operacional Linux, que teve a oportunidade de conhecer em evento global da fornecedora. Artur Poyares, gerente de Produtos de Rede da Dell para a América Latina, acredita ser um diferencial para a Mandic identificar o valor das soluções baseadas em arquiteturas abertas, como as da Dell, capazes de promover mais flexibilidade e retorno do investimento.

 



Ralph & Russo inaugura loja na Harrods

Ralph & Russo inaugura loja na Harrods

A grife britânica Ralph & Russo acaba de inaugurar sua primeira loja de varejo, na Harrods, em Londres, ao lado de outras grifes renomadas como Gucci, Dior, Valentino e Prada.

O espaço, que conta com 150 metros quadrados, irá disponibilizar um showroom especial para suas clientes que não tem horários na agenda para fazer inúmeras provas e, também, irá permitir que elas marquem hora para conhecer a coleção completa de alta costura, além dos vestidos de noiva e acessórios da marca.

Ralph & Russo inaugura loja na Harrods



Praça de pedágio será ampliada na RSC-287, em Venâncio Aires

A praça de pedágio de Venâncio Aires, na RSC-287, será ampliada pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). O projeto arquitetônico já foi concluído e nos próximos meses entrará a fase de licitação para definir a empresa responsável pela obra.

A praça terá 12 pistas para a circulação dos veículos. Duas pistas serão exclusivas para motoristas que queiram pagar com cartão de crédito, duas para pedágio eletrônico e as demais para pagamento em dinheiro. Seis pistas serão reversíveis para aumentar a fluidez quando o fluxo for mais intenso em um dos sentidos.  Serão feitas ainda três pistas externas, sendo uma para a circulação de veículos de cargas especiais e duas para motocicletas. A praça de pedágio em Venâncio Aires recebe entre 300 mil e 350 mil veículos por mês.

Segundo a EGR, as obras serão licitadas após a conclusão da terraplanagem e pavimentação no entorno da praça, já previstas no contrato de duplicação do trecho. No local também está prevista a construção de um viaduto.

Os funcionários da praça de pedágio terão nas cabines aparelhos de ar-condicionado e o a altura será aumentada para diminuir a incidência de sol e chuva.

Tráfego
Motoristas podem conferir pelo celular o volume de tráfego das rodovias gaúchas. O aplicativo, lançado neste mês, exibe em tempo real o fluxo em praças de pedágio de Boa Vista do Sul, Candelária, Coxilha, Cruzeiro do Sul, Encantado, Flores da Cunha, Gramado, Portão, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, Três Coroas e Venâncio Aires.

Também é possível verificar a localização das praças de pedágio nas rodovias e o valor da tarifa para todos os tipos de veículos. Desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS), o aplicativo é compatível com smartphones com os sistemas Android e iOS, da Apple. Para instalá-lo, basta visitar a Play Store (Android) ou App Store (iOS) e pesquisar por “EGR”.



Emplacamento pode ser prejudicado no MT por falta de lacres

O emplacamento de veículos no Mato Grosso pode sofrer atrasos por falta dos lacres veiculares do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Os estoques do Detran devem terminar neste mês e, de acordo com o diretor-presidente, Rogers Elizandro Jarbas, não há tempo hábil para a aquisição de novo lote, já que a gestão anterior não abriu processo licitatório.

Devido à grande demanda de consumo, o Detran-MT deve adquirir os lacres em caráter emergencial. “Esclarecemos que tramita na Coordenadoria de Aquisições e Contratos deste órgão, com a máxima prioridade, processo administrativo para a aquisição emergencial de referido material, todavia, em decorrência dos critérios técnicos e legais que devem ser cumpridos, mesmo com a máxima dedicação dos setores envolvidos, serão necessários alguns dias para que a situação seja normalizada e os respectivos serviços voltem a ser prestados aos usuários”, diz a nota emitida pelo órgão.

Fechamento de postos
Há duas semanas, a nova direção do Detran-MT determinou o fechamento de oito postos de atendimento em Cuiabá por irregularidades no funcionamento. Os locais, segundo a autarquia, estavam fora da estrutura organizacional definida pelo Decreto nº 2.510, de 27 de agosto de 2014. Os funcionários das unidades, conforme apurado, atendiam somente público interno e a existência dos postos eram desconhecidas pela população.

Os contratos foram rescindidos, por meio de portaria publicada no Diário Oficial, dos postos de atendimento Ariel, Citavel, Domani, Gramarca, Trescinco, Moto Raça, Alta Floresta e Cárceres. Também foram extintos os postos de atendimento do Auto Shopping Fórmula e Sindaede.

Entre as irregularidades identificadas, constatou-se que a unidade da Sindaed possuía cinco servidores do Detran-MT que prestavam atendimento interno e impediam o acesso de cidadãos para solicitação de serviços.

Já nos postos Ariel, Citavel, Domani, Gramarca, Trescinco e Moto Raça, os servidores prestavam serviços somente às empresas e sem o conhecimento do público de que tratava-se de um posto de atendimento.

Outras irregularidades justificam o fechamento do posto, como a prisão em flagrante de funcionário de uma concessionária de veículos surpreendido com documentos e lacres novos de veículos que seriam transportados para o Mato Grosso do Sul para emplacamentos no outro estado, ação que configura crimes contra a ordem tributária, inserção de dados falsos em sistemas de informação, estelionato, entre outros delitos.

No posto do Auto Shopping Fórmula, os servidores do Detran-MT prestavam atendimento somente às pessoas que compravam veículos das empresas do local.

O Detran-MT afirmou que remanejou os servidores lotados nos postos fechados para outras unidades, onde prestarão serviços ao público normalmente. A autarquia afirmou que intensificará o controle e fiscalização e que instalará uma auditoria para evitar irregularidades.



Renner apresenta preview de sua linha de Inverno 2015

Renner apresenta preview de sua coleção de Inverno 2015

Na última terça-feira (27.01), a fast-fashion Renner apresentou para a imprensa o preview de sua linha para o Inverno 2015, que foi dividida em cinco temas: Touch, Fever, Match, Pampas e It´s 1999.

O primeiro busca o bem-estar e conforto com peças em modelagens amplas, toque e cores suaves e tecidos leves. Já o Fever se inspira na década de 70, com silhuetas marcadas, brilhos e franjas. O Match chega com uma pegada mais esportiva, porém com ares sofisticados, inspirados nos anos 60, com peças como camisas brancas, calças jogger e jardineiras de alfaiataria. O tema Pampas apresenta ponchos, tricôs com franjas e calças flare, com destaque para a moda boho. Já a It´s 1999 apresenta uma linha mais divertida, com estampas de frases e números, jeans, calças jogger e moletons.

A coleção estará disponível nas lojas Renner logo após o Carnaval.



Le Lis Blanc lança nova coleção no shopping Iguatemi

Le Lis Blanc lança nova coleção de verão no shopping Iguatemi

A Le Lis Blanc lança nova coleção para o verão 2015 hoje (28.01) com exclusividade no shopping Iguatemi, em São Paulo. Nas outras lojas, a nova linha chegará somente a partir do dia 03 de fevereiro.

Além disso, todas as lojas da grife irão realizar liquidação de verão com 70% de desconto até o próximo domingo (01.02).



Cia. Marítima e Trident realizam desfile no JK Iguatemi

Cia. Marítima realiza desfile no JK Iguatemi em parceria com a Trident

Em parceria com a marca de chicletes Trident, a Cia. Marítima realizou ontem (28.01) um desfile especial no shopping JK Iguatemi, em São Paulo, às 19 horas, para apresentar a nova coleção-cápsula da marca de beachwear, batizada “Trident Verão Mix”.

A linha conta com 35 peças, entre maiôs, biquínis, bodies, top croppeds, macaquinho, vestidos, shorts, saias e saídas de banho em diversas opções de estampas tropicais, como frutas e flores e, além disso, três das estampas exploram os novos sabores de chiclete da marca: frutas vermelhas, abacaxi com hortelã, laranja e acerola.

Os modelos já estão disponíveis nas lojas da grife.



Em Salvador, foliões vão consultar preço do táxi por WhatsApp

Durante o Carnaval de Salvador, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai oferecer aos foliões serviço pelo aplicativo WhatsApp que permitirá a consulta de tarifas de táxis da capital baiana. O número será oferecido pela prefeitura também para o cidadão fazer reclamações sobre o serviço pela ferramenta.

A administração municipal decidiu usar o aplicativo para controlar denúncias de taxistas que, neste período, não aceitam realizar corridas de curto trajeto. O contato ficará disponível em 15 pontos de táxis da cidade no período da festa.

A tabela de preços de referência será informada pelo aplicativo de bate-papo com a finalidade de evitar que taxistas não queiram utilizar o taxímetro. “O WhatsApp também vem facilitar a fiscalização e agilizar a identificação de quem não respeita a lei, pois podem ainda ser feitas denúncias referentes a transportes clandestinos”, afirmou o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota.

Salvador terá dois corredores exclusivos de táxi no período. Um deles funcionará na Avenida Centenário, entre o retorno compartilhado em frente ao Habib´s até o localizado próximo à Rua Miguel Bouriner, onde todos os táxis que adentrarem a via deverão acessar para embarque e desembarque de passageiros. O segundo corredor ficará na Avenida Oceânica, entre curva da paciência e a Praça do Sol, com desvio para a Rua Senta a Pua. Esses corredores serão limitados por gradis e o táxi deverá ficar na fila de espera para embarque.

Mobilidade via mobile
A Semob também lançou, em caráter experimental, o aplicativo Mobilidade do Carnaval. Foliões com smartphones com sistema operacional Android podem baixá-lo via Google Play e consultar, gratuitamente, informações de trânsito, estacionamentos e transporte público.

O usuário informa se está indo ou voltando da folia, qual o circuito e o meio de transporte que deseja usar: carro, ônibus ou táxi. “A ferramenta é muito útil para soteropolitanos e turistas, já que permite a verificação de itinerários e a consulta de distâncias a serem percorridas”, afirma o superintendente da TRANSALVADOR, Fabrizzio Muller.

O aplicativo deve estar disponível antes do Carnaval para outras plataformas, segundo a secretaria.



DF promove ação educativa em escolas na volta às aulas. Confira dicas

O início do ano letivo e o aumento a circulação de pessoas e veículos próximo às escolas mobiliza equipes do Detran do Distrito Federal que farão, nesta quinta-feira (29), ação educativa com pais e alunos. A intenção é alertá-los sobre cuidados a serem tomados na travessia na faixa de pedestre, embarque e desembarque.

Os pais também serão alertados quanto a infrações comuns como estacionar em lugar irregular, usar o celular ao volante e deixar de usar o cinto. Também serão informados sobre o uso de itens como bebê-conforto, cadeirinha e assento de elevação.

Alunos e pais do Colégio Maria Auxiliadora, na Asa Sul, serão abordados das 11h às 14h, nos dois turnos. Haverá distribuição de material informativo e sorteio de brindes.

Confira dicas do Detran-DF sobre o trânsito na volta às aulas:

Motorista

O pedestre sempre tem a preferência na travessia sobre a faixa, exceto nos locais onde há semáforo.

Onde houver semáforo, espere o pedestre concluir a travessia, mesmo que o sinal abra para os veículos.

Redobre a atenção em frente às escolas e nunca pare em fila dupla. Prejudica o trânsito e você pode ser multado.

O cinto de segurança é obrigatório e fundamental, tanto para o motorista quanto para todos os passageiros.

Para embarque ou desembarque de passageiros, aproxime o veículo da calçada.

Crianças de até 1 ano devem ser transportadas no bebê-conforto (veículos particulares). O equipamento deve ficar voltado para o vidro traseiro.

Crianças de 1 a 4 anos devem ser transportadas na cadeirinha (veículos particulares).

Crianças de 4 a 7 anos e meio devem ser transportadas no assento de elevação (veículos particulares).

Crianças acima de 7 anos e meio a 10 anos devem ser transportadas no banco de trás com o cinto de segurança.

Pedestre

Sempre atravesse na faixa. Caso não haja uma faixa próxima, cruze a pista em linha reta em direção à calçada.

Nas faixas onde houver semáforo, só atravesse quando o sinal estiver fechado para os carros.

Faça sempre sinal de vida, erguendo o braço, para que os motoristas saibam que você quer atravessar.

Utilize sempre as passarelas ou passagens subterrâneas.

No ponto de ônibus, só atravesse após a saída do ônibus.

Atravesse longe de curvas.

Crianças devem estar acompanhadas por um adulto na hora da travessia.

Para embarcar e desembarcar use sempre o lado do veículo próximo à calçada.

Ciclista

Desça da bicicleta antes de atravessar na faixa.

Use capacete com material refletivo e roupas claras.

95% dos acidentes acontecem nos cruzamentos, nas esquinas e na contramão.

Pais

Tenham o máximo de cuidado ao escolherem o transporte escolar dos seus filhos.

Verifiquem se o veículo está devidamente cadastrado no Detran-DF e em perfeitas condições de circulação, e ainda se o motorista possui autorização para conduzir escolares.



No RS, somente 8,4% dos estrangeiros multados pagaram débitos em 2014

A inadimplência de estrangeiros multados no Rio Grande do Sul por infrações de trânsito chegou a 91,6% em 2014. Das 10.424 multas registradas em vias municipais e rodovias estaduais, somente 957, 8,4%, foram pagas. Para intensificar a fiscalização do tráfego de veículos que vêm da Argentina, o Estado vai designar agentes do Detran que atuarão nas regiões da fronteira.

Os trabalhos serão acompanhados pela Polícia Rodoviária Federal em Uruguaiana, Santana do Livramento, e São Borja, pontos mais usados para a entrada e saída de veículos estrangeiros. A ação também terá apoio do Comando da Brigada Militar e DAER. As instituições estudam integrar os sistemas da Polícia Federal, que controla a entrada das pessoas, e do Detran-RS, que tem as informações dos veículos. Além disso, devem ser instalados postos bancários nas fronteiras e terminais de arrecadação em funcionamento 24 horas.

A superintendência da PRF do Rio Grande do Sul defende que seja adotada ainda a Operação Reciprocidade, ou seja, que a multa do infrator estrangeiro seja cobrada no momento da abordagem, como é feito na Argentina. Já o Detran-RS defende que seja criado um sistema integrado de trânsito no Mercosul, de forma que as multas sejam cadastradas em um só sistema e cobradas no país de origem do motorista.

De imediato, os órgãos de trânsito vão ampliar a divulgação sobre como consultar multas do veículo estrangeiros e orientá-los a quitarem débitos antes de deixar o Brasil. Em paralelo, serão desenvolvidas ações educativas.

Sem calote
O Tribunal Regional Federal decidiu em 2009 romper com a impunidade de motoristas estrangeiros multados. A Carta de Trânsito exige que o condutor cumpra suas obrigações, encargos ou débitos vinculados ao veículo e praticados no Rio Grande do Sul antes de sair do país. A medida foi ratificada pela Resolução nº 328/11 do Contran, publicada em fevereiro de 2012.

O Estado ampliou os pontos para a quitação dos débitos dos turistas com a permissão de que o pagamento fosse efetuado em fins de semana e em horários estendidos nos correspondentes bancários do Banrisul.



Câmara analisa instalação obrigatória em ônibus de pontos de recarga de celular

Ônibus utilizados no serviço de transporte público podem ter tomadas elétricas para recarga e de celulares, tablets e outros dispositivos móveis. A exigência, prevista no Projeto de Lei nº 8089/14, tramita na Câmara dos Deputados e altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída na Lei nº 12.587/12.

A exigência das tomadas, a partir da aprovação do projeto, deverá ser incluída nas metas de qualidade dos contratos de concessão do serviço. As empresas terão o prazo de um ano para adequarem-se.

Na justificativa, os celulares e smartphones tornaram-se populares e úteis para usuários do transporte coletivo no período de viagem, às vezes prolongado por congestionamentos, para atividades com ler, assistir filmes ou comunicar-se com outras pessoas.

Algumas empresas de ônibus já oferecem veículos com tomadas elétricas para que o usuário recarregue o celular. “Trata-se de um item de conforto muito importante para os passageiros, que deveria ser universalizado, visto que não representa um aumento significativo no preço do veículo”, cita a justificativa.

O PL é analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Ar-condicionado
Diante das altas temperaturas, os municípios de São Paulo e Fortaleza passaram a exigir das empresas de ônibus a instalação gradativa de equipamentos de ar-condicionado nos veículos. Na capital cearense, a estimativa é de que 100% da frota tenha sistema de climatização até 2020.

Já em São Paulo, Portaria nº 009/15 baixada pelo prefeito Fernando Haddad não prevê prazo para que todos os veículos tenham ar-condicionado. Os critérios para instalação dos equipamentos e os prazos para viabilizar sua implementação serão definidos pela São Paulo Transporte S.A. (SPTrans).

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) informou por meio de nota que a entidade e suas associadas procuram “melhorar a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes, propiciando mais conforto e segurança aos passageiros em suas viagens”.

A entidade reforça que a aquisição de veículos equipados com ar condicionado já foi adotada na capital paulista. Atualmente, cerca de 70 veículos circulam pela cidade com o sistema de refrigeração e que outros entrarão em operação gradativamente. “A decisão social de atender essa demanda dos passageiros, já está tomada pelas empresas e pelo poder público. Cabe, agora, aguardar os critérios de engenharia e economia, que deverão ser definidos pela SPTrans (São Paulo Transporte)”, conclui.



Oracle Social Cloud expande alcance. E…?

A estratégia da Oracle com sua Social Cloud é bem clara, oferecer novas atualizações e serviços na multiplicidade das redes sociais para que as corporações evoluam nos negócios do mundo social. O novo passo é a compatibilidade da plataforma de Social Relationship Management (SRM) da empresa de Redwood com o fotoblog Instagram e o microblog chinês Weibo. Fez sentido ou é relevante para você?

Para a Oracle, sim, é relevante. “Com o surgimento de novas plataformas sociais, a capacidade de monitorar, envolver e obter valiosos insights sobre os clientes em um único hub de gerenciamento é crucial para melhorar o desempenho dos negócios sociais”, argumentou Meg Bear, vice-presidente de grupo Oracle Social Cloud.

“A capacidade de monitorar um número maior de plataformas em mais idiomas, usando avançados recursos de “listening” (escuta) e “sentiment analysis” (análises de emoções) e a possibilidade de interagir em tempo real e manter conversas contextualizadas permite que as organizações desenvolvam relacionamentos sociais centrados no cliente em escala global e melhorem significativamente a experiência do cliente”, diz.

E…? Mas o que a plataforma da Oracle traz de diferente de outras ferramentas no mercado de SRM? E essa diversidade de redes sociais não exige muito mais do que monitoramento, escuta, análise etc? Ter o ferramental sem um investimento em pessoas que interpretem o que lhes é repassado e uma estratégia bem-definida não faz sentido.

Nas plataformas
Falando especificamente das novas compatibilidades, o Instagram não é propriamente um ambiente de negócios, no máximo uma vitrine de exposição de produtos por meio de imagens, e é possível encontrar certa rejeição por parte dos usuários quando surge algo que pareça (vagamente ou não) com publicidade ou marketing. Vale a pena estar lá e gastar recursos? Talvez, mas é preciso avaliar bem os seus objetivos.

Já o Weibo, o novo-velho Twitter com atuais 175 milhões de usuários, tem perdido músculos e relevância apesar desse número. Afinal, em 2011, as duas plataformas de microblogs do Weibo (Tencent e Sina) chegavam a 550 milhões de usuários. Isso mesmo, meio bilhão de pessoas, número turbinado, claro, pelo contingente de habitantes do seu país sede, a China. Em negócios, lembra a Oracle, são 800 mil empresas presentes na rede social. No entanto, o foco de investimento é para empresas que têm o mercado asiático/chinês como alvo.

As atualizações são ressaltadas pelos executivos do Weibo. “Estamos empolgados com o nosso relacionamento com a Oracle porque, como consequência, a base global de clientes da Oracle vai entender melhor e interagir com a tremenda base de clientes chineses da Weibo”, aponta Bryan Cheng, diretor geral da Divisão de Plataformas e Produtos Empresariais da Weibo. “Nos empenhamos em fornecer uma plataforma social onde consumidores, empresas e celebridades possam se conectar e interagir melhor em um animado ambiente on-line”.

Ok, mas para muitas corporações o foco hoje está voltado para o Facebook e o Twitter – sim, ainda! – ou para as redes sociais de nicho como o Nextdoor, que já abordamos aqui no VOIT. Fica a dica: mesmo com a grande diversidade e multiplicidade de rede sociais é mais prudente e sensato construir uma estratégia focada no público – de massa ou não – que você deseja ter uma “conversa” no lugar de investir em todas as redes sociais ao mesmo tempo.



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