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BlackBerry une-se ao Google em segurança móvel

A BlackBerry, empresa global em comunicações e mobilidade, anuncia parceria com a Google. O acordo possibilitará que o BES12, solução de EMM multiplataforma da BlackBerry, gerencie aparelhos equipados com Android for Work, solução da Google para separar dados e aplicativos pessoais e corporativos com segurança.

E acordo com a BlackBerry, com o apoio do BES12, o Android for Work cria um perfil seguro e dedicado para dados e aplicativos corporativos. A integração com o Android OS permitirá a conteinerização no nível da plataforma. Essa combinação, segundo a empresa, eliminará a necessidade de encapsular aplicativos e oferecerá fácil acesso ao Google Now e qualquer aplicativo para Android disponível no Google Play™ e permitido pelas políticas de TI da empresa.

“A BlackBerry trabalha em conjunto com a Google para oferecer aos clientes soluções que poderão ser implementadas com segurança nas principais plataformas móveis dentro de suas empresas”, afirma Billy Ho, vice-presidente Executivo de Soluções de Valor Agregado e Produtos Empresariais da BlackBerry.

Além de anunciar a compatibilidade do BES12 com o Android for Work, a BlackBerry ampliou seus esforços multiplataforma com o suporte para Android por meio de serviços de valor agregado.

 

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Wi-Fi da Linktel ingressa no Estádio do Morumbi Redação

Os torcedores que foram assistir à partida entre São Paulo e Audax pelo Campeonato Paulista, no dia 21 de fevereiro, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, puderam acessar a internet por meio do Wi-Fi, da operadora Linktel, inaugurando o ingresso do recurso no estádio.

A rede de Wi-Fi no Estádio do Morumbi permite que mais de 30 mil pessoas possam estar conectadas simultaneamente por meio de todos os tipos de plataformas móveis. A rede é baseada na sobreposição de canais de comunicação para reduzir as interferências, sendo que o sistema de Wi-Fi do estádio realiza a comunicação sem fio no padrão 802.11 a/b/g.

“A rede também está preparada para receber a tecnologia NGH2.0 – Next Generation Hotspot – criada a partir da associação entre os principais fabricantes e operadoras de telecomunicações do mundo, incluindo a própria Linktel”, explica Fábio Simonagio, diretor de Engenharia da operadora.

De acordo com a empresa, dos mais de 9.800 pagantes, 8% usaram a rede para acessar e enviar vídeos e fotos da partida em alta resolução numa estrutura para 30 mil assinantes. A expectativa da fornecedora é que as pessoas se acostumem com a novidade e mais da metade do público venha a utilizar o serviço de Wi-Fi durante as partidas.



Nuvem reduz custos de infraestrutura de TI em 25% na Enfoque

A nuvem, no mínimo, serve para reduzir custos, e, melhor ainda, se trouxer uma menor latência e garantir maior rapidez no processamento de dados de missão crítica. É o que a Enfoque Informações Financeiras, especializada em serviços de informações financeiras e suporte à tomada de decisão em mercados de risco, alcançou ao hospedar sua infraestrutura de TI com a Alog, empresa da Equinix.

O provedor foi escolhido, ainda em 2012, pela proximidade do seu data center, situado no centro de São Paulo, com a Bolsa de Valores, local da principal fonte de dados da Enfoque. Foram contratados serviços de data center, hosting, firewall, backup e conectividade, o que ajudou a organização a reduzir seus custos com infraestrutura de TI em 25%. Nos últimos cinco anos, a Enfoque investiu cerca de R$ 2 milhões em TI e o projeto com a Alog faz parte da sua estratégia.

“No mercado financeiro, microssegundos são cruciais para qualquer negócio. O site está a menos de 200 metros da Bolsa, o que oferece ultrabaixa latência e alta disponibilidade para nossas soluções. Trabalhamos com informações em tempo real. Além de dados coletados de mais de 60 fontes de informação, em cinco continentes, processamos mais de 20 milhões de mensagens/dia – nossos bancos de dados somam aproximadamente 1 terabyte”, afirma Rogério Nogueira, diretor de Operações da Enfoque.

Ele ressalta características fundamentais na nova estrutura de TI: robustez, conectividade, segurança, eficiência de processamento e redundância. E elogia o parceiro. “A postura de neutralidade da Alog, em relação ao colocation de operadoras de Telecom, permite a contratação de fornecedores distintos, o que é crucial para a alta disponibilidade dos serviços.”

Ainda de acordo com Nogueira, por fazer parte da Equinix, a Alog consegue oferecer acesso à Plataforma Equinix – um programa de interconexão global com mais de 4,5 mil empresas, brasileiras e do exterior, para possibilidade de novos negócios.

“Muitos de nossos clientes também são clientes da Alog, o que nos permitiu oferecer acesso aos serviços Enfoque com menor custo e maior estabilidade – a conectividade rack a rack, inclusive, aumentou a velocidade de transmissão das informações. E o modelo de nuvem nos permite oferecer alta disponibilidade com capacidade escalável para suportar picos sazonais de armazenamento e processamento de dados com total segurança”, explica.



Desvalorização cambial afeta lucro do MercadoLivre em 2014. Brasil tem melhor ano

Os resultados do 4º trimestre de 2014, divulgados hoje pelo MercadoLivre, registraram queda no lucro líquido de 16,3%, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O declínio foi atribuído pelo vice-presidente de Operações da companhia na América Latina, Stelleo Tolda, à alta desvalorização cambial sofrida em especial pela Venezuela, um dos 13 países em que atua a empresa.

As transações realizadas na plataforma do MercadoLivre alcançaram a cifra de US$ 1,7 bilhão, representando alta de 85% em moedas locais dos países de atuação. Em dólares, esse resultado representou decréscimo, como citado, de 16,3%, em razão das desvalorizações cambiais.

A receita líquida no consolidado de 2014 atingiu US$ 556,5 milhões, representando crescimento de 17,8%, no comparativo com 2013, totalizando mais de 100 milhões de itens vendidos na América Latina, um incremento de 22%. “Mais de meio bilhão de dólares”, ressaltou Tolda, acrescentando que o número de usuários da plataforma passou de 115 milhões no terceiro trimestre de 2014 para mais de 120 milhões no 4º trimestre.

A plataforma de MercadoPago operou 46,3 milhões de transações em 2014 na América Latina, cravando crescimento de 46,7% em comparação ao mesmo período. O total de transações de pagamentos na plataforma cresceu 58,8%, atingindo a marca de mais de 14 milhões de operações e o volume total de pagamentos, mais de US$ 1 bilhão, representando crescimento de nada menos que 107,3% em moedas locais e 47,3% em dólares.

A boa notícia é que o Brasil prossegue sendo o maior mercado da plataforma de comércio eletrônico, apresentando maior crescimento entre os 13 países de atuação do MercadoLivre, e foi o principal responsável pela alta de itens vendidos na América Latina em 2014. A participação brasileira no 4º trimestre de 2014 registrou incremento de 32,6% e o montante contabilizado de venda de itens na América Latina no mesmo período foi de 29 milhões.

De acordo com Helisson Lemos, diretor-geral da empresa no País, em 15 anos de mercado brasileiro, 2014 foi o melhor ano da companhia. “Quase 150 mil pessoas hoje no Brasil vivem das vendas realizadas por meio do MercadoLivre”, destaca.

Mas por que o Brasil apresenta esse crescimento, diante de uma conhecida crise macroeconômica? Tolda responde dizendo que aqui no País temos tendências muito mais fortes do que em qualquer outra parte da América Latina. Ele lista: “Aumento do uso de internet móvel, do Varejo on-line, aumento do volume de aquisições de smartphones, entre outros”.

Pesquisa do Ibope retrata o mercado
Realizado entre 28 de janeiro a seis de fevereiro de 2015 pelo Ibope Conecta, o estudo encomendado pelo MercadoLivre, teve como público-alvo os principais vendedores no MercadoLivre Brasil, com homens e mulheres de todas as idades e regiões do País. Foram 520 respondentes online. O objetivo foi entender como foi o ano de 2014 e como está a expectativa de crescimento dos vendedores do MercadoLivre em 2015. O foco estava em avaliar o otimismo em relação à economia e ao setor de e-commerce no País.

A pesquisa revelou que a grande maioria dos entrevistados, 87%, acredita no crescimento do seu e-commerce e prevê aumento das vendas principalmente nas Regiões Nordeste e Centro-Oeste do País.

Entre as razões apontadas pelos vendedores que acreditam no crescimento do setor e de suas vendas em 2015 estão aumento da penetração da internet no Brasil (72%), aumento da segurança e da confiança no modelo de compra e venda on-line (63%) e aumento de usuários de smartphones e tablets (58%).

Potencial de crescimento
Lemos ressalta que a pesquisa confirma o potencial de crescimento existentes no mercado brasileiro. “Há um incremento contínuo da demanda no setor de comércio eletrônico. O nosso setor representa apenas 4% do Varejo total, ou seja, ainda tem muitas oportunidades para crescer, independentemente da política econômica.”

Compartilha da mesma avaliação Laure Castelnau, diretora-executiva do Ibope Conecta. “Hoje, no Brasil, o índice de penetração da internet está em 52%. Quem não acredita que chegaremos a 100%? Imaginem o potencial de crescimento que esse dado representa”, diz a executiva. “É um mundo de gente”, finaliza.

 

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TIM acena para PMEs com pacote de internet multiaparelho

A TIM lança em março um plano para estimular o uso de dados com economia de custo para as pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras. Trata-se do novo Liberty Web Empresa Multi, portfóio que permite o uso de um pacote de dados único em até três aparelhos diferentes de um mesmo usuário.

Para atender a um perfil de consumo de dados cada vez maior, o plano oferece novos e maiores volumes de pacotes, de 1 GB, 3 GB, 6 GB, 10 GB, 20 GB e 50 GB por mês. Como nos outros planos da TIM, mesmo que o usuário tenha os três aparelhos conectados simultaneamente, a velocidade do serviço não será dividida. Cada dispositivo acessa a rede individualmente, garantindo a melhor experiência de uso possível.

Para a TIM, a nova oferta estimulará a inclusão digital das PMEs e também a possibilidade de ter uma redução significativa na conta, já que não é preciso contratar novos planos para cada novo dispositivo associado.

“Esse é um passo importante para a disseminação do uso de dados nas PMEs, que hoje é uma necessidade para alavancar novos negócios. Observamos que grande parte dos nossos clientes empresariais ainda não é usuária de internet e o novo plano vem estimular a adesão não só da nossa base como de todo o mercado, que ainda é pouco explorado”, explica Fabio Cristilli, diretor de VAS, Internet e Handsets da TIM Brasil.

O executivo acrescenta que o novo plano é flexível, sem divisão prévia da franquia de dados. “Por isso, o mesmo pacote de um funcionário pode ser usado todo em um só aparelho ou um pouco em cada”, complementa.

O plano
No Liberty Web Empresa Multi, o administrador do contrato pode associar smartphones, modems e tablets de um funcionário em um mesmo pacote, sem custo adicional pela inclusão de novos dispositivos. O cliente só paga uma franquia, independentemente de ter um, dois ou três dispositivos acessando a web. Os preços dos pacotes começam em R$ 34,90.

Além dissode acordo com a TIM, o próprio funcionário gerencia seu consumo de internet entre os aparelhos, otimizando o uso de dados. Para acompanhar, basta enviar um SMS do para o número 4141 com a palavra CONSUMOWEB ou acompanhar os informativos de consumo, ao atingir 80% e 100% da franquia contratada.

Para clientes que usam dados apenas em smartphones e não têm tanta necessidade de navegar na internet, a TIM também comercializa pacotes menores, de 100 MB, 300 MB e 600 MB por mês.

 

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Capgemini abre 200 vagas para TI em Salvador

A Capgemini,  provedor global de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, abre 200 vagas em seu Centro Global de Serviços de Aplicações, instalado em Salvador. São oportunidades para analistas de sistemas Java, Cobol, .Net e consultores SAP/ABAP, que terão acesso a um programa de treinamento exclusivo após a seleção. 

Para a região, a companhia está adotando processo inovador de seleção e contratação. O plano de treinamento e desenvolvimento prevê uma prévia qualificação dos profissionais nas diferentes linguagens tecnológicas, seguida de um programa de capacitação de 30 dias após a contratação. A empresa entende que dessa forma facilitará a integração do profissional e seu domínio sobre as ferramentas de trabalho utilizadas. 

“Com o mercado de tecnologia da informação cada vez mais aquecido, e a constante busca por mão de obra especializada, resolvemos adotar uma postura empreendedora – capacitando os potenciais talentos que identificarmos, antes mesmo de os contratarmos”, diz o vice-presidente de Recursos Humanos da Capgemini para América Latina, Luiz Eduardo Leite.

Exigências
Os candidatos a analistas de sistemas Java devem ter domínio de lógica de programação, sendo desejável o conhecimento das plataformas Java, JEE 6 ou JPA,/Hibernate, JSF, EJB, CDI, bem como JasperReports, iReport, Oracle e Postgres.

As posições para especialistas em Cobol requerem conhecimentos em lógica de programação. Os selecionados receberão treinamento nesta tecnologia, não sendo necessário, portanto, conhecimentos e/ou experiência anterior nessa linguagem.

Já os interessados nas oportunidades de .Net precisam conhecer banco de dados SQL Server, sendo desejável ter noção de Crystal Reports e linguagem .Net. 

O nível de escolaridade varia conforme a posição, mas todas requerem, no mínimo, a conclusão do Ensino Médio e, preferencialmente, formação superior em Tecnologia da Informação, Administração de Empresas ou Engenharia. Reunir conhecimentos em idiomas estrangeiros, como inglês, será um diferencial. Todas as vagas estão abertas, também, para pessoas com deficiência (PCDs), que devem apresentar comprovação por meio de laudo técnico.

Os interessados devem fazer a pesquisa das vagas disponíveis pelo website da companhia. Para se candidatar, basta enviar o currículo para o e-mail curriculoti.br@capgemini.com. Após a seleção dos currículos, serão realizadas entrevista inicial com os candidatos e avaliação técnica específica para cada cargo, bem como encontros presenciais ou dinâmicas de grupo com os aprovados. Algumas posições exigirão, ainda, a aplicação de um teste de inglês.

De acordo com a Capgemini, a companhia oferece remuneração competitiva e, entre os benefícios, plano de saúde, seguro de vida, vale refeição e vale transporte.

 

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Positivo quer atrair usuários exigentes com smartphone sofisticado

A Positivo anuncia nova linha de smartphones, que começa a ser vendida em março no varejo e nas operadoras de telefonia. O topo de linha é o Positivo Octa, que, de acordo com a empresa, é direcionado a consumidores cuja aspiração é por produtos de alta qualidade e com preço alinhado aos benefícios que oferece. Seu processador True Octa-coreT é um dos mais rápidos do mundo, com oito núcleos de processamento que podem trabalhar simultaneamente, dependendo da exigência da tarefa.

O Octa conta com design inovador e qualidade superior de acabamento, com bordas quadradas e vidros frontal e traseiro resistentes a riscos e a quebras. O aparelho é ultrafino, com espessura de 7,9mm. Chega ao mercado em três cores: branco, preto e dourado. Mais uma novidade do dispositivo são suas câmeras.

Além de apresentar resoluções avançadas se comparadas aos aparelhos concorrentes – traseira de 13 megapixels com flash e frontal de 5 megapixels -, o Octa conta com inovações de software que permitem a captura de fotos por gesto ou por voz, dizendo “xis”, a criação de foto moldura e a aplicação de novos efeitos de cor.

Apresenta também tela de 5 polegadas IPS HD, sistema operacional Android 4.4 – Kit Kat, com previsão de atualização para Android 5.0 – Lollipop ainda no primeiro semestre, memória RAM de 1GB, armazenamento interno de 8 ou 16GB – expansível com cartão micro SD para até 32GB -, conectividade Wi-Fi com roteador, Bluetooth 4.0, GPS e Duplo SIM. O preço sugerido é de R$ 899 para a versão de 8GB e de R$ 949 com a opção de 16GB de armazenamento.

“O Octa foi muito bem-recebido pelos nossos parceiros comerciais, e estamos entusiasmados que a receptividade se repita nas lojas, também pelo custo-benefício do dispositivo: não há outro octa-core à venda no Brasil na faixa de R$ 800?, destaca Norberto Maraschin Filho, vice-presidente de Mobilidade da Positivo Informática.

“Desde nossa entrada no varejo, enxergamos a necessidade de investir no entendimento do comportamento do consumidor e da forma como usa determinados aparelhos. Com base nisso, passamos a realizar estudos etnográficos e de usabilidade, entre outros, para desenvolver produtos de acordo com o perfil do brasileiro, inserindo soluções que, em muitas oportunidades, podem parecer simples, mas melhoram a experiência de uso de nossos equipamentos”, destaca Norberto.

De acordo com a Positivo, para o lançamento dos novos smartphones, o processo não foi diferente. No último trimestre de 2014, foram realizados estudos com nove grupos de homens e mulheres, de classes B e C, com idade de 18 a 50 anos, nos quais o smartphone apareceu como uma extensão do corpo do usuário para facilitar a rotina, acessar e produzir conteúdo e estar cada vez mais conectado.

À medida que já estão inseridos no universo dos smartphones, os participantes do estudo se mostraram cada vez mais exigentes. Alguns atributos são mais valorizados e foram frequentemente mencionados pelo grupo pesquisado: rapidez na execução dos aplicativos, tamanho, qualidade e resistência da tela, design, capacidade de armazenamento, sistema operacional mais atualizado e resolução da câmera.

Na hora de escolher um dispositivo, segundo o estudo, o custo-benefício é um grande influenciador. Todos visam fechar uma “compra inteligente”, já que não podem errar por considerarem o smartphone indispensável em sua rotina, especialmente para os profissionais autônomos, como vendedores, promotores, manicures, taxistas, entre outras atividades, que exigem trabalho externo e/ou interação constante com os clientes.

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Falta de Tecnologia Faz GOL da VW Perder a Liderança de Mercado

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Totvs e Rede miram PMEs em e-commerce

 A Totvs, provedor global de software de gestão, acaba de fechar parceria com a Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco. Elas irão oferecer a micro e pequenos empresários solução de gestão, que integrará as operações do e-commerce às da loja física: o Fly01 by Totvs com meio de pagamento Rede.

De acordo com a empresa, o lançamento estará disponível inicialmente ao mercado por meio de três ofertas complementares. Uma delas é de comércio eletrônico, desenvolvida pela Ciashop, empresa adquirida pela Totvs em 2013.

A plataforma, garante a desenvolvedora, possibilitará a pequenos empresários ingressarem no e-commerce de forma por meio da criação de uma loja virtual em poucos minutos. As compras realizadas no e-commerce poderão ser pagas com os meios de pagamento aceitos pela Rede, sejam eles cartões de crédito, débito ou boletos bancários da empresa.

“Em um Brasil de dimensões continentais, existe ao menos um consenso entre os pequenos empresários: simplicidade e desejo de crescer de forma sustentável. O primeiro passo para a conquista dessa capilaridade é o comércio eletrônico. Com uma loja virtual, os produtos, até então restritos a uma pequena região, poderão ser vendidos e entregues para pessoas que não teriam a oportunidade de conhecer o estabelecimento sem o e-commerce”, explica Laércio Cosentino, CEO da Totvs.

Próximo passo
Para o empresário o próximo passo é garantir que o crescimento será sustentável, alinhado à legislação vigente e com boas práticas de gestão. A segunda oferta endereça esses pontos e muito mais, disponibilizando um sistema de gestão que os ajude a organizar processos para simplificar o controle da operação com ganho de competitividade.

Os clientes poderão adquirir o software de gestão da Totvs por meio de assinatura mensal e na nuvem, sem necessidade de investimento em infraestrutura, na forma de aplicativos, diretamente na loja da plataforma Fly01. O sistema, de fácil aquisição e implementação, conferirá benefícios às rotinas rapidamente.

Um outro benefício da parceria é que os empresários poderão realizar conciliações de suas vendas com cartão de crédito, simplificando a verificação de inconsistências de dados da empresa com mais controle e segurança. Com a ferramenta, será possível conferir se o saldo bancário do controle interno, os lançamentos e suas datas estão idênticos ao extrato de recebíveis por cartão com agilidade.

“Com a iniciativa, seguimos o propósito de focar nas reais necessidades dos clientes, desenvolvendo um produto que terá impacto positivo nas operações dos pequenos varejistas. Assim, podemos contribuir efetivamente para a consolidação dos seus negócios e para o desenvolvimento dos micro e pequenos empresários em seus mercados de atuação”, declara Milton Maluhy Filho, presidente da Rede.

As duas ofertas garantirão capilaridade e controle ao empreendedor, de acordo com a Totvs. Para isso, a Totvs e a Rede lançarão uma solução complementar em junho de 2015. Ela possibilitará a integração de informações das lojas física e virtual e operar com um único PDV (software de ponto de vendas), conferindo mobilidade, agilidade e transparência aos seus negócios. Com isso, o empresário consegue enxergar todo o seu negócio de forma unificada.

 

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Stefanini e Nuance juntas na modernização de atendimento multicanal

A Stefanini, provedora global de soluções de negócios em TI, por meio de sua subsidiária de pesquisa e desenvolvimento, Woopi, firma parceria com a Nuance Communications. As duas empresas trarão ao Brasil os mais modernos sistemas de atendimento multicanal via voz, SMS, email e assistentes virtuais, biometria de voz, reconhecimento de linguagem natural e inteligência artificial, além de desenvolver tecnologias específicas para as necessidades do mercado de toda América Latina.

Para Alexandre Winetzki, presidente da Woopi, empresa de pesquisa e desenvolvimento da Stefanini, a união da expertise técnica da Nuance e da experiência em atendimento e capilaridade da Stefanini na América Latina criaram uma empresa com potencial para implementar e suportar tecnologias e serviços de atendimentos inteligentes. “Os usuários finais irão adorar”, garante.

Segundo Peter MacKinnon, Vice-Presidente Global da Nuance para Canais Globais, a parceria é estratégica não só para os clientes, mas para as empresas, que são líderes em seus segmentos e já têm um portfólio relevante de soluções únicas criadas em conjunto.

“O que se anuncia agora é um passo adiante, em que as empresas formalizam seu compromisso de trabalhar juntas na proposição de soluções únicas e inovadoras para o mercado latino-americano”, diz o executivo.

 

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Recall compra a mineira Arquivar

Nos últimos meses, a australiana Recall, empresa global de gerenciamento de informações em múltiplos formatos, realizou nove aquisições na Europa, EUA e Austrália. Agora é a vez do Brasil, com a compra da mineira Arquivar. A transação faz parte da nova estratégia da companhia no mercado nacional.

“Por quase 25 anos, a Arquivar vem construindo excelente reputação no mercado mineiro. Essa compra consolidará ainda mais nossa presença em Minas Gerais e vai possibilitar excelentes sinergias para ambas as operações”, diz Vicente Troiano, diretor comercial e responsável por aquisições na Recall Brasil.

De acordo com Troiano, a Recall tem como foco crescer agressivamente e aumentar o valor da corporação junto aos acionistas. “Na verdade, estamos empolgados com o sucesso alcançado no nosso primeiro ano fiscal como uma empresa independente, e prosseguimos focados no crescimento”, diz, acrescentando que para 2015 a expectativa é de crescer ainda mais, seja organicamente ou por meio de novas aquisições.

“Desde que nos tornamos uma empresa independente, há pouco mais de um ano, a Recall vem executando o plano de aquisições com bastante foco e continuará a identificar empresas que atendam o nosso objetivo e nos ajudem a consolidar nossa posição e suprir as necessidades de nossos clientes e acionistas”, afirma Mark Wesley, Presidente da Recall Américas.

 

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IoE é alternativa estratégica para impulsionar setor financeiro

A Cisco acaba de divulgar os resultados de um novo estudo global feito com 7,2 mil clientes bancários em 12 países, incluindo o Brasil. O estudo, que foi apresentado na semana passada no Fórum de Internet de Todas as Coisas (IoE), em Miami, revela uma “lacuna de valor” entre as expectativas dos consumidores digitais e o que os bancos estão oferecendo atualmente.

Os clientes estão obtendo cada vez menos benefícios do que esperam e a confiança se deteriorou. Para impulsionar os bancos a recuperarem sua relevância entre seus clientes, a Cisco experimentou cinco conceitos da Internet de Todas as Coisas (do inglês – Internet of Everything: IoE) especializados em serviços bancários e concluiu que ao focar na consultoria virtual e em soluções móveis, os bancos encontram oportunidades imediatas para atrair clientes, aumentar os lucros e a rentabilidade.

De acordo com a pesquisa, apesar das grandes reservas com a proteção de dados de clientes e transações, muitos bancos conseguiram converter essa informação em conhecimento profundo sobre o cliente para proporcionar os serviços mais convenientes, alinhados às suas necessidades. Os conceitos bancários habilitados pela IoE ligam-se diretamente com as principais fortalezas dos bancos: agências físicas, conhecimento financeiro e volume de dados dos clientes.

O objetivo das experiências, segundo a Cisco, é oferecer serviços para proporcionar melhor assessoria (consultoria financeira virtual, consultoria de crédito imobiliário e orientação de investimento automatizado) e serviços móveis mais valiosos (reconhecimento do cliente na agência e pagamentos móveis).

“A Internet de Todas as Coisas está mudando rapidamente as expectativas dos consumidores de hoje e os bancos não estão imune a isso. Os bancos têm uma grande oportunidade de avançar seus modelos de negócio e implementar soluções que aumentam a satisfação dos clientes com impacto em todas as faixas etárias e aumentar a sua carteira de ações “, diz Paul Jameson, diretor geral de Indústrias Globais da Cisco.

No Brasil
Mediante a implementação desses conceitos em plena digitalização dos processos de negócio, a Cisco encontrou diversas oportunidades, como por exemplo, um banco no Brasil que poderia otimizar seus lucros com um crescimento de cerca de 7,4% em seus ganhos.

As instituições de serviços financeiros têm uma enorme oportunidade de crescimento quando se tornam tão digitalizadas quanto os seus clientes. Mediante a adoção dos conceitos de IoE escaláveis, os bancos criam interações valiosas com mais clientes em mais lugares e em menos tempo.

Vantagem para bancos brasileiros:

  • 52% dos clientes acreditam que seu banco principal não os entende, em comparação com 43% da pesquisa global.
  • 27% disseram que era provável não abrirem a próxima conta ou pacote de serviços em seus bancos principais, mas sim em outro, em comparação com 24% na pesquisa mundial.56% dos entrevistados preferem administrar eles mesmos suas finanças, sem a ajuda de um profissional ou de um banco.
  • Dos que trabalham com um consultor, mais de um, em cada quatro (26%), consideram ineficiente a orientação de um banco.
  • 84% confiariam em uma instituição financeira não tradicional para ter seus produtos bancários, em comparação com 80% na pesquisa global.
  • Paypal encabeçou a lista de entidades não bancárias de confiança, seguido pelo Google e pela Apple.

IoE gerando alta qualidade no País: 

  • 93% movimentariam dinheiro, mediante um ou mais dos cinco principais serviços analisados (consultoria virtual de crédito imobiliário, consultoria financeira virtual, aconselhamentos automatizados, reconhecimento dos clientes nas agências e pagamento móvel), em comparação com 61% em média nos países desenvolvidos.
  • 62% (comparado com 45% na pesquisa global) provavelmente ou definitivamente optariam por uma empresa que oferece um processo de solicitação e aprovação de crédito imobiliário totalmente virtual.
  • 57% (comparado com 36% da pesquisa global) movimentariam dinheiro por meio de um serviço de consultoria virtual, seja ela no banco ou por meio de um dispositivo móvel pessoal. A capacidade de satisfazer o cliente imediatamente, sem a necessidade de agendamento prévio, foi o maior benefício percebido dos serviços de consultoria financeira virtual.
  • Seis em cada dez (62%) transfeririam pelo menos uma parte de suas economias e investimentos para uma organização de serviços financeiros que ofereça uma plataforma de consultoria automatizada, comparado com 45% da pesquisa global.
  • 69% dos clientes bancários (em comparação com 56% da pesquisa global) poderiam abrir uma nova conta para acessar uma solução de pagamento móvel. As características com melhores pontuações foram o resgate e a consolidação de títulos virtuais, a possibilidade realizar pedidos com antecedência, efetuar pagamentos e recebimentos, tudo em um mesmo aplicativo.
  • Se o banco principal não oferece isso, 69% dos entrevistados (em comparação com 48% da pesquisa global) estariam dispostos a abrir uma conta em um banco diferente para ter acesso ao reconhecimento de clientes nas agências. Nesse serviço, o smartphone do cliente envia alertas de entrada no banco, o que permite um serviço mais rápido e especializado.

Inovação em segurança da informação

  • 42% dos entrevistados no Brasil estão preocupados com a segurança dos sistemas de pagamento móvel, em comparação com 36% globalmente.
  • 60% dos entrevistados estão dispostos a usar (ou usar com mais frequência) Internet banking porque eles confiam em sua segurança, em comparação com 56% da pesquisa global.
  • Quase metade (47%) dos entrevistados está disposta a usar (ou usar com mais frequência) um aplicativo de mobile banking porque confiam na sua segurança, em comparação com 41% da pesquisa global.
  • Existe uma grande oportunidade para os bancos de implementar soluções de segurança inovadoras. Entrevistados brasileiros (88%) estavam interessados em utilizar o reconhecimento de impressão digital para verificar sua identidade e autorizar transações financeiras. Isso em comparação com 80% da pesquisa global.

Ganha-ganha para bancos e clientes
De acordo com a Cisco, a transformação digital no mercado financeiro é um jogo ganha-ganha. A digitalização de serviço ao cliente e consultoria, aconselhamento e serviços apropriados oferecem aos bancos aumento substancial dos seus rendimentos. No estudo Índice de Valor da Internet de Todas as Coisas, a Cisco estima que o valor em jogo associado com a IoE é de US $ 1,3 bilhão para a indústria de serviços financeiros ao longo dos próximos dez. No setor de serviços financeiros, especificamente, 39,5% desse valor não será alcançado. No entanto, os bancos podem começar a capitalizar a sua vantagem por meio da implementação de tecnologias IoE compatíveis para conectar pessoas, processos, dados e coisas.

Exemplo em banco brasileiro
Com base na análise de uma instituição financeira brasileira típica, com receita de US $ 5 bilhões, a aplicação das seguintes tecnologias podem aumentar os lucros em milhões de dólares:

  • Consultoria de Crédito Imobiliário Virtual – $ 128M
  • Consultor Financeiro Virtual – $ 34M
  • Reconhecimento dos clientes nas agências – $ 65M
  • Pagamentos móveis – $ 46M
  • Orientação automática – $ 29M

A maior parte desses benefícios acumulados (72%) é resultado de um aumento nos lucros, enquanto a redução de custos operacionais representa 28%. Além do aumento da renda, instituições de serviços financeiros podem alcançar eficiências significativas em suas operações por meio da automação, adoção da tecnologia, maior produtividade do funcionário, e redução de custos de aquisição de clientes para um 2,3% do total de poupança em geral. Ao adotar um modelo ágil, as empresas podem economizar aproximadamente 7,2% em custos de TI.

 

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Telecom Itália vai investir R$ 14 bi no País até 2017

A Telecom Itália anunciou plano estratégico para o triênio 2015-2017 durante evento, realizado em Londres. Nele, inclui investimento de R$ 14 bilhões na TIM Brasil nesse período. Os recursos terão como foco principal a ampliação das coberturas 4G e 3G no país, em linha com o crescimento esperado da demanda por tráfego de dados.

Rodrigo Abreu, presidente da TIM Brasil, detalhou o projeto de desenvolvimento da rede da operadora no País. A companhia pretende elevar o número de antenas 4G de 3,7 mil em 2014 para mais de 15 mil até o fim de 2017, alcançando 79% da população urbana. Já os sites 3G serão ampliados de 10,4 mil para mais de 14 mil.

O projeto MBB – que proporciona um desempenho diferenciado de navegação para os usuários na banda larga móvel por meio de sites conectados à fibra óptica, evolução da rede de acesso e implementação de novas funcionalidades no core da rede – alcançará 1.137 cidades, que concentram mais de 70% do tráfego de dados da operadora. Além disso, a empresa apostará na ampliação de hotspots Wi-Fi e instalação de small cells.

A TIM Brasil espera ainda manter o crescimento da base de clientes, com eficiência operacional. A área de Soluções Corporativas contará com um grande reforço e a empresa acredita que aumentará em quase dez vezes a receita gerada por esse negócio. O produto de ultra banda larga fixa – Live TIM – também é uma prioridade. De acordo com a TIM Brasil, o investimento triplicará e são esperados cerca de 370 mil novos clientes até o final de 2017, alcançando 500 mil usuários.

 

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Nice ganha prêmio Geração de Valor ao Cliente para AL

A Nice Systems venceu o prêmio de Melhores Práticas da América Latina de 2014 (2014 Latin America Best Practices Award) da consultoria Frost & Sullivan. Ela foi reconhecida como Líder em Geração de Valor ao Cliente no mercado de aplicativos para Big Data nos contact centers.

“A capacidade da Nice de permanecer na vanguarda do cenário de soluções de análise para contact centers deve-se em grande parte ao alto nível de entendimento das necessidades dos clientes”, disse Guilherme Campos, Analista de Mercado da Frost & Sullivan.

Segundo ele, a empresa está alinhada à compreensão das principais tendências e dinâmicas que influenciam a indústria. “Atualmente, as decisões relacionadas à Big Data e à tomada de decisão em tempo real são os principais componentes por trás do sucesso da Nice”, complementa.

De acordo com a consultoria, as empresas vencedoras foram selecionadas com base em sua capacidade de estimular um crescimento significativo em seus mercados, identificar as novas tendências e criar tecnologias avançadas que irão transformar a indústria em curto prazo. “Desenvolveu sistematicamente um conjunto completo de capacidades analíticas que permitem às organizações combinar com eficiência o duplo objetivo de reduzir custos e melhorar a experiência dos clientes.”

Essas ferramentas, segundo a empresa, ajudam as organizações a melhorar o engajamento de seus clientes e funcionários. São soluções de análise capazes de responder às preocupações no contact center e também em operações de back-office, nas inúmeras filiais e em outros canais, tais como varejo, tecnologias móveis e serviços de autoatendimento.

“A Nice sempre cultivou uma grande paixão pela inovação e ficamos muito honrados pelo reconhecimento das nossas soluções pela Frost & Sullivan”, disse Tom Dziersk, presidente da Nice Systems Américas.

 

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Data center: parceria Ativy e Alog visa fortalecer serviços de cloud

Focada em serviços gerenciados e cloud computing, a Ativy escolheu a Alog, operadora de data center, para hospedar seus serviços de nuvem. A empresa construiu uma infraestrutura que conta com Autonomous System (AS) próprio, blades, storages SSD, switches e roteadores de alta capacidade para hospedar aplicações de missão crítica de seus clientes no ambiente da parceira. A iniciativa faz parte da estratégia de crescimento da Ativy, suportada por investimentos em TI que, desde o início de 2014, já contabiliza cerca de R$ 6 milhões em aportes.

“Esse tipo de aplicação exige alto nível de performance e um ambiente muito seguro, por isso precisávamos de um data center de qualidade, como o da Alog”, diz Tiago Garbim, sócio e CEO da Ativy, acrescentando que a meta da empresa é crescer cada vez mais no mercado brasileiro, trazendo diferenciais de negócio para os clientes. “Para isso, um bom ambiente para hospedar nossa nuvem é fundamental”, completa.

A estrutura de cloud da Ativy está hospedada no data center da Alog em Tamboré e conta com storages com discos SSD, tecnologia de armazenamento mais rápida, resistente, silenciosa e econômica. De acordo com Rodrigo Guerrero, diretor comercial da Alog, a Ativy pode gerenciar seu ambiente sem nenhum tipo de empecilho, mesmo que as duas companhias ofereçam serviços semelhantes.

Até 2012, a Ativy fazia parte da Ascenty, empresa brasileira de data centers. Quando, naquele ano, parte da companhia foi adquirida pelo fundo de Private Equity Great Hill Partners, a Ativy surgiu como uma nova marca. Hoje, a companhia se posiciona como operadora de cloud computing, gestão de TI e serviços gerenciados para o mercado Enterprise, com atuação no Brasil e Estados Unidos.

 

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Grupo Logicalis anuncia Mark Rogers como CEO

O grupo Logicalis, fornecedor internacional de soluções de TI e serviços gerenciados, anuncia o executivo Mark Rogers como Chief Executive Officer a partir de 1º de março, quando inicia o ano fiscal da empresa. Rogers será responsável pelas atividades diárias do negócio.

Para o CEO da Datatec, controladora do grupo Logicalis, Jens Montanana, o executivo apresentou um ótimo desempenho e terá o desafio de dar continuidade aos objetivos de negócios da Logicalis. “Mark tem realizado um excelente trabalho no cargo de presidente e COO, e no comando da companhia no último ano. Estou muito feliz em anunciá-lo como CEO a partir de 1o de março”.

Mark Rogers chegou à Logicalis em 2003 e passou por cargos como Diretor Financeiro da Logicalis UK, Chief Financial Officer de Operações Europeias, Chief Operating Officer do Grupo Logicalis e, em março de 2014, Mark assumirá o cargo de presidente e COO do grupo Logicalis.

 

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Sensedia abre mais de dez vagas em TI Redação

Empresa de tecnologia especializada em Application Programming Interface (API) e SOA, a Sensedia, está ampliando seu time de desenvolvedores e arquitetos de software. São mais de dez vagas em TI divididas entre a sede da empresa, em Campinas (SP), e os escritórios de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Para Campinas, as oportunidades de vagas em TI são para arquiteto de software, desenvolvedor, desenvolvedor Oracle SOA, desenvolvimento e sucesso de clientes e especialista em APIs. Em São Paulo, a empresa contrata arquiteto de solução e desenvolvedor Oracle SOA, enquanto no Rio de Janeiro, as oportunidades são para arquiteto corporativo e arquiteto de projetos de transformação arquitetural.

Entre as características que a empresa busca nos candidatos estão capacidade para compreender, analisar e indicar soluções, interesse em auxiliar clientes altamente técnicos, inglês avançado e paixão por novas tecnologias. Os pré-requisitos e conhecimentos específicos para cada oportunidade podem ser consultados pelo site da empresa. Para participar do processo seletivo é preciso enviar o currículo para o e-mail rh@sensedia.com o título indicado na descrição de cada vaga.

 

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App de m-commerce atinge 1 milhão de downloads

Um recorde ou um belo gol?! Independentemente da metáfora, a Netshoes, loja de m-commerce de artigos esportivos, superou a barreira do 1 milhão de downloads do Netshoes App, aplicativo mobile que personaliza a navegação e a recomendação dos produtos comercializados pela empresa.

“A marca representativa evidencia a nossa forte presença no universo mobile como estratégia da companhia. Hoje, 30% dos visitantes únicos mensais da Netshoes acessam a loja por meio de um dispositivo móvel. Possuímos um plano estratégico de mobilidade, desenvolvido a partir da observação do comportamento do cliente, cada vez mais multicanal e crosschannel, que é a essência do Netshoes App”, afirma Juliano Tubino, CMO (Chief Marketing Officer) da Netshoes.

Lançado em junho do ano passado, ou seja, com apenas oito meses de disponibilidade, o aplicativo de m-commerce foi portado inicialmente para o sistema operacional iOS (Apple) e há cinco meses para a plataforma Android. Adoção turbinada com a criação de campanhas de incentivo. Tanto com investimento em comunicação off-line – com anúncios em pontos de ônibus e jornais – como na oferta de descontos e benefícios exclusivos para compras no app de m-commerce e outras ações de engajamento com o consumidor que também envolveram as redes sociais.

Destaque também para as ações que envolveram a doação de R$ 1 ao Hospital do Câncer de Barretos a cada download e a criação da “Menor Maior Loja do Mundo”, uma “miniloja” integrada à plataforma mobile da loja virtual instalada durante quatro dias na Rua Oscar Freire, em São Paulo (SP).

Mundos integrados
Ainda no mundo off-line, há o investimento em painéis espalhados por aeroportos e estações de metrô de três grandes capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) que funcionaram como vitrines virtuais. A partir deles, foi destacada a funcionalidade Netshoes Click do app, que consegue reconhecer os artigos por meio de suas imagens e direcionar o cliente para a loja virtual.

O Netshoes App está integrado ao usuário das plataformas e canais da Netshoes, com a possibilidade de iniciar uma compra no dispositivo móvel e finalizá-la no desktop, e vice-versa. Ao acessá-lo com login e senha, logo na primeira tela, são apresentados produtos direcionados para o perfil e histórico de compra do usuário, oferecendo uma experiência de navegação personalizada.

O app de m-commerce também conta com o Netshoes Click, serviço de reconhecimento de tênis, roupas e suplementos nutricionais que facilita a busca e identificação dos artigos com o uso da câmera do smartphone ou tablet. E outros recursos integrados como a “Lista de Desejos”, no qual o consumidor pode receber notificações sobre novos produtos no estoque e promoções personalizadas, e a opção de “Compra com um Clique” – que é autoexplicativa.

 

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Nice obtém certificação para plataforma Engage

A Nice Systems, fornecedora global de soluções para aprimorar a experiência do cliente, acaba de conquistar para a plataforma Nice Engage a certificação de compatibilidade da Cisco para o Gerenciador de Comunicações Unificado da Cisco (CUCM 10.5).

Por ser membro do Programa Parceiro de Soluções da Cisco, a empresa pode criar e implementar soluções para ampliar os recursos, o desempenho e a capacidade de gerenciamento de rede, de modo a gerar valor com base na Internet de todas as Coisas IoE (Internet of Everything – IoE).

Ao apoiar os recursos de gravação em ambientes de rede da Cisco, introduzidos com o CUCM 10.5, a Nice avalia que as organizações ficam mais bem equipadas para otimizar sua infraestrutura de gravação ativa. A Plataforma Nice Engage oferece recursos de gravação de última geração, com níveis incomparáveis de escalonamento, velocidade e rentabilidade.

A certificação potencializa o portfólio de aplicativos da Nice, baseados em análises em tempo real. De acordo com a empresa, isso possibilita às organizações reações mais rápidas, inteligentes e seguras durante as interações com os clientes, com análises em tempo real em todos os processos de serviço, oferecendo benefícios para operações de contact center, equipes de TI e departamentos de gestão de riscos.

“A certificação de compatibilidade da Cisco para a Plataforma de Engajamento da Nice permite aos nossos clientes otimizar sua infraestrutura de gravação ativa com a mais avançada tecnologia de telefonia IP”, afirma Miki Migdal, presidente do grupo de Produtos Corporativos da Nice.

 

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Era digital exige nova abordagem de conteúdo. É preciso reinventar

Estudo da consultoria global de negócios Bain & Company, a Generation #hashtag: A new wave of content for the age of Digital Natives, revela que modelos nativos digitais estão criando crescentes oportunidades, particularmente nos mercados emergentes, para empresas que compreendem como desenvolver e publicar em novos formatos. É a era digital.

Segundo a abordagem, a geração #hashtag, que combina nativos digitais (aqueles que são muito jovens para lembrar-se da vida antes da internet) e migrantes digitais (pessoas com mais de 26 anos, que abraçaram a era digital como sua principal fonte de conteúdo) hoje desafia modelos de negócios tradicionais dos produtores de conteúdo e impulsiona a criação de novos modelos digitais nativos.

A pesquisa da Bain ouviu aproximadamente 7 mil consumidores de dez países e mostra que a combinação de dispositivos digitais de baixo custo e redes de comunicações em rápido desenvolvimento está consolidando o consumo de conteúdo digital em todas as faixas etárias. Enquanto os consumidores dessa nova era estão liderando essa transição, os demais estão se aproximando rapidamente.

“As indústrias de conteúdos estão, mais uma vez, enfrentando a necessidade crítica de se adaptar para sobreviver”, diz Frederic Declercq, sócio da Bain & Company. Ele acrescenta que à medida que novos modelos que não possuem nenhum legado analógico ganham tração, e com a demanda de geração #hashtag crescendo, o sucesso em longo prazo das empresas de mídia depende da capacidade de reinventar sua abordagem (desde criação de conteúdo até distribuição e monetização) para que possam se adaptar à era digital.

Na transição inicial do físico para a era digital, o conteúdo manteve o seu legado analógico – a criação de conteúdo permaneceu nas mãos de estúdios de cinema, principais empresas de música e editoras de livros, e o modelo de monetização que prevaleceu foi baseado no preço de produtos de compra.

Para a Bain, modelos digitais nativos, como streaming de música e jogos para celular, libertaram-se das limitações das formas anteriores, dando lugar ao conteúdo de forma resumida, transmitido à vontade, e rentabilizado por meio de assinaturas, micro transações ou publicidade. Essa terceira onda da mídia tem propagado para além dos nativos digitais, mas em toda a mídia.

A pesquisa mostra ainda que nos mercados desenvolvidos como Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Suécia, 59% dos pesquisados entre 26 e 35 anos se consideram consumidores nativos digitais, enquanto 38% das pessoas acima de 35 anos afirmam o mesmo. Em contrapartida, 11% e 13%, respectivamente, se identificam como consumidores analógicos. Nos mercados emergentes como Brasil, Russia, Índia, China e África do Sul, mais de 30% dos consumidores com mais de 25 anos já migraram para a mídia da terceira onda.

Resultados em destaque
Entre os pesquisados dos países desenvolvidos, 70% dizem possuir um smartphone, enquanto 47% tem um tablet. Adolescentes de 15 a 18 anos (84%) possuem um smartphone.

Adultos acima de 35 anos em economias desenvolvidas assistem a vídeos online (63%) e 93% ouvem música digitalmente. A participação de consumidores jovens, entre 15 e 25 anos, é ainda mais alta: 87% assistem a vídeos online e 98% ouvem música digitalmente.

Mesmo que as pessoas com menos de 36 anos estejam consumindo mais conteúdo digital, os avanços digitais ajudaram a democratizar a tecnologia em todas as faixas etárias. Quase 96% dos pesquisados, entre 26 e 35 anos, e 93% das pessoas com mais de 36 anos dizem que consomem música digital, em comparação com 98% daqueles entre 15 e 25 anos.

A entrada de vídeo, música e vídeo game digital em mercados desenvolvidos é de pelo menos 70%, com a música registrando 94%; e-books ficam com apenas 38%.Em mercados emergentes, a participação de todas as mídias é de 40%, mais alta em música e vídeo games – 48% e 45%, respectivamente.

Mudança de hábito
Representantes da era digital nativos como Spotify, Twitch, e King, criador do Candy Crush, já adquiriram uma base de usuários considerável, ganhando mais de 40 milhões de consumidores ativos em apenas seis anos.

“Com o aumento da participação digital aparecem os questionamentos sobre privacidade de dados e recomendações on-line. Como a diferença entre as gerações se fecha, os consumidores mais jovens estão mais dispostos a abrir mão da privacidade para obter recomendações mais personalizadas”, analisa Declercq.

Apesar da explosão potencial, muitos representantes digitais nativos ainda têm de gerar dinheiro. Enquanto as vendas do Spotify cresceram 128% entre 2011 e 2012, as perdas aumentaram 46% no mesmo período. Já o Netflix, que tem foco no crescimento de sua presença em todo o mundo, tem visto uma queda na sua margem líquida de dois dígitos há três anos para apenas 5% em 2013.

Embora os mercados desenvolvidos, especificamente na Europa Ocidental, América do Norte e Japão, continuam a ser as forças dominantes na indústria de mídia, responsáveis por até 70% das receitas da indústria da música, TV e vídeo em 2013, a ascensão da Geração #hashtag está deslocando uma maior participação no consumo de mídia do mundo para os mercados emergentes.

“Enquanto as empresas de mídia estão sendo desafiadas em seus principais mercados, elas também têm igualmente vastas oportunidades no exterior”, explica o executivo da Bain. Para ele, assim como os consumidores de mercados emergentes saltaram diretamente para os celulares, sem a fase de telefone fixo no meio, provavelmente vão saltar de formatos físicos de mídias para a terceira onda, criando oportunidades de crescimento para mudar o jogo para as empresas que que podem rapidamente dominar as técnicas de apelo à Geração #hashtag”, avalia.

Dicas de áreas que merecem atenção:

Investir em formatos nativos digitais – a transição do conteúdo da abordagem estritamente top-down para modelos mistos que incluam bottom-up e elementos voltados para multidões.

Repensar a cartilha de monetização – olhar além dos modelos de consumo pagos e de publicidade tradicional para opções “freemium”, por exemplo, para quebrar o código de rentabilidade para os formatos nativos.

Fortalecer a aliança entre conteúdo e redes – fornecer as tecnologias certas – sempre em redes e com conexões rápidas – que permitam o acesso ao conteúdo da terceira onda.

 

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