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Linha de Pharrell Williams para Adidas chega às lojas

Nova linha de Pharrell Williams para Adidas Originals chega às lojas

A nova linha assinada por Pharrell Williams para a Adidas Originals acaba de chegar às lojas do Brasil, nesta sexta-feira (30.01). A coleção conta com tênis de couro (R$ 359,90) e jaquetas de cetim (R$ 289,90) nas cores branco, azul e amarelo, estampadas com pequenos círculos em vermelho. As peças são unissex e chegam em edição limitada.

Nova linha de Pharrell Williams para Adidas Originals chega às lojas



Intimissimi apresenta nova coleção no shopping Eldorado

Intimissimi apresenta nova coleção no shopping Eldorado

A marca italiana de lingeries Intimissimi apresentou ontem (29.01) sua nova coleção no shopping Eldorado, em São Paulo. Entre os destaques, estão as peças feitas de cetim e renda em tons de bege, rosa antigo e nude, que são a aposta da marca para a estação, e o conjunto preto criado especialmente para as lojas do Brasil, com modelo menor que lembra os biquínis pequenos usados por aqui.

Além disso, a grande novidade da marca é que, pela primeira vez, a distribuição da coleção será mundial, ou seja, não chegará primeiro às lojas internacionais. Até o final de fevereiro, chegam também as peças feitas em tricô, que será um hit certo do próximo inverno.



Bolsa Riley da Michael Kors chega ao Brasil

Bolsa Riley da Michael Kors chega ao Brasil

A marca americana Michael Kors acaba de anunciar a chegada de sua mais nova bolsa às lojas no Brasil em março. Batizada de “Riley”, ela é prática e pode ser usada tanto para o dia a dia, quanto para eventos mais formais, já que é feita de couro nobre e conta com bordas pintadas à mão.

O acessório, que chega nas cores laranja, preto, branco, amarelo, camelo e azul bebê, pode ser encontrado nas lojas da grife localizadas nos shoppings Iguatemi, Morumbi e Cidade Jardim, em São Paulo, e no Village Mall, no Rio de Janeiro.



Blue Bird Shoes desenvolve linha especial para o Carnaval

Blue Bird Shoes desenvolve linha especial para o Carnaval 2015

A Blue Bird Shoes é mais uma das marcas que desenvolveram uma linha especial para o Carnaval 2015. Pensando na data que está cada vez mais próxima, foi criada uma coleção-cápsula para as clientes que querem curtir as festas e a folia com muito estilo, porém sem deixar o conforto de lado.

Os modelos de sapatos, inspirados nas cores e alegria desta data festiva, estarão disponíveis a partir da semana que vem na loja da marca no shopping Iguatemi, e na loja Scarf Me, localizada no shopping JK Iguatemi, ambas em São Paulo.



Novo sistema vai gerar economia de 20% nos custos com manutenção da frota no Paraná

O Governo do Paraná criou um novo sistema de gestão da frota pública que deve gerar uma economia anual de 20% nos custos de manutenção. Além disso, está prevista a ampliação do número de oficinas mecânicas credenciadas de 37 para 220.

A empresa vencedora de licitação, a JMK Serviços, assinou o contrato no dia 28. Antes, o Estado mantinha contatos isolados com 37 oficinas de manutenção de veículos com condições e critérios diferentes. Com apenas um contrato, a intenção é que o Departamento de Transporte Oficial (Deto), da Secretaria da Administração e da Previdência, tenha maior controle na gestão da frota e na fiscalização da empresa.

Pelo novo contrato, a empresa deverá dar um diagnóstico detalhado, a cada 120 dias, de cada veículo que compõe a frota pública. Os veículos serão cadastrados no sistema com fotos e dados de identificação como placa, chassi, número de registro, marca, tipo, ano e cor. À medida que os veículos forem considerados inservíveis, serão recolhidos e submetidos a leilão.

O controle dos gastos também foi considerado no novo contrato. A empresa é obrigada a apresentar três orçamentos e o serviço só será executado com aprovação do órgão estadual ao qual o veículo faz parte. Além do Deto, os órgãos estaduais também poderão fiscalizar e supervisionar os trabalhos. Outra exigência é a criação de um histórico de revisões ou manutenções do veículo, com a comprovação dos gastos com peças e mão de obra, bem como informações do condutor, datas e horários.

A empresa será obrigada ainda a divulgar periodicamente balanços que mostrem o desempenho do custo total da frota, além do custo do veículo por quilômetro rodado.



Todo o cuidado é pouco com o bom e velho USB

Por Nicole Pauls*

Quando se trata de segurança, os profissionais de TI não dão conta de tudo.  Nem todas as ameaças podem ser minimizadas simplesmente porque na empresa são respeitadas práticas recomendadas para manter os softwares de segurança atualizados e aplicar regularmente as correções nos aplicativos vulneráveis. Além disso, nem todos os recursos potencialmente arriscados podem ser desligados, mesmo que fosse a vontade dos profissionais de TI.

Recente pesquisa da SR Labs comprova que hackers podem transformar os dispositivos USB (unidades portáteis aparentemente inofensivas, teclados, mouses e outros dispositivos que são conectados às portas USB do computador) em ferramentas maliciosas.

Como eles fazem isso? Carregando firmwares maldosos nos minúsculos chips de baixo custo do computador, que controlam as funções dos dispositivos USB, os quais normalmente não têm proteção incorporada contra adulteração.  Conhecidos como BadUSB, os malwares têm a capacidade de fazer com que os dispositivos USB assumam funções secretas, como espionar as comunicações do usuário e destruir dados valiosos uma vez conectados a um computador.

Em ambientes de negócios, nos quais os dispositivos USB muitas vezes circulam como cartões de visita, os profissionais de TI precisam ser proativos na hora de proteger a infraestrutura dessa nova ameaça.  Mesmo que isso não seja muito difundido, o abuso do uso dos dispositivos USB já existe há muito tempo e é importante aproveitar a oportunidade para rever as políticas e controles.  Veja a seguir algumas considerações importantes:

  • Monitorar as redes de forma proativa. Dada a natureza furtiva das ameaças relacionadas aos dispositivos USB, como o BadUSB, é fundamental controlar com eficácia os servidores, redes, aplicativos e estações de trabalho para detectar atividades suspeitas, mesmo que você não possa monitorar especificamente as atividades do USB. Esse é um bom exemplo de como os softwares de segurança tradicionais nunca conseguirão deter cada ameaça em potencial. Pode ser muito positivo contar com uma estratégia sólida de monitoramento que inclui tecnologias adicionais, como softwares de informações de segurança e gerenciamento de eventos (SIEM), para ajudar a detectar tendências incomuns e prevenir ataques.
  • Controlar a atividade do USB caso a caso. Também há um grande número de ferramentas disponíveis no mercado para ajudar a controlar a atividade do USB por usuário e/ou por dispositivo, e bloquear qualquer atividade suspeita. Deve-se começar descobrindo onde estão as áreas de maior perigo e depois determinando as atividades permitidas e proibidas, conforme necessário.
  • Utilizar softwares antivírus e de gerenciamento de ameaças. Apesar de os softwares antivírus e outros softwares antimalware não conseguirem detectar sozinhos os firmwares maliciosos nos dispositivos USB, eles ainda são ferramentas confiáveis ​​para detectar quando ocorre uma violação em potencial em sua rede, especialmente se não for possível monitorar o tráfego nos terminais diretamente.
  • Instruir os usuários finais. Instruir os usuários finais sobre as ameaças envolvidas com o uso do USB é algo essencial para reduzir o risco do negócio. Ao limitar o uso do dispositivo USB sempre que possível e criar políticas de dispositivo USB para uso interno, os profissionais de TI podem significativamente reduzir o impacto das ameaças em potencial de segurança que surgem com o USB.

Temos a tendência de confiar exclusivamente em antimalwares e outros softwares tradicionais de segurança para diminuir os riscos de segurança. No entanto, com muitas ameaças, incluindo os dispositivos USB que apresentam falhas críticas, é necessário por em prática precauções extras para evitar danos graves.

Tudo isso reforça uma mensagem maior: sempre haverá alguma percentagem do bom conhecido e do mau conhecido, mas é sempre à área cinzenta intermediária em constante expansão que deveremos dedicar mais atenção. Deve-se admitir que atenuar as ameaças nessa área cinzenta por vezes vai de encontro às práticas comerciais da empresa. No entanto, com as ferramentas adequadas para automatizar, monitorar e gerenciar toda a infraestrutura, é possível conciliá-las e implementar uma estratégia de segurança eficaz que responda a essas ameaças.

*Nicole Pauls é diretora de gestão de produtos de segurança da SolarWinds 



Brasil deve inaugurar 26 shoppings em 2015

Brasil deve inaugurar 26 shoppings em 2015

Para o ano de 2015, está previsto a inauguração de 26 novos shoppings no Brasil, já que mais da metade desse total foi herdada do ano de 2014 pois, segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers), 14 empreendimentos adiaram seus planos e deixaram de abrir as portas. Ainda segundo a Abrasce, serão aplicados R$ 16,3 bilhões no setor este ano, entre construção de novos shoppings e expansões.

Além dos 14 adiados para este ano, os empreendedores adiaram também a abertura de mais quatro shoppings para 2016, devido a motivos como o fraco desempenho da economia e a demora para obter licenças.

No ano passado, os 520 shoppings brasileiros faturaram R$ 142,3 bilhões. Para este ano, a expectativa é que as vendas sejam ampliadas em 8,5%. Para isso, o setor pretende trazer para dentro dos shoppings os consumidores que fazem compras em lojas de rua e, além disso, avançar em cidades menores, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.



Thelure e Lool criam coleção de bijuterias para inverno 2015

Especial para seu inverno 2015, a Thelure acaba de fechar parceria com a marca de acessórios Lool para a criação de uma coleção de bijuterias. A linha, que será apresentada oficialmente nesta quinta-feira (29.01), conta com dez modelos, entre colares, brincos statment e pulseiras, feitos com pedras coloridas e banho de grafite.

A novidade estará disponível nas lojas Thelure a partir de fevereiro.



Mixed apresenta linha inspirada em floresta e contos de fada

Mixed apresenta linha inspirada em floresta e contos de fada

Para seu inverno 2015, a Mixed apresentou uma linha inspirada em floresta e contos de fada, com o objetivo de retratar as principais apostas da estação. Em estampas temáticas, como as da raposa Happiness, as peças chegam com mix de texturas e predomínio de cores como marrom, verde, marinho e vermelho.

Além disso, a linha conta somente com peças que são a cara do inverno, como casacos, coletes, capas e calças pantacourt, que já viraram tendência entre as fashionistas.

A coleção chega às lojas Mixed nesta quinta-feira (29.01).



Alexandre de Paris apresenta acessórios para o Carnaval 2015

Para complementar a produção das mulheres no Carnaval, a marca francesa Alexandre de Paris apresentou acessórios especiais para a data. Peças como flores e camélias, tradicionais da grife, chegam com detalhes de renda e cristais Swarovski, elemento sempre utilizado pela label nas coleções.

Além delas, a linha conta também com outras feitas em acetato em diversos formatos, como borboletas, presilhas e pentes, em cores claras como azul bebê e nude.

Os acessórios estão disponíveis nas lojas da grife nos shoppings Cidade Jardim, Iguatemi e Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Alexandre de Paris apresenta acessórios para o Carnaval 2015



Detran-MA oferece exames extras para candidatos à CNH

O Detran do Maranhão vai oferecer, a partir de fevereiro, vagas adicionais de exames práticos para candidatos à carteira de habilitação. A medida tem como objetivo reduzir as filas de esperas nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Caxias, Timon, Bacabal e Santa Inês.

No próximo mês, outros 50 municípios receberão a banca de exames práticos. Os alunos dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) aprovados nos exame teórico exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) serão avaliados pelas equipes.  A banca vai aos municípios a cada mês e permanece no local até a realização de todos os testes. As equipes dedicam um dia aos municípios menos populosos e uma semana para cidades com maior número de pedidos de testes.

Os municípios de Caxias, Timom, Bacabal e Santa Inês têm a maior demanda de exames no Maranhão. Em fevereiro, Caxias e Timom terão um dia extra na aplicação dos exames. A partir de março, também serão programados exames extras para Bacabal e Santa Inês.

Para atender a demanda por CNHs, o Detran-MA vai antecipar a divulgação do calendário de provas práticas para os Centros de Formação de Condutores. Os CFCs terão dois meses de antecedência para fazer os agendamentos de alunos. Segundo a coordenadora de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes, anteriormente as datas e locais das aplicações de provas eram divulgadas apenas com 30 dias de antecedência, e, muitas vezes, as auto-escolas ficavam sem margem para agendar a prova do aluno. “Agora, os CFCs terão tempo suficiente para atender a demanda e o serviço ganhará, com certeza, mais agilidade”, concluiu.



Com queda de 9,3% nos emplacamentos, crescimento da frota paranaense desacelera

O crescimento da frota paraense diminuiu de ritmo no ano passado. Em 2014 foram registrados 330 mil novos veículos contra 361 mil em 2013. Comparado a 2011, o crescimento é ainda menor. Naquele ano, foram emplacadas 385 mil novas unidades.

O Estado mantém a terceira maior frota do país. O total de veículos em circulação no Paraná chegou a 6.489.289 entre carros, motocicletas, ônibus e caminhões. São Paulo tem a maior frota circulante, com 25,7 milhões de veículos e, Minas Gerais é a segunda, com 9,4 milhões.

“É uma frota expressiva, que exige do poder público ações estratégicas e investimentos consistentes em educação, fiscalização e infraestrutura. O Governo do Estado tem adotado uma série de medidas para melhorar a formação de condutores e os serviços prestados a eles, além de auxiliar os municípios no planejamento viário”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Levantamento do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR) mostra que o total de veículos registrados no Estado mais que dobrou na última década. Em 2004, 3.182.172 veículos circulavam nos municípios paranaenses. A frota manteve o crescimento desde então, mas em ritmo menor. Em 2007 houve pico de 8,8% e, em 2008, de 8,9%. Nos três anos seguintes os percentuais caíram para 7,6%. Já em 2012 o crescimento foi de 6,8%, em 2013, 6,2% e, em 2014, de 5,3%.

Entre os cinco municípios que mais emplacam veículos novos no Paraná, três tiveram quedas. São José dos Pinhais apresentou redução de 35,77%;

Maringá, de 14,87%; e Ponta Grossa, de 12,90%. Em contraponto, a capital Curitiba registrou alta de 12,62% e Londrina, de 5,70%.

Curitiba representa praticamente um quarto da frota paranaense, com 1.406.049 veículos. Londrina é a segunda a ter o maior número de veículos em circulação – são 357.795 unidades. Maringá é a terceiro, com 297.717 unidades. A lista é completada por Cascavel (201.271 veículos), Ponta Grossa (179.213), São José dos Pinhais (170.480), Foz do Iguaçu (155.196), Colombo (112.980), Guarapuava (90.379) e Toledo (88.364). A menor frota é em Guaraqueçaba, no Litoral do Estado, com 665 veículos.

Cenário nacional
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) justifica que o quadro acompanha uma tendência em todo o Brasil. No ano passado, os emplacamentos tiveram redução de 6,6% no país, com 5.096.236 novos veículos incorporados à frota nacional, formada por 86.700.490 unidades.

“O ano de 2014 foi marcado pela instabilidade da economia, crédito mais restrito, PIB baixo, eleições, Copa do Mundo e endividamento da população. Todos esses fatores afetaram o comércio de uma forma geral e fizeram com que o consumidor deixasse de lado investimentos maiores, como os bens duráveis”, afirma o presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv) e diretor-geral da Fenabrave, Marcos da Silva Ramos.



Aulas para emissão de CNH “B” terão carga horária ampliada em PE

As aulas de candidatos à habilitação da categoria “B” terão carga horária ampliada em Pernambuco. A portaria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) que disciplina a nova estrutura curricular foi publicada no Diário Oficial do Estado.

As readequações passam a valer a partir de 2 de fevereiro. Os candidatos deverão fazer vinte e cinco horas/aula, cinco horas adicionais que devem, obrigatoriamente, ser ministradas no período noturno. Para adição da carteira B, o Departamento exigirá vinte horas/aula prática, as quais quatro deverão ser à noite.

Da mesma forma que em outros estados, como São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, Pernambuco cumpre a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) nº 493/2014. As aulas teóricas exigidas para quem vai tirar a carteira de motoristas têm a mesma carga horária, de 45h/aula.

Prova prática em vias públicas
Tramita na Câmara dos Deputados proposta que exige carga horária mínima de prática de direção em vias públicas para condutores candidatos à habilitação. O tempo mínimo deve ser fixado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). A senadora Ana Amélia (PP-RS), autora da proposta, afirma que a medida coíbe a prática de autoescolas de treinarem seus clientes em circuitos fechados. “Não nos parece razoável que todo o treinamento seja realizado exclusivamente fora de nossas ruas e avenidas, já que é esse o ambiente real em que os ex-aprendizes já habilitados irão conduzir suas motocicletas”, destaca.

Ana Amélia lembra que o Contran já editou resolução semelhante ao projeto. “Entretanto, ante a gravidade dessa situação, e considerando a possibilidade de que o colegiado possa, por algum motivo, retirar essa exigência do texto de suas normas, decidimos apresentar a proposta de transformá-la em lei”, finaliza.



ANTT debate resolução que regulamenta registro de transporte de cargas

Audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) debateu e coletou contribuições sobre a Resolução nº 3.056/2009, que estabelece critérios para o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTC).

Estudos técnicos foram considerados para a nova proposta, além de demandas do setor e recomendações de outras áreas do setor público. Segundo a ANTT, o objetivo da audiência pública é prosseguir com a regulamentação do setor, que vai beneficiar o transportador, usuários e a própria sociedade.

Dos 112 participantes, 37 apresentaram sugestões. Cidadãos podem participar da consulta pública até o dia 31 deste mês. Basta preencher formulário disponibilizado no site da Agência ou por via postal para o endereço da sede da ANTT em Brasília (SCES – Trecho 03 – Lote 10/Polo 08 do Projeto Orla – CEP 70.200-003).

O RNTC é obrigatório para exercício da atividade remunerada de transportadores de cargas. A resolução da ANTT em discussão estabelece os procedimentos para inscrição e manutenção da permissão. O registro regulariza o exercício da atividade e fornece aos usuários informações sobre oferta de transporte. Devem ser cadastradas Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas (ETC), Cooperativas de Transporte Rodoviário de Cargas (CTC) e Transportadores Autônomos de Cargas (TAC).

Mais de 1 milhão de profissionais registrados
Segundo levantamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em 2014 foram contabilizados mais de 1 milhão de trabalhadores devidamente cadastrados como transportadores de carga no RNTC. O número de caminhoneiros que possuem cadastro no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) representa um aumento significativo de trabalhadores do ramo, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“Isso mostra a importância do setor como força motriz do progresso nacional. Sabemos que há muito ainda a ser realizado, não só no que se refere a investimentos para ampliação e integração dos modais, como também para a melhoria na fiscalização das condições de rodovias e ferrovias, visando à segurança destes trabalhadores”, comenta o diretor superintendente da 3T Systems, Edésio de Campos Horbylon Neto.

O órgão afirma que o aquecimento de profissionais regularizados para exercer a atividade também reflete no crescimento da frota e nas ações de fiscalização realizadas nas rodovias. “Como exemplo, podemos citar a exigência pelos Detrans de alguns estados da comprovação do cadastro no RNTRC para a expedição do Licenciamento Anual (CRLV) de veículos na categoria de aluguel e a necessidade do RNTRC no cadastramento de empresas de transporte e no preenchimento de documentos fiscais relacionados a transportes, emitidos pelas Secretarias de Fazenda Estaduais”, enumera Wilton Sousa, gerente de Registro e Acompanhamento do Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas.

Para a ANTT, o motorista tem vantagens em obter o registro. Além de estar regularizado, ajuda a inibir o transporte clandestino. O profissional também tem seus dados em uma base de informações que traçam o perfil do transportador de cargas no país. Este banco possibilita mensurar a quantidade de transportadores regularmente estabelecidos, o total de veículos por categoria e as empresas e cooperativas em atividade.



Parada a cada duas horas e evitar bagagem em excesso. Confira dicas para uma viagem segura

O Carnaval está aí e muita gente deve estar de viagem programada para cair na folia. Antes de viajar, é importante estar atendo a orientações que podem fazer a diferença para o motorista. Uma delas é o tempo de descanso. O recomendável é uma pausa a cada duas horas para longos trajetos. Este é o intervalo ideal para se alimentar e descansar um pouco.

O Radar Nacional traz seis dicas de especialistas ouvidos pela Caçula Pneus para garantir uma viagem tranquila e segura. Confira:

  1. Faça uma revisão completa no carro. Verifique nível do óleo, pastilhas de freio, limpeza das velas, luzes dos faróis e das setas. Verifique a suspensão, o cinto de segurança e a parte elétrica do automóvel.
  1. Certifique-se de estar com os pneus em bom estado, calibrados e alinhados. Inclusive o estepe. Verifique o estado dos itens obrigatórios como triângulo, chave de roda e macaco.
  1. O motorista deve parar a cada duas horas para se alimentar e descansar antes de seguir viagem. Apenas ultrapasse em trechos de faixa tracejada e respeite o limite de velocidade.
  1. Verifique o peso apropriado para o seu veículo e não exceda o limite estipulado em manual. Evite colocar bagagens em locais que obstruam a visão. Respeite o limite de passageiros e certifique-se de que todos estejam com o cinto de segurança.
  1. Planeje seu trajeto, determine pontos de parada e um ritmo para a viagem. Procure viajar de dia e em boas condições climáticas, se possível.
  1. Esteja com o carro regularizado. Pague o seguro obrigatório, o IPVA e qualquer multa pendente. Com isso feito, realize o licenciamento de seu veículo. Verifique se o seu extintor já respeita a nova legislação. Todo carro precisa circular com extintor ABC a partir de abril de 2015.


Contra roubo de cargas, uso de bloqueadores de celular pode dar cadeia

A comercialização ou uso de bloqueadores de telefone celular, chamados de “jammers” pode dar cadeia no Brasil. O Projeto de Lei nº 7925/14, em tramitação na Câmara dos Deputados, busca coibir o roubo de cargas de quadrilhas especializadas que utilizam o equipamento para impedir a comunicação do transportador com a empresa.

Pela proposta, importar, exportar, fabricar, adquirir ou vender implicará em pena de prisão de um a três ano, além de multa.

O dispositivo antirrastreamento tem venda controlada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Mas o produto é encontrado na internet sem dificuldades, a preços que vão de R$ 110 a R$ 2 mil.

Arquivado por conta do fim da legislatura, o projeto pode voltar à votação após 31 de janeiro e passará por análise da Comissão de Constituição e Justiça.

Rombo de R$ 1 bi
Balanço da Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) aponta que, em 2013, foram registradas 15,2 mil ocorrências de roubo de cargas nas rodovias brasileiras. O número é 5% maior que o total de 2012, quando foram 14,4 mil casos, e o prejuízo financeiro totaliza R$ 1 bilhão, contra R$ 960 milhões do ano anterior. O balanço aponta, também, que somente 21% dos caminhões roubados são recuperados.

Conforme informações da Agência CNT de Notícias, a região Sudeste concentra a maior parte das ocorrências, com quase 82% dos roubos. Entre os estados, São Paulo lidera o ranking, com 52,4%. Os principais alvos dos criminosos são produtos alimentícios, cigarros, eletroeletrônicos e farmacêuticos.

Ainda segundo a NTC&Logística, 70% dos ataques de criminosos se concentram em áreas urbanas, durante coleta e entrega de mercadorias. Os outros 30% são em rodovias. Apesar disso, segundo o coronel Paulo Roberto de Souza, assessor de segurança da instituição, o prejuízo, no segundo caso, é maior devido à quantidade e ao valor das mercadorias. Ele explica também a forma de ação das quadrilhas: “nas áreas urbanas, os criminosos agem em semáforos, postos de entrega e invadindo depósitos de carga, que estão se transformando em verdadeiras fortalezas. Nas rodovias, eles implementam estratégias para paralisar os veículos, desde falsas barreiras policiais até abordagens em movimento e enfrentamento policial”.

Em SP, receptador tem ICMS cassado
Comerciantes pegos por adquirir, distribuir ou vender mercadoria produto de roubo, furto ou descaminho podem ter a inscrição do cadastro de contribuintes do ICMS cassada no Estado de São Paulo. A nova lei já em vigor é a promessa de apertar o cerco contra o roubo de cargas e estabelece penalidades mesmo que não caracterizada a receptação.

A multa afixada corresponde a duas vezes o valor do produto. Todo montante arrecadado será revertido em ações para combater o roubo e furto de cargas. Trata-se de uma medida contra o crime organizado em São Paulo.

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/SP) apontam que, de 2012 para 2013, o número de ocorrências de roubos de cargas no estado aumentou 5,58%. Foram registradas em média mensal de 646 ocorrências em 2013 contra 611 no ano anterior. A grande maioria dos casos (81%) está concentrada na capital e municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.



Tarifa de ônibus será reajustada em Curitiba. Greve ainda afeta serviço

A Prefeitura de Curitiba anunciará oficialmente nesta sexta-feira (30) o reajuste na tarifa de ônibus, a exemplo de outras 79 cidades brasileiras. A nova tarifa será divulgada em meio à greve do transporte público, que ainda afeta a vida do curitibano que depende do serviço. Atualmente, a passagem custa R$ 2,85 e o novo valor praticado deve ficar em torno de R$ 3.

Na manhã desta quinta-feira, 83% da frota circulava pelas ruas, de acordo com levantamento do Centro de Controle Operacional (CCP), da Urbs. Terminais e canaletas mantinham trânsito livre. A retomada parcial das atividades cumpre a determinação do desembargador Luiz Eduardo Gunther, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), de manter em operação pelo menos 80% da frota. O descumprimento acarretaria multa diária de R$ 300 mil.

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) afirmou em nota que manterá a luta pelo pagamento da dívida de R$ 16,7 milhões com os subsídios vencidos desde outubro do ano passado. “O Governo do Estado, por meio da Comec, transfere R$ 5 milhões ao fundo do transporte, saldando um pedacinho da sua dívida. As empresas recebem o recurso e, até quinta-feira, no máximo, pagam os trabalhadores. Até lá, a greve continua com frota mínima de 80% dos veículos em circulação, sob pena de multa de mais de meio milhão de reais ao Sindimoc”, afirmou.

A Urbs confirma que o governo estadual acumula uma dívida de R$ 16,5 milhões ao sistema de transporte da capital, valores que acumulam parcelas de outubro, novembro e dezembro do ano passado. Para o órgão, manter o pagamento em dia dos trabalhadores garante a normalidade dos serviços, mas reafirma que vai negociar a renovação do contrato com o governo estadual, encerrada em 2014, além do pagamento das parcelas em atraso. A integração dos sistemas, segundo a Urbs, é um “patrimônio da sociedade”.

Somados os 13 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, a dívida do governo estadual para cobrir gastos do transporte na Rede Integrada já acumulam R$ 75 milhões.



Rodrigo Kede deixa presidência da IBM. Assume Marcelo Porto

Rodrigo Kede (foto) deixa a presidência da IBM no Brasil para assumir o cargo de vice-presidente mundial de estratégia e transformação da IBM. Ele entrou na companhia como estagiário, em 1993, e aos 33 anos já era Chief Financial Officer (CFO). Com 40 anos, conquistou o cargo mais alto da companhia, a presidência, em julho de 2012.

Em seu lugar, entra Marcelo Porto, que já ocupou diversas posições de liderança em seus 28 anos de trajetória no Brasil e no exterior. Atualmente, atuava como Vice Presidente de Vendas da IBM Brasil. Em 2012, passou um ano na sede da IBM, em Armonk, New York, apoiando a CEO Ginni Rometti no desenvolvimento de projetos com clientes de todo o mundo.

No Brasil, liderou as divisões de Software, Marketing, Serviços para Pequenas e Médias empresas na organização da América Latina, entre outras posições chave. Porto é graduado em Análise de Sistemas pela PUC do Rio de Janeiro.
Entre as missões de Porto estão manter o crescimento alcançado pela IBM Brasil nos últimos anos, consolidar a estratégia da companhia no país com foco em Cloud, Analytics, Mobilidade, Social e Segurança, além de ampliar as vendas da IBM em todas as regiões brasileiras para novos compradores de tecnologia, como executivos de Marketing, Recursos Humanos, Finanças e Compras.

“A IBM Brasil está em um momento muito especial, com novos desafios, metas, oportunidades. Nossos clientes vêm confiando em nossa companhia ao longo desses 98 anos no Brasil e continuaremos provendo o valor que precisam para crescerem e contribuírem para o desenvolvimento de nosso país. Sei que conto com um time extremamente competente, que busca sempre fazer melhor e diferente”, comenta Porto.

Kede deixa o comando da IBM Brasil com resultados que marcaram a sua trajetória. Liderou a transformação da unidade nacional e mesmo diante de um contexto econômico desafiador e mudanças significativas na forma como as empresas adquirem TI, a empresa foi referência mundial em performance e crescimento.

Sob sua gestão foi criado o Centro de Competência do Watson no Brasil, que está trabalhando para ensinar português brasileiro para o sistema cognitivo. Conduziu importantes negociações, como aquisição da Scopus, e teve um papel fundamental no fortalecimento e propagação da estratégia de inovação da IBM, dentro e fora da companhia.

Nesse período, a IBM recebeu importantes reconhecimentos do mercado, entre eles, da Carta Capital, como uma das empresas mais admiradas do Brasil, sendo a única B2B entre as 20 primeiras.

 



Paraíba libera consultas de veículos apreendidos online

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba liberou a consulta pela Internet de veículos apreendidos. O serviço foi implementado em resposta a sugestões recebidas pela Ouvidoria do órgão. O objetivo é que os interessados tenham comodidade em obter as informações, além de diminuir filas de espera nos postos de atendimento.

Para ter acesso ao banco de informações, o cidadão precisa acessar o site do Detran e clicar no menu “consultar veículos”. Em seguida, escolhe a opção “consultar veículos apreendidos”. A situação do veículo é informada mediante o fornecimento da placa, chassi ou CPF.

Além de ter acesso aos dados dos veículos apreendidos, o cidadão também poderá obter orientações sobre a retirada do bem. No caso de apreensões feitas até as 16h, os dados são inseridos no banco de dados no mesmo dia.

A retirada do veículo pode ser feita pelo proprietário ou representante legal na sede da autarquia. É necessário apresentar o RG e CPF, além do Certificado de Registro do Veículo. Além disso, é obrigatório o pagamento de todas as taxas e multas pendentes, além de taxa referente ao período em que o veículo permaneceu no pátio. No caso de donos das motos de 50 cilindradas, as populares cinquentinhas, é preciso apresentar nota fiscal original. Caso seja segundo dono do veículo, é obrigatório apresentar o recibo de compra e venda registrado em cartório.

O Detran da Paraíba apreendeu 1.605 veículos em 2014. Para mais informações sobre a retirada dos veículos apreendidos, o órgão disponibiliza o telefone (83)3216-2529.



Mandic moderniza rede de missão crítica

Ter um ambiente altamente estável é vital para provedores de serviços de cloud. Essa necessidade levou a Mandic Cloud Solutions a investir na modernização da sua infraestrutura de rede de missão crítica. O projeto envolveu a migração de todo o parque para switches da Dell Networking, para suportar o serviço de hospedagem de e-mails, que soma mais de 500 mil contas corporativas.

Raphael Costa (foto), gerente de Operações de E-mail da Mandic, relembra que a rede anterior já não atendia a demanda crescente em um ambiente de alta criticidade. “Tínhamos problemas de latência e loop, o que nos levou a optar pela troca dos switches.”

A opção pela tecnologia Dell, segundo Costa, foi balizada por variados fatores como a parceria de longa data e a qualidade do suporte que o executivo considera diferenciado. Outra questão decisiva foram os resultados demonstrados durante os testes de homologação dos equipamentos.

O processo de migração durou pouco mais de seis horas. A equipe de TI da Mandic, com o apoio do time da Dell, conduziu a troca, que incluiu a configuração e a conversão de 18 switches Dell Networking S4810. Costa ressalta que, apesar da complexidade do projeto, a transição foi realizada sem qualquer impacto no ambiente e nos serviços fornecidos pela provedora.

“Desde a migração, não tivemos qualquer instabilidade causada pelos switches. O acordo de nível de serviço (SLA) está em 100%. A rede de missão crítica não tem mais qualquer tipo de gargalo. Houve melhoras de estabilidade e de performance. Graças à redução na latência entre servidores, as transferências passaram a ocorrer de forma bem mais rápida”, relata o gerente.

A Mandic já estuda a possibilidade de adquirir novos equipamentos de rede Dell com sistema operacional Linux, que teve a oportunidade de conhecer em evento global da fornecedora. Artur Poyares, gerente de Produtos de Rede da Dell para a América Latina, acredita ser um diferencial para a Mandic identificar o valor das soluções baseadas em arquiteturas abertas, como as da Dell, capazes de promover mais flexibilidade e retorno do investimento.

 



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