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Quebra da segurança de TI impacta reputação dos bancos

Participaram da enquete realizada em parceria pela B2B International e Kapersky Lab 3.900 representantes de empresas de variados portes de 27 países. E 80% deles afirmaram que a reputação do banco sobre a proteção contra ameaças cibernéticas é fator relevante quando vão escolher a instituição financeira, comprovando que segurança de TI não é tão somente bom para os correntistas, mas para o marketing da instituição.

A pesquisa mostra que 74% das empresas elegem um banco com base em sua reputação em temas de segurança cibernética; inclusive, essas companhias (82%) estão dispostas a considerar a possibilidade de deixar um banco que sofra perda de dados. Curiosamente, menos de 50% dos bancos consideram a perda de confiança e reputação como uma consequência grave de um incidente informático.

Fato é que a qualidade da segurança oferecida pelos bancos tem gerado insatisfação para os correntistas, de acordo com a pesquisa. Somente 53% dos entrevistados acreditam que seus bancos estão fazendo todo o possível para proteger as informações financeiras de seus clientes.

A pesquisa também mostra que as instituições financeiras que protegem os dados de forma confiável, conservam a lealdade de seus clientes e aumentam as adesões. 53% das empresas entrevistadas na pesquisa disseram que estavam dispostas a pagar mais por uma proteção confiável que respalde suas transações financeiras. Entre as pequenas empresas esse valor representa 43%, enquanto entre as grandes empresas, 64% estão dispostas a pagar mais por sua segurança financeira.

“Em um mercado altamente competitivo, as empresas financeiras devem valorizar cada um de seus clientes. As notícias de uma perda de dados ou a incerteza dos clientes em respeito à segurança de informações em um banco podem alterar a relação profissional”, diz Ross Hogan, diretor global da Divisão de Prevenção de Fraudes da Kaspersky Lab.



Pesquisa mostra que quebra da segurança de TI impacta reputação dos bancos

Participaram da enquete realizada em parceria pela B2B International e Kapersky Lab 3.900 representantes de empresas de variados portes de 27 países. E 80% deles afirmaram que a reputação do banco sobre a proteção contra ameaças cibernéticas é fator relevante quando vão escolher a instituição financeira, comprovando que segurança de TI não é tão somente bom para os correntistas, mas para o marketing da instituição.

A pesquisa mostra que 74% das empresas elegem um banco com base em sua reputação em temas de segurança cibernética; inclusive, essas companhias (82%) estão dispostas a considerar a possibilidade de deixar um banco que sofra perda de dados. Curiosamente, menos de 50% dos bancos consideram a perda de confiança e reputação como uma consequência grave de um incidente informático.

Fato é que a qualidade da segurança oferecida pelos bancos tem gerado insatisfação para os correntistas, de acordo com a pesquisa. Somente 53% dos entrevistados acreditam que seus bancos estão fazendo todo o possível para proteger as informações financeiras de seus clientes.

A pesquisa também mostra que as instituições financeiras que protegem os dados de forma confiável, conservam a lealdade de seus clientes e aumentam as adesões. 53% das empresas entrevistadas na pesquisa disseram que estavam dispostas a pagar mais por uma proteção confiável que respalde suas transações financeiras. Entre as pequenas empresas esse valor representa 43%, enquanto entre as grandes empresas, 64% estão dispostas a pagar mais por sua segurança financeira.

“Em um mercado altamente competitivo, as empresas financeiras devem valorizar cada um de seus clientes. As notícias de uma perda de dados ou a incerteza dos clientes em respeito à segurança de informações em um banco podem alterar a relação profissional”, diz Ross Hogan, diretor global da Divisão de Prevenção de Fraudes da Kaspersky Lab.



Raio-x da mobilidade urbana vai detalhar problemas no trânsito do país

Municípios brasileiros serão mapeados e incluídos em uma plataforma online de informações sobre a mobilidade urbana. O Sistema Integrado de Mobilidade Urbana (SIMU), criado pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades está em fase de testes. O plano piloto integra as cidades de Canaã dos Carajás (PA), Votuporanga (SP) e Gravataí (RS).

Os municípios de Itacoatiara (AM), Teresina (PI), Canoas (RS) e Fortaleza (CE) serão os próximos a receber a equipe do Ministério e parceiros para a aplicação assistida do SIMU. Já as cidades de Pinhão (PR), Anápolis (GO), Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG) realizarão a aplicação piloto de forma independente. Os locais foram escolhidos por possuírem características habitacionais diferentes. A fase de testes servirá para registrar dificuldades eventualmente encontradas para a coleta de informações.

O objetivo do programa é dar transparência à população sobre as ações do Poder Público e subsidiar o planejamento da mobilidade urbana. Na esfera nacional, a proposta é nortear o desenvolvimento de políticas públicas. O SIMU terá 14 eixos temáticos para retratar a realidade social. Além do transporte, também serão verificadas questões como acessibilidade, planejamento, custo, capacitação e tecnologia.

O SIMU será aberto para consulta pública quando for concluído. As cidades poderão atualizar as informações na ferramenta e consultar dados de outros municípios. Por meio de Termo de Cooperação Técnica, entidades ligadas ao setor prestam apoio ao Ministério das Cidades nos seminários de sensibilização à Política Nacional de Mobilidade Urbana e no desenvolvimento de indicadores e acompanhamento das aplicações do SIMU.

A plataforma está de acordo com a Lei de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12), que define como atribuição da União a tarefa de organizar e disponibilizar informações sobre o sistema de mobilidade urbana e a qualidade e produtividade dos serviços de transporte público coletivo.



Big Data: crise de identidade inibe ascensão

Big Data é velho conhecido do mercado, mas apesar disso enfrenta dificuldades para se estabelecer corretamente, conceitualmente e na prática. A sopa de letras criada pela indústria que lançou tecnologias com diferentes terminologias como Business Analytics (BA), Data Discovery, Smart Machine etc gerou confusão.

Ascendente dessa árvore genealógica da tecnologia, o Business Intelligence (BI) foi resgatado juntando-se ao BA, e, a partir dessa aglutinação imensurável de conceitos e recursos, cada empresa define o seu “B”. Há quem diga que BA é a evolução do BI e quem os considerem distintos, mas parceiros.

Profissionais explicam que o veterano BI analisa informações do passado, gerando relatórios que ao serem interpretados servem como baliza para tomadas de decisão. Já o BA trabalha com dados preditivos, com base em estatísticas ou dados matemáticos de acontecimentos, com o objetivo de desenhar o futuro. Suas avaliações traçam o caminho das pedras para que as empresas mudem ou aprimorem suas estratégias de maneira mais assertiva, evitando surpresas no percurso.

“O BA olha para frente. Eu pego dados do passado e faço previsões para estimar, por exemplo, quanto irão registrar as vendas do próximo semestre”, esclarece Mônica Tyszler (foto), diretora de Marketing e Soluções do SAS, especializada no fornecimento de software de business analytics.

 Agora vai
Apesar de ter causado confusão, analistas do Gartner afirmam que agora o Big Data vai ganhar maturidade. O tema aparece como uma das principais prioridades dos CIOs para os próximos dois anos ao lado de outras quatro megatendências de TI: mobilidade, cloud computing, social media e Internet das Coisas (IoT – Internet of Things).

Na visão da consultoria, Big Data é um dos ingredientes essenciais para as estratégias de transformação digital dos negócios. Conscientes dessa importância, companhias movimentam-se para abraçar essa tendência. Estudo global do instituto de pesquisa com mais de 300 organizações, incluindo participantes do mercado brasileiro, revela que 73% das entrevistadas planejam investir em projetos nessa área. Em 2013, esse índice era de 64%.

O Big Data começou mesmo a ser experimentado em maior escala em 2013, quando 8% das entrevistadas pelo Gartner reportaram que tinham projetos nessa área. Em 2014, o volume de iniciativas subiu para 13%, o que sinaliza uma evolução no entendimento do conceito e na disposição para explorar oportunidades com essa filosofia.

 Um canivete suíço
Afinal, a proposta do Big Data é ajudar as empresas a pescar, no meio do oceano de dados, os que podem gerar informações de valor para as tomadas de decisão. Esse processo envolve captura, armazenamento e tratamento de dados em tempo real, baseado no conceito dos cinco “Vs”: volume, variedade, velocidade, veracidade e valor.

Vale ouro a possibilidade de analisar dados estruturados (ERP, CRM e BI entre outros) e não-estruturados – que são os conteúdos em diferentes formatos (vídeo, texto e fotos) gerados internamente e fora da organização, principalmente pelo rolo compressor das redes sociais (Facebook, Twitter, Instagran, YouTube etc).

Mas antes, é necessário gerenciá-los. E o Big Data propõe-se a isso. Em especial os dados não-estruturados, que já representam 70% das informações que circulam hoje pelas companhias. Previsões da IDC dão conta de que em 2022 esse índice subirá para mais de 90%.

“Big Data pode ajudar a resolver inúmeros problemas de negócios em muitas indústrias. As mudanças mais dramáticas estão na melhoria da experiência dos clientes, especialmente em transporte, saúde, seguros, mídia e comunicação, varejo e bancos”, afirma Lisa Kart diretora de pesquisas do Gartner.

Marco Lauria, executivo de Big Data Analytics da IBM para a América Latina, destaca que um dos grandes benefícios dessa estratégia é permitir análise de dados em tempo real para medir o sentimento de consumidores. Ele menciona projetos para avaliar o que os clientes estão falando nas redes sociais sobre determinado produto e que podem ser cruzados com os estruturados para adoção de uma estratégia de vendas mais assertiva.

 Fiel escudeiro da era digital
O mundo produz diariamente uma avalanche de dados, criando um universo digital, que dobra a cada dois anos e se multiplicará por dez até o início da próxima década. As projeções são da EMC, que estima um salto do volume de informações do planeta para 44 trilhões de gigabytes em 2020, ante 4,4 trilhões de gigabytes em 2013.

E não vai parar por aí. Esse crescimento será impulsionado de maneira impactante, principalmente, pela Internet das Coisas (IoT), quando esse conceito que conecta pessoas, coisas e tudo mais, atingir seu apogeu.

Esse é o fenômeno do Big Data. Tsunamis estão em formação e deverão invadir empresas, desafiando CIOs e executivos de negócios a traçarem estratégias não para contenção, mas para separar de maneira rápida e inteligente o joio do trigo. A tarefa exige investimentos em tecnologias, segurança e profissionais especializados. Uma movimentação que certamente pode garantir mais competitividade, inovação e decisões mais ágeis e assertivas.

Estudo da Accenture
Uma pesquisa global da Accenture com 4,3 mil empresas que já têm iniciativas de Big Data em 19 países, incluindo o Brasil, revela que 92% estão obtendo ganhos para os negócios. Entre os entrevistados, 89% classificaram os projetos como importantes para a transformação digital e 82% concordaram que a estratégia de tratamento de dados é uma fonte significativa de valor para suas companhias.

No Brasil, esse índice é ainda maior, 96% dos executivos consideram Big Data relevante para a transformação digital. Eles revelaram que adotaram a iniciativa para reter e conquistar clientes (98%); e desenvolver novos produtos (96%) e serviços (92%). Os projetos também são uma alavanca para novas fontes de receita (68%) e ainda melhorar a experiência do cliente (55%).

Segundo Mônica Tyszler (Foto), diretora de Marketing e Soluções do SAS, especializada no fornecimento de software de business analytics, os segmentos da economia mais interessados na adoção de Big Data no Brasil são os setores que geram grandes volumes de dados. Entre os quais estão os bancos, operadoras de telecomunicações, varejo, administradoras de cartões de crédito e seguradoras.

Obstáculos para decolagem
São várias as barreiras que as companhias enfrentam para aderir ao Big Data. Entre as quais, ter recursos para investir nos projetos com segurança e ter mão de obra especializada. Mônica, do SAS, destaca que um dos obstáculos é a TI conseguir mostrar para seus pares de negócios o valor das informações para as estratégias da companhia.

Marco Lauria, da IBM, menciona também a falta de cultura das empresas para análise de dados. Em sua opinião, custo e teologia não são mais um problema. Ele destaca que os preços das soluções estão caindo e que a nova geração de ferramentas está-se tornando mais simples de manusear. Sua recomendação é que as empresas deem o primeiro passo, começando com pequenos protótipos para avaliar os resultados.

A falta de mão de obra especializada é considerada um dos maiores entraves para que o Big Data deslanche. Essa nova onda criou uma profissão no mercado de TI, o cientista de dados, um talento ainda raro com formação multidisciplinar, que exige habilidades em matemática, estatística, TI e negócios.

Virando o jogo
Encontrar todas essas competências em um único profissional não é algo fácil no Brasil ou no exterior. Para preencher esse gap, indústrias estão apoiando universidades na introdução de disciplinas em programas de graduação, pós e especialização para formar especialistas em Big Data. A EMC, por exemplo, fechou convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ) para instalação de um centro de Pesquisa e Desenvolvimento, que tem a missão de também capacitar mão de obra nessa área.

Fred Arruda, diretor de Operações do Centro de Pesquisas da EMC, afirma que os primeiros cursos da URFJ começam a ser oferecidos a partir de 2015 e que o mercado terá de aguardar um pouco mais para ter talentos especializados. Enquanto isso não acontece, a fabricante conta com um time de 20 cientistas de dados para apoiar os clientes com a transferência de conhecimento na implementação dos projetos.

A IBM segue a mesma estratégia. Em julho do ano passado, a companhia trouxe para o Brasil o programa mundial “IBM Academic Initiative”, iniciando atuação com seis grandes universidades do País, que possuem cursos de TI e irão incluir na graduação, pós-graduação e MBA matérias direcionadas à formação de especialistas em Big Data.

São parceiras da IBM nesse desafio a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Fundação Getulio Vargas (FGV), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade de Taubaté (SP), Faculdade de Tecnologia FIAP e Faculdade BandTec.

Todas passam a contar com materiais, workshops de capacitação de professores e licenças gratuitas para o uso de tecnologias de análise de dados exclusivas da IBM como parte do conteúdo curricular de seus novos cursos.

Outra saída sugerida pelos analistas de mercado é que as empresas tentem capacitar profissionais de sua equipe interna que tenham visão de negócios. Esses especialistas podem ser treinados para lidar com Big Data, com ajuda dos fornecedores.

Como ter sucesso nas iniciativas
Recomendações da Accenture para vencer os desafios na adoção do Big Data.

1- Explore todo o ecossistema e seja ágil

Fontes de dados e tecnologias de Big Data estão em constante fluxo. As empresas precisam aprender para aproveitar as oportunidades.

2- Comece pequeno e cresça

Em vez de tentar fazer tudo ao mesmo tempo, concentre os recursos para obter valor do Big Data, primeiramente em uma área de negócios. Faça um programa-piloto ou validação de conceito.

3- Foque na formação de competências

Com a falta de talento apontada como um dos maiores desafios do Big Data, você precisa desenvolver as competências de funcionários existentes por meio de treinamentos e desenvolvimento.



IOS oferece curso gratuito de ERP da TOTVS

O Instituto da Oportunidade Social (IOS) oferece aulas gratuitas de capacitação na área de negócios com ênfase na rotina de empresas. Durante o curso de Gestão Empresarial, os estudantes terão contato com o software ERP desenvolvido pela TOTVS. As inscrições já estão abertas.

Direcionada a jovens do Ensino Médio e pessoas com deficiência visual parcial ou auditiva, a capacitação integra rotinas administrativas que incluem as dinâmicas de departamentos como compras, financeiro, faturamento, estoque, contabilidade e fiscal. O objetivo, segundo o IOS é familiarizar e treinar os alunos para diversas situações que compõem o cotidiano empresarial, agregando em suas formações técnicas que contribuam para o desenvolvimento de suas carreiras profissionais.

Além deste curso, o IOS também planeja abrir, ainda neste ano, novas vagas para as áreas de Folha de Pagamento, Gestão de Relacionamento com Clientes, Automação Comercial e Advanced Protheus Language.

As inscrições permanecem abertas durante todo o ano – para todos os cursos disponíveis – no núcleo do IOS, à rua Alferes Magalhães, 256 – Santana. Também é possível realizar a pré-inscrição via internet – clique neste link.
Para a inscrição presencial, os interessados devem levar os seguintes documentos: 2 fotos 3×4, RG (original e cópia), CPF (original e cópia), CPF dos pais ou responsáveis, comprovante de escolaridade, comprovante de residência (água, luz e telefone – Levar os três), comprovante de rendimento dos pais ou responsáveis (documento obrigatório para menores de 18 anos) e laudo médico comprovando deficiência (somente para pessoas com deficiência).



CGI.br lança livros sobre governança da Internet

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) inicia nova série de publicações com importantes edições sobre temas relacionados à governança da Internet. Ele espera editar e publicar documentos, estudos e debates sobre a Internet, trazendo ao público brasileiro importantes referências para análise, pesquisa e debate sobre os usos e governança da Internet.

Os Cadernos CGI.br, tal como foi nomeada a série, conterá três agrupamentos temáticos de publicações: referências, estudos e debates. “A edição regular dos Cadernos CGI.br trará ao público em geral e aos pesquisadores nacionais mais do que documentos de referência nos temas de governança da Internet. Além de traduzir para o português importantes produções internacionais, desejamos promover estudos e publicar ensaios e artigos de produção nacional”, afirma Hartmut Glaser, Diretor do NIC.br de Assessoria ao CGI.br.

“Esperamos que a série sempre favoreça os debates e estudos por todo e qualquer interessado no aprofundamento de um modelo democrático, multissetorial e colaborativo da governança da Internet”, ressalta Carlinhos Cecconi, gerente da Assessoria Técnica do CGI.br e responsável pela coleção.

O PDF do Caderno CGI.br “Documentos da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação” está disponível para download em http://cgi.br/publicacao/cadernos-cgi-br-documentos-cmsi/. Em breve, os títulos também serão lançados em formato ePub para leitores de livros digitais.



GFT Brasil oferece 50 oportunidades em TI

A GFT Brasil, companhia de TI, expande sua operação de projetos locais e de exportação de serviços offshore e abre 50 vagas de emprego para a capital paulista e Sorocaba, no interior de São Paulo.

Para concorrer às vagas, é necessário ter formação em Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, entre outras áreas correlatas. As posições que estão em aberto são para programadores, analistas e arquitetos Java. A fluência no inglês e italiano será considerada um diferencial.

Globalmente, a companhia emprega mais de três mil profissionais. No Brasil, a GFT conta com mais de 250 funcionários e iniciou suas operações no País em 2005. Os detalhes sobre as vagas poderão ser vistos através do site http://www.gft.com/br.

 



Alog abre vagas em São Paulo, Tamboré e Rio de Janeiro

Operadora de serviços de TI, a empresa está entre as melhores empresas de TI para trabalhar no Brasil, de acordo com o Great Place to Work

A Alog abre em São Paulo oportunidades para estudantes de cursos relacionados a TI nas áreas de Processos (auditoria e qualidade) e Service Desk. Para graduados, as vagas são para Operador de Data Center Junior e Coordenador de Engenharia de Redes. Em Tamboré, é possível candidatar-se a estágio em Operações IDC.

No Rio de Janeiro, há espaço para Analista de Marketing, Analista de Suporte, Gerente de Contas, Assistente de Arquitetura de Soluções, Analista de Desenvolvimento de Software e Operador de BMS. Estudantes universitários podem se candidatar ao estágio na área de Marketing.

Para todos os cargos são oferecidos, além de participação nos resultados, benefícios como planos de saúde e odontológico, vale-refeição, alimentação e transporte, convênios com faculdades, cursos, restaurantes e academias, auxilio creche, auxilio funerário, seguro de vida e cartão farmácia. A Alog possui, ainda, política de treinamentos, com reembolsos para cursos de graduação e/ou pós-graduação e certificações técnicas.

As etapas do processo seletivo envolvem triagem de currículos, entrevistas com o RH, aplicação de testes, entrevistas com o gestor/diretor de cada área. Para candidatar-se e ter acesso a mais informações sobre as oportunidades, basta acessar o site da Alog. Os candidatos encontram informações, também, nas redes sociais da empresa: Twitter, Facebook e Linkedin.

 



Levi´s apresenta linha hippie chique inspirada na Califórnia

Levi?s apresenta linha hippie chique inspirada na California

Para o verão 2015, a Levi´s acaba de apresentar uma linha hippie chique inspirada na Califórnia, localizada na Costa Oeste dos Estados Unidos. Apesar do calor da temporada, a coleção é especial para as meninas que não abandonam o denim no dia a dia e que gostam de usar peças com uma pegada dos anos 60.

Para o lookbook da marca, foram escolhidas as modernas ruas e praias de São Francisco. Vale a pena conferir!

Levi?s apresenta linha hippie chique inspirada na California



Solução Robotic Automation da Nice promete agilizar operações de back office

Nice lança solução de automação robótica NICE Robotic Automation, que utiliza robôs de software para automatizar processos rotineiros de back office. Dessa forma, de acordo com a companhia, é possível melhorar a eficiência operacional e o uso de recursos. “Os funcionários podem se concentrar em atividades de negócios mais críticas, em vez de se preocuparem com tarefas administrativas repetitivas, que podem ser automatizadas”, garante a empresa.

“O NICE Robotic Automation demonstra o nosso compromisso com o fornecimento de uma oferta robusta às operações de back office. Acreditamos que essa solução irá melhorar significativamente as operações de back office e reduzir as despesas organizacionais, por meio de uma melhora significativa no tempo, na precisão e na eficiência de processamento”, reforça Miki Migdal, presidente do grupo de Soluções NICE Enterprise.



Camper realiza liquidação de verão no shopping JK Iguatemi

A Camper, marca de sapatos espanhola, acaba de iniciar sua liquidação de verão no shopping JK Iguatemi, em São Paulo, com descontos que vão de 15% a 35% em itens selecionados. A promoção será válida até os estoques terminarem.



Repetto se inspira no filme Cinderela para nova coleção

Em parceria com a Disney, a marca de sapatos Repetto se inspirou no filme Cinderela para sua nova coleção, batizada “Cinderella Dream Ball”.

A linha, que foi elaborada em homenagem ao filme que estreia nos cinemas em março, conta com duas sapatilhas Cedrillon feitas de veludo de cabra e cristais Swarovski, uma mini bolsa e um tutu infantil de tule – tudo em azul celeste, que é a cor do tradicional vestido de Cinderela -, com exceção da saia de balé de tafetá preta.

A novidade estará disponível em edição limitada a partir de março e, no Brasil, a previsão de chegada é somente em setembro, na loja Reppeto localizada no shopping Cidade Jardim, em São Paulo.

Repetto se inspira no filme Cinderela para nova coleção



Empresas deverão instalar ar condicionado em ônibus em SP

Dias depois de os termômetros baterem a casa dos 37º na capital paulista, e em meio à onda de protestos que fez subir também a temperatura na região central por conta do reajuste para R$ 3,50 na passagem de ônibus, a Prefeitura de São Paulo baixou Portaria nº 009/15 que exige das empresas a instalação de sistema de ar condicionado na frota.

De acordo com a norma, a exigência visa oferecer maior conforto e segurança aos usuários do serviço. A portaria, em seu primeiro artigo, enfatiza que todos os veículos deverão ser equipados com o sistema. Os critérios para instalação dos equipamentos e os prazos para viabilizar sua implementação serão definidos pela São Paulo Transporte S.A. (SPTrans).

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) informou por meio de nota que a entidade e suas associadas procuram “melhorar a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes, propiciando mais conforto e segurança aos passageiros em suas viagens”.

A entidade reforça que a aquisição de veículos equipados com ar condicionado já foi adotada na capital paulista. Atualmente, cerca de 70 veículos circulam pela cidade com o sistema de refrigeração e que outros entrarão em operação gradativamente. “A decisão social de atender essa demanda dos passageiros, já está tomada pelas empresas e pelo poder público. Cabe, agora, aguardar os critérios de engenharia e economia, que deverão ser definidos pela SPTrans (São Paulo Transporte)”, conclui.



Pop Up Store oferece 50% de desconto nas peças de verão

Pop Up Store oferece 50% de desconto nas peças de verão

A Pop Up Store está oferecendo 50% de desconto em todas as peças da coleção de verão 2015 da marca. O kaftan étnico da foto, por exemplo, sai de R$ 318 por R$ 159. A grife pode ser encontrada no Pátio Higienópolis e JK Iguatemi, em São Paulo, Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto, Jundiaí Shopping, e Shopping Recife.



MP alerta sobre prejuízo de R$ 900 mil em compras de leitores ópticos por Detran-GO

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) recomendou ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) que cancele o Pregão Eletrônico nº 36/2014, para aquisição de leitores ópticos de código de barras. Segundo a promotora de Justiça Leila Maria de Oliveira, a compra de 500 unidades do equipamento vai causar um prejuízo de cerca de R$ 900 mil aos cofres públicos.

A promotora observa que o leitor de código de barras terá funcionalidade apenas para placas instaladas em 2014 e 2015. A partir de janeiro de 2016, passa a valer outro modelo de placa veicular, nos padrões do Mercosul.

“Os leitores ópticos serão utilizados por apenas um ano, uma vez que, em 12 meses, será dado início a um novo modelo de emplacamento. Assim, o gasto de tão vultuosa quantia é desnecessária”, afirmou a promotora. Ela sustentou ainda que a troca de placas pelo modelo atual teve início em meados de 2014 e, até então, a fiscalização não contou com o leitor óptico para desenvolver seus serviços.

Atendimento precário
Coordenadores dos Centros de Apoio Operacional ao Consumidor e do Patrimônio Público do MP-GO convocaram representantes do Detran para tratar de queixas dos cidadãos com relação ao atendimento prestado pelo órgão.

A promotoria apresentou ao chefe de gabinete do Detran, Oberdan Vale, cerca de 50 reclamações formalizadas junto ao MP de usuários insatisfeitos com o serviço. Na maioria dos casos, os cidadãos reclamam da demora no atendimento, lentidão nas vistorias e falta de emissão de documentos na data prevista.

A direção do Detran esclareceu que houve atrasos no atendimento por conta da troca do sistema utilizado pelo órgão, mas garantiu que o problema já foi resolvido. Por conta da migração, 8 mil processos estão em atraso e devem ser concluídos até a próxima semana.



Com quase um milhão de veículos, metade da frota do Piauí está irregular

O Estado do Piauí atingiu em 2014 a marca de 947.917 veículos, sendo que 47,05% está com documentação irregular. Dos veículos com o licenciamento em atraso, 40,99% circulam na capital e 53,65% no interior do Estado.

Como forma de reduzir a inadimplência dos motoristas e regularizar a frota no Estado, a direção do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) vai ampliar a fiscalização e as campanhas educativas no trânsito. “Realizaremos ações como as blitzen acompanhadas pela Escola Piauiense de Trânsito, alertando aos condutores sobre a importância em respeitar as regras de trânsito, como dirigir dentro do limite de velocidade permitida, usar os equipamentos de segurança, dando destaque ao uso de capacetes pelos motociclistas”, pontuou o diretor-geral do Detran-PI, Arão Lobão. “Estamos realizando um estudo com o intuito de permitir a regularização dos veículos automotores do Piauí, inclusive, com facilitação do pagamento para usuários de menor poder aquisitivo”, ressaltou.

Campanha
Em outubro do ano passado, o Detran-PI realizou uma campanha para estimular motoristas a regularizarem a documentação de seus veículos. O órgão ofereceu descontos de até 100% em juros e multa para contribuintes que quitassem até o final de outubro débitos pendentes do Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA).

O motorista que pagasse os débitos à vista teria isenção de juros e multa. Também foi oferecida opção de parcelamento em seis meses. Neste caso, o desconto foi de 80%. A medida é prevista na Lei Estadual 6571/2014, regulamentada em 30 de julho, a partir da publicação do Diário Oficial do Estado.



Grevistas descumprem determinação da justiça de manutenção mínima da frota de ônibus em Curitiba

Nenhum ônibus saiu das garagens de Curitiba nesta segunda-feira (26) depois de deflagrada a greve geral por conta de atrasos nos salários de trabalhadores do transporte público municipal. A manobra contraria decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no sábado, que determinava a manutenção mínima da frota no horário de pico.

Representantes do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) bloquearam as portas das garagens à meia-noite de segunda. “Trabalhador não é peão pra ser brinquedo na mão do patrão! 80% das empresas não pagaram em dia o Vale Salarial de motoristas e cobradores, muitas delas não têm nem sequer previsão de pagamento. As empresas jogam a culpa na dívida do governo do Estado. O trabalhador não tem nada a ver com isso. Pai e mãe de família que trabalha honestamente tem que receber seu salário em dia!”, afirmou o sindicato por meio de nota.

A administração municipal afirmou que a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) registrou junto à Justiça o descumprimento a decisão.  Fiscais de operação do transporte estão nos terminais, estações tubo e no Centro de Controle Operacional para acompanhar a paralisação. Somente as empresas Araucária Metropolitana e Reunidas mantiveram a frota nas ruas apesar da greve.

Transporte alternativo
Para minimizar os transtornos aos usuários, foi aberto o cadastramento de veículos para transporte alternativo. Os motoristas interessados apresentam documentos pessoais e do veículo. Após vistoria, o ônibus recebe o cartaz de identificação de veículo autorizado para o transporte de passageiros. O valor da tarifa é de R$ 6.

A autorização também é estendida para taxistas, mas a corrida deverá ser feita com o taxímetro desligado e o valor a ser cobrado por pessoa é o mesmo. Nesta manhã, a Urbs cadastrou 250 veículos alternativos – 240 carros e vans e dez microônibus. Outros 200 carros oficiais colocados à disposição da Urbs realizam o transporte gratuitamente.



Guarda de Indaiatuba testa equipamento que identifica veículos roubados

A Guarda Civil de Indaiatuba, na região de Campinas, iniciou testes com equipamento que identifica veículos furtados ou roubados. A máquina para monitoramento de veículos foi instalada em uma viatura. Com o auxílio de um tablet e duas câmeras, a guarnição recebe do sistema um alerta imediato sobre a origem do veículo.

O equipamento instalado na viatura para teste foi cedido pela Genetec. A empresa canadense é reconhecida como a líder em soluções de segurança em rede inteligentes e inovadoras.  “É uma tecnologia idêntica à que usamos e que faz a leitura das placas dos veículos e realiza consulta automática no sistema mostrando se o automóvel apresenta algum tipo de queixa como furto ou roubo”, relata o secretário de Segurança Pública, Alexandre Guedes Pinto. “Mais uma vez Indaiatuba sai na frente na integração de tecnologia no combate a criminalidade. Pelo que fomos informados somos a primeira cidade no Brasil a utilizar essa tecnologia embarcada em uma viatura”, comemora.

O município possui há seis anos um centro de operações e inteligência e um software que fiscaliza sem operadores placas de veículos que passam pelas vias públicas. São 100 câmeras fixas ligadas ao sistema instaladas em pontos estratégicos.

Quando uma placa de um automóvel suspeito já cadastro é identificada, o alarme é acionado na central. A guarnição mais próxima do local é acionada para proceder a abordagem. Na última semana, a guarda localizou uma motocicleta usada para prática de assaltos. O veículo foi detectado em uma área monitorada pela central e abordado na Avenida Visconde de Indaiatuba. O condutor estava sem habilitação e a motocicleta foi apreendida.

Mesmo com a tecnologia a favor da segurança, o número de veículos produtos de furto e roubo recuperados na cidade diminuiu. Foram 196 em 2013 contra 179, em 2014, segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Estado.



Vistoria do transporte escolar começa em Tocantins

Tem início nesta segunda-feira (26) a vistoria do transporte escolar. A inspeção semestral é obrigatória e será realizado nos 139 municípios do Estado em cumprimento ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A vistoria serve para avaliar as condições dos veículos para a segurança dos usuários. São avaliados os freios, sistema elétrico, pneus, direção, mecânica, layout, o estado de conservação e a validade do extintor de incêndio. Também é verificado se há no veículo o número de cintos em acordo ao número informado da lotação. Outra exigência é que as janelas abram somente 15 centímetros. Além disso, é obrigatório que haja encosto de cabeça para veículos que transportam até 20 passageiros.

De acordo com o gerente de fiscalização e segurança do Detran-TO, capitão Magela, a vistoria foi organizada em duas etapas para atender a todos os municípios no tempo previsto. “A fiscalização ocorrerá primeiramente em Palmas, no período de 26 a 30 de janeiro. A partir do dia 2 de fevereiro, duas equipes irão seguir para a região Norte e Sul do estado, realizando os trabalhos de vistoria. A estimativa é que até o dia 21 de março, todos os municípios tenham sido atendidos”, explicou.

Confira o cronograma de vistoria por região:

NORTE
Regional Cidade Data
Palmas Palmas 27 a 30/Jan
Araguatins São Miguel do Tocantins 02/Fev
Sítio Novo 03/Fev
Itaguatins
Maurilândia do Tocantins
Axixá 04/Fev
Augustinópolis
Praia Norte
Sampaio 05/Fev
Carrasco Bonito
São Sebastião do Tocantins
Buriti do Tocantins 06/Fev
Esperantina
Araguatins 07/Fev
Tocantinópolis São Bento do Tocantins 09/ Fev
Cachoeirinha
Ananás 10/Fev
Riachinho
Angico
Luzinópolis 11/Fev
Santa Terezinha do Tocantins
Nazaré
Tocantinópolis 12/Fev
Aguiarnópolis
Palmeiras 13/Fev
Darcinópolis
Araguaína Wanderlândia 23/Fev
Piraquê
Xambioá 24/Fev
Araguanã
Carmolândia
Santa Fé do Araguaia 25/Fev
Muricilândia
Aragominas
Filadélfia 26/Fev
Babaçulandia
Araguaína 27 e 28/Fev
Colinas do TO Campos Lindos 02/Mar
Goiatins 03/Mar
Barra do Ouro
Palmeirante 04/Mar
Nova Olinda
Bandeirantes do TO 05/Mar
Arapoema
Pau D´arco
Bernardo Sayão


Descontos na La Rouge Belle podem ir até 70%

A La Rouge Belle, marca de lingerie da blogueira Lala Rudge, está na reta final de liquidação para o verão 2015, com descontos de 50% na compra de cinco peças, 60% em seis peças, e 70% em sete peças em diante. A grife está localizada no shopping Iguatemi, em São Paulo.



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