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Tocantins prorroga inscrições de curso para instrutores de trânsito

O curso de atualização de instrutores e examinadores de trânsito, promovido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), está com inscrições prorrogadas no Tocantins. Até o dia 10 de fevereiro, os profissionais podem fazer a retirada do cartão-chave que dá acesso à inscrição online no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO).

A carga horária do curso é de 60 horas/aula. A capacitação visa atender as metas do Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária até 2020. Os participantes serão acompanhados por tutores, com desenvolvimento integral das atividades via internet. Segundo o Detran-TO, examinadores e instrutores poderão acessar a qualquer horário o ambiente virtual de aprendizagem e organizar os estudos de acordo com os tempos vagos.

Obrigatório, o curso segue a Resolução nº 321, de 17 de julho de 2009, do Contran. A Avaliação de Instrutores e Examinadores de Trânsito em exercício será realizada em todo o país. Segundo o Denatran,  o curso vai capacitar, formar e requalificar profissionais do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), Instrutores de Trânsito e Diretores Gerais e de Ensino dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), e Examinadores de Trânsito.

As atualizações serão promovidas com diversas turmas. No Tocantins, as datas ainda serão definidas. Todo o processo levará cerca de dois meses para ser concluído pelos profissionais. O certificado de conclusão será entregue aos instrutores que tenham participação de, no mínimo, 70% da carga horária.



Financiamentos de veículos recuam 5,4%

O volume de financiamentos de veículos apresentou queda de 5,4% em 2014 na comparação com 2013. Foram 6.392.797 unidades, sendo 3.159.915 unidades novas e 3.232.882 usadas no ano passado. Já em dezembro, houve retomada de 15,9% em comparação a novembro, motivada pela injeção do 13º salário na economia e os últimos dias antes do reajuste do IPI.

Considerados automóveis de passeio, motos e pesados usados, os números mostram, segundo a Cetip, que a categoria ficou estável em relação a 2013, com queda marginal de 0,2%. Em dezembro houve aumento de 8,2% sobre o mesmo período do ano anterior, com 310.584 unidades financiadas.unnamed (2)

O melhor desempenho em 2014 na categoria de usados foi dos veículos leves, único setor que teve alta, de 0,3%, com 2.966.503 unidades. Já em dezembro, o aumento foi de 8,7%, com 288.248 unidades financiadas. O balanço da Cetip mostra ainda que o consumidor tem procurado carros mais antigos, entre quatro e oito anos. No período, foram financiadas 137,1 mil veículos nesta faixa etária, uma lata de 15,6% sobre 2013.

O consórcio de veículos também cresceu no acumulado do ano, com alta de 0,5% na comparação com 2013, com 855,5 mil unidades. A procura foi maior por automóveis leves usados, que somaram 221,4 mil unidades comercializadas, representando um aumento de 21% em relação a 2013.

Produção e venda
Diante de um 2014 encerrado com queda de 7,1% nas vendas de veículos, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) estima retomada de 4,1% para 2015 na fabricação de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e máquinas autopropulsadas. Já as exportações, conforme previsão do órgão, devem ter ligeira alta de 1%.

Balanço divulgado pela Anfavea aponta que em 2014 foram vendidas 3,77 milhões de unidades contra 3,50 milhões em 2013. Alavancadas pelo 13º salário e a contagem regressiva do aumento do IPI, as vendas em dezembro superaram novembro em 25,6%, com 370 mil veículos comercializados no último mês de 2014.

A produção de veículos diminuiu 15,3% em 2014 em relação a 2013 – uma queda de 3,71 milhões para 3,15%. Em dezembro foram fabricados 2013,8 mil veículos, 11,8% a menos que no último mês de 2013.



Detran-ES vai exonerar servidores que tiveram CNHs cassadas

Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) que tiverem as CNHs cassadas serão exonerados. A afirmação é do novo diretor do órgão, Fabiano Contarato, que já solicitou um levantamento que identificará os trabalhadores em cargos de comissão que acumulem mais de 20 pontos na CNH por infrações de trânsito.

A medida também valerá para servidores com muitas infrações de trânsito registradas. Na justificativa de Contarato, a atitude parte de um princípio ético. Ainda em sua visão, os servidores devem dar o exemplo aos cidadãos com relação ao respeito ao trânsito.

A edição de terça-feira do Diário Oficial (confira links abaixo) traz uma lista de cinco mil condutores notificados sobre autuação e penalidade na CNH. Com base nesta listagem, o Detran-ES vai cruzar o CPF dos servidores do órgão para identificar os infratores lotados.

A autarquia afirma que os cidadãos relacionados nas listagens podem recorrer, exceto aqueles notificados sobre a cassação da permissão de dirigir. Quem tiver a carteira cassada deve entregar o documento pessoalmente em uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Já os motoristas que queiram interpor defesa têm o prazo de 39 dias para protocolá-las em uma Ciretran. Também é permitido o envio por Correios pelo endereço Avenida Nossa Senhora da Penha, 2270, Santa Luiza, Vitória-ES, CEP 29045-950.

O condutor que não entregar a CNH em até 48 horas terá o documento bloqueado no sistema. Se flagrado com o documento cassado, o motorista é multado.



Em SP, aulas de habilitação para categoria “B” terão nova carga horária na próxima semana

Aulas de habilitação para a categoria “B”, ou seja, de automóveis de passeio, terão nova carga horária a contar da próxima semana. As alterações para adequação as novas normas previstas em lei federal foram consolidadas em comum acordo entre Detran, Sindicato as AutoMoto Escolas e Centros de Formação dos Condutores.

Segundo a autarquia, as alterações devem encarecer em até 6% o valor da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ampliação da carga horária do curso de formação passará a valer em 16 de janeiro. Conforme Resolução 493 do Contran, a primeira habilitação na categoria B exige 25 horas/aula do candidato, um aumento de cinco horas que devem ser realizadas no período noturno.

A lei federal que prevê a ampliação da carga horária do curso de formação de condutores para a categoria B (carros) entrará em vigor no Estado de São Paulo em 19 de janeiro de 2015. A medida passa a valer para o candidato que realizar o exame médico a partir dessa data. Já o curso teórico mantém a mesma carga horária, de 45 horas/aula.

“O Detran é favorável aos investimentos na capacitação eficiente dos condutores, mas entende que o cidadão não pode ser prejudicado financeiramente. Estávamos discutindo com o Departamento Nacional de Trânsito a eficiência desta medida, por isso a implantação da lei no Estado de São Paulo foi prorrogada”, explica Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran-SP.

Do total de aulas previstas para o exame prático, o candidato à primeira habilitação poderá fazer até oito aulas por meio do simulador de direção veicular. Neste caso, são obrigatórias 4h em condições noturnas e 4h, diurnas. Já em situações de adição de categoria, o limite é de 6h/aula, sendo três em cada uma das condições. Em São Paulo, o CFC não é obrigado a oferecer o simulador de direção e o candidato não é obrigado a utilizá-lo.



AM: Capacitação de monitor de transporte escolar será obrigatória

Monitores de transporte escolar do Amazonas podem participar gratuitamente de curso preparatório promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). As inscrições estão abertas e, a partir de fevereiro, a capacitação passará a ser obrigatória para exercício da função e alvo de fiscalização durante o ano letivo.

A intensão é que os trabalhadores tenham conhecimento sobre como cuidar da segurança dos alunos na ida para a escola e na volta para casa. Segundo o Detran-AM, há uma preocupação diante dos índices de acidentes com mortes envolvendo o transporte escolar.

Interessados devem fazer a inscrição até 16 de janeiro, das 8h às 14h, na avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife). Com carga horária de 20 horas, o curso será ministrado de 19 a 23 de janeiro. O certificado será conferido aos participantes que tiverem 75% de frequência.

Em cinco módulos, os participantes aprenderam em aulas práticas e teóricas sobre a regulamentação do transporte escolar e do monitor, primeiros socorros, relações interpessoais, além de conhecimentos gerais sobre o transporte escolar. “O monitor será capacitado para desenvolver atividades junto às crianças e ao condutor, tanto com relação ao comportamento seguro no veículo, quanto no que diz respeito à travessia dos escolares e demais orientações que possa resguardar as vidas dos usuários do transporte”, explica o diretor do Detran-AM, Leonel Feitoza.

Para participar do curso é necessário ter idade acima de 18 anos, ter concluído o ensino médio e ser encaminhado por condutor credenciado junto ao Detran-AM.

Os artigos 136, 137, 138 e 139 do Código de Trânsito Brasileiro ­ CTB ­ especificam regras gerais para o transporte escolar. O motorista deve ser maior de 21 anos, ter carteira de habilitação categoria D e não ter cometido certas infrações no último ano, além de passar por um curso específico para a função. No entanto, não há normas específicas quanto ao monitor de transporte escolar.

Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que obriga a presença de monitor capacitado no transporte escolar. Os responsáveis, a partir da aprovação do PL, deverão contratar profissional treinado para orientar estudantes menores de 12 anos com relação à segurança durantes as viagens, além de prestar auxílio em embarque e desembarque.



ANTT debate regulamentação de registro de multas por formulários eletrônicos

A lavratura de multas por formulários eletrônicos é debatida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Por meio de audiência pública, o órgão vai coletar sugestões da sociedade até o dia 16 de janeiro para compor a resolução que regulamenta o serviço.

As sugestões são recebidas por formulário eletrônico de contribuições ou por via postal para SCES – Trecho 03 – Lote 10/Polo 08 do Projeto Orla – CEP 70.200-003.

A intensão, a partir da nova resolução, é reduzir o tempo de tramitação de recursos de multas por parte de empresas e agentes dos mercados de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros ou de cargas. Todos os trâmites administrativos passarão a ser informatizados.

Estados como Mato Grosso e Pernambuco já utilizam o formulário eletrônico para registrar multas de trânsito.  O Auto de Infração Eletrônico (AIT), usado em Pernambuco, é homologado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O Estado investiu R$ 160 mil na aquisição dos aparelhos, valor que inclui também custos com a manutenção.

O AIT é como um smartphone, conectado à base de dados do Detran. Oferece ainda informações ao agente sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e legislação de trânsito. O agente faz o login na máquina e passa a registrar multas. No sistema, registra informações como a identificação do veículo, a infração e os procedimentos adotados em cada caso. O infrator também poderá assinar o auto eletronicamente, impresso em uma impressora de bolso que compõe o kit.

Batalhões da Polícia Militar do Mato Grosso usam celulares com o sistema de talonário eletrônico desde agosto do ano passado. O equipamento permite verificar a situação do veículo com segurança e agilidade na abordagem policial. A documentação será analisada com mais agilidade. O programa foi desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados do Estado (Cepromat) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

Uma das propostas do Detran-MT é municipalizar definitivamente o trânsito no Estado e a nova tecnologia será aliada neste processo, segundo o órgão.



Ligação Tamoios-Aeroporto de São José dos Campos é concluída

A última etapa das obras da ligação da rodovia Tamoios ao aeroporto de São José dos Campos foi concluída. As intervenções vão facilitar o acesso ao aeroporto da cidade e reduzir o congestionamento da Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São José.

Com investimentos de R$ 9,9 milhões, a via passa a contar com duas pistas, ciclovia, passeio de pedestres e outros dispositivos que ampliarão a segurança dos usuários. A obra tem 1,56 quilômetro de extensão e foi entregue dois meses antes do prazo. A pista dupla instalada no trecho tem 3,5 metros de largura em cada sentido. Já ciclovia e passeios têm 2 metros de largura.

Na primeira etapa das obras foi feita a ligação da rodovia Tamoios com o entroncamento da estrada de Paraibuna. Para do pacote de obras de interligação entre as rodovias Presidente Dutra e Governador Carvalho Pinto,  o empreendimento, de responsabilidade da Desenvolvimento Rodoviário S/A, foi feito em parceria entre o governo estadual e a Prefeitura de São José dos Campos.

Obras na região do Alto Tietê
Foram concluídas as obras de modernização e melhorias da rodovia General Euryale de Jesus Zerbine/Henrique Eroles (SP-066), na região do Alto Tietê. Os serviços foram realizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e totalizam R$ 52,1 milhões de investimentos.

Os 36 quilômetros de vias modernizadas abrangem os municípios de Mogi das Cruzes, Guararema e Jacareí. A rodovia foi duplicada no trecho urbano de Mogi, com canteiro central, ponto de alta incidência de acidentes. Do quilômetro 56 ao quilômetro 92 foram realizados recapeamento da pista, pavimentação dos acostamentos, instalação de terceira faixa, além de reforço na sinalização.

As obras, sob responsabilidade da Firpavi Construtora e Terraplanagem S/A, foram iniciadas em abril de 2012. Gerou 126 empregos diretos e 378 indiretos, um total de 504 postos de trabalho. As melhoras na SP-066 beneficiaram mais de 637 mil habitantes. Diariamente, o trecho recebe em média 7 mil veículos.



ARTESP: 53% dos passageiros viajam no banco de trás sem cinto de segurança

Usuários de rodovias privatizadas no Estado de São Paulo ainda relutam em usar o cinto de segurança no banco de trás. É o que revela pesquisa feita pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP). Pela amostragem, 53% dos viajantes não utilizam o equipamento de segurança e colocam suas vidas em risco.

A sondagem foi feita em 6,4 mil quilômetros de rodovias sob concessão no Estado e revelou ainda a imprudência de 15% dos passageiros no banco da frente. Dos motoristas consultados, 13% afirmaram que também dispensam o cinto.

No caso de caminhões o quadro é ainda mais agravante. São 34% os passageiros de veículos de carga que não utilizam o dispositivo. Os motoristas de caminhões que recusam usar o cinto figuram 24% dos ouvidos na pesquisa. A pesquisa, feita na primeira semana de dezembro, ouviu ocupantes de 19.037 veículos que passavam por praças de pedágio em todo o Estado.

Deixar de usar o cinto de segurança é infração grave prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e incorre em multa de R$ 127,69 por passageiro sem o equipamento. Somente em 2012, a Polícia Militar Rodoviária de São Paulo lavrou 99,5 mil multas da natureza. Em 2013 o número subiu para 125 mil e, em 2014, passou para 179,9 mil autuações.

Conscientização
A imprudência de parte dos condutores e passageiros representa para a ARTESP a necessidade de promover campanhas de conscientização. Entre 2012 e 2014, 69,4% dos passageiros que estavam no banco de trás morreram em acidentes por deixar de usar o cinto de segurança. A mesma atitude tirou a vida de 38,4% dos passageiros do banco da frente e 50,1% dos motoristas.

Regionalmente, Barretos é o ponto em que há maior incidência da infração, com 62% das ocorrências seguido de Presidente Prudente e Santos, cada uma com 60%. Mapa da ARTESP indica falta de uso do cinto



Nova sede do Detran-AL inicia atendimento ao público

Serviços de atendimento ao público também passarão a ser feitos na nova sede do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL), que desde a sua inauguração, em dezembro do ano passado, no Tabuleiro do Martins, concentrava somente procedimentos de vistorias de veículos e funções administrativas.

O novo prédio, no entendimento do diretor-presidente do órgão, Antonio Carlos Gouveia, tem infraestrutura e equipamentos para abrir as portas ao público. Além disso, a medida deve desafogar as centrais do Já, Shopping do Mar, Barro Duro e Centro. “Com a instalação na nova sede, não houve tempo hábil para se promover o atendimento, mas já estou dando conta para ajustar o setor e adequá-lo à necessidade da população, porque pretendemos abrir ao público na próxima quinta-feira (15)”, disse.

Para Gouveia, a iniciativa vai melhorar os serviços executados pelo órgão, bem como a valorização de servidores e o fortalecimento das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). “Vamos tentar construir, no sentido de trazer para o alagoano uma benesse, um melhoramento naquilo que já existe. Precisamos criar mecanismos facilitadores que desburocratize o sistema, promovendo celeridade no atendimento”, ressaltou o gestor.

Integração

Outra mudança com a nova direção do Detran de Alagoas compreende a integração de serviços com os cartórios. A ideia, segundo o órgão, é dar celeridade na liberação de documentos. Outra proposta da nova direção é firmar parcerias com os municípios para aprimorar o atendimento nos Ciretrans.

“Algumas Ciretrans estão funcionando de maneira precária, com apenas dois servidores, impossibilitando um atendimento adequado. Precisamos crescer essa equipe para necessariamente trazer resultados. Será um grande desafio”, finalizou Gouveia.



Produção de motocicletas em 2015 seguirá sem margem de crescimento

Depois de um 2014 negativo para o mercado de motocicletas, que encerrou o período com redução de 9,3% na produção, as expectativas para 2015 são de manter o mesmo ritmo, com 1,5 milhão de unidades fabricadas.

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO) prevê a venda de 1,4 milhões de unidades. As exportações devem encerrar o ano com 55 mil motocicletas.

“Mesmo diante do cenário de contenção e rigidez na economia brasileira, o Setor de Duas Rodas poderá registrar um pequeno crescimento nos negócios em 2015, já que o mercado não sofrerá os impactos de grandes eventos, como a Copa do Mundo e eleições majoritárias, que caracterizaram o ano passado. Além disso, neste ano serão realizados eventos que estimulam a demanda por motocicletas, como o Salão Duas Rodas, programado para o período de 7 a 12 de outubro, no Parque Anhembi, em São Paulo”, comenta Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Balanço divulgado pela entidade mostra que o último mês de 2014 apresentou retomada com 84.820 motocicletas contra 81.404 produzidas em 2013, crescimento de 4,2%. O bom desempenho, na avaliação da ABRACICLO, é um bom sinal, apesar de predominar a cautela à vista do quadro do ano passado. Já as vendas no atacado somaram 114 mil unidades, 4,3% a mais sobre dezembro de 2013. O ano foi encerrado com queda de 10,2% nas vendas do setor, de 1,5 milhão para 1,4 mi, na comparação.

Bons indicadores para as exportações, que tiveram alta expressiva de 80% em dezembro sobre novembro – de 3.355 para 6.053 unidades. Comparado a 2013, o último mês do ano apresentou retração de 22,6%.

Em dezembro foram emplacadas 127,7 mil motocicletas, 14,1% a mais que em novembro. No acumulado do ano, a queda foi de 5,7%, passando de 1.515.571, em 2013, para 1.429.692, em 2014.

No levantamento regional, o Sul sentiu os impactos negativos do setor, com recuo de 10,8% nos licenciamentos entre 2013 e 2014 – de 146.814 para 130.889 unidades. A região Nordeste segue logo atrás, onde a retração foi de 7,7% – 519.312 motocicletas emplacadas em 2014, frente a 562.551, em 2013. Em seguida , estão as regiões,  Centro-Oeste, com -4,3%, passando de 147.818, em 2013, para 141.510, em 2014, e a região Norte, com -4,1%, com 189.702 unidades (2014) ante 197.791 (2013). A região Sudeste ficou com o melhor resultado, queda de -2,7% e 448.279 motocicletas, em 2014, contra 460.597, no ano anterior.



Donos de cinquentinhas sem placas serão multados na Paraíba a partir de abril

Proprietários das motos popularmente chamadas de cinquentinhas serão multados a partir de abril na Paraíba se forem flagrados transitando com o veículo sem emplacamento. A decisão foi publicada pelo Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) no Diário Oficial do Estado.

Conforme determinado na resolução 002/2015, os municípios deverão decidir, no prazo de 90 dias, se o emplacamento será feito pelo órgão de trânsito local ou pelo governo estadual. A partir deste período de adequação, o condutor que não emplacar a sua motocicleta passa a responder pela infração de trânsito. Somente 10% das cidades possuem convênio com o Detran para fiscalizar o trânsito.

Antes de vigorar a nova regra, o condutor da cinquentinha já era obrigado a trafegar com a Autorização de Condução de Ciclomotor (ACC). A habilitação especial para ciclomotores custa um terço do valor da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria A. Até valerem as novas normas, os condutores devem apresentar em abordagens de trânsito a AAC e a nota fiscal do veículo para comprovar a propriedade. Nas fiscalizações são verificados também os equipamentos de segurança e o uso de calçados e capacetes. Por conta de alterações na motorização ou falta de documentação, por exemplo, o Detran já acumula 4 mil cinquentinhas apreendidas.

Além de arcar com a confecção da placa, o dono da cinquentinha também deverá providenciar o licenciamento de ciclomotor, seguro DPVAT e a taxa do Corpo de Bombeiros. Segundo o Detran-PB, a exigência do emplacamento vai contribuir com a segurança e a mobilidade urbana.

A fiscalização também será estendida fora da área urbana. A Polícia Rodoviária Federal vai manter os trabalhos para impedir a circulação das cinquentinhas nas estradas, o que é proibido por conta da baixa cilindrada. Na Paraíba, estes veículos podem trafegar pelo acostamento das rodovias, conforme a resolução 002/2015.



Obras são entregues na SP-066, entre Mogi das Cruzes e Jacareí

Foram concluídas as obras de modernização e melhorias da rodovia General Euryale de Jesus Zerbine/Henrique Eroles (SP-066), na região do Alto Tietê. Os serviços foram realizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e totalizam R$ 52,1 milhões de investimentos.

Os 36 quilômetros de vias modernizadas abrangem os municípios de Mogi das Cruzes, Guararema e Jacareí. A rodovia foi duplicada no trecho urbano de Mogi, com canteiro central, ponto de alta incidência de acidentes. Do quilômetro 56 ao quilômetro 92 foram realizados recapeamento da pista, pavimentação dos acostamentos, instalação de terceira faixa, além de reforço na sinalização. A

As obras, sob responsabilidade da Firpavi Construtora e Terraplanagem S/A, foram iniciadas em abril de 2012. Gerou 126 empregos diretos e 378 indiretos, um total de 504 postos de trabalho. As melhoras na SP-066 beneficiaram mais de 637 mil habitantes. Diariamente, o trecho recebe em média 7 mil veículos.

Desde julho de 2011, o DER promove as obras de recuperação da pista e de sinalização da SP-066 nos trechos de Itaquaquecetuba, Poá, Mogi e Suzano. O total de investimentos é de R$ 25 milhões e a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos em julho.

“Trevo da Morte”
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) vai analisa projeto de obras no “trevo da morte”, em Votorantim, que recebeu este nome por conta do elevado número de acidentes. A Secretaria de Estado de Transportes informou que dará andamento ao pedido de moradores da região ainda neste mês.

O trevo da morte é um conjunto de acessos construído sob a Rodovia Raposo Tavares, entre Votorantim e Sorocaba, na altura do quilômetro 99. Os estudos da Artesp são a primeira etapa para a execução da obra. A agência vai calcular as ações e os gastos envolvidos. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas ainda neste trimestre.

O secretário tomou a decisão depois de analisar o projeto apresentado pelo pelas prefeituras de Votorantim e Sorocaba. Ela prevê construir duas rotatórias na Raposo Tavares, uma para cada cidade.



Com queda de 14% nas vendas em 2014, setor de importados enxerga 2015 com cautela

O mercado de veículos importados começa 2015 em clima de cautela na esteira de um 2014 desanimador para o setor automotivo no país. As vendas de importados, conforme balanço divulgado pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (ABEIFA) amargou queda de 14,3% nos emplacamentos em 2014, quando foram registradas 96.578 vendas ante 112.649 do ano anterior.

A entidade, no entanto, reserva boa expectativa a partir do bom resultado nas vendas de importados em dezembro. O último mês de dezembro encerrou com saldo positivo de 30,6% no comércio em relação a novembro. Na comparação, foi vendido o mesmo volume que em dezembro de 2013, com 9.930 emplacamentos em cada ano.

O aumento registrado no último mês do ano é atribuído pela ABEIFA à antecipação dos consumidores na compra ou troca do veículo, estimulada pela aplicação do 13º salário. Outra justificativa se dá aos últimos dias antes do reajuste do IPI, ocorrido no início do ano de 2015. Ainda assim, para Marcel Visconde, presidente da entidade, ainda é cedo para comemorar por conta da instabilidade enfrentada pelo setor em 2014, ainda que motivada pela Copa e período eleitoral.

“Ainda é prematuro dizer que essa tendência de crescimento seguirá. Neste momento estamos atentos ao comportamento do câmbio, variável que impacta diretamente o nosso setor. Olhamos para o ano de 2015 com cautela e reforçamos que serão necessários ajustes na economia, para que a esperada retomada do crescimento aconteça e a confiança do consumidor seja resgatada”, finaliza.



Há um ano privatizada, BR-050/GO/MG tem seis praças de pedágio em obras

O contrato de concessão dos 436 quilômetros da BR-050/GO/MG, rodovia que liga Minas Gerais com São Paulo e que tem relevância pelo escoamento da atividade agroindustrial, completa um ano com seis praças de pedágio em construção. As bases começarão a cobrar a tarifa assim que concluídos os 10% de obras previstas como contrapartida da Concessionária MGO Rodovias, de duplicação de cerca de 30 quilômetros de malha viária em Goiás.

As tarifas básicas de pedágio das praças serão estabelecidas com base no valor de R$ 4,53 para cada 100 quilômetros rodados. O valor é atualizado anualmente tendo como indicador o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os valores variam conforme o Trecho de Cobertura da Praça, que leva em conta o valor da tarifa básica multiplicado pela distância entre as praças.

Pelo contrato, a responsabilidade de administrar, recuperar, conservar e ampliar a rodovia vai do município de Cristalina (GO) até as divisas de Minas com São Paulo, na cidade de Delta (MG). As principais obras deverão ser entregues até o final de 2019. Os trabalhos tiveram início em junho de 2014, em dois trechos. Segundo a concessionária, 81% das atividades de duplicação já estão concluídas. A previsão é que até 2018 seja encerrada a duplicação de cerca de 220 quilômetros de pistas. Cerca de 200 homens e 80 equipamentos entre caminhões e compressores estão envolvidos nas obras.

Em atendimento ao contrato foram instaladas nove bases operacionais de Serviço de Atendimento ao Usuário com estacionamento, banheiros, fraldário, água potável, área de descanso e telefone público.

Equipes de resgate e de atendimento pré-hospitalar já prestaram 475 atendimentos clínicos a usuários que trafegavam pela rodovia. Nas ocorrências de acidentes, o resgate foi acionado 796 vezes e as ambulâncias com UTI e médico atenderam em 299 delas. Nesses seis meses, foram registrados 796 acidentes no trecho, com 469 feridos e 15 vítimas fatais. Os tipos de acidentes de maior incidência foram saída de pista (147), colisão traseira (125), capotamento (115), choque em defensa, barreira ou meio fio (83). Na maioria deles ficou evidenciado como principal causa o excesso de velocidade e imprudência dos motoristas.



Anfavea prevê aumento de 4,1% na produção de veículos em 2015

Diante de um 2014 encerrado com queda de 7,1% nas vendas de veículos, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) estima retomada de 4,1% para 2015 na fabricação de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e máquinas autopropulsadas. Já as exportações, conforme previsão do órgão, devem ter ligeira alta de 1%.

Balanço divulgado pela Anfavea aponta que em 2014 foram vendidas 3,77 milhões de unidades contra 3,50 milhões em 2013. Alavancadas pelo 13º salário e a contagem regressiva do aumento do IPI, as vendas em dezembro superaram novembro em 25,6%, com 370 mil veículos comercializados no último mês de 2014.

“Em 2014 enfrentamos uma série de desafios, como a forte seletividade na concessão de crédito, feriados em razão de grandes eventos e cenário complexo no comércio exterior. Contudo, o segundo semestre já apresentou recuperação do licenciamento e produção. Para 2015 esperamos um primeiro semestre difícil, mas os ajustes promovidos nos levarão a um resultado equilibrado, no mínimo com desempenho igual a 2014”, avalia o presidente da entidade, Luiz Moan Yabiku Junior.

A produção de veículos diminuiu 15,3% em 2014 em relação a 2013 – uma queda de 3,71 milhões para 3,15%. Em dezembro foram fabricados 2013,8 mil veículos, 11,8% a menos que no último mês de 2013.

As exportações tiveram retração de 40,9% em relação a 2013. Foram 566 mil unidades vendidas para fora do país em 2013, contra 334,5 mil no ano passado. Já na comparação mês a mês, dezembro de 2014 registrou 23,7 mil autoveículos exportados, 8,7% menor do que o mês anterior – 26 mil – e 45,2% abaixo das 43,3 mil do mesmo mês de 2013.

Veículos pesados
As vendas de caminhões encerram 2014 com retração de 11,3%. Em dezembro houve alta de 12,6% sobre novembro, com 13,7 mil licenciamentos.

Já a produção teve prejuízos com queda de 25,2% no ano. No comparativo mensal as 3,7 mil unidades do último dezembro significam queda de 68,6% sobre as 11,8 mil de novembro e de 49,6% frente as 7,3 mil do último mês de 2013.

As vendas de veículos de transporte de passageiros tiveram desempenho negativo, com 16,3% de retração no ano passado. Seguindo a tendência, o licenciamento de ônibus manteve-se estável em dezembro na comparação com novembro.

O ano de 2014 encerrou com baixa de 17,9% na produção de chassi de ônibus. Foram 32,9 mil unidades no ano passado contra 40,1 mil no ano anterior. Em comparação a novembro, a produção despencou em dezembro, com queda de 67,2%: de 1,8 mil para 604, respectivamente.



Motorista vai desembolsar mais de R$ 100 para vistoria obrigatória de veículos

Portaria publicada no Diário Oficial do Estado do Mato Grosso do Sul pelo Detran estabelece que, a partir deste ano, motoristas donos de veículos com mais de cinco anos de fabricação deverão submetê-los a vistoria. O custo do serviço será de R$ 103 e passa a ser um dos critérios para emissão do licenciamento anual veicular.

A justificativa é que a vistoria é necessária por conta de acidentes de trânsito e prejuízos provocados pela circulação de veículos em condições ruins de manutenção. Ainda segundo o órgão, os investimentos feitos no atendimento e tecnologia do processo de vistoria veicular vão efetivar um programa de qualidade na frota circulante sul-mato-grossense, condizente com as exigências legais.

Na vistoria serão avaliadas questões como as características estruturais, documentação, uso de equipamentos obrigatórios e as condições mecânicas dos veículos. Deverá ser feita anualmente mediante pagamento de guia. O prazo limite para a avaliação é de três meses a contar do vencimento do licenciamento.

Se o veículo for reprovado, o proprietário receberá um laudo com instruções sobre os reparos para serem feitos até a nova vistoria, que pode ser reagendada sem custo adicional pelo prazo de um mês. O motorista poderá agendar a vistoria na sede do Detran-MS, em Campo Grande, em agências de trânsito de cidades do interior ou em empresas autorizadas pelo órgão.



Em SP, motoristas recebem alerta por celular e e-mail sobre o licenciamento eletrônico

Motoristas de São Paulo começaram a receber avisos por mensagens de celular e e-mail a partir desta sexta-feira (9) sobre o licenciamento eletrônico antecipado junto com o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).

A forma antecipada de licenciamento é permitida ao motorista que pagar em janeiro o IPVA à vista, com desconto; em fevereiro, para pagamento sem desconto, ou em março, para quem quitar a terceira parcela do imposto. “O calendário anual obrigatório tem início em abril, então é uma opção do motorista fazer o licenciamento eletrônico antecipado. A vantagem é regularizar a situação do carro agora no início e circular tranquilo o resto do ano, sem correr o risco de deixar para a última hora, enfrentar filas ou até ser surpreendido em uma fiscalização”, ressalta Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran-SP.

Neste ano, o custo do licenciamento é de R$ 72,25. O Detran-SP orienta motoristas que optarem pelo pagamento antecipado a incluir o custo de envio do documento pelos Correios, de R$ 11. Para receber o documento de 2015 é necessário pagar o seguro obrigatório e eventuais multas.

O pagamento pode ser feito diretamente no caixa eletrônico de agências do Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, HSBC, Safra e Citibank. Basta informar o número do Renavam que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

A entrega do documento é de 20 dias úteis e o endereço deve estar atualizado junto ao Detran-SP. Após três tentativas de entrega, os Correios devolvem o documento à unidade do Detran da cidade em que o veículo está registrado.

Vencimentos
O prazo final para o pagamento integral com desconto de 3% do IPVA se encerra na segunda, 12, para veículos com placa final 2. Os proprietários de veículos que optarem pelo pagamento parcelado também deverão saldar a primeira parcela neste dia. O calendário continua na terça-feira, 13/1, com veículos de placa final 3 e assim sucessivamente até o dia 22, para os veículos com placa final 0, desconsiderando os finais de semana.



MT cria regras para transportes de animais em ônibus

Empresas de transporte coletivo e rodoviário do Estado do Mato Grosso estão sendo orientadas sobre as normas de embarque e desembarque de animais domésticos e de cães guias nas linhas em todas as suas modalidades. As novas regras da Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados (Ager-MT) cumprem a Lei nº 10.063, publicada em dezembro do ano passado.

Segundo o órgão, as novas regras servem para dar garantia à segurança do usuário. As empresas deverão cobrar 50% do valor da passagem pelo transporte do animal doméstico ao proprietário.  O animal pode permanecer no veículo se for cão-guia. Em outras situações, o transporte deve ser feito em caixa apropriada, com circulação de ar e piso interno revestido de material que absorva dejetos do animal. O limite de transporte é de dois animais por veículo, em caixas separadas.

Deficientes visuais deverão apresentar atestado do médico veterinário, expedido 15 dias antes da viagem, que constate que o animal está sadio. Também é obrigatória apresentação de carteira de vacinação múltipla e anti-rábica e recibo de comprovante pelo transporte.

Pelas normas da Agência de Regulação, o deficiente visual acompanhado de cão-guia tem direito a ocupar assento preferencial, com maior espaço livre para acomodação do animal. Outra exigência é que o cão tenha carteira e plaqueta de identificação, com dados do dono e do animal, além de fotos de ambos. As novas regras passam a valer no início de fevereiro.

Transporte vetado
Em Uberaba (MG), o Conselho Municipal reprovou o Projeto de Lei aprovado pela Câmara de Vereadores de Uberaba que previa o transporte de animais domésticos em ônibus coletivos.

A proposta da vereadora Denise Max (PR) ganhou aval na casa depois de muita polêmica, com a derrubada do veto de comissões que consideraram a medida inconstitucional. O projeto seguiu adiante sob a condição de ser submetido à avaliação do Conselho.

Oito emendas foram apresentadas à proposta. Entre elas, uma determinava o gerenciamento por parte da prefeitura do sistema de transporte e circulação de pessoas, animais domésticos de pequeno porte, veículos e mercadorias. Projetos similares são avaliados por vereadores de Curitiba, Florianópolis, Vitória, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo.



Novos ministros afirmam necessidade de investir em transporte e mobilidade

Ministros que passam a comandar neste mandato as pastas de Transportes, das Cidades e das Secretarias de Aviação Civil e de Portos enfatizaram a necessidade de investir no transporte intermodal e na mobilidade urbana.

Conforme levantado pelo Confederação Nacional do Transporte (CNT), o titular de Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, está comprometido em dar prosseguimento a obras prioritárias em rodovias relacionadas aos projetos de concessões. Para ele, é preciso aumentar os investimentos na infraestrutura logística de transporte de cargas para tornar mais eficiente a distribuição da produção do país.

O ministério, que passa a ser de responsabilidade do advogado que já integrou o conselho da CPTM e foi diretor da EMTU, terá novos técnicos à frente do Dnit e da Valec.

Já a secretaria de Aviação Civil, comandada por Eliseu Padilha, deve priorizar a aviação regional como forma de antecipar o cronograma do Plano de Aviação Regional, que impactará em melhorias para 270 aeródromos. As licitações deverão ser lançadas ainda em 2015. A pasta também deve investir em concessões de terminais aeroportuários.  Padilha já foi ministro dos Transportes, de 1997 e 2001.

De acordo com o novo ministro da Secretaria Especial de Portos, Edinho Araújo, a prioridade em sua gestão será solucionar os arrendamentos de áreas portuárias e das pendências que atravancam a nova Lei dos Portos. Araújo afirma que a expansão e a modernização dos portos dependem de investimentos da União e de parcerias com o setor privado, além de integrar outros modais.

Já o Ministério das Cidades, que tem à frente o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, deverá aplicar R$ 143 bilhões em recursos para obras de mobilidade urbana. Outra proposta é ampliar a parceria com entidades ligadas ao Conselho das Cidades para fortalecer políticas de desenvolvimento urbano e ampliar recursos para mobilidade, acessibilidade e segurança no trânsito.



Nova direção do Detran-PE priorizará educação no trânsito

O novo diretor do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco, Charles Ribeiro, afirmou que a educação no trânsito será uma das prioridades em sua gestão. Ribeiro também destacou no discurso de posse que haverá investimentos para aperfeiçoar o atendimento ao cidadão.

Segundo Ribeiro, o Detran-PE vai focar na Escola Pública de Trânsito para a educação dos condutores e outros agentes. Quanto aos serviços prestados ao cidadão, a meta para os próximos quatro anos é migrar o atendimento para a internet, com aplicativos e outras tecnologias da informação.

“Envidaremos todos os esforços para devolver ao Detran o nível de excelência. Faremos isso em homenagem ao grande trabalho desenvolvido por Laedson Bezerra em sua gestão à frente do Detran entre 1999 e 2006”, declarou Charles Ribeiro, que também demonstrou empatia com as ações da gestão anterior na relação com os servidores. “O fortalecimento desta parceria será reflexo da parceria entre a Direção do Detran e o servidor”, sublinha.

Antes de assumir a Presidência do Detran, Charles Ribeiro esteve à frente da Gerência Geral de Relações Institucionais da Casa Civil do Governo do Estado. Ribeiro é Bacharel em Direito e servidor público de carreira da Assembleia Legislativa de Pernambuco, (ALEPE), da qual foi Diretor Geral no final da década de 90. Possui ampla experiência em Administração Pública, tendo sido Presidente da Empresa Pernambucana de Abastecimento e Extensão Rural de Pernambuco (EBAPE) e da Companhia de Abastecimento e Armazéns Gerais de Pernambuco (CEAGEPE).



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