Home Blog Page 1563

Dólar alto inibe gastos globais com TI em 2015, aponta Gartner

O instituto de pesquisas e consultoria Gartner anuncia que as despesas mundiais com TI serão reduzidas a US$ 3,66 trilhões em 2015, o que representa uma queda de 1,3% em relação a 2014. Segundo a pesquisa, o dólar alto  é o principal responsável pela desaceleração.

“Nós prevemos redução de 1,3% nas despesas mundiais com TI para 2015, diferente da previsão de crescimento de 2,4% calculada no relatório do último trimestre”, diz John-David Lovelock, vice-presidente de Pesquisa do Gartner.

“O recente aumento no valor do dólar americano em comparação com a maioria das moedas causou um choque no mercado global de TI. Tirando o impacto dos movimentos de taxa de câmbio, as estimativas correspondentes de crescimento de moeda constante são de 3,1%, uma diferença de somente 0,6% desde a atualização do último trimestre. São ilusões que as grandes flutuações no valor do dólar podem criar”, avalia o executivo.

O analista faz um alerta: “Entretanto, essa questão oculta um problema maior e que apresenta implicações reais. Cada produto ou serviço que possui um componente com base no dólar americano deve ter esse custo coberto na taxa de câmbio mais baixa. A implicação é que haverá aumento de preços. Porém, há muitas outras forças de mercado em ação — a proteção dos lucros do dólar americano exigirá uma abordagem de nuances e diversas facetas que envolvam preços, parcerias e gerenciamento de produtos”.

O Gartner Worldwide IT Spending Forecast é o principal indicador global das principais tendências de tecnologia entre os mercados de hardware, software, serviços de TI e telecomunicações. Há mais de uma década os executivos de TI e de negócios no mundo inteiro utilizam esses relatórios trimestrais extremamente aguardados para reconhecer as oportunidades e desafios do mercado e fundamentar suas principais decisões comerciais em metodologias comprovadas, em vez de conjecturas.

A previsão é que as despesas com dispositivos (incluindo PCs, mobiles, telefones celulares, tablets e impressoras) diminuam 1,2 %, atingindo US$ 685 bilhões. Os gastos para todos os dispositivos em 2015 foram revisados para baixo, em parte devido ao abrandamento nas compras de PCs na Europa Ocidental, na Rússia e no Japão, países onde a moeda local foi desvalorizada em comparação ao dólar.

Já o mercado de telefones celulares não é tão afetado pelas oscilações cambiais. Uma mudança substancial na mistura de telefones em mercados emergentes em relação aos smartphones com preço reduzido impede o aumento nos preços de telefones premium, resultando em uma média de preços estável entre 2014 e 2015.

Calcula-se que as despesas com o sistema de data center alcancem US$ 142 bilhões em 2015, um aumento de 0,4% comparado a 2014. O armazenamento externo com base em controlador, equipamentos de redes corporativas e servidores foi afetado pela amortização de algumas moedas locais em relação ao dólar americano, porém o segmento de servidores testemunhou o maior impacto devido à pressão de preços mais altos a que os fornecedores de servidores estão expostos em razão de suas margens relativamente inferiores.

Software
As despesas no mercado de software corporativo devem totalizar US$ 320 bilhões em 2015, um aumento de 2,3% em comparação a 2014. Contudo, essa revisão reduz os valores da última análise, resultado de uma diminuição substancial na previsão para os gastos com suíte de escritório.

Esse fato é reflexo da aceleração da adoção do Office 365, que está alterando os fluxos de receitas tradicionais: como o custo é proporcional à duração da assinatura, o resultado é um crescimento significativamente baixo de receitas, uma vez que os usuários se distanciam do modelo estimado.

Serviços de TI
As despesas com os serviços de TI serão ligeiramente reduzidas para US$ 942 bilhões em 2015, uma queda em relação aos US$ 948 bilhões de 2014. As maiores reduções serão efetuadas nos serviços de implantação, particularmente nos EUA. Embora as indústrias de gás e petróleo representem apenas 1% do mercado de serviços de TI, seus compradores reagem historicamente rápido quando os preços caem, normalmente cortando os gastos em 20% ou mais.

Devido aos Estados Unidos serem um grande produtor de petróleo e um grande mercado para os serviços de TI, espera-se que as maiores reduções de despesas nos serviços ocorram nos Estados Unidos em 2015 e 2016, com um impacto inicial nos serviços de implantação.

Serviços de Telecomunicações
O crescimento nas despesas com serviços de telecomunicações diminuirá 2,6% em 2015, totalizando US$ 1,57 trilhão. Entre as mudanças mais proeminentes que afetam diversas regiões estão as reduções no total de conexões dos mercados desenvolvidos, como os EUA e diversas nações da Europa Ocidental, já que o crescimento dos dispositivos com conexão somente de dados e conexões multi-SIM não foi tão alto quanto se esperava.

A pesquisa
A metodologia de previsão de gastos com TI do Gartner se baseia na análise rigorosa de vendas por milhares de fornecedores em toda a gama de produtos e serviços de TI. O Gartner usa as principais técnicas de pesquisa, complementadas por fontes de pesquisa secundárias, para construir o banco de dados abrangente e que permita fundamentar a previsão. A expectativa trimestral de despesas com TI do Gartner oferece uma perspectiva única nos segmentos de hardware, software, serviços de TI e telecomunicações. Esse relatório ajuda os clientes do Gartner a entenderem as oportunidades e os desafios do mercado.



Sonda reforça investimentos em Utilities. Meta é criar Centro de Excelência Redação

Conectores - Esquerda

A companhia prevê investimento de R$ 8 milhões para o biênio de 2015 e 2016 que, somado aos aportes já realizados entre 2013 e 2014, totalizará R$ 14 milhões para sua estratégia de avanço no mercado. O capital empregado na iniciativa visa levar uma oferta de ponta a ponta, integrada ao portfólio de produtos e serviços contemplados pela Sonda IT.

Apoiada na expertise da equipe, que compõe a unidade, a meta é evoluir, sob o ponto de vista de uma TI orientada a negócios, as ofertas voltadas para esse segmento, tornando-as mais alinhadas às necessidades das empresas.

O objetivo, segundo a empresa, é dinamizar o atendimento com propostas que envolvem, de forma integrada, os sistemas de gestão comercial, técnica e de mobilidade, junto às frentes de plataformas, serviços de TI e aplicativos de mercado e fiscais, que fazem parte da oferta da Sonda IT.

Para conduzir essa estratégia, a Sonda nomeou Rivaldo Ferreira como diretor executivo da Divisão de Utilities. Ferreira, que detém 20 anos de experiência em TI e atua há 11 anos no mercado de utilities, vem para aumentar o avanço da empresa no setor de distribuição de energia, considerando que hoje a companhia detém 25% do market share, e ampliar sua oferta levando a experiência acumulada neste segmento para as companhias de saneamento e gás.

O executivo diz que a sua estratégia será ampliar o portfólio de soluções para a melhoria na eficiência dos processos das companhias de energia, além de replicar todo o seu conhecimento e da empresa para frentes que ainda estão deficitárias no que se refere ao ambiente de TI.

“Há uma divisão no atual cenário de utilities no País. Enquanto o setor de energia, que sempre investiu em tecnologia, aprimora constantemente os seus processos com uma maior automatização para a redução de custos, o mercado de saneamento e gás busca a modernização”, explica Ferreira.

De acordo com Carlos Henrique Testolini, presidente da Sonda no Brasil, a criação da Divisão de Utilities vem ao encontro da busca pelo desenvolvimento econômico do País e, consequentemente, da demanda pela expansão das empresas do setor.

“A expectativa é acompanhar as necessidades desses segmentos, amparando-os com a experiência da companhia em sistemas de tecnologia a fim de promover um crescimento organizado e baseado com as melhores práticas de gestão”, finaliza Testolini.



MercadoLivre compra KPL Soluções por R$ 50 milhões

O MercadoLivre, provedora de comércio eletrônico na América Latina, anuncia a aquisição do controle acionário da KPL Soluções, uma das maiores empresas brasileiras de soluções de gestão para o e-commerce (ERP e BackOffice), que possui 300 clientes. A transação totalizou o montante de R$50 milhões e um adicional variável que será baseado na entrega de metas a serem alcançadas.

Os mais de 80 funcionários da KPL Soluções passam a integrar o quadro de colaboradores do MercadoLivre Brasil, mas sem mudança física de escritórios ou alteração de suas rotinas. Os sócio-fundadores da KPL, Fabiano Silva e Anderson Duarte, continuarão a gerir a empresa de maneira independente, assegurando e melhorando a total continuidade de sua oferta de sistemas e serviços. No curto prazo, uma das missões da KPL é desenvolver um ERP na nuvem, no modelo software como serviço – SaaS, mais acessível para milhares de vendedores profissionais do MercadoLivre, segundo a empresa.

Um dos principais motivos da aquisição da KPL é completar o ecossistema de serviços de tecnologia do MercadoLivre para empreendedores digitais de todos os portes no Brasil. Além do marketplace, a companhia já oferece soluções de pagamentos (MercadoPago); logística (MercadoEnvios); publicidade online, criação de lojas online e classificados.

“Fortalecemos ainda mais o ecossistema com a oferta de uma solução de ERP e backoffice robusta”, afirma Helisson Lemos, diretor geral do MercadoLivre Brasil.

“Esse investimento significa um reconhecimento da qualidade de nosso trabalho”, afirma Fabiano Silva, um dos empreendedores da KPL. “Há mais de 10 anos no mercado, nossos softwares e serviços ajudam na gestão completa das operações de backoffice de um e-commerce e na análise de todas as informações relacionadas ao negócio (Business Inteligence)”, explica.

“Com a aquisição, a KPL e o MercadoLivre darão um importante passo para a democratização da oferta de soluções de gestão para o e-commerce, refletindo em uma maior profissionalização do setor e uma melhor experiência de compra aos consumidores online”, finaliza Helisson Lemos.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Canais digitais lideram em transações financeiras no País, atesta Febraban

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulga os resultados do estudo anual Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, realizada em 2014 em parceria com a Strategy&, comprova a adesão cada vez mais galopante aos recursos de mobilidade, também quando o assunto é o setor bancário. Segundo o levantamento, mais da metade (52%) das transações bancárias feitas no Brasil em 2014 foram realizadas via internet e mobile banking.

De acordo com a Federação, o estudo, que consultou 20 das instituições financeiras mais representativas que operam no Brasil, teve o cuidado de aferir a evolução da indústria bancária nacional, as principais tendências do setor e os investimentos feitos em tecnologia. Um dos resultados de destaque é que, atualmente, 47% das contas ativas no País (51 milhões) realizam transações utilizando internet banking e 24% (25 milhões), smartphones, os grandes protagonistas da era digital bancária.

Em mobile banking, por exemplo, houve crescimento significativo no volume de movimentações financeiras em 2014 quando comparado ao ano anterior. Transferências, DOCs, TEDs e pagamentos de contas apresentaram incremento de 180%, totalizando 260 milhões de transações. Outro destaque foi a contratação de crédito, que registrou aumento de 190% e chegou a 10 milhões de transações.

Já via internet banking, a pesquisa apontou um crescimento de 8% do número de transferências, DOCs e TEDs e de 11% no pagamento de contas. Juntos, esses serviços somam mais de 1,5 bilhão de transações. A contratação de crédito por esse meio também teve alta de 20% (representando um montante de 40 milhões).

Mesmo com as altas porcentagens de incremento, ainda há muito potencial a ser explorado, já que internet e mobile somam 20% do volume de operações com movimentações financeiras. Para Gustavo Fosse, diretor Setorial de Tecnologia Bancária da Febraban, a consolidação do uso dos canais digitais é resultado de um investimento muito grande da indústria para garantir um ambiente seguro e oferecer interfaces cada vez mais amigáveis, melhorando assim a experiência dos clientes.

“Além disso, reflete o momento atual vivido pelo Brasil, no qual a melhoria do acesso à internet e a alta penetração dos smartphones, que deve chegar a 41% em sete anos, também possibilitam que os usuários tenham uma infraestrutura adequada para utilizar esses meios”, explica o executivo.

E as agências?
Há quem já comece a questionar o futuro das agências bancárias, diante de tanta facilidade proporcionada pela tecnologia, contudo Fosse as defende diante de uma participação diferenciada no atual desenho. “De fato, elas ganham um novo papel no atual cenário e passam a ser mais consultivas. Muitos clientes procuram seus gerentes para saber mais sobre novas oportunidades de investimento e serviços que podem ser contratados, com base em seus perfis”, destaca.

Essa tendência é reforçada pelo crescente número de agências bancárias em todo o País, segundo a Febraban, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, que mantiveram aumento acima dos 5%, o dobro da média nacional.

As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste apresentam níveis semelhantes de penetração por agência, cerca de 25 a 30 agências para cada 100 mil pessoas da População Economicamente Ativa (PEA).

Luz no fim do túnel
Mesmo em um momento de desaceleração da economia, os bancos brasileiros continuaram a investir elevadas somas de recursos em tecnologia para atender um cliente cada vez mais exigente e interativo, segundo a Febraban, ávido por novas tecnologias e dispositivos de segurança para realizar suas transações financeiras.

O estudo revelou que, em 2014, as despesas e investimentos em tecnologia pelos bancos foram de R$ 21,5 bilhões. Portanto, eles continuam crescendo acima da taxa de inflação (11% ao ano). Os gastos com TI das instituições financeiras representam 18% da totalidade das indústrias do País no ano passado e estão em paridade com países como Estados Unidos e França.

Software em alta
O desenvolvimento de softwares apresenta, em 2014 na comparação com 2013, o maior incremento em volume de investimento (16%), seguidos por hardware (6%), telecom (2%) e outros (1%). Esse movimento reforça a preocupação dos bancos com a prestação de serviço e com a experiência do cliente para oferecer mais eficiência e comodidade em seus canais de atendimento.

“O desafio do setor é planejar esse investimento de forma adequada, balanceando eficiência e experiência do consumidor por meio de uma plataforma integrada de canais e de ofertas aos clientes”, complementa o executivo.

Segundo o diretor de Tecnologia Bancária da Febraban, este ano, o estudo mostra alguns aspectos importantes como a experiência do usuário, a evolução dos canais, Big Data e segurança, temas que também serão destaque na 25ª edição do Ciab Febraban.

A pesquisa foi complementada com dados de outras associações e órgãos governamentais, inclusive internacionais, para incorporar questões importantes de forma a ampliar e aprofundar a análise dos dados. Confira o relatório completo no LINK https://www.febraban.org.br/

 

Acessse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



MercadoLivre compra KPL Soluções por R$ 50 milhões

O MercadoLivre, provedora de comércio eletrônico na América Latina, anuncia a aquisição do controle acionário da KPL Soluções, uma das maiores empresas brasileiras de soluções de gestão para o e-commerce (ERP e BackOffice), que possui 300 clientes. A transação totalizou o montante de R$50 milhões e um adicional variável que será baseado na entrega de metas a serem alcançadas.

Os mais de 80 funcionários da KPL Soluções passam a integrar o quadro de colaboradores do MercadoLivre Brasil, mas sem mudança física de escritórios ou alteração de suas rotinas. Os sócio-fundadores da KPL, Fabiano Silva e Anderson Duarte, continuarão a gerir a empresa de maneira independente, assegurando e melhorando a total continuidade de sua oferta de sistemas e serviços. No curto prazo, uma das missões da KPL é desenvolver um ERP na nuvem, no modelo software como serviço – SaaS, mais acessível para milhares de vendedores profissionais do MercadoLivre, segundo a empresa.

Um dos principais motivos da aquisição da KPL é completar o ecossistema de serviços de tecnologia do MercadoLivre para empreendedores digitais de todos os portes no Brasil. Além do marketplace, a companhia já oferece soluções de pagamentos (MercadoPago); logística (MercadoEnvios); publicidade online, criação de lojas online e classificados.

“Fortalecemos ainda mais o ecossistema com a oferta de uma solução de ERP e backoffice robusta”, afirma Helisson Lemos, diretor geral do MercadoLivre Brasil.

“Esse investimento significa um reconhecimento da qualidade de nosso trabalho”, afirma Fabiano Silva, um dos empreendedores da KPL. “Há mais de 10 anos no mercado, nossos softwares e serviços ajudam na gestão completa das operações de backoffice de um e-commerce e na análise de todas as informações relacionadas ao negócio (Business Inteligence)”, explica.

“Com a aquisição, a KPL e o MercadoLivre darão um importante passo para a democratização da oferta de soluções de gestão para o e-commerce, refletindo em uma maior profissionalização do setor e uma melhor experiência de compra aos consumidores online”, finaliza Helisson Lemos.

 

 

Acessse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Stefanini obtém ISO 20.000 e promove excelência em serviços

A Stefanini, provedora global de soluções de negócios em TI, anuncia a conquista da ISO 20.000. A certificação, que foca no gerenciamento de serviços de TI, assegura que as empresas exerçam as melhores práticas em gerenciamento de serviços em tecnologia.

De acordo com Bráulio Lalau de Carvalho, vice-presidente da Stefanini, a certificação ISO 20.000 demonstra o compromisso da Stefanini em prover serviços de qualidade para os seus clientes. “As equipes trabalharam fortemente para desenvolver os processos e colocá-los em prática em nossos escritórios. Estamos orgulhosos desse resultado, ainda mais se tratando de uma respeitada certificação como a ISO 20.000”, diz Carvalho.

A certificação ISO 20.000 assegura que a multinacional brasileira utiliza as melhores práticas de gestão de serviços. “Com isso, nossos clientes sabem que possuímos um framework de gestão de serviços de TI contendo políticas, processos, guias, ferramentas e um programa de capacitação contínuo”, afirma Washington Souza, gerente-executivo da área de PMO e governança da Stefanini.

De acordo com a empresa, entre os principais benefícios que a certificação traz à Stefanini está o aumento da qualidade nos serviços prestados e redução de custos. São mais de 200 requisitos exigidos para que as companhias que almejam ter essa certificação devem seguir. É importante também que a empresa seja formalmente compliance ao ITIL. A ISO 20.000 é uma certificação da família ISO, sendo reconhecida mundialmente. Quando o quesito é gestão de serviços de TI, essa é a mais respeitada certificação, segundo a Stefanini.

A Stefanini vem evoluindo seus processos de outsourcing e gestão de serviços há mais de 10 anos. Em 2013, foi iniciado um projeto que tinha como objetivo aprimorar ainda mais os serviços oferecidos pela Stefanini, e para isso, foi contratada a consultoria Quality Focus, referência em melhoria de processos e gestão de serviços.

A ISO 20.000 foi implementada pela área de governança da Stefanini em três unidades do estado de São Paulo e aborda serviços de Application Management Services (AMS) e ITO – IT Outsourcing. “A implementação da ISO 20.000 nos gera mais negócios, pois ficamos mais competitivos e conseguimos entregar mais valor aos nossos clientes com redução de custos e qualidade”, finaliza Souza.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Dell Brasil lança campanha para gestores de segurança da informação

A Dell, fornecedora global de soluções de TI do mundo, anuncia o lançamento no Brasil da campanha Desafie Seu Firewall, para conscientizar as empresas sobre os riscos relacionados à segurança da informação.

No Desafie Seu Firewall, os gestores de segurança da informação de empresas que atuam no Brasil serão convidados a responder um questionário on-line, com dez perguntas relacionadas ao firewall utilizado atualmente na companhia. Eles também receberão um relatório de maturidade e de melhores práticas, fornecido por especialistas.

De acordo com a Dell, a iniciativa será divulgada por meio de e-mails, campanhas de marketing online e pela rede de canais, com o intuito de promover a conscientização sobre os riscos aos quais as organizações brasileiras estão expostas.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Tagetik traz solução de inteligência financeira ao Brasil

A Tagetik, multinacional de origem italiana, traz ao Brasil o software de planejamento e gestão de performance, voltado a alavancar o papel estratégico do departamento financeiro das companhias. Com 30 anos de atuação e presença em mais de 35 países, a empresa estabeleceu parceria exclusiva com a Avvenire Sistemas Financeiros, companhia do grupo ITG, que também engloba a Nórdica Software, Master Reseller QlikView, para trazer a solução ao mercado brasileiro.

De acordo com a companhia, o grande diferencial do software da Tagetik é que ele contempla aspectos estratégicos, de orçamento, operacionais e regulatórios, integrando os processos em uma interface e ambiente únicos e centralizados.

A solução extrai os dados de qualquer fonte, como Excel e ERP, unificando os processos financeiros e parametrizando as regras de negócios. Com um banco de dados único, não há inconsistência e distorção de informações nos relatórios financeiros.

“O Tagetik é um aliado do CFO, uma ferramenta de planejamento financeiro capaz de transformar o departamento em uma área estratégica”, afirma Rogério Arruda, da Avvenire.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Movplan e Testout oferecem cursos on-line em TI

Para contribuir para a qualificação e profissionalização do mercado de TI, a Movplan, provedora brasileira de produtos e soluções para o mercado educacional, e a TestOut, norte-americana que desenvolve cursos para formação, capacitação e certificação no segmento, anunciam parceria para representação exclusiva no País de cursos on-line. O acordo, segundo a Movplan, é o primeiro na América do Sul para a tecnologia TestOut.

A parceria visa contribuir para diminuir o déficit por profissionais qualificados no Brasil, apontado pelo estudo da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), em 2012, de 50 mil, marca que deve superar 400 mil até o ano de 2022, de acordo com a associação. Para atingir a meta, as empresas pretendem atuar por meio de um portfólio completo de cursos de formação em TI, com conteúdo diferenciado e simuladores virtuais.

Outro dado de mercado destacado pela Movplan, que comprova existência da demanda por profissionais capacitados é que, de acordo com estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), somente em 2014 foram criadas 78,5 mil vagas em TI, sendo que 44 mil deixaram de ser preenchidas por falta de profissionais capacitados.

Até o momento, são dois cursos totalmente readaptados ao mercado brasileiro. Um deles é o PC Pro (Hardware e sistemas operacionais), um curso de 80 horas que ensina todo o processo de manutenção de computadores. Em breve, estarão disponíveis o Rede Pro (administração de rede), Security Pro (segurança da rede) e Office Pro (Word, Access, Excel e PowerPoint).

Todos os cursos são aplicados na plataforma TestOut, um laboratório virtual desenvolvido por cientistas da Nasa, que combina simulados, videoaulas, textos e exames práticos para melhor preparar os alunos para a certificação no setor de TI. Ao final de cada curso, o aluno passa por uma avaliação 100% prática para que possa receber a certificação internacional.

“Acreditamos que nossa tecnologia de material didático e o software LabSim trarão formação e oportunidade de emprego para os brasileiros, ajudando a eliminar o ‘apagão’ de mão de obra no País. Além disso, os alunos recebem certificados baseados no desempenho que são internacionalmente reconhecidos”, explica Roy Olsen, diretor de vendas da TestOut.

De acordo com a Movplan, as simulações de laboratório proporcionam aos alunos a experiência do mundo real ao realizarem tarefas que eles encontrarão no dia a dia. Os alunos podem praticar a configuração de hardware, instalar drivers, gerir sistemas operacionais e configurar dispositivos de rede, tudo no próprio browser.

“Com o sistema TestOut, as escolas não precisam investir em um laboratório físico, permitindo que cada aluno tenha um simulador em seu computador. O LabSim oferece aos estudantes uma experiência de aprendizado envolvente a um custo acessível e aos educadores uma solução flexível”, acrescenta Esdras Santana, diretor executivo da Movplan.

A TestOut investe agressivamente na expansão internacional, com foco em países que permitem a entrada de produtos que podem ajudar a preencher a missão de melhorar a vida dos estudantes. “A Movplan é o parceiro ideal para nos ajudar a entrar no Brasil. Há uma grande sinergia entre as empresas que pode ajudar a fornecer aos alunos melhores oportunidades no mercado de trabalho”, conclui Olsen.



Navita quer comprar

A Navita, provedora de mobilidade corporativa, planeja comprar empresas de tecnologia. A companhia entende a aquisição como uma possibilidade de acelerar seu planejamento estratégico e não busca apenas a compra de carteira de clientes ou o aumento de faturamento.

Para a Navita, é importante que a empresa a ser adquirida tenha perfil semelhante, clientes semelhantes, mas também produtos ou serviços inovadores ou presença em países da América Latina que estejam alinhadas à expansão da companhia.

Estamos atrás de empresas que tenham ou produtos ou serviços complementares ao nosso, que façam sentido para os nossos clientes, em geral, as mil maiores. Companjias que precisem de capital e apoio, mas com potencial de crescimento rápido”, diz o CEO da Navita, Roberto Dariva.

De acordo com a empresa, apesar da crise econômica que o Brasil enfrenta, a Navita está na contramão do mercado e espera um crescimento agressivo, apostando na redução de custos e economias que suas soluções proporcionam. “Quanto maior a empresa, maior é a redução de custos que podemos trazer. E aliado aos serviços gerenciados de mobilidade, permitimos que nossos clientes melhorem a segurança da mobilidade corporativa, a eficiência de suas equipes que usam dispositivos móveis e, obviamente, os custos no entorno disso”, comenta Dariva.

Fundada em 2003, a Navita, em 2009, recebeu aporte do Invest Tech, fundo que tem como cotistas o BNDES, a Finep e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em 2012, adquiriu a IStech (empresa de gerenciamento de gastos de telecom). Em 2014, recebeu novo aporte da Intel Capital, braço de investimento da fabricante de chips. Agora, em 2015, acaba de anunciar o último aporte com a DLM Invista.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Ingrax aprimora controle de estoque com tecnologia da Store

A Ingrax, indústria brasileira de lubrificantes automotivos, industriais e agrícolas, diante do desafio do crescimento do negócio, buscou na tecnologia a solução para obter um controle mais rígido de todo o estoque e consequentemente aprimorar o atendimento das demandas nacionais e internacionais da companhia. A solução escolhida foi a de gestão de armazéns da Store Automação, empresa de TI especializada no setor logístico.

A tecnologia é composta por cerca de 1.500 SKU’s (Stock Keeping Unit ou Identificador Único de Produto), incluindo produtos de fabricação própria e revendas, da Store, espalhadas por suas duas unidades, em Colombo, região metropolitana de Curitiba e em Duque de Caxias, no estado carioca.

De acordo com a Store, há uma variação mensal de valores nos produtos fabricados e por essa razão, o controle dos níveis de estoque é muito importante para a Ingrax. O resultado, segundo o diretor comercial da indústria, Bruno Mayr, será um maior controle do capital investido em produto acabado, além do registro completo da rastreabilidade dos produtos após a emissão da NF-e.

“A necessidade de adotar um WMS surgiu há alguns anos, principalmente quando verticalizamos nosso estoque de produtos acabados. Com essa estrutura montada, o controle de estoque passou a ser mais exigente. Temos uma grande expectativa com a solução Store, pois o controle deixará o estoque em níveis ideais para o atendimento de nossa demanda”, diz Mayr.

Para o presidente da Store Automação, Wagner Tadeu Rodrigues, a Ingrax está no caminho certo para sustentar o negócio, preocupada com o pronto atendimento às demandas, com controle rígido de estoque.

“As empresas que não são do setor logístico, também se beneficiam do potencial da solução. Muitas companhias como a Ingrax utilizam apenas o ERP (sistema de gestão empresarial) para a gestão dos processos de armazenagem. Porém, uma ferramenta específica agrega valor e agilidade no negócio. O resultado é um crescimento nos curto e médio prazos”, finaliza Rodrigues.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Eduardo Borba é o novo presidente da Sonda IT

A Sonda IT, integradora latino-americana de soluções e serviços de TI, anuncia Eduardo Borba como novo presidente da companhia. O executivo passa a assumir a operação geral da Sonda IT no Brasil e segue interinamente acumulando sua responsabilidade atual frente à Divisão de Aplicativos, área que comanda desde 2011 quando assumiu a vice-presidência.

Borba está na companhia há sete anos, além da sua passagem pela Sonda em 1999, e acumula uma extensa carreira em multinacionais, tal como a SAP, na qual foi um dos responsáveis pela implementação do Centro de Desenvolvimento em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Na Sonda IT, o executivo especializou-se no tema fiscal e teve passagem como diretor de R&D de Aplicativos.

“A experiência que conquistei em minha carreira, somado ao potencial que a Sonda IT domina com todas as aquisições realizadas, me dará condições de trazer um crescimento ainda mais sólido à companhia, estabilizando os negócios a partir da união das forças das divisões que temos hoje, o que significa, como meta, fazer da Sonda IT uma companhia mais forte para competir no mercado brasileiro”, afirma Borba.

Carlos Henrique Testolini assume a cadeira no Conselho de Administração da Sonda Brasil, que soma a Sonda IT, a CTIS e a Pars. Com 18 anos de atuação na companhia, sendo 12 à frente da operação, o executivo passa a se dedicar à transformação de uma estrutura mais integrada e robusta.

“Depois de mais de dez anos no comando, entrego a posição ao Eduardo Borba tendo atingido mais de 100% da meta do primeiro trimestre de 2015, contando com um corpo diretivo sólido e experiente. No conselho, poderei me dedicar ao desenvolvimento de novos negócios da companhia de maneira integrada, bem como apoiar as atividades de M&A planejadas em nosso roadmap de crescimento”, diz Testolini.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Primeiro restaurante de Jamie Oliver no Brasil usa soluções cloud da NCR Redação

A  NCR, provedora global de tecnologia de transações de consumo, é a fornecedora de soluções em nuvem do Jamie’s Italian, primeiro restaurante do renomado chef Jamie Oliver no Brasil, inaugurado na capital paulista. O estabelecimento usa a tecnologia para restaurantes e as soluções em cloud da NCR, que contribuem para engajar os clientes de maneira mais eficaz e operar com maior eficiência.

Mundialmente conhecido e com 30 unidades, o Jamie’s Italian está localizado no bairro do Itaim Bibi em São Paulo. De acordo com a NCR, a rede escolheu as soluções da empresa para gerir mais facilmente as transações do dia a dia e obter insights sobre o seu desempenho.

Com o uso do software NCR Aloha Table, o Jamie’s Italian conseguirá fazer pagamentos de forma mais rápida e fácil, agilizar os pedidos junto aos clientes e na cozinha e melhorar a eficiência operacional.

“Enquanto Jamie’s Italian continua a expandir a marca e entrar em novos mercados emergentes, torna-se cada vez mais importante alavancar a tecnologia de restaurante mais recente para ganhar uma vantagem competitiva”, disse Marcel Gholmieh, CEO do Jamie’s Italian. “As soluções móveis e as baseadas em nuvem da NCR nos permitem alcançar os nossos objetivos de longo prazo, proporcionando-nos uma plataforma que pode crescer junto conosco.”

Internamente, a NCR ajuda o Jamie’s Italian a gerenciar o estoque em tempo real, permitindo melhor controle dos custos e diminuindo as perdas. A eficiência é aprimorada, visto que cada novo item do menu ou mudança de preço são sincronizados automaticamente, facilitando o dia a dia do gestor.

Jamie’s Italian também tem o compromisso de utilizar a mobilidade como uma vantagem competitiva. O NCR Pulse Real Time, aplicativo móvel baseado em nuvem, fornece à equipe de gerenciamento visibilidade em suas operações, permitindo a tomada de decisões que impactam diretamente no resultado. Além disso, os colaboradores irão usar o NCR Orderman, dispositivo portátil para fazer pedidos e receber o pagamento na mesa, bem como para cobrir áreas maiores sem sacrificar o serviço ao cliente e melhorar a experiência gastronômica do cliente.

“A rede está mais uma vez mostrando a sua liderança no mercado de food service. Nossas soluções trazem eficiência para restaurantes e uma melhor experiência para seus clientes”, comenta Luiz Bento, diretor comercial da NCR Brasil.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Cuidado com apps para smartphone mais populares. Eles têm vulnerabilidades

Os aplicativos (apps) para smartphones disponíveis para download são seguros? Essa questão mobilizou especialistas da Codenomicon, fornecedora de soluções de segurança de software proativo, para testar os dez apps gratuitos para Android mais baixados na versão brasileira da loja Google Play.

O estudo, realizado no dia 16/03, encontrou falhas de segurança em quatro dos dez apps para Android mais procurados, com um total de 52 vulnerabilidades (oito delas consideradas críticas). As brechas estavam presentes em dois aplicativos de troca de mensagens, um de redes sociais e em um antivírus.

Para realizar os testes, a empresa utilizou o software AppCheck, plataforma de análise que avalia todos componentes de terceiros utilizados na construção de um software. “Os desenvolvedores de aplicativos (apps) precisam investir mais na segurança de seus produtos, testando exaustivamente seus aplicativos antes de colocá-los no mercado”, destaca Emanuel Almeida, engenheiro de Sistemas da Codenomicon para a América Latina, que coordenou a pesquisa.

Em um dos aplicativos (apps) avaliados, e que se apresenta como uma ferramenta de proteção, encontramos 46 vulnerabilidades”, destaca o especialista em segurança. Ele acrescenta que o uso de aplicativos com vulnerabilidades pode facilitar a invasão do smartphone por parte de crackers, que são hackers que usam seus conhecimentos para atos ilegais, ou mesmo provocar o mau funcionamento do aparelho, já que os apps podem simplesmente travar.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Cloud impulsiona educação. Saiba como

Depois da febre de projetos com grid computing, quando era possível aproveitar uma capacidade computacional espalhada para acelerar descobertas científicas, como foi o caso do Projeto Genoma, agora é cloud computing que seduz o setor acadêmico/educacional. Novas soluções surgem e experiências bem-sucedidas são acumuladas, como na USP e na Universidade de Oxford (Inglaterra), mesmo com algumas barreiras que ainda devem ser vencidas.

A mais nova solução voltada para a Academia é a 3DExperience, lançada pela Dassault Systèmes. De acordo com a empresa, as instituições de ensino ganham um acesso simplificado e seguro às aplicações de design de produtos, produção digital, simulação realista e de inovação colaborativa da marca. Com a plataforma baseada em uma infraestrutura dedicada na nuvem, que pode ser adaptada para atender às necessidades das instituições de ensino secundário, profissional ou superior.

A solução, como lembra a Dassault, é resultante do esforço de anos de colaboração da empresa com educadores e estudantes em várias instituições e disciplinas, visando a criação de um conjunto flexível e adaptado para facilitar a colaboração entre professores, pesquisadores, estudantes e mentores da indústria. Entre as vantagens elencadas pela companhia estão: a economia de tempo na execução de projetos, bem como o acesso seguro de dados a qualquer hora e em qualquer lugar, entre outros itens.

“Levou pouco mais de uma hora para obter o 3DExperience para Academia em Cloud em funcionamento”, explicou Michel Michaud, Instrutor da École Nationale d’Aérotechnique no Canadá, um dos primeiros a utilizar esse produto em nuvem por meio de um programa preliminar de testes. Os alunos podem iniciar os projetos no campus, prossegui-los em casa e discutir assuntos em comunidades on-line ou em sessões de compartilhamento de tela. Enquanto os professores podem monitorar e avaliar remotamente os projetos.

Projeto consolidado
Iniciado ainda em 2010, o projeto Nuvem USP foi desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia de Informação (STI) da instituição com o objetivo de criar servidores virtuais que ajudassem na gestão da TI na Universidade. Uma solução que facilita o monitoramento e o gerenciamento dos servidores, o controle dos backups e o dimensionamento da real necessidade de processamento e armazenamento de cada Unidade, eliminando gastos com equipamentos ociosos.

A Nuvem USP agiliza e potencializa a eficiência de gestão em TI, pois reduz a necessidade de realização de licitações para compra de novos equipamentos. Uma vez que gestores de cada uma das unidades da Universidade sintam a necessidade de expansão da capacidade de seus servidores virtuais, eles mesmos podem ampliá-las, sem requisição prévia aos órgãos centrais.

O projeto custou cerca de R$ 200 milhões de reais, oriundos do orçamento da própria Universidade. No entanto, a grande economia aparece no longo prazo, ao reduzir a necessidade de gastos com compra de equipamentos, manutenção, consumo de energia elétrica e de água, além de investimentos em segurança patrimonial, espaço físico e recursos humanos.

Na “Terra da Rainha”
Diversos projetos também mostram os seus resultados ao redor do mundo. Um dos mais interessantes pelo seu reflexo prático é o Projeto Atlas da Malária, desenvolvido pela prestigiosa Universidade de Oxford, na Inglaterra, que utiliza os recursos computacionais na nuvem da Amazon Web Services.

O projeto criou uma plataforma de colaboração entre pesquisadores internacionais da doença tropical com um objetivo específico: montar mapas globais detalhados da manifestação para ajudar em seu combate. A equipe já conseguiu definir os limites de transmissão e da extensão geográfica e publicou recentemente os mapas globais de riscos mais detalhados já produzidos até hoje.

A próxima meta é mapear como a consequência do risco de morte por malária e da doença variam em todo o mundo. Trazendo luz sobre a enfermidade, cujo conhecimento era muito irregular, o que dificultava os esforços para obter fundos e recursos para as pessoas que mais precisam.

“Todos os modelos usam estatísticas espaciais de ponta, e isso não sai barato quando se mapeia 5×5 km de pixels do mundo inteiro. Antes do projeto, a computação e o armazenamento eram as maiores restrições, impondo limitações aos modelos que podemos executar”, revelou Dr. Pete Gething, do Departamento de Zoologia da Universidade de Oxford.

Um cenário que mudou com o projeto alocado na plataforma de cloud da Amazon Web Services. “Temos agora acesso ao tipo de processamento em paralelo de que precisamos para implementar o modelo executado em escalas de tempo possíveis e armazenamento”, completa Gething.

Escola de negócios
Ainda em fase de desenvolvimento, a EMLyon Business School anunciou um projeto que utiliza os serviços da IBM Cloud. Será criado na nuvem um ambiente para alunos do curso superior chamado de Business School Intelligent, que pretende oferecer ensino de negócios personalizado sob demanda e de maneira global.

A EMLyon trabalhará com a IBM para colocar a inovação educacional e o empreendedorismo digital no centro dessa estratégia, buscando a criação dos melhores resultados para seus alunos e um ambiente mais envolvente para seus professores.

“O que acreditamos ser realmente novo sobre essa iniciativa é o fato de que ela permitirá que proporcionemos conteúdos e orientação totalmente relevantes às necessidades e desejos dos participantes, em qualquer lugar do mundo onde estiverem e em cada passo do seu caminho profissional”, afirmou Bernard Belletante, reitor da instituição. “Assim como os usuários podem atualmente escolher a dedo seu entretenimento, nossa comunidade poderá escolher onde, quando e quanto aprender.”

Ao utilizar a tecnologia interativa, móvel e colaborativa da nuvem, baseada na infraestrutura SoftLayer da IBM, a Business School Intelligent será capaz de reagir constantemente e se adaptar às demandas de cada aluno, que mudam constantemente, e a suas necessidades de carreira. O novo curso pretende ainda ser um espaço colaborativo e criar conexões criativas para a comunidade de estudantes e educadores, para que se desenvolvam de maneira paralela.

Entre os benefícios específicos da colaboração previstos estão: uma gama de novos materiais de ensino online e digitais e, em particular, estudos de caso interativos e a avaliação da verdadeira eficácia do ensino de negócios, ao utilizar a análise de dados para medir o impacto da aprendizagem ativa.

A plataforma de cloud estará disponível nos campi existentes da EMLyon na França e na China, além do campus anunciado de Casablanca, no Marrocos. A parceria também permitirá os campi “pop up” sob demanda nos principais mercados emergentes, como na África Ocidental, e em cidades industriais no coração da China.

O desafio do setor
Mas nem tudo são flores, existem desafios para o uso de computação em nuvem nos setores de educação. O principal deles é a quebra da estrutura e do modelo do ensino tradicional que usa o papel como protagonista e coloca a tecnologia como apoio apenas e não no cerne do jogo, como principal canal de transmissão de conteúdo educacional.

Da mesma forma, fornecedores de tecnologia e prestadores de serviços devem trabalhar para reposicionar a tecnologia – e cloud nesse contexto – na mentalidade e expectativa dos profissionais que trabalham no setor da educação. É primordial construir serviços e soluções baseadas nos currículos e garantir ou apresentar dados invioláveis fora dos ambientes físicos das instituições.

A Microsoft (com o seu serviço Office 365) e outros fornecedores estão começando a posicionar suas ofertas de nuvem para as escolas, mas têm encontrado algumas dificuldades. Mesmo mostrando os recursos de colaboração que ajudam na criação de salas de aula on-line, isso exige uma mudança fundamental na forma como as aulas são entregues ou pensadas pelos educadores. E isto não é algo fácil de se alterar.

Outro fator, agora local, é que as escolas e instituições de ensino superior, estatais ou privadas, não têm dinheiro em caixa para investir, mesmo com todo o atrativo de custos baixos associados à nuvem. Sem falar que poucas delas possuem equipes de TI para respaldar os projetos.

Mas, sem dúvida, a maior questão ou barreira é cultural, de quebra de modelos sedimentados ou “atolados” há tempos. Cabe aos fornecedores endereçar e reduzir ainda mais a assinatura de seus serviços e as instituições entenderem os ganhos que elas e seus alunos podem usufruir com a plataforma da nuvem.

Acessse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Honeywell inaugura laboratório focado em segurança digital

A Honeywell Process Solutions (HPS) acaba de inaugurar um Laboratório de Segurança Cibernética Industrial na cidade de Duluth, no estado da Geórgia, nos Estados Unidos. O objetivo é avançar no desenvolvimento e nos testes de novas tecnologias e softwares para defender instalações industriais e operações, como refinarias e fábricas, contra ataques cibernéticos.

Por mais de uma década, a Honeywell tem desenvolvido e fornecido softwares de proteção digital e outras tecnologias para suas soluções de automação de processos, incluindo os controles de processos Experion, que são usados em centenas de plantas industriais, como refinarias, fábricas de produtos químicos, unidades de processamento de gás, usinas de energia, minas e fábricas de todo o mundo. Durante esse tempo, o grupo Honeywell Industrial Cyber Security já entregou mais de mil projetos de segurança cibernética industrial.

“Temos uma história de sucesso no fornecimento de soluções de defesa digital para os nossos clientes industriais e esse novo laboratório expandirá ainda mais nossas capacidades”, afirma Jeff Zindel, líder global de Negócios para a área de Segurança Cibernética da HPS. “Com a novidade, seremos capazes de validar novas soluções mais rapidamente em uma variedade de cenários e aumentar as defesas dos nossos clientes contra a crescente ameaça de ataques cibernéticos”, diz o executivo.

De acordo com a empresa, o novo laboratório inclui rede de controle de processos que será utilizada pelos especialistas em segurança cibernética da Honeywell para alavancar a pesquisa proprietária, realizar treinamentos práticos, além de desenvolver, testar e certificar novas soluções de segurança digital. A nova estrutura ajudará ainda a acelerar o tempo de desenvolvimento e de disponibilidade de novas tecnologias de proteção cibernética para os clientes da companhia.

“Muitos de nossos clientes têm nos procurado em busca de soluções para defender suas instalações industriais, operações e colaboradores contra danos, perturbações e uso indevido”, explica Zindel. “Eles entendem que a ameaça é algo muito real e querem ser mais proativos na proteção dos seus sistemas. Nesse sentido, a Honeywell está fortalecendo sua experiência em segurança digital industrial com este novo laboratório de pesquisa e desenvolvimento, bem como, adicionando novos especialistas em segurança que farão a diferença no suporte às crescentes necessidades de nossos clientes”, finaliza.

 

Acessse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Atos dá início às 200 mil horas de testes tecnológicos para Rio 2016

A Atos, provedora de serviços digitais, deu hoje (08/04) um importante passo para fortalecer a parceria mundial de TI com o Comitê Olímpico Internacional (COI). A empresa inaugurou o Integration Test Lab (ITL) – Laboratório de Testes de Integração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, no Rio de Janeiro, na sede do COI, no centro da capital carioca.

A meta é a realização frenética e incansável de testes para esgotar o máximo possível a identificação de possíveis erros e suas respectivas soluções até maio de 2016. “Não vamos parar. Para que tudo aconteça de maneira ágil, eficiente e proporcione satisfação a todos os que estiverem envolvidos direta e indiretamente nos jogos”, diz Michele Hyron, Chief Integrator Rio 2016 da Atos.

Hoje, portanto, foi dada a largada para as 200 mil horas de testes tecnológicos, considerada pela Atos como um marco na história da competição, que registra a oitava participação da empresa em Jogos Olímpicos e a quarta de Verão. No ITL, que ocupa uma área de 1.272 metros quadrados, serão testados cada sistema, aplicativo e infraestrutura tecnológica necessária para a divulgação dos resultados e a realização das competições. Ele é composto por 42 células que abrangem cada um dos esportes, além de 12 células específicas para os sistemas de credenciamento e de informação de resultados.

Ingresso na nuvem
Mas não é somente o ITL que marca a história da empresa na trajetória de Jogos Olímpicos. Será a primeira vez que parte dos sistemas de TI dos Jogos de Verão, entre eles o Portal de Voluntários e o Sistema de Credenciamento, estará no modelo de cloud, por meio de nuvem privada da Embratel, no Rio de Janeiro.

Micheli ressalta que já a partir de 2018, nos jogos Pyeongchang, na Coreia do Sul, todas as operações de testes de TI passarão a ser realizadas pela Atos, por meio da tecnologia de cloud Canopy, desenvolvida em parceria com a EMC, na nuvem da Atos, em Barcelona. Sendo assim, os testes não mais serão realizados nas cidades que sediam os jogos e sim em laboratório fixo na Espanha.

A escala e a intensidade das operações de TI dos Jogos Olímpicos exigem uma infraestrutura de cloud ágil e segura, que será proporcionada pela tecnologia da Canopy, segundo Michele. Serão proporcionados acessos aos dados de forma segura e remota para o público e uma considerável redução de custos operacionais para o COI e os comitês organizadores locais. “Para isso, já montamos uma equipe com profissionais especializados em segurança da informação, experientes em ciberataques que irão garantir toda a proteção ao sistema”, informa a executiva.

Para Patrick Adiba, vice-presidente executivo Comercial da Atos e da Divisão de Jogos Olímpicos e Grandes Eventos, é o sinal dos tempos, em um mundo que ingressou, sem volta, na era digital. “E pensar que em 1992 trabalhávamos com sistemas de informação básicos, em arquitetura cliente-servidor e agora estaremos na era digital, em cloud, em favor do melhor para os participantes, oferecendo mais agilidade e confiabilidade”, lembra.

Elly Resende, diretor de Tecnologia do Rio 2016, também avalia como valioso o ingresso no conceito de nuvem, em especial diante da expectativa com a movimentação que será provocada pelo evento, que, segundo ele, poderá gerar até 117 terabytes de informações. Ao ser questionado sobre a utilização da tecnologia LTE, de interesse para os usuários de dispositivos móveis, Resende disse estar tudo perfeitamente alinhado com as operadoras de telefonia móvel, como aconteceu na Copa do Mundo. “Antenas serão compartilhadas, sem o menor problema. Já fizemos isso antes e então o acesso será garantido”, reforça.

A tecnologia da Atos possibilita a cobertura da mídia em múltiplas plataformas (a estimativa é de 4,8 bilhões de espectadores no mundo todo). Além da transmissão, a provedora é responsável pelos sistemas que incluem o Portal do Voluntário, em que acontecem o recrutamento e o treinamento de 70 mil voluntários, e também a gestão das 300 mil credenciais para que todas as pessoas envolvidas nos jogos tenham acesso às áreas operacionais durante as competições.

“As tecnologias da Atos fornecem ainda o visto de entrada no Brasil às pessoas da Família Olímpica (mídia, parceiros, atletas e autoridades esportivas) que chegam do exterior”, diz Michele.

Na prática
No ITL, Marcelo Grimaldi, gerente de Operações de TI da Atos para o Rio 2016, mostrou para os jornalistas como funciona o laboratório e como são realizados os testes. A demonstração aconteceu na célula de Hipismo. Ele informou que em cada uma das células há uma avalanche de testes que primam por simular situações [possíveis de acontecer durante as competições, por exemplo] que podem gerar problemas a serem solucionados com rapidez e eficiência.

“Distribuímos as informações geradas pelos diferentes sistemas com redundância. Tudo aqui tem contingência. Não podemos contar com o acaso. Existem células mais críticas que contam com redundância triplicada. O mesmo acontece em relação à energia, que é contingenciada”, garante Grimaldi, acrescentando que cada requerimento de teste é armazenado com todos os reports referentes.

Parceiros de tecnologia
A Atos prossegue na estratégia de trabalhar com parceiros para garantir a entrega e a qualidade de serviços que a mantém em sinergia com as necessidades e exigências do COI. Nessa edição dos jogos, irá trabalhar com a Omega (relógios, sistemas e serviços de cronometragem, cronometragem eletrônica, sistemas e serviços de pontuação e placar), Panasonic (equipamentos visuais e audiovisuais), Samsung (comunicação sem fio), Embratel/Claro (telecomunicações fixas e móveis e nuvem privada), Cisco (equipamentos de rede e comunicação sem fio e serviços de hardware especializado), Symantec (software de segurança), EMC (infraestrutura de armazenamento) e Microsoft (software de sistemas).

Rio 2016 em números

4.8 bilhões de espectadores no mundo todo

30.000 veículos da mídia

37 locais de competição com infraestrutura de TI completa

14.850 atletas

300.000 credenciais

70.000 voluntários

200.000 horas de testes de TI

250 servidores


*A jornalista viajou ao Rio de Janeiro a convite da Atos

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Mercado corporativo ganha destaque na estratégia da Embratel

A Embratel anuncia novos serviços de TI para o mercado corporativo. Agora, o portfólio promove a sinergia entre TI e Telecom e, segundo a companhia, é capaz de gerar ganhos reais financeiros e de produtividade para empresas de todos os portes.

Entre as novidades estão serviços de Outsourcing de TI, que inclui infraestrutura básica, serviços gerenciados, Help Desk, Service Desk, segurança e ofertas de integração de sistemas, suporte e manutenção. Soluções de cloud computing e data center, gestão de informações e de segurança corporativa também fazem parte do novo portfólio.

“A Embratel reforça a oferta com serviços convergentes de TI e Telecom, com mobilidade, para clientes empresariais de todos os tamanhos”, diz Mario Rachid, diretor-executivo da Embratel, responsável pela nova área de TI.

Segundo o executivo, a companhia vem-se preparando ao longo dos últimos dois anos para o lançamento da área. As atividades começaram por meio da Hitss, empresa do grupo América Móvil, que foi incorporada neste ano. A nova oferta já começa estruturada e com equipe de mais de mil profissionais especializados, além de contar com o suporte da Embratel.

A empresa inicia o oferecimento de serviços de TI visando um mercado que movimenta anualmente 61 bilhões de dólares no Brasil, segundo dados da IDC. As soluções de TI abrangem, ainda, ITO (Infraestrutura), cujos serviços de Service Desk e Help Desk, Suporte Operacional, Serviços de Data Center, Service Delivery Management e Migração, podem ser personalizados de acordo com as demandas de cada cliente.

Fábrica de Software (FSW), com certificação CMMI nível 3, também está no cardápio da companhia para ajudar empresas no acesso a aplicações personalizadas, inclusive em dispositivos móveis (IOS, Android, Windows), Java e.Net, integração de dados (ODI e OGG), arquitetura SOA, Oracle Siebel, SAP, Portais e Fábrica de Testes.

Terceirização de Processos de Negócio (BPO) e Integração de Sistemas de Negócio (BSI) reforçam o portfólio da empresa, com ofertas que permitem a gestão e a prática de projetos com tecnologias SAP, Sales Force, Oracle e Amdocs.

Todos os serviços, segundo a empresa, podem ser customizados às necessidades dos clientes. “Com a Embratel, os clientes têm a vantagem de poder contar com um único fornecedor capaz de gerenciar suas estruturas de TI e de Telecom de forma integrada”, diz o diretor-executivo, acrescentando que a expertise da empresa é fortalecida com os parceiros internacionais, maiores fabricantes de hardware, software e sistemas.

“Atuar em TI significa antecipar as necessidades dos clientes em suas estratégias de negócios, tornando-os mais competitivos”, afirma Rachid, destacando que, com a evolução da conectividade, da internet e da mobilidade nos últimos anos, muitas aplicações empresariais deixaram os limites físicos das instalações e migraram com segurança para o ambiente de cloud computing.

 

Acessse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



CMO não explora TI para aprimorar relacionamento com clientes

A Oracle e o CMO Club – um dos mais influentes grupos de executivos de Marketing do mundo – divulgaram os resultados de um estudo que mostra que os líderes de marketing das mais diversas indústrias têm encontrado dificuldades para proporcionar uma experiência consistente aos clientes, em todos os pontos de contato, e que as corporações não têm tirando o máximo proveito de suas plataformas tecnológicas.

Com o intuito de ajudar os CMOs a resolverem essas questões, o CMO Club e a Oralce Marketing Cloud trabalharam em conjunto com os líderes de Marketing das maiores marcas do mundo, como American Express, Gap, Hilton Worldwide e PetSmart, para criar o The CMO Solution Guide to Leveraging New Technology and Marketing Platforms. Trata-se de um dos primeiros guias elaborados com o apoio de CMOs, voltado a compartilhar sugestões relacionadas aos desafios da tecnologia no marketing e oferecer melhores práticas para aproveitar tendências tecnológicas emergentes para entregar uma experiência de engajamento com os clientes consistente e personalizada.

O estudo revelou que otimizar a experiência dos clientes em todos os pontos de contato, incluindo Marketing, Vendas e Suporte, representa a principal prioridade dos CMOs. Contudo, apenas 13% dos 110 CMOs entrevistados disseram serem capazes de realmente proporcionar aos clientes uma experiência personalizada e envolvente em todos os canais. Além disso, 21% não sabiam como começar e compreender completamente a experiência do cliente com sua marca e disseram que precisavam de ajuda para avaliar as tecnologias de Marketing alinhadas com as metas da organização.

“Os CMOs têm uma responsabilidade cada vez maior de proporcionar ao cliente a experiência certa em todos os pontos de contato”, disse Nadine Dietz, CMO do CMO Club. “A automação de Marketing ajuda a proporcionar uma experiência consistente em escala, mas exige um mix correto de TI, análises, pessoas e processos. Em função da ampla gama de opções tecnológicas e os desafios de integração enfrentados ao implementar as soluções de Marketing, decidimos que já era o momento de lançar um Guia de Soluções para incentivar apoio coletivo nessa missão compartilhada.”

Marketing e as melhores práticas da tecnologia
Verifique a seguir, cinco soluções para alavancar a tecnologia e melhorar a experiência dos clientes destacadas pelo CMO Solution Guide to Leveraging New Technology and Marketing Platforms:

  • Ter a melhor visão em todos os momentos: os CMOs precisam ter uma compreensão clara de como os clientes e prospects interagem com suas marcas em cada etapa, desde a consideração, envolvimento, compra até a defesa. Eles são a voz do cliente, que traduzem os insights em ações em todas as funções organizacionais.
  • Tornar-se o melhor amigo do CIO: apenas 110 dos CMOs têm relacionamento próximo com seu CIO. Um item de ação crítico para um CMO é conseguir que seu CIO colabore, planeje e integre as atividades.
  • Delinear em conjunto as melhores diretrizes de tecnologia voltadas para o cliente: os CMOs precisam desenvolver uma compreensão da tecnologia que é necessária para proporcionar a melhor experiência aos clientes e, assim, delinear em conjunto com o CIO as diretrizes de tecnologia, dando flexibilidade ao projeto para incorporar novas tecnologias e aplicativos de terceiros.
  • Repensar sua organização e processos de marketing: existem diversas oportunidades formais e informais de alcançar a colaboração entre os departamentos de marketing e tecnologia. Assim como é essencial criar a cultura certa em um ambiente multifuncional, também é essencial contratar os talentos certos.
  • Estabelecer um sistema de melhoria contínua: o cliente está ultrapassando as empresas em termos de expectativas com serviços personalizados, se comparado à das organizações de lidar com as informações – tanto de maneira tecnológica quanto analítica. O CMO de hoje deve – além de ser ágil – estar aberto a aproveitar as oportunidades, correr riscos e continuar receptivo aos riscos.

Para atender às expectativas das empresas sobre o desempenho financeiro, bem como as dos clientes, a função do CMO está-se tornando mais ampla. Isso exige uma visão clara, mais colaboração com a área de Tecnologia e o fim dos silos organizacionais. “Meu trabalho agora é observar o processo decisório do cliente e otimizá-lo com base no que o cliente deseja”, diz Mary Ann Fitzmaurice Reilly, vice-presidente sênior de Marketing Integration & Customer Insights da American Express.

“A maioria das marcas e dos profissionais de Marketing está usando somente 15% das tecnologias e recursos, portanto, o foco não deve estar na adoção de mais tecnologias e, sim, no uso delas para solucionar as necessidades empresariais e inspirar os comportamentos”, destaca Mayur Gupta, chefe global de Marketing Technology & Innovation da Kimberly-Clark.

“Toda empresa fala em focar no cliente, mas poucas realmente o fazem. Por quê? De uma maneira bem simples: a tecnologia de Marketing Digital por si só não é capaz de contar uma história cativante. É necessário o mix certo de pessoas, processos e tecnologia para ser bem-sucedido”, ensina Andrea Ward, vice-presidente de Marketing da Oracle Marketing Cloud.

“O foco no cliente e a simplicidade do Marketing estão no centro da Oracle Marketing Cloud, o que permite que os profissionais mantenham seu foco naquilo que sabem fazer melhor – oferecer um conteúdo relevante e atraente ao público certo em qualquer canal digital de uma maneira que impulsionem as ações”, acrescenta a executiva.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



CIO: verba em real e necessidades em dólar alto. Como vencer o desafio?

Não tem volta. O mundo é digital, móvel e conectado. Nesse desenho, transformações em curso e ainda no papel já começam a reescrever hábitos e estratégias tradicionais para promover rápida adaptação e atender às variadas demandas de negócios.

No universo da TI, destaca-se o CIO brasileiro, que terá de driblar vários obstáculos para ser bem-sucedido no novo cenário. Ele tem em mãos verba em real e necessidades, em sua maior parte, balizadas pela moeda norte-americana, que, no momento, oscila em altos patamares no País. Tudo isso diante da maior pressão atual, apontada pelo instituto de pesquisas e consultoria global Gartner, que sofre a área de infraestrutura e operações (I&O) das empresas para otimizar custos, ou seja, o velho mantra: fazer mais com menos.

Segundo Henrique Cecci, diretor de Pesquisas do Gartner e Chairman da Conferência Gartner Data Center, Infraestrutura e Operações de TI 2015, que acontece hoje (07/04) e amanhã (08/04), em São Paulo, o quadro é consequência de toda a avalanche de tecnologia, que arrasta com ela um mar de dispositivos móveis conectados, Internet das Coisas (IoT), e tudo que demanda muito gerenciamento e infraestrutura. De acordo com o Gartner, cerca de 1,1 bilhão de dispositivos estarão conectados a cidades inteligentes em 2015, alcançando a marca de 9,7 bilhões em 2020.

“Infraestrutura e data centers, que protagonizam o atendimento de demandas para que tudo isso funcione e são apontados em nosso estudo Agenda do CIO para 2015, fazem parte da prioridade número um dos CIOs para este ano no Brasil e na América Latina. São responsáveis por mais de 57% do orçamento de TI das empresas no Brasil”, diz Cecci.

A pesquisa foi realizada com mais de 2.800 CIOs, responsáveis pela gestão de US$ 397 bilhões em gastos de TI e US$ 202, 5 bilhões em gastos de infraestrutura de TI e Operações (I&O).

Não é fácil se equilibrar com facilidade nessa corda-bamba, considerando ainda a questão das crises energética e hídrica pelas quais o País atravessa, que atingem diretamente o coração dos data centers. Contudo, Cecci é otimista em relação às habilidades dos comandantes da TI no Brasil. “Acredito que o CIO brasileiro, pelo histórico de variedades do quadro econômico, ganhou flexibilidade e saberá contornar a situação. Creio ainda que os integrantes da cadeia de negócios também saberão tratar com propriedade o momento atual, facilitando o desenvolvimento de negócios”, estima o executivo, para quem a proximidade colaborativa entre CIO e CFO é uma ótima estratégia.

O desafio é assegurar uma infraestrutura estável e prover agilidade necessária para tomar providências diante de oportunidades de negócios, segundo o Gartner. “Para muitos líderes de I&O, a mudança para um data center inteligente possibilita que a área se torne ainda mais estratégica, sendo capaz de fornecer uma contribuição fundamental para o desenvolvimento das empresas”, relata.

No estudo, a maioria dos CIOs (cerca de metade dos 2.800 entrevistados) aponta as soluções de cloud cada vez mais úteis para os projetos de TI, contudo não se constituem como primeira opção a ser considerada (9% dos CIOs não planejam usar o modelo).

Dave Russell, vice-presidente e analista Distinto do Gartner, diz que a justificativa desse resultado está no fato de que muitos líderes de I&O tendem a manter suas infraestruturas dentro de casa para protegê-las. “Geralmente, esses profissionais recorrem à cloudwashing como desculpa para não procurar uma verdadeira solução completa”, afirma o analista, que ensina: “Em vez disso, deveriam instituir cloud como primeira opção para todos os projetos de aplicação-por-aplicação”.



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias