A inteligência artificial (IA) tem apresentado avanços significativos no desenvolvimento de soluções autônomas, segundo um relatório da McKinsey de 2024. O estudo revelou que o uso de inteligência artificial generativa (Gen AI) quase dobrou nos últimos dez meses, com dois terços dos executivos relatando aplicação regular em pelo menos uma função de negócio em suas organizações.
“Os agentes de IA são sistemas computacionais projetados para executar tarefas específicas com autonomia crescente”, explica Fabio Sakata, CEO da Marvin, serviço de criação de AI MVP’s por assinatura. Em entrevista, Sakata detalha que estes sistemas utilizam algoritmos de aprendizado de máquina para processar dados e tomar decisões baseadas em parâmetros predefinidos.
O Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) classifica os agentes de IA em cinco categorias principais, com base em sua complexidade e capacidade de processamento:
• Agentes reativos simples, que respondem a estímulos imediatos; • Agentes reativos baseados em modelo, que incorporam análise contextual; • Agentes baseados em objetivos, focados em resultados específicos; • Agentes baseados em utilidade, que otimizam múltiplas variáveis; • Agentes de aprendizagem, que se adaptam com base em experiências anteriores.
Além disso, a McKinsey estima que a aplicação da Gen AI em múltiplas indústrias poderá movimentar de US$ 2,6 trilhões a US$ 4,4 trilhões na economia mundial anualmente, com impactos significativos em áreas como marketing, vendas, pesquisa e desenvolvimento, operações relacionadas a clientes e engenharia de software.
Os interessados podem obter mais informações sobre agentes de IA no site da Marvin (marvin.app.br).
Em estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram apresentados os resultados do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) referentes a dezembro de 2024. De acordo com o relatório, o Índice Nacional da Construção Civil apresentou variação de 0,21% no último mês do ano, encerrando 2024 com alta acumulada de 3,98%. Esse resultado representa um aumento de 1,43 pontos percentuais em relação ao acumulado de 2023, que foi de 2,55%.
Conforme informado na publicação, o custo nacional médio da construção civil por metro quadrado atingiu R$ 1.790,66 em dezembro, com R$ 1.034,95 correspondendo aos materiais e R$ 755,71 à mão de obra. A parcela dos materiais apresentou variação mensal de 0,33%, enquanto a mão de obra registrou aumento de 0,06%. Comparativamente, em 2023, esses índices foram de 0,27% e 0,24%, respectivamente.
Segundo os dados apresentados, as regiões Norte e Sul registraram as maiores variações mensais em dezembro, com alta de 0,28%. Em relação ao acumulado do ano, a região Norte destacou-se com um aumento de 4,81%, seguida pelo Nordeste (4,08%), Sudeste (4,13%), Centro-Oeste (2,53%) e Sul (3,77%). O estado de Rondônia apresentou a maior alta acumulada anual no país, com 8,80%, enquanto o Piauí registrou o maior aumento mensal em dezembro, de 1,90%.
José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia de locação de equipamentos para construção civil Franquias Trans Obra, afirmou que reforça uma tendência que deve ser analisada com atenção pelos investidores, especialmente no segmento de franquia de locação de equipamentos. José Antônio continuou dizendo que o crescimento do Índice Nacional da Construção Civil em 2024, com alta acumulada de 3,98%, superior aos 2,55% registrados em 2023, sinaliza um mercado em aquecimento, impulsionado pela demanda crescente por materiais e mão de obra. “Diante desse cenário, a pergunta ‘Vale a Pena Investir em Franquia?’ ganha uma resposta positiva. Franquias de locação de equipamentos oferecem modelos de negócios estruturados, suporte técnico, e acesso a um mercado em expansão, especialmente em um setor que busca alternativas para lidar com os custos crescentes. A combinação entre a alta demanda da construção civil e a necessidade de redução de despesas fixas faz com que investir em franquias deste segmento seja uma escolha promissora para 2025 e além”.
Ainda sobre o relatório, nota-se que a parcela dos materiais acumulou alta de 3,32% no ano, enquanto os custos com mão de obra avançaram 4,90%. Em 2023, esses índices haviam sido de 0,06% e 6,22%, respectivamente.
Perguntado sobre o estudo, José Antônio afirmou que a locação de equipamentos desempenha um papel fundamental ao proporcionar uma solução econômica para construtoras e empreiteiras, que buscam reduzir custos fixos e otimizar processos. “O dinamismo econômico no setor torna o investimento em franquias de locação de equipamentos uma oportunidade estratégica para atender às necessidades locais de maneira eficiente e lucrativa”.
O MultiBank Group, a maior instituição de derivativos financeiros do mundo, com sede em Dubai (Emirados Árabes Unidos), tem o orgulho de anunciar que foi reconhecida como a “Melhor corretora regulamentada do mundo em 2024” pelo International Wealth Management and Financial Investment Forum (IWMFIF) em Hong Kong.
O MultiBank Group foi reconhecido como a “Melhor corretora regulamentada do mundo em 2024” (Imagem: Business Wire)
O IWMFIF é uma plataforma global de primeira linha que reúne líderes do setor, investidores e inovadores para celebrar a excelência e discutir as últimas tendências em gestão de patrimônio e investimentos. Esse prêmio reflete o compromisso do MultiBank Group em manter os mais altos padrões no setor financeiro.
Naser Taher, fundador e presidente do MultiBank Group, comentou: “É uma honra ter este reconhecimento como a Melhor corretora regulamentada do mundo em 2024. Isso reflete nossa dedicaçãoàinovação, integridade e serviço centrado no cliente. No MultiBank Group, nós nos esforçamos continuamente para oferecer soluções de negociação incomparáveis, apoiadas por uma sólida conformidade regulatória”.
Com um portfólio de produtos de mais de 20 mil instrumentos financeiros, que abrange forex, metais, commodities, ações, índices e ativos digitais, a empresa oferece aos clientes uma série de opções. Com o apoio de plataformas de negociação avançadas, liquidez superior e regulamentação multijurisdicional, o Grupo garante serviços seguros, transparentes e contínuos.
Fundado em 2005, o MultiBank Group atende hoje a mais de 2 milhões de clientes em 100 países, gerenciando um volume diário de negociação de mais de US$ 18,1 bilhões. Com escritórios nos principais centros mundiais, o MultiBank Group recebeu mais de 70 prêmios, estabelecendo sua posição como líder confiável no setor.
SOBRE O MULTIBANK GROUP
O MultiBank Group, fundado na Califórnia (EUA) em 2005, é líder mundial em derivativos financeiros, atendendo a mais de 1 milhão de clientes em 100 países e ostentando um volume diário de negociações superior a US$ 18,1 bilhões. Reconhecido por suas soluções inovadoras de negociação, conformidade regulatória sólida e atendimento excepcional ao cliente, o grupo oferece uma série de serviços de corretagem e soluções de gerenciamento de ativos. Ele é regulamentado em cinco continentes por mais de 16 das autoridades financeiras mais conceituadas do mundo. As premiadas plataformas de negociação do grupo oferecem alavancagem de até 500:1 em diversos produtos, incluindo forex, metais, ações, commodities, índices e criptomoedas. O MultiBank Group recebeu mais de 70 prêmios financeiros em reconhecimentoàsua excelência comercial e conformidade regulamentar. Para obter mais informações, acesse o site do MultiBank Group.
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LONDON, Jan. 24, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Duck Creek Technologies, fornecedora de soluções inteligentes que definem o futuro do seguro de propriedade e acidentes (P&C) e geral, fará parte juntamente com parceiros e líderes da indústria do ITC London a ser realizado nos dias 27e 28 de janeiro na The Brewery em Londres.
Além da exposição, o Diretor de Arquitetura de Soluções da Duck Creek, Matt Priestley, presidirá a mesa redonda “O Futuro dos Seguros de Linhas Comerciais”, que se concentrará na inovação e nas próximas grandes disrupções no horizonte das seguradoras. A mesa redonda será realizada no dia 27 de janeiro entre 15h e 16h no Lower Sugar Room.
No evento, a Duck Creek também compartilhará informações sobre como sua tecnologia está ajudando as operadoras a reimaginar o seguro na era digital. Com seus recursos multigeográficos em uma única instância, incluindo correspondência em várias moedas e vários idiomas, a Duck Creek Suite oferece valor às seguradoras que atendem clientes em todo o mundo. O conjunto abrangente de soluções baseadas na nuvem da empresa simplifica as operações, aprimoram a experiência do cliente e aceleram a transformação digital. Os participantes estão convidados a visitar a Duck Creek no estande número 2 para saber mais sobre as soluções da Duck Creek:
Duck Creek Suite, ferramentas de configuração low-code, APIs abertas e produtos complementares que podem ser implementados como partes ou uma unidade coesa e integrados ao ecossistema Insurtech, incluindo Duck Creek Policy, uma solução SaaS ágil, abrangente e escalável que fornece gerenciamento de políticas simplificado; Duck Creek Billing, uma solução abrangente de faturamento de seguros projetada para agilizar os processos de faturamento e melhorar a experiência dos clientes; e Duck Creek Claims, uma solução SaaS que automatiza fluxos de trabalho, simplifica a análise de dados com analítica e se integra perfeitamente aos sistemas existentes para agilizar o processo desde o relatório inicial até a resolução final.
Duck Creek Payments Facilitator, uma solução moderna e completa que simplifica os pagamentos das operadoras de seguro por meio de transações seguras como parte da comprovada Plataforma Duck Creek.
Duck Creek Reinsurance, uma solução abrangente de gestão de resseguros que permite que as seguradoras gerenciem programas complexos de resseguro para negócios cedidos, assumidos e retrocedidos, cálculos automatizados de resseguro de gestão de sinistros, aplicação de caixa e relatórios.
Duck Creek Loss Control, uma plataforma completa de controle de perdas que se integraàPolítica da Duck Creek para agilizar as atividades de controle de perdas, ao mesmo tempo em que permite a análise de riscos dos segurados para reduzir sinistros, otimizar preços e aumentar a retenção de clientes.
“A inovação tecnológica está mudando a forma como as seguradoras implementam a cobertura, e a Duck Creek está liderando essa transformação”, disse Elodie Hilderal, Diretora Administrativa da EMEA da Duck Creek Technologies. “A oportunidade de apresentar nossos produtos e nos envolver com líderes do setor na ITC London sobre avanços tecnológicos e tendências emergentes do setor nos permite ajudar nossos clientes a repensar o que é possível quando se trata de redefinir as operações de negócios na era moderna.”
Especialistas da Duck Creek estarão disponíveis para reuniões individuais durante todo o evento. Para agendar uma reunião com a Duck Creek na ITC London, visite: Booking Link.
Sobre a Duck Creek Technologies A Duck Creek Technologies é fornecedora global de soluções inteligentes que definem o futuro do setor de seguros de propriedade e acidentes (P&C) e geral. Somos a plataforma utilizadas como base dos sistemas de seguros modernos, permitindo que a indústria capitalize o poder da nuvem para executar operações ágeis, inteligentes e perenes. Autenticidade, propósito e transparência são fundamentais para a Duck Creek, e acreditamos que o seguro deve estar disponível para indivíduos e empresas quando, onde e como eles mais precisarem. Nossas soluções líderes do mercado estão disponíveis de forma independente ou como um pacote completo disponíveis em Duck Creek OnDemand. Visite www.duckcreek.com para obter mais informação. Siga a Duck Creek nas nossas redes sociais para obter as mais recentes informações – LinkedIn e X.
VICTORIA, Seychelles, Jan. 24, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, bolsa líder em criptomoedas e empresa Web3 lançou seu relatório de transparência de 2024, destacando um dos anos de maior sucesso que a empresa já vivenciou desde seu lançamento em 2018, emergindo como o segundo maior ecossistema de bolsa por base de usuários. Impulsionadas pela inovação, as decisões estratégicas de negócios e a forte demanda por plataformas confiáveis fizeram com que o ecossistema se expandisse além das expectativas.
A plataforma passou por um aumento em sua base de usuários, uma expansão de 20 milhões em janeiro para mais de 100 milhões em dezembro, um crescimento extraordinário de 400%. Essa expansão foi acompanhada por avanços significativos na atividade de operação, e os volumes diários dobraram para US$ 20 bilhões. Os volumes de operaçãoàvista cresceram exponencialmente, passando de US$ 160 bilhões no primeiro trimestre para US$ 600 bilhões no quarto trimestre. Essas conquistas foram impulsionadas por uma estratégia focada em ofertas altamente competitivas, inovações centradas no usuário e expansão global.
Entre 2021 e 2024, a base de usuários da Bitget teve um crescimento substancial em várias regiões. O Sul da Ásia cresceu 200%, enquanto o Sudeste Asiático expandiu 140%, os usuários europeus aumentaram 67%, e a América Latina e o Oriente Médio tiveram aumentos significativos. A região da CEI teve um crescimento de 150%, e a África teve o maior aumento, de 300%.
Ao longo de 2024, a Bitget introduziu uma série de iniciativas que aceleraram seu crescimento em meio aos ecossistemas CEX. O crescimento é atribuídoàcrescente demanda por ativos digitais em todo o mundo, para os quais a Bitget oferece uma grande variedade de serviços centralizados e descentralizados. A integração das ferramentas “Smart Money” da Bitget Wallet, personalizadas para análise avançada de dados on-chain, e o lançamento do PoolX, uma plataforma de stake-to-mine, aumentaram o engajamento dos usuários e diversificaram as oportunidades de investimento. Além disso, a empresa lançou uma plataforma de negociação pre-mercado, oferecendo aos usuários acesso contínuo a novos tokens e liquidez antes das listagens.
A Bitget fez um investimento estratégico de US$ 30 milhões na blockchain The Open Network (TON) com a Foresight Ventures, alinhando-se com seu apoio a tendências emergentes como GameFi e Tap-to-Earn. O rápido crescimento da TON em volumes de transações e a adoção de aplicativos descentralizados também desempenharam um papel significativo na alavancagem das oportunidades de mercado.
O token nativo da plataforma, BGB, cresceu mais de 1000%, com seu valor aumentando dez vezes para chegar a US$ 8 até o final do ano. Um mecanismo de queima recém-implementado, combinado com a utilidade aprimorada do token e um whitepaper atualizado, contribuiu para esse crescimento. Ao reduzir a oferta total e introduzir um programa trimestral de queima de tokens, a Bitget posicionou o BGB como o núcleo do crescimento futuro de seu ecossistema.
Em 2024, as transições de liderança definiram ainda mais a trajetória da Bitget. Gracy Chen, que havia sido diretora administrativa, assumiu o cargo de CEO, tornando-se a única líder mulher entre as 10 principais bolsas globais. Junto com ela, Hon Ng foi nomeado diretor jurídico, Vugar Usi Zade como diretor de operações e Min Lin como diretor de negócios. Essa forte equipe de liderança tem sido vital na condução de iniciativas estratégicas, avanços de conformidade e desenvolvimentos voltados para o usuário.
Com isso, a Bitget obteve as principais aprovações, incluindo uma licença no Reino Unido, uma licença de provedor de serviços de Bitcoin (BSP) em El Salvador e lançou uma bolsa localizada no Vietnã. Esses avanços operam em alinhamento com os padrões regionais e, ao mesmo tempo, expandem sua presença global.
A Bitget também avançou na responsabilidade social corporativa por meio de iniciativas como a Blockchain4Her, que promove a diversidade de gênero em blockchain, e a Blockchain4Youth, que dissemina a conscientização sobre blockchain entre jovens profissionais de todo o mundo. Esses programas refletem a visão mais ampla da bolsa de possibilitar o crescimento inclusivo no espaço Web3.
Com seus investimentos estratégicos, sucessos regulatórios e inovações com foco no usuário, a Bitget entra em 2025 destinadaàexpansão e influência contínua no ecossistema de criptomoedas. As conquistas do ano passado mostram a visão estratégica da plataforma de moldar o futuro de blockchain e das criptomoedas.
Para ler o relatório de transparência completo, acesse aqui.
Sobre a Bitget
Fundada em 2018, a Bitget é líder em bolsa de criptomoedas e empresa Web3 do mundo. Atendendo a mais de 45 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a Bitget está comprometida em ajudar os usuários a operar de forma mais inteligente com seu recurso pioneiro de copy trading e outras soluções de operação, oferecendo acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas. Anteriormente conhecida como BitKeep, a Bitget Wallet é uma carteira de criptografia multicadeia de classe mundial que oferece uma variedade de soluções e recursos Web3 integrais, incluindo funcionalidade de carteira, swap de tokens, NFT Marketplace, navegador DApp e muito mais.
A Bitget está na vanguarda da adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel de Parceira Oficial de Criptomoedas da Principal Liga de Futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do LESTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA, bem como um parceiro global dos atletas nacionais turcos Buse Tosun Çavuşoğlu (campeão mundial de luta livre), Samet Gümüş (medalhista de ouro de boxe) e İlkin Aydın (equipe nacional de vôlei), para inspirar a comunidade global a abraçar o futuro da criptomoeda.
Para consultas da imprensa, entre em contato com: media@bitget.com
Aviso de risco: os preços dos ativos digitais estão sujeitos a flutuações e podem sofrer volatilidade significativa. Invista somente o que pode perder. É possível que o valor de seu investimento seja afetado e não atinja suas metas financeiras ou que você não consiga recuperar o seu investimento principal. Procure sempre uma consultoria financeira independente e considere sua própria experiência e situação financeira. O desempenho no passado não é uma medida confiável do desempenho no futuro. A Bitget não se responsabiliza por possíveis perdas incorridas. Nada contido neste documento deve ser interpretado como aconselhamento financeiro. Para mais informações, consulte nossos Termos de Uso.
A BON CHARGE, líder global em tecnologia premium de bem-estar, anunciou hoje o lançamento de seu primeiro Relatório Global de Tendências em Terapia de Luz Vermelha, destacando como essa terapia está se tornando rapidamente um pilar nas rotinas modernas de bem-estar. Baseado em uma pesquisa global com 7.000 adultos nos EUA, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos e Austrália, o relatório revela o aumento da adoção da terapia de luz vermelha, especialmente entre os consumidores mais jovens, com os Emirados Árabes Unidos liderando, onde sete em cada dez adultos a utilizam ativamente.
BON CHARGE lança o primeiro relatório global sobre tendências em terapia de luz vermelha (Foto: Business Wire)
Junto com o lançamento, a BON CHARGE apresenta a renovação de sua marca, incluindo um site remodelado. Essa mudança destaca a missão da BON CHARGE de simplificar o bem-estar, oferecendo a mais ampla gama de produtos de bem-estar do mundo em uma única plataforma de fácil acesso, capacitando as pessoas a priorizarem seus cuidados pessoais com soluções tecnológicas baseadas em ciência.
“Com o interesse crescente dos consumidores pelo bem-estar como um todo, há uma busca por ferramentas acessíveis que tragam benefícios variados, e a terapia de luz vermelha está se destacando como um divisor de águas”, afirmou Katie Mant, cofundadora da BON CHARGE. “Nossa pesquisa reforça seu impacto em áreas essenciais como a aparência da pele, o sono e a recuperação, mostrando como ela está moldando o futuro do bem-estar proativo no mundo todo”.
Terapia de luz vermelha: uma tendência mundial de bem-estar
O Relatório Global sobre Tendências em Terapia de Luz Vermelha da BON CHARGE fornece insights fundamentais sobre como essa tecnologia emergente está transformando as rotinas de bem-estar no mundo todo:
Emirados Árabes na liderança: a terapia de luz vermelha ganhou uma adoção notável nos Emirados Árabes Unidos, onde 70% dos adultos relatam utilizá-la, superando consideravelmente as taxas de adoção em outros mercados. Quase um terço (30%) utiliza a terapia mensalmente, destacando sua popularidade como uma prática regular de bem-estar.
Gerações mais jovens impulsionam a adoção: em todos os mercados pesquisados, adultos de 18 a 34 anos são os usuários mais engajados da terapia de luz vermelha, com taxas de adoção destacadas de 77% nos Emirados Árabes Unidos, 53% nos EUA e na Austrália, e 46% no Reino Unido.
Uma adição recente às rotinas de bem-estar: a terapia de luz vermelha ainda é uma novidade para muitos usuários, com dois terços globalmente relatando que começaram a utilizá-la nos últimos dois anos. Os adultos mais jovens (18-34 anos) estão liderando essa tendência, com 73% dos usuários no Reino Unido, 70% nos Emirados Árabes Unidos e 71% nos EUA e na Austrália adotando a prática recentemente.
Principal dispositivo de escolha: as máscaras faciais de luz vermelha são o dispositivo mais popular no mundo todo, preferidas por aproximadamente um terço dos usuários (35% nos Emirados Árabes Unidos, 34% na Austrália, 36% no Reino Unido e 27% nos Estados Unidos). Observação: as preferências variam por região, com os dispositivos para aliviar a rigidez nas articulações liderando no Reino Unido e nos EUA (38% e 30%, respectivamente).
Insights regionais refletem motivações diversas
A terapia de luz vermelha é um fenômeno crescente. Embora o principal motivo para o uso globalmente seja o relaxamento muscular e das articulações, particularidades regionais revelam outras motivações por trás de sua crescente popularidade:
Emirados Árabes Unidos: os Emirados Árabes Unidos lideram a adoção global, com quase 70% dos adultos utilizando a terapia de luz vermelha. O maior entendimento sobre a terapia e as recomendações de profissionais impulsionam essa tendência, com 37% dos usuários sendo recomendados por especialistas em dermatologia.
Austrália: os australianos citam a melhora no sono e benefícios para a pele como principais motivações, depois do relaxamento muscular e das articulações, com mais da metade (61%) tendo adotado a terapia de luz vermelha nos últimos dois anos.
Estados Unidos: nos Estados Unidos, a adoção da terapia é mais alta entre os homens do que entre as mulheres, com quase 40% relatando seu uso. A melhoria do sono e do humor são apontadas como os principais motivadores (28% e 24%, respectivamente), ressaltando a crescente ênfase na recuperação e no bem-estar mental.
Reino Unidos: embora a adoção seja mais baixa em comparação com outros mercados, a terapia de luz vermelha está crescendo rapidamente entre os adultos mais jovens, com 73% dos usuários de 18 a 34 anos iniciando o uso nos últimos dois anos. O principal motivo para o uso é a melhora da pele, seguida pelo relaxamento muscular e articular.
“Este relatório reflete um movimento global em direção ao bem-estar proativo”, disse Andy Mant, cofundador da BON CHARGE. “A rápida adoção da terapia de luz vermelha, especialmente entre as gerações mais jovens, sinaliza uma mudança significativa. À medida que a ciência continua a validar seus benefícios, acreditamos que ela se tornará tão essencial para o bem-estar quanto a nutrição e a atividade física”.
Confira o relatório completo e o kit de imprensa
Acesse o Relatório Global sobre Tendências em Terapia de Luz Vermelha da BON CHARGE e explore as principais descobertas, recursos visuais e materiais adicionais em nosso kit de imprensa digital. Acesse boncharge.com para baixar o relatório e saber mais sobre as soluções pioneiras de bem-estar da BON CHARGE.
Notas aos editores
Pesquisa com 7.000 adultos no Reino Unido, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e Austrália realizada pela Opinium Research em dezembro de 2024.
Sobre a BON CHARGE
Fundada em 2017 por Katie e Andy Mant, a BON CHARGE está estabelecendo novos padrões na simplificação do bem-estar, oferecendo a mais ampla gama de soluções tecnológicas baseadas na ciência para ajudar as pessoas em suas jornadas de bem-estar. A marca celebra o bem-estar como uma jornada contínua, respeitando a individualidade e inspirando o crescimento por meio da comunidade e do conhecimento compartilhado. Desde o sono e a recuperação até a beleza e o bem-estar mental, a BON CHARGE é uma parceira confiável no autocuidado proativo. Com sede em Perth, na Austrália, cada produto é fundamentado em pesquisas científicas rigorosas e projetado para ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos de bem-estar. Para mais informações, acesse boncharge.com.
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A Technology Holdings, uma premiada empresa global de investimentos, com operações em 13 países e 5 continentes, incluindo as Américas, Europa e Ásia-Pacífico, anunciou seu rebranding como TH Global Capital. Essa mudança de marca reflete a contínua expansão da empresa para novos setores e produtos, como Gestão de Ativos e uma oferta ampliada de Consultoria de Crescimento, com o propósito de gerar riqueza para seus clientes.
TH Global Capital foi concebida para refletir a ampla gama de serviços da empresa, incluindo Fusões e Aquisições (M&A) do lado vendedor, sua prática de M&A do lado comprador “TH Buy and Build”, Equity de Crescimento, Financiamento de Dívidas, Cobertura de Patrocinadores Financeiros e Secundários, Consultoria para IPO, Gestão de Ativos e Serviços de Consultoria de Crescimento. Isso inclui o lançamento da TH Global Asset Management e a ampliação dos serviços de consultoria de crescimento, com o objetivo de ajudar empresas a proteger e aumentar seus valuations por meio de estratégias de crescimento direcionadas. A empresa também anunciou que está se transformando em uma empresa orientada por propósito, com uma missão única: criar riqueza para fundadores, empresas e investidores através de seu ecossistema exclusivo de serviços.
Segundo Vivek Subramanyam, fundador e CEO da TH Global Capital: “Nesta transição para a TH Global Capital, temos orgulho de refletir nossa contínua evolução e expansão além dos serviços tradicionais de investimento. Há mais de 24 anos, temos oferecido consultoria excepcional a empresas em todo o mundo, com especialização em setores como serviços de tecnologia, software, consultoria, saúde e gestão de processos empresariais. O lançamento de nosso negócio de gestão de ativos, a expansão de nossos serviços de consultoria de crescimento e a entrada em novos setores são extensões naturais desse crescimento. Somos uma empresa orientada por propósito, com uma missão singular: criar riqueza para fundadores, empresas e investidores por meio de nosso ecossistema exclusivo de serviços. Nossos serviços integrados, agora fortalecidos pelas capacidades de gestão de ativos e consultoria de crescimento, nos permitem oferecer uma abordagem mais holística para gerar riqueza para nossos clientes”.
Geeta Ramanathan, presidente e COO, acrescentou: “A mudança de marca representa um momento crucial em nossa expansão, marcado pelo lançamento estratégico da TH Global Asset Management e pelo aprimoramento de nossos serviços de consultoria de crescimento. Essas novas capacidades nos permitem oferecer um conjunto abrangente e integrado de serviços, ampliando ainda mais o valor que entregamos aos nossos clientes. Combinando nossa expertise setorial com soluções inovadoras de gestão de ativos e estratégias de crescimento, estamos posicionados para apoiar nossos clientes a promover crescimento, proteger e ampliar seus valuations, e alcançar sucesso tanto em mercados desenvolvidos quanto emergentes”.
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Celebrado em 26 de janeiro, o Dia Mundial da Educação Ambiental, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável. Ações promovidas por entidades e empresas como ABVTEX, Abralimp e Binatural evidenciam o papel crucial da disseminação de conhecimento e conscientização ambiental na construção de um futuro em que atividades tenham menor impacto ambiental. Confira iniciativas promovidas por diferentes setores que reforçam a relevância do descarte consciente, da economia circular e da capacitação em práticas sustentáveis.
ABVTEX: Economia circular no setor de moda
Na escala global, apenas 1% das roupas usadas são recicladas, segundo o relatório “New Textiles Economy” da Fundação Ellen MacArthur. Nesse sentido, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), entidade que representa o varejo de moda nacional, atua na liderança para promover a conscientização sobre as melhores práticas relacionadas à preservação do meio ambiente na moda. A entidade promove campanhas educacionais que visam educar e engajar a cadeia produtiva e o varejo sobre a importância de integrar a sustentabilidade em suas operações; e apoia iniciativas de consumo consciente e economia circular, como o descarte responsável e a reciclagem. Para Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, “a conscientização quanto às tendências e oportunidades devem ser desde os processos produtivos ao descarte, e são passos essenciais para minimizar os impactos ambientais e promover um consumo mais consciente”.
Abralimp: Sustentabilidade no setor de limpeza profissional
A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), que integra toda cadeia produtiva desse setor, de fabricante a prestadores de serviços, reafirma seu compromisso com práticas ecológicas que vão além da limpeza e conservação, mas também na promoção de práticas sustentáveis que educam e engajam a população. A edição mais recente da feira Higiexpo, realizada pela Abralimp, resultou na coleta de 15.981 kg de materiais recicláveis, volume equivalente a onze carretas cheias de lixo desviadas de aterros; na parceria que promoveu a destinação correta de arranjos florais usados em eventos e coletou de 42 orquídeas que ganharam novos destinos; e no programa de redistribuição de móveis e materiais dos estandes para comunidades em situação de vulnerabilidade, em que foram arrecadadas duas carretas de móveis, totalizando cerca de R$ 68 mil em mobiliário doado. Segundo Patrícia Oliveira, diretora administrativa da Abralimp, “o objetivo da Abralimp é criar um ambiente em que as ações ecológicas se tornem cada vez mais comuns e valorizadas, envolvendo o nosso próprio setor, mas também inspirar outras áreas a seguirem o mesmo caminho”.
Binatural: Educação ambiental como motor de transformação
A Binatural, especializada na produção de biodiesel, também aposta na educação ambiental para engajar colaboradores e comunidades. Além dos cursos oferecidos sobre sustentabilidade e mudanças climáticas, ações como a reciclagem de óleo de cozinha e as soluções responsáveis para o descarte de uniformes fora de uso reforçam seu compromisso com a economia circular e a responsabilidade social. “Educar é investir no futuro. Estamos comprometidos em criar soluções que impactem o planeta e inspirem as próximas gerações”, afirma André Lavor, CEO da Binatural. Nos últimos 19 anos, as unidades industriais da empresa produziram cerca de 2,4 bilhões de litros de biodiesel. Essa produção evitou a emissão de 4,5 milhões de toneladas de gases de efeito estufa. Para o planeta, é como se a Binatural tivesse plantado 33 milhões de árvores, isso equivale a 204 mil campos de futebol.
Essas iniciativas destacam como diferentes setores podem unir forças para conscientizar a população e seus colaboradores sobre a importância de práticas sustentáveis. No Dia Mundial da Educação Ambiental, essas entidades e empresas se unem para reforçar a necessidade de engajamento coletivo para preservar o planeta e construir um futuro mais equilibrado e sustentável.
O agronegócio nacional deve experimentar um salto expressivo em 2025, com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) projetando um crescimento de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do setor. O desempenho está diretamente relacionado ao avanço da produção primária — especialmente de grãos —, ao fortalecimento da indústria de insumos e ao impulso da agroindústria exportadora. Ainda segundo a CNA, a expectativa é de que a receita global do agronegócio chegue a R$1,43 trilhão em 2025, um crescimento de 7,4% em comparação a 2024. Desse montante, R$937,55 bilhões devem vir especificamente do segmento agrícola, em clara recuperação após a quebra de safra do ano anterior.
As projeções otimistas encontram respaldo nos números divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que estima uma safra de 322,53 milhões de toneladas de grãos para o mesmo período. O volume reforça a posição do Brasil como um dos maiores fornecedores globais de alimentos, mas também acende o alerta para desafios como expansão de área cultivada, práticas sustentáveis e aumento dos custos de produção. Pesquisas da própria CNA ressaltam a necessidade de estratégias para assegurar a sustentabilidade econômica, sobretudo diante do encarecimento de insumos e das oscilações climáticas.
É nesse contexto que surge o Turing, um ecossistema de soluções tecnológicas apelidado por seus desenvolvedores de “ChatGPT do Agro”, graças à capacidade de analisar dados em tempo real e aprender com padrões agronômicos e climáticos. A plataforma, criada pela Psyche Aerospace, integra inteligência artificial, monitoramento via drones autônomos, robôs de solo e um aplicativo central que processa informações de clima, solo, umidade e pragas. Segundo o CEO e fundador da Psyche, Gabriel Leal, de 24 anos, a proposta nasceu da observação das necessidades mais urgentes do agronegócio brasileiro. “O Brasil precisa olhar para o agro com a mesma importância que o produtor enxerga quando planta e colhe. Estamos falando de um setor que leva comida à mesa de milhões de pessoas. É inexplicável que, até agora, ninguém tenha lançado algo nessa escala, unindo softwares e hardwares desenvolvidos integralmente no país.”
Além do aplicativo em si, o ecossistema conta com uma série de equipamentos desenhados do zero. Em São José dos Campos, polo aeronáutico brasileiro, a empresa conduz testes do Harpia P-71, maior drone de pulverização do mundo para uso agrícola, e também de uma nova versão ainda mais robusta e maior, batizada de Hidra. Desde o primeiro voo do Harpia, ocorrido em 6 de março, a fase de validação inclui prototipagem, ajustes de sensores e aprimoramentos estruturais, buscando garantir segurança, estabilidade e eficiência em cenários de alta demanda no campo. “São meses de aprimoramento, mas estamos próximos de ver esse gigante em ação real. Não podemos arriscar nenhuma falha, pois cada componente foi criado do zero. Essa estrutura gigante, 100% nacional, vai operar de forma confiável e sustentável em grandes propriedades”, diz Leal.
Paralelamente, no novo escritório da Psyche em Campinas, cidade conhecida como o “Vale do Silício brasileiro”, uma equipe de PhDs trabalha especificamente no desenvolvimento e aperfeiçoamento do Turing. É lá que algoritmos avançados de inteligência artificial são criados e integrados, consolidando a proposta de unificar dados de clima, solo, aplicação de insumos e análise de pragas em uma única plataforma. Segundo Leal, esse é o coração da iniciativa: “Com o Turing, o produtor não precisa mais esperar semanas por um laudo ou jogar insumos sem a devida análise. Temos 300 novos cadastros diários de produtores interessados em evoluir suas operações com dados concretos. É uma demonstração de que estamos suprindo uma lacuna de mercado gigantesca.”
Outro ponto-chave para alavancar a competitividade do agronegócio é a chegada do professor e maior pesquisador sobre Inteligência Artificial no Brasil, Anderson Rocha, à companhia como AI Advisor, consolidando uma parceria que posiciona o Brasil na vanguarda do uso de IA no campo. “O impacto dessa inovação será profundo. O Brasil, como uma das maiores potências agrícolas do mundo, se consolidará no cenário global ao alavancar tecnologias de ponta. Soluções como o Turing fortalecerão a competitividade, promoverão práticas agrícolas responsáveis e posicionarão o país como líder em inovação no setor”, enfatiza o professor.
De fato, a falta de precisão no controle de insumos e no monitoramento de pragas pode resultar em perdas expressivas, tanto econômicas quanto ambientais. No meio do caminho, muitos produtores ainda utilizam métodos analógicos e diagnósticos espaçados, o que onera a tomada de decisão e gera desperdícios de água e defensivos químicos. A proposta da Psyche é atualizar esses processos e torná-los acessíveis a todos os perfis de propriedades, de pequenas áreas familiares a grandes conglomerados exportadores. “Queremos mostrar que o conhecimento científico e a capacidade de inovação podem dar um salto em toda a cadeia produtiva. O produtor não pode mais esperar dias ou semanas por análises de laboratório ou aplicar insumos às cegas. Estamos aqui para transformar o agro brasileiro em um exemplo de competitividade e responsabilidade ambiental”, conclui Leal.
O lançamento oficial do ecossistema Turing está previsto para o dia 28 de janeiro, na Experience House, em São Paulo. A ocasião reunirá produtores, investidores e diversos stakeholders do agronegócio, todos interessados em conhecer como drones autônomos, robôs de solo e algoritmos avançados de IA podem inaugurar uma era de maior eficiência e menor desperdício nas lavouras. Caso o projeto corresponda às expectativas, o Brasil pode não apenas ampliar sua projeção internacional como grande fornecedor de alimentos, mas também consolidar um modelo produtivo mais resiliente diante das incertezas climáticas e das pressões por sustentabilidade.
O setor de estética no Brasil continua crescendo, impulsionado pela busca por bem-estar e autoestima. Segundo a Euromonitor International, o país ocupa a quarta posição no ranking global de mercados de beleza e cuidados pessoais, atrás de Estados Unidos, China e Japão, sendo o maior da América Latina. Em 2018, o setor já movimentava R$ 45 bilhões, com previsões de crescimento para 2023.
Em um mercado competitivo, a qualificação técnica é essencial para atender às exigências dos consumidores. A pós-graduação em estética é uma das ferramentas mais buscadas por profissionais que desejam se destacar. A Dra. Franciely Follmann, especialista na área, destaca que a formação avançada vai além do conteúdo teórico, oferecendo mentorias práticas que auxiliam na aplicação direta do aprendizado.
“Receber orientação de profissionais experientes durante as mentorias transforma a maneira como os alunos aplicam o conhecimento na prática. Essa combinação de teoria e vivência prática é um diferencial para quem deseja atuar em um mercado tão dinâmico”, explica a Dra. Follmann.
Tendências e demandas no mercado de estética
O mercado de estética tem mostrado grande diversificação, especialmente com o aumento da procura por procedimentos minimamente invasivos, como o botox, que conta com cerca de 400 mil aplicações anuais no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Estética. Além disso, a evolução de tecnologias garante tratamentos mais eficientes e seguros, atraindo cada vez mais adeptos.
“A adoção de tecnologias avançadas e certificadas é essencial para oferecer serviços de qualidade e acompanhar as tendências do setor”, destaca Follmann.
Oportunidades de crescimento
Com o setor em expansão, cresce também a necessidade de profissionais qualificados. Para a Dra. Follmann, o foco em atualização constante é essencial para quem deseja construir uma carreira sólida na área.
“Os profissionais que investem em capacitação têm melhores chances de se destacar, pois estão aptos a atender às demandas de um público diversificado e em busca de serviços personalizados”, afirma.
Um mercado em constante transformação
A indústria estética brasileira reflete o desejo crescente por inovação e qualidade. A formação profissional é o pilar para atender às exigências deste mercado em crescimento, permitindo que especialistas acompanhem as tendências e ofereçam soluções que aliam segurança e eficiência.
Para mais informações sobre programas de formação, os interessados podem acessar o LinkedIn da Faculdade Focus ou entrar em contato através das redes sociais
A AIT Worldwide Logistics, líder em soluções de cadeia de suprimentos global, nomeou Ray Fennelly para o cargo de diretor de desenvolvimento (CDO) e Ann Nemphos para diretora de informações (CIO). Essa reorganização da gerência executiva melhora o alinhamento da liderança da empresa com sua estratégia de crescimento de cinco anos.
Essa reorganização da gerência executiva com Ray Fennelly como diretor de desenvolvimento (CDO) e Ann Nemphos como diretora de informações (CIO) melhora o alinhamento da liderança da empresa com sua estratégia de crescimento de cinco anos. (Foto: Business Wire)
Fennelly, um veterano da empresa e do setor de logística, começou a trabalhar na AIT há 30 anos e ocupou vários cargos de liderança durante esse período, atuando mais recentemente como CIO. Ele esteve intimamente envolvido com as aquisições da empresa nos últimos 13 anos, mas no recém-criado cargo de CDO, ele se concentrará mais completamente nas atividades de aquisição, incluindo o trabalho em estreita colaboração com o parceiro financeiro da AIT para identificar e examinar cuidadosamente os possíveis alvos, supervisionando o processo de transação de M&A e fornecendo suporte para a integração das empresas adquiridas.
Suas metas de longo prazo incluem a expansão da presença da AIT no mercado, moldando sua trajetória de crescimento. Ele continua a supervisionar as equipes globais de conformidade, marketing e sustentabilidade da empresa, reportando-se diretamente ao presidente e CEO, Vaughn Moore.
“Ray tem sido uma parte fundamental da equipe de liderança, orientando nossos grupos de tecnologia na implementação de iniciativas transformadoras por mais de uma década”, disse Moore. “Tenho total confiança em sua capacidade de impulsionar o sucesso da AIT enquanto ele se dedica a liderar as iniciativas de crescimento estratégico da organização”.
Nemphos também é uma executiva com longa experiência, tendo acumulado décadas liderando equipes de tecnologia da informação em diversas corporações multinacionais. Como CIO, ela continuará a evoluir a estrutura e o foco dos grupos de tecnologia da informação da AIT para apoiar ainda mais o crescimento organizacional. Ela também guiará sua equipe para possibilitar o roadmap estratégico da empresa, ao mesmo tempo que entrega soluções tecnológicas de qualidade que beneficiam os colegas e clientes da AIT. Nemphos se reporta a Fennelly, como faz desde que foi contratada como diretora de tecnologia em 2024.
“Em apenas oito curtos meses, a liderança de Ann à frente de nossas equipes de tecnologia teve um impacto extremamente positivo, que será sentido por muito tempo no futuro”, disse Fennelly. “Sua abordagem perspicaz e direta tem se mostrado um excelente ajuste cultural desde o primeiro dia na empresa. Ao assumir rapidamente seu papel e liderar integralmente os grupos de tecnologia da AIT, Ann trouxe mais flexibilidade à equipe executiva, permitindo que eu concentre minha atenção em aquisições e desenvolvimento de negócios”.
Sobre a AIT Worldwide Logistics
A AIT Worldwide Logistics é uma empresa global de frete que ajuda outras empresas a crescer, ampliando o acesso aos mercados em todas as partes do mundo, onde podem vender e/ou adquirir suas matérias-primas, componentes e produtos acabados. Há mais de 45 anos, a líder em soluções de cadeia de suprimentos, com sede em Chicago, tem se apoiado em uma abordagem consultiva para construir uma rede global e parcerias de confiança em quase todos os setores, incluindo aeroespacial, automotivo, varejo de consumo, energia, alimentos, governo, alta tecnologia, industrial, ciências da vida e marítimo. Com tecnologia escalável e amigável ao usuário, o modelo de negócios flexível da AIT personaliza entregas de ponta a ponta via mar, ar, terra e ferrovia – no prazo e dentro do orçamento. Com equipes especializadas em mais de 150 locais no mundo todo na Ásia, Europa, Oriente Médio e América do Norte, as opções de serviço completo da AIT também incluem liberação aduaneira, gerenciamento de armazém e serviços de excelência. Você pode saber mais em www.aitworldwide.com.
Nossa Missão
Na AIT, buscamos intensamente oportunidades para ganhar a confiança de nossos clientes, oferecendo excepcionais soluções logísticas mundiais, valorizando apaixonadamente nossos colegas de trabalho, parcerias e comunidades.
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A Japan Prize Foundation anunciou os vencedores do prêmio Japan 2025 às 18h (JST) de hoje, 23 de janeiro de 2025. O Prof. Russell Dean Dupuis (EUA) recebeu o prêmio Japan nas áreas de Ciências dos Materiais e Produção, e o Prof. Carlos M. Duarte (Espanha) recebeu o prêmio Japan nas áreas de Produção Biológica, Ecologia e Meio Ambiente.
Para o prêmio Japan deste ano, o Prof. Dupuis está sendo reconhecido por suas contribuições distintas ao desenvolvimento da tecnologia de deposição química de vapor metalorgânico para dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos semicondutores compostos, e contribuição pioneira para sua comercialização em larga escala; e o Prof. Duarte está sendo reconhecido por sua contribuição para nossa compreensão dos ecossistemas marinhos em uma Terra em mudança, sobretudo através de pesquisa pioneira sobre Carbono Azul.
Para o prêmio Japan 2025, a Fundação pediu a cerca de 15.500 cientistas e engenheiros proeminentes de todo o mundo para nomear pesquisadores trabalhando nas áreas deste ano. Recebemos 149 indicações para as áreas de Ciências dos Materiais e Produção, e 72 indicações para as áreas de Produção Biológica, Ecologia e Meio Ambiente. Os ganhadores deste ano foram selecionados de um total de 221 indicados.
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Hoje, a delegação saudita no encontro anual 2025 do Fórum Econômico Mundial afirmou que a comunidade internacional tem que priorizar a cooperação e o diálogo para vencer os desafios de um mundo fragmentado.
Saudi delegates to the World Economic Forum Annual Meeting in Davos participate in a panel session at the Saudi House pavilion, stressing the need to foster global dialogue and shape a prosperous future (Photo: AETOSWire)
O Ministro de Assuntos Estrangeiros da Arábia Saudita, Sua Alteza o Príncipe Faisal bin Farhan bin Abdullah, declarou: “Quando priorizamos o bem maior em detrimento de interesses restritos, podemos trabalhar em busca de algo que traga benefícios para todos nós. E, apesar de enfrentarmos desafios difíceis este ano e nos próximos anos, espero que todos nós, como comunidade global, nos concentremos em trabalhar juntos para encontrar soluções para os problemas.”
Ao discutir a questão de comércio global, Sua Excelência Dr. Majid A. Alkassabi, Ministro do Comércio, disse: “Devemos elaborar um novo livro de comércio global e buscar fontes alternativas de fornecimento para reduzir o risco das regiões de alto risco.”
Voltando-se ao setor de turismo, Sua Excelência Ahmed A. Al-Khateeb, Ministro do Turismo, observou: “Com a Visão Saudita 2030, decidimos desbloquear todos os setores, incluindo viagem e turismo. Vamos construir destinos, aeroportos e novas companhias aéreas, e estamos analisando a experiência turística de forma integral.”
Quanto aos imperativos ambientais de hoje, Sua Excelência Adel A. Aljubeir, Ministro de Estado de Assuntos Estrangeiros, Membro do Conselho de Ministros e Enviado para Assuntos Climáticos do Reino da Arábia Saudita, disse na ocasião: “A Arábia Saudita lançou a Iniciativa Verde do Oriente Médio para reunir 22 países da nossa região e ajudar a adotar uma estratégia de economia circular de carbono para lidar com questões ambientais críticas.”
Por sua parte, Sua Excelência Mohammed A. Aljadaan, Ministro de Finanças, destacou: “A Arábia Saudita se concentrou em reduzir a escalada na região com ações reais para promover a estabilidade e o desenvolvimento, e isso valeu a pena, e ainda continuará valendo.”
Em um debate sobre o impacto da inteligência artificial (IA), Sua Excelência Abdullah A. Alswaha, Ministro Comunicações e Tecnologia da Informação, anunciou: “O Reino lançou as bases para o desenvolvimento da IA que estamos testemunhando hoje, e estamos trabalhando com parceiros globais para criar uma IA inclusiva, inovadora e impactante para todos.”
Ao destacar o vasto potencial industrial da Arábia Saudita, Sua Excelência Bandar Alkhorayef, Ministro da Indústria e Recursos Minerais, se pronunciou: “Conseguimos converter um deserto na maior cidade industrial que exporta petroquímicos para o mundo inteiro”.
Abordando a importância de diversificar as fontes de crescimento, Sua Excelência Faisal F. Ibrahim, Ministro de Economia e de Planejamento, disse: “A forma mais eficiente para que a economia deixe de depender dos influxos de petróleo, a longo prazo, é criar espaço para que o setor privado se expanda e cresça com maior dinamismo”.
Dia Mundial da Educação Ambiental será comemorado no dia 26 de janeiro. A Lei 14.926, derivada do Projeto de Lei 6.230, que entrou em vigor neste ano, exige a inclusão dos temas ambientais nos projetos pedagógicos da educação básica. A preservação do meio ambiente é responsabilidade de todos e a solução começa com pequenas atitudes.
No Ceará, a educação ambiental tem sido prioridade. Considerado o único estado a canalizar o gás do lixo sanitário, um esforço coletivo entre municípios, organizado por consórcios de manejo de resíduos sólidos, resultou na criação de um programa educacional de sustentabilidade. A iniciativa envolveu 38 municípios e centenas de professores em ações desenvolvidas junto às redes de ensino.
A coleção Sustentabilidade, do Grupo Eureka, é uma das soluções educacionais adotadas pelos municípios cearenses, destinadas aos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O conteúdo aborda os desafios relacionados ao uso sustentável da água, como escassez e poluição, e incentiva a adoção de práticas que preservem esse recurso. Também discute as fontes de energia renovável e seus benefícios para o meio ambiente.
Segundo Vininha F. Carvalho, ambientalista e editora da Revista Ecotour News, a educação ambiental visa conscientizar a população sobre a importância de suas ações individuais e coletivas. O engajamento de todos os setores da sociedade permitirá enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e assegurar um futuro sustentável para as próximas gerações.
O consumo e a produção responsáveis estão entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que são parte da chamada Agenda 2030, um plano de metas e ação universal propostos pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep, na sigla em inglês), que tem como objetivo frear os efeitos das mudanças climáticas e diminuir a desigualdade social no planeta até o ano de 2030.
“O amadurecimento de uma mentalidade sustentável e o processo de conscientização em prol da preservação do meio ambiente foi muito favorecido pelo avanço das novas tecnologias, ao estimular as discussões na busca de soluções por parte dos governos dos principais países do mundo”, conclui Vininha F. Carvalho.
Em dezembro de 2024, a economia brasileira apresentou sinais mistos, refletindo tanto avanços quanto desafios significativos. O Produto Interno Bruto (PIB) registrou crescimento de 0,9% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior, marcando o 14º aumento consecutivo. Esse desempenho foi impulsionado principalmente pelo setor de serviços, que também cresceu 0,9% no período.
Entretanto, a inflação encerrou 2024 em 4,83%, ultrapassando o teto da meta estabelecida pelo Banco Central, que era de 4,5%. O grupo de alimentação e bebidas foi o principal responsável por essa alta, registrando aumento de 7,69% no ano, com destaque para as carnes, que tiveram elevação de 20,84%.
Em resposta às pressões inflacionárias e à depreciação do real, o Banco Central intensificou o ritmo de aumento da taxa Selic, elevando-a para 12,25% ao ano em dezembro. Essa decisão visa conter a inflação e estabilizar a moeda nacional, que sofreu desvalorização significativa ao longo do ano.
No acumulado do ano, diz o economista Felipe Bernardi Capistrano Diniz, “o PIB brasileiro apresentou uma expansão de 3,5%, superando as expectativas iniciais. Esse resultado positivo deve-se, em parte, ao aumento do consumo das famílias e dos investimentos, que cresceram 1,5% e 2,1%, respectivamente, no terceiro trimestre”.
O governo federal reafirmou seu compromisso com o equilíbrio fiscal, anunciando medidas para conter gastos e alcançar as metas estabelecidas. Apesar disso, persistem dúvidas no mercado financeiro sobre a capacidade do governo em cumprir essas metas, especialmente diante das projeções de aumento da dívida pública.
No cenário externo, a economia global apresentou desafios que impactaram o Brasil, incluindo flutuações nos preços das commodities e tensões comerciais internacionais. Esses fatores adicionaram complexidade ao ambiente econômico doméstico, exigindo respostas políticas e econômicas adequadas para mitigar impactos negativos.
O setor industrial também apresentou desempenho heterogêneo em dezembro, diz Felipe Bernardi Diniz. “Enquanto a produção de bens de consumo mostrou sinais de recuperação, o segmento de bens de capital continuou enfrentando dificuldades devido à queda na confiança empresarial. Esse contexto reflete a necessidade de políticas que estimulem investimentos e fortaleçam a competitividade industrial”.
Por outro lado, o mercado de trabalho manteve uma tendência de recuperação, com a taxa de desemprego reduzindo-se para 7,9% em dezembro. Apesar disso, ainda existem desafios relacionados à informalidade, que permanece alta, afetando as condições de renda e segurança dos trabalhadores.
Em resumo, dezembro de 2024 foi um mês de contrastes para a economia brasileira. Enquanto o crescimento econômico superou expectativas, desafios como a inflação elevada, a depreciação cambial e as incertezas fiscais destacaram a necessidade de políticas econômicas eficazes para garantir a estabilidade e o desenvolvimento sustentável do país nos próximos anos.
Com projeções de crescimento modesto de 2,7% para 2025 e 2026, conforme relatório do Banco Mundial, a economia global tende a enfrentar desafios significativos em 2025. A instabilidade geopolítica, o crescimento do protecionismo e as taxas de juros ainda elevadas, são apenas alguns dos fatores que têm tornado o cenário econômico global cada vez mais imprevisível, impactando diretamente os negócios.
Empresas de diversos segmentos precisam lidar com custos operacionais altos, oscilações cambiais e uma incerteza política interna que podem mudar as decisões estratégicas com maior frequência. Para entender melhor como as empresas podem se preparar para esse cenário desafiador, o especialista em gestão comercial e organizacional, Felipe Legramanti, comenta sobre possíveis estratégias que ele acredita que possam proteger uma empresa em um ambiente de alta volatilidade.
Diversificação de investimentos e planejamento financeiro
Segundo Legramanti, a diversificação de investimentos é uma das principais ferramentas para reduzir a exposição aos riscos de mercado. “As empresas precisam adotar uma estratégia de diversificação de ativos e fontes de receita para garantir que eventuais quedas em setores específicos não afetem drasticamente o negócio. É essencial avaliar oportunidades em diferentes mercados e segmentos”, afirma.
Além disso, um planejamento financeiro robusto é fundamental para lidar com períodos de incerteza. “A liquidez da empresa deve ser gerida com cautela. A reserva de caixa precisa ser suficiente para cobrir obrigações financeiras e operacionais, permitindo que a empresa sobreviva a períodos de menor faturamento sem comprometer suas operações”, explica.
Gestão de riscos e governança corporativa
Para Legramanti, a volatilidade econômica demanda um olhar atento para a gestão de riscos e governança corporativa. E, de acordo com o especialista, um dos erros mais comuns das empresas, especialmente as de pequeno e médio porte, é subestimar a importância de um controle eficaz dos riscos.
“A implementação de um sistema de gestão de riscos permite que a empresa identifique vulnerabilidades e antecipe soluções antes que um problema financeiro se torne irreversível. Isso envolve não apenas um controle de fluxo de caixa eficiente, mas também um acompanhamento constante das oscilações do mercado e das mudanças regulatórias”, enfatiza.
Relação com investidores e instituições financeiras
Segundo Legramanti, manter um relacionamento sólido com investidores e instituições financeiras torna-se ainda mais essencial. “Empresas que mantêm uma comunicação aberta com seus investidores e credores tendem a enfrentar crises de forma mais controlada. Fornecer relatórios financeiros detalhados e manter um diálogo frequente com stakeholders ajuda a gerar confiança e a manter um fluxo de capital estável”, pontua.
Adaptação às novas tendências e oportunidades de crescimento
Por fim, em um cenário de alta volatilidade, a capacidade de adaptação é um fator determinante para o sucesso empresarial. Legramanti reforça que empresas que identificam rapidamente novas tendências e oportunidades de crescimento conseguem se posicionar melhor no mercado e minimizar riscos.
“Empresas que investem em inovação e que acompanham de perto as mudanças do setor conseguem se adaptar mais rapidamente às novas realidades econômicas. Isso pode significar desde a adoção de novas tecnologias até a diversificação de produtos e serviços para atender a uma demanda emergente”, destaca.
Felipe Legramanti reforça que a resiliência e a adaptação são fatores essenciais para que as empresas prosperem, independentemente das condições do mercado. “Empresas que se preparam para enfrentar desafios e que adotam uma visão estratégica de longo prazo estarão sempre um passo à frente, garantindo não apenas sua sobrevivência, mas também seu crescimento sustentável”, finaliza o especialista.
A Andersen Global expande sua presença na Argentina por meio de um acordo de colaboração com a Confis, uma empresa tributária sediada em Córdoba que atende clientes em todo o país e região.
Atualmente, a Andersen tem uma presença em Buenos Aires liderada pela sócia-gerente Cecilia Goldemberg. “Tivemos muita sorte de trabalhar com equipes como a Confis, cujos serviços e cultura complementam os nossos tão bem quanto eles”, compartilhou Cecilia. “Nossos clientes e funcionários já estão vendo os benefícios.”
Fundada em 1997, a Confis é uma consultora de confiança para empresas que operam nos mercados nacional e internacional. A empresa oferece uma ampla gama de serviços, incluindo revisão e gerenciamento de impostos, finanças corporativas, consultoria fiscal e trabalhista, gerenciamento de folha de pagamento, gerenciamento de riscos e suporte a startups.
“A posição estratégica de Córdoba como um centro industrial e tecnológico ressalta a importância de oferecer expertise local personalizada e fornecer soluções fiscais e financeiras abrangentes”, disse o sócio fundador Fernando Nestor. “Ao investir em nosso pessoal e colaborar com a Andersen Global, aumentamos a capacidade de fornecer serviços impactantes para nossos clientes na Argentina e em outros países.”
Gustavo Conforto, sócio fundador, acrescentou: “Essa aliança representa um marco importante no crescimento e fortalecimento das capacidades de nossa empresa. A colaboração com as empresas membros e colaboradoras da Andersen Global expande nosso escopo de serviços e fortalece nossa posição como uma empresa confiável, tanto local quanto internacionalmente. Ao combinar a profunda experiência local da Confis com os recursos da Andersen Global, nossa empresa está preparada para fornecer soluções personalizadas e com visão de futuro para atender às necessidades em evolução de nossos clientes na Argentina e em outros países”.
“A força da prática da Confis em Córdoba, a segunda maior cidade da Argentina, e a qualidade de seu pessoal são uma excelente opção para a Andersen”, disse o Presidente Global e CEO da Andersen, Mark L. Vorsatz. “Com a adição da Andersen, agora temos presença nesse importante mercado e esperamos uma colaboração sinérgica que fortaleça nossa capacidade de oferecer soluções fiscais abrangentes em toda a região.”
A Andersen Global é uma associação internacional de firmas-membro independentes e legalmente separadas, composta por profissionais da área tributária, jurídica e de avaliação em todo o mundo. Fundada em 2013 pela firma-membro norte-americana Andersen Tax LLC, a Andersen Global conta hoje com mais de 18.000 profissionais em todo o mundo e está presente em mais de 500 locais por meio de suas firmas-membro e firmas colaboradoras.
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Com a discussão sobre os impactos das mudanças climáticas ganhando cada vez mais espaço, empresas têm buscado maneiras de implementar uma política ESG em seus negócios. A sigla, originária do inglês, diz respeito a boas práticas ambientais (correspondente à letra “E”), sociais (“S”) e de governança (“G”).
Um exemplo dessa tendência está no dado de que, no Brasil, 70% dos micro e pequenos empreendedores têm interesse em investir em práticas mais sustentáveis. A informação, obtida em uma pesquisa feita pelo fundo de investimento Estímulo em parceria com a consultoria Roda Ambiental, foi divulgada pelo site Reset.
Na visão de Daniel Eggers, consultor da VerdeSaber, pequenos negócios estão cada vez mais engajados em boas práticas ambientais devido à crescente demanda por sustentabilidade.
“Consumidores estão dispostos a pagar mais por marcas sustentáveis e priorizam empresas que demonstram compromisso com valores ambientais e sociais. Essa pressão direciona as empresas a adotar práticas ESG para atender às expectativas do mercado”, afirma Eggers.
A VerdeSaber, consultoria na qual ele atua, auxilia pequenos negócios a se tornarem sustentáveis por meio de certificações, mentorias e ferramentas. O objetivo é simplificar a adaptação das empresas à agenda ambiental através de tecnologia avançada e inteligência artificial, fornecendo diagnósticos ESG personalizados, visando agilizar e simplificar o processo de adequação sustentável para pequenas empresas.
Além de ajudar o meio-ambiente e conquistar clientes, empresas alinhadas às práticas de ESG acessam linhas de crédito verdes com juros reduzidos, atraem investidores, aumentam a eficiência operacional e evitam penalidades legais, diz Eggers. Esses fatores contribuem para um crescimento sustentável e lucrativo, complementa.
No entanto, o especialista explica que empresários encontram dificuldades na implementação de práticas sustentáveis. “Entre os principais desafios, estão o custo inicial elevado, a falta de capacitação técnica e a complexidade regulatória. Micro e pequenas empresas também enfrentam barreiras para medir e comunicar seus avanços”, aponta Eggers.
Diante dessa dificuldade, há empresas que buscam consultorias especializadas, como a VerdeSaber, a fim de entender qual a melhor forma de ter operações sustentáveis. “As consultorias oferecem apoio estratégico, diagnóstico detalhado e ferramentas práticas para implementação e monitoramento das práticas ESG. Elas podem ajudar a superar barreiras e a alinhar ações com os objetivos de sustentabilidade”, detalha.
“Em nossa plataforma, por exemplo, temos como objetivo deixar o serviço acessível para negócios com poucos recursos conseguirem adotar práticas ESG”, acrescenta Eggers.
Alguns exemplos de ações que podem ser adotadas pelas empresas são a redução de resíduos, economia de água, uso de energia solar, priorização de materiais recicláveis – a melhor maneira de implementar essas medidas, no entanto, varia conforme o perfil de cada negócio, diz o especialista.
A HCLTech, uma empresa líder global em tecnologia, anunciou um acordo com a Carrix, a maior operadora independente de terminais marítimos e ferroviários do mundo, para melhorar as operações portuárias globais da Carrix com o conjunto avançado da plataforma de tecnologia de IA das Coisas (AIoT) da HCLTech.
A HCLTech aproveitará sua experiência em automação, AIoT e Vision AI para unificar as várias ferramentas de gerenciamento de terminais da Carrix em um sistema otimizado para ajudar a atingir seu objetivo de implementar uma abordagem escalável e alimentada por IA para operações portuárias seguras e protegidas. A plataforma AIoT integrada aprimorará a tomada de decisões, simplificará os processos de conformidade e melhorará o desempenho operacional geral nos portos de transporte da Carrix.
A plataforma de tecnologia avançada de AIoT VisionX AI Edge se integraráàrede de câmeras, sistemas de gerenciamento de frota de veículos e sensores da Carrix para gerar insights acionáveis com painéis em tempo real. Como resultado, esses insights baseados em IA melhorarão a segurança do trabalhador, a consciência situacional, a otimização do fluxo de trabalho do processo, o aprimoramento da produtividade e o monitoramento da integridade dos ativos, permitindo maior eficiência operacional e oportunidade de crescimento contínuo dos negócios em seus portos globais.
“À medida que avançamos em nossa jornada de transformação digital, estamos confiantes de que as capacidades de IA da HCLTech, sua abordagem centrada no cliente e seu ecossistema de parceiros nos ajudarão a alcançar o resultado desejado de melhorar a segurança e a eficiência de nossas operações portuárias”, disse Jim Downing, CIO da Carrix.
“Estamos orgulhosos de fazer parceria com a Carrix para ajudar a modernizar sua rede global de portos e alcançar padrões mais elevados de segurança, conformidade e eficiência”, disse Ajay Bahl, diretor de Crescimento, Américas, MEGA Industries, HCLTech. “Esperamos trabalhar ao lado da Carrix enquanto ela aproveita a IA para transformar suas operações comerciais internacionais”.
Essa implementação será feita inicialmente nos portos de transporte da Carrix no México, com oportunidade de expansão para mais portos localizados nas Américas do Norte e do Sul.
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O Planejamento Estratégico – PE, um dos processos mais eficientes na definição de objetivos e metas de um negócio, está cada vez mais presente na rotina das organizações, porém as micro e pequenas empresas ainda sofrem mais na hora de sua implantação. É o que aponta o recente levantamento promovido pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP, que ouviu 277 registrados entre os dias 22 e 31 de outubro de 2024.
De acordo com o estudo, 80,6% dos profissionais de Administração de grandes empresas afirmaram que há um planejamento estratégico formal onde trabalham, enquanto 13% disseram que não há e 6,5% mencionaram não saber. Entre os trabalhadores de pequenos negócios, 60,9% disseram que existe um PE, 30,4% afirmaram que não e 8,7% que não têm certeza. Já entre os trabalhadores de microempresas, 43,9% deram certeza sobre existir um planejamento estratégico formal, enquanto 53,7% afirmaram que não há e 2,4% não souberam dizer.
Apesar disso, o levantamento identificou que os negócios de pequeno porte levam vantagem quando o assunto é comunicação eficiente: 68,4% dos profissionais de microempresas, que disseram haver um PE formal onde trabalham, afirmaram que a comunicação das diretrizes é muito boa; enquanto apenas 27,7% dos trabalhadores de grandes organizações mencionaram o mesmo. Os resultados gerais, considerando os trabalhadores de todos os portes de empresa, revelam que, na média, o PE é comunicado de forma razoável dentro dos negócios.
Engajamento e responsabilidades
O estudo do CRA-SP evidenciou, ainda, que a maioria dos profissionais de Administração ouvidos (76,2% deles) cursaram, durante a graduação, disciplinas específicas sobre planejamento estratégico, índice que pode explicar outro ponto mostrado pelo estudo: o envolvimento deles no processo de construção do PE. Mais da metade dos entrevistados (55,8%) disse que participa ativamente das discussões, enquanto 23,2% mencionaram que contribuem parcialmente.
Contudo, na segmentação por posição no mercado de trabalho, a participação diminui em cargos operacionais: 54,7% destes profissionais indicaram ter baixa ou nenhuma influência no PE. Por outro lado, os donos de negócios (55,3%), os profissionais autônomos ou liberais (50,9%) e os líderes (40,4%) foram os que mais disseram contribuir com ideias e propostas.
Desafios e benefícios
Embora a elaboração do plano estratégico seja recomendável às empresas de todos os portes e segmentos, a implementação dessa ferramenta no ambiente corporativo ainda esbarra em alguns desafios.
Segundo os entrevistados, os principais são a falta de indicadores claros (41,5% das menções), a comunicação ineficaz (36,5%) e a falta de alinhamento com a cultura organizacional (27,8%).
Em contrapartida, a alocação eficiente de recursos (49,8%), as melhorias na tomada de decisão (43,7%) e a maior precisão no acompanhamento dos resultados (37,5%) estão entre os benefícios mais importantes que o PE traz aos negócios, segundo os respondentes.
O levantamento “Profissionais de Administração e Planejamento Estratégico” faz parte de um projeto institucional do CRA-SP que visa entender melhor a percepção dos profissionais de Administração sobre temas em evidência no mercado de trabalho. O resultado deste e de outros estudos estão disponíveis na íntegra no site do Conselho.
Desde o lançamento da IA generativa, os invasores têm utilizado Inteligência Artificial para atingir seus alvos com mais velocidade e eficiência, enquanto as defesas têm adotado IA para se proteger rápido e de forma eficaz.