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BIC anuncia nova campanha e lançamentos voltados à escrita

A BIC lançou sua nova campanha, intitulada “Sua Maior Expressão Tá Numa BIC”, com foco em estimular a escrita como ferramenta de expressão no cotidiano. A campanha, que estará ativa até fevereiro de 2025, promove a introdução de novos produtos no portfólio da marca, como as canetas em gel Gelocity e novas versões da clássica caneta BIC 4 Cores. 

Os lançamentos incluem as canetas em gel Gelocity, disponíveis em duas versões. A Gelocity Stic, com ponta de 0,5 mm, oferece oito opções de cores, enquanto a Gelocity Quick Dry apresenta sete cores com tinta de secagem rápida e ponta de 0,7 mm. Ambos os modelos possuem grip ergonômico, voltados para maior conforto no uso diário. 

A linha BIC 4 Cores também ganhou novas opções de design. Entre elas, estão a 4 Cores Rose Gold, com estrutura metálica; 4 Cores Pastel, com corpo em cores pastéis, 4 Cores Efeito Madeira, com textura que imita madeira; e 4 Cores Solar, que adiciona tintas em tons vibrantes como amarelo, laranja, roxo e rosa. A marca também disponibiliza refil para a cor azul, como alternativa sustentável. 

“A campanha ‘Sua Maior Expressão Tá Numa BIC’ mostra que a escrita é uma ferramenta universal e fundamental para a criatividade ou qualquer tipo de expressão. Com esses lançamentos, queremos continuar ampliando possibilidades para que nossos consumidores explorem novas formas de se expressar e conectar”,afirma Rodrigo Iasi, Diretor de Marketing da BIC Brasil e Argentina. 

A campanha tem veiculação em plataformas digitais como Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, Pinterest, Max e Spotify, além de contar com influenciadores em ações promocionais. Segundo a BIC, o objetivo é incentivar o uso da escrita manual por meio de produtos que atendam às necessidades do público escolar, profissional e criativo. 



Fundador do ‘Meio & Mensagem’ fala no podcast ‘Comunicação é Tudo’

No segundo episódio do ano do podcast ‘Comunicação é Tudo’, a jornalista Vera Lucia Rodrigues, especialista em assessoria de imprensa, mestre em Comunicação pela USP e sócia-fundadora da Vervi Assessoria de Comunicação, conversa com o CEO do grupo Meio & Mensagem, José Carlos de Salles Gomes Neto. Sócio fundador da editora, com 46 anos de mercado, e que reúne os mais importantes veículos especializados em comunicação e marketing, o empresário conta sua trajetória profissional e fala das mudanças na mídia mundial.

Salles Neto contou que sua trajetória profissional teve início trabalhando na área comercial de revistas, período em que comercializava espaços publicitários. No começo da carreira atuou em duas publicações especializadas, uma voltada à área médica, outra ao setor de radiodifusão. A seguir foi convidado a trabalhar na celebrada revista Propaganda, quando ainda estava na faixa dos 20 anos de idade.

Neste período era contato de publicidade, depois foi evoluindo rapidamente e chegou a diretor de publicidade em pouco tempo. Na sequência se tornou publisher do veículo. “Isso foi muito importante profissionalmente, porque tinha 24 anos, e naquela época era a mídia principal da indústria da comunicação e do marketing”, relatou.

A partir dessas experiências acabou criando um networking muito sólido, e apesar de jovem tinha contatos e relações com altos executivos e proprietários que dirigiam negócios, especialmente presidentes de agências de publicidades. Na época as agências eram lideradas por donos, contudo hoje em dia quase todas as de maior porte são multinacionais.

Esse relacionamento, apesar da diferença de idade, se desenrolou muito bem com veículos de comunicação.  Tinha bons contatos com os diretores e executivos da Abril, Globo, e outras empresas de comunicação. O relacionamento mais próximo proporcionou a oportunidade para ele iniciar aos 28 anos seu próprio negócio, o Meio & Mensagem. “Não tinha capital para investir nesse empreendimento, o meu capital era o meu networking”, admitiu ele.

O mentor do Meio & Mensagem tinha um projeto delineado muito claramente o que seria a publicação e um plano de negócios bem feito. Ele havia se baseado muito na principal publicação que havia no mundo na época, o Adverstising Age. Desta forma, foi ao mercado para lançar a publicação exclusivamente por networking. Ele visitava os executivos das agências e veículos, e pelo seu business plan havia calculado que precisava vender 10 páginas a cada edição para honrar todos os compromissos. O que viesse a mais era o que daria sua rentabilidade.

Numa reunião com Roberto Civita, presidente da editora Abril, ele indagou se iria fazer tudo o que havia apresentado e Salles Neto confirmou com firmeza. Civita então adiantou que não compraria apenas uma página inicialmente, mas quatro em cada edição. Segundo o entrevistado foram visitadas seis empresas e todas o tranquilizaram que poderiam contar com suas veiculações nas páginas do seu jornal.

A partir daí deu início ao seu trabalho como empreendedor num segmento de mercado, que acabou conhecendo profundamente. Foi um negócio que partiu do zero. Naquele mercado não existia jornalistas especializados e trabalhou inicialmente com jovens jornalistas recém-formados da Faap, os quais os treinou com conhecimentos do setor e “com muito trabalho, garra e determinação”.

Salles Neto entende que algumas de suas decisões contribuíram muito com o êxito do projeto. “Acho que o networking é fundamental na vida de um executivo”, aconselhou, sustentado por sua experiência vitoriosa também como publisher da revista Propaganda.

O empresário contou ainda como fazia a diagramação e montagens das páginas e as dificuldades da produção na época da sua publicação naquele período. O início na atividade empreendedora foi num segmento de mercado praticamente inexplorado e em busca de disputadas verbas publicitárias para amparar seu periódico.

Na entrevista revelou como surgiu a ideia do nome Meio & Mensagem, baseado nos conceitos em evidência na época divulgados pelo comunicólogo Marshall McLuhan. Discorreu também sobre a história do Prêmio Caboré, considerado o Oscar da publicidade nacional, criado e organizado por ele.

A ideia do prêmio, para o empresário, seria um veículo de trade que tivesse basicamente que reconhecer de alguma forma profissionais e empresas que estavam contribuindo para o desenvolvimento do mercado. Não apenas no seu negócio próprio, mas também em prol do setor.

Salles Neto citou vários eventos que ele criou para a área de comunicação e o desenvolvimento desses projetos no Brasil. Também descreveu a operação das diversas mídias tradicionais e digitais do grupo, além do setor de eventos, palestras, apresentações e debates, e ações de networking. “A missão do Meio & Mensagem é de contribuir sempre com o desenvolvimento e aprimoramento da indústria da comunicação e do marketing”, destacou, lembrando que na década de 80, o grupo Meio  e Mensagem foi cliente da Vervi Assessoria, que se encarregou também de dar visibilidade à marca.

O episódio do podcast com fundador e CEO da Meio & Mensagem, José Carlos de Salles Gomes Neto está disponível no Youtube, no canal da Vera Lucia Rodrigues: @VeraRodrigues ou nos streamings de música, Spotify e Deezer no podcast Comunicação é Tudo.

O podcast voltado para a área de assessoria de imprensa recebe executivos de vários setores e especialistas em comunicação e marketing, todas às quintas-feiras, às 19 horas.



Grupo Unità é o novo licenciado da STANLEY® na comercialização de novos produtos

O Grupo Unità anuncia seu acordo de licenciamento de produto com a marca STANLEY®, que marca o início de uma colaboração para movimentar o mercado com o lançamento de novos produtos, refletindo o compromisso das empresas com o público.

A Engenharia estreitou laços com os licenciantes, fornecendo suporte técnico e apresentando seus estudos. “Nosso propósito é oferecer produtos licenciados pela STANLEY® que nos tornarão ainda mais competitivos, com um dos mais amplos portfólios do mercado”, afirma Fábio Santos, Analista de Engenharia do Grupo Unità.

Segundo Vinícius Bóllico, Supervisor de Engenharia do Grupo Unità, as expectativas são bem grandes, porque esta é uma negociação que vem acontecendo há quase dois anos. Ele destaca o cuidado meticuloso com que o projeto foi desenvolvido, com mais de seis meses de trabalho dedicado ao desenvolvimento de concepções e materiais técnicos. “É um projeto que vem com um grande valor agregado, tanto em investimentos quanto em oportunidades de mercado”, acrescenta Vinícius.

“Todos os estudos de posicionamento de marca e de diferenciais dos produtos foram feitos comparando com o que existe hoje no mercado” revela Vinícius, destacando o esforço em alinhar os produtos às exigências das marcas parceiras.

Fábio ressalta a importância do processo de aprovação da marca parceira. “O processo de aprovação de produtos que a STANLEY® passa é rigoroso, dessa forma, eles garantem a boa experiência para o usuário”.

“Mantemos nosso comprometimento em garantir a integração da marca STANLEY® em nosso portfólio”, afirma ele.

Com esse acordo estratégico, o Grupo Unità reforça seu compromisso em fornecer produtos e serviços alinhados com as demandas do mercado, somando a reputação da marca STANLEY®, com os valores do Grupo Unità no segmento.

O atendimento de pós-venda será exclusivo da rede da Unità, e em breve serão reveladas mais informações sobre a linha de motobombas e compressores que será lançada.


Sobre o Grupo Unità

O Grupo Unità, com centro de distribuição em Itajaí (SC), Jundiaí (SP) e Cabo de Santo Agostinho (PE) e sede administrativa na cidade catarinense e paulista, foi fundado em 2018, com o objetivo de suprir a necessidade de empresas chinesas em realizar o trabalho no Brasil no segmento da construção civil.

Desde então, vem crescendo exponencialmente e, atualmente, já conta com diversas marcas em seu portfólio.

Neste curto período de atuação, a empresa tem crescido em solo brasileiro, além de abrir novas unidades em outros locais do mundo, como Uruguai, Paraguai e México.

Mais informações estão no site www.grupounita.com.br ou pelo telefone (47) 3515-0880.

SANTOSPRESS COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Diretor de Atendimento – Rogério Amador

rogerio@santospress.com.br l (13) 97410-9725

 

Assessor de Imprensa – Jornalista Lucas Campos

lucas.campos@santospress.com.br l (13) 99795-9790

 

 

 

 



Contratações 2025 destacam Background Check e qualidade

Com a previsão de um ano de expansão para o mercado de trabalho, o Guia Salarial 2025 da Robert Half revela que 44% das empresas planejam abrir vagas permanentes, enquanto 32% preveem ampliar as contratações temporárias para projetos de até seis meses.  

O estudo também destaca a crescente demanda por profissionais qualificados, especialmente em áreas como tecnologia, vendas e marketing, o que implica desafios tanto para recrutadores quanto para as próprias empresas na hora de garantir contratações bem-sucedidas. 

Para Rodolpho Takahashi, CEO do Grupo IAUDIT, a aceleração no processo seletivo exige um cuidado redobrado na qualidade das contratações. “Em um cenário de ampliação das vagas permanentes e temporárias, é fundamental que as empresas se atentem à qualidade das contratações. A verificação de antecedentes, ou background check, tem se mostrado uma ferramenta estratégica nesse sentido, pois ajuda a mitigar riscos e garantir que as escolhas feitas estejam alinhadas com os valores da organização e com os requisitos de cada vaga”, afirma Takahashi. 

Sobre o Grupo IAUDIT 

O Grupo IAUDIT oferece auditorias, consultoria empresarial e tecnologia especialmente para Background Check, portal de apelação e Canal de Denúncias. 



Consultoria empresarial impulsiona crescimento das PMEs

As pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam desafios significativos ao buscar crescimento e expansão em um mercado cada vez mais competitivo. De acordo com a pesquisa Cabeça de Dono, realizada pelo Itaú Empresas e Instituto Locomotiva, 60% dos líderes das PMEs brasileiras têm a intenção de expandir seus negócios no próximo ano. Apesar da intenção positiva, a pesquisa também revela que 79% dos entrevistados estão esperançosos ou empolgados em relação à situação atual de suas empresas, mas muitos deles enfrentam dificuldades operacionais e de gestão. 

O estudo aponta que a acumulação de funções pelos líderes dessas empresas, muitas vezes responsáveis por múltiplos setores, pode prejudicar a gestão e a implementação de estratégias eficazes. Essa sobrecarga dificulta a visão estratégica e a tomada de decisões assertivas, elementos essenciais para o crescimento e a expansão dos negócios. 

Para Rodolpho Takahashi, CEO do Grupo IAUDIT, empresa especializada em auditorias e canal de denúncias, a consultoria empresarial surge como uma solução estratégica para apoiar as PMEs na superação desses obstáculos. “Consultores especializados oferecem uma visão externa e imparcial, ajudando a identificar pontos de melhoria, otimizar processos internos e implementar estratégias mais eficientes. Essa parceria permite que os líderes empresariais deleguem tarefas críticas e se concentrem em áreas estratégicas de crescimento”, afirma Takahashi. 

Sobre o Grupo IAUDIT 

O Grupo IAUDIT oferece auditorias, consultoria empresarial e tecnologia especialmente para Background Check, portal de apelação e Canal de Denúncias. 



Janeiro Branco destaca saúde mental no ambiente de trabalho

O Janeiro Branco, campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, é um marco no calendário brasileiro. Criada em 2014 pelo psicólogo, palestrante e escritor Leonardo Abrahão, a iniciativa busca mobilizar a sociedade sobre a importância de cuidar da mente e promover um ambiente mais acolhedor. Desde 2023, o Janeiro Branco é reconhecido como lei federal, reforçando seu papel como uma das principais campanhas de saúde mental no país. 

No ambiente corporativo, a saúde mental é um tema cada vez mais relevante. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgada pela Agência Brasil, em 2022, cerca de 15% dos trabalhadores adultos no mundo apresentaram algum tipo de transtorno mental, como depressão e ansiedade, que juntos custaram à economia global cerca de US$ 1 trilhão por ano em perda de produtividade. 

Canais de denúncias como aliados da saúde mental nas empresas 

No contexto empresarial, os canais de denúncias se mostram essenciais para criar um ambiente de trabalho mais saudável. Para Rodolpho Takahashi, CEO do Grupo IAUDIT, essas plataformas desempenham um papel importante na preservação da saúde mental dos colaboradores. 

“Os canais de denúncias não são apenas ferramentas de compliance, mas verdadeiros aliados no enfrentamento de comportamentos abusivos e no fortalecimento de uma cultura organizacional mais empática. Eles permitem que os colaboradores relatem situações como assédio moral ou pressão excessiva sem medo de represálias, promovendo um ambiente mais seguro e saudável”, destaca Takahashi. 

Sobre o Grupo IAUDIT 

O Grupo IAUDIT oferece auditorias, consultoria empresarial e tecnologia especialmente para Background Check, portal de apelação e Canal de Denúncias



ABCD amplia número de iniciativas em prol do setor de crédito digital em 2024

A Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), que representa as fintechs de crédito, encaminhou 33 manifestações, notas técnicas e ofícios a diversos órgãos ligados ao segmento em 2024, superando recorde do ano anterior. Em sua grande maioria pleitos de suas associadas, as iniciativas objetivam ampliar a segurança jurídica e fortalecer o ecossistema, estratégico para a democratização e descentralização do sistema financeiro brasileiro. 

No decorrer do ano, a ABCD manteve interlocução com instituições como Banco Central, Ministério da Fazenda (Secretaria de Reformas Econômicas e Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária), Ministério do Trabalho e Emprego (Secretaria Executiva e Secretaria de Proteção ao Trabalhador), INSS, Dataprev e ANPD, apresentando sugestões de aprimoramentos normativos baseados nos modelos de negócios das fintechs de crédito (SCDs, SEPs e Correspondentes Bancários Digitais).

Entre os principais temas tratados pela associação em 2024 figuram Reforma Tributária, Duplicatas Escriturais, SCDs como agentes de Gravames, Custo de Registro de Recebíveis, Saque-aniversário, Aprimoramento das normas para SCFIs (Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento), Investimento Estrangeiro nos Mercados Financeiros e de Capitais, BaaS e Consignado INSS. 

Conhecido como novo consignado privado, o eConsignado também manteve-se em pauta desde o segundo trimestre, quando a ABCD iniciou diálogo com o Secretaria de Proteção ao Trabalhador (SPT), do Ministério do Trabalho e Emprego, e com a Dataprev, para apresentar pleitos referentes à novidade, destacando as especificidades dos modelos de negócios das fintechs de crédito e a necessidade de isonomia competitiva, reforçando a relevância das empresas de crédito digital na oferta deste novo produto ao mercado. 

“O ano passado foi extremamente produtivo para a ABCD. Além de atuarmos em diversas frentes regulatórias e participarmos dos mais relevantes debates relacionados ao setor de crédito digital, passamos a integrar o Comitê Gestor da Autorregulação do Consignado INSS, em conjunto com a Febraban e ABBC”, afirma Claudia Amira, diretora-executiva da associação.  

“Fazer parte do comitê é de extrema importância para nossas associadas e para o mercado, uma vez que nos dá a oportunidade de dialogar com os bancos e representar os interesses das fintechs de crédito no âmbito das diversas discussões que ocorrem a respeito das regras e princípios que norteiam a Convenção do Consignado INSS”, completa. 

A diretora-executiva aponta ainda como destaques do ano o lançamento da quarta Pesquisa Fintechs de Crédito Digital, realizada pela associação e a PwC Brasil, estudo que já se consolidou como um importante retrato do mercado das fintechs de crédito, e o aumento do quadro de empresas associadas e parcerias comerciais. “Começamos 2025 já anunciando novas filiadas e preparando a próxima edição da pesquisa”, adianta Claudia. 

 



Bilinguismo estimula a memória e combate o declínio mental

O dicionário Michaelis da língua portuguesa define memória como a faculdade de lembrar e conservar ideias, imagens, impressões, conhecimentos e experiências, adquiridos no passado e habilidade de acessar essas informações na mente.

Alan Baddeley no artigo Working memory: looking back and looking forward publicado pela Nature Reviews Neuroscience define memória de trabalho como a habilidade do cérebro de manter e manipular informações temporárias para realizar tarefas complexas, como aprender e raciocinar. Funciona como uma memória de curto prazo, permitindo que o cérebro retenha informações importantes enquanto executa uma tarefa.

Por outro lado, Baddeley conceituou que a memória de longo prazo se refere à capacidade de armazenar informações por períodos prolongados, potencialmente por toda a vida. Esse tipo de memória é responsável por armazenar conhecimentos, experiências e habilidades adquiridas.

Ellen Bialystok, Fergus Craik e Gigi Luk no artigo Bilingualism: Consequences for mind and brain exploram como o bilinguismo afeta a memória de trabalho e a memória de longo prazo. Eles descobriram que falar dois idiomas reorganiza certas redes cerebrais, melhorando o controle executivo e, consequentemente, o desempenho cognitivo ao longo da vida. Isso acontece porque o bilinguismo exige que o cérebro gerencie e retenha informações em ambas as línguas simultaneamente, fortalecendo a memória de trabalho.

Além disso, a pesquisa mostra que o bilinguismo é especialmente benéfico na velhice, ajudando a proteger contra o declínio cognitivo. Este efeito, conhecido como reserva cognitiva, está associado a um atraso no início dos sintomas de demência, como os observados na doença de Alzheimer. Em resumo, o bilinguismo não só melhora a função cognitiva ao longo da vida, como também oferece proteção na idade avançada.

Vantagens contra o declínio cognitivo por aprender idiomas ao longo da Vida

O artigo de Fergus Craik e Ellen Bialystok Cognition through the lifespan: mechanisms of change explora como aprender idiomas ao longo da vida beneficia a cognição, especialmente a memória. Eles destacam que o impacto positivo do aprendizado de idiomas não se limita aos jovens. Para adultos mais velhos, essa prática é uma ferramenta valiosa para combater o declínio cognitivo relacionado ao envelhecimento.

No artigo Does bilingualism influence cognitive aging? Thomas H Bak, Jack J Nissan, Michael Allerhand e Ian Deary analisaram como o bilinguismo afeta o envelhecimento cognitivo. Eles concluíram que pessoas bilíngues tendem a experimentar um declínio cognitivo mais lento, sugerindo que aprender idiomas continuamente pode manter a mente ativa e saudável na idade adulta.

O estudo indica que o bilinguismo pode proteger contra o declínio cognitivo relacionado à idade, incluindo a redução dos sintomas de demência, independentemente de fatores como gênero, status socioeconômico ou imigração. Isso demonstra que o bilinguismo oferece benefícios cognitivos significativos.

Os benefícios do aprendizado de idiomas para crianças, jovens e adultos

O economista e escritor Diercio Ferreira franqueado da escola de idiomas Yázigi Pampulha em Belo Horizonte relata que “as descobertas científicas demonstraram que aprender idiomas é uma estratégia eficaz para diminuir o impacto do envelhecimento cognitivo, agindo como uma reserva que pode atrasar os sintomas de demência”.

O professor Diercio Ferreira também destaca que “aprender inglês ou qualquer outro idioma exige uma metodologia centrada em interações dinâmicas e personalizadas. Essa abordagem não só melhora o desempenho cognitivo dos alunos, como oferece benefícios significativos para a qualidade de vida, promovendo a saúde mental e o sucesso pessoal ao longo do tempo”.



Tattoo Week Rio inaugura categoria ‘Cidade Maravilhosa’ em sua 12ª edição

Em homenagem aos 460 anos do Rio, comemorado no dia 1 º de março, a cidade vai ganhar um novo cartão postal vivo a partir do dia 26 de janeiro. É que nesta data, será divulgado o vencedor da categoria inédita Cidade Maravilhosa da 12ª Tattoo Week, que premiará o trabalho mais impactante e original que represente as belezas da cidade, além de tatuagens de todas as técnicas e estilos. O evento acontece nos dias 24, 25 e 26 de janeiro (sexta a domingo), no Expo Mag, na Cidade Nova. 

“Estamos muito orgulhosos de trazer à cidade maravilhosa nossa 12ª edição da Tattoo Week, festival que integra o calendário oficial de eventos do Rio. A nova categoria do concurso é a nossa homenagem ao Rio e aos seus 460 anos. Tenho certeza que a disputa será acirrada e os trabalhos maravilhosos”, diz Esther Gawendo, diretora-executiva da Tattoo Week.

Com mais de 220 estandes de profissionais renomados no Brasil e no mundo e um público estimado de 30 mil pessoas durante o evento, a Tattoo Week segue continua apresentando novas técnicas, como o pontilhismo e realismo. Ao todo, são 28 categorias, além da especialmente criada para o Rio, a Cidade Maravilhosa.

Usando a tatuagem também como agente de transformação social, a convenção oferecerá 100 vagas para que mulheres com câncer, vítimas de violência e pessoas trans façam micropigmentação médica e estética para recuperar a autoestima, como refazer detalhes nas sobrancelhas, olhos, boca. 

Pacientes com câncer devem apresentar atestado médico e mulheres vítimas de violência apresentar medida protetiva. Uma parceria com o estúdio Make Cake, do especialista em micropigmentação Alan Spadone, um dos mais renomados no mercado.

Também serão oferecidas tatuagens de segurança para doentes crônicos, que podem salvar vidas em situações de emergência. “Quando um diabético desmaia na rua, por exemplo, o socorrista já sabe o que fazer, caso a pessoa tenha o símbolo da doença tatuado no braço”, explica Esther, ressaltando a versatilidade da tatuagem.

Para contemplar a arte em todos os seus segmentos, a Tattoo Week já tem shows confirmados para embalar o público no sábado, com Dj Saddam  e MV Bill.

Serviço 12ª Tattoo Week Rio

Espaço Mag – Rua Beatriz Larragoiti Lucas s/n- Cidade Nova, Centro- Rio (próximo das estações do metrô Estácio e Cidade Nova)

Horário: 12h às 22h 

Entrada gratuita na sexta-feira, dia 24 de janeiro, com a doação de dois quilos de alimento não perecível

Sábado e domingo: ingressos a partir de R$ 25 Ingressos on-line

Para maiores informações e inscrições, acessar: https://linktr.ee/atattooweek   



Prêmio INAC valoriza projetos em prol de uma sociedade mais justa

Abertas as inscrições para o Prêmio INAC de Integridade, que em sua 5ª edição amplia as categorias, incentivando universitários, pesquisadores, jornalistas, gestores públicos e privados, profissionais e empreendedores a apresentarem projetos relacionados às práticas de combate à corrupção e a construção de uma sociedade mais íntegra.

O Prêmio promove a sensibilização, mobilização e disseminação dos princípios e soluções concretas para combater práticas que tanto prejudicam o Brasil, a democracia e a economia.

Segundo Roberto Livianu, presidente do INAC – Instituto Não Aceito Corrupção – e procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo, o objetivo final do prêmio é valorizar e reconhecer trabalhos que possam ser aplicadas na prática e que contribuam para o combate à corrupção e a disseminação de valores republicanos.

Prêmio amplia categorias

Com sete categorias, o Prêmio insere neste ano a categoria “Integridade no Esporte”, setor em que muitas práticas antiéticas vêm ocorrendo.

As categorias incluem Academia, Tecnologia e Inovação, Boas práticas de governança, Jornalismo Investigativo, Comunicadores locais e Integridade no Esporte.

“Mantivemos a menção honrosa “Em prática”, reconhecendo projetos que venceram na edição anterior e o que realmente entrou em prática, tendo bons resultados”, destaca Livianu.

O melhor de todos os projetos vence como “Grande Prêmio” e a premiação deve ocorrer no final de maio no plenário da ALESP – Assembleia Legislativa de São Paulo.

Os projetos apresentados no Prêmio darão ao país uma verdadeira lição de cidadania, provando que existe muita gente habilitada pensando na melhoria das instituições. O Prêmio quer abraçar estas iniciativas com um corpo de jurados que inclui juristas, catedráticos, empreendedores, ex- ministros, jornalistas e associações de renome, como a ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.



Médica discute transição da pediatria para estética

O episódio #10 do podcast PODharmonizar 5576 trouxe como convidada a médica Dra. Lais Borges, que compartilhou sua trajetória ao migrar da pediatria e UTI neonatal para a dermatologia estética. Durante a conversa com o apresentador Ivan Grycuk, a médica discutiu os desafios da transição de área, a segurança no uso de preenchedores e histórias de pacientes que marcaram sua carreira.

A Dra. Lais começou sua jornada médica na pediatria, seguida por anos de trabalho em UTI neonatal. Durante a pandemia, ela decidiu mudar de área, conciliando a gravidez e desafios emocionais. “Eu acredito que foi um propósito de Deus na minha vida. Eu precisava passar pela pediatria e pela UTI para chegar à estética com a maturidade e a segurança que tenho hoje”, afirmou a médica.

No episódio, um dos principais tópicos abordados foi a segurança no uso de preenchedores e bioestimuladores. A Dra. Lais enfatizou a importância de capacitação técnica e do uso de produtos regulamentados. “As complicações geralmente estão relacionadas à falta de técnica e ao uso inadequado. Trabalhando com responsabilidade e conhecimento, os resultados são seguros e satisfatórios”, explicou.

Ela também compartilhou histórias de pacientes que buscaram a Revolumização Glútea como forma de recuperar a autoestima. Um exemplo citado foi de uma paciente pós-bariátrica, que perdeu 70 quilos e afirmou que o procedimento ajudou a melhorar sua qualidade de vida e autoestima. Outro caso foi o de uma mulher de 60 anos que, após o tratamento, usou biquíni pela primeira vez.

O uso de bioestimuladores como o Linnea Safe também foi discutido. “Ele é um poderoso bioestimulador de colágeno que entrega resultados duradouros, melhorando a firmeza da pele e o contorno corporal”, destacou a médica. Dra. Lais compartilhou ainda sua dedicação a cursos e treinamentos especializados em anatomia e técnica, com profissionais renomados como a Dra. Tábita Nunes e a Dra. Fernanda Bortolozo.

Durante o episódio, a médica também relatou os desafios pessoais ao adotar as redes sociais como ferramenta profissional. “Sempre fui tímida. No início, nem usava o celular para mostrar meu trabalho. Hoje vejo como a conexão com os pacientes é essencial”, afirmou Lais.

O PODharmonizar 5576, apresentado por Ivan Grycuk, é um programa de entrevistas sobre temas relevantes no campo da estética e da saúde. A terceira temporada do podcast está programada para começar em janeiro de 2025, com novos episódios focados em autoestima, bem-estar e avanços na área da estética.



PODharmonizar debate saúde e estética com Gaby Fontenelle

O episódio #32 do podcast PODharmonizar 5576 teve como convidada especial Gaby Fontenelle. Durante a conversa com o apresentador Ivan Grycuk, foram discutidos temas como saúde mental, padrões estéticos, TDAH e os bastidores da rotina de influenciadores digitais.

Gaby relembrou momentos de sua trajetória profissional, incluindo trabalhos no SBT, na Record e parcerias no cenário musical brasileiro. O episódio trouxe também relatos sobre os desafios da carreira artística e a busca pelo equilíbrio pessoal.

O tema dos padrões estéticos foi um dos destaques. Gaby comentou sobre a importância de escolhas conscientes relacionadas a procedimentos estéticos e destacou o impacto das redes sociais no comportamento e na autoestima. Ela pontuou: “Sou a favor dos procedimentos estéticos, mas tudo com equilíbrio. O importante é fazer por você, sem se comparar com ninguém.”

Outro tópico abordado foi o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Gaby compartilhou estratégias que utiliza para organização pessoal e falou sobre como influenciadores podem construir uma audiência engajada por meio da autenticidade.

Desde sua criação em 2023, o PODharmonizar 5576 apresenta discussões sobre bem-estar, saúde e estética, trazendo uma variedade de convidados. O programa aborda temas relevantes para a comunidade estética, médica e para o público geral, incluindo segurança em procedimentos e tendências no mercado estético.

“Logo na primeira temporada o podcast ficou no TOP 15% mais assistidos no Spotify. Em 2024, o crescimento do número de ouvintes foi de quase 80% e terminou o ano no TOP 20% mais assistidos da plataforma. Além disso, foi TOP 10 no Prêmio Melhores Podcasts do Brasil, na categoria Saúde e Bem-Estar.” contou Ivan Grycuk, apresentador e empresário da área da saúde.

Com início da 3ª temporada em janeiro de 2025, o PODharmonizar pretende seguir como uma plataforma de discussões relevantes no cenário de saúde e estética.



GDSUN investe R$ 14 milhões em nova usina solar no Ceará

A GDSUN inaugurou a Usina Fotovoltaica (UFV) Narcélio Silveira, no município de Horizonte (CE), um investimento de aproximadamente R$ 14 milhões. A usina recebeu o nome do engenheiro civil cearense Narcélio Silveira, que faleceu em maio do ano passado, aos 71 anos, como mais um registro de seu legado.

 “Com a conclusão da UFV Eng. Narcélio Silveira, o portfólio da GDSUN atinge 72 usinas solares em operação, distribuídas em 12 estados do Brasil. Batizamos a usina em homenagem a um admirador da engenharia e seus avanços tecnológicos. Narcélio era também um ser humano extraordinário, cuja bondade, sabedoria e caráter deixaram marcas profundas em todos que tiveram o privilégio de conviver com ele”, disse Pedro Fiuza, cofundador e sócio da GDSUN.

A unidade atenderá a demanda da Evolua Energia em mais uma ação que reforça o compromisso da empresa com a expansão da energia renovável no Brasil. “Com uma potência instalada de 2,75 MWp e geração de 5.554,2 MWh/ano, a UFV Eng. Narcélio Silveira terá capacidade suficiente para abastecer o equivalente a 35 mil residências anualmente. Com mais esse marco, reafirmamos o impacto socioambiental positivo dos projetos, consolidando nossa contribuição para uma matriz energética mais limpa e acessível”, destacou Simone Suarez, CEO da GDSUN.

Empresa amplia presença no Nordeste

Além da UFV Narcélio Silveira, a GDSUN mantém outros ativos de seu portfólio no Ceará: as UFVs Campestre I e II e a UFV Caracará, atualmente em implantação, que deverá ser energizada em breve. Os investimentos da empresa em usinas chegam a R$ 45 milhões no estado considerado potência para a produção de energia limpa, segundo a Absolar.

O plano de expansão da empresa na região inclui um investimento total de R$ 67 milhões para a implantação de  projetos solares também em Pernambuco (UFV Aliança) e na Bahia (UFVs Barra do Arará e Luiz Eduardo Magalhães II), com previsão para entrar em operação até o mês de abril de 2025.

Desde 2020, a GDSUN atua em todo o processo de desenvolvimento, construção, operação e manutenção de plantas de energia solar, que operam no mercado cativo dentro dos limites das normas de minigeração distribuída, participando do sistema de compensação de créditos.

 

 



SBC Medical lança aplicativo de tradução especializado em estética médica e fortalece a iniciativa “Clínicas focadas em captação de pacientes estrangeiros”

A Shonan Beauty Clinic, com o apoio da SBC Medical Group Holdings Incorporated (Nasdaq: SBC) (“SBC Medical” ou a “empresa”) em serviços de gerenciamento, anunciou hoje o lançamento de seu aplicativo de tradução exclusivo, feito sob medida para a equipe de estética médica, e a implementação em grande escala de sua iniciativa “Clínicas focadas em captação de pacientes estrangeiros”. Essa iniciativa inovadora foi projetada para atender à crescente demanda por turismo médico e garantir que os pacientes internacionais possam experimentar sem problemas os avançados tratamentos médicos estéticos do Japão.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250120432452/pt/

Shonan Beauty Clinic, supported by SBC Medical Group Holdings Incorporated (Nasdaq: SBC) in management services, today announced the launch of its proprietary translation app tailored for medical aesthetics staff and the full-scale implementation of its "Inbound-Focused Clinics" initiative. This groundbreaking move is designed to address the growing demand for medical tourism and ensure that international patients can seamlessly experience Japan's advanced medical aesthetic treatments. (Photo: Business Wire)

A Shonan Beauty Clinic, com o apoio da SBC Medical Group Holdings Incorporated, especialista em serviços de gerenciamento, anunciou hoje o lançamento de seu aplicativo de tradução exclusivo, feito sob medida para a equipe de estética médica, e a implementação em grande escala de sua iniciativa “Clínicas focadas em captação de pacientes estrangeiros”. Essa iniciativa inovadora foi projetada para atender à crescente demanda por turismo médico e garantir que os pacientes internacionais possam experimentar sem problemas os avançados tratamentos médicos estéticos. (Foto: Business Wire)

Capitalizando as oportunidades de expansão do turismo médico

Prevê-se que o mercado global de estética médica cresça a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 12,17% a partir de 2024, atingindo US$ 212,5 bilhões até 2032. Na Ásia, a crescente conscientização sobre os cuidados estéticos e o apelo cada vez maior do turismo médico estão posicionando países como Japão, Coreia do Sul e Tailândia como os principais destinos para pacientes internacionais. No Japão, o fluxo de pacientes estrangeiros que buscam tratamentos estéticos médicos de alta qualidade continua a aumentar. Somente a SBC recebe mais de 10.000 pacientes anualmente, com consultas que ultrapassam 20.000 por ano. A China continua sendo um dos principais impulsionadores do mercado, embora a demanda das regiões de língua inglesa também esteja aumentando. Reconhecendo essa tendência, a SBC está ampliando sua capacidade operacional e implementando soluções inovadoras para apoiar o crescimento sustentável nesse setor dinâmico.

Revolucionando a comunicação com um aplicativo de tradução especializado

Para abordar as barreiras linguísticas, a SBC desenvolveu um aplicativo de tradução de última geração, adaptado especificamente para estética médica. Este aplicativo garante a tradução precisa de terminologia especializada, facilitando a comunicação perfeita entre a equipe da clínica e os pacientes internacionais. Atualmente com suporte para inglês e chinês, o aplicativo desempenha um papel fundamental para permitir consultas tranquilas e explicações pré-tratamento. Ao criar um ambiente acolhedor onde o idioma não é obstáculo, a SBC capacita os pacientes a se sentirem seguros e confiantes em suas escolhas de tratamento. Os planos futuros incluem expandir os recursos de idioma do aplicativo e implementá-lo em todas as clínicas em todo o país, garantindo acessibilidade abrangente para uma clientela global.

“Clínicas focadas em captação de pacientes estrangeiros” para impulsionar o desenvolvimento regional

A SBC designou três locais emblemáticos – Shinjuku Main Clinic, Shinbashi-Ginza Clinic e Osaka Umeda Clinic – como “Clínicas focadas em captação de pacientes estrangeiros”. Essas instalações contam com concierges dedicados que falam inglês e chinês, garantindo uma comunicação confiável e sem interrupções. Para melhorar ainda mais a acessibilidade, a SBC planeja estender essa iniciativa para cidades importantes, incluindo Yokohama, Nagoya, Sendai e Sapporo. Com essas medidas em vigor, a empresa pretende dobrar seu volume anual de pacientes estrangeiros para 20.000 até este ano.

Uma visão para o futuro: o turismo médico como uma “infraestrutura de beleza”

A missão da SBC transcende o fornecimento de tratamentos estéticos. Ela se esforça para oferecer aos pacientes uma experiência inigualável de “beleza” e “confiança”, valores profundamente enraizados na cultura e na excelência tecnológica do Japão. Ao combinar a estética médica de última geração com o renomado calor da hospitalidade japonesa, a SBC está estabelecendo um novo padrão para o turismo em que a saúde, a beleza e a cultura se cruzam. Essa iniciativa não apenas impulsiona o turismo receptivo, mas também desempenha um papel vital na revitalização regional e no crescimento mais amplo do setor de turismo médico do Japão. Por meio de seu compromisso de “oferecer beleza além da medicina”, a SBC continua a redefinir o cenário global da estética médica e a inspirar pacientes em todo o mundo.

Sobre a SBC Medical

A SBC Medical, sediada em Irvine, Califórnia e Tóquio, Japão, possui e fornece serviços de gerenciamento e produtos para centros de tratamento cosmético. A empresa está focada principalmente em fornecer serviços de gerenciamento abrangentes para clínicas franqueadas, incluindo, mas não se limitando a necessidades de publicidade e marketing em várias plataformas (como redes de mídia social), gerenciamento de pessoal (como recrutamento e treinamento), reservas para clientes de clínicas franqueadas, assistência com aluguel de moradias e instalações para funcionários franqueados, construção e design de clínicas franqueadas, aquisição de equipamentos médicos e consumíveis médicos (revenda), fornecimento de produtos cosméticos para clínicas franqueadas para revenda a clientes da clínica, licenciamento do uso de tecnologias médicas com patente pendente e não patenteadas, uso de marca registrada e marca registrada, soluções de software de TI (incluindo, mas não se limitando a consultas médicas remotas), gerenciamento do programa de recompensas ao cliente da clínica franqueada (programa de pontos de fidelidade do cliente) e ferramentas de pagamento para as clínicas franqueadas.

Para mais informações, acesse https://sbc-holdings.com/

Declarações prospectivas

Este comunicado de imprensa contém declarações prospectivas. As declarações prospectivas não são fatos históricos ou declarações de condições atuais, mas representam apenas as crenças da empresa em relação a eventos e desempenho futuros, muitos dos quais, por sua natureza, são inerentemente incertos e fora do controle da empresa. Essas declarações prospectivas refletem as visões atuais da empresa com relação a, entre outras coisas, os planos e estratégias de lançamento de produtos da empresa; crescimento em receita e lucros; e perspectivas de negócios. Em alguns casos, as declarações prospectivas podem ser identificadas pelo uso de palavras como “pode”, “deve”, “espera”, “antecipa”, “contempla”, “estima”, “acredita”, “planeja”, “projeta”, “prevê”, “potencial”, “alvos” ou “expectativa” ou o negativo destes ou termos semelhantes. A empresa alerta os leitores para não depositarem confiança indevida em quaisquer declarações prospectivas, que são atuais apenas na data deste comunicado e estão sujeitas a vários riscos, incertezas, suposições ou mudanças em circunstâncias que são difíceis de prever ou quantificar. As declarações prospectivas são baseadas nas expectativas atuais da administração e não são garantias de desempenho futuro. A empresa não assume ou aceita qualquer obrigação de divulgar publicamente quaisquer atualizações ou revisões de quaisquer declarações prospectivas para refletir qualquer mudança em suas expectativas ou qualquer mudança em eventos, condições ou circunstâncias nas quais tais declarações se baseiam, exceto conforme exigido por lei. Fatores que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes das expectativas atuais podem surgir de tempos em tempos, e não é possível para a empresa prever todos eles; tais fatores incluem, entre outras coisas, mudanças nas condições econômicas, comerciais, competitivas, de mercado e regulatórias globais, regionais ou locais, e aquelas listadas sob o título “Fatores de risco” e em outras partes dos registros da empresa com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (a “SEC”), que estão acessíveis no site da SEC em www.sec.gov.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

SBC Medical Group Holdings Incorporated

Hikaru Fukui / Head of Investor Relations

e-mail: ir@sbc-holdings.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Estudo aponta dados do setor de máquinas e equipamentos

Segundo estudo divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o desempenho da indústria de máquinas e equipamentos no mês de outubro de 2024 marcou um ponto de virada para o setor. A receita líquida total de vendas alcançou R$ 26,3 bilhões, registrando um crescimento de 6,4% em relação ao mesmo período de 2023. Este é o primeiro resultado positivo na comparação interanual após 28 quedas consecutivas. Apesar de o acumulado do ano ainda mostrar retração em relação a 2023, o setor manteve a tendência de recuperação iniciada no segundo trimestre de 2024.

Conforme informado na publicação, as exportações também apresentaram resultados positivos, com um crescimento de 8,2% em relação a setembro de 2024. O volume exportado em outubro atingiu US$ 1,407 bilhão, sendo o melhor resultado mensal do ano. Entretanto, em comparação com outubro de 2023, houve uma leve queda de 0,6%, atribuída à redução nos preços médios das exportações. No acumulado do ano, as exportações ficaram 7% abaixo do resultado registrado no mesmo período do ano passado, mas a recuperação gradual é evidente.

Por outro lado, o relatório mostra que as importações de máquinas e equipamentos atingiram um dos melhores desempenhos históricos, alcançando US$ 2,7 bilhões em outubro, um aumento de 32,4% em relação ao mesmo mês de 2023. Este foi o segundo maior volume já registrado, ficando atrás apenas de maio de 2012. No entanto, o crescimento das importações não refletiu diretamente no consumo aparente nacional, que recuou quase 3% no acumulado de 2024. Ainda assim, em outubro, o consumo aparente apresentou uma leve alta tanto na comparação mensal quanto anual, com destaque para setores fora da agricultura, que enfrenta queda nos investimentos.

O relatório também aponta dados relacionados ao uso da capacidade instalada na indústria de máquinas e equipamentos, que chegou a 76,1% em outubro, um nível superior aos 75,9% registrados no mesmo período do ano passado. Em contrapartida, segundo o documento publicado, a carteira de pedidos sofreu uma redução de 3,3% em relação a outubro de 2023, embora segmentos como máquinas para a indústria de transformação tenham mostrado expansão.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia de aluguel de ferramentas para construção civil Franquias Trans Obra, afirmou que o desempenho apresentado pela indústria de máquinas e equipamentos em outubro de 2024, conforme os dados divulgados pela Abimaq, revela informações importantes para os empresários e investidores que atuam no setor de franquia aluguel de ferramentas e máquinas. José Antônio continuou dizendo que o crescimento de 6,4% na receita líquida de vendas após 28 meses de quedas consecutivas é um indicativo claro de retomada, reforçando a importância de se posicionar estrategicamente neste mercado em recuperação. “Para aqueles interessados em saber como comprar uma franquia nesse segmento, este momento de transição pode ser oportuno para analisar a viabilidade de novos investimentos”.

Ainda sobre o relatório, outro indicador positivo foi o mercado de trabalho no setor. Em outubro de 2024, a indústria de máquinas e equipamentos contabilizou 398 mil colaboradores, o que representou um aumento de 1,5% em relação ao mesmo mês de 2023. Este foi o terceiro mês consecutivo de saldo positivo no emprego, com a criação de 6 mil novos postos de trabalho no período. Apenas os setores de máquinas para infraestrutura e agricultura registraram demissões em relação ao mês anterior.

Perguntado sobre o estudo, José Antônio afirmou que os números apresentados reforçam a importância de acompanhar os indicadores econômicos e adaptar-se às mudanças do mercado. A recuperação gradual observada desde o segundo trimestre de 2024 oferece perspectivas promissoras, especialmente para franquias que se posicionarem de forma estratégica, investindo em inovação e serviços de qualidade. “Para o setor de locação de máquinas e equipamentos, a combinação de dados positivos e planejamento cuidadoso pode abrir novas oportunidades de crescimento e consolidação no mercado”.



Full Sail abre inscrições para CXP Teens January 2025

Estão abertas as inscrições para o Campus Experience Teens Edition, que acontece entre os dias 20 a 24 de janeiro de 2025, no campus da Full Sail University em Orlando, nos Estados Unidos. Podem participar adolescentes entre 13 e 17 anos de escolas parceiras da universidade no mundo todo.

O Campus Experience é uma semana de workshops e descobertas, realizada totalmente em inglês, com instrutores da Full Sail University. Há um custo de USD 500 por aluno, preço com desconto para estudantes que fazem o programa e que inclui almoço e um lanche da tarde de segunda a sexta-feira.

O programa exige visto de turista para todos os participantes. Em termos de viajar para Orlando, é possível viajar com os pais, que poderão levar o estudante ao campus de segunda a sexta, das 10h às 17h, além de participar de algumas das atividades, que são abertas aos responsáveis.

Além disso, em cada edição, há escolas que criam seu próprio grupo de estudantes, selecionam, agenciam e desenvolvem arranjos de viagem exclusivos para seus alunos. Se esse for o caso, o participante também deve informar a Full Sail University já ao preencher seu formulário de inscrição.

O que esperar do Campus XP Teens Edition?

Todos os participantes desenvolverão oito projetos diferentes durante o Campus XP Teens Edition. Assim, ao final da semana, os participantes terão criado um miniportfólio de projetos da área de economia criativa e tecnologias emergentes.

Olival destaca que os participantes que concluírem todas as tarefas do programa receberão uma carta de reconhecimento de participação, que poderá ajudar nos processos de admissão, caso decidam se candidatar para estudar no exterior.

“Mais do que projetos e um certificado de participação, os alunos que embarcarem nessa aventura aprenderão sobre indústrias e tendências da economia atual que abrirão um leque de possibilidades para suas futuras carreiras, à medida que acumulam repertório e experiência nas áreas que estudarão durante o programa”, afirma Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University.

Olival destaca que o Campus Experience Teens Edition foi desenvolvido para jovens que sabem o quanto é importante começar a pensar no seu futuro e carreira. “O mundo está em constante mudança, e o mercado de trabalho também: sempre se reinventando”, afirma.

Ela destaca que a economia criativa oferece inúmeras opções de emprego. “Participar dessa imersão em nosso campus na Flórida é uma alternativa para aprender o que a economia criativa pode oferecer para sua vida profissional”, complementa.

Atividade promove interação em inglês e experiência imersiva

Olival ressalta que todas as atividades do Campus Experience Teens Edition são oferecidas em inglês, sem tradução. Os participantes não precisam ser nativos, mas é necessário um nível mínimo de habilidades de comunicação, pois se envolverão em exercícios ativos durante a semana.

Segundo a Community Outreach Director da Full Sail University, o principal objetivo é garantir que mais jovens visitem a universidade e que tenham uma experiência imersiva, conhecendo todos os estúdios, laboratórios, projetos, aulas e prêmios.

“Queremos que todos possam ter uma visão do que é investir em uma carreira criativa. Além disso, o evento promove a integração entre os alunos e escolas parceiras por meio de passeios, palestras internas nos colégios e iniciativas com alunos em outros projetos, como Game Jam e Tech Fest”, detalha.

Para Olival, imersões in loco, como o Campus Experience Teens Edition, são importantes para os jovens que desejam ingressar na indústria criativa. “Na Full Sail e dentro da CXP, os jovens conseguem ter atividades que são ‘mão na massa’, sem ficar apenas no teórico. Eles passeiam, conhecem, aprendem e conversam, e isso deve acontecer pessoalmente para que a experiência seja completa”, explica.

Para mais informações, basta acessar: https://fs-courses.com/campusxp/2025/jan/



Sparkle Clean Tech licencia tecnologias de tratamento de água para petróleo e gás da Siemens Energy, Inc.

A Sparkle Clean Tech, fornecedora global de tecnologias de processo e soluções de energia orientadas por valor para clientes do setor de petróleo e gás, tem o prazer de anunciar que chegou a um acordo com a Siemens Energy para licenciar a Propriedade Intelectual de seu portfólio de tecnologia de soluções de água relacionadas ao setor de petróleo e gás. A licença inclui tecnologias para tratamento primário, secundário e terciário de água oleosa, como placas corrugadas, hidrociclones, unidades de flotação, filtros Walnut Shell, bem como tecnologias de tratamento baseadas em membranas regeneráveis. Essa licença inclui propriedade intelectual, como patentes, direitos autorais e segredos comerciais. As tecnologias atendem efetivamente às necessidades de água e águas residuais do setor de petróleo e gás.

A Sparkle Clean Tech licenciará a Monosep™ Nutshell Filtration da Siemens Energy; a tecnologia de adsorção Perfomedia™; a Flotação Veirsep™ e Spinsep™ com Bombas Brise DGF ou Educadores; a FoldedFlo™ DAF; os Hidrociclones Líquido/Líquido com Revestimentos TL1.05™; e os Separadores de Placa Corrugada, juntamente com a propriedade intelectual associada.

A integração dessas tecnologias expandirá o portfólio de ofertas sustentáveis e integradas da Sparkle Clean Tech para o tratamento de água e águas residuais produzidas em instalações de exploração e produção de petróleo e gás.

Mike Foster, diretor da Sparkle Clean Tech, afirmou: “A gestão de água e efluentes na exploração e produção de petróleo e gás é essencial para nossos clientes, que buscam soluções para melhorar a eficiência, tornar suas operações mais sustentáveis e cumprir as regulamentações e normas ambientais. Essa licença se soma ao nosso crescente portfólio de tecnologias integradas e oferece mais uma solução sustentável para nossos clientes”.

Sumeet Mehra, CEO da Sparkle Clean Tech, declarou ainda: “Estamos entusiasmados em anunciar a licença das tecnologias de tratamento de água e efluentes para petróleo e gás da Siemens Energy. Essa decisão estratégica reforça nosso compromisso em oferecer soluções abrangentes e sustentáveis aos nossos clientes na indústria de petróleo e gás. A adição dessas tecnologias de ponta ao nosso portfólio não apenas amplia nossas capacidades, mas também fortalece nossa posição como líder em soluções integradas para água. Estamos confiantes de que essas licenças terão um papel significativo no apoio às metas de eficiência e redução de resíduos de nossos clientes, ao mesmo tempo em que contribuem para a preservação do meio ambiente”.

O portfólio de tecnologias licenciadas concentra-se no tratamento de águas residuais de petróleo e gás dos poços de produção, enquanto o processo Brise & Perfomedia oferece uma solução eficiente de tratamento de águas residuais projetada para remover poluentes das águas residuais produzidas. Ambos os processos oferecem avanços significativos no gerenciamento de resíduos no setor de petróleo e gás.

A Sparkle Clean Tech tem o compromisso de promover a inovação e a sustentabilidade no setor de petróleo e gás. Ao licenciar as tecnologias de tratamento de água upstream da Siemens Energy, a Sparkle Clean Tech tem como objetivo oferecer soluções abrangentes que apoiem as metas de desperdício e eficiência dos clientes, além de contribuir para a preservação ambiental.

Sobre a Sparkle Clean Tech:

A Sparkle Clean Tech é uma fornecedora global de tecnologias de processo e soluções energéticas orientadas por valor para clientes de petróleo e gás upstream. Com foco na sustentabilidade e inovação, a Sparkle Clean Tech busca otimizar operações e apoiar os objetivos ambientais dos clientes, ao mesmo tempo em que impulsiona a eficiência e a rentabilidade.

Outras soluções da Sparkle Clean Tech incluem tecnologias de tratamento para o gerenciamento de água e de águas residuais. Utilizando tecnologias especializadas de ultrafiltração, osmose reversa, dessalinização e água de alta pureza, a Sparkle atende às necessidades de diversos setores, incluindo lítio, microeletrônica e mineração, entre outros. Com uma presença global de clientes, a Sparkle executou vários projetos nas Américas, na Europa, na Ásia e no Oriente Médio.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Para perguntas da mídia ou mais informações, entre em contato:

Assessoria de imprensa:

Nome: Priyadarshini Mazumdar

Gerente de comunicações corporativas

priyadarshini@sctwater.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Alunos e professores de Rio Preto embarcam para expedição no Projeto Rondon

A contagem regressiva terminou. Um grupo de alunos e professores da Faculdade de Medicina FACERES embarcou rumo a Heliodora, em Minas Gerais, para participar da Operação Sul de Minas I do Projeto Rondon. A expedição, que acontecerá até dia 31 de janeiro de 2025, pretende transformar a realidade da comunidade local, com cerca de seis mil habitantes.

Composto por duas professoras e oito alunos, o grupo da FACERES levará consigo uma bagagem repleta de projetos cuidadosamente planejados para atender às necessidades da região. As ações abrangem diversas áreas, como saúde, educação, cultura e meio ambiente, buscando promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.

Entre os projetos que serão colocados em prática, destacam-se:

  • Farmácia Viva: uma iniciativa que visa incentivar o uso de plantas medicinais e capacitar a comunidade a cultivar, colher e produzir medicamentos naturais como complemento à medicina tradicional.
  • Sabores e Tradições Mineiras: um projeto que busca preservar e valorizar a rica culinária local, promovendo o intercâmbio cultural e o desenvolvimento econômico da região.

A aluna de medicina e vice-presidente do Núcleo do Rondon na FACERES, Alessandra Resende Romanielo, expressa a empolgação do grupo para a partida: “Estamos muito animados para finalmente colocar nossos projetos em prática e contribuir para o desenvolvimento da comunidade de Heliodora. Esperamos que as oficinas que elaboramos possam levar conhecimento, informação e desenvolvimento para as pessoas que vamos atender.”

A professora adjunta Talita Valentino, que participou da viagem precursora, reforça a importância do planejamento prévio para o sucesso da expedição: “A visita a Heliodora foi fundamental para alinharmos nossas propostas às necessidades reais da comunidade. Trabalhamos em conjunto com a prefeitura, lideranças locais e moradores para garantir que nossas ações sejam efetivas e tragam benefícios duradouros.”

A preparação, complementa a professora, garante que as atividades atendam aos objetivos do Projeto Rondon, como a inclusão social e a busca por soluções sustentáveis. “Ter esse contato direto com autoridades, educadores, profissionais de saúde, comerciantes, produtores e empreendedores locais, garante que as atividades atendam aos objetivos do projeto, como oferecer soluções sustentáveis para a inclusão social”.

Dra. Patrícia Cury, professora da FACERES ressalta a honra de participar de um projeto com mais de 50 anos de história, que une a troca de experiências entre alunos universitários e a comunidade local. “Esperamos fazer uma troca de experiências muito bonita, que vai enriquecer a todos e contribuir com uma maior cidadania e solidariedade entre as pessoas, especialmente nesse mundo tão polarizado e egoísta. Se eu puder definir o Projeto Rondon em uma palavra, seria aprendizado!”

A participação no Projeto Rondon representa uma oportunidade para os estudantes da FACERES aplicarem seus conhecimentos teóricos na prática e vivenciarem uma outra realidade social. A experiência visa proporcionar aos futuros profissionais da saúde uma visão mais ampla do Brasil e fortalecerá a importância do trabalho em equipe para a promoção da saúde e do bem-estar social.



Mais uma vez, Brasil vence maratona da NASA

O Brasil está em festa pois 3 equipes brasileiras estão dentre as 10 melhores na maior maratona de tecnologia do mundo, o NASA SPACE APPS CHALLENGE.

Uma das equipes vencedoras é a de estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mas escolheram competir por Maceió – AL. Eles alcançaram um feito histórico ao desenvolver um projeto que visa detectar com precisão o início de eventos sísmicos (terremotos) em Marte e na Lua usando dados de velocidade do solo. O grupo trabalhou com um modelo de redes neurais artificiais profundas para filtrar as informações recebidas pelas missões de sismologia e responder ao desafio de identificar a localização precisa dessas ocorrências.

Esta conquista destaca o talento e a inovação brasileiras em um dos maiores hackathons de tecnologia e inovação do mundo.

A equipe vencedora por Maceió – AL, com o apoio fundamental da Comunidade Hackathon Brasil, apresentou uma solução que chamou a atenção dos jurados por sua criatividade, impacto e viabilidade. Desde 2019, a Hackathon Brasil, uma organização sem fins lucrativos, tem prestado suporte à organização e participação brasileira no desafio da NASA, promovendo conexões, mentorias e oportunidades para talentos emergentes no país.

“Esta vitória é o reflexo do enorme potencial dos jovens brasileiros e da força da nossa comunidade de inovação. A Hackathon Brasil sente-se honrada em apoiar iniciativas que colocam o Brasil no topo da inovação mundial”, declarou Richard Tordoya, fundador da Comunidade HB.

O evento deste ano contou com a participação de mais de 15 mil equipes de 163 países, consolidando-se como uma competição de proporções globais. O Brasil foi representado por sete projetos finalistas, um marco significativo para o país, reafirmando seu lugar no cenário internacional de inovação.

Sobre a equipe vencedora pela cidade de Maceió – AL

O grupo é formado por Alailton José Alves Junior, Ana Carolina Miziara Sabino de Oliveira Borges, Antonio Teixeira da Matos, Gabriel Ribeiro Filice Chayb, Gustavo Ferreira Tavares e Larissa Borges de Mello, todos da UFU.

Outras duas equipes brasileiras, de Campinas (SP) e Florianópolis (SC), chegaram ao pódio e estão dentre as 10 equipes campeãs globais. 

Equipe de Campinas

O time Connected Earth Museum (Museu da Terra Conectada) desenvolveu uma experiência imersiva para todas as idades, onde os usuários exploram um museu virtual que conecta sistemas e fenômenos globais, aumentando a conscientização sobre as mudanças climáticas e seus impactos no planeta. Guiados por um anfitrião de IA através de uma galeria mágica, os usuários interagem com sete quadros responsivos que apresentam visualizações 3D e 2D de dados da NASA e de outras agências. Esses quadros incluem séries temporais sobre temperatura da Terra, temperatura dos oceanos, densidade populacional, emissões de carbono, incêndios florestais e dados em tempo real sobre ventos e umidade.

Integrantes: Alexander Toledo Mendes, Lucas Nogueira Roberto, Luc Joffily Ribas, Gabriel, Matheus Gasparotto Lozano, Pedro Carvalho Cintra e Riccardo Carvalho Sofer

Equipe de Florianópolis – SC

A equipe I.O. desenvolveu uma solução que utiliza os dados abertos da NASA para enfrentar desafios ambientais críticos. Seu projeto é focado no uso de imagens de satélite e agentes de IA para monitorar incêndios florestais e dados climáticos em tempo real, fornecendo insights acionáveis para esforços de conservação em todo o mundo. Ao integrar diversas fontes de dados, a plataforma da equipe I.O. permite que agricultores detectem incêndios florestais rapidamente e implementem medidas eficazes de combate.

Integrantes: Frank Mendes Rolim, Jan Felix Koeppen, Rafael Galate Baptista Ribeiro, Ryan Zernach e Victoria Moraes

O NASA Space Apps Challenge é uma competição anual que desafia mentes criativas a resolver problemas reais utilizando dados abertos da NASA. Além de ser uma plataforma para soluções inovadoras, o evento também fomenta a colaboração global e o uso da tecnologia para o bem da humanidade.

Com esta conquista, o Brasil reafirma sua posição como um dos líderes em criatividade e inovação no cenário internacional. Estas equipes não apenas levam orgulho ao país, mas também inspiram outras gerações a acreditar no poder transformador da ciência e da tecnologia.

A live do anúncio oficial e mais detalhes estão disponíveis em:  https://hackathonbrasil.com.br/nasa/ 

Sobre a Comunidade Hackathon Brasil 

A Comunidade Hackathon Brasil é uma entidade sem fins lucrativos que, desde 2019, atua na organização do Hackathon da NASA no Brasil. A instituição tem como missão fomentar a inovação, conectar talentos e promover o desenvolvimento tecnológico através de desafios e maratonas de programação.



Agentes de IA são tendência nos negócios para 2025

À medida que a tecnologia avança, os agentes de inteligência artificial (IA) estão se tornando um dos pilares estratégicos para o sucesso empresarial. Especialistas preveem ser uma das principais apostas em tecnologia para 2025, já que esses agentes estarão integrados às operações das empresas, transformando a maneira como negócios são conduzidos em todo o mundo. 

Os agentes de IA são sistemas baseados em inteligência artificial que utilizam aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e automação para executar tarefas complexas. Eles atuam como “colaboradores virtuais”, capazes de tomar decisões, interagir com humanos e outras máquinas e adaptar-se a situações em tempo real. 

Desde assistentes virtuais, como o ChatGPT, até agentes autônomos para análise de dados, os exemplos variam amplamente em termos de funcionalidade e aplicação. 

A Dataside, consultoria focada em dados, IA e negócios, compartilhou cinco tendências do uso de agentes de IA no mundo dos negócios:  

Experiência personalizada para o cliente  

Com acesso a dados em tempo real, esses agentes podem prever comportamentos do consumidor, oferecer recomendações precisas e resolver problemas com eficiência sem a necessidade de intervenção humana. 

Automação e eficiência operacional 

Em setores como logística, saúde e finanças, os agentes de IA estão automatizando processos complexos, como a gestão de cadeias de suprimento e análises financeiras detalhadas. Isso reduz custos e melhora a eficiência. 

Assistência para pequenas e médias empresas  

Soluções baseadas em IA estão se tornando mais acessíveis, permitindo que pequenas e médias empresas aproveitem os benefícios. Ferramentas como chatbots e CRMs automatizados tornam as operações mais ágeis e competitivas. 

Segurança e ética 

Com o aumento da dependência de IA, questões sobre segurança de dados e ética estão em alta. Empresas que integram práticas de IA transparentes e éticas terão uma vantagem competitiva em termos de confiança do consumidor. 

Tomada de decisão baseada em dados 

Agentes de IA agora são capazes de analisar grandes volumes de dados em segundos, fornecendo insights acionáveis para decisões estratégicas. Isso é essencial em setores como marketing, onde a agilidade nas respostas às tendências é crucial. 

Para saber mais sobre agentes de IA no mundo dos negócios, basta acessar o site www.belake.ai 



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