Home Blog Page 27

Lexxen expande atendimento e projeta banco digital próprio

Nos últimos anos, o mercado de pagamentos eletrônicos tem passado por constante evolução e adaptação às demandas de consumidores e empresas. Embora haja uma digitalização acelerada dos métodos de cobrança, impulsionada pela pandemia e pela popularização do Pix, o uso de maquininhas transformou o comportamento dos consumidores e das empresas.

De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae, cerca de 56% dos empresários brasileiros contam com máquina de cartão de crédito/débito na empresa. O levantamento observou, ainda, uma variação positiva de 17% no volume de empresários que usam essa modalidade de pagamento em cinco anos.

Para Thiago Antunes, sócio da Lexxen, o índice revelado pela pesquisa reflete a necessidade de acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor, que cada vez mais prefere meios de pagamento digitais pela praticidade e segurança. “Há uma busca crescente por soluções que combinam praticidade, segurança e custo-benefício, o que abre espaço para inovações como as maquininhas POS, que vão além do processamento de pagamentos”.

O empresário ainda atribui o número à facilidade na adesão às maquininhas, com modelos acessíveis e contratos simplificados, a redução do uso de dinheiro físico, promovida pela digitalização e pelo Pix e também ao crescimento do e-commerce e da omnicanalidade, que demandam soluções integradas de pagamento.

2025: ano de expansão

Para o fundador e CEO da Lexxen, Alex Martenexen, 2024 foi um marco de crescimento e consolidação para a empresa com a ampliação do portfólio de soluções e com o fortalecimento de parcerias estratégicas. “Ofertamos ao mercado de pagamentos nossas soluções tecnológicas e que têm como premissa serem mais acessíveis. Além disso, conseguimos expandir nossa base de clientes, buscando levar eficiência e inovação a diferentes setores da economia”.

Até o ano passado, o atendimento da empresa era focado apenas no estado de Goiás. No entanto, o CEO ressalta que desde o início de 2025 a companhia passou a atender o Brasil todo. “Nosso foco será diversificar nossas soluções para atender às necessidades de um mercado em constante evolução.”

“Entre os planos para este ano estão o lançamento do nosso próprio banco digital, oferecendo contas empresariais e serviços financeiros, cartão de crédito corporativo e pré-pago, para proporcionar maior controle e flexibilidade para os nossos clientes, soluções de pagamentos internacionais, uma plataforma de gestão de gastos e uma solução de processamento de pagamentos e checkouts online integrados”, completa Martenexen.

Antunes aproveita para destacar que o ano anterior também foi marcado pelo lançamento de novos modelos de maquininhas POS, com funcionalidades que atendem desde pequenos empreendedores até grandes empresas, além do aumento da capilaridade em todo o Brasil, com suporte técnico e comercial em mais localidades.

“Também firmamos parcerias estratégicas com marketplaces e fintechs, permitindo integrações que agregam mais valor aos nossos serviços, e demos início a projetos de integração com sistemas de gestão (ERP), com objetivo de proporcionar maior otimização às operações dos nossos clientes”, acrescenta.

Novas maquininhas

O fundador salienta que as maquininhas oferecem funcionalidades além do pagamento convencional, tornando-as uma opção para empresas que buscam otimizar suas operações. Os equipamentos possuem conexão via Wi-Fi, 4G e Bluetooth, o que busca garantir mobilidade e alta performance. Também é possível imprimir os comprovantes diretamente no dispositivo.

“Além disso, oferecem uma gestão integrada de vendas, com relatórios detalhados em tempo real e a aceitação de múltiplos métodos de pagamento, incluindo Pix, cartões de crédito/débito, QR Code e carteiras digitais. Os aparelhos também suportam programas de fidelidade”, evidencia Martenexen.

De acordo com o sócio da companhia, é importante ressaltar que o mercado de pagamentos está cada vez mais competitivo, e que o diferencial das empresas será sua capacidade de entregar soluções completas e adaptáveis. “Na Lexxen, acreditamos que as maquininhas POS devem ser ferramentas de transformação para os negócios, integrando pagamentos, gestão e análise em um único dispositivo”, finaliza Antunes.

Para saber mais, basta acessar: http://www.lexxen.com



Sanção do Marco Legal dos Seguros deve modernizar o setor

A sanção oficial do Marco Legal dos Seguros (Lei 15.040/2024) representa um momento crucial para o setor no Brasil. Essa nova legislação visa modernizar e aprimorar as regras de contratos de seguros, buscando trazer maior segurança jurídica e transparência para as transações entre seguradoras e consumidores.

A nova lei foi elaborada após um amplo debate, que contou com a participação de representantes do setor, órgãos de proteção ao consumidor e intermediários. Um dos principais objetivos é eliminar as lacunas e ambiguidades que existiam nas relações entre as partes envolvidas, promovendo um ambiente mais estável e previsível.

“Esse novo conjunto de regras estabelece um ambiente mais moderno, competitivo e transparente, com ênfase na inovação, o que abre novas possibilidades para seguradoras, corretores e consumidores”, avalia Priscila Andreis Pinto, analista técnica e jurídica de Seguros da Genebra Seguros.

A especialista destaca que a medida é motivo de otimismo, especialmente por sua capacidade de flexibilizar a regulação, tornando o setor mais dinâmico e receptivo a novas ideias. “A competição tende a aumentar, o que, em última instância, deve beneficiar os consumidores com mais opções de produtos e preços mais acessíveis”.

Além disso, Andreis afirma que o incentivo à inovação, por meio do uso de tecnologias de ponta, é uma das maiores promessas, pois cria oportunidades para soluções mais modernas, adequadas às necessidades do público. “No entanto, é fundamental entender que a transformação trazida por esse marco não será imediata. Sua eficácia dependerá, em grande parte, da implementação das novas regras, da adaptação do mercado e da proteção efetiva dos direitos dos consumidores”.

Uma das mudanças mais importantes é que as seguradoras não poderão mais cancelar o contrato de seguro por conta própria. “A proibição da extinção unilateral do contrato pela seguradora e a ampliação do prazo para aceitação tácita de uma proposta de seguro, que passa de 15 para 25 dias, são as alterações que mais contribuirão para a proteção ao consumidor”, afirma o profissional.

A proposta também aborda princípios, regras, prazos de carência e prescrição e normas específicas para seguros individuais ou coletivos. Andreis ressalta ainda que, “embora o potencial de mudança seja significativo, é essencial acompanhar de perto a evolução dessa transformação e garantir que os benefícios esperados se concretizem ao longo do tempo”.

Benefícios para o mercado

Com a modernização das regras, espera-se um crescimento significativo no mercado de seguros no Brasil. De acordo com a especialista, as seguradoras terão mais liberdade para adaptar seus produtos às novas exigências do mercado, enquanto a maior transparência e uma regulação mais flexível deverão fortalecer a confiança dos consumidores.

Para as empresas que dependem do seguro garantia para cumprir suas obrigações contratuais, Andreis reconhece que isso pode gerar mais alternativas, condições mais vantajosas e maior segurança jurídica. “No que diz respeito ao seguro garantia, a flexibilização das regras e o estímulo ao resseguro podem resultar em uma redução de custos”.

“Além disso, haverá mais opções de cobertura e ajustes nas condições para contratos mais longos ou complexos. Isso pode gerar novas oportunidades de uso do seguro garantia em projetos de infraestrutura e obras públicas, que frequentemente se beneficiam dessa modalidade”, acrescenta.

“Contudo, como ocorre com qualquer mudança regulatória, o sucesso desses impactos dependerá da correta implementação das novas regras e da capacidade do mercado de se adaptar a essas transformações”, completa a representante da Genebra Seguros.

Para saber mais, basta acessar: https://www.genebraseguros.com.br



Seguro de vida: projeto de lei proíbe reajuste para idosos

O Projeto de Lei 754/24, que prevê a proibição de reajuste nas parcelas de seguro de vida para pessoas com mais de 60 anos, foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados em dezembro de 2024.

O texto substitutivo, apresentado pelo relator da comissão, deputado federal Sargento Portugal (Pode-RJ), alterou a proposta original indicada pelo deputado federal Jonas Donizette (PSB-SP), que previa alterações no Código Civil. 

Para Gabriel Graffetti, especialista da Genebra Seguros Empresariais, a proposta promove a inclusão social e oferece segurança financeira ao proteger idosos de aumentos significativos em uma fase da vida em que a renda frequentemente diminui e os custos com saúde tendem a aumentar.

“A medida permite que mais idosos mantenham acesso a esse tipo de proteção e reforça os princípios do Estatuto do Idoso, que defende condições justas e igualitárias para pessoas dessa faixa etária”, pontua Graffetti.

O Estatuto do Idoso proíbe a discriminação por idade em contratos e serviços para garantir tratamento equitativo e respeito à dignidade da pessoa idosa. A proposta aprovada beneficia idosos que tenham mantido o contrato de seguro por, no mínimo, dez anos consecutivos com a mesma seguradora.

Segundo o especialista, a iniciativa também aponta para a necessidade de repensar políticas públicas e soluções privadas que atendam à população idosa, em um cenário de envelhecimento populacional. “Proteções como essa ajudam a criar um ambiente mais justo e equilibrado para todos os cidadãos”, declara.

Mudanças e consequências para o mercado de seguros

De acordo com Graffetti, atualmente as seguradoras aplicam aumentos nos prêmios com base na idade e têm como justificativa o maior risco associado à longevidade. No entanto, caso a lei seja aprovada, as seguradoras precisarão recalcular seus modelos de precificação.

“As seguradoras terão que revisar seus modelos atuariais para ajustar os cálculos de risco e precificação, incorporando os custos com a população idosa. A mudança exigirá adaptação, mas também poderá abrir novas oportunidades de mercado”, explica o especialista. 

Graffetti destaca que o PL limita a proibição a reajustes baseados exclusivamente na mudança de faixa etária. Isso significa que outros tipos de reajustes, como os motivados pela inflação, podem continuar a ser aplicados, desde que respeitem normas e limites estabelecidos por regulamentações do setor. “A iniciativa apresenta similaridades com a Lei dos Planos de Saúde, que já regula aumentos para idosos no setor de saúde suplementar. No entanto, é essencial que o PL sobre seguro de vida inclua regulamentações detalhadas, para equilibrar a proteção ao consumidor e a sustentabilidade do setor”.

O profissional defende que a regulamentação específica do PL dependerá de ajustes que definam como serão calculados os reajustes permitidos, como no caso de índices de inflação, e quais mecanismos serão usados para evitar que seguradoras deixem de oferecer seguros para idosos.

O especialista destaca ainda que a nova legislação poderá exigir adaptações nos contratos vigentes para garantir conformidade, o que pode gerar custos jurídicos e administrativos. Porém, ele também acredita que as empresas poderão buscar alternativas, como distribuir os custos entre outros segurados ou usar estratégias diferenciadas para atrair novos clientes.

O PL tramita em caráter conclusivo, quando é dispensada a deliberação do plenário e o projeto é votado apenas por comissões designadas para a análise e, portanto, será analisado pelas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para tornar lei, é necessária a aprovação do projeto pela Câmara e pelo Senado.

Para saber mais, basta acessar: genebraseguros.com.br/



Projeções visuais: especificações técnicas fazem a diferença

Ao escolher um projetor, é importante entender as diferenças entre os tipos de projeção, os ambientes onde serão utilizados e as especificações técnicas que determinam a qualidade da imagem.

De acordo com o especialista da Global Projetores, Eduardo Vieira, o primeiro ponto a ser analisado é a melhor projeção a ser aplicada de acordo com o espaço desejado. A projeção tradicional segue o formato retangular padrão 16:9, mais utilizado em casas e escritórios, segundo o profissional. 

Já a projeção panorâmica oferece um formato Ultra WideScreen, com maior largura e altura reduzida. Esse formato ocupa melhor o campo de visão, criando uma experiência visual mais imersiva. “Projeções panorâmicas são comuns em ambientes como templos religiosos e simuladores de aviação, onde a imersão é um fator determinante”, observa o profissional.

Apesar de serem mais populares, resoluções como FULL HD ou 4K nem sempre são as melhores opções. A distância entre o público e a projeção é um fator-chave. “Se você está distante da tela, a alta resolução pode ser irrelevante, como ocorre em projeções panorâmicas. Por outro lado, em ambientes menores, como salas de reunião, cada pixel conta”, explica Eduardo. 

 Lumens x ANSI Lumens

Dois termos que podem causar confusão, Lumens e ANSI Lumens são essenciais na escolha de um projetor quando se trata da intensidade da luz. Segundo o profissional da Global Projetores, enquanto a Lumens representa a quantidade total de luz emitida, a ANSI Lumens segue um padrão internacional definido pelo American National Standards Institute, o que garante uma medição mais uniforme, permitindo comparações justas entre projetores.

Ainda de acordo com Eduardo, marcas conhecidas e certificadas, como Optoma, Benq e Viewsonic, adotam ANSI Lumens em suas especificações, enquanto fabricantes não certificados podem “usar Lumens para gerar um número maior e induzir os usuários ao erro”.

Assim, a padronização dos ANSI Lumens é muito importante para avaliar a qualidade da projeção. “Essa medida ajuda a determinar não apenas o brilho, mas também o desempenho em diferentes distâncias e condições de iluminação. Por exemplo, um projetor de curta distância pode entregar mais brilho em um ambiente pequeno, mesmo com um número menor de ANSI Lumens”, enfatiza o especialista. 

“Da mesma forma como em um carro a potência do motor influencia a rapidez para atingir uma determinada velocidade, nos projetores ao tipo de lente afeta o desempenho da projeção, sendo lente convencional ou curta distância, mais próximo, menos ANSI Lumens”, exemplifica.

O profissional também explica que o nível de luminosidade adequado varia de acordo com o ambiente. Em salas escuras, por exemplo, projetores com menor número de ANSI Lumens podem ser suficientes. Já em locais mais iluminados, é necessário um número mais alto para garantir visibilidade.

“Com ANSI Lumens é possível medir com precisão a quantidade de luz necessária para cada ambiente. Por outro lado, projetores que utilizam Lumens podem apresentar resultados inconsistentes devido à falta de padronização”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar o site da Global Projetores https://www.globalprojetores.com.br/ 



Medidas podem evitar a incidência de cupins em residências

Os cupins podem causar danos em residências, comprometendo estruturas, móveis e até mesmo a segurança dos moradores. Sendo exemplo de tal problemática, uma moradora de Maringá (PR) gastou cerca de R$ 40 mil entre despesas com materiais e novos móveis por conta da infestação de cupins em sua casa ao longo de dez anos, conforme reportagem do G1.

Em áreas urbanas, os cupins atacam madeiramento de prédios públicos, museus, peças e móveis de madeira, livros e documentos de papel, como mostra uma publicação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

A infestação por cupins, muitas vezes, passa despercebida até que os danos sejam extensos, resultando em prejuízos financeiros e estruturais. Vinicius Finavaro, responsável técnico pela Off Pragas Dedetizadora, ressalta que é preciso prestar atenção aos sinais de infestação e às melhores formas de prevenção e combate a essa praga urbana.

Segundo o especialista, os principais sinais de infestação de cupins em casa incluem túneis ou galerias de barro: “Os cupins constroem túneis visíveis na superfície das paredes, madeiras e outros materiais, que são uma clara indicação de que estão se alimentando”.

De acordo com Finavaro, madeira oca é outro elemento que aponta para a existência de cupins em uma residência. “Ao bater em um móvel ou estrutura de madeira, se o som for oco, isso pode indicar que os cupins estão consumindo o interior da madeira”, explica. 

Além disso, também vale ficar atento à presença de alados. Durante a primavera e o verão, os cupins alados saem para formar novas colônias. “Se você observar muitos cupins alados dentro de casa, pode ser sinal de uma infestação. Madeira com buracos visíveis ou fragmentos soltos, que caem facilmente, também são sinais de ação dos cupins”, alerta. 

Cuidados diários podem ajudar a evitar a presença de cupins

Segundo Finavaro, a adoção de algumas práticas simples pode ajudar a prevenir a presença de cupins em casa, tais como:

  • Manter a casa seca: os cupins precisam de umidade para sobreviver, portanto, manter a casa seca, especialmente em áreas como porões e sótãos, ajuda a evitar a infestação;
  • Verificar e reparar vazamentos: vazamentos em tubulações e telhados podem criar ambientes úmidos que atraem os cupins;
  • Armazenar madeira de forma adequada: não deixar madeira, papel ou outros materiais orgânicos em contato direto com o solo, onde os cupins podem facilmente acessá-los;
  • Limpeza e manutenção constantes: limpar áreas onde há acúmulo de madeira ou material orgânico, como quintais e depósitos, para evitar que sirvam de alimento para os cupins;
  • Inspeções regulares: realizar inspeções periódicas nas estruturas de madeira para detectar sinais precoces de infestação.

Tratamentos preventivos podem evitar cupins

Segundo Finavaro, existem vários tratamentos preventivos que podem ser aplicados para proteger a madeira contra cupins, incluindo produtos à base de Ciproconazol e Imidacloprido, substâncias ativas usadas para tratar a madeira.

“O óleo de laranja é uma opção mais natural que pode ser aplicada em madeiras para ajudar a repelir os cupins. Além disso, é possível investir em tratamentos com termita-repelentes: produtos específicos, como o borato de sódio, protegem a madeira e evitam a ação dos cupins”, explica.

Outra dica do especialista é investir em selantes e vernizes especiais em móveis e estruturas de madeira, já que isso ajuda a criar uma barreira protetora contra cupins e outros insetos.

“Exposição ao calor ou radiação UV também ajuda. Algumas opções de tratamento utilizam altas temperaturas ou luz ultravioleta para eliminar ou repelir os cupins”, explica.

Inspeções profissionais periódicas podem ajudar

O responsável técnico pela Off Pragas Dedetizadora chama a atenção para a importância de contratar inspeções profissionais periódicas para prevenir ou identificar cupins:

  • Identificação precoce de infestação: muitas vezes, os sinais de infestação de cupins são discretos e podem passar despercebidos. Profissionais conseguem identificar esses sinais e prevenir danos graves;
  • Acompanhamento e controle de pragas: além de identificar a presença de cupins, uma empresa especializada pode realizar o controle e tratamento adequados, oferecendo soluções específicas;
  • Prevenção de danos maiores: como os cupins podem comprometer a estrutura da casa, a detecção precoce ajuda a evitar danos significativos e os altos custos de reparo;
  • Orientações e recomendações: um especialista pode fornecer dicas de manutenção e cuidados, além de recomendar tratamentos preventivos para garantir que a infestação não volte a acontecer.

Para mais informações, basta acessar: https://offpragasdedetizacao.com.br/descupinizacao/



País tem quase 39 milhões de profissionais na informalidade

Em média, 38,933 milhões de brasileiros trabalham de modo informal. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apurada pelo Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE) no trimestre até agosto de 2023.

De acordo com o levantamento, compartilhado pela CNN Brasil, mais 613 mil cidadãos do país atuam como profissionais informais. No período, a geração de vagas no mercado de trabalho foi de 1,254 milhão no total.

Wallisson Deziderio, fundador da Billion Contabilidade, destaca que o custo da máquina pública influencia a tomada de decisão na hora da contratação.

“É comum as pequenas empresas trabalharem na informalidade devido ao custo da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)”, afirma. “Um funcionário CLT pode chegar a custar 183% a mais do seu salário para uma empresa, o custo da CLT influencia na hora da contratação”, explica.

Deziderio ressalta que, muitas vezes, o empregador tem medo de contratar e não ter caixa o suficiente para honrar com os custos ou a rescisão. 

Para Deziderio, é crucial que as empresas contratantes estejam em conformidade com as obrigações trabalhistas e previdenciárias por diversas razões:

  • Evitar sanções legais e multas: o não cumprimento das leis trabalhistas e previdenciárias pode resultar em multas pesadas, ações judiciais e, até mesmo, em sanções administrativas. Isso inclui a imposição de encargos adicionais, como juros e correção monetária sobre valores não pagos corretamente;
  • Reduzir o risco de processos trabalhistas: empresas que não cumprem com suas obrigações podem ser alvo de processos trabalhistas, que podem gerar custos e prejudicar a reputação da marca. Processos envolvendo questões como horas extras não pagas, desvios de função ou demissões irregulares são comuns;
  • Segurança jurídica: a conformidade reduz os riscos de interpretações equivocadas das leis, garantindo maior previsibilidade e segurança jurídica para a empresa, evitando surpresas desagradáveis no futuro.

Informalidade pode gerar problemas

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revelou que a maior parte das empreendedoras do país atuam de forma informal.

Segundo a pesquisa “Mulheres Empreendedoras”, realizada com mulheres de todas as capitais do país, à frente de negócios dos setores de comércio varejista e serviços, 61% das empresárias não possuem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e atuam na informalidade. 

O fundador da Billion Contabilidade ressalta que as empresas que não estão em conformidade com as leis trabalhistas estão expostas a diversos cenários negativos, como multas e sanções legais:

  • Multas governamentais: empresas que violam as leis trabalhistas podem ser penalizadas com multas “pesadas”. A fiscalização é realizada por órgãos como o Ministério do Trabalho e o INSS, e as infrações podem resultar em multas por não pagamento de direitos, não cumprimento de normas de segurança ou falhas na documentação;
  • Ações judiciais: os empregados podem ingressar com ações trabalhistas para cobrar direitos não pagos ou respeitados, como horas extras, férias, 13º salário, e outros benefícios. A empresa pode ser condenada a pagar indenizações, juros e correção monetária;
  • Danos morais: em alguns casos, as empresas podem ser responsabilizadas por danos morais, especialmente quando há assédio, discriminação ou outras práticas abusivas;
  • Risco de processo judicial: a falta de conformidade pode levar a um aumento no número de ações trabalhistas. Em um cenário mais grave, a empresa pode ser obrigada a arcar com um amplo volume de processos e indenizações. Isso impacta diretamente o fluxo de caixa e pode resultar em sérios danos financeiros.

Consultoria de departamento pessoal e contábil 

Na visão de Deziderio, uma consultoria de departamento pessoal e contábil é uma aliada para as empresas que buscam garantir a conformidade com as leis trabalhistas e fiscais.

“Além de prevenir passivos trabalhistas e multas, os profissionais oferecem suporte contínuo para otimizar a gestão de recursos humanos e reduzir riscos financeiros”, afirma o especialista. “Investir em consultoria especializada é uma forma de proteger a empresa de problemas legais, melhorar o clima organizacional e garantir que os direitos dos trabalhadores sejam devidamente respeitados”, articula.

O fundador da Billion Contabilidade explica, ainda, que, embora o papel principal de uma contabilidade seja a gestão financeira, contadores especializados também podem desempenhar funções na administração das questões trabalhistas e fiscais, ajudando a garantir que a empresa esteja em conformidade com a legislação. 

Para mais informações, basta acessar: https://www.billioncontabilidade.com.br/



Aurora Fine Brands aposta em bebida argentina neste verão

Fernet Branca, marca italiana com mais de 175 anos de história, é relançada no país pela Aurora Fine Brands neste verão. A iniciativa faz parte do novo momento da bebida que passa a ser importada diretamente da Argentina.  Originário da Itália,  Fernet Branca ganhou notoriedade na Argentina, onde a combinação com Coca-Cola se tornou um ícone da cultura local. A Fratelli Branca, com mais de 175 anos de história, busca agora conquistar o paladar dos brasileiros com esse drinque clássico.

Segundo a Aurora Fine Brands, o relançamento de Fratelli Branca no mercado brasileiro representa um marco importante para a empresa e para o segmento de bebidas alcoólicas. A importadora acredita que a combinação de tradição, qualidade e uma estratégia de mercado bem definida possam posicionar a marca para um futuro promissor no país.

“O Brasil é um mercado vibrante e com um grande potencial para marcas como a Fernet Branca. Acreditamos que o Fernet Cola irá conquistar os brasileiros em busca de novas experiências e sabores marcantes. Nosso objetivo é torná-lo popular nos bares e baladas”, afirma Marcelo Pereira, Gerente de Divisão de Bebidas da Aurora Fine Brands, representante de Fernet Branca no país.

Para conquistar o paladar dos brasileiros, a estratégia é promover o drinque internacional Fernet Cola. O coquetel, que há anos é muito popular na Argentina, traz uma combinação entre o amargor característico do Fernet Branca e a doçura da Coca-Cola. “O Fernet Cola é perfeito para quem busca novas experiências e sabores marcantes. Queremos torná-lo popular em bares e baladas da moda, e em ocasiões que vão do churrasco com amigos até uma noite de festa”, afirma Marcelo Pereira

“Acreditamos que o mercado oferece um enorme potencial para a nossa marca, e estamos preparados para atrair novos consumidores e fortalecer nossa presença no país. A Fratelli Branca dá, portanto,  importante passo em sua expansão no Brasil. Com a importação direta da Argentina,  Fernet Branca, uma das bebidas mais icônicas do mundo, estará ainda mais próxima dos consumidores brasileiros”, afirma Javier Saez, Gerente Regional de Marketing da Fratelli Branca Destilaria.

Para os amantes do Fernet Cola, a bebida já está disponível em diversos bares da cidade, como Bell’s, Boteco Belmonte, Boteco São Bento (Vila Madalena e Santo André), Cariri, Goroh, Grindhouse, Paramount 2, São Conrado (Itaim e Vila Madalena) e Sylvester.

Fernet Branca é distribuída pela Aurora Fine Brands e pode ser encontrada nos principais pontos de venda do país. Preço sugerido: R$ 149,00 (750ml).

SOBRE AURORA FINE BRANDS

Com mais de 75 anos de experiência, a Aurora Fine Brands foi fundada em 1921 em Hamburgo, na Alemanha, e atua na importação e distribuição exclusiva de bebidas e alimentos finos no Brasil, para onde a companhia migrou em 1946.

Estruturada em quatro divisões: Alimentos, Confectionery, Destilados & Licores, e Vinhos (divisão também conhecida como Inovini), representa e desenvolve mais de 60 marcas internacionais em seu portfólio, entre elas o snack de arroz Kalassi, conservas Bonduelle, mostardas Maille, geleias St. Dalfour, chocolates Baci Perugina, tequila Jose Cuervo, Licor 43 e, na Inovini, os vinhos Louis Latour (França), Dr Loosen (Alemanha), Golan Heights (Israel), Laurent-Perrier (Champagne/França), Penfolds (Austrália) e Alfa Crux (Argentina) entre outras.

 



Media Training ganha holofote no mundo corporativo

No ambiente corporativo, cada vez mais competitivo, saber se comunicar com precisão e carisma deixou de ser apenas uma habilidade interessante e tornou-se essencial. Para Estela Marys, especialista em Media Training, essa competência é o grande diferencial que separa líderes de destaque de gestores médios. Estela Marys, que há mais de uma década treina lideranças políticas em Brasília, revela que tem recebido convites para entregar essas mesmas técnicas a executivos do setor privado. 

“O grande diferencial do Media Training do político é que ele não é um curso teórico, mas um treinamento intensivo e direto ao ponto, com técnicas avançadas que transformam a forma como as lideranças se comunicam, interna e externamente, e é exatamente essa assertividade na comunicação de políticos bem treinados que tem chamado a atenção do mercado privado”, explica.

O treinamento, segundo Estela, foca não apenas em técnicas de fala, mas em como construir uma narrativa estruturada, capaz de convencer e cativar a opinião do público. “Assim como na política, no mundo empresarial, quem sabe bem articular seu ponto de vista da história, conquista atenção e respeito. É uma vantagem competitiva imensa, especialmente ao lidar com a imprensa”, destaca.

Um dos pilares do Media Training é preparar líderes para situações de alta exposição, como entrevistas, crises e apresentações públicas. Estela enfatiza que a forma como um executivo se posiciona diante das câmeras ou em reuniões estratégicas pode definir as decisões e abrir (ou fechar) portas. “O que digo para meus mentorados é: sua comunicação é sua maior força ou fraqueza. Ela pode acelerar sua carreira, estagnar seus resultados ou afundar sua trajetória”.

A especialista ainda defende que a comunicação eficaz é mais do que técnica: é emoção. “Se você não consegue emocionar sua audiência, não importa a clareza de seu discurso, ele não terá impacto. As pessoas se conectam com histórias, portanto, o que não emociona, não funciona”.

Media Training: benefícios práticos para empresas e executivos

Estela aponta que o Media Training vai além do treinamento individual. Ele fortalece a confiança de toda a corporação. “Quando os gestores sabem dialogar com a imprensa, a empresa ganha destaque no mercado. É uma oportunidade de moldar a percepção pública, fortalecer valores e construir autoridade.”

Entre os benefícios destacados estão:

* Aumento da confiança pessoal e profissional: líderes se sentem mais seguros para enfrentar entrevistas e discursos públicos.

* Gerenciamento de crises: saber comunicar-se especificamente em momentos críticos protege a imagem da empresa.

* Engajamento e influência: colaboradores bem treinados engajam equipes e parceiros, transmitindo mensagens com clareza e impacto.

* Posicionamento estratégico: empresas que se comunicam bem ganham espaço na mídia e consolidam sua marca no mercado.

‘Day Training’ 

Para quem deseja adquirir essas habilidades de forma intensiva, Estela oferece o Day Training, um programa in company focado em entregar as principais técnicas de comunicação em um único dia. “É um treinamento dinâmico e prático, com simulações de entrevistas, análise de postura e construção de mensagens estratégicas”, explica.

Além de ensinar técnicas, o Day Training trabalha com o fortalecimento da autoconfiança e o diagnóstico dos ruídos que interferem a imagem. “O objetivo não é transformar alguém em outra pessoa, mas lapidar suas capacidades e construir uma comunicação que reflita sua essência, de forma estratégica e eficiente”.

O telefone para agendamento é: (11) 99383-3556 ou (61) 99175-8773.



Reconhecer a cidadania italiana ficará mais caro em 2025

O parlamento da Itália aprovou um aumento significativo nas taxas de reconhecimento da cidadania italiana, que está em vigor desde 1° de janeiro. A nova medida, incluída na Lei Orçamentária para 2025, eleva o custo para €600 (R$ 3,8 mil na cotação atual) por pessoa em processos via judicial, modalidade reconhecida por Jus Sanguinis. Até 2024,  conforme estipulado pela legislação anterior, o valor cobrado para processos de dupla cidadania era de €545 por requerimento.

O princípio jurídico de Jus Sanguinis, regulamentado pelas normas italianas, assegura a transmissão da cidadania por descendência, sem limite de gerações. Esse processo, fundamentado no direito de sangue, permite que descendentes de italianos, independentemente do local de nascimento, formalizem sua conexão com o país.

O relatório Cittadini Non Comunitari in Italia, publicado em outubro do ano passado pelo Instituto Nacional de Estatística da Itália (ISTAT), apresenta o número de naturalizações por Jus Sanguinis, que em 2023 foi de aproximadamente 30.000 processos — um aumento de +31% em comparação com o ano anterior. Esse dado destaca o crescente interesse de descendentes em formalizar seus vínculos com o país, uma vez que, ao adquirir a dupla cidadania, os ítalo-descendentes passam a ter acesso a benefícios como o passaporte europeu, a liberdade de circulação pela União Europeia e a possibilidade de residir e trabalhar legalmente nos países membros do território. 

A nova taxa para o reconhecimento da cidadania italiana por via judicial gerou preocupação entre especialistas e solicitantes. A medida pode representar um desafio financeiro, especialmente para famílias que optam por realizar o processo em grupo. “O impacto do aumento nas taxas será significativo. Antes uma família de quatro pessoas, por exemplo, podia dar início ao pedido de cidadania com uma taxa única de €545. Agora, será €600 por pessoa e o custo total para esse mesmo grupo passa a ser de €2.400”, explica Mariana Freitas, coordenadora do núcleo de cidadania italiana na WeVisa.

Mariana também alerta para as consequências mais amplas da medida, que podem impactar negativamente a relação dos descendentes com a Itália. “Medidas como essa enfraquecem os laços culturais e afastam potenciais cidadãos, inclusive os brasileiros, que poderiam contribuir ativamente para o desenvolvimento do país, seja por meio de consumo, trabalho ou empreendedorismo”, afirma. 

A WeVisa, assessoria especializada em processos consulares e mobilidade global, oferece suporte para brasileiros interessados no reconhecimento da cidadania italiana. Com sedes em São Paulo, Miami e advogados representantes na Itália. A empresa realiza desde a análise genealógica até o acompanhamento judicial, transcrição no comune, atualizações de dados cadastrais no A.I.R.E, monitoramento e agendamento de passaportes e naturalização por casamento.

“Diante das mudanças, é fundamental que as famílias interessadas planejem o processo com atenção e busquem orientação qualificada para garantir que todas as exigências legais sejam atendidas”, finaliza a especialista.

Para saber mais, basta acessar: https://wevisa.com.br/



Chuvas intensas impulsionam consumo de água sanitária

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, as altas temperaturas e os temporais de verão costumam resultar num aumento significativo nos casos de dengue. O ano de 2024 registrou o maior número de casos de dengue da história do país, acendendo o alerta para este verão. Entre janeiro e dezembro do último ano foram reportados mais de 6,5 milhões de infecções e cerca de seis mil mortes pela doença.  Estudo publicado pela Fiocruz revelou que um crescimento de 10% na média mensal de chuvas em determinadas regiões pode elevar em até 15% o número de casos de dengue.

O documento diz, ainda, que esse aumento é atribuído às condições ideais criadas pelas chuvas para a reprodução do mosquito Aedes aegypti. A água parada em objetos descartados, como garrafas e pneus, é um dos principais focos de proliferação do inseto. Relatórios internacionais, como o da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), corroboram esses achados, destacando que os países da área tropical estão entre os mais vulneráveis à dengue durante a estação chuvosa. Argentina, Brasil, Colômbia e México respondem por 90% dos casos e 88% das mortes – com o Brasil registrando a maioria.

Com o aumento dos casos de dengue e das chuvas, há uma mudança perceptível nos hábitos de consumo, especialmente no uso de produtos de limpeza. Segundo o anuário da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA), o consumo de água sanitária aumentou 20% nos meses de verão de 2024 em comparação com o ano anterior. Isso está diretamente relacionado às campanhas de prevenção de saúde que promovem o uso do produto para desinfetar água acumulada e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

Para reduzir os impactos combinados das chuvas e da dengue, especialistas recomendam a limpeza regular de ambientes, eliminando água acumulada em calhas, pratos de plantas e recipientes em áreas externas. Além disso, o uso de água sanitária em locais de risco é fundamental para minimizar focos do mosquito e manter a segurança sanitária. Essas informações estão presentes no site do Ministério da Saúde – que alerta para a importância de campanhas de conscientização para incentivar a população a adotar medidas preventivas e reduzir os impactos das chuvas nesta época do ano.

De acordo com João César de Freitas, diretor comercial da Katrium Indústrias Químicas, fornecedora de cloro para o tratamento de água do Estado do Rio de Janeiro, o uso da água sanitária é fundamental na prevenção de doenças que se intensificam com as chuvas de verão, principalmente em comunidades com alta densidade populacional – em que um único mosquito pode fazer várias vítimas. “A relação entre o aumento das chuvas, os casos de dengue e o consumo de produtos de limpeza evidencia a importância de medidas integradas de prevenção e conscientização. Investir em infraestrutura urbana para minimizar alagamentos, bem como ampliar campanhas de educação sanitária, são passos cruciais para enfrentar esse desafio cíclico”.

Freitas explica em detalhes as características da água sanitária: “Sua base é o hipoclorito de sódio, empregado tanto na desinfecção de ambientes, como na potabilização da água, no tratamento de piscinas, efluentes industriais etc. Diluir uma tampinha de água sanitária em um litro de água deve ser o principal recurso – além de ser o mais econômico – na limpeza de cozinhas e banheiros, bancadas, mesas de bares e restaurantes, na rega de plantas (já que nessa proporção é inofensiva ao meio ambiente) etc.”

O executivo informa que, além de ajudar a prevenir contra doenças provocadas pelo Aedes aegypti, o uso de água sanitária também é utilizado na prevenção da leptospirose – doença transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais, especialmente de ratos. “Durante as enchentes, pessoas e animais estão muito mais expostos a esse tipo de contaminação. Assim como aconteceu na epidemia de Covid-19, a população deveria se acostumar a reforçar a limpeza dos lares, escolas, clubes, instituições de saúde e todo negócio voltado para o atendimento público com água sanitária”.



Líder global em quiosques de cosméticos planeja expansão

A Touti, marca brasileira especializada na fabricação de perfumes e produtos de cuidados pessoais, superou a marca de 870 quiosques, se tornando a maior rede de cosméticos do mundo neste modelo de negócios em 2024. 

Os números constam de um levantamento feito pela Kick Off Consulting e M&A, especialista na expansão, repasse, gestão e internacionalização de franquias, a partir de dados da NRF (National Retail Federation) e empresas de pesquisa globais, como a Estatista.

Fundada no Recife em 2016, a Touti fechou 2024 com um crescimento de 24% na comparação com o ano anterior. 

“O sucesso da Touti reflete não apenas o crescimento da marca no mercado brasileiro, mas também a força da indústria de franquias”, diz Diogo Costa, founder e CEO da empresa. 

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apoiam a fala do executivo. Segundo a entidade, o setor consolidou-se como um dos mais dinâmicos da economia nacional em 2024. No terceiro trimestre, o faturamento do setor atingiu R$ 70,2 bilhões, representando um aumento de 12,9% em relação ao mesmo período de 2023. 

Na avaliação de Costa, o crescimento da Touti foi impulsionado por sua estratégia de franquias, na qual são oferecidos três formatos de negócios: 

  • Quiosque Smart: modelo de apenas 1m² ideal para ser instalado em supermercados, galerias, shoppings, estações de metrô, entre outros locais de fluxo intenso de pessoas;  
  • Quiosque Full: modelo de franquia voltado para ser instalado em shopping, com dois tipos de tamanhos 3m² ou 6m²;  
  • Loja: modelo criado em 2021 com o intuito de gerar representatividade nos centros comerciais do Brasil e para os shoppings que não aceitam a entrada do quiosque Full, o tamanho da loja varia entre 7m² e 15m². 

“Muitos empreendedores iniciantes estão aderindo ao formato Smart por sua eficiência operacional e custos significativamente mais baixos em comparação aos modelos tradicionais”, afirma Costa. 

Esse modelo pede investimento inicial de R$ 12 mil, já contando com a taxa de franquia de R$ 5 mil, R$ 2 mil de capital de giro e R$ 5 mil de taxa de estoque. Além disso, o franqueado paga uma taxa mensal de aluguel do quiosque para franqueadora e receberá o kit enxoval de inauguração.  

“A Touti reconhece esse potencial e tem investido fortemente nesse modelo, que atualmente se destaca como o mais comercializado e acessível dentro da rede, impulsionando a expansão do negócio”, continua Costa, que ressalta ser o prazo médio de retorno estimado em cinco meses. 

Outro fator que pode ajudar a entender o impulsionamento da empresa é o fato de que a empresa conta com dois centros distribuição próprios no Sudeste e no Nordeste.  

Além disso, a marca conta com mais de 70 tipos de perfumes de fabricação própria com tecnologia desenvolvida para o clima brasileiro. Sem contar que os produtos da empresa são veganos e não testados em animais. 

A Touti também tem investido em novos produtos exclusivos, que incluem perfumes oficiais de grandes clubes de futebol europeus, como Barcelona, PSG e Manchester City, além de fragrâncias assinadas por artistas e influencers. 

Projeções para o futuro 

Neste cenário, a Touti tem planos de expansão e estima atingir 1050 pontos de venda até o final de 2025. A marca já tem uma forte presença em diversas regiões do país, chegando a ser considera umas das dez maiores microfranquias em 2023 pela ABF.

Segundo Dayane Corina, coordenadora de expansão da Touti, a empresa está comprometida em continuar expandindo os negócios. Por causa disso, a empresa tem focado na abertura de novas franquias em cidades onde não tem operação. 

“A Touti busca constantemente aprimorar a qualidade de seus produtos, lançar novidades e fortalecer o relacionamento com consumidores e parceiros. Também busca expandir suas operações com consciência social e ambiental, por exemplo, com produtos veganos e não testado em animais”, destaca Dayane. 

“Nossa principal missão é continuar crescendo com responsabilidade, contribuindo cada vez mais para a sociedade e para o mundo, com dedicação, inovação, compromisso e alto desempenho”, completa ela. 

Para mais informações, basta acessar: touticosmetics.com.br



Estudar moda na Europa transforma carreiras e conexões

O mercado da moda é reconhecido como um dos setores mais dinâmicos e competitivos no cenário global. E para muitos profissionais, estudar na Europa pode ter um grande impacto em suas carreiras. As cidades de Paris e Milão são reconhecidas como centros de inovação, design e mercado de luxo, já que nelas se encontram sediadas muitas das maiores grifes do mercado internacional da moda.

Dessa forma, os profissionais que têm a oportunidade de estudar e acompanhar a rotina desses lugares – que, juntamente com Nova Iorque e Londres, recebem grandes eventos de moda -, estudar moda na Europa podem ampliar as conexões e gerar novas oportunidades de trabalho.

Dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – ABIT mostram que o Brasil emprega 1,3 milhão de pessoas formalmente e 8 milhões de pessoas contabilizando os indiretos e efeito renda, dos quais 60% são de mão de obra feminina. 

Embora o mercado esteja em constante expansão, é provável que as melhores oportunidades estejam acessíveis aos profissionais mais capacitados e atualizados. Por isso, muitos profissionais almejam essa oportunidade de estudo, considerando que a experiência pode impulsionar carreiras e ampliar redes de contatos indispensáveis no setor.

Além da capacitação técnica, o aprofundamento em moda, estilo pessoal e tendências contribui para fortalecer a imagem pessoal e profissional no mercado. Em um mundo dominado pelas mídias sociais, o posicionamento estratégico e a comunicação de expertise profissional tornaram-se habilidades amplamente valorizadas.

A Europa se posiciona como o epicentro da moda global. De um lado, Paris, que concentra algumas das maisons e ateliês de moda mais influentes do mundo. E, de outro lado, Milão, cidade italiana reconhecida pela excelência em design, unindo tradição à modernidade.

Uma carreira com visão global

A combinação de aprendizado teórico, práticas imersivas e acesso a uma ampla rede de contatos pode ser determinante para enfrentar os desafios e as demandas do setor de moda. A participação em cursos nas chamadas capitais da moda proporciona acesso a eventos exclusivos, como desfiles de alta costura e semanas de moda, além de oferecer uma visão prática sobre o funcionamento da indústria no dia a dia.

Algumas empresas tornam essa experiência acessível, conectando tradição e inovação em programas que capacitam profissionais para se destacarem no cenário global. Além de oferecer aprendizado técnico, esses cursos representam uma oportunidade de construir uma carreira sólida, baseada em experiências exclusivas e alinhadas às tendências globais.

Para mais informações, basta acessar: https://www.passaportefashionista.com/

 



Cirion expande sua rede de fibra óptica no México

Cirion Technologies, provedor de infraestrutura digital e tecnologia na América Latina, continua expandindo sua rede de fibra no México, com um novo duto de fibra, preparado para IA, melhorando a conectividade entre a Cidade do México e Querétaro. Esta expansão tem como objetivo fornecer uma infraestrutura de última geração aos clientes da empresa, que requerem conectividade dedicada, infraestrutura de TI e presença na nuvem na região.

Depois de assinar um acordo estratégico com a Gold Data, a Cirion está expandindo sua presença conectando data centers na Cidade do México e Querétaro. Este movimento fortalece a infraestrutura preparada para IA ao assegurar um duto subterrâneo, que será utilizado para expandir a rede de fibra óptica da Cirion na região.

“Isso destaca os contínuos esforços da Cirion para aumentar seus investimentos em infraestrutura de fibra, a fim de atender às necessidades em constante expansão de seus clientes”, comentou Diego Mahecha, EVP de Desenvolvimento Corporativo na Cirion Technologies. “Estamos confiantes de que esta nova rota nos permitirá atender eficazmente as necessidades específicas de acesso dedicado de nossos clientes, bem como fortalecer a redundância da nossa rede nesta importante região do México”.

Além disso, a Cirion investiu em novas redes metropolitanas com tecnologia óptica de última geração para triplicar o tamanho da pegada atual e levar conectividade de fibra a novas localidades em três cidades, incluindo anéis metropolitanos de 73 km em Guadalajara, ~200 km em Monterrey e +260 km na Cidade do México.

O anel nacional da Cirion no México atualmente se estende por aproximadamente +4.260 km e está conectado por rotas internacionais em Monterrey. O sistema de cabo submarino Cirion PAC (Pan-American Crossing) também conecta o México com Los Angeles, CA nos Estados Unidos, assim como com a Costa Rica e o Panamá na América Central.

“Entendemos a importância de expandir e renovar nossa infraestrutura para fornecer serviços de alta qualidade aos nossos clientes através de conexões rápidas e seguras. A Cirion continuará investindo na região para apoiar o crescimento empresarial e as iniciativas governamentais”, disse Leonardo Barbero, Presidente da Unidade de Negócios de Conectividade na Cirion Technologies. “Isso reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento da nossa rede, não só no México, mas na região”.

Sobre a Cirion:

A Cirion é uma provedora pan-regional de infraestrutura digital e tecnologia, oferecendo um conjunto abrangente de serviços de colocation, infraestrutura em nuvem e fibras terrestres e submarinas. A Cirion atende a mais de 5.500 clientes latino-americanos e multinacionais, incluindo empresas, agências governamentais, provedores de serviços em nuvem, operadoras, ISPs e outras empresas líderes. A Cirion possui e opera um portfólio de redes e instalações de data centers próprios, com ampla cobertura abrangendo toda a região América Latina.  



Prêmio Zayed de Sustentabilidade celebra inovadores que promovem progresso global em cerimônia de 2025

Sua Alteza Xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Presidente dos Emirados Árabes Unidos, reconheceu nesta terça-feira (14) os vencedores de 2025 do Prêmio Zayed de Sustentabilidade.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250114302931/pt/

Zayed Sustainability Prize celebrates innovators driving global progress at 2025 Awards (Photo: AETOSWire)

Zayed Sustainability Prize celebrates innovators driving global progress at 2025 Awards (Photo: AETOSWire)

Celebrando o impacto transformador das 11 organizações pioneiras e escolas de ensino médio de todo o mundo, o Prêmio reflete o comprometimento dos Emirados Árabes Unidos de promover soluções escaláveis para desafios globais e empoderar comunidades a perseguir o progresso sustentável.

Em uma cerimônia realizada durante a semana de sustentabilidade de Abu Dhabi, na qual compareceram 11 chefes de estado, ministros e líderes do mercado, S.A. Xeque Mohamed bin Zayed parabenizou os vencedores por suas conquistas espetaculares, encorajando a inovação contínua em cada canto do planeta.

S.A. Sheikh Mohamed bin Zayed disse: “Os Emirados Árabes Unidos permanecem firmes no seu compromisso de promover o desenvolvimento sustentável e capacitar as comunidades em todo o mundo através da inovação. O Prêmio Zayed de Sustentabilidade inspira soluções impactantes que abordam desafios sociais e ambientais críticos. Ao alimentar estes esforços, não estamos apenas criando um futuro mais sustentável para todos, mas também honrando o legado do Xeque Zayed, cuja visão para o progresso global e o humanitarismo continua a nos guiar.”

V. Exa Dr. Sultão Ahmed Al Jaber, ministro da indústria e tecnologia avançada dos Emirados Árabes Unidos e diretor-geral do Prêmio Zayed de Sustentabilidade, elogiou o trabalho incrível feito para providenciar soluções inovadoras e escaláveis que atuam nos enfrentamentos mais desafiadores do mundo.

V. Exa Dr. Sultão Ahmed Al Jaber disse: “Hoje, reconhecemos um grupo notável de organizações e escolas de ensino médio que demonstram progressos tangíveis rumo a um futuro mais próspero. Os vencedores do Prêmio deste ano apresentam soluções que aproveitam tecnologias avançadas, incluindo IA, melhoram a resiliência local e proporcionam um impacto transformador e escalável em todo o mundo. Assim, incorporam o poder do progresso na aceleração do desenvolvimento sustentável e do crescimento socioeconômico inclusivo.”

Os vencedores de 2025 foram eleitos em outubro por um ilustre painel de jurados membros em seis categorias (saúde, comida, energia, água, ação climática e escolas de ensino médio).

O presidente do júri e ex-presidente da República da Islândia, V. Exa Ólafur Ragnar Grímsson, disse: “Os vencedores deste ano demonstraram inovação extraordinária ao abordar desafios globais críticos. Eles estão lidando com uma enorme variedade de problemas, focados em reduzir os danos causados ​​pelas mudanças climáticas e construir um acesso mais sustentável a cuidados de saúde, energia, alimentos e água, especialmente em comunidades carentes. Esses vencedores têm o potencial de gerar impacto significativo e escalável em todo o mundo. Suas contribuições, sem dúvida, nos aproximarão da obtenção de metas cruciais de desenvolvimento sustentável.”

Na categoria saúde, a Periwinkle Technologies da Índia recebeu o Prêmio por seu dispositivo portátil habilitado para IA, projetado para exames de câncer cervical. O dispositivo opera independentemente de eletricidade, tornando-o acessível mesmo em áreas remotas ou carentes. Ele fornece resultados no ponto de atendimento em 30 segundos, reduzindo significativamente a mortalidade por câncer cervical e melhorando os resultados de saúde das mulheres. Até o momento, a Periwinkle Technologies examinou mais de 300.000 mulheres na Índia, demonstrando seu amplo impacto.

Na categoria alimentos, a NaFarm Foods da Nigéria venceu por seus inovadores secadores solares híbridos de alimentos que reduzem as perdas pós-colheita, aumentando a segurança alimentar e a sustentabilidade. Esses secadores usam energia solar e elétrica para operar em todas as condições climáticas, ajudando os agricultores a preservar os alimentos de forma eficiente. Com capacidade para 500 kg, eles são projetados para uso em pequena e grande escala e são fáceis de manter. Até o momento, 80 secadores foram distribuídos em seis estados nigerianos, beneficiando mais de 65.000 agricultores, reduzindo perdas de alimentos e emissões de carbono em 50.000 toneladas métricas anualmente. Ele capacitou mais de 18.000 mulheres e jovens por meio de treinamento e aumento de oportunidades de renda.

Na categoria energia, a Palki Motors, uma empresa de Bangladesh, recebeu o Prêmio por seus veículos elétricos leves, acessíveis e fabricados localmente, projetados especificamente para motoristas comerciais. Com preços acessíveis de US$ 4.990, esses veículos atendem às necessidades exclusivas de transporte da região. A Palki Motors também opera uma rede de estações de troca de baterias movidas a energia solar, permitindo que os motoristas minimizem o tempo de inatividade trocando baterias descarregadas por baterias totalmente carregadas em apenas dois minutos. Até o momento, a solução inovadora da empresa beneficiou 23.000 pessoas.

Na categoria água, a SkyJuice Foundation, uma ONG da Austrália, venceu por sua solução de tratamento de água de baixo custo, fácil de usar e movida pela gravidade, que usa filtros de membrana de baixa pressão para fornecer água potável limpa sem a necessidade de produtos químicos, bombas ou fontes de energia externas, tornando-a ideal para áreas remotas e com recursos limitados. Seu modelo Safe Water Kiosk fornece água limpa e potável para comunidades inteiras. Mais de 3 milhões de pessoas se beneficiaram por meio de 9.000 instalações em 74 países, produzindo coletivamente 1 bilhão de galões de água potável segura e reduzindo os custos domésticos com água em até 95%.

Na categoria ação climática, a OpenMap Development Tanzania recebeu o Prêmio por suas soluções inovadoras de mapeamento, que junta a coleta de dados fornecida pela comunidade a tecnologias como drones, GIS e sensoriamento remoto. Os mapas contribuem para conjuntos de dados geográficos abertos e acessíveis, usados ​​para apoiar esforços na redução de riscos de inundação, melhorando o gerenciamento de resíduos e a saúde pública. A ONG beneficiou 140.000 pessoas, envolveu mais de 1.000 jovens em esforços de saúde comunitária e criou 100 empregos.

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade oferece oportunidades incomparáveis ​​para a próxima geração de líderes de sustentabilidade através da sua categoria “Global High Schools”, dedicada para escolas de ensino médio, capacitando jovens para impulsionarem o progresso crítico nas suas comunidades. Até 2025, os 56 vencedores do Prêmio Global High Schools impactaram a vida de mais de 56.599 estudantes e 480.660 pessoas em todo o mundo.

Os ganhadores dessa categoria em 2025 são o Centro de Estudos Tecnológicos del Mar 07 (México), representando as Américas; Sakafia Islamic Senior High School (Gana), representando a África Subsaariana; Merryland International School (EAU), representando o Oriente Médio e Norte da África; Presidential School em Tashkent (Uzbequistão), representando a Europa e Ásia Central; Janamaitri Multiple Campus (Nepal), representando o Sul da Ásia; e Te Pā o Rākaihautū (Nova Zelândia), representando o Leste Asiático e Pacífico.

Do fornecimento de acessoàenergia limpa, alimentos nutritivos e água potável,àmelhoria dos cuidados de saúde e ao reforço da resiliência climática, os esforços dos vencedores de 2025 incorporam o compromisso do Prêmio com o poder do progresso e da inovação sustentável.

Sobre o Prêmio Zayed de Sustentabilidade

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade é o Prêmio pioneiro dos Emirados Árabes Unidos para soluções inovadoras para desafios globais. Uma homenagem ao legado eàvisão do fundador dos EAU, Xeque Zayed bin Sultan Al Nahyan, o Prêmio visa impulsionar o desenvolvimento sustentável em todo o mundo.

Todos os anos, nas categorias saúde, alimentação, energia, água, ação climática e escolas de ensino médio, a iniciativa premia organizações e escolas por suas soluções inovadoras para as necessidades mais emergentes do nosso planeta. Através dos seus 117 vencedores, em 17 anos, o Prémio impactou positivamente mais de 407 milhões de vidas em todo o mundo, inspirando inovadores a amplificar o seu impacto e a traçar um futuro sustentável para todos.

Contato:
Pietro Vimont

Pietro.Vimont@panterra.global

Fonte: BUSINESS WIRE



Inclusão socioemocional pode fortalecer PPPs de educação

As Parcerias Público-Privadas (PPPs) devem ganhar ainda mais protagonismo em 2025. Dados mais recentes do iRadarPPP, da consultoria Radar PPP, apontam que, até novembro do ano passado, 88 editais foram publicados no Brasil, um número recorde. Em educação, o salto também surpreende: de 2004 a 2014, um contrato foi assinado. Só de janeiro a novembro de 2024, seis novas assinaturas ocorreram, o que reforça o crescimento desse setor.

Para o especialista em educação, Thiago Zola, esse é um caminho que pode ser ainda mais revolucionário para o ensino brasileiro, com a implementação do desenvolvimento socioemocional.

Para ele, as PPPs chegam para preencher uma importante lacuna que a iniciativa pública não consegue cobrir com perfeição. “O orçamento público não dá conta de garantir um ensino de qualidade a todos. Com isso, esse modelo emergente de contratos permite aos estudantes uma melhor assistência, sem prejudicar as contas dos governos. Mas, chamo a atenção para a necessidade de se fazer ainda mais e oferecer uma educação moderna”, comenta.

Thiago, que é também Head de Produtos da Mind Lab, plataforma com foco em infraestrutura social, destaca que essas parcerias precisam cobrir tudo o que envolve uma estrutura escolar de qualidade. “Além de toda a questão estrutural e de equipamentos, um centro de ensino de nível elevado dispõe de metodologias e didáticas transformadoras. O desenvolvimento socioemocional é um exemplo forte de alternativa que se adapta à hierarquia e ao currículo estabelecido pelos gestores e professores, sem se sobrepor a essa autoridade. Precisamos de soluções que representem ganhos reais para a evolução dos estudantes”, pontua o especialista.

A mais recente edição do iRadarPPP destaca a iniciativa de Manaus e a concessão administrativa para a implantação, ampliação, adequação e manutenção de 20 Unidades Escolares da capital amazonense. A publicação destaca detalhes do projeto, que contempla a construção de 17 Escolas Urbanas e 3 Complexos Educacionais da Escola Sustentável (Tucandeira), com investimento estimado de R$ 592,32 milhões.

Em São Paulo, a “PPP Novas Escolas” deve ganhar ainda mais espaço em 2025. O Governo do Estado planeja ceder a gestão administrativa, que envolve a manutenção e a operação, de mais 143 escolas estaduais para o modelo. Nesse lote, porém, serão contempladas apenas unidades já construídas, sendo 70 na Zona Oeste e 73 na Zona Leste da capital paulista, com investimento estimado em R$ 1,7 bilhão. As informações foram antecipadas pelo secretário-executivo de Desestatização e Parceria do Estado de São Paulo, Rafael Benini, ao portal Exame.

Segundo Benini, a consulta pública já foi realizada no final de 2024 e terá o edital publicado no primeiro trimestre de 2025. À publicação, o secretário também destacou que a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) pretende adotar o modelo de parcerias público-privadas com 5.500 unidades escolares.

Trata-se de um novo passo após as concessões realizadas em outubro passado, que incluiu 33 escolas públicas estaduais. Para Thiago, os projetos possuem ainda mais potencial. “Essas iniciativas estão focadas na infraestrutura das escolas quase como um todo. Quase, pois, é importante analisarmos também o fator curricular. Estudos, como o “Social and Emotional Skills: Innovative tools for direct assessment”, mostram que a aplicabilidade das competências socioemocionais influenciou positivamente no desempenho acadêmico dos estudantes avaliados. Diversos outros materiais científicos apontam que esse caminho é promissor no desenvolvimento e capacitação dos alunos. Por isso, se faz necessário esse olhar ampliado por parte das lideranças das concessões como um todo”, completa.



Programa de capacitação apoiado pelo MinC desenvolve educadores de todo o Brasil

Um projeto de capacitação profissional para professores de circo tem movimentado centenas de agentes culturais de todo o país. A iniciativa promovida pelo Instituto Social M&C em parceria com o Circocan e realizada pelo Ministério da Cultura através do Edital Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, busca alavancar o conhecimento e possibilidades profissionais de educadores circenses.
 
O projeto teve início em setembro com a realização da primeira turma on-line, com módulo introdutório gratuito. Na fase seguinte contemplou bolsistas de 20 estados do Brasil para uma qualificação presencial com duração de uma semana.
 
A segunda turma que finaliza o calendário do projeto se reúne no Centro de Treinamento Circocan, no município de Mandirituba/PR, entre os dias 15 e 20 de janeiro, consolidando números expressivos da iniciativa. No total, foram quase mil inscritos dentre todas as etapas, com a certificação de cerca de 400 professores representantes das cinco regiões do Brasil e praticamente todos os estados da federação.
 
A iniciativa é liderada pelo Circocan, escola e companhia de circo com mais de 20 anos de experiência, hoje uma das principais instituições do Brasil, e que promove colaborações com grandes companhias da área no Canadá, Estados Unidos, Portugal, Alemanha, entre outros.
O destaque fica para o evento de qualificação presencial do projeto, etapa do curso que reúne no CT Circocan agentes multiplicadores de conhecimento, bolsistas selecionados de todas as regiões brasileiras, com metade das vagas reservadas para pessoas negras e indígenas.
 
O encontro é liderado por treinadores brasileiros renomados e diplomados internacionalmente, num espaço especialmente construído para treinamento de circo, que inclusive já recebeu residências artísticas do Cirque du Soleil. No local, os bolsistas participam de uma intensa imersão voltada para desenvolvimento técnico-pedagógico em circo, adquirindo muito conhecimento para ser transmitido e multiplicado em suas realidades.
A iniciativa reúne representantes de todos os estados e regiões do país.



Nomus anuncia abertura de vagas para desenvolvedor java

A Nomus, empresa especializada em soluções de ERP para indústrias, está com oportunidades abertas para profissionais na área de desenvolvimento de software. As vagas disponíveis são para Desenvolvedor Java Full Stack Júnior e Estágio em Desenvolvimento de Software, ambas com possibilidade de trabalho remoto e oferecem benefícios.

Desenvolvedor java full stack júnior

O profissional será responsável por desenvolver novas funcionalidades previstas no Roadmap do produto, utilizando tecnologias como Java, JavaScript, Struts, Spring, Hibernate, jQuery e CSS. Além disso, realizará testes unitários com JUnit, resolverá ajustes e apoiará as equipes de suporte e implantação em questões relacionadas ao desenvolvimento.

Requisitos:

  • Graduação concluída em Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Informática, Análise de Sistemas ou áreas afins.
  • Conhecimento e experiência profissional em Java.
  • Inglês intermediário para leitura e escrita.
  • Disponibilidade para trabalhar 40 horas semanais com horário flexível.
  • Candidatos de todo o Brasil são aceitos; residentes no Rio de Janeiro terão regime híbrido, e os demais, home-office permanente.

Benefícios:

  • Seguro de vida em grupo.
  • Cartão flexível Caju: para uso entre mercados ou restaurantes.
  • Plano de saúde sem coparticipação.
  • Plano odontológico.
  • Auxílio home office.
  • Auxílio educação.
  • Bônus semestral alinhado com a avaliação de desempenho e resultados da Nomus.
  • Plano de carreira.
  • Horário flexível.
  • Equipamentos fornecidos pela empresa.
  • Gympass.
  • Day off.
  • Licença maternidade e paternidade estendida.
  • Auxílio-coworking.
  • Auxílio-creche para filhos.

Estágio em desenvolvimento de software

O estagiário atuará no desenvolvimento de novas funcionalidades nos softwares de gestão da Nomus, utilizando tecnologias como Java, JavaScript, Struts, Spring, Hibernate, jQuery e CSS. Também realizará testes unitários com JUnit, resolverá ajustes e apoiará as equipes de suporte e implantação.

Requisitos:

  • Cursando graduação em Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Informática, Análise de Sistemas ou áreas afins, a partir do 3º período.
  • Inglês intermediário para leitura e escrita.
  • Disponibilidade para estagiar 30 horas semanais com horário flexível.
  • Candidatos de todo o Brasil são aceitos; residentes no Rio de Janeiro terão regime híbrido, e os demais, home office permanente.

Benefícios:

  • Seguro de vida em grupo.
  • Cartão flexível Caju: escolha entre uso em mercados ou restaurantes.
  • Plano de saúde sem coparticipação.
  • Plano odontológico.
  • Auxílio educação.
  • Bônus semestral alinhado com a avaliação de desempenho e resultados da Nomus.
  • Plano de carreira.
  • Horário flexível.
  • Equipamentos fornecidos pela empresa.
  • Gympass.
  • Day off.
  • Licença maternidade e paternidade estendida.
  • Auxílio-coworking.
  • Auxílio-creche para filhos.

Sobre os processos seletivos

O processo seletivo inclui etapas de inscrição, prova técnica, prova agendada e entrevista. A Nomus valoriza a transparência e o feedback aos candidatos, tendo sido reconhecida pela Gupy por sua excelência nesse aspecto.

Para mais informações e inscrições, é preciso acessar o site de carreiras da Nomus.



Amanrasa debate mobilidade e qualidade de vida com autoridades de Búzios

Nesta semana, a Associação de Moradores de Manguinhos e Rasa (Amanrasa) reuniu-se com o presidente da Câmara de Vereadores, Victor Santos, e o secretário de Turismo, Thomas Weber, para discutir temas fundamentais relacionados à mobilidade urbana, turismo sustentável e preservação ambiental em Búzios, Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

O ponto central das discussões foi a necessidade de criar mecanismos para limitar o número de turistas à capacidade da cidade. Todos os presentes concordaram que o excesso de visitantes impacta negativamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos próprios turistas.

Entre as medidas abordadas, destacou-se o apoio do presidente da Câmara à implantação da Taxa de Preservação Ambiental (TPA). Thomas Weber reforçou a importância de estudos detalhados para entender o perfil dos visitantes e os impactos econômicos dessa medida.

Outro tema relevante foi o início das obras de saneamento e drenagem no bairro Cem Braças, previstas para começar, por questão de mobilidade, após o Carnaval, e com conclusão programada para setembro. O projeto, realizado pela Prefeitura em parceria com a concessionária Prolagos, é visto pela Amanrasa como uma prioridade não apenas para aquela comunidade, mas para todo o município. “A resolução dos problemas de saneamento do bairro, além de trazer qualidade de vida e saúde aos moradores locais, também diminuirá em grande parte o extravasamento de esgoto nas praias de Manguinhos e Rasa. Por meio de sua comissão de Saneamento, a associação irá acompanhar de perto essa pauta.”, comentou Kiki Lessa, presidente da Amanrasa. 

“Essas discussões reforçam a necessidade de unir esforços entre a sociedade civil e o poder público para garantir um desenvolvimento sustentável em Búzios, ” destacou Kiki. Ela também enfatizou a importância de fomentar um turismo de baixo impacto, “capaz de distribuir os visitantes ao longo do ano e reduzir a pressão sobre os serviços e a infraestrutura da cidade”.

 



Tattoo Week no Rio reúne tatuagem, grafite, música e ações sociais

A 12ª edição da Tattoo Week no Rio vai reunir artistas de diferentes segmentos, nos dias 24, 25 e 26 de janeiro (sexta a domingo), no Expo Mag, na Cidade Nova. Além de mais de 220 expositores tatuando em tempo real, com um público estimado de mais de 30 mil pessoas e conhecido como um dos maiores eventos do gênero no país, também terá shows de MV Bill, Kmilla CDD e DJ Saddam. Para celebrar o mês do padroeiro da cidade e seus 30 anos de carreira, o grafiteiro e tatuador Markone fará um painel em grafite batizado de “Cores de Janeiro”. O estande de grafite traz workshops e os artistas convidados contarão suas trajetórias.

Para ampliar a ação, Markone convidou profissionais do eixo Rio-São Paulo para fazer parte do estande, como Prock e Bonga, de São Paulo, e Nerds e Bruno, do Rio.

“Esse título remete às cores e à diversidade da tatuagem sobre seus muitos estilos, que unificam as pessoas como uma forma itinerante de arte”, diz Markone Tattograff, habituado a retratar o carnaval e o futebol em seu trabalho há 30 anos. “É um tema que exalta as cores dos estandartes das escolas de samba, dos times de futebol, da fauna e da flora, do pôr do sol visto do Arpoador e também da boemia”. Markone, que já fez várias artes no Rio, está pintando um painel dos campeonatos do Botafogo — Brasileirão e Libertadores da América — no Engenhão. Retrata os nomes dos jogadores campeões juntamente com a arte do mascote do time, o cachorro, no camarote Fire Zone.

Ações sociais

Este ano, o evento tem como foco ressaltar a tatuagem como um agente de transformação social. Entre as ações previstas, está o resgate da autoestima de mulheres vítimas de violência; pessoas trans ou que tenham passado por algum câncer; cursos gratuitos de tatuagem e piercing para jovens de favelas e tatuagens de segurança para doentes crônicos, que podem salvar vidas em situações de emergência. 

“Vamos oferecer 100 vagas para micropigmentação de aréolas, sobrancelhas, lábios e bocas para mulheres que já passaram por algum câncer ou foram vítimas de violência doméstica, e que tenham a medida protetiva, assim como, para transgêneros. Vamos levantar a autoestima dessas pessoas com as técnicas mais modernas de maquiagem definitiva em micropigmentação”, destaca Esther Gawendo, diretora-executiva do evento. A ação social é coordenada pela Tattoo do Bem com a parceria da Make Cake, estúdio do micropigmentador, Alan Spadone.

O setor — que cresce 25% ao ano, segundo o Sebrae — apresenta ainda os mais recentes lançamentos da indústria e do comércio da arte na pele, gerando negócios.

O ponto alto do evento é o tradicional concurso de tatuagem em 28 estilos, que este ano inova ao homenagear o Rio com a nova categoria denominada “Cidade Maravilhosa”. O tatuador que melhor retratar o amor e a paixão pela cidade leva o prêmio.

“São três dias para ficar por dentro das tendências da tatuagem, admirar bem de pertinho, profissionais conhecidos no mundo todo e também tirar aquela ideia da cabeça. Para fazer um trabalho definitivo é preciso ser maior de 18 anos, mas as crianças também poderão sair de lá com um desenho na pele. Nosso evento é familiar. Criamos um espaço kids, para que os pais possam trazer as crianças e curtirem juntos a programação, que inclui oficinas de arte e tatuagens temporárias”, convida Esther.

Serviço 12ª Tattoo Week Rio

Espaço Mag – Rua Beatriz Larragoiti Lucas s/n- Cidade Nova, Centro- Rio (próximo das estações do metrô Estácio e Cidade Nova)

Horário: 12h às 22h

Entrada Gratuita na sexta-feira, dia 24 de janeiro, com a doação de dois quilos de alimento não perecível

Sábado e domingo: ingressos físicos e on-line a partir de R$ 25

Para mais informações e inscrições, basta acessar: https://linktr.ee/atattooweek   



Capacitação de educadores é essencial para inclusão escolar

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),cerca de 18,9 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de necessidades especiais, representando 8,9% da população com dois anos ou mais de idade.

A mesma pesquisa revela disparidades significativas na educação: a taxa de analfabetismo entre pessoas com necessidades especiais é de 19,5%, enquanto para pessoas sem deficiência é de 4,1%. Além disso, apenas 25,6% das pessoas com necessidades especiais concluíram pelo menos o Ensino Médio, em contraste com 57,3% das pessoas sem deficiência. A diferença persiste no ensino superior, com 7,0% das pessoas com necessidades especiais possuindo diploma universitário, em comparação com 20,9% entre aquelas sem deficiência.

Diante desses números, a inclusão de crianças com necessidades especiais, como autismo e Síndrome de Down, tem ganhado destaque na educação infantil, refletindo o compromisso de muitas escolas com a diversidade e a igualdade de oportunidades.

Para Carla Cristina Monteiro, especialista em formação docente na educação infantil, a inclusão exige adaptações constantes por parte dos profissionais. “A inclusão vai além do espaço físico; ela é pedagógica e emocional. É fundamental criar um ambiente que valorize as potencialidades de cada criança, respeitando suas necessidades específicas”, destaca.

Carla explica que, para crianças com autismo, estratégias sensoriais e comunicação visual são essenciais para o engajamento e a aprendizagem. “Cada criança tem seu ritmo. Ferramentas como imagens para organizar a rotina e atividades lúdicas criam um espaço mais acolhedor e inclusivo”, acrescenta.

No caso de crianças com Síndrome de Down, Carla ressalta a importância de práticas que estimulem a autonomia e a socialização. “Interações com colegas e atividades que desenvolvam habilidades motoras são fundamentais. O foco deve ser nas potencialidades e não nas limitações”, pontua.

Além disso, Carla enfatiza a relevância da formação continuada para os educadores. “Os professores precisam estar preparados para atender às demandas específicas de cada criança, compreendendo as particularidades de condições como autismo ou Síndrome de Down e adaptando o currículo e as atividades pedagógicas conforme necessário”, explica.

Outro ponto importante é a colaboração entre escola, família e profissionais de saúde. “O diálogo constante entre todos os envolvidos é o alicerce de uma inclusão efetiva. Assim, conseguimos criar estratégias mais eficazes e garantir que cada criança se sinta acolhida e valorizada em todos os espaços”, conclui.

Embora o Brasil tenha avançado na inclusão de crianças com necessidades especiais, Carla alerta que ainda há desafios. “A inclusão não é apenas colocar as crianças na sala de aula. É garantir que elas participem ativamente, aprendam e se desenvolvam em igualdade de condições com as demais”, reforça.

 



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

17% do total de ataques cibernéticos e vazamento de dados, até...

0
Desde o lançamento da IA generativa, os invasores têm utilizado Inteligência Artificial para atingir seus alvos com mais velocidade e eficiência, enquanto as defesas têm adotado IA para se proteger rápido e de forma eficaz.

Últimas Notícias