Home Blog Page 6

Acordo entre UE e Mercosul traz oportunidades para empresas

Em dezembro de 2024, a conclusão do acordo de livre comércio entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União Europeia (UE) ganhou as manchetes dos jornais do Brasil. Além da questão política, a notícia também traz um impacto econômico, oferecendo oportunidades para empresas brasileiras.

O motivo disso é que, com a viabilização do acordo, há uma expectativa de aumento do volume de importações e exportações, como explica a advogada Fabiola Melo, que atua na área de Direito Internacional e Comercial. 

“Espera-se que haja uma maior competitividade dos produtos brasileiros no mercado europeu, favorecida pela redução de barreiras tarifárias. Também merece destaque a perspectiva de novos acordos de investimento  que podem expandir ainda mais as operações comerciais entre os dois mercados”, analisa Melo.

Para que essas oportunidades sejam aproveitadas, no entanto, é preciso que as empresas se preparem para lidar com a complexidade do comércio mundial, pondera a advogada. Uma etapa fundamental é elaborar contratos robustos alinhados às regras internacionais.

“A elaboração de contratos internacionais robustos e alinhados às regras internacionais  contribui para que as transações comerciais sejam seguras e bem estruturadas, principalmente em um contexto como o do Mercosul-UE, em que as empresas brasileiras estarão expostas a uma série de  riscos”, diz a advogada.

Entre esses riscos, ela destaca a volatilidade cambial (variação da taxa de câmbio do real em relação ao dólar e ao euro, por exemplo), os desafios logísticos e infraestruturais e as diferenças entre os mercados. São pontos que toda empresa que deseja atuar no comércio exterior com seu negócio precisa se atentar, ressalta.

Por isso, Melo cita algumas cláusulas que são essenciais em contratos internacionais: “conformidade com as regulamentações internacionais, mitigação dos riscos inerentes da volatilidade cambial, cláusula de força maior, estipulação clara de prazos e condições de pagamento, aplicação dos Incoterms e mecanismos para a resolução de disputas”. 

Além disso, é fundamental ter atenção às questões relacionadas à propriedade intelectual para evitar infrações no mercado europeu, acrescenta a advogada. Por ser um processo burocrático e complexo, é comum que empresários busquem a assessoria de profissionais especializados nessa etapa.

“O papel desses profissionais é prover um suporte estratégico que garanta a conformidade com os padrões regulatórios exigidos, salvaguarde o interesse das partes e contribua para a mitigação dos riscos inerentes à complexidade das negociações transnacionais”, explica. Em outras palavras, com um contrato redigido da maneira correta, a empresa tem menos riscos de enfrentar problemas jurídicos ou econômicos em um mercado estrangeiro.

A importância do acordo entre Mercosul e União Europeia

Segundo o governo federal, o acordo com a UE é o maior já concluído pelo Mercosul, bloco econômico do qual fazem parte, além do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia (o país, no entanto, ainda não integra a parceria com o bloco europeu).

Juntos, o Mercosul e a UE reúnem economias de aproximadamente US$ 22 trilhões (cerca de R$ 133 trilhões, na cotação atual). A previsão, segundo a Agência Gov, é que as exportações do Brasil aumentem em até 26% com a iniciativa. 

Carnes bovinas, suínas e de ave, açúcar, etanol, café e frutas são exemplos de produtos brasileiros que terão acesso e condições preferenciais na UE, informa o governo federal.

Antes de o acordo entrar em vigor, ainda são necessários alguns passos do Mercosul e da UE, como revisão legal, assinatura e aprovação interna. Não há uma data exata para que todos esses processos ocorram.

Para saber mais, basta acessar: https://fabiolamelo.com.br/ 



Ecossistema brasileiro impulsiona startups para o futuro

O Brasil tem se consolidado como um dos principais polos de inovação do mundo, oferecendo infraestrutura, mentorias e conexões estratégicas que fortalecem startups em diversos setores. Segundo dados do Valor Econômico, o país abriga mais de 13 mil startups, com setores como tecnologia, educação e saúde liderando o cenário. Além disso, o Brasil é o maior mercado da América Latina para startups, movimentando mais de US$ 5.7 bilhões em investimentos, de acordo com dados da Sling Hub.

Iniciativas como o Cubo Itaú e o Founders Club criam ambientes colaborativos que impulsionam tanto o impacto social quanto o avanço tecnológico. Para a Edoo, uma plataforma de recrutamento fundada em agosto de 2022, esses ecossistemas foram fundamentais para conectar mais de 1,5 milhão de jovens no Brasil e na Espanha a oportunidades de estágio e aprendizagem.

“Empreender nunca é um ato solitário. É na troca de ideias, na construção conjunta e na força das conexões que encontramos as soluções mais transformadoras. Essas iniciativas nos mostraram o poder de unir talentos, recursos e conhecimento para acelerar nosso impacto, tanto no Brasil quanto na Espanha. É nesse espírito de colaboração que a Edoo nasceu e continua evoluindo”, diz André de Moraes, fundador e CEO da Edoo.

Fabio Duarte, responsável pela área de produtos da Edoo, reforça o papel essencial dessas iniciativas no crescimento da startup: “Participar de programas como o Cubo Itaú e o Founders Club ampliou nosso alcance e fortaleceu nossa rede de parceiros. Essas conexões nos permitiram evoluir tecnicamente e expandir nossa atuação, gerando oportunidades significativas para os jovens.”

Marcelo Wagner, CEO do Founders Club, acrescenta:
“Empresas como a Edoo mostram que inovação não é apenas sobre crescimento, mas também sobre transformar realidades. Capacitar jovens é um passo essencial para criar uma sociedade mais justa.”

Construindo o futuro: parcerias, IA e educação para transformar o mercado de trabalho

Segundo o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025, do Fórum Econômico Mundial (World economic forum), 40% das habilidades exigidas no trabalho devem mudar até 2030, enquanto 59% da força de trabalho global precisará de requalificação ou aprimoramento (reskilling e upskilling). A lacuna de habilidades foi apontada por 63% dos empregadores como a maior barreira para a transformação de negócios. Esses números ressaltam a urgência de soluções que alinhem educação e trabalho às demandas reais do mercado.

A Edoo está na linha de frente desse desafio, utilizando inteligência artificial em toda a sua plataforma para transformar a forma como jovens são recrutados, selecionados e capacitados. A IA é utilizada de forma abrangente, desde a personalização das recomendações de vagas até a triagem de currículos e o fornecimento de feedbacks personalizados. Essa abordagem visa tornar cada etapa do processo mais ágil, precisa e inclusiva, revolucionando a maneira como os jovens são recrutados, selecionados e capacitados.

Um destaque dessa abordagem é o Edoofica, uma iniciativa que une educação e trabalho, oferecendo capacitação gratuita para jovens. Através de conteúdos práticos e aplicados, o Edoofica prepara candidatos mesmo antes de serem contratados, equipando-os com as habilidades necessárias para entrevistas e para os desafios do mercado corporativo.

Rafaella Pauferro, Diretora de Operações da Edoo, explica:
“O Edoofica nos permite resolver uma parte crucial do problema: garantir que os jovens estejam prontos para o mercado de trabalho. Ele vai além de oferecer conteúdos; é uma forma de criar oportunidades reais e preparar os talentos antes mesmo de sua primeira experiência profissional.”

Desde o lançamento, o Edoofica já impactou mais de 100 mil jovens, complementando o papel maior da Edoo em tornar os processos de recrutamento e capacitação mais integrados e eficazes.

“Na Edoo, a inteligência artificial não é apenas uma tecnologia; é o núcleo de como conectamos jovens e empresas, criando processos mais rápidos, precisos e humanos. Acreditamos que transformar o futuro do trabalho e da educação exige não só inovação, mas também parcerias éticas e comprometidas. É assim que enfrentamos os desafios de hoje e criamos soluções para o amanhã”, conclui André de Moraes.


Como Participar
Empresas e jovens que desejam transformar suas trajetórias podem acessar o site oficial da Edoo e acompanhar pelas redes sociais @Edoobrasil



Tricologia melhora a saúde e manutenção da barba

Nos últimos anos, a busca por cuidados específicos com a barba tem crescido significativamente, e o uso de produtos voltados para essa finalidade confirma esse crescimento. De acordo com o portal Cosmetic Innovation, o mercado global de cosméticos masculinos foi avaliado em US$ 17,57 bilhões em 2023, com projeção de atingir US$ 43 bilhões até 2033. Esse crescimento reflete uma tendência consolidada na era pós-pandemia, na qual a estética e o autocuidado se tornaram parte essencial do bem-estar e da autoimagem masculina.

Contudo, para manter uma barba saudável, é preciso mais do que apenas cortes regulares e produtos de beleza. A tricologia, ciência que estuda a saúde capilar e dos pelos, por exemplo, cuida da prevenção de problemas como foliculite, dermatites e ressecamento da pele.

Para o especialista em tricologia e cuidados estéticos masculinos, Paulo Villa, membro da Academia Brasileira de Tricologia, a preocupação com a saúde da barba é uma tendência crescente. “A terapia capilar e os cuidados com a barba deixaram de ser apenas uma questão estética e passaram a ser parte de um movimento que valoriza o bem-estar e a autoestima do homem moderno”, explica.

Segundo ele, a saúde da barba está diretamente ligada a um protocolo de cuidados específicos para manter os fios fortes, hidratados e livres de problemas. Paulo Villa enfatiza que a escolha dos produtos corretos, como shampoos, óleos e bálsamos específicos para barba, é essencial para evitar ressecamento e irritação da pele. Além disso, a hidratação frequente com ingredientes naturais ajuda a manter a maciez e o brilho dos fios, reduzindo o risco de pelos encravados e foliculite.

A relação entre terapia capilar e cuidados com a barba também está diretamente ligada à longevidade do embelezamento masculino. “A barbearia pode ser um espaço não apenas para cortes e ajustes, mas também para conscientização sobre a importância do autocuidado”, defende Villa. A integração da tricologia nas barbearias representa uma nova oportunidade de educar profissionais da beleza e clientes sobre a saúde dos fios e da pele, prevenindo problemas antes mesmo que eles ocorram.

Segundo Paulo Villa, essa abordagem também pode gerar um impacto econômico positivo, pois abre novas possibilidades de mercado e melhora a qualidade dos serviços oferecidos. “Investir em formação, reeducação e conscientização dos profissionais é essencial para elevar o padrão da estética masculina e trazer mais valor ao trabalho desses especialistas”, explica.

 



Turismo no Brasil registra crescimento e atrai mais turistas

Nos últimos cinco anos, o turismo no Brasil apresentou um crescimento expressivo, evidenciado por diversos indicadores positivos. Em 2024, o país registrou a chegada de 6.657.377 turistas internacionais, superando o recorde anterior de 2018. Esse aumento representou um crescimento de 12,6% em relação a 2023, conforme dados da Agência Brasileira de Promoção do Turismo Internacional (Embratur).

Diversos fatores contribuíram para esse avanço no setor. Gilberto Monteiro Siqueira, agente de viagens e proprietário da Ártico Turismo, destaca que a pandemia de COVID-19 levou muitas pessoas a valorizarem mais o tempo com familiares e amigos, optando por explorar destinos nacionais. “A COVID fez com que muitos voltassem para o turismo interno para aproveitar melhor o tempo com os entes queridos”, observa Siqueira.

Além disso, o aumento do dólar incentivou os brasileiros a escolherem destinos domésticos, revelando o vasto potencial turístico do país. “Com o aumento significativo do dólar, muitas pessoas optaram por viajar mais aqui em nosso país e descobriram que o potencial é enorme, com praias paradisíacas, reservas florestais belíssimas e um interior com grandes hotéis”, acrescenta Siqueira.

A melhoria na infraestrutura de transporte, incluindo aeroportos, portos e estradas, também facilitou a locomoção dos turistas pelo país. “A infraestrutura está acelerada e irá contribuir muito para isso. Temos mais redes hoteleiras com grandes programas de investimentos para o Brasil e também a profissionalização mais constante das pessoas que atendem a estes clientes”, afirma Siqueira.

O ecoturismo e o turismo sustentável também tiveram um papel fundamental nesse crescimento, com os viajantes buscando experiências que promovam a preservação ambiental. “Para termos o ecoturismo, precisamos preservar o meio ambiente e, consequentemente, aumenta a demanda para este mercado. Com a conscientização das pessoas sobre a necessidade da garantia da vida futura, este mercado tem muito a crescer”, destaca Siqueira.

As projeções para o turismo brasileiro são otimistas, com as companhias aéreas se adequando para atender à crescente demanda e investimentos significativos em infraestrutura e qualificação profissional no setor. “Teremos, em breve, a entrada de mais aviões já encomendados pelas companhias aéreas nacionais, o que fará com que os preços caiam, aumentando sobremaneira a procura pelos passageiros”, conclui Siqueira.



Landing pages aumentam vendas e melhoram conversões on-line

Para aqueles que buscam aumentar as vendas online, compreender a importância de uma landing page é essencial. Tiago Tessmann, especialista em marketing digital e criador do método Conversão Extrema, destaca que uma landing page bem estruturada pode ser o diferencial entre atrair visitantes e convertê-los em clientes.

Segundo Tessmann, uma landing page é uma página específica e estratégica desenvolvida com um único objetivo: levar o usuário a realizar uma ação, como efetuar uma compra, preencher um formulário ou se inscrever em uma lista. “Muitas vezes, as pessoas criam campanhas online, mas direcionam o tráfego para páginas genéricas. Isso é um erro grave, porque não há clareza na comunicação, e o cliente fica perdido. A landing page resolve esse problema, pois é uma página focada na conversão de clientes”, explica.
Definir uma meta clara é o primeiro passo
 De acordo com o especialista, antes de criar qualquer landing page, é fundamental estabelecer um objetivo claro para a página. “É preciso definir qual ação se espera do cliente: comprar um produto, cadastrar-se em uma newsletter? Sem essa clareza, torna-se impossível criar uma página de alta conversão”, afirma Tessmann.
Outro fator essencial, segundo o especialista, é a escolha das ferramentas adequadas. Plataformas como ClickFunnels, Elementor ou RD Station facilitam a criação de landing pages otimizadas e profissionais.

Além disso, o uso de gatilhos mentais pode ser um diferencial para persuadir o cliente de forma ética. “Gatilhos mentais como escassez, prova social e autoridade são muito poderosos. Por exemplo, incluir depoimentos de clientes satisfeitos, mostrar que o produto tem unidades limitadas ou destacar que a empresa é referência no mercado faz toda a diferença”, orienta.

Entre as principais recomendações de Tessmann para uma landing page eficiente, estão:

•Design limpo e objetivo: um layout poluído pode distrair o usuário;
•CTA claro e chamativo: o botão de chamada para ação (Call-to-Action) precisa estar visível e atrativo;
•Benefícios em destaque: a apresentação clara das vantagens do produto ou serviço facilita a tomada de decisão do cliente;
•Velocidade de carregamento: uma página com tempo de carregamento elevado pode reduzir as conversões.
Tessmann reforça que uma boa landing page não se resume apenas à estética, mas envolve estratégia. “Tudo na landing page, desde o título até as imagens, precisa estar alinhado ao objetivo final e voltado para oferecer valor ao cliente. Quando bem planejada, ela não só gera vendas, mas constrói confiança e relacionamento com o público”, pontua.
Criar uma landing page pode parecer desafiador, mas com as estratégias corretas, qualquer empreendedor tem a possibilidade de transformar visitantes em clientes e, consequentemente, aumentar as vendas pela internet.



A Forbes inclui a Bitget entre as bolsas de criptomoedas mais confiáveis do mundo.

Bitget Limited

VICTORIA, Seychelles, Jan. 31, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, a principal bolsa de criptomoedas e empresa Web3 foi incluída na lista Top 25 bolsas de criptomoedas mais confiáveis da Forbes. Ocupando a oitava posição na lista, a Bitget registrou um aumento no número de usuários no último ano, além de uma série de atualizações e colaborações que corroboraram sua posição para entrar no seleto grupo. Com grandes nomes como Coinbase, Binance e Robinhood, a lista destaca bolsas de criptomoedas de todo o mundo.

Recentemente, em seu relatório de transparência, a Bitget registrou um aumento de 400% em sua base de usuários, ultrapassando 100 milhões em dezembro, e o volume de negociaçõesàvista cresceu de US$ 160 bilhões no primeiro trimestre para US$ 600 bilhões no quarto trimestre. Desde colaborações com atletas nacionais turcos até parcerias com a lendária liga de futebol LALIGA, além da chegada de novos executivos e da obtenção de várias licenças, a Bitget fortaleceu sua posição como líder global, tornando-se o segundo maior ecossistema de bolsa de criptomoedas.

O foco da Bitget está em seus mercados de expansão por meio de marketing localizado, parcerias e iniciativas educacionais. A bolsa oferece um processo de integração simplificado, gateways de moedas fiduciárias e suporte ao cliente localizado para facilitar o acesso. A Bitget também investe em educação sobre blockchain, patrocínios estratégicos e programas de incentivo para reter usuários em regiões de alto crescimento. Com a chegada de Hon NG, CLO da Bitget, a equipe está bastante empenhada em conformidade regulatória. Recentemente, a Bitget obteve aprovação no Reino Unido, uma licença BSP em El Salvador e abriu uma nova bno Vietnã para operá-la conforme os requisitos locais.

Um relatório recente da CCData destaca o sucesso da Bitget com o aumento da participação de mercado para 4,25%, superando o recorde anterior de abril de 2024. Comparando a mudança na participação de mercado do mercado combinado de spot e derivativos, a Bitget, Coinbase e Crypto(dot)com foram os maiores beneficiários de 2024, aumentando sua participação de mercado em 4,05%, 3,89% e 3,39%, atingindo 10,5%, 5,43% e 4,71%, respectivamente.

Anteriormente, o Bitget Token (BGB) foi classificado como uma das 10 criptomoedas de melhor desempenho pela Forbes no primeiro semestre de 2024. Desde então, o BGB superou todas as expectativas com um aumento de mais de 1000% no ano passado. Ao reduzir o fornecimento do BGB, melhorar sua utilidade e expandir suas aplicações no mundo real, a Bitget planeja fortalecer mais funcionalidades e produtos no ecossistema Bitget, levando ao crescimento sustentável e um valor de longo prazo para os detentores.

A estreia da Bitget na lista de 2025 da Forbes das bolsas de criptomoedas mais confiáveis do mundo enfatiza seu notável crescimento e crescente credibilidade na indústria. Com um forte índice de retenção de BTC-ETH e foco na transparência, a Bitget se destaca como uma das bolsas de criptomoedas mais seguras do mundo. Com prova transparente de reservas garantindo 100% de seus ativos e um Fundo de Proteção de $600 milhões para proteger os usuários, a bolsa acelerou seu crescimento mundial. A inclusão na lista da Forbes mostra a crescente influência da bolsa no espaço das criptomoedas.

Sobre a Bitget

Fundada em 2018, a Bitget é líder em bolsa de criptomoedas e empresa Web3 do mundo. Atendendo a mais de 100 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a bolsa Bitget está comprometida em ajudar os usuários a negociar de forma mais inteligente com sua inovadora funcionalidade de copy trading e outras soluções de negociação, enquanto oferece acesso em tempo real aos preços de Bitcoin, Ethereum e outros preços de criptomoedas. Anteriormente conhecida como BitKeep, a Bitget Wallet é uma carteira de criptografia multicadeia de classe mundial que oferece uma variedade de soluções e recursos Web3 integrais, incluindo funcionalidade de carteira, swap de tokens, NFT Marketplace, navegador DApp e muito mais.

A Bitget está na vanguarda da adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel de Parceiro Oficial de Criptomoedas da Principal Liga de Futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do Leste, Sudeste Asiático e América Latina, bem como um parceiro global dos atletas nacionais turcos Buse Tosun Çavuşoğlu (campeão mundial de luta livre), Samet Gümüş (medalhista de ouro de boxe) e İlkin Aydın (equipe nacional de vôlei), para inspirar a comunidade global a abraçar o futuro da criptomoeda.

Para mais informações, acesse: Site | Twitter | Telegram | LinkedIn | Discord | Bitget Wallet
Para consultas da imprensa, entre em contato com: media@bitget.com

Aviso de risco: os preços dos ativos digitais estão sujeitos a flutuações e podem sofrer volatilidade significativa. Invista somente o que pode perder. É possível que o valor de seu investimento seja afetado e não atinja suas metas financeiras ou que você não consiga recuperar o seu investimento principal. Procure sempre uma consultoria financeira independente e considere sua própria experiência e situação financeira. O desempenho no passado não é uma medida confiável do desempenho no futuro. A Bitget não se responsabiliza por possíveis perdas incorridas. Nada contido neste documento deve ser interpretado como aconselhamento financeiro. Para mais informações, consulte nossos Termos de Uso.

Uma foto que acompanha este anúncio está disponível em http://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/bbcc6417-899e-4a61-92b8-900a237e68f3


Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001045992)



Chemelex inicia nova fase como empresa independente e nomeia David Prystash como CEO

A Chemelex, líder global em soluções térmicas elétricas e de detecção, anuncia hoje dois marcos importantes em sua história: a conclusão de sua separação da nVent e a nomeação de David Prystash como CEO. Após a aquisição pelo braço de private equity da Brookfield Asset Management, a Chemelex agora opera como uma empresa independente, pronta para acelerar seu crescimento e inovação no setor de gestão térmica.

Pioneira em rastreamento térmico autorregulável e outras tecnologias, a Chemelex, anteriormente a divisão de Gerenciamento Térmico da nVent, sempre foi reconhecida como referência no setor. A empresa continuará a fortalecer esse legado, mantendo sua missão de fornecer soluções elétricas térmicas e de detecção de alta qualidade para proteger processos, ambientes e pessoas em todo o mundo. Seu compromisso com a inovação, confiabilidade e excelência no atendimento é refletido em sua filosofia “Excelência é tudo”, voltada para um público diversificado, que inclui indústrias, empresas de energia tradicional e em transição, infraestrutura, data centers, prédios comerciais e residências. Em sua nova fase como empresa independente, a Chemelex poderá intensificar o foco na inovação de produtos, operações ágeis e relacionamentos diretos.

David Prystash assume o cargo anteriormente ocupado por Brad Faulconer, que seguirá atuando como consultor estratégico. Prystash possui ampla experiência em cargos de liderança sênior e, mais recentemente, atuou na International Automotive Components Group (IAC), primeiro como diretor financeiro e, posteriormente, como presidente e CEO.

“Agradecemos a Brad por sua liderança e inúmeras conquistas ao longo dos últimos 30 anos”, afirmou o Conselho da Chemelex. “David é um líder experiente, com um histórico sólido na construção de equipes capacitadas para impulsionar o crescimento e a inovação por meio de estratégias focadas no cliente. Damos as boas-vindas a David e esperamos colaborar com ele e com Brad em suas novas funções”.

“A Chemelex se consolidou como líder no segmento de soluções essenciais para gerenciamento térmico, entregando qualidade, inovação e um serviço de alto nível ao mercado”, afirmou David Prystash, CEO. “Estou animados em liderar a empresa e trabalhar ao lado da equipe enquanto iniciamos este novo capítulo como uma empresa independente, pronta para um crescimento ainda maior”.

A Chemelex reúne um portfólio global de destaque em soluções de rastreamento térmico e sistemas completos de gerenciamento de calor. Suas soluções são representadas por marcas renomadas como Raychem, Tracer, Pyrotenax e Nuheat, todas desempenhando um papel essencial na entrega de produtos de alta qualidade e serviços de engenharia com tecnologias comprovadas, agora sob a liderança da Chemelex:

  • Raychem: fornece soluções industriais de rastreamento térmico que protegem processos críticos, com foco na transição energética, abrangendo tanto aplicações com combustíveis tradicionais quanto com fontes limpas. Além disso, a marca disponibiliza proteção contra o inverno para ambientes comerciais e residenciais, além de soluções para melhorar o desempenho de prédios, infraestruturas e residências.
  • Tracer: oferece serviços de gerenciamento térmico desenvolvidos para otimizar projetos de rastreamento térmico por meio de uma abordagem integrada, garantindo máximo desempenho, redução de custos e minimização de riscos.
  • Pyrotenax: fornece cabos com classificação contra incêndio que protegem circuitos elétricos essenciais em situações de emergência.
  • Nuheat: oferece sistemas de aquecimento de piso que proporcionam conforto em prédios residenciais e comerciais.

Essas marcas oferecem uma ampla gama de tecnologias e ferramentas comprovadas e preparadas para o futuro, projetadas para atender às necessidades cada vez mais complexas de gerenciamento térmico em diversos ambientes.

Sobre a Chemelex

A Chemelex é líder global em soluções térmicas e de sensoriamento elétrico, protegendo os processos, locais e pessoas críticas do mundo. Com mais de 50 anos de inovação e um compromisso com a excelência, desenvolvemos soluções que garantem segurança, confiabilidade e eficiência em diversos ambientes, desde fábricas industriais e data centers até residências. Oferecemos tecnologias preparadas para o futuro, capacidades de engenharia avançadas e expertise local, com o respaldo de padrões globais. Nossa oferta inclui um portfólio líder de nossas marcas confiáveis: Raychem, Tracer, Nuheat e Pyrotenax.

www.chemelex.com

Chemelex, Raychem, Tracer, Nuheat e Pyrotenax são marcas registradas pertencentes ou licenciadas pela Chemelex ou suas afiliadas.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato com a mídia

Lowie Van Rymenant

Vice-presidente de marketing

Chemelex

+32 (16) 213 532

Lowie.VanRymenant@nvent.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Svante selecionada para financiamento do US DOE, a fim de promover a captação de carbono na indústria de celulose e papel

A Svante Technologies Inc. (Svante), líder em tecnologia de captação e remoção de carbono de última geração, anunciou hoje que está desenvolvendo um projeto inédito de captação e armazenamento de carbono na unidade da Ashdown Pulp Mill, no Arkansas.

Este projeto é um passo crucial para implantar a tecnologia de captação de carbono de última geração da Svante para a indústria de celulose e papel, demonstrando a capacidade de gerar créditos de remoção de dióxido de carbono (CDR) de alta qualidade e elevar a sustentabilidade das operações do setor. O projeto foi selecionado pela Agência de Eficiência Industrial e Descarbonização (IEDO) do Departamento de Energia dos EUA (DOE) para negociar um contrato de compartilhamento de custos de até US$ 1.499.889 (número do prêmio pendente: DE-FE0032652). O financiamento do DOE irá respaldar a Svante e os parceiros do projeto Paper Excellence e Wood na condução de um estudo Pre-FEED (Preliminary Front End Engineering Design) para avaliar a captação de carbono pós-combustão dos gases de combustão das caldeiras de recuperação na fábrica de celulose de Ashdown.

O revolucionário sistema rotativo de sorvente sólido da Svante, impulsionado pela avançada tecnologia de filtro com base em estrutura metal-orgânica (MOF), oferece distintas vantagens, incluindo:

  • Reduções significativas do custo de captação de CO2: A capacidade exclusiva da Svante de usar calor residual de baixa qualidade para o processo de captação de carbono reduz significativamente o consumo de energia e o custo geral de captação.
  • Projeto modular e simples da planta de captação: O projeto modular da planta de captação da Svante reduz custos de capital, minimiza o impacto nas operações de fábrica existentes e facilita a perfeita integração com as plantas de celulose.
  • Responsabilidade ambiental: Os nanomateriais sorventes sólidos da Svante são intrinsecamente benignos e evitam emissões secundárias prejudiciais e resíduos/efluentes líquidos, que garantem um método mais limpo e seguro de captação de carbono. Além disto, os materiais do filtro da Svante são projetados para produção sustentável e capacidade de reciclagem.

Uma vez que o projeto obtenha a decisão final de investimento (FID), será transformador para a indústria de celulose e papel, pois irá permitir o seguinte:

  • Remover até 1,5 milhões de toneladas de CO2 biogênico já que o projeto terá como alvo o CO2 oriundo da atmosfera por meio de biomassa sustentável, em vez de CO “antropogênico” ou produzido pelo homem2.
  • Liberar novos fluxos de receitamediante créditos de remoção de dióxido de carbono (CDR) no mercado de crédito voluntário, representando um caso de negócios convincente para a indústria de celulose e papel.
  • Demonstrar a vantagem exclusiva da tecnologia de captação de carbono da Svante para aplicar na indústria de celulose e papel.

Claude Letourneau, Presidente e Diretor Executivo da Svante comentou: “A indústria de celulose e papel representa uma oportunidade exclusiva para a tecnologia e a natureza trabalharem em conjunto para remover o CO2 da atmosfera. A tecnologia de captação de carbono com base em MOF da Svante tem o potencial de revolucionar o modo como as instalações industriais gerenciam suas emissões, e estamos confiantes de que este projeto irá abrir caminho para uma adoção mais ampla pelo setor.”

No começo deste mês, a Tenaska e a Svante anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento para cooperar em projetos de captação e armazenamento de carbono de ponta a ponta. A Tenaska tem diversas aplicações de classe VI sob análise com o compromisso de oferecer vias sustentáveis ​​e econômicas de CCS nos EUA, incluindo o Centro de CCS de Sugarberry no Texas.

Sobre a Svante

A Svante é líder em oferecer soluções de captação e remoção de carbono com finalidade específica. A empresa com sede em Vancouver, Canadá, fabrica filtros nanoprojetados e máquinas de contatores rotativos modulares que captam e removem CO2 de emissões industriais e do ar de modo ambientalmente responsável. A Svante está no 2025 Global Cleantech 100, a XB100 da Fundação XPRIZE – as 100 maiores empresas de tecnologia profunda do mundo, classificada em segundo lugar pela Corporate Knight como as 50 empresas sustentáveis ​​(privadas) de crescimento mais rápido do futuro entre as empresas privadas.

Para mais informações, acesse www.svanteinc.com e siga a Svante no LinkedIn em www.linkedin.com/svantesolutions.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato de mídia

Colleen Nitta

Diretor de Marketing e Comunicações

Svante

+1-604-970-2813

cnitta@svanteinc.com

Fonte: BUSINESS WIRE



“Liderança para o Futuro do Ensino Superior na América Latina”: Um Novo Programa de Ação-Aprendizagem para Líderes Universitários

MONTERREY, México, Jan. 30, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Duas importantes universidades de Monterrey, no México, e Filadélfia, nos EUA, estão colaborando para lançar um programa de ação-aprendizagem de oito meses intitulado “Liderança para o Futuro do Ensino Superior na América Latina”.

A iniciativa é uma colaboração do Institute for the Future of Education do Tecnológico de Monterrey com a University of Pennsylvania’s Graduate School of Education (Penn GSE), conhecida por sua potência mundial em liderança educacional. O programa projetado e ministrado em conjunto tem uma jornada de aprendizagem híbrida, com duas sessões imersivas presenciais, uma no México e outra nos EUA.

Este programa inédito conta com líderes internacionais de educação, sessões interativas e oportunidades de mentoria. Ao longo do programa, os participantes utilizarão ferramentas para projetar e implementar um projeto transformador nas suas instituições, em um ambiente seguro para interagir, compartilhar práticas e aprender uns com os outros. Os participantes que concluírem o programa receberão um certificado conjunto do Tecnológico de Monterrey e da University of Pennsylvania.

“Líderes de todo o mundo estão enfrentando desafios complexos ao adotar pedagogias inovadoras e tecnologias avançada para preparar melhor os estudantes para o trabalho futuro”, disse o Dr. Michael J. L. Fung, Diretor Executivo do Institute for the Future of Education do Tecnológico de Monterrey. “O Institute for the Future of Education do Tecnológico de Monterrey tem o orgulho desta parceria com a University of Pennsylvania’s Graduate School of Education, para oferecer este programa dinâmico e orientado para a ação, que capacitará os líderes com as ferramentas e estratégias necessárias para impulsionar mudanças transformadoras nas suas instituições, para atender às necessidades em evolução das economias e sociedades latino-americanas neste momento de rápidas mudanças.”

“Essa colaboração extraordinária reflete nosso compromisso compartilhado com o avanço da liderança educacional em escala global”, disse o Dr. L. Michael Golden, Vice-Reitor de Programas e Parcerias Inovadores da Catalyst @ Penn GSE. “Com a união dos pontos fortes do Tecnológico de Monterrey com os da Penn GSE, criamos uma oportunidade única para os líderes aprenderem com diversas perspectivas, impulsionarem suas redes, explorarem especialistas globais e moldarem o futuro do ensino superior na América Latina. Este programa visa equipar os líderes com a visão, o conhecimento e as capacidades necessárias para gerar um impacto significativo e duradouro nas suas instituições e mais além.”

O lançamento do programa está previsto para meados de 2025; as inscrições terão início três meses antes. Os potenciais participantes podem se inscrever para obter mais informações em https://forms.gle/A5xL97HR6xRrCwfM7

Sobre o Tecnológico de Monterrey
O Tecnológico de Monterrey (http://www.tec.mx) é uma universidade privada sem fins lucrativos reconhecida por sua excelência acadêmica, inovação educacional e visão global. Fundada em 1943, ela está presente em 33 cidades de 20 estados mexicanos, com 60.000 mil estudantes de graduação e pós-graduação, além de mais de 27.000 mil alunos do ensino médio. Certificada pela SACSCOC desde 1950, a Tec está classificada em 185º lugar no QS World University Rankings 2025 e 7º lugar na América Latina de acordo com o The Latin America University Rankings 2024. Também é reconhecida pelos seus programas globais de empregabilidade e de empreendedorismo, fazendo parte de redes internacionais como APRU e U21. Para mais detalhes, visite nosso Boilerplate: https://tec.rs/Boilerplate

Sobre o Institute for the Future of Education
O Institute for the Future of Education (https://tec.mx/en/ife) é um instituto de pesquisa interdisciplinar do Tecnologico de Monterrey, com a missão de melhorar a vida de milhões de pessoas através da transformação do ensino superior e da aprendizagem ao longo da vida em todo o mundo. O Instituto cria, dissemina e aplica inovação educacional baseada em pesquisas para aprimorar os ecossistemas e práticas de aprendizagem, envolvendo-se em uma variedade de pesquisas, empreendedorismo de tecnologia educacional, consultoria, projetos de impacto, advocacia e atividades de criação de comunidades em todo o mundo.

Siga as atividades do Institute for the Future of Education nas redes sociais:
FB: EdInnovationIFE IG: edinnovationife IN: edinnovationife

Sobre a University of Pennsylvania Graduate School of Education
The University of Pennsylvania Graduate School of Education (Penn GSE) é uma das principais faculdades do mundo em pesquisa educacional e preparação de profissionais. A Penn GSE faz parcerias com faculdades, universidades e comunidades para expandir o acessoàeducação — especialmente os que não são atendidos pela sociedade — e, por meio de pesquisas rigorosas e programas inovadores, desenvolve novos conhecimentos e professores e líderes transformacionais em busca de oportunidades educacionais.

Siga a Penn GSE em Facebook, Instagram, X, e LinkedIn.


Contato com a Mídia:
Tecnológico de Monterrey
Eva Zamora
eva.zamte@tec.mx

University of Pennsylvania
Penn GSE
Kat Stein
Katstein@upenn.edu

Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9350702)



Varejo Contrata realiza ação de empregabilidade para PcD

O portal Varejo Contrata, plataforma onde os estabelecimentos do setor podem divulgar as vagas de emprego disponíveis, sem custo para os candidatos, uma iniciativa do Sincovaga-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo), e o Coexistir, irão realizar no dia 31/01, das 10h às 15h, no Centro de Integração da Cidadania (CIC) Oeste, no Jaraguá (Estrada de Taipas, n.º 990, Jardim Panamericano, zona norte de São Paulo), a Ação de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência (PcD), em parceria com a empreendedora social e professora Laine Daniel.

Além de aproximar os candidatos das vagas disponíveis, por meio do cadastro dos currículos no portal Varejo Contrata, a iniciativa também tem como objetivo apoiar o público PcD com informações sobre a legislação e emissão de laudo médico, documento essencial, que, além de comprovar a condição, garante aos profissionais com deficiência os direitos específicos.

As empresas do varejo de alimentos, representadas pelo Sincovaga, irão oferecer vagas, assim como empresas de outros segmentos com relacionamento com a entidade. A expectativa é superar 200 oportunidades para PcD.

Candidatos podem fazer o cadastro pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdCEynypLuYiEk4F0DhRnQijx8gX7GEdCMwl-ZGeR82zKXHnQ/viewform

Ao longo de 2025, o Sincovaga realizará diversos eventos de empregabilidade.

Mais informações: https://varejocontrata.com.br/ e https://www.coexistir.com.br/



Flutter e Aviator fecham parceria comercial de longo prazo

A Flutter Entertainment (Flutter) e a Aviator LLC (404612610) (Aviator) fecharam uma parceria comercial de longo prazo, que irá permitir que jogos online da marca Aviator sejam comercializados e distribuídos pela Flutter a nível internacional.

Como parte do contrato, ambas as partes concordaram em resolver sua disputa legal pendente.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Nikoloz Gogilidze, info.aviator@mikadze.ge

Fonte: BUSINESS WIRE



Metas de sustentabilidade baseadas na ciência da NetApp validadas pela SBTi

A NetApp® (NASDAQ: NTAP), empresa de infraestrutura inteligente de dados, anunciou hoje que aprovou novas metas de redução de emissões baseadas na ciência de curto prazo verificadas pela iniciativa Science-Based Targets (SBTi). Essas metas demonstram o compromisso inabalável da NetApp em tornar a sustentabilidade um componente crucial de nossa estratégia de resiliência de negócios e liderar o setor de armazenamento para ajudar os clientes a atingir suas metas de eficiência energética.

A SBTi desenvolve padrões, ferramentas e orientações que permitem às empresas definir metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GHG) conforme o que é necessário para manter o aquecimento global abaixo de níveis catastróficos. Até o momento, mais de 4.000 empresas validaram metas baseadas na ciência para reduzir as emissões de GEE, com o compromisso de quase 3.000 outras empresas de estabelecer metas.

A NetApp, Inc. se compromete a reduzir as emissões absolutas de GEE dos escopos 1 e 2 em 50,8% até o ano fiscal de 2030, com base no ano fiscal de 2020. A NetApp, Inc. também se compromete a reduzir as emissões de GEE do escopo 3 provenientes do uso dos produtos vendidos em 51,6% por petabyte efetivo enviado até o ano fiscal de 2030, com base no ano fiscal de 2023. O SBTi classificou a meta de redução dos escopos 1 e 2 da NetApp como alinhada com uma trajetória de 1,5°C.

Essas metas expandem e substituem as metas de descarbonização que a NetApp definiu em 2022. A NetApp já fez progressos em direção a suas metas de sustentabilidade, reduzindo as emissões de escopo 1 e escopo 2 em 37% em comparação com sua linha de base de 2020, conforme relatado no Relatório de Impacto Ambiental, Social e de Governança (ESG) do Ano Fiscal de 24 da NetApp.

“A validação de nossas metas de descarbonização pelo SBTi ajuda nossos clientes a ter a certeza de que podem confiar na NetApp para executar uma estratégia de dados com uma infraestrutura de dados inteligente que não apenas impulsiona a inovação, mas também constrói um futuro sustentável”, disse Nicola Acutt, diretor de sustentabilidade da NetApp. “Continuamos a promover a sustentabilidade em tudo o que fazemos, não apenas reduzindo emissões, mas também integrando materiais e designs mais sustentáveis em nossos produtos e embalagens, até chegar às nossas soluções de gerenciamento de dados. Para nós, um futuro digital sustentável começa com os dados, e temos orgulho de estar na vanguarda dessa transição”.

Além de reduzir as emissões em suas próprias operações, a NetApp está ajudando os clientes a avançar em suas metas de eficiência energética. Os usuários do NetApp BlueXP podem obter visibilidade de suas operações acessando o painel de sustentabilidade, que oferece relatórios e pontuações habilitados por AIOps, com insights acionáveis para reduzir custos e melhorar seu desempenho de sustentabilidade. Saiba mais em: https://docs.netapp.com/us-en/active-iq/get_started_sustainability_dashboard.html

Para visualizar o compromisso da NetApp com a redução das emissões de GEE no painel do SBTi, visite: https://sciencebasedtargets.org/companies-taking-action

Recursos adicionais

Sobre a NetApp

A NetApp é a empresa de infraestrutura de dados inteligente, unindo armazenamento unificado de dados, serviços de dados integrados e soluções CloudOps para transformar um mundo de interrupções em oportunidades para cada cliente. A NetApp cria uma infraestrutura sem silos, aproveitando observabilidade e IA para possibilitar a melhor gestão de dados do setor. Como o único serviço de armazenamento de nível empresarial nativamente incorporado nas maiores nuvens do mundo, nosso armazenamento de dados oferece flexibilidade contínua. Além disso, nossos serviços de dados criam uma vantagem de dados por meio de superior resiliência cibernética, governança e agilidade de aplicativos. Nossas soluções CloudOps proporcionam otimização contínua de desempenho e eficiência por meio de observabilidade e IA. Independentemente do tipo de dados, carga de trabalho ou ambiente, com a NetApp, você pode transformar sua infraestrutura de dados para realizar as possibilidades do seu negócio. Saiba mais em www.netapp.com ou siga-nos no X, LinkedIn, Facebook e Instagram.

NETAPP, o logotipo da NETAPP e as marcas listadas em www.netapp.com/TM são marcas comerciais da NetApp, Inc. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.

Sobre a Science Based Targets initiative

A Science Based Targets initiative (SBTi) é uma organização de ação climática corporativa que capacita empresas e instituições financeiras de todas as partes do mundo a desempenharem seu papel no combateàcrise climática. Desenvolvemos padrões, ferramentas e orientações que permitem às empresas estabelecer metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em conformidade com o que é necessário para manter o aquecimento global abaixo de níveis catastróficos e alcançar zero emissões líquidas até 2050, no mais tardar. A SBTi é incorporada como uma instituição de caridade, com uma subsidiária que hospedará nossos serviços de validação de metas. Nossos parceiros são CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, a We Mean Business Coalition, o Instituto de Recursos Mundiais (WRI) e o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

www.sciencebasedtargets.org@sciencetargets

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Assessoria de Imprensa:

Kenya Hayes

NetApp

kenya.hayes@netapp.com

Contato com o Investidor:

Kris Newton

NetApp

kris.newton@netapp.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Elevar Energia mantém reconhecimento internacional em ESG

Pelo segundo ano consecutivo, a Elevar Energia recebe o reconhecimento do Latin American Quality Institute (LAQI) ao ser nomeada “Empresa Brasileira do Ano 2025”. O prêmio, concedido durante o LAQI Impact Summit – Brazil 2025, destaca a atuação da empresa na adoção de práticas estruturadas de governança, compliance e sustentabilidade como elementos centrais para a competitividade no setor de energia.

O reconhecimento acontece em um momento de intensificação das discussões sobre os desafios e riscos do ESG no mercado corporativo. Com a evolução das regulamentações e o aumento da demanda por transparência, as empresas enfrentam cobranças por práticas concretas e mensuráveis, mitigando riscos como greenwashing, instabilidade regulatória e impactos financeiros negativos.

“A governança e o compliance são fundamentais para garantir que o ESG seja aplicado de forma estruturada e com métricas verificáveis. Empresas que não adotam uma gestão ágil, baseada em rastreabilidade e accountability, estão mais suscetíveis a perdas financeiras, dificuldades regulatórias e baixa previsibilidade no setor energético, comprometendo sua sustentabilidade no mercado.”, afirma Ieda Harika, Head de Energia e ESG da Elevar Energia.

Nesse contexto, a Certificação Q-ESG via blockchain garante que as práticas sustentáveis da empresa são documentadas e auditáveis, assegurando conformidade com normativas globais e transparência no monitoramento das iniciativas ESG.

Desde 2024, a Elevar Energia adota uma abordagem estruturada para conformidade regulatória e sustentabilidade financeira no setor energético. O compromisso com governança e compliance é sustentado por uma estratégia de modelagem contratual e regulatória, permitindo maior previsibilidade e segurança nas operações.

A empresa implementou a tecnologia Lesui360, uma plataforma voltada à gestão regulatória e monitoramento de compliance, que possibilita o acompanhamento contínuo das normativas do setor. Com a integração de informações estratégicas, o sistema aprimora a capacidade de adaptação às exigências regulatórias, reduzindo riscos operacionais e fortalecendo a transparência das informações.

A estrutura regulatória também contempla a modelagem contratual e sustentabilidade financeira, garantindo que as decisões estratégicas estejam alinhadas às regulamentações vigentes e ao planejamento de longo prazo.

A Certificação Q-ESG, concedida por meio de blockchain, representa um avanço na verificação independente de práticas ESG. A tecnologia assegura um registro digital imutável e acessível para auditorias externas, permitindo que investidores, clientes e reguladores tenham acesso direto ao histórico das iniciativas implementadas.

O Latin American Quality Institute destaca que práticas como essa são essenciais para a confiança do mercado e para a construção de um setor energético sustentável e competitivo. O prêmio “Empresa Brasileira do Ano 2025” reflete o compromisso contínuo da Elevar Energia com transparência, eficiência regulatória e responsabilidade corporativa.

Diante do aumento da complexidade regulatória e da necessidade de adaptação às diretrizes ambientais e sociais, as empresas do setor de energia adotam soluções voltadas à gestão de riscos e compliance para assegurar sua sustentabilidade operacional.

Ao alinhar suas práticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Elevar Energia fortalece sua atuação no setor. O reconhecimento do Latin American Quality Institute, pelo segundo ano consecutivo, reforça a importância da governança e da conformidade regulatória como pilares.



Paulina Porizkova retorna à Estée Lauder como embaixadora global da marca

A Estée Lauder anuncia hoje o retorno de Paulina Porizkova – atriz, escritora, modelo e ativista contra o etarismo – como sua nova embaixadora global. Porizkova foi rosto da marca entre 1988 e 1995, estrelando algumas das campanhas mais icônicas da Estée Lauder e consolidando seu legado como um ícone da beleza. Agora, essa parceria evolui para uma colaboração inovadora, unindo forças para redefinir os padrões de beleza. Como uma das vozes mais autênticas e influentes no debate sobre envelhecimento, autoestima e beleza, Porizkova usará sua poderosa plataforma para inspirar e empoderar mulheres ao redor do mundo, incentivando-as a reconhecer seu valor e celebrar sua beleza em todas as idades.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250130512975/pt/

Paulina Porizkova Returns to Estée Lauder as Global Brand Ambassador (Photo: Business Wire)

Paulina Porizkova retorna à Estée Lauder como embaixadora global da marca (Foto: Business Wire)

“Nos últimos 30 anos, me tornei uma mulher com voz, opiniões firmes e um senso de identidade ainda mais forte. A Estée Lauder me procurou para trabalharmos juntos novamente não apesar desses valores, mas por causa deles”, disse Porizkova. “Diferente da primeira vez, isso vai além de um trabalho. É meu propósito: uma oportunidade de ser exatamente quem sou, de falar apenas sobre produtos que realmente amo e confio, e de mostrar às mulheres do mundo todo que a idade traz poder e possibilidades. Não se trata apenas de representatividade, mas de ser vista e celebrada”.

Porizkova será porta-voz de produtos de skincare e maquiagem que estejam alinhados de maneira autêntica com seus valores pró-envelhecimento, enquanto impulsiona conversas e fortalece a comunidade em torno dos temas que mais a inspiram.

“Hoje celebramos um momento importante para a marca, pois damos as boas-vindas a Paulina de voltaàfamília Estée Lauder, desta vez não apenas como uma porta-voz, mas como um verdadeiro exemplo a ser seguido”, disse Justin Boxford, presidente global da Estée Lauder. “A voz de Paulina, sua autenticidade e sua capacidade de se conectar profundamente com as mulheres representam tudo o que a Estée Lauder defende. Ela está transformando a conversa sobre envelhecimento, e queremos ser o amplificador que levará sua mensagem ainda mais longe”.

A primeira campanha de Porizkova será lançada na primavera de 2025, em mídias impressas, digitais e lojas físicas, para promover a linha Revitalizing Supreme+ da Estée Lauder. Ela se junta ao atual time global de talentos da marca, que inclui Ana de Armas, Bianca Brandolini, Carolyn Murphy, Grace Elizabeth, Imaan Hammam, IU, Karlie Kloss, Shu Qi e Yang Mi.

Sobre Paulina Porizkova

Paulina Porizkova é uma atriz e escritora nascida na Tchecoslováquia. Ex-modelo, ela foi a primeira mulher da Europa Central na capa da Sports Illustrated Swimsuit Issue, em 1984. Em 1988, tornou-se um dos rostos mais bem pagos do mundo como embaixadora da Estée Lauder. Como atriz, participou de 16 filmes e diversas séries de TV, além de integrar o júri do Ciclo 10 do America’s Next Top Model. Seu primeiro romance, A Model Summer, foi publicado em 2007, e seu livro de não ficção, No Filter: The Good, the Bad, and the Beautiful, em novembro de 2022. Defensora influente do movimento contra o etarismo, Paulina recentemente retornouàEstée Lauder como embaixadora global da marca.

Sobre a Estée Lauder

A Estée Lauder é a principal marca da The Estée Lauder Companies Inc. Fundada por Estée Lauder, uma das primeiras mulheres empreendedoras do mundo, a marca continua hoje seu legado de criar produtos de maquiagem e cuidados da pele inovadores, sofisticados e de alto desempenho, além de fragrâncias icônicas – tudo infundido com um profundo conhecimento das necessidades e dos desejos das mulheres. Atualmente, a Estée Lauder alcança mulheres em mais de 150 países em todo o mundo e em dezenas de pontos de contato, de lojas físicas a digitais. E cada um desses relacionamentos reflete consistentemente o poderoso e autêntico ponto de vista da Estée Lauder.

ELC-B

NYSE: EL

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato de relações públicas: tconnaug@estee.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Ferrer é reconhecida por seu programa de ética e conformidade de excelência

A Ferrer obteve o Compliance Leader Verification™, o prestigioso reconhecimento concedido pela Ethisphere, que distingue a empresa farmacêutica como líder global na defesa de práticas corporativas éticas e responsáveis em suas operações comerciais.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250130308702/pt/

(Photo: Ferrer)

(Foto: Ferrer)

A Ethisphere é uma organização líder dedicada ao avanço das práticas comerciais éticas, e seu reconhecimento distingue as organizações com um compromisso excepcional com programas robustos de ética e conformidade.

O Compliance Leader Verification™ foi concedido após uma análise extensa e rigorosa conduzida pela equipe de verificação da Ethisphere. Esse processo incluiu uma análise do estado atual com referência às respostas da Ferrer ao questionário Ethics Quotient® (EQ) da Ethisphere, comparando o programa de ética e conformidade da Ferrer com o World’s Most Ethical Companies®, análise de documentos e entrevistas com executivos e membros da equipe em toda a organização.

Especificamente, o desempenho da Ferrer foi avaliado em seis áreas principais: recursos e estrutura do programa; percepções da cultura ética; normas escritas; treinamento e comunicação; avaliação de riscos, monitoramento e auditoria; e aplicação, disciplina e incentivos.

A verificação (atualmente considerada um padrão global de excelência) reconhece as organizações que implementam as melhores práticas de integridade nos negócios. Esse marco destaca o compromisso da Ferrer com a ética comercial, a sustentabilidade e a transparência em todos os seus processos, indo além das normas legais por meio de práticas de gerenciamento exemplares.

“Estamos extremamente orgulhosos por termos alcançado esse reconhecimento, que reflete nosso compromisso com os mais altos padrões de integridade e ética nos negócios e reafirma nosso propósito: usar os negócios como uma força para lutar pela justiça social”, disse Meritxell Casas, diretora jurídica de propriedade intelectual e conformidade da Ferrer. “Essa honra é uma prova do trabalho incansável de nossa equipe na integração da ética e da integridade em todos os aspectos de nossas operações.”

De acordo com Jodie Fredericksen, conselheira sênior de conformidade da Ethisphere, “esse reconhecimento ressalta a liderança e o compromisso da Ferrer com a excelência em ética e conformidade. Nossa equipe ficou impressionada com sua dedicação em promover uma cultura corporativa baseada em transparência e responsabilidade, práticas que servem de modelo para organizações em todo o mundo.”

Mais informações sobre o Compliance Leader Verification estão disponíveis em https://ethisphere.com/what-we-do/leader-verification/

Sobre a Ethisphere

A Ethisphere é a líder global na definição e no avanço dos padrões de práticas comerciais éticas que fortalecem as marcas corporativas, criam confiança no mercado e proporcionam sucesso nos negócios. As empresas transformam a ética, a conformidade e a cultura em uma vantagem comercial, aproveitando o programa orientado por dados da Ethisphere e as avaliações de cultura que apresentam as orientações mais recentes e as práticas de centenas de organizações globais nos 8 pilares de uma cultura ética e mais de 240 pontos de dados de ética, conformidade, sociais e de governança fornecidos por meio de uma plataforma de software proprietária. A Ethisphere também homenageia programas de integridade superiores por meio do reconhecimento World’s Most Ethical Companies®, reúne uma comunidade de especialistas do setor com a Business Ethics Leadership Alliance (BELA) e promove práticas comerciais éticas por meio do Global Ethics Summit, Ethisphere Magazine e o podcast Ethicast.

Para obter mais informações, acesse https://ethisphere.com.

Sobre a Ferrer

Na Ferrer, usamos os negócios para lutar pela justiça social. Há muito tempo somos uma empresa que procura fazer as coisas de forma diferente; em vez de maximizar os retornos para os acionistas, reinvestimos grande parte de nosso lucro em iniciativas que retribuemàsociedade: de volta ao lugar onde pertence. Vamos além da conformidade e somos guiados pelos mais altos padrões de sustentabilidade, ética e integridade. Por isso, desde 2022, somos uma B Corp.

Fundada em Barcelona em 1959, a Ferrer oferece soluções transformadoras para doenças fatais em mais de cem países. Em linha com nosso propósito, temos um foco crescente em doenças pulmonares vasculares e intersticiais pulmonares e distúrbios neurológicos raros. Nossa equipe de 1.800 pessoas é movida por uma convicção clara: nosso negócio não é um fim em si mesmo, mas uma maneira de mudar vidas.

Somos Ferrer. Ferrer for good.

www.ferrer.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Informações adicionais e solicitações de entrevistas:

Ferrer

Gorka Ortiz de Zárate

Assessor de comunicação

gortizdez@ferrer.com

+34 93 600 3779

Fonte: BUSINESS WIRE



Estilo de vida saudável é um aliado na prevenção do câncer

O câncer representa, ainda, um dos maiores desafios para a área da saúde. No Brasil a estimativa é de 704 mil novos casos anuais para o triênio 2023-2025, segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A doença se destaca como uma das principais causas de morte no país. Diante disso, o Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, é um incentivo à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Entre as ações eficazes para reduzir o risco de câncer, o oncologista e médico paliativista Munir Murad, também coordenador da unidade da Versania Brasil, em Belo Horizonte, destaca a adoção de um estilo de vida saudável por meio de uma alimentação equilibrada, prática de atividades físicas, redução do consumo de álcool e combate ao tabagismo. No entanto, ele reconhece que a implementação dessas mudanças é lenta e pode ser dificultada por fatores como falta de informação ou acesso a recursos adequados.

“O consumo de grãos integrais e baixa ingestão de alimentos ultraprocessados são alguns dos pilares na redução dos riscos. Aliado a isso, fazer exercícios físicos ajuda a controlar o peso, reduzindo a obesidade, fator de risco importante associado a vários tipos de câncer”, explica.

Segundo o médico, a conscientização e o incentivo por parte de profissionais de saúde e políticas públicas têm papel fundamental no apoio às pessoas para que elas superem essas barreiras e consigam adotar práticas que beneficiem sua saúde a longo prazo.

Munir recomenda também a realização de exames para detecção da doença. Entretanto, ressalta que no Brasil há barreiras na implementação de programas de rastreamento populacional, que se caracteriza pela aplicação sistemática de exames em pessoas assintomáticas, com o intuito de identificar o câncer em estágio inicial. “Entre os exames que necessitariam ser feitos estão os ginecológicos, mamografia e colonoscopia, além de vacinações especificas, como a que é contra o vírus HPV, pois previnem vários tipos específicos de câncer, como o de colo do útero”, afirma.  

De acordo com o médico, os principais fatores de risco para o câncer incluem aspectos comportamentais, ambientais, genéticos e hormonais. O tabagismo é o principal fator evitável, associado a cânceres como os de pulmão, boca e bexiga. Já a exposição ao sol, sem proteção, é a principal causa de câncer de pele. A alimentação inadequada, obesidade e sedentarismo aumentam o risco de cânceres como os de mama, próstata e colorretal, enquanto o consumo excessivo de álcool está ligado a tumores no fígado, boca e garganta, agravando-se com o tabagismo.

Em se tratando de fatores genéticos, como mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, elevam a probabilidade de câncer de mama e ovário. “A exposição a agentes carcinogênicos, como amianto e poluição, também favorece o desenvolvimento da doença”, enfatiza.

O médico ressalta que os avanços no tratamento do câncer nos últimos anos têm gerado significativa esperança, especialmente com o desenvolvimento de abordagens inovadoras e eficazes, que estão transformando o panorama do cuidado oncológico. É o caso da imunoterapia, que estimula o sistema imunológico a reconhecer e combater as células cancerígenas, tem revolucionado o tratamento de diversos tipos de câncer, como melanoma, câncer de pulmão e linfomas.

“Terapias como os inibidores de checkpoint imunológico (anti-PD-1, anti-PD-L1 e anti-CTLA-4) e células CAR-T (linfócitos T geneticamente modificados) têm proporcionado respostas duradouras, mesmo em casos avançados, que antes tinham poucas opções de tratamento”, explica.

Outras abordagens são as biópsias líquidas, menos invasivas e que detectam fragmentos de DNA tumoral circulante no sangue, tem revolucionado o diagnóstico e o monitoramento do câncer. Além disso, tem novas tecnologias, como radioterapia guiada por imagem e radiocirurgia estereotática, que têm permitido tratar tumores com altíssima precisão, poupando tecidos saudáveis e reduzindo os efeitos colaterais. 



Klüber Lubrication anuncia mudanças na área de Indústria Pesada

A Klüber Lubrication, empresa do Grupo Freudenberg que desenvolve e produz lubrificantes especiais de alto desempenho, graxas e óleos para diversas indústrias, anuncia ao mercado importantes mudanças na sua área de Indústria Pesada a partir deste mês. Francesco Lanzillotta, executivo que está há 28 anos na empresa, é o novo Gerente Global da área de Mineração, enquanto Thiago Alves assume como Gerente Regional de Indústria Pesada para a América do Sul.

Francesco terá como objetivo principal alavancar os negócios da Klüber Lubrication em Mineração em todo o mundo, a partir da matriz em Munique (Alemanha), em conjunto com os times locais de Indústria Pesada. Para isso, terá foco em transmitir conhecimento, gerenciar o desenvolvimento de novas soluções e, principalmente, ouvir as demandas dos clientes nas diversas regiões. Atualmente, Francesco responde pelos mercados de Mineração, Siderurgia e Cimento na América do Sul e Austrália.

Sua atuação em quase três décadas na empresa também o ajudará a ter um maior entendimento das necessidades de cada mercado e localidade, tanto na visão dos clientes como das equipes, para ter claro quais são as soluções prioritárias e como a Klüber Lubrication pode contribuir para a melhoria contínua. A sua contribuição ao longo desse período para a transformação da Indústria Pesada principalmente no Brasil, a qual se tornou referência para outros mercados, a superação de desafios e as inúmeras conquistas e resultados serão fatores determinantes para o sucesso na nova jornada.

“Essa longa e ampla atuação no setor me fortaleceu e me ajudou a ter uma visão mais sistêmica do negócio. Estou extremamente motivado para continuar contribuindo com o Grupo Freudenberg e a Klüber Lubrication em todo o mundo. Além do que, para mim e para a minha família, será um passo muito importante e desafiador”, completa.

Thiago Alves assume Gerência Regional

Como novo Gerente Regional de Indústria Pesada para América do Sul, Thiago Alves terá como objetivo dar continuidade ao crescimento da área tanto no Brasil como na região, com foco na proximidade dos clientes, escutando as principais dificuldades e adaptando soluções ‘além da lubrificação’ que atendam suas necessidades operacionais e de negócio.

Para isso, seu desafio será o de impulsionar os negócios nos países hispânicos da América do Sul, por meio da criação de sinergia com a equipe regional, para a qual buscará estimular o senso de pertencimento, a troca de conhecimento e a forte comunicação com todos os stakeholders. Para assim, ajudá-los na resolução de suas principais dores.

Thiago traz na bagagem uma vivência de 14 anos na Klüber Lubrication, atuando em diferentes mercados. Entre eles, uma passagem pelo Chile, onde pôde perceber as diferenças dos negócios entre os países e o impacto da cultura e do relacionamento na geração de negócios. Isso o ajudou a ajustar a abordagem para diferentes situações, o tipo mais adequado de solução desenvolvida e a comunicação para cada cliente. Da sua experiência mais recente na área de Vendas, poderá tirar vantagem de aspectos de sensibilidade cultural, liderança e visão sistêmica do negócio.

Para engajar os times a fim de atingir as metas estabelecidas, Thiago pretende criar um ambiente centrado em quatro pilares – propósito, autonomia, desenvolvimento e reconhecimento – alinhado à visão, valores e objetivos da empresa. Dessa forma, reforçando a cultura organizacional e o senso de pertencimento, já que cada membro do time é fundamental para o sucesso coletivo.

“Me sinto motivado por estar de volta ao time em que comecei lá em 2011, com a mesma vontade que sempre tive de contribuir com a Klüber Lubrication. Um novo desafio sempre nos possibilita a sair da zona de conforto e buscar diferentes caminhos e soluções. Sem dúvida, será uma nova jornada de muito aprendizado e realizações”, finaliza.



Congresso que acontecerá no Brasil debaterá o futuro do ESG

O Congresso Nacional de ESG, um dos maiores eventos de ESG e Sustentabilidade da América Latina e Pré-COP 30, acontecerá nos dias 13 e 14 de maio, no Centro de Eventos da AMCHAM na cidade de São Paulo.

O evento reunirá líderes empresariais, governamentais, especialistas e profissionais para compartilharem cases e práticas no campo da sustentabilidade e ESG. Assim como debater o futuro do ESG e da sustentabilidade.

O congresso contará com a participação de palestrantes como: Tamara Braga (Petrobras), Gabriel Santamaria (Banco do Brasil), Gabriel Clemente (Vale), Filipe Alvarez (Azul Linhas Aéreas), Sabrina Petrina (Volkswagen), João Zeni (Electrolux), Alexandro Gandur (EMS), Rodolfo Sirol (CPFL), Gabriel Prudlik (Diageo), Claudia Veiga (Syngenta), Fábio Junio (Sicoob), Patrícia Ruth (Rumo Logística), Pier Pesce (Braskem), Nathalia Abreu (Zurich Seguros), Jefferson Giorgi (Bridgestone), Ramon Martins (TOTVS), Renato Costa (Odontroprev), entre outros.

Este ano, o tema central do congresso é “Liderança Visionária – Conectando Sustentabilidade, Diversidade e Inteligência Artificial”. Durante os dois dias do evento, os participantes terão a oportunidade de participar de palestras e painéis de discussão interativos, todos voltados para explorar as melhores práticas e inovações no campo do ESG. Além disso, serão apresentados estudos de caso bem-sucedidos de empresas que incorporaram efetivamente princípios de ESG em suas operações e estratégias.

O objetivo do Congresso Nacional de ESG é a conscientização, a colaboração e o avanço das práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) entre empresas, governos, cooperativas e sociedade, buscando um futuro mais sustentável, ético e responsável em todas as esferas da atividade econômica e social. Alinhado às metas e os esforços das empresas e investidores com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, visando um mundo mais justo, sustentável e inclusivo. Assim como inspirar líderes e stakeholders a adotarem abordagens responsáveis ​​em suas instituições e a construção de um futuro melhor para todos.

O evento será um ponto de encontro para a troca de ideias, aprendizado e networking entre os principais stakeholders interessados em compartilhar a Sustentabilidade e o ESG como um pilar central das instituições modernas. Assim como um encontro nacional de ESG entre as principais lideranças públicas e privadas.

Durante a programação do evento, acontecerá a entrega do Prêmio ESG, que tem como finalidade reconhecer e divulgar as melhores práticas de ESG do Brasil. Os cases inscritos serão avaliados por uma banca de jurados, e o case que obtiver a maior pontuação em cada categoria será laureado o case vencedor.

“A sustentabilidade e o ESG não são mais apenas uma escolha, mas uma questão de inteligência para as organizações que buscam prosperar e sobreviver em um mundo em constante mudança. O Congresso Nacional de ESG é um fórum para compartilhar conhecimentos, insights e experiências, e a agenda de um futuro mais sustentável para todos”, disse Cristiano Lagôas, presidente da Associação Brasileira de ESG, instituição realizadora do evento. Para mais informações sobre o evento, incluindo detalhes sobre palestrantes, programação e o Prêmio ESG, os interessados podem acessar o site oficial do congresso em www.congressodeesg.org.br 

Sobre o Congresso Nacional de ESG

O Congresso Nacional de ESG é um evento anual que reúne líderes empresariais, governamentais, especialistas e profissionais para compartilhar as práticas de ESG no ambiente corporativo, governamental e cooperativas. O evento oferece uma plataforma para a troca de conhecimentos, experiências e melhores práticas, ajudando as organizações a incorporarem princípios de sustentabilidade e ESG em suas operações e estratégias.

Para mais informações, basta acessar: www.congressodeesg.org.br

 



FLS Mining faz parceria com LTIMindtree para transformação estratégica de serviços de manutenção de aplicativos

A LTIMindtree [NSE: LTIM, BSE: 540005], uma empresa mundial de consultoria em tecnologia e soluções digitais, fez uma parceria com a FLS, uma fornecedora líder de processamento de minerais de fluxograma completo para a indústria global de mineração, para transformação estratégica de seu portfólio de serviços de aplicação. Por meio dessa parceria, a LTIMindtree permitirá suporte contínuo de serviços melhorados de manutenção e desenvolvimento de aplicativos na FLS.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250129347778/pt/

Srini Rao, EVP & Chief Business Officer, LTIMindtree & Balakrishna Govindan – Head of Business Applications, FLS Mining. (Photo: Business Wire)

Srini Rao, EVP & Chief Business Officer, LTIMindtree & Balakrishna Govindan – Head of Business Applications, FLS Mining. (Photo: Business Wire)

Como parte dessa parceria, a LTIMindtree fornecerá Manutenção, Suporte ao vasto e complexo cenário de Aplicativos da FLS Mining. Ao aproveitar o poder da IA, bem como ferramentas de automação, a LTIMindtree auxiliará a FLS Mining a reduzir a complexidade e habilitar a eficiência empresarial.

Balakrishna Govindan, chefe de Aplicativos Empresariais da FLS Mining, disse: “Nosso envolvimento com o L&T Group e a LTIMindtree tem sido crucial para prestar um serviço oportuno e melhor para o nosso negócio. Este compromisso é essencial para a nossa ambição de fornecer soluções modernas e escaláveis ​​para o nosso negócio, o que, por sua vez, permitirá que eles forneçam um serviço melhor para nossos clientes no mundo todo. Estamos animados para continuar esta jornada com uma parceira especialista como é o caso da LTIMindtree, que pode dar suporte às nossas diversas necessidades e trazer inovações futurísticas para o nosso sistema existente”.

Srini Rao, vice-presidente executivo e diretor de Negócios da LTIMindtree, comentou: “Nós, como LTIMindtree e nossa empresa controladora, L&T Group, percorremos um longo caminho como consultores confiáveis ​​para a FLS. Como os principais facilitadores em sua jornada de transformação estratégica, continuamos comprometidos em otimizar os processos de negócios na FLS e otimizar os resultados para seus clientes finais”.

A FLS é uma fornecedora líder de processamento de minerais de fluxograma completo para a indústria global de mineração, fornecendo tecnologias e serviços comprovados durante todo o ciclo de vida das operações e com objetivos definidos de fornecer soluções para mineração com desperdício zero até 2030 por meio do programa MissionZero.

Sobre a LTIMindtree:

A LTIMindtree é uma empresa mundial de consultoria em tecnologia e soluções digitais que permite que as empresas de todos os setores reimaginem modelos de negócios, acelerem a inovação e maximizem o crescimento por meio do aproveitamento de tecnologias digitais. Como parceira de transformação digital de mais de 700 clientes, a LTIMindtree traz um amplo conhecimento de domínio e tecnologia para ajudar a impulsionar a diferenciação competitiva superior, as experiências dos clientes e os resultados comerciais em um mundo convergente. Com mais de 86 mil profissionais talentosos e empreendedores em mais de 40 países, a LTIMindtree – uma empresa do Grupo Larsen & Toubro – resolve os desafios comerciais mais complexos e oferece transformação em escala. Para mais informações, acesse www.ltimindtree.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato: Shambhavi Revandkar | Relações com a imprensa | Shambhavi.revandkar@ltimindtree.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Pesquisa aponta razões do avanço dos consórcios em 2024

Durante 2024, o Sistema de Consórcios apresentou crescimento recorde de adesões, atingindo 4,49 milhões de vendas de cotas, no acumulado de janeiro a dezembro. Ao anotar 7,4% sobre o total de 2023 no mesmo período, contabilizou R$ 378,73 bilhões em negócios realizados, com 11,21 milhões de participantes ativos, conquistando consecutivamente, mês após mês, montantes inéditos.

A exemplo do ocorrido em anos anteriores, a ABAC — Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios — encomendou pesquisas qualitativa e quantitativa à Kantar Brasil, líder em dados, insights e consultoria, com o objetivo de avaliar as razões dessa evolução do Sistema de Consórcios.

Realizados em setembro, as entrevistas e os grupos de trabalho captaram as percepções de consorciados e de potenciais participantes quanto às vantagens e desvantagens da modalidade. Buscou-se identificar pontos de aprimoramento.

Os entrevistados

As recentes pesquisas, desenvolvidas nas cinco regiões do país e pela quinta vez consecutiva nos últimos anos, entrevistaram 1.600 consumidores em situações específicas e realizaram quatro sessões de discussões em grupo. Em todas, o propósito foi recolher dados quantitativos e qualitativos.

O total de entrevistados, composto por 50% homens e 50% por mulheres, na faixa etária dos 18 a 45 anos, sendo 46% de 18 a 29 anos e 54% de 30 a 45 anos, foram, basicamente de três classes sociais. A abrangência incluiu 45% da A e B e 55% da C.

Na metodologia aplicada, foram consultados 55% de conhecedores da modalidade e 45% de usuários, originários das regiões: Sudeste, com 48%; Nordeste, com 21%; Sul, com 16%; Centro-Oeste, com 8%; e Norte, com 7%.

A fase qualitativa envolveu os gêneros masculino e feminino na faixa etária entre 29 e 57 anos, das classes A, B, B2 e C. Foram organizados quatro grupos de discussão: dois formados por consorciados de imóveis e de veículos e outros dois somente com desistentes.

As situações qualitativas

Pelo foco qualitativo, nas sessões de discussões foram observadas algumas percepções sobre como “controlar o impulso de comprar”, “pensar a longo prazo”, “guardar dinheiro, ter uma reserva” e “saber exatamente quanto gasta”.

Uma novidade apresentada, que reforçou a mudança de postura, esteve naqueles que, por saber mais sobre educação financeira, entenderam o consórcio como parte de seu planejamento. 

Na conclusão desta pesquisa qualitativa, houve citações que valorizaram o consórcio como sendo uma “escolha mais inteligente” do que o financiamento, mais alinhada aos preceitos da educação financeira. 

Conhecer mais sobre o consórcio

Ainda entre os conhecedores de consórcio, o nível de informação básica foi bastante elevado na classe C, com 66%, principalmente na região Sul, onde atingiu 69%, em especial entre as mulheres e os jovens de 18 a 29 anos, com 58%, indicadores que sinalizam bom potencial de futuras adesões.

Com nível médio de informação, a classes A e B tiveram 39% contra 30% da classe C. Em geral, os percentuais relativos a esse nível de conhecimento variaram entre 29% a 39% para os quesitos sexo, idade, classe social e região geográfica.  

Conhecer e experimentar

Nestes dois temas, apesar da estabilidade com viés positivo de conhecimento, houve, em carros, maior setor de participantes ativos, avanço de quatro pontos percentuais de 2023 para 2024, ao saltar de 81% para 85%. Como consequência, houve um ponto a mais na experimentação, ao pular de 56% para 57%, no mesmo período.

No segmento de imóveis, um dos mais procurados em 2024, com terceira maior presença de participantes ativos, ocorreu ligeira retração no conhecimento, de 68% para 67%, enquanto na experimentação, caiu de 26% para 25%, o que demonstra estabilidade.

Por que escolher o consórcio?

Ao comentarem as razões das adesões a grupos de carros, motos, imóveis ou outros bens e serviços, os usuários entrevistados repetiram espontaneamente: “O consórcio é um jeito de guardar dinheiro”.

Entre os que nunca compraram cota de consórcio, as justificativas apontadas com maior indicação foram: “Prefiro poupar e comprar o bem à vista”. Na sequência, assinalaram que no “consórcio demora muito para receber o bem” e “receio de não conseguir pagar as prestações até o fim”.

Segurança e propósito

Nos dois principais itens, nas pontuações que indicam ser os quesitos extremamente relevantes, houve a somatória de 75% na segurança, em 2023, com evolução para 79%, no ano passado. Os mesmos índices, repetidos para o atendimento do propósito, evoluíram de 75% para 79%, demonstrando o alto nível de contentamento.

Informações sobre consórcio

Na totalidade dos entrevistados, os dois locais mais procurados foram os pontos de vendas como lojas, agências de bancos, concessionárias, e os amigos e parentes. Ambos empataram em 29%. O crescimento das propagandas pela internet nos últimos quatro anos também despertou o interesse.

Entre todos, 50% afirmaram ser muito provável a recomendação. Os outros 50% ficaram divididos em 29 pontos percentuais para estreitamento de relacionamento e 21 para situações indefinidas.

Perspectivas

Dos questionados, 69% pretendem aderir a uma cota de consórcio em 2025, enquanto 31% responderam negativamente. Paralelamente, entre os demais interessados, 44% mencionaram os imóveis, 38% citaram os veículos leves, enquanto as motocicletas ficaram com 20%.

Depois tivemos os eletroeletrônicos, com 12%; os veículos pesados, com 14%; os serviços, com 15%; e outros, com 2%.

Conclusões da pesquisa

Ao resumir os comentários, sugestões e críticas, observados na pesquisa qualitativa e quantitativa, foi possível compreender as principais razões do crescimento do Sistema de Consórcios durante 2024.

A menor burocracia e os custos mais baixos, por vezes comparados a outras formas de aquisição de bens, vem se tornando um diferencial motivador para adesão. Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, detalhou que “os dados comparativos, quantitativo ou qualitativo, traçaram um perfil de participante mais atento aos compromissos, tendo o Sistema de Consórcios como um aliado para a aquisição de bens ou contratação de serviços”.

Para finalizar, Rossi comentou os resultados sintetizando que “a evolução do brasileiro sobre conhecimento em educação financeira proporcionou, direta e indiretamente, o forte crescimento dos consórcios no ano passado.”



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

17% do total de ataques cibernéticos e vazamento de dados, até...

0
Desde o lançamento da IA generativa, os invasores têm utilizado Inteligência Artificial para atingir seus alvos com mais velocidade e eficiência, enquanto as defesas têm adotado IA para se proteger rápido e de forma eficaz.

Últimas Notícias