A Ford mostrou no início do mês de junho no Salão do Automóvel de Buenos Aires o Novo EcoSport, o SUV compacto da montadora americana, que desde a primeira versão lançada no Brasil sempre esteve entre os veículos mais vendidos no país e na América Latina.
Para começar essa cobertura, veja o vídeo transmitido via Facebook ao vivo do lançamento oficial para a imprensa em Buenos Aires, antes da abertura do Salão do Automóvel. Foi um evento grandioso, com a participação de dois grupos teatrais que movimentaram a noite e valorizaram ao extremo a avant-première.
Transmissão ao vivo direto de Buenos Aires
O utilitário esportivo foi mostrado no “Espacio Al Rio”, na capital portenha, para a imprensa brasileira e argentina com a presença do presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, que confirmou o lançamento do Novo EcoSport, totalmente remodelado, nas versões com motor 2.0, de 175 cv, e o inédito 1.5 de três cilindros com 137 cv.
O executivo destacou a história de sucesso do veículo que inaugurou o segmento de utilitários esportivos compactos no continente e agora se renova completamente para ser a referência do setor na América do Sul e em diversos mercados mundiais.
“Este é um veículo emblemático, projetado e nascido na América do Sul, como uma inovação local que se tornou global”, disse Lyle Watters (foto). “Hoje ele está presente na Europa, Ásia e deve chegar em breve à América do Norte, oferecendo a mais atual tecnologia do segmento para a segurança, conforto, desempenho e conectividade. O Novo EcoSport passou por um grandioso trabalho de engenharia para oferecer recursos de última geração, com a mesma paixão e emoção que fazem dele um ícone na América do Sul.”
Segundo a Ford, o Novo EcoSport é resultado do envolvimento das equipes de design, engenharia e marketing de todo o mundo, com pesquisas para aprofundar o conhecimento das necessidades atuais e desejos dos novos e tradicionais clientes do segmento. Em síntese, foi pensado para pessoas de espírito jovem, conectadas e ativas que querem um mundo mais seguro e sustentável, com motores que combinam alto desempenho e eficiência com prazer de dirigir.
A frente do Novo EcoSport segue a tendência dos modernos SUVs da linha Ford. A ampla grade predomina na parte dianteira, alinhada com os faróis redesenhados, incorporando o que há de mais moderno nessa tecnologia. O interior do SUV da Ford foi projetado em cada detalhe para oferecer um padrão superior de conforto e elegância, incluindo bancos com excepcional acabamento e ergonomia para todos os ocupantes.
O painel de instrumentos, assim como o interior, é totalmente novo e destacado pela tela flutuante de 8 polegadas sensível ao toque, conectada com o avançado sistema multimídia SYNC 3, compatível com Apple Car Play e Android Auto. O compartimento traseiro também traz uma nova configuração que amplia o espaço e versatilidade para o transporte de bagagem.
“Os nossos designers e engenheiros criaram um novo interior para o EcoSport, focado no motorista, nos passageiros, na segurança da família e dos amigos e como todos podem interagir com o carro. Mais que avançar no desempenho, tecnologia e conforto, é um carro conectado para um novo mundo conectado”, concluiu Watters.
Detalhes do novo EcoSport
Novo EcoSport 2.0 Titanium vem com a proposta de ser um utilitário esportivo completo, segundo informa a montadora. Modelo premium da linha, o SUV chegará em meados de agosto totalmente renovado com design dianteiro inovador, com grade de controle ativo, o motor mais potente da categoria, de 176 cv, nova transmissão automática de seis velocidades, sistema de conectividade SYNC 3 com tela flutuante de 8 polegadas, teto solar elétrico e interior totalmente novo com a cor clara “Light Stone”.
Com 7 airbags, o Novo EcoSport 2.0 Titanium quer ser líder na categoria em desempenho e equipamentos de série de última geração. A Ford deve anunciar seu preço no próximo mês, dentro de uma estrutura de comercialização altamente vantajosa no segmento, desde o valor de aquisição aos itens de manutenção e serviços.
Motor, transmissão, piloto automático e suspensão
O motor 2.0 flex tem injeção direta de combustível e duplo comando variável independente de válvulas. Com bloco, cabeçote e cárter de alumínio, tem a potência para a categoria, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.
A nova transmissão automática com conversor de torque tem seis velocidades e permite trocas manuais pelo sistema “paddle shift” instalado no volante.
O piloto automático (controle de cruzeiro) possui limitador de velocidade para aumentar a segurança. Tudo novo também na suspensão, com eixo traseiro de curso ampliado e molas reforçadas para melhor absorção de impactos.
Segurança
O EcoSport Titanium traz muitos itens de segurança ativa e passiva. É o único na categoria a oferecer sete airbags de série – frontais, laterais dianteiras, de cortina e de joelhos para o motorista. Compõem o conjunto a direção elétrica, o monitoramento individual de pressão dos pneus, a câmera de ré, o alerta de ponto cego e tráfego cruzado e o sistema anticapotamento, item preventivo num SUV.
Inclui ainda controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, alarme e sistema de fixação Isofix para duas cadeiras infantis.
Design
As mudanças no design incluem novo capô, para-choque, faróis e grade dianteira elevada, que deixam o veículo mais robusto e também têm um caráter funcional, tornando a aerodinâmica 11% mais eficiente (0,35 Cx). A ampla grade externa adota um sistema de controle ativo que abre e fecha de acordo com a velocidade, garantindo maior economia de combustível. Os faróis de duplo refletor têm lâmpadas de xenônio e luzes diurnas de LED.
Na lateral, destaque para as rodas de 17 polegadas, bagageiro de teto de novo desenho e o friso cromado. O para-choque traseiro também é novo. O teto solar é elétrico.
Apesar dele não ter alterado seu tamanho externo e interno, a impressão visual é de um carro maior e mais robusto do que a versão anterior e isso agrada bastante os fans da marca.
Interior e multimídia
O interior do EcoSport 2.0 Titanium é super-refinado no design e traz materiais totalmente novos, incluindo painel com toque macio (“soft touch”). Os bancos redesenhados, com bom apoio lateral, são de couro tratado com repelente de sujeira. O volante é multifuncional, também em couro.
Destaque para a central multimídia de nova geração SYNC 3, com tela flutuante sensível ao toque de 8 polegadas, de alta resolução, com comandos de voz. O sistema de som é premium Sony, com nove alto-falantes. O painel de instrumentos com tela colorida auxiliar de 4,2 polegadas exibe as informações do computador de bordo usando recursos gráficos e de imagem. O ar-condicionado é digital de grande potência.
Além da ergonomia, a flexibilidade é outro avanço do modelo. Tem compartimentos para acomodar smartphones, duas entradas USB no console e dois pontos de força de 12 V. O console central tem um descansa-braço com compartimento interno. A chave abre e fecha automaticamente as portas da frente e do porta-malas com o sensor de presença.
Outros itens de conforto e segurança do Novo EcoSport 2.0 Titanium são a partida por botão, sensor de chuva, porta-luvas climatizado, porta-malas com abertura elétrica, acendimento automático dos faróis e vidros elétricos com acionamento a um toque.
O porta-malas, de 356 litros, possui um assoalho inteligente que permite configurar o espaço em três posições, criando um porta-objetos inferior de 52 litros. Ele pode também formar uma plataforma plana com o banco traseiro rebatido, ampliando a área de bagagem para 1.178 litros. No total são 20 diferentes porta-objetos na cabine.
A engenharia do silêncio também foi aplicada no Novo EcoSport 2.0 Titanium, resultado do refinamento do chassi, da suspensão e do isolamento acústico do interior e do exterior com para-brisa acústico, novos revestimentos e defletores nas rodas e na parte dianteira e traseira do utilitário esportivo.
Outros modelos Ford no Salão de Buenos Aires
No estande da montadora no evento argentino haviam outros modelos, como o S-MAX e o SUV KUGA, que não são vendidos no Brasil e a pickups F 150 Raptor, que você pode ver na transmissão ao vivo que fiz no evento. Além deles, você verá um 360º do Ford GT, o Mustang e o Mustang Shelby GT350, que atraíram a atenção de todos que passavam pelos corredores e não tinha jeito: paravam para babar em frente a essas máquinas. Veja abaixo um vídeo rápido de cada um deles para conhecê-los um pouco. Vale a pena.
Ford GT
Mustang Shelby
Mustang 5.0
Transmissão ao vivo realizada direto do Estande da Ford
Ford na Campus Party Brasília
Praticamente na mesma semana do Salão do Automóvel de Buenos Aires a Ford foi uma das principais patrocinadoras da Campus Party em Brasília, evento de tecnologia que é formado em sua maioria por desenvolvedores de apps e startups.
O principal objetivo da montadora em participar desse evento é estimular o desenvolvimento tecnológico para seu mercado e não é arriscado afirmar que ela é hoje, dentre todas as empresas do setor, a que mais investe de maneira séria e consistente em tecnologia automotiva, para tornar cada vez mais acessível ao consumidor final as vantagens e benefícios, principalmente em segurança, que os bits e bytes podem proporcionar.
Veja a seguir alguns vídeos da cobertura do evento em Brasília. Alguns foram transmitidos ao vivo pelo Facebook e estão incorporados aqui.
O primeiro vídeo é sobre a chegada no evento, onde mostro parte das barracas dos campuseiros, ou as pessoas que acampam 24h por dia durante todos os dias da Campus Party.
Neste vídeo eu mostro a abertura do pavilhão antes da chegada do público e dos campuseiros
Neste outro eu mostro a chegada dos campuseiros no pavilhão e faço uma entrevista rápida com Fernando Silveira, Diretor de Comunicação da Ford para a América do Sul, em que ele fala sobre a importância da participação da montadora na Campus Party.
Por fim, fecho a matéria com essa transmissão ao vivo de parte da apresentação de Jim Vella, presidente da Ford Fund, o braço filantrópico da marca. Não consegui pegar a apresentação toda, pois o celular acabou a bateria pouco antes do final.