Não foi um evento de novidades, mas sim de reafirmação e consolidação da Ford na busca por inovações tecnológicas que ampliem os benefícios para os usuários dos seus veículos e contribuam para a transformação da mobilidade e da conectividade pelas estradas do mundo. Com essa bandeira, foi apresentado o novo Focus, impregnado de sensores que irão possibilitar a geração de uma avalanche de dados estimada em 25GB, por hora. Isso, por cada Focus, ou modernos veículos Ford. Essa futura geração do Focus deve chegar ao mercado no segundo semestre na América do Sul, incluindo o Brasil.
Entre as novas tecnologias do Focus estão o sistema de conectividade Sync com AppLink, que permite o acesso a aplicativos de smartphones por comandos de voz; a Assistência de Emergência, que faz ligação automática ao Samu, em caso de acidente; o estacionamento automático para vagas paralelas e perpendiculares; e a assistência de frenagem de emergência (Active City Stop), que para o carro ao detectar a possibilidade de colisão a até 50 km/h.
Estacionamento automático e assistente de frenagem de emergência contribuíram para dar ao novo Focus o título de carro médio mais inovador no prêmio AutomotiveINNOVATIONS, realizado este mês na Alemanha. Na mesma premiação, que avaliou mais de 1, 2 mil inovações técnicas de 18 grupos globais de automóveis, a Ford também foi eleita a Marca de Volume Mais Inovadora.
Além de ser um dos carros mais vendidos do mundo, com mais de 13 milhões de unidades, o Ford Focus foi o primeiro carro produzido na América do Sul a receber a classificação máxima de cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP.
Segundo Marcio Alfonso, diretor de Engenharia da Ford América do Sul, o sistema Sync mostra o pioneirismo da montadora em sistemas de conectividade embarcados, com comandos de voz para operação do celular, rádio e climatização do veículo, sem a necessidade de tirar as mãos do volante. “Com o sistema AppLink, o Sync também passou a acessar aplicativos de smartphones que abrem várias opções de informação, entretenimento e conveniência, inserido no conceito de conectividade com segurança”, explica Alfonso.
A Assistência de Emergência, já oferecida também em outros modelos da Ford, como novo Ka, New Fiesta, EcoSport e Ranger, faz uma ligação automática ao serviço de atendimento médico de urgência, Samu, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível. Uma preocupação imprescindível para que a tecnologia ganhe contornos mais humanos e sociais.
O Estacionamento Automático que será introduzido no Brasil com o novo Focus funciona com o apoio de sensores e câmera e é capaz de manobrar tanto em vagas paralelas como perpendiculares, sem que o motorista precise mexer no volante. Além de tornar a direção mais simples, contribui para pavimentar o caminho do futuro carro autônomo.
O Assistente de Frenagem de Emergência é outra tecnologia inovadora voltada para a segurança. Também conhecido como Active City Stop, ele conta com sensores que monitoram o tráfego e, ao detectar a possibilidade de uma colisão, reduz a velocidade e aciona os freios do veículo. Ele opera em velocidades de até 50 km/h e ajuda a evitar acidentes causados por desatenção no trânsito.
Reforçando a estratégia de inovação
O discurso de Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul, que esteve presente ao evento, como não poderia deixar de ser, reiterou que a empresa quer ser vista, muito além do DNA automotivo, também como uma companhia de tecnologia. “Estamos trabalhando para antecipar as necessidades e desejos dos consumidores, especialmente em conectividade, mobilidade e veículos autônomos, e para tornar essas tecnologias acessíveis para todos, não apenas para os consumidores de luxo.”
Foi um reforço à fala do presidente e CEO da Ford, Mark Fields, durante a feira de tecnologia, a Consumer Eletronics Show (CES), que aconteceu em janeiro deste ano em Las Vegas (EUA), quando anunciou o novo Plano de Mobilidade Inteligente da companhia. “Não queremos ser somente uma indústria de veículos, mas também de mobilidade, no sentido de revolucionar a forma como o mundo se move”, disse ele na ocasião, acrescentando ser prioridade da Ford oferecer veículos acessíveis às massas, com o objetivo maior de, efetivamente, melhorar a vida dos usuários. E estão aquecendo essa estratégia com o carro de entrada da montadora, o novo Ka. Vamos torcer.
Por outro lado, o líder global da área de inovação da Ford, Ken Washington, faz coro e alerta que o desafio da mobilidade está associado a quatro grandes tendências mundiais: o avanço da população urbana, o crescimento da classe média, a sustentabilidade ambiental e as mudanças de hábitos e prioridades dos consumidores, criando novos modelos de negócios.
“Vemos um mundo onde os veículos se comunicam uns com os outros, os motoristas e veículos se comunicam com a infraestrutura da cidade para evitar congestionamentos e as pessoas compartilham veículos e múltiplas formas de transporte em seus deslocamentos diários”, relata e dá como exemplo o aplicativo gratuito Waze, que direciona e redireciona rotas mais livres aos motoristas que também podem interagir nesse processo, driblando o trânsito pesado.
No centro da estratégia de sustentação da inovação, está o Centro de Pesquisa e Inovação em Palo Alto, inaugurado em 2012. “É preciso ouvir as pessoas e entender suas necessidades para poder atendê-las de maneira adequada. O centro proporciona essa interação com a comunidade”, afirma Washington, para quem o futuro parece estar logo ali.
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