Home CORPORATE Empreendedorismo Número de empresas que buscam crédito tem menor avanço anual

Número de empresas que buscam crédito tem menor avanço anual



Historicamente, a busca por crédito é a saída encontrada por pessoas físicas e jurídicas em situações de escassez de recursos, como a que veio à tona no Brasil e no mundo como uma das consequências da pandemia de Covid-19. Apesar disso, o percentual de empresas que procuraram por crédito no país apresentou o menor avanço do ano no mês de junho, com 2,9%, conforme levantamento da Serasa Experian. Um mês antes, em maio, a procura por crédito cresceu 8,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

O Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito também revela que as micro e pequenas empresas buscaram mais crédito do que médias e grandes, com 3,1% de alta na busca por empréstimos. Os negócios de médio e grande porte tiveram queda de 5,8% e 2,3%, por sua vez. O movimento já tinha sido registrado em maio, quando as micro e pequenas empresas lideraram a alta da taxa.

Com uma expansão de 7,3%, o setor de serviços liderou o ranking de crescimento entre os setores que mais buscaram crédito, sendo seguido pela indústria, com 6,1%. O comércio foi o único segmento que apresentou decréscimo, com -3,2%.



Para Luciano Bravo, CEO da Inteligência Comercial e Country Manager da Savel Capital Partners, o menor avanço anual, experimentado em junho, pode ser explicado: as empresas estão com um alto endividamento, o que dificulta o acesso a novas linhas de crédito. “Em um contexto de recuperação econômica, os bancos brasileiros nunca serão um facilitador para as empresas, dando o crédito necessário para o seu crescimento”.

Na análise de Bravo, o crescimento tímido na busca por crédito no período analisado também se deve ao fato do aumento da Taxa Selic, que impacta nas decisões dos empresários tomadores de crédito.

A projeção para a taxa Selic no fim de 2022 foi de 13,75% pela 9ª semana seguida no Boletim Focus, seu atual patamar, conforme publicado pelo portal O Dia. O Banco Central sinalizou que o ciclo de alta de juros pode ter se encerrado no Copom (Comitê de Política Monetária) de agosto. A taxa chegou ao número atual há cerca de um mês, após onze altas consecutivas. Para o final de 2023, a mediana para a Selic ficou em torno de 11%.

Para o especialista, a alta de juros e a inflação impactam na busca de crédito por parte de empresas, pois provocam a fuga de capitais para renda fixa, além de criar um aumento na resistência de empréstimo dos bancos aos clientes. “Isso porque, além de ficar com pouco capital disponível – devido a priorização de empréstimos para governos – a inflação aumenta o risco de ‘calote’ pelos clientes”, complementa. 

Neste panorama, prossegue Bravo, o empresariado brasileiro pode buscar alternativas fora do país para “driblar” a situação adversa.

“A saída praticada por grandes empresas que, quando não conseguem captar no mercado doméstico é, justamente, captar no exterior – principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Por este motivo, recomendo que todas as empresas médias busquem conhecer este processo, chamado ACI (Aporte de Capital Internacional)”, explica.

O CEO da Inteligência Comercial e Country Manager da Savel Capital Partners ressalta que a tomada de crédito no exterior é uma alternativa real para médias e grandes empresas. “Entre os principais benefícios, os empreendimentos que buscam crédito internacional têm à disposição uma taxa de juros menor e a aceitação de qualquer tipo de garantia imobiliária”.

Para mais informações, basta acessar: https://inteligenciacomercial.com/

Número de empresas que buscam crédito tem menor avanço anualNúmero de empresas que buscam crédito tem menor avanço anualNúmero de empresas que buscam crédito tem menor avanço anualNúmero de empresas que buscam crédito tem menor avanço anualNúmero de empresas que buscam crédito tem menor avanço anualNúmero de empresas que buscam crédito tem menor avanço anualNúmero de empresas que buscam crédito tem menor avanço anualNúmero de empresas que buscam crédito tem menor avanço anualNúmero de empresas que buscam crédito tem menor avanço anualNúmero de empresas que buscam crédito tem menor avanço anualNúmero de empresas que buscam crédito tem menor avanço anualNúmero de empresas que buscam crédito tem menor avanço anual