Home CORPORATE ARTIGO O desafio de produzir apresentações atraentes em outros idiomas

O desafio de produzir apresentações atraentes em outros idiomas



Valéria Molina*

O que torna uma apresentação corporativa atraente para a audiência? Quais são os aspectos a serem abordados para aumentar o interesse dos clientes e a probabilidade de aceitação de uma proposta ou compra de produtos e serviços? Depois de muitos anos de estudos sociológicos, realizados por cientistas altamente qualificados, há respostas coerentes para estas questões, que apontam fatores fundamentais para inspirar comportamentos e, por consequência, bons resultados nos negócios.

Estes estudos comportamentais são referências importantes para qualquer profissional, especialmente de vendas e de marketing, mas também de áreas técnicas, porque podem contribuir de maneira decisiva para aumentar o poder de persuasão. Isto porque permitem o alinhamento da comunicação com as tendências de comportamento, tornando as relações mais interessantes e eficazes.



Entre os princípios práticos apontados cientificamente estão: a necessidade de elaborar estas apresentações corporativas, procurando sempre oferecer mais de uma opção de proposta, produtos e serviços às diferentes expectativas da audiência; destacar os diferenciais e benefícios diretos; dar exemplos de casos de sucesso junto a públicos com características semelhantes, o que referenda a aceitação social da proposta.

Resumidamente, ao seguir estas recomendações, os responsáveis pelas apresentações garantem a atenção das pessoas e ampliam de modo considerável as probabilidades de aceitação e de concretização de negócios, especialmente se a audiência é composta por conterrâneos, que falam o mesmo idioma e têm a mesma formação cultural.

Porém, quando a apresentação deve ser feita para estrangeiros, cuja cultura difere muito da existente no país do apresentador, tendo uma forma de raciocinar e de ver o mundo completamente diferente, outros cuidados tornam-se necessários. O ideal é que a pessoa faça a apresentação no idioma nativo da audiência, buscando conhecer melhor os aspectos culturais e as diferentes visões de mundo para criá-la de uma maneira mais empática, interessante e persuasiva. Simultaneamente, é essencial que o apresentador domine esta língua estrangeira para capturar a atenção e viabilizar a interação, que é essencial no mundo dos negócios.

Desta forma, se conclui que atualmente para elaborar apresentações comerciais ou técnicas, que são tarefas praticamente cotidianas para diferentes áreas das companhias, é fundamental que o profissional domine um segundo idioma. Esta, ainda, não é uma realidade no mercado corporativo nacional, mas precisa ser se as empresas brasileiras quiserem ampliar seus negócios com mercados externos a médio e longo prazos.

Por isso, os profissionais que estão se preparando para ter proficiência ou já dominam um segundo ou terceiro idiomas têm um diferencial importante para a ascensão na carreira. Quem ainda não tem, precisa buscar a fluência nos idiomas mais demandados para os negócios das companhias para assegurar um futuro mais promissor.

A conclusão é que investir no aprendizado de outros idiomas é essencial para o sucesso das empresas no mercado corporativo, cada vez mais globalizado e interativo e a busca por este conhecimento tornou-se mais fácil e rápida. Atualmente, é oferecida no Brasil uma grande diversidade de cursos online para o aprendizado de até 30 idiomas, que podem ser cursados de acordo com as demandas empresariais e a disponibilidade de agenda dos profissionais, que podem estudar em qualquer hora e em qualquer lugar. Não há tempo a perder, especialmente em momentos críticos para a economia do País como o atual.

*Valéria Molina, diretora de Marketing da Rosetta Stone do Brasil

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