Por Bruno Morari *
O que define um monitor gamer? Resumindo, são os produtos com mais de 60Hz de taxa de atualização e menos de 5ms de tempo de resposta.
Mas sabemos que não é apenas essa informação que o público consumidor precisa. Afinal, o que deve ser levado em consideração na hora de comprar um monitor gamer? Essa é uma questão que tanto os mais experientes quanto os novatos se perguntam frequentemente.
É claro que a resposta para essa questão possui diversas variáveis, entre elas, é imprescindível saber o tipo de uso que o monitor terá, qual o tipo de jogo, e as especificações que fazem mais sentido no momento da decisão de compra, sempre levando em consideração a necessidade e o estilo do jogador.
Há um mito de que apenas o tamanho da tela influência na performance do jogador. É claro que isso deve ser considerado, mas tamanho de tela não é tudo. Principalmente dependendo do tipo do jogo e da performance que o jogador busca. Por exemplo, em um jogo FPS, será que ter um monitor ultrawide é realmente uma boa aposta, com tanto campo de visão? E para um simulador, será que um de Widescreen traz a melhor experiência?
Para os aficionados de jogos, as telas de 24 ou 27″ polegadas widescreen e as ultrawide se destacam entre as demais existentes no mercado. Entretanto, há algumas diferenças entre elas que são bastante significativas.
Entre as principais diferenças das telas ultrawide e das widescreen, destacam-se:
Widescreen
Perfeita para jogos competitivos, por exemplo, FPS, MOBA, RPG;
Visão total de tudo que está acontecendo dentro do jogo, sem necessidade de mexer a cabeça;
Por padrão, os jogos são desenvolvidos para funcionar no formato Widescreen “16:9”;
Abrange muito mais monitores com ajuste de altura.
Ultrawide
Perfeita para usar em simuladores;
Campo de visão amplo, para quando for necessário visualizar diversas informações ao mesmo tempo;
Alguns jogos são desenvolvidos para também suportar ao formato Ultrawide;
Não só para jogos, mas também é útil para o home-office e atividades multitarefas.
Escolher o melhor monitor para horas e horas de jogos e performance requer muita pesquisa e atenção, pois alguns fatores podem estragar a experiência do gamer em relação à utilização adequada, como: perder o foco com um jogo incompatível com uma tela ultrawide; monitores com poucos ajustes; e tecnologia que cause cansaço por causa da má postura ou emissão de luzes nocivas aos olhos.
Outros fatores cruciais são a combinação com um hardware compatível, taxa de atualização e tempo de resposta, que garantem maior performance. Afinal, milissegundos de atraso entre o comando do mouse ou teclado e a execução na tela podem significar perder uma partida.
Escolher com sabedoria o monitor gamer é essencial. É como escolher o próximo movimento do personagem na tela.
* Bruno Morari é diretor de Marketing e Produtos do Grupo TPV no Brasil
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA