É de extrema importância que todo cidadão conheça a fundo os Poderes Públicos. Apenas assim é possível entender a quem devemos recorrer quando precisamos cobrar os nossos direitos.
Mas o ato civil vai muito além disso. Cada Poder tem suas várias subdivisões e Secretarias. É uma forma de conseguir organizar as demandas por pastas, com foco na melhor resolução dos problemas. Hoje, você vai conhecer um pouco do que faz a Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, qual o papel de quem trabalha nela e em quais assuntos ela trata.
O que faz a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina?
Todos os estados contam com essa Secretaria, cujo papel principal é centralizar os sistemas de Administração Financeira, Controle Interno e Planejamento Orçamentário. Para dar conta de todo o trabalho, o órgão catarinense é dividido em oito diretorias.
Em Santa Catarina, particularmente, o órgão já existe há 183 anos e entre suas funções podemos citar:
– administrar a arrecadação;
– fiscalizar os tributos estaduais;
– gerenciar, controlar e auditar o uso dos recursos públicos estaduais;
– elaborar, executar e acompanhar o orçamento do estado;
– contabilizar a gestão dos recursos públicos;
– controlar a dívida pública do estado;
– apoiar os demais órgãos do estado em relação à administração financeira e contábil.
Qual a importância da Secretaria de Fazenda?
A Secretaria de Fazenda de Santa Catarina tem como intuito garantir que todos os impostos pagos pela população do estado sejam aplicados de forma inteligente, ou seja, de forma a retornar como benefício aos cidadãos catarinenses.
Esse último representa muito bem a missão dessa Secretaria, que é promover políticas tributárias justas, com foco na ética, respeito e honestidade. Particularmente em Santa Catarina, a estrutura organizacional é dividida em:
– Administração e Finanças: cuida da implantação e controle das rotinas administrativas e financeiras e faz o controle interno de gestão de materiais, pessoas e de tecnologia da informação;
– Administração Tributária: trata da fiscalização e arrecadação de tributos pelo estado;
– Contabilidade e Informações Fiscais: coordena o trabalho da contabilidade de Santa Catarina, com foco na supervisão e controle das atividades.
Além disso, existem ainda o Gabinete da Secretaria Adjunta, a Gestão de Fundos, o Planejamento Orçamentário e o Núcleo de Tesoura Estadual. Tudo isso para fazer com que a Administração Fazendária do estado de Santa Catarina consiga exercer bem sua função, tal qual delimitam os deveres da instituição.
Quem faz parte da Secretaria de Fazenda de Santa Catarina?
Em números, já passaram pelo órgão cerca de 50 secretários, sendo que 5 deles conseguiram ser eleitos como governadores de Santa Catarina. Notadamente, é um cargo de grande visibilidade, assim como de enorme responsabilidade. O primeiro deles foi Adolfo Konder, em 1918.
Hoje, quem está à frente da Secretaria de Fazenda de Santa Catarina é Paulo Eli, Ele nasceu em Rancho Queimado, no mesmo estado, e assumiu o cargo no início de 2018. A formação do atual secretário é em Administração e Ciências Contábeis, com especialização em Gestão Fazendária.
O órgão conta também com uma secretária adjunta, Michele Patricia Roncalio. Ela, que é natural de Blumenau, também tem formação em Ciência Contábeis e Mestrado em Controladoria.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a Secretaria de Fazenda de Santa Catarina? Essa foi uma explicação básica, mas que dá um rumo a quem está na área de concursos públicos. É preciso entender de tudo um pouco, principalmente do que se trata a atuação de cada secretaria dentro da administração. Agora é ir mais fundo nos estudos e focar na área em que você deseja seguir.
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA