Para as empresas de mídia, varejo e tecnologia, a transformação digital é algo praticamente natural. Mesmo com alguma dificuldade de entender termos novos e da moda como big data, uberização, social business e outros, esses setores sabem que há algo além do acúmulo de infraestrutura de TI a ser alcançado. Mas outros segmentos de mercado são mais orientados em suas linhas e processos. Para eles, a Boston Consulting Group (BCG) criou um framework para a transformação digital. O trabalho foi publicado ontem, 2 de setembro, no site da consultoria.
Muitas indústrias estão longe de serem amantes de novidades e preferem ser aptas tardias a qualquer revolução. Mas a BCG alerta que, dada a abrangência, baixo custo de entrada e impacto potencial da tecnologia digital, é imperativo que mesmo esse grupo comece a lançar seus projetos digitais. Porém, em vez de usar uma abordagem top-down, devem guiarem-se por estratégias que utilizam ciclos de construir-avaliar-aprender, mesmo quando não inteiramente certas do resultado.
Utilities, saúde e logísticas são exemplos de setores que costumam ser tardios nas ondas da tecnologia transformadora de negócios. No documento “How to Jump-Start a Digital Transformation”, a consultoria aborda os diversos estágios da transformação digital e como dar esse salto em direção ao futuro. O objetivo é mostrar a urgência e necessidades para empresas que são, geralmente, orientadas ao controle de seus processos do dia a dia.
Competitividade
O documento digital da BCG está dividido em Visão Geral, Protegendo os Ganhos Iniciais, Ampliando Iniciativas Bem Sucedidas, Liderança e Como Avançar Mais. Tem também alguns infográficos e links para outros trabalhos relacionados. É uma grande oportunidade de entender de forma organizada o que é a transformação digital e porque ela é importante para a competitividade e sobrevivência dos negócios no futuro próximo.
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