*Por Raphael Ozawa
Uber, Waze, Airbnb e Netflix são empresas que têm uma coisa em comum: são organizações exponenciais, ou seja, que se tornaram potências tecnológicas em seu ramo de atuação. Um dos quesitos que difere as organizações exponenciais das tradicionais é…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
…que elas são capazes de escalar, isto é, crescer com facilidade sem que para isso precisem aumentar sua estrutura interna.
E o que é crescer de forma exponencial? Significa gerar um resultado no mínimo dez vezes maior do que os outros players do mercado. Quando falamos em resultado, podemos falar em número de clientes, filiais, franquias, faturamento, entre outros. Outra característica primordial desse tipo de empresa é que a base do seu negócio é a informação, ou seja, a empresa que possuir como ativo a informação, tem o grande diferencial para se tornar exponencial.
No Brasil, o que observamos são iniciativas que utilizam modelos existentes no exterior e que aqui são replicados com sucesso. Um bom exemplo é a 99 e a BlaBlaCar, empresa europeia que cresceu no Brasil por se encaixar tão bem com as nossas características culturais.
Então, quem deveria se preocupar com o cenário em que vivemos hoje? As grandes corporações! O negócio delas está ameaçado por empresas digitais. E isso pode acontecer, de repente, em um espaço de dois anos. Além da lentidão característica dessas grandes corporações, elas têm um outro ponto que as tornam vulneráveis: sua estrutura atua como um sistema autoimune. Ou seja, uma imensa massa de pessoas que sobrevivem do modelo tradicional dentro dessa hierarquia e que impedem que ideias disruptivas ganhem adesão.
Poucas empresas estão se reinventando e não imaginam o risco que correm. O mercado está repleto de players em rápido crescimento que já nasceram digitais com um olhar mais aguçado e com a disrupção na veia. Por isso, a dica é, apostem na tecnologia para crescer e se equiparar às organizações exponenciais. O futuro é agora!
*Raphael Ozawa é sócio e facilitador na área de Sucesso do Cliente da HE:labs, empresa global de tecnologia que viabiliza a transformação digital para grandes marcas.
[/read]INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA