A Oracle anunciou que acabou a novela sobre a compra da NetSuite, de soluções para cloud computing. Após alguma tensão entre a empresa e acionistas, que gostariam de um preço maior, a Oracle conseguiu fazer valer sua oferta de US$ 9,3 bilhões, ou US$ 109 por ação. O valor conseguiu a adesão de 56% dos acionistas, percentagem exigida para a negociação se efetivar.
Até a tarde de sexta-feira, 4 de novembro, havia algum receio de novamente haver uma recusa dos acionistas. O maior opositor ao negócio era o maior acionista da NetSuite, o T. Rowe Price Group, que detinha 18% das ações e gostaria de uma oferta a US$ 120. Além de recusar as propostas, o grupo estava influenciando a decisão de outros detentores de papéis.
A alegação era de que o chefe e fundador da Oracle, Larry Ellison, tinha conflito de interesses na negociação, já que também era acionista da NetSuite e também um de seus fundadores, junto com Evan Goldberg (Foto). A discussão entre os detentores dos papéis foi persistente desde o primeiro anúncio de que a Oracle iria fazer uma oferta, no começo de outubro, mas perdeu força nos últimos dias e o negócio foi efetivado. No final da tarde de segunda-feira, 7 de novembro, a página de informações para acionistas da empresa desejada já linkava diretamente para o site da Oracle. Ellison não votou na assembléia da NetSuite.
Ganhos estratégicos
A compra da NetSuite reforça a estratégia da Oracle para oferecer aplicações de negócios em nuvem. A empresa adquirida é conhecida por suas soluções de negócio que rodam em nuvem, principalmente um CRM de boa marca no mercado e um ERP modernizado para o novo ambiente da tecnologia. A aquisição é claramente focada em crescer no mercado de software como serviço (SaaS) e em pequenas e médias empresas (SMB, em inglês, ou PMEs em português), que possuem boa penetração da NetSuite.
O mercado considera que a Oracle incluirá, de uma vez só, cerca de US$ 1 bilhão ao seu balanço financeiro com as ofertas de cloud da NetSuite, que vinha crescendo em receitas. Em 2015, a companhia fechou o ano com US$ 741 milhões, mas somente o recente trimestre de 2016 já respondeu por US$ 240 milhões.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–