Um dos novos caminhos para o futuro da tecnologia da informação que conhecemos até agora é criar soluções novas com inteligência artificial (IA). A IBM tem sua plataforma cognitiva com o supercomputador Watson, a Salesforce já colocou a novidade em seus produtos de CRM, Google e a Apple competem no crescente mercado de assistentes pessoais inteligentes, o Facebook tem vários clientes corporativos para seu chatbot messenger, Microsoft e Amazon também estão lutando nesse novo mercado. Tradicionais companhias de TI e as que surgiram na web sabem que a demanda por produtos assim só tende a aumentar.
Disposta a não ficar de fora a Oracle anunciou nessa semana sua entrada em IA. E não foi um passo tímido. Na sua conferência anual OpenWorld, em São Francisco, que ocorre até dia 5 de outubro, a empresa anunciou as aplicações Adaptive Intelligence e sua extensão para quase toda a sua oferta de software empresarial da marca.
Apresentou ainda um novo banco de dados, serviços de chabot e blockchain em cloud computing. A Adaptative Intelligence abrangerá toda a oferta de suites em cloud, incluindo para ERP, gestão de capital humano (HCM, sigla em inglês) e gestão da cadeia de abastecimento (SCM, sigla em inglês). “Todos querem falar de inteligência artificial hoje porque isso faz o valor da empresa subir. Mas a IA não pode ser uma aplicação isolada”, lembrou o CEO da empresa, Mark Hurd, na abertura do evento.
A Oracle não foi a primeira a entrar no ramo de IA, mas parece que sabe o que está fazendo. A mistura de inteligência artificial, cloud, TI tradicional e blockchain parece adequada a aquilo que o mercado está querendo. Larry Ellison, CTO e presidente da Oracle, revelou o banco de dados trabalhará com machine learning (aprendizado de máquina) e eliminará mão-de-obra humana, erro e ajuste manual, e melhorará a segurança ao cuidar automaticamente dos processos de detecção. “Esta é a coisa mais importante que fizemos em muito, muito tempo”, disse.
Um novo negócio
De uma hora pra outra, a Oracle conseguiu desvencilhar-se do estigma de TI velha e caminha para uma companhia mais adequada à chamada “transformação digital”. Não só o Adaptive Intelligence é algo nese sentido, mas há uma série de lançamentos.
O novo Oracle AI Platform Cloud Service ajuda os desenvolvedores a criar e implementar rapidamente serviços avançados de AI corporativa. O AI Platform Cloud Service incorpora soluções de aprendizagem de máquinas e dispositivos inteligentes, com isso fica pronto para todas as soluções do mar de letrinhas que vinham ganhando força (SaaS, PaaS e IoT, por exemplo). O Mobile Cloud também ganhou recursos inteligentes de conversão inteligente.
O CEO da empresa resumiu bem o pensamento em outro trecho de seu discurso no evento anual. A TI sempre cuidou da automação das empresas, mas tudo que conhecíamos e usávamos parecia que não atendia mais o mundo transformado de hoje. A IA parece ter vindo para ser essa nova fase da automação. “Há tantas coisas que podemos fazer hoje em termos de automatizar coisas para torná-las melhores”, disse Hurd.
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