Home Cultura Otimização do tempo e produtividade: entenda como melhorar o seu desempenho

Otimização do tempo e produtividade: entenda como melhorar o seu desempenho

4 dicas para ganhar produtividade e eficiência em suas tarefas diárias



O home office tem se tornado cada vez mais uma alternativa viável na rotina de trabalho das pessoas. Depois de dois anos dos primeiros casos de Covid-19 no Brasil, podemos dizer que o trabalho remoto conquistou o seu espaço, de acordo com o relatório IDC’s Future of Work 2022, as previsões para o futuro do trabalho sinalizam uma aderência duradoura de modelos híbridos pela maioria das organizações.

Mas como tirar proveito dos benefícios de trabalhar de qualquer lugar, sem perder a chance de trocar ideias e colaborar com colegas de equipe? Veja abaixo algumas dicas para que você possa otimizar suas tarefas diárias e ser ainda mais produtivo, usando as ferramentas do Google Workspace:

Deu branco! E agora?
Conte com a colaboração de seus colegas, afinal várias cabeças pensam melhor do que uma só, não é mesmo?



Quando você tiver um bloqueio criativo ou estiver inseguro sobre a melhor maneira de estruturar um material, abra um novo arquivo – um Docs, Sheets ou Slides – faça as principais considerações e direcionamentos que você já possui sobre a demanda e compartilhe o documento com sua equipe ou outros colegas da empresa para que eles possam contribuir em tempo real com a tarefa.

Dessa maneira, você não perderá tempo tentando encontrar a solução sozinho, terá mais de uma pessoa trabalhando simultaneamente no arquivo para encontrar a melhor solução e, ainda, contará com a diversidade de expertises e perspectivas para o seu trabalho.

Quem não se comunica, se trumbica!
Você já enviou um e-mail e só depois viu a mensagem de um colega no Chat dizendo que aquela demanda foi alterada ou cancelada?

Com a nova interface integrada do Gmail – que reúne todas as ferramentas do Google Workspace em um só lugar – você evitará situações como essa, pois na mesma janela do Gmail é possível responder uma mensagem no Chat, iniciar uma chamada no Meet, verificar um compromisso em sua agenda ou incluir um novo trabalho em suas tarefas. Os usuários do Gmail passaram a visualizar um botão teste deste novo recurso desde o dia 8 de fevereiro.

Você ainda pode usar outras funcionalidades do Gmail para garantir a otimização de seu tempo, como por exemplo, programar o envio de e-mails com notificações de prazos e/ou ações específicas que você ou sua equipe precisam estar atentos.

Cabeça quente não pensa, só esquenta…
Quando estiver com muitas tarefas sob sua responsabilidade e com a sensação de que esqueceu de entregar um trabalho ou participar de uma ação importante, utilize o novo recurso de gerenciamento de tarefas atrasadas do Google Agenda para visualizar um resumo das pendências de sua agenda nos últimos 30 dias e tirar essa dúvida de sua cabeça.

Assim, você poderá tomar as medidas necessárias e depois editar as tarefas pendentes com os novos prazos e/ou combinados ou, ainda, marcá-las como concluídas. Essa função será disponibilizada de maneira gradativa aos usuários do Google Workspace.

O combinado não sai caro!
Fazer reuniões de alinhamento é uma boa prática para aumentar a produtividade no trabalho. Faça uso, então, do Meet para se conectar com a sua equipe e compartilhar documentos durante a videoconferência. Aproveite esses momentos para repassar recomendações e orientações, transmitir informações importantes e dar feedbacks. Assim, a comunicação fica mais fácil e ainda mais assertiva.

Com as ferramentas certas, você pode fazer suas tarefas com mais calma, de maneira mais organizada e ainda aperfeiçoar o seu desempenho, entregando tudo com mais qualidade e gerando melhores resultados.

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