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Mercado second-hand de luxo cresce no Brasil

Após percorrer vários países pelo mundo a fora e conhecer as maiores marcas de luxo e suas características, Tatiane Roque, fundadora e CEO da empresa Brechó Closet de Luxo, que já era apaixonada pelo mundo da moda, viu uma grande oportunidade de economia circular: a revenda de itens de luxo. Ao adquirir diversas peças de luxo e estudar sobre cada característica referente a cada marca, Tatiane se viu querendo se desfazer das peças que já tinha para adquirir outras novas, e com isso teve a ideia de começar a vendê-las. 

Nesse tempo vendendo suas próprias peças através de plataformas digitais, ela começou a olhar para esse negócio com novos olhos e viu então uma oportunidade de investir o seu dinheiro. Outras pessoas demonstravam o interesse em vender suas peças através dela, pois já tinha credibilidade no mercado e, então, em 2017 fundou sua empresa Brechó Closet de Luxo.

O mercado de second-hand (em português, segunda-mão) vem sendo cada vez mais explorado e bem aproveitado, pois se tornou uma nova forma de investimento. Clientes de marcas renomadas compram peças de alto valor e após um tempo de uso querem renovar o guarda-roupa, porém não sabem a quem vender, com isso recorrem aos brechós de luxo. Ao “desapegar” daquela peça, recuperam parte, ou até mesmo mais do que o valor gasto nela. “Desapegar em brechós é uma forma de investimento financeiro, pois com os constantes aumentos das grifes, você acaba comprando a peça por um preço, com o tempo a peça se valoriza e quando resolve desapegar, na maioria das vezes acaba conseguindo vender por um preço maior do que pagou quando comprou”, diz Roque.

Foi também com a pandemia de Covid-19 que muitos consumidores foram atraídos pelos brechós e ajudaram no impulsionamento desse mercado, pois houve aumentos significativos nos custos das matérias-primas, causando uma valorização ainda maior e, consequentemente, um aumento na precificação dos artigos de luxo. Esses consumidores ao terem ciência da elevação dos preços, viram nos brechós uma oportunidade de não elevarem seus gastos e ao mesmo tempo manter seus padrões de consumo. 

“Além da questão da escassez e o aumento do valor da matéria-prima também tem a questão da estratégia de exclusividade, que é adotada pelas duas principais marcas que existem no mercado mundial de grifes, Hermés e Chanel, e que todas as demais estão acompanhando para limitar o público que as consome”, pontua Roque. “E são com esses valores aumentando constantemente que entra o papel dos brechós. Em algumas marcas, por exemplo, se você não for cliente antigo e não tiver cadastro com a marca, você não consegue comprar com eles, mas consegue comprar em brechós sem problema algum”.

Dessa forma é possível ver o porquê os valores vêm aumentando tanto e como acabam impactando o mercado financeiro. “O modelo Double Flap da Chanel foi a bolsa que mais se valorizou na história do mundo da moda em tão pouco tempo. Normalmente a valorização acompanhava a inflação, porém não foi o que aconteceu com o modelo desde o início da pandemia, em dois anos a bolsa mais que dobrou de preço, em 2020 custava em média 28 mil reais e atualmente custa 60 mil, isso foi um marco histórico pois nenhuma outra bolsa passou por uma valorização como essa”, diz Roque.

Pessoas que têm o desejo de obter uma peça de luxo, mas não possuem oportunidade de comprar na loja da marca por conta dos constantes aumentos, compram peças autênticas e em excelente estado nesses brechós e realizam seus desejos dessa forma, adquirindo peças para futuramente “desapegarem” e investirem.

Para saber mais, basta acessar https://brechoclosetdeluxo.com.br/



Marca premium de vinho chileno apresenta nova campanha e nomeia embaixador

Depois do lançamento da primeira fase da campanha Descobridores apresentada em novembro do ano passado e protagonizada pelo enólogo Marcelo Papa em torno dos vinhos Marques de Casa Concha, com mais de dois milhões de visualizações, entra no ar esta semana uma segunda fase. Agora, o foco é aproximar-se do consumidor através do mundo da gastronomia, e explorar as possibilidades de harmonização com os rótulos desta linha premium da Concha Y Toro. Ao mesmo tempo, a marca apresenta ao mercado sua nova identidade visual.

Mullen Lowe Brasil, responsável pela concepção da campanha criou a web série “Casa Com Quê?”, com 6 episódios que compõem um conjunto de conteúdos sob o ângulo de ocasiões de consumo, festas, reuniões familiares, ou momentos específicos do cotidiano das pessoas. No elenco, juntam-se novamente Marcelo Papa e Felipe Bronze, chef descobridor por natureza, e novo embaixador de Marques de Casa Concha no Brasil. Em cada episódio, apresenta-se um novo vinho Marques e para cada um deles, um prato criado por Bronze, que “Casa Com Marques”.

“Nesta etapa, o chef Felipe Bronze mostrará a versatilidade dos vinhos da linha em diferentes momentos de consumo, comprovando que Marques praticamente casa com tudo. O chef dará sugestões de pratos que harmonizam com determinada cepa, quais vinhos devem ser gelados e em qual temperatura, as taças mais adequadas, entre outras dicas, de modo a elevar a experiência do consumidor a patamares mais altos, que no final, é a grande missão de Marques. Assim, os momentos da marca junto a seus públicos vão girar essencialmente em torno de harmonizações, confraternizações e propostas enogastronômicas, nas quais a comida é um importante coadjuvante, e Marques, o protagonista”, informa Pietro Capuzzi, Head de Marketing da VCT no Brasil.

“Em um formato e duração que se adaptam de forma dinâmica ao atual consumo de mídia pela audiência, a marca pretende explorar experiências e descobertas com o viés enogastronômico”, comenta Thibault Plantet, Business Lead da Mullen Lowe Brasil. Ele acrescenta que primeiro passo foi gerar diferenciação da marca, construir uma percepção de qualidade para Marques de Casa Concha, com foco nos seus atributos de origem. A mensagem principal é mostrar que, se os seguidores buscam tendências, os descobridores as lançam, daí o slogan da campanha “Junte-se aos Descobridores”, 

Nova identidade visual da linha Marques de Casa Concha

Uma das marcas mais antigas e consolidadas da Concha y Toro, Marques de Casa Concha apresenta-se aos consumidores com nova imagem após mais de 40 anos de  posicionamento no mercado mundial de vinhos. Desde 1999 a linha não sofre alterações substanciais, e procura desenvolver dois conceitos muito claros: expressar a sua origem e a sua qualidade, que a posicionam dentro do portfolio premium dos vinhos da companhia.

A nova imagem apresenta, portanto, um logotipo que destaca o nome de Melchor de Concha y Toro, fundador da vinha, através de um monograma limpo e simples, desenvolvido pela agência francesa Appartement 103. O novo rótulo valoriza o nome Marques de Casa Concha e dá maior destaque ao incorporar a assinatura de Marcelo Papa, o enólogo por trás da marca. Por outro lado, esta imagem renovada inclui a descrição do título do nobre na cápsula do vinho, acompanhado do endosso dos vinhos Concha y Toro.

“Para o design desta nova embalagem mantivemos o monograma de Melchor Concha y Toro, que foi nosso fundador, ao mesmo tempo que herdou o título de Marques de Casa Concha de seus ancestrais. Para além do título nobre a que a marca faz alusão, a ideia foi desenvolver o novo posicionamento de Marques de Casa Concha, um vinho de qualidade, e que reflete a nossa vocação de produtor de vinhos reconhecidos em âmbito internacional”, explica Isabel Guilisasti, Vice-Presidente de Vinhos Finos e Imagem Corporativa.

“Esta nova imagem reforça o interesse permanente da Marques de Casa Concha em representar a grande diversidade de terroirs do Chile, produzindo os vinhos com espírito dinâmico, e reafirmando seu compromisso com a busca das melhores origens para cada variedade”, acrescenta Pietro Capuzzi, da VCT Brasil.



RH é fundamental na implantação de práticas ESG

As práticas ESG têm sido muito discutidas no mundo corporativo, em especial nas esferas de diretoria e junto a lideranças e tomadores de decisão dentro das empresas. Porém, o RH também tem se tornado cada vez mais relevante na implementação de ações ambientais, sociais e de governança dentro das organizações.

Essa movimentação tem evidenciado a importância do envolvimento do departamento nas práticas ESG, tanto que o mercado tem proposto discussões com relação ao tema. Uma delas acontecerá na 13ª edição do HR First Class (grande evento voltado a profissionais da área), que abordará justamente a importância do RH na implantação das práticas de ESG.

Após dois anos sendo realizado de forma online, o encontro acontecerá presencialmente, no próximo dia 12 de abril, em São Paulo, e reunirá lideranças da área para discutir soluções, boas práticas e tendências que são essenciais ao aprimoramento do mercado.

Para falar sobre o tema desta edição do evento, o HR First Class trará o especialista em liderança sustentável, Ricardo Assumpção, CEO da Grape ESG, consultoria focada no desenvolvimento de estratégia de negócios, modelos de desenvolvimento sustentável e criação de valor a partir do tema. Além disso, também haverá a apresentação de três cases relacionados ao ESG de grandes empresas, sendo elas Waelzholz Brasmetal, Krones do Brasil e Wickbold. Outra vantagem devido à volta ao presencial será a grande oportunidade de conhecer e trocar experiências com outros profissionais da área.

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ZEISS alerta sobre cegueira evitável e impacto da pandemia na saúde dos olhos

Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que, entre 60% e 80% dos casos de cegueira no mundo são evitáveis. Já no Brasil, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) demonstra, por meio do documento “As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019”, que a cegueira atinge 1.577.016 brasileiros, sendo que 74,8% dos casos poderiam ter sido prevenidos ou curados se tivessem recebido tratamento apropriado a tempo.

Glaucoma, catarata, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade são algumas das doenças que mais levam à cegueira em todo o mundo. Principal causador da cegueira irreversível no planeta, o glaucoma deve afetar 111,8 milhões de pessoas em 2040, segundo projeção da OMS.

Criada para alertar a população sobre doenças oculares que podem levar à cegueira, a campanha Abril Marrom discute a importância do diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação das doenças que afetam a visão. Referência mundial em soluções para a saúde ocular, a ZEISS reforça a importância da campanha e convida o médico oftalmologista Dr. Vital Paulino Costa, chefe do setor de glaucoma da UNICAMP, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma e ex-vice-presidente da Sociedade Ibero-Americana de Glaucoma, para falar sobre saúde ocular e o impacto da pandemia na prevenção e tratamento do glaucoma.

“O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Um ponto muito importante a respeito do glaucoma é o fato de ser uma doença silenciosa, ou seja, quando o paciente se dá conta da existência de um problema na visão, a doença já está em estágio avançado, o que muitas vezes dificulta e até impossibilita o tratamento. Por isso, é fundamental consultar um especialista periodicamente”, ressalta o oftalmologista.

Durante a pandemia, no entanto, esse acompanhamento periódico não foi realizado de forma adequada, o que fez com que muitos pacientes com glaucoma corressem risco de perda de visão. Liderados pelo Dr. Vital, pesquisadores do ambulatório de oftalmologia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp avaliaram o impacto da pandemia no acompanhamento dos pacientes com glaucoma atendidos na instituição e identificaram redução significativa no número de consultas, exames, procedimentos cirúrgicos e liberação de medicamentos.

No período pré-pandêmico, os pesquisadores observaram 7.170 visitas clínicas, 1.525 exames de campo visual, 682 procedimentos cirúrgicos de glaucoma e 23.259 medicamentos liberados. Já no período do surto de covid-19, foram observados 532 visitas clínicas, 94 exames de campo visual, 145 procedimentos cirúrgicos de glaucoma e 18.692 medicamentos liberados. Os números revelam uma redução de 92,52% nas consultas clínicas ambulatoriais, 93,84% nos exames de campo visual, 72,74% nos procedimentos cirúrgicos e 19,63% nos medicamentos liberados.

“O glaucoma é causado principalmente pela elevação da pressão intraocular. A doença provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento da visão. Na maioria dos casos, o paciente não percebe nenhuma mudança na visão na fase inicial da doença, pois a perda gradual começa a partir da visão periférica, e só nas fases avançadas comprometerá a visão central. Quando chega a este ponto, geralmente, a cegueira já é irreversível.”, explica o Dr. Vital.

“O HC da Unicamp é referência em 42 municípios e presta atendimento pelo SUS para aproximadamente 3,2 milhões de pessoas. A redução apontada pela pesquisa é alarmante e nos leva a crer que teremos uma possível sobrecarga de pacientes com glaucoma não controlado no futuro – cenário que deve se repetir em diversas regiões do planeta. É fundamental que os pacientes retornem ao consultório para a realização de exames de controle e prevenção da doença”, completa.

Em 1º de abril de 2021, um reforço no diagnóstico passou a ser acessível a uma camada maior da população. A ANS incluiu a Tomografia de Coerência Óptica (OCT) entre os itens cobertos pelos planos de saúde, ampliando a cobertura para pacientes com glaucoma. É um exame não-invasivo que captura imagens do fundo de olho que ajudam a identificar doenças causadoras da cegueira evitável, como glaucoma e retinopatia diabética, por exemplo. Para contribuir com uma melhor resolução para os exames de OCT, a ZEISS desenvolveu, por exemplo, o CIRRUS 6000, equipamento de última geração que captura imagem em alta velocidade com detalhes em HD, permitindo uma análise precisa, processamento mais rápido e tomada de decisão baseada em uma variedade de condições clínicas e tipos de pacientes. Para os portadores de glaucoma, por exemplo, é possível fazer uma análise de progressão guiada para controle da doença.

Outro exemplo de contribuição importante da alemã para o diagnóstico adequado do glaucoma é o Humphrey Field Analyzer, também chamado de HFA. O equipamento analisa o campo visual do paciente, com foco na visão periférica, que oferece resultados completos em tempo 50% menor que os testes padrões, garantindo assim mais segurança e informações ao médico e mais conforto ao paciente.

Com a redução do número de casos de Covid-19 e a flexibilização do isolamento social, os pacientes com problemas visuais devem retomar sua rotina de acompanhamento periódico com o oftalmologista, o que deve impactar positivamente a saúde ocular de milhares de pessoas.

“Além de fundamental para o controle do glaucoma, a visita periódica ao oftalmologista é essencial também para diagnosticar e tratar adequadamente outras doenças que afetam a visão, como as que causam cegueira evitável, por exemplo. Para aqueles que não sofrem de nenhuma enfermidade visual, a consulta de rotina é igualmente importante, pois ajuda a prevenir o surgimento de problemas que afetam a saúde dos olhos”, conclui o Dr. Vital.

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Metaverso deverá ser espaço para investimentos, diz estudo

A percepção e o conhecimento dos brasileiros a respeito do metaverso – conceito que remete a uma realidade paralela que ocorre em um mundo virtual, onde é possível realizar diversas atividades como comprar em lojas, ir a shows e outros eventos e interagir com outras pessoas a partir de avatares criados para este propósito – pôde ser mensurada em um recente e inédito levantamento sobre o assunto, realizada pela startup de pesquisas digitais OnTheGo.

De acordo com a pesquisa “Descomplicando o Metaverso – O que os brasileiros acham do Metaverso”, desenvolvida a partir de 400 entrevistas, realizadas com pessoas com acesso à internet, 45% dos respondentes acreditam que o metaverso será um espaço para investimentos. Já para 59% dos entrevistados, o metaverso não será um local exclusivo para empresas de tecnologia, indicando que empresas e marcas de outros segmentos podem ter espaço neste novo universo virtual.

A pesquisa também apontou que apenas 60% das pessoas consultadas conseguiram explicar corretamente o conceito, definindo-o, em linhas gerais, como um mundo virtual gerado por computador em que as pessoas podem trabalhar, consumir produtos, socializar e jogar.

A aposta no metaverso por parte do empresário estadunidense Mark Zuckerberg – que anunciou em outubro de 2021 a mudança no nome da empresa controladora do Facebook para Meta, indicando, ainda, que haverá um grande investimento por parte da companhia nesta tecnologia -, em alguma medida, teve impacto na resposta dos entrevistados: para 12% deles, o metaverso seria uma uma grande empresa de tecnologia que está desenvolvendo serviços para a internet.

Marketing digital deve investir no metaverso

“A expectativa é que esse novo ambiente seja muito utilizado na área dos negócios e também da geração e consumo de conteúdo”, afirma Diana Haas, proprietária da empresa Ahaas Mídias Sociais. Nesse sentido, a profissional acredita que o marketing digital pode – e deve – se aproveitar de novos universos virtuais. 

“Muitas marcas já estão garantindo seu espaço no metaverso, o que faz com que os profissionais tenham que focar seus esforços em entender como isso pode ser positivo, proveitoso e lucrativo”, afirma.

O mundo virtual chamado de “Decentraland” hospedou a primeira semana de moda do metaverso, que ocorreu entre os dias 24 e 27 de março. A Fashion Week atraiu grandes marcas e startups, como Dolce & Gabbana, Estée Lauder, Tommy Hilfiger, Hugo Boss e Forever 21. O evento, que teve desfiles, exposições e shows, foi utilizado pelas empresas como experimento para uma possível “nova onda” de consumidores.

Além disso, marcas como Nike, Ralph Lauren, Itaú, Vans, Fortnite, Gucci, Balenciaga, Burberry, Stella Artois e Lojas Renner também já investiram em ações e interações em plataformas e universos virtuais.

O HSBC, segundo maior banco da Europa, anunciou no dia 16 de março que comprou um terreno virtual no jogo The Sandbox, com valor não revelado. O HSBC disse que espera construir seu próprio ambiente imersivo e personalizável para receber pessoas de todos os lugares, “criando experiências de marca inovadoras para clientes novos e existentes” no mundo virtual.

A proprietária da empresa Ahaas Mídias Sociais destaca que ainda é relativamente alto o valor a ser investido para atuar no metaverso, mas espera-se que, muito em breve, recursos disponibilizados pelas empresas de tecnologia, como a própria Meta, de Mark Zuckerberg, viabilizem a migração.

“As ações esperadas para marcas são voltadas à experiência do usuário, até mesmo sensoriais. O marketing certamente será voltado para cada indivíduo, sendo possível ter conteúdos e ofertas cada vez mais personalizados”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/dianahaas/



Volkswagen lança Digital Garage com NFTs de cards colecionáveis. Conheça agora.

Com o objetivo de criar uma plataforma para fãs da marca colecionarem itens criados pela própria fabricante, a Volkswagen anuncia a Digital Garage (www.digitalgaragevw.com), um ambiente desenvolvido para armazenar, trocar e comercializar cards digitais colecionáveis. Acelerando forte na digitalização e antenada com as tendências, a Volkswagen é a primeira marca de veículos a colocar no mercado uma coleção de cards digitais, unindo a paixão por modelos do passado, do presente e do futuro. E os cards estreiam em duas coleções: GT Collection e Pen&Paper.

“É uma nova experiência para os fãs da marca interagirem utilizando a tecnologia dos NFTs e tudo o que ela proporciona. Somando as duas coleções, estamos lançando mais de 60 cards digitais representando modelos consagrados e ícones da Volkswagen”, afirma Ciro Possobom, COO da VW Brasil e vice-presidente de Finanças e TI da Volkswagen do Brasil e Região SAM.

NFT é a sigla para Non-Fungible Token, ou token não fungível. Trata-se da combinação de um item qualquer (imagem, vídeo, música, ou mesmo ou objeto) com um “smart contract” registrado em blockchain, o que garante sua autenticidade e torna esse item único e, por isso, não-fungível.

O registro em blockchain é um histórico sobre aquele arquivo digital, ou seja, uma base de dados com a tecnologia de registro compartilhado e imutável. Nele constam informações como quem criou, registrou, comprou e já teve (ou tem) um determinado NFT ao longo do tempo. Essas características permitem a criação de itens digitais únicos: mesmo que uma imagem possa ser reproduzida indefinidamente, quem possui o NFT é seu proprietário de fato.

GT Collection
A Volkswagen escolheu a sua linha esportiva que marcou gerações como parte do lançamento da Digital Garage. Ícones da marca, os modelos GT, GTS e GTI compõem as 23 opções de cards disponíveis na “GT Collection”, entre versões específicas de modelos como Gol, Polo e Virtus.

As pessoas poderão comprar os pacotes de colecionáveis digitais para montar suas garagens com artes exclusivas do VW Design Studio retratando modelos icônicos da Volkswagen. Inicialmente, serão três níveis de raridade: hero, premium e legend. Como referência, os modelos “hero” serão responsáveis por cerca de 80% das imagens, os “premium” representam aproximadamente 15% e os “legend” estão em menos de 5% dos pacotes. Os cards serão colocados à disposição em pacotes com três opções aleatórias. Cada pacote (com três cards) terá o preço sugerido de R$ 50.

Haverá, ainda, uma opção de pacote especial, com cinco cards. Com o preço sugerido de R$ 75, esse pack especial aumenta as chances dos cards mais raros, de maneira que há 70% de chances de modelos “hero”, 20% de probabilidade de tirar um item “premium” e cerca de 10% de chances de cards “legend”.

“Os cards da GT Collection foram desenvolvidos a partir de técnicas digitais de representação, com esboços, ilustrações e renderings digitais. Essas técnicas é também fazem parte do processo de desenvolvimento real, principalmente quando se busca ressaltar as emoções que queremos que o carro evoque”, explica José Carlos Pavone, head de Design da Volkswagen América Latina.

Pen&Paper
A outra coleção que marca o início da Digital Garage é a Pen&Paper (caneta e papel, em português), que reúne modelos consagrados ao longo da história da Volkswagen. Trata-se de uma coleção que traz um aspecto mais puro e simples do desenho feito à mão, mostrando ao público uma técnica que faz parte do processo de design.

Os sketches foram feitos em estilo livre pelo time de designers da Volkswagen do Brasil, fazendo uso de poucos elementos para captar a linguagem essencial do design de cada modelo.

“É uma linguagem que une o artístico ao técnico, captando a essência do design. A proposta dessa coleção é resgatar a linguagem simples do desenho, que é parte importante do processo de design, e associá-la ao universo tecnológico dos NFTs” explica José Carlos Pavone.

A Pen&Paper conta com 45 itens na coleção, trazendo modelos como SP2, Santana, Kombi, Brasília, up! e grande elenco. O preço sugerido dos pacotes, a lógica de distribuição e níveis de raridade são os mesmos da GT Collection.

A estratégia Volkswagen com a NFT

A Digital Garage entra no ar com sua evolução já programada. Neste primeiro momento, serão oferecidos cards 100% digitais na plataforma. Posteriormente, em futuras coleções, experiências e itens físicos poderão ser associados às NFTs da marca.

Outra etapa importante será o início dos leilões, onde o time de design irá desenvolver um item exclusivamente para a ocasião. E só haverá aquele no mundo. A cada leilão, uma peça especial e diferente será criada.

A terceira fase é o início do Market Place na plataforma. Com isso será possível revender os cards (atuais ou de coleções encerradas), doar ou presentear outras pessoas dentro da plataforma.

Como funciona
A usabilidade da Digital Garage foi pensada para ser a mais amigável e intuitiva possível. Para ter seu espaço na garagem basta fazer um cadastro, escolher o item a ser adquirido e pagar da forma que for mais conveniente.

“Quando optamos por criar inicialmente uma plataforma exclusiva da Volkswagen e não utilizar as que já estão disponíveis no mercado, pensamos na democratização da tecnologia. Isso porque a grande maioria desses Market Places trabalham exclusivamente com criptomoedas. Na Digital Garage, será possível pagar de várias maneiras, como cartão de crédito, Pix, além, é claro, de criptomoedas. Conforme percebermos o amadurecimento da plataforma podemos pensar em alocar uma página oficial da Volkswagen associada à Digital Garage em outros canais disponíveis ”, afirma Fabio Rabelo, head de Digitalização e Novos Modelos de Negócio da Volkswagen América Latina.

Com o pack adquirido, o usuário passa a ter aqueles cards associados à sua garagem. Algo semelhante ao criar uma playlist nas plataformas de stream, por exemplo. Assim, aquele espaço pode ser visitado por outros usuários, iniciando a interação entre os fãs da marca.

Em tempo: a Volkswagen optou por utilizar uma solução de NFT com baixa emissão de carbono, que é neutralizado por meio da compra de créditos de carbono.

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Solução da Radware é escolhida por companhia aérea europeia

A Radware® (NASDAQ: RDWR), fornecedora de soluções de segurança cibernética e entrega de aplicações, anunciou que a SAS, principal companhia aérea da Escandinávia, escolheu o Radware Bot Manager com serviços gerenciados associados para proteger seu site de reservas contra ataques de vazamento de contas.

Por depender de vendas online, a companhia aérea era frequentemente atacada por invasores cibernéticos que implantam bots para realizar ataques, em técnicas como o cracking e o stuffing de credenciais, para acessar dados das contas.

A análise comportamental profunda baseada em intenções do Bot Manager da Radware identificou e atenuou com sucesso o tráfego distribuído de bots maliciosos, além de garantir que o tráfego legítimo dos usuários não fosse afetado.

“Bots são um perigo real para as companhias aéreas. As ameaças que eles representam colocam em risco a privacidade dos usuários, o que é inaceitável”, comentou Thomas Widen, CISO da SAS. “O Radware Bot Manager nos ajuda a proteger a experiência do cliente com soluções minimamente invasivas. Com ele, somos capazes de mitigar ataques distribuídos sem afetar o tráfego legítimo ou interromper nossas operações.”

“De ataques de negação de inventário ao roubo de contas, os bots maliciosos podem causar estragos no resultado final de uma companhia aérea”, comentou Arthur Marchese, country manager Brasil da Radware. “A segurança e a disponibilidade são primordiais para sites de reservas de viagens. Sem a detecção e mitigação adequadas de bots, podem ocorrer violações de dados e perda de receita.”

O Radware Bot Manager fornece proteção abrangente para aplicações web, aplicativos móveis e APIs contra ameaças automatizadas, como bots. O Bot Manager fornece gerenciamento preciso de bots em todos os canais, combinando modelagem comportamental para análise de intenções granulares, inteligência coletiva de bots e impressão digital de navegadores, dispositivos e máquinas. Ele protege as organizações contra todas as formas de ataques de roubo de contas, negação de inventário, DDoS, além de fraude de anúncios e pagamentos e scraping web para ajudá-las a proteger e aumentar suas operações online.



Escritório promove webinar sobre Lei Anticorrupção dos Estados Unidos

Editada em 1977, a Lei Anticorrupção dos Estados Unidos, a Foreing Corrupt Practices Act (FCPA), foi o primeiro estatuto legal a criminalizar a conduta de subornar ou corromper agentes públicos estrangeiros. Desde então, a norma vem penalizando tanto empresas quanto pessoas, americanas ou não. Para falar sobre o tema e o impacto da lei em 2021, o Licks Attorneys promoverá o webinar gratuito “FCPA Review 2021 – Hot Cases”, no dia 28 de abril, às 15h.

O evento on-line será conduzido por Alexandre Dalmasso, sócio da área de Compliance do escritório. O especialista irá apresentar os principais casos de violação da FCPA, que englobam empresas de diversas áreas, como telecomunicações, varejo, indústria farmacêutica e mercado financeiro.

No ano de 2021, as autoridades norte-americanas voltaram suas atenções especialmente para instituições financeiras; no webinar serão revisados casos envolvendo o Credit Suisse em Moçambique e o Deutsche Bank AG nos Emirados Árabes Unidos, na Itália e na Arábia Saudita.

Um caso bastante peculiar é o do executivo Asante Berko, de uma instituição financeira na República de Gana, que orquestrou uma gigantesca operação de corrupção no país. O evento também revisará o caso da Amec Foster Wheeler Ltd., em que foram identificadas violações à FCPA em contratos com a Petrobras, no Brasil.

“É importante salientar que a Foreing Corrupt Practices Act não distingue a posição e relevância do cargo da pessoa. Portanto, a violação pode ocorrer independentemente de ela ocupar um cargo significativo”, explica Alexandre Dalmasso.

O sócio do Licks Attorneys destaca que a FCPA continua sendo um marco na luta contra a corrupção. “A norma é tão relevante que chegou a influenciar a criação de uma lei anticorrupção brasileira, em 2013, e contribuiu inclusive com a operação Lava-Jato. Entretanto, muito ainda precisa ser feito no Brasil para que a mesma seja aplicada com mais eficiência”, finaliza.

O webinar “FCPA Review 2021 – Hot Cases” será no dia 28 de abril, às 15h. Para inscrição e informações, basta acessar: https://lickslegal.zoom.us/j/86165881076?pwd=UHA5RTJRNTdXdWRMSGljdE01Rkdndz09



Preso em SP consegue liberdade por perícia grafotécnica

Um homem foi liberado da prisão no dia 17 de março depois que a DPE/BA (Defensoria Pública da Bahia) comprovou em juízo que ele estava há três meses preso injustamente. O mecânico Rogerio de Asis de Paula, de 47 anos, foi preso em São Paulo, e condenado a 12 anos de reclusão por supostos roubos cometidos em Itabuna (BA). A Defensoria utilizou perícia grafotécnica para provar que o indivíduo que cometeu os crimes utilizou uma identidade falsa com os dados do acusado.

A perícia se debruçou sobre os documentos oficiais e comprovou a falsa identidade. Para tanto, o perito Ricardo Caires fez a análise grafotécnica, que consiste na verificação da autenticidade da escrita. O laudo atestou que o criminoso, que cometeu as infrações no interior da Bahia e apresentou um documento de identificação falsificado, não se tratava do mecânico, que sequer conhecia o estado da Bahia.

Evandro Correia Silva, perito e sócio-fundador da Nero Perícias, empresa que atua com perícia grafotécnica e avaliação de imóveis, afirma que a perícia grafotécnica tem ajudado na elucidação de casos como o do mecânico, por meio da identificação da falsificação de documentos.

“A perícia grafotécnica consegue apurar se uma escrita partiu de determinado punho, ou não. Com isso, podemos esclarecer se determinado documento é autêntico ou falso. Isto é possível, pois, assim como nossa digital, a escrita é única, individual”. Mais de 16 milhões de carteiras de identidade falsas circulam no Brasil, conforme estimativa divulgada pelo Acert Portal Antifraude, o maior blog antifraude do país.

O número de pessoas com alguma privação de liberdade no Brasil passou de 811.707 em dezembro 2020 para 820.689 em junho de 2021 – uma alta de 1,1%, de acordo com o último Levantamento de Informações Penitenciárias do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), com dados até julho de 2021. Segundo dados divulgados pelo Infopen (Sistema de Informações do Sistema Penitenciário), cerca de 34,7% dos casos ainda não tinham sido julgados no ano passado.

Comparação de escrita ajuda a elucidar crimes

Segundo Silva, a análise de assinaturas de documentos e outros textos que exigem perícia grafotécnica tem sido um fator decisivo para a elucidação de casos como o de De Paula. “A perícia grafotécnica trabalha com comparação de escrita e tem ajudado a elucidar crimes desta natureza, que vêm se proliferando cada dia mais”.

O perito e sócio-fundador da Nero Perícias destaca que, além de ser útil para diversos fins, a perícia grafotécnica também pode ajudar na elucidação de crimes e na correção de sentenças erradas. 

“A perícia grafotécnica é útil na elucidação de todo crime que envolve escrita, pois permite, através da confrontação de escritas, determinar a autenticidade do lançamento caligráfico em que se tem dúvida quanto à autoria”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://cursodeperitografotecnico.com.br/



Em 2 meses, brasileiros recebem mais vistos americanos do que 2021 inteiro

O governo dos Estados Unidos concedeu 120.652 vistos para brasileiros entre janeiro e fevereiro deste ano, um número 6,6% maior do que a quantidade total de emissões em todo o ano de 2021 (113.123).

Os dados são de um levantamento realizado pelo escritório de advocacia imigratória AG Immigration a partir de informações oficiais do Departamento de Estado americano.

Desde que os consulados dos EUA foram reabertos, em 8 de novembro, as atividades de emissão de vistos foram aos poucos se normalizando. Naquele mês, 30 mil brasileiros tiveram algum tipo de visto aprovado. O número saltou para cerca de 50 mil em dezembro, passou para 51 mil em janeiro e, em fevereiro, chegou a exatos 68.705.

“Obviamente, com os consulados fechados durante quase o ano de 2021 inteiro, não dá para comparar um período com o outro. No entanto, percebemos uma curva crescente na demanda por viagens aos Estados Unidos. Em parte, isto se explica pela normalização gradual das atividades consulares e, em outra, pela demanda reprimida dos brasileiros, que ficaram quase dois anos sem poder tirar seus vistos”, explica Rodrigo Costa, CEO da AG Immigration.

Visto de turismo: o mais procurado
Como tem acontecido nos últimos meses, o visto B1/B2 – usado para negócios e turismo nos EUA – foi o mais popular entre os brasileiros, com 63.763 emissões em fevereiro, ou seja, 92,8% do total de vistos concedidos no mês.

O número representa a quarta alta seguida na emissão das autorizações de turismo para brasileiros, o que, na opinião de especialistas, deve continuar a crescer nos próximos meses, conforme a atividade turística se reestabelece no País e nos EUA.

Outro visto que apresentou crescimento significativo entre fevereiro e janeiro foi o C1/D, destinado para tripulantes de voos e embarcações. Entre um mês e outro, as emissões deste tipo de documento cresceu de 387 para 610 (57,6%). “Os Estados Unidos estão sofrendo uma grave escassez de mão de obra, especialmente de pilotos de avião.

Com isso, a quantidade de profissionais estrangeiros que está sendo contratada pelas companhias aéreas americanas não para de crescer. E os pilotos brasileiro acabam se beneficiando deste momento aquecido do mercado de aviação comercial”, analisa Costa.

Green cards em alta
Os vistos de imigração – que, ao contrário dos vistos temporários, concedem a seu portador o direito de morar permanentemente nos EUA (o famoso green card) – cresceram 83% de janeiro para fevereiro de 2022.

O destaque fica por conta dos chamados vistos EB (sigla em inglês para “Baseado em Empregabilidade”), que são concedidos a um estrangeiro com base na sua formação acadêmica e trajetória profissional. “São vistos que os EUA utilizam para atrair mão de obra estrangeira, especialmente profissionais altamente qualificados, com pós-graduação, e que, consequentemente, poderão contribuir com o desenvolvimento tecnológico e científico do país”, diz Costa.

No entanto, como atualmente a escassez de mão de obra é generalizada em todos os setores da economia americana, os vistos EB também têm sido utilizados para contratar profissionais sem formação acadêmica, para ocupar vagas em segmentos como varejo, logística e alimentação.

Em fevereiro, os dois vistos de imigração mais concedidos foram o EB-2 (E2) e EB-3 (EW). O primeiro, com 330 emissões, pode ser requisitado por profissionais com “habilidades excepcionais” no campo das artes, ciências, educação, esportes e negócios. Já quanto ao segundo, com 107 aprovações, trata-se especificamente de uma categoria do visto destinada para trabalhadores sem nenhum tipo de experiência ou especialização. Juntos, os dois vistos representam 46,2% de todos os vistos imigratórios concedidos a brasileiros em fevereiro.

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Qualidade de vida e desempenho profissional: a importância do plano de saúde

O cuidado com a saúde é algo essencial para manter a qualidade de vida, energia e principalmente, a disposição para realizar as tarefas diárias no trabalho. Diante disso, muitas empresas passaram a priorizar o investimento em planos de saúde para os seus colaboradores.

Segundo Pedro Oliveira, da Whare Consultoria e Corretora de Planos de Saúde, o plano de saúde corporativo é um dos benefícios que mais garantem conforto e segurança para o trabalhador brasileiro. “Quando uma empresa oferece um plano de saúde, ela está garantindo a segurança e bem-estar do funcionário e ao mesmo tempo, construindo uma boa imagem no mercado, por ter essa preocupação com o próximo”, explica Pedro Oliveira.

O contexto e importância do plano empresarial

Regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o plano de saúde corporativo é um convênio médico para os colaboradores de uma organização. Através de uma rede credenciada ou própria, o trabalhador tem acesso a consultas e procedimentos médicos. A operadora do plano disponibiliza a sua rede de serviços, ou seja, profissionais, laboratórios, clínicas e hospitais cobrando um valor mensal para que sejam utilizados. “Todo trabalhador precisa cuidar do organismo, focando na prevenção de doenças que possam impedir o seu desempenho profissional. Além disso, em termos de atendimento, o plano de saúde corporativo é importante devido à sua agilidade no diagnóstico e tratamento de maneira um pouco mais rápida”, esclarece.

Fatores que a empresa deve considerar ao escolher um plano

Primeiro, é fundamental conhecer melhor o perfil de cada um dos colaboradores e entender quais são as suas necessidades para que não exista insatisfação e problemas para ambas as partes. Entre as informações a serem analisadas estão o número de colaboradores e a faixa etária (quanto maior a idade do funcionário, mais alto será o valor mensal), o gênero, estado civil, número de filhos e o número de funcionários que apresentam doenças crônicas.

A cobertura do plano, sem dúvidas, é um dos aspectos que mais precisam de atenção, pois remete aos serviços e categorias que estarão disponíveis em casos de necessidade, como exames, cirurgias, consultas, entre outros. Com relação à abrangência, ela pode ser nacional ou regional e a área de cobertura poderá impactar no valor do plano e utilidade dos serviços.

“Coparticipação, reembolso, reajuste e prazos de carência também devem ser levados em consideração quando uma empresa precisa optar por um plano de saúde”, diz Pedro Oliveira.

Vantagens do plano de saúde empresarial

O plano de saúde empresarial não apenas protege os trabalhadores, como também pode acolher aqueles que são seus dependentes. Além do cônjuge, podem ser agregados parentes de primeiro grau sanguíneo, como mãe, pai e filhos, parentes de segundo ou terceiro grau. “Mas, para agregar os dependentes é necessário verificar se o convênio da empresa permite esse adicional, considerando que cada plano funciona de uma maneira e essa condição pode variar”, afirma. Outra vantagem de uma empresa oferecer um plano de saúde ao colaborador é que, melhorando a qualidade de vida do funcionário, ele se sentirá mais disposto a cumprir suas atividades, aumentando assim a produtividade e evitando problemas ocupacionais.

A redução de gastos gerais também engloba a lista de vantagens do investimento das empresas em um plano de saúde para os funcionários, considerando que o pagamento de indenizações, dias de afastamento de funcionários, recontratação de equipe, entre outros problemas, poderão ser evitados com o plano de saúde. Além disso, pesquisas realizadas pelo IBOPE Inteligência apontaram, recentemente, que 95% dos brasileiros têm o plano de saúde como um os fatores decisivos na hora de escolher uma vaga de emprego. “Isso mostra que o plano de saúde vem sendo bastante desejado pela população, principalmente pela qualidade e agilidade no atendimento, com a disponibilidade de bons hospitais, médicos, conforto e comodidade”, completa.



Brasileira recebe o Prêmio Internacional Babá do Ano 2022

Tatiane, ou Nanny Thaty, como é conhecida, é natural de Lençóis Paulista, interior de São Paulo, e recebeu nessa última semana o Prêmio INA 2022 Nanny of The Year™ – Babá do Ano 2022. Seu discurso durante a premiação foi recententemente compartilhado pela Associação Internacional de Babás.

Thaty é a primeira brasileira, e latina, a receber esse prêmio internacional. Atualmente, ela reside em Cambridge, Massachusetts e trabalha na região metropolitana de Boston desde 2003. Thaty é Mestra em Educação, Mestra em Gerenciamento de Liderança e possui ainda inúmeras credenciais na área de educação e parentalidade, a mais recente sendo uma certificação em Liderança em Primeira Infância pela Universidade de Harvard. Ela também já foi convidada especial para se apresentar na Universidades Brandais (duas vezes), Universidade de Massachusetts, e na Universidade de Harvard. 

Atualmente, a super nanny brasileira trabalha apenas três dias por semana como babá educadora, e dedica os dias restantes ao seu negócio, CARETHATYCS, onde oferece treinamentos e consultoria para pais e colegas de profissão nas áreas pedagógicas, condicionamento de sono, comportamento, cuidados do recém-nascido, contratação, profissionalismo, e colocação no mercado. Thaty também iniciou oficialmente sua carreira como palestrante, após ser diretamente mentorada por Leila Navarro, com quem publicará um livro nas próximas semanas. 

Thaty também é Diretora do Conselho da Aliança Nacional dos Trabalhadores Domésticos e líder do comitê de Au Pair da Matahari, instituições que defende e introduzem políticas de proteção e projetos de leis voltados a essa classe de trabalhadores. Ativista nessa área há dez anos, Thaty já testemunhou na justiça em prol dos direitos de Au Pairs, e participa frequentemente em reuniões com deputados estaduais e federais do estado de Massachusetts. Ela também já recebeu reconhecimento na cidade em que reside e também do Ministério do Trabalho dos Estados Unidos pela sua contribuição de dados referente à área de cuidados infantis privados.

Em seu discurso durante a premiação, Thaty compartilha toda sua trajetória e também chama atenção aos desafios de muitos trabalhadores domésticos nessa pandemia, assim como aqueles sendo explorados, passam extremas dificuldades, e também o fato da profissão não ter o reconhecimento devido no âmbito global. 

Quero que este prêmio seja o catalisador para mobilizar, principalmente, a comunidade latino-americana sobre a importância e validade deste trabalho, sendo uma profissão nobre como muitas outras. Quero ver uma mudança cultural, onde quer que formos e sempre que tivermos a oportunidade de falar sobre o que fazemos,incentiva Thaty.

Thaty também acrescenta que “Todo e qualquer reconhecimento público é uma oportunidade de educar as pessoas sobre nosso trabalho e fazer um pouco de diferença no mundo. É uma responsabilidade nossa compartilhar nossos dons e direcionar os holofotes para causas em que acreditamos, defendemos e somos apaixonados.”  e finaliza chamando todos a aproveitar e criar oportunidades para falar da profissão.

Thaty, que acabou de comemorar 19 anos de carreira nessa semana, sente que esse prêmio é o reconhecimento em seu campo, e se sente privilegiada e honrada em ter todo seu trabalho e dedicação validados por uma organização internacional. Ela compartilha que estará no Brasil em poucas semanas, e espera ansiosamente a oportunidade de celebrar esse marco em sua carreira com sua família e amigos.

Informações sobre a mais nova super nanny brasileira, seus serviços de treinamento, consultoria, e palestrante, estão disponíveis www.NannyThaty.com.br  assim como em suas redes sociais, como @SuperNannyThaty.Fotos adicionais para uso de imprensa e divulgação estão disponíveis AQUI. Horários disponíveis para agendamento de entrevista podem ser diretamente agendados AQUI.



Dor nos pés: Saiba como tratar e aliviar esse desconforto

Você conhece a fascite plantar? Pode não parecer, mas é uma situação bem comum e que acomete um grande número de pessoas, extremamente dolorosa e que causa muito desconforto, sobretudo na limitação de movimentos e locomoção. Esse desconforto é um processo inflamatório, e os sintomas mais comuns estão associados a dor e queimação no calcanhar, sensibilidade e sensação de rigidez.

A doença geralmente causa dor na sola do pé, um desconforto ao caminhar ou ao correr e sensação de sensibilidade, principalmente na primeira pisada do dia. Além do diagnóstico adequado das causas da dor e eliminar outras causas e doenças semelhantes na mesma região, os exercícios são um poderoso aliado no alívio das dores e na prevenção desse tipo de inflamação.

“Geralmente essa dor é causada por excessos: sobrecarga na região dos pés, estar acima do peso, impacto constante e até mesmo uso de determinados tipos de calçados, como os saltos mais altos. Por conta disso, os exercícios físicos e a fisioterapia são indicados, pois ajudam a fortalecer a musculatura, prevenindo lesões e até mesmo ajudando no tratamento quando o processo de inflamação já está instalado”, comenta Raquel Silvério, fisioterapeuta.

Segundo Raquel, a dor é mais intensa na parte da manhã, ao se levantar ou após períodos de repouso, pois a fáscia tende a se retrair nessas situações. Essa inflamação é mais comum em pessoas com idade acima de 40 anos, em situação de sobrepeso, que praticam atividade física intensa e até mesmo devido a alterações na morfologia do formato dos pés.

“A grande maioria das pessoas não sabem ou não tem noção da quantidade de músculos que os pés possuem, e essas precisam de muito atenção e cuidado. Ao atuar como um amortecedor natural nesses impactos frequentes e recorrentes, os pés acabam sofrendo caso a musculatura dessa região não esteja bem fortalecida, ocasionando as lesões e até mesmo fraturas. ”, explica a fisioterapeuta.

Outro aspecto bem importante é a função de sustentação do pé, evitando assim alterações posturais que podem gerar outros problemas. Portanto, treinar e fortalecer essa musculatura é fundamenta na prevenção, mas é importante reforçar que os exercícios são indicados também para alívio dos sintomas e para a reabilitação da região afetada.

“Entre os principais exercícios indicados estão aqueles que reduzem o impacto, como pilates, hidroginástica, fisioterapia preventiva, priorizando o alongamento dos músculos fascia e todas as outras estruturas envolvidas. ”, conclui a médica.

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Setor de casa e decoração avançou 300% no e-commerce entre 2019 e 2021

Se o e-commerce em geral tem crescido nos últimos anos, de acordo com levantamento feito pela Neotrust, o segmento de casa e decoração se destaca. Os dados apontam que os números de faturamento do setor em 2021 foram superados em 27%. Em pesquisa realizada pela Nuvemshop, a seção de casa e decoração demonstrou alta de 300% nas compras pela internet entre 2019 e 2021. Da mesma forma, o ticket médio do ramo foi de R$ 249,62 em 2020 para R$ 262,48 em 2022.

Desde o início da pandemia da Covid-19, o e-commerce cresceu, pois, com o isolamento social e muitas pessoas trabalhando em casa, as compras on-line passaram a se tornar parte da rotina. Além disso, ao ficar mais tempo no lar, os consumidores começaram a realizar pequenos reparos e mudanças no ambiente doméstico. O aplicativo de serviços GetNinjas, por exemplo, verificou que houve um crescimento de 57% nas reformas domiciliares no ano de 2020.

Segundo o country manager da Nuvemshop, as vendas do e-commerce aumentam o alcance de negócios que, normalmente, teriam apenas o mercado local para introduzir seus produtos. Ainda de acordo com a pesquisa da Nuvemshop, as pequenas e médias empresas (PMEs) do setor dobraram seu faturamento em relação a 2020.

Vendas no e-commerce apontam crescimento de 20,56% em janeiro deste ano

Janeiro, considerado um mês fraco para o varejo, teve aumento de 20,56% em vendas no e-commerce em relação ao ano passado. Esses dados foram divulgados pelo indicador MCC-ENET, uma parceria entre o Movimento Compre & Confie e a Câmara Brasileira de Economia Digital (camara-e.net). A pesquisa aponta também que, de janeiro a dezembro de 2021, a expansão das vendas foi de 16,14%; e o faturamento apresentou uma variação positiva de 25,31% no mesmo período.

Outro dado publicado sobre o comércio eletrônico foi em relação à forma de pagamento. Em janeiro de 2021, apenas 1% das compras era paga por meio do Pix, em dezembro do mesmo ano, esse número subiu para 4%. As compras on-line pagas com Wallet foram de 0,26% em 2019 para 6,03% em 2021. Entre as regiões do país, o aumento das vendas on-line no intervalo de janeiro a dezembro de 2021 foi de: 27,98% no Nordeste; 25,70% no Centro-Oeste; 24,68% no Norte; 22,78% no Sul e 11,10% no Sudeste.

As expectativas para os próximos meses deste ano são de crescimento. Conforme aponta o responsável pela pesquisa da Nuvemshop, os consumidores criaram o costume de comprar pela internet a preços competitivos, e muitos ainda trabalham em casa em tempo integral ou desenvolvem suas atividades em um modelo híbrido.

Segundo a Neotrust, a maioria das compras em e-commerce, que representa 34,9% do total, são realizadas por um público com a faixa etária de 36 a 50 anos. O segundo maior índice, de 32,1% do total, é efetuado por pessoas de 26 a 35 anos. Já as compras feitas por consumidores com mais de 51 anos foram de 15,5% em 2020 para 16,6% em 2021.

Para o sócio-fundador da Charme do Detalhe, empresa especializada na venda on-line de capa para sofá e cadeira, a mudança no comportamento de compra da população brasileira veio para ficar, principalmente entre um público mais maduro, de 45 a 65 anos, que está cada vez mais inserido no universo digital, tornando-se mais confiante à medida que estabelece experiências positivas em compras pela internet.



Plataforma Digital ajuda consumidor a compreender os rótulos dos alimentos

Consumidores brasileiros já podem ter acesso a plataforma digital educativa dedicada a explicar como ler e compreender as informações que constam dos rótulos dos alimentos. O Olho na Lupa, composto pelo website Olho na Lupa e perfis nas redes sociais, é uma iniciativa de 11 associações que representam a indústria e o varejo de alimentos e bebidas.

O projeto foi motivado pelas alterações na rotulagem dos alimentos, que entram em vigor no próximo mês de outubro. A nova rotulagem nutricional brasileira é resultado de um amplo processo de debates conduzido pela Anvisa, que envolveu diversos atores da sociedade.

A principal inovação é a rotulagem nutricional frontal, que vai destacar, na parte da frente das embalagens, com o desenho de uma lupa, a eventual presença de altos teores de sódio, açúcares adicionados e gordura saturada.

A tabela de informação nutricional, que fica na parte de trás das embalagens, também trará mudanças, e não apenas no visual, que ganha mais destaque. Na nova versão, passará a indicar o número de porções por embalagem, além das informações já existentes como a porção de referência de consumo (em gramas ou mililitros) e seu equivalente em medida caseira (colher, xícara etc.).

“É uma satisfação lançar esse projeto porque a indústria de alimentos está comprometida em promover ações educativas. Nosso objetivo é ajudar as pessoas na leitura e compreensão dos rótulos, para que possam fazer suas escolhas alimentares com autonomia, consciência e liberdade”, diz João Dornellas, presidente executivo da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos.

O Olho na Lupa tem uma linguagem descomplicada para facilitar a compreensão dos rótulos e estimular escolhas conscientes. “A indústria quer que o consumidor esteja cada vez mais bem informado e acreditamos que o novo modelo de rotulagem caminha nessa direção. Desta forma, a plataforma Olho na Lupa vem para contribuir com ainda mais informação, de forma clara e didática, para auxiliar nas escolhas dos alimentos e bebidas prezando por uma dieta equilibrada de acordo com as opções individuais”, reforça Victor Bicca, presidente da ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas.

As associações que apoiam a iniciativa concordam que o consumidor é a razão de ser do setor. “O Olho na Lupa é uma iniciativa da indústria brasileira voltada para aquele que mais importa, o consumidor, aquele que confia nos nossos produtos e precisa estar informado para exercer sempre a liberdade de escolher o que é melhor para si”, defende Pablo Silva Cesário, gerente executivo de Relações com o Poder Executivo da CNI – Confederação Nacional da Indústria.

Além disso, a plataforma reforça o compromisso com a educação nutricional. “Este projeto representa o apoio da indústria à adoção do novo modelo de rotulagem nutricional que possibilitará decisões mais conscientes por parte dos consumidores, na busca de uma alimentação segura e de qualidade. Apoiar esta ação educacional é papel estratégico da ABIAD – como representante do setor de alimentos para fins especiais – e essencial para disponibilizar informações de qualidade à população brasileira”, acrescenta Vinicius Pedote, presidente da ABIAD – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres.

Por fim, é importante destacar o direito do consumidor à informação e essa é uma premissa da plataforma digital. “Os rótulos servem como um veículo de comunicação entre o consumidor e o alimento. O ‘Olho na Lupa’ irá auxiliar e orientar a população a fazer escolhas conscientes, além de ressaltar o direito básico à informação adequada e clara”, afirma Claudio Zanão, presidente executivo da ABIMAPI – Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados.

As novas regras são aplicáveis a todos os alimentos embalados na ausência dos consumidores, incluindo bebidas, ingredientes e aditivos alimentares destinados ao processamento industrial ou aos serviços de alimentação. Em outubro, a legislação começa a valer para novos produtos que chegarem ao mercado. Mais informações podem ser acessadas no site oficial da Anvisa.

Fazem parte do Olho na Lupa:

ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos

ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas

ABIAD – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres

Abimapi – Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados

ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal

ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados

ABIQ – Associação Brasileira das Indústrias de Queijo

CNI – Confederação Nacional da Indústria

SINDICARNES – Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de S. Paulo

UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar

Viva Lácteos – Associação Brasileira de Laticínios

Mais informações:

Kubix Estratégia & Comunicação
Claudia Alves
Tel.:(11) 99229-6339
claudia.alves@kubix.com.br



A importância de desenvolver o pensamento crítico nas crianças

O pensamento crítico, uma das habilidades mais valorizadas pelas empresas/mercado de trabalho, pode e deve ser desenvolvida desde cedo nas crianças. A competência, que pode impactar positivamente no futuro dos pequenos, envolve uma série de capacidades e atitudes, que atuam em conjunto para abordar situações e informações de maneira racional.

Como forma de ajudar no desenvolvimento dos estudantes, o pensamento crítico passou a fazer parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento define a importância de exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Ela define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, e é referência nacional para formulação dos currículos das escolas.

“A criança que compreende o que é pensamento crítico e como utilizá-lo, tem vontade de se aprofundar nos conteúdos e querer saber mais. Aprende a questionar e a partir daí formar as próprias opiniões”, diz Cristhiane Amorim, pedagoga com pós-graduação em neurociência educação e desenvolvimento infantil e especialista em educação do Kumon.

O pensamento crítico envolve uma série de capacidades e atitudes, que atuam em conjunto para abordar situações e informações de maneira racional. Entre elas, a argumentação, que significa usar fatos, dados, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções para convencer uma pessoa sobre determinado ponto de vista. Um bom argumento indica que seu ponto de vista é construído sobre uma base sólida e racional, levando outra pessoa a seguir determinada linha de raciocínio e finalmente concordar com ela.

Outra importante capacidade desenvolvida é a curiosidade, que pode ser definida como a vontade de saber mais ou experimentar ou vivenciar algo novo, conhecer o desconhecido, buscar respostas. A curiosidade leva a muitas perguntas e questionamentos sobre as coisas serem como são, o que propicia o surgimento de novos pontos de vista e soluções inovadoras.

O Kumon é um método de estudo japonês criado em 1958 pelo professor Toru Kumon. O ensino privilegia o desenvolvimento da autonomia do aluno nos estudos, de forma que ele aprenda de acordo com o seu ritmo. O material didático é autoinstrutivo e dividido em estágios, fazendo com que a complexidade aumente gradualmente. Porém, o aluno só avança para o próximo conteúdo quando consegue assimilar o que é proposto.

O método desenvolve a habilidade acadêmica e outras mais, como: autodidatismo, concentração, capacidade de leitura, raciocínio lógico, independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança. O Kumon oferece aulas de matemática, português (para nativos), inglês e japonês, para crianças de todas as idades.



Empresa brasileira lança equipamento para setor de óleo e gás

Com a expectativa de aportes de US$ 628 bilhões (R$ 3,08 trilhões) na indústria petrolífera em 2022, US$ 26 bilhões (R$ 127,70 bilhões) a mais que o registrado no ano passado, os investimentos globais em petróleo e gás devem crescer 4% até dezembro. As estimativas são da Rystad Energy, empresa de pesquisa de energia e inteligência de negócios com sede em Oslo, Noruega.

De acordo com a análise, os investimentos devem continuar crescendo em 2023 e 2024, conforme as companhias se recuperarem da pandemia de Covid-19. Segundo o balanço, o Brasil deve manter a liderança no mercado de plataformas flutuantes (FPSOs). A Petrobras, principal operadora do país, já anunciou que pretende aumentar os investimentos a partir deste ano. O orçamento para 2022 é de US$ 11 bilhões.

Neste cenário de retomada do setor de óleo e gás, a HBR, empresa brasileira especializada em sistemas de compressão de ar e geração de nitrogênio, anunciou em fevereiro o lançamento do HBR API 619 – Cobra Compressor.

Segundo Nelson Cueva, presidente da HBR, o novo compressor de ar lançado pela HBR traz uma série de inovações. “O Cobra API 619 Compressor foi projetado a partir das demandas operacionais, do campo para a prancheta”, afirma. 

O empresário afirma que um dos maiores objetivos do novo equipamento é reduzir tempo de engenharia, prazo de entrega e custo final para o cliente. Ele explica que a falha dos compressores de ar na indústria do óleo e gás resulta em risco de interrupção da produção- razão pela qual a confiabilidade é tão importante para equipamentos deste tipo.

“Em um FPSO, os compressores de ar são os menores entre todas as máquinas críticas. Mas se eles pararem, sua produção também será interrompida”, pontua. 

O novo API 619 Cobra é a 3ª geração de compressor rotativo isento de óleo, concebido em conformidade com o ISO 8573-1, possuindo resfriadores superdimensionados, tubulação reduzida com baixas quedas de pressão, motores de alta eficiência e o opcional VSD.

Para mais informações, basta acessar: https://hbr.net/en/engineered-equipment/instrument-air-compressors-api-619/



Comunicação integrada pode transformar posicionamento dos negócios

Os processos comunicacionais são capazes de potencializar e melhorar o posicionamento de uma organização diante de seus públicos de interesse, os chamados stakeholders. Neste sentido, a audiência há muito tempo deixou de ser passiva e vem se tornando cada vez mais ativa e complexa, exigindo que o marketing se adapte para gerar os resultados esperados. A comunicação linear, baseada em um emissor e um receptor da mensagem, já se tornou obsoleta, dando espaço para um relacionamento mútuo que demanda conhecimento do público, planejamento e técnica para alcançar todos os segmentos de maneira eficaz.

Uma empresa que comunica com qualidade é capaz de se posicionar melhor em nível interno, mercadológico e institucional. Mas, para isso não basta redigir um texto e adaptá-lo para os diferentes canais. A jornalista Thais R. Croitor, diretora da Sustentar Comunicação Estratégica, agência de comunicação estratégia, explica que “integrar a comunicação trata-se de planejar cada ação a ser desenvolvida, com o objetivo de fortalecer o discurso da marca”. Para a comunicadora, conhecer e utilizar dessas técnicas para cada negócio é essencial para o sucesso de planejamento para uma empresa.

A comunicação integrada é composta por diferentes frentes de trabalho, como assessoria de imprensa, relações públicas, marketing e comunicação interna. Sendo assim, é necessário que cada uma delas seja bem desenvolvida para que a organização se posicione melhor e obtenha resultados junto aos seus públicos de interesse.

Isso acontece porque para cada público é necessário falar de uma forma e por um canal específico. Por exemplo, se uma empresa passa por uma fusão e o funcionário é informado por meio da imprensa, ele se sentirá excluído do processo de decisão, podendo desmotivá-lo. Conforme aponta uma pesquisa realizada pela revista britânica The Economist, falhas no diálogo interno causam problemas na produtividade e saúde dos colaboradores. De acordo com o levantamento, 52% dos entrevistados afirmaram que a questão contribui para o estresse e 44% pontuaram impacto ou falta de conclusão de projetos.

Em relação à realização desse mecanismo, Croitor pontua os principais motivos para adotá-lo. “O mercado muda a cada dia, mas a imagem da empresa, sua missão, visão e valores permanecem. A comunicação integrada tem o poder de construir ou reforçar o posicionamento sólido da marca, diminuir chances de crises internas, prevenir boatos e falsas informações dentro e fora da empresa e, ainda, melhorar o relacionamento com os stakeholders, por isso a importância de considerá-lo a cada projeto”.

Assim, a instituição precisa estar disposta a se abrir para uma troca com colaboradores, consumidores, fornecedores e demais grupos de interesse, criando valor dentro dessas relações de forma estratégica. “O melhor jeito de se posicionar como empresa para seus públicos é inspirá-los e estar disposto ao relacionamento e comunicação transparentes, eficazes e empáticos com os grupos através de cada canal, valorizando-os e estando atento as suas necessidades”, finaliza Thais.



Filtragem de água exerce importância em atividades industriais

A água é um elemento essencial para a indústria. Só no Brasil, cerca de 8,78% da água presente no território nacional é utilizada em processos industriais, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), da Agência Nacional de Água (ANA). Por sua vez, o tratamento de água é fundamental para que os diferentes setores de atuação possam realizar um uso sustentável e garantir segurança nos resultados obtidos. 

“Independentemente da finalidade, a água na indústria precisa ser tratada com atenção, para que o resultado da produtividade não seja comprometido”, afirmou o gerente da Asstefil, empresa especializada em sistemas de filtragem. Ele explica que o filtro de água industrial desempenha um importante papel para a adequação nos processos de fabricação, limpeza e lavagem de equipamentos. “A instalação de um filtro apropriado garante que uma indústria seja abastecida com água de acordo com os padrões exigidos pelas normas sanitárias e pelos processos industriais”, diz Fábio de Oliveira.

Segundo o gestor, a pré-filtração é uma das etapas mais importantes no tratamento de água, pois garante a remoção de partículas que podem interferir diretamente nos resultados buscados pelas indústrias. “Os pré-filtros se diferem pelo tipo de partículas específicas que podem ser removidas”, explica Oliveira.

Com a pré-filtragem é possível eliminar sujidades inorgânicas ou orgânicas, que interferem na qualidade da água e na eficácia de tratamentos complementares, tais como químicos ou mecânicos. Além disso, a pré-filtração contribui para remoção de sedimentos que podem entupir uma filtragem posterior ou até mesmo algum tipo de sistema.

Além da pré-filtração, o processo de purificação da água também passa por outros níveis, que devem ser acionados de acordo com a finalidade. “Cada produto tem uma carência no que se refere à pureza da água e estar atento a isso é muito importante para garantir mais produtividade”, afirmou o gerente da Asstefil.

Já na indústria de alimentos, a pré-filtração pode ser uma importante aliada na eliminação dos riscos de contaminação. “Órgãos competentes preocupam-se constantemente em avaliar as condições do ambiente de produção para renovação de normas e certificados. Assim, atentar-se a diferentes soluções que corroborem para a melhora da produção é essencial”, finalizou Fábio de Oliveira.



Cresce procura por profissionais na área de TI e falta especialização no mercado

Com o principal objetivo de captar novos talentos, que atendam às necessidades do mercado de tecnologia da informação, a Lyncas, empresa de tecnologia da informação (TI) com sede em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, lançou a primeira edição do programa Press Start, para capacitar programadores que estão no início da carreira. Foram mais de 1,6 mil inscritos para dez vagas. Todos passaram por testes de fit cultural e técnico, e, quem avançou, participou de entrevistas com o time de Recursos Humanos e especialistas.

Segundo Maykon Meier, COO da Lyncas, e Anderson Frare, Tech lead do programa Press Start, atualmente, os profissionais estão passando por um período de treinamento, com duração prevista de dois meses. “Este momento consiste em desenvolver sistemas, aplicando tecnologias atuais e criando vivência em projetos, com metodologias e cultura de trabalho em equipe”, explica Frare. Ao final, cada participante do programa será direcionado para projetos dentro da empresa e oportunidades na área de TI.

O Press Start tem por objetivo fornecer uma base sólida para formar  profissionais na área. Meier afirma que existem muitas pessoas migrando de outras áreas, como fotografia, engenharia e direito, por exemplo. “Para nós, é muito importante a qualidade no processo de formação dos programadores e, por isso, construímos um programa com acompanhamento, cronograma e inserção no mercado. A alta demanda de tecnologia acelerou essa questão”, aponta.

Depoimentos dos participantes

André Stanlley Benevides Viana é de Caraúbas, Rio Grande do Norte, e participa da primeira turma do Press Start. Ele decidiu tentar a seleção após um longo período de estudos por conta própria. “Vi no programa a oportunidade perfeita para colocar à prova tudo que tinha aprendido até então”, comenta.

De acordo com Benevides, o programa apresenta grandes contribuições para a construção do desenvolvedor e permite a integração e capacitação de novos talentos. “Para mim, o principal diferencial do Press Start é que os requisitos estão ligados com a vontade de aprender, já que uma das maiores dificuldades dos desenvolvedores, atualmente, está relacionada à primeira oportunidade, pois a maioria das empresas exige uma vasta experiência para começar”, destaca. O profissional ainda completa que, com o programa, sente-se preparado para encarar outros projetos.

Já Gabriel Marques Moya, do Mato Grosso do Sul, antes de decidir migrar para a área de desenvolvimento, atuou com a implantação de sistemas ERP, atendendo diversas áreas do atacado e varejo, e prestação de serviços e indústrias. “Diante das diversas tentativas anteriores, sem nenhum tipo de retorno, minhas expectativas estavam abaixo do esperado. Porém, vi que a Lyncas seria uma empresa diferente e, com certeza, a melhor escolha que fiz foi participar do processo seletivo”, observa.

Para ele, a experiência está sendo ótima, considerando que o programa proporciona segurança para futuros projetos e garante uma visão geral sobre o processo de desenvolvimento, trabalhando com modelagem de dados, construção de banco de dados e muito mais. “Como nem só de código vive um desenvolvedor, o lado pessoal e humano dentro da Lyncas é indiscutível. Mesmo com pouco tempo dentro da empresa, toda oportunidade que tenho de conversar com alguém, é única. Além do Press Start render múltiplos aprendizados técnicos, beneficia o trabalho em equipe e o aprendizado de diversas habilidades na parte pessoal”, garante.

As mulheres também estão presentes no programa. Vanessa Eich, de Jaraguá do Sul, conta que o Press Start foi um divisor de águas em sua vida, pois após dois anos com uma carreira acadêmica e profissional em outra área, decidiu iniciar os estudos na tecnologia. “O que mais me chamou atenção no projeto foi o aspecto da contratação profissional de desenvolvedor júnior, aliado ao treinamento, proporcionando uma oportunidade aos que não têm experiência”, enfatiza.

Ela explica que as reuniões são diárias com o líder de projeto, mensais com o líder de grupo e semanais com os outros desenvolvedores da Lyncas. “O Press Start mudou minha vida. É a realização de um sonho com a melhor base possível através da empresa”, assegura Vanessa.

Mais informações no site www.lyncas.net



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