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Endividamento: amostra indica 76,6% das famílias brasileiras

A crise socioeconômica pela qual passa o país nos últimos anos, agravada pela pandemia de Covid-19, fez com que, de acordo com a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o percentual de famílias brasileiras com dívidas ou contas em atraso apresentasse em fevereiro o índice de 76,6%, o maior patamar desde março de 2010. Para efeito de comparação, há um ano, a proporção de famílias endividadas era de 66,7%.

Para Isis Ferreira, economista da CNC responsável pelo estudo, o alto índice de desemprego, que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), atinge 12 milhões de brasileiros, e o encarecimento do crédito no Brasil são fatores que impactam de forma acentuada na dinâmica do endividamento e da inadimplência dos consumidores. 

Analisando os indicadores de inadimplência das famílias brasileiras de forma mais detalhada, é possível, ainda, verificar um recorde no percentual de famílias com contas ou dívidas em atraso na faixa de até dez salários mínimos (30,3%) e um aumento de dívidas na parcela das famílias com rendimentos maiores que dez salários mínimos, com um índice de 12,6%, o maior percentual desde abril de 2018.

De acordo com a consultora financeira Luciana Bettero, com a flexibilização das restrições da pandemia de Covid-19, há uma crescente tendência de endividamento em famílias com maior poder aquisitivo, “que voltaram a frequentar shoppings, restaurantes, fechar planos de viagens e gastar ‘descontroladamente’”. E uma das consequências deste panorama, para ela, é que esta parcela da população “voltou a usar o cartão de crédito sem pensar no amanhã”.

Consoante com a afirmação de Luciana Bettero, o cartão de crédito continua sendo o principal fator de endividamento no país, representando 86,5% do total de famílias endividadas. “Se usarmos da maneira correta, o cartão de crédito é nosso aliado. Porém, a maioria das pessoas não fazem desta forma. E quando não efetuado o pagamento da fatura por completo, os juros ainda maiores fazem afundar mais e mais nas dívidas”, diz Luciana Bettero que auxilia na organização financeira.

Já a tomada de empréstimo com taxas de juros altíssimos, em um contexto de taxa Selic alta (atualmente no patamar de 11,75%), também é, segundo a consultora financeira Luciana Bettero que é uma especialista em finanças para empresas e pessoas fisicas,  um fator de endividamento da população. “Esta é uma outra opção que vem sendo bastante usada tanto pela classe com maior poder aquisitivo quanto pelas classes de menor poder”, diz ela. “E se pensarmos que se para a classe considerada ‘rica’ já é difícil o amanhã depois das dívidas, para as pessoas que estão em situação financeira mais difícil, isso é ainda pior”.

De acordo com o Instituto FSB Pesquisa, em estudo realizado para a empresa de seguros SulAmérica, 36% da população adulta do país contraiu novos empréstimos ou dívidas em 2021.

Educação financeira

A questão da educação financeira, para Luciana Bettero, se faz cada vez mais urgente no país. “O que falta ao povo brasileiro, em geral, é uma organização, uma educação financeira, para que a população tenha mais qualidade de vida”, diz a consultora financeira. “Dívidas tiram o sono, perturbam e estressam. Então, é necessário aprender a controlar o dinheiro e não deixar que ele te controle, para que não tenhamos que viver para sempre matando um leão por dia, ou seja, trabalhando para sobreviver”.

Segundo uma pesquisa realizada entre junho e agosto de 2021 pelo Instituto Axxus, startup de tecnologia da Unicamp, 76% dos entrevistados reconheceram que não estão administrando bem as finanças pessoais desde o início da pandemia de Covid-19.

“A falta da educação financeira não deixa que os brasileiros tomem atitudes assertivas, e isso ocasiona endividamentos cada vez maiores, com juros absurdos, por não encontrarem meios de pagamentos”, afirma Luciana Bettero, que completa a dizer que “deveria desde já fazer parte da grade nas escolas”, completa a especialista.

Atualmente, há um programa neste sentido em curso sendo implementado pelo Banco Central. O projeto “Aprendendo Valor”, implementado inicialmente na rede pública de ensino fundamental dos estados do Ceará, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Pará, já está presente em todas as Unidades da Federação do país, levando educação financeira a crianças de 6 a 10 anos.

Para saber mais, basta acessar: https://lucianabettero.com.br/home.html



Telefonia baseada em nuvem gera produtividade na comunicação das empresas

Empresas brasileiras têm demonstrado grande satisfação com a expansão tecnológica do sistema de PABX. A ferramenta, agora fornecida em nuvem, tem o poder de eliminar a problemática dos altos custos apresentados por antigos sistemas analógicos de telecomunicação existentes no passado, além de oferecer grande manancial de recursos.

Pelo fato de funcionar como uma central telefônica que gerencia a comunicação entre ramais, o PABX em si, que em sua tradução significa “Private Automatic Branch Exchange”, ou “troca automática de ramais privados” na língua portuguesa, já diminui consideravelmente os custos, em função dos ramais que substituem o uso de inúmeras linhas telefônicas.

Com o avanço tecnológico e a maior velocidade das redes, a telefonia virtual através do PABX, também conhecida como PABX Cloud, tem se consolidado cada vez mais entre empresas que focam em expansão e produtividade. Contudo, é fundamental o bom funcionamento e a confiável qualidade das ligações oferecidas pela operadora, uma vez que a voz captada e transmitida em dados pela internet precisa ser limpa, rápida e audível.

Segundo Victor Uemura, Gerente Comercial da Voxov Telecom, “uma boa conexão com a internet é principal ponto de partida para que essa interação entre clientes e empresas por meio da telefonia seja o mais fluente e eficaz possível”. Ele afirma, também, que é “a partir dessa premissa que se faz possível o usufruto de vantagens exclusivas do PABX Cloud, como a URA, Fila de atendimento, Gravação das chamadas, entre outras mais de 30 funções.



Ministros do Turismo de Brasil e Argentina se reúnem na WTM Latin America

São Paulo, 6 de abril de 2022 7/4/2022 – Carlos Brito e Matías Lammens conversaram sobre a retomada do turismo no período de pandemia

O estande da Argentina no WTM Latin America recebeu, na tarde desta quarta-feira (6), o encontro entre os ministros do turismo da Argentina, Matías Lammens, e do Brasil, Carlos Brito. Os colegas de pasta falaram sobre os planos de retomada do segmento e as parcerias feitas com companhias aéreas, hotéis e destinos turísticos. 

O encontro no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), teve também a presença de Ricardo Sosa, secretário executivo do INPROTUR – Instituto Nacional de Promoção Turística.

O brasileiro historicamente é um dos que mais viajam para a Argentina. Até março deste ano, mais de 400 mil turistas locais se deslocaram até o país vizinho, o que representa uma recuperação de 25% em relação ao mesmo período na pré-pandemia. Antes da COVID-19, os destinos turísticos argentinos recebiam mais de 1 milhão e meio de brasileiros por ano.

”O Brasil é o principal emissor de turistas para o nosso país. Temos muita expectativa para a geração de novos negócios, com a eliminação de muitos requisitos que impediam a visita dos brasileiros à Argentina na pandemia. É grande, também, o desafio de recuperar tudo o que era o turismo receptivo no passado”, disse o ministro argentino Matías Lammens. 

O recém-empossado Ministro do Turismo do Brasil, Carlos Brito, quer ampliar a relação entre os países vizinhos no pós-pandemia, principalmente buscando ampliação de voos. O responsável pela pasta brasileira chegou a sugerir uma parceria entre EMBRATUR e o INPROTUR, empresas de promoção dos dois países no exterior.

”Adotamos medidas para trazer mais visitantes ao Brasil nessa pandemia e os países vizinhos são importantes para nós. Queremos fazer parceria de promoção entre as duas nações por meio da EMBRATUR e da agência argentina (INPROTUR)”, disse Carlos Brito. ”Acreditamos que até 2023 vamos receber mais de sete milhões de turistas brasileiros por ano”, completou.

Além de receber o ministro Carlos Brito, a agenda de Matías Lammens na visita à WTM teve também reuniões estratégicas para o setor, incluindo CVC, Qatar Airways, Avianca, Decolar, Gol, Ethiopia Airlines, entre outras. Antes dos compromissos oficiais, o ministro Matías Lammens se encontrou com 30 expositores de diversos segmentos relacionados à cadeia produtiva do turismo.

A feira apresenta destinos argentinos no estande de 300 metros quadrados, que se misturam entre hotéis, pousadas, gastronomia, atrações esportivas, shows e companhias de turismo especializadas em cada província do país sul-americano. Empresas como a Aerolíneas Argentinas anunciaram ampliação de destinos entre as duas nações. 

O local, que fica na entrada da exposição, chama a atenção dos visitantes da WTM Latin America também pelas telas de LED gigantes mostrando imagens dos pontos turísticos e culturais do país vizinho. O telão principal é um dos ambientes mais ‘instagramaveis’ da feira.

Informações para a imprensa

MAPA360

Maria Priscila – CEO – mp@mapa360.com.br

Vinícius Casagrande – gerente de comunicação – vinicius@mapa360.com.br

Website: https://www.argentina.gob.ar/turismoydeportes



Especialista analisa cenário pós-Covid-19 para pequenas empresas

7/4/2022 – É considerável a revisão da aplicação de novas metodologias e projetos estratégicos que possam tornar possível a transformação do negócioMais de 80% das empresas que fecharam durante a pandemia tinham de um a cinco empregados; especialista fala sobre as perspectivas e possibilidades de recuperação pós-pandemia

Se a pandemia de Covid-19 trouxe à tona um período desafiador para os negócios, para as pequenas empresas, a crise sanitária representou um desafio ainda maior. Segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), levantados pela Folha de S.Paulo, os empreendedores de menor porte puxaram a perda de negócios durante o período.

De acordo com os indicadores, o Brasil tinha 3,198 milhões de empresas com um a cinco empregados no segundo trimestre de 2019, pré-pandemia. O número correspondia a 73,2% do total de empregadores à época. Dois anos depois, o número caiu para 2,731 milhões, cerca de 72,1% do total. Segundo a análise, os dados demonstram que dos 581,3 mil empregadores perdidos no período analisado, 467,4 mil ( 80,4%) tinham de um a cinco empregados.

Na perspectiva do economista Felício Valarelli, especialista em desenvolvimento empresarial, o país deve testemunhar grandes desafios visando a retomada do crescimento no pós-pandemia.

“Atualmente, com tamanha imprevisibilidade gerada por conta desse cenário pandêmico e sanitário, projetar cenários futuros e garantir a resiliência dos processos de negócio são exercícios de extrema incerteza”, diz Valarelli.

Pandemia trouxe mudanças para o mercado

O economista destaca que a queda significativa dos indicadores econômicos e as novas práticas de consumo da população inverteram a matriz econômica do Brasil. O cenário deu início ao “novo normal”, onde houve uma grande inversão de hábitos de consumo dos brasileiros. Para ele, negócios e mais negócios pautados em plataformas digitais, por exemplo, vêm ganhando espaço dia após dia, e continuarão crescendo de forma sustentável no pós-crise.

“Também houve a migração de consumo em restaurantes para o formato delivery, do entretenimento físico para o on-line e otimização do trabalho remoto, o chamado ‘home office’ que reduziu, inclusive, o custo de deslocamento aéreo e terrestre”, explica.

O aumento considerável do consumo de produtos de cuidados com saúde e a redução do consumo de bens designados como “não essenciais” também foram fatores relevantes ao longo deste período, acrescenta.

Empresas devem adotar medidas de enfrentamento

De acordo com o especialista em desenvolvimento empresarial, as pequenas empresas – e a indústria brasileira como um todo – têm de enfrentar uma série de desafios em um cenário pós-pandemia, bem como investir em serviços personalizados e com maior qualidade, enxugar o orçamento, reduzir gastos com a adoção do home-office e com a digitalização de processos.

“Já é possível identificar que, enquanto alguns segmentos de economia terão uma alta sustentável, outros deverão encarar uma progressão bem mais lenta. Para este segundo grupo, é considerável a revisão da aplicação de novas metodologias e projetos estratégicos que possam tornar possível a transformação do negócio a médio e até curto prazo”, afirma.

Perspectivas para a indústria

Para Valarelli, mesmo com todo o cenário da incerteza na economia e a dependência econômica de outros países, há, no Brasil, um forte desenvolvimento nos diversos tipos de indústrias, desde a base até a alta tecnologia. Esse crescimento industrial é motivado pelo capital externo e pelas multinacionais instaladas em território brasileiro.

“A dependência da produção industrial e também das tecnologias por países desenvolvidos denota ‘fragilidade econômica’, que poderia ser amenizada, por exemplo, com implementação de planos governamentais e projetos que viabilizassem a produção das áreas de ciência e tecnologia, com o objetivo de promover o desenvolvimento industrial nacional”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.vaadv.com.br/

Website: https://www.vaadv.com.br/



Dia Mundial da Saúde: soluções e iniciativas para o bem-estar das pessoas

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e coincide com a própria criação da entidade. Desde então, todos os anos a data é utilizada para divulgar ações voltadas à saúde e bem-estar das pessoas.

Em 2022, sob o tema “nosso planeta, nossa saúde”, a OMS concentra a atenção global em ações urgentes e necessárias para manter tanto os seres humanos quanto o planeta saudáveis. Para participar de uma discussão tão importante, a Samsung aproveita para divulgar ações de sua divisão HME, voltada a soluções de saúde.

“A tecnologia tem um papel vital na sociedade, que é o de encurtar distâncias entre demandas e soluções, de transformar vidas. Isso fica ainda mais evidente quando observamos o poder que a tecnologia tem para evoluir a medicina e, consequentemente, os cuidados com a saúde da população. É com inovação que conseguimos antecipar cada vez mais os diagnósticos e viabilizar tratamentos mais assertivos”, afirma Walter Brandsetter, gerente clínico da divisão de HME da Samsung Brasil.

Recursos de Inteligência Artificial para a saúde
A Samsung acompanha de perto a evolução da Inteligência Artificial (IA) e vê como ela faz diferença no dia a dia através dos dispositivos lançados. Na medicina, a IA pode levar a avanços ainda mais significativos.

“Alguns dispositivos de sistema de ultrassom, como o modelo RS85, utilizam fusão de imagens e conseguem unir os resultados de uma ressonância magnética com a visualização em tempo real do sistema de ultrassonografia para gerar maior assertividade nas biópsias de próstata. Esse é só um dos primeiros passos que aprimoram o diagnóstico e a tecnologia dentro da medicina, mas o impacto pode ser ainda maior a longo prazo”, ressalta Walter.

Os equipamentos e suas novas tecnologias têm se mostrado aliados cada vez mais valiosos para o bem-estar, auxiliando na prevenção, rastreio e diagnósticos precoces, além de contribuir com a saúde em todas as fases do ciclo de vida das pessoas.

Para a saúde da mulher, os modelos HERA W10, HERA W9 e HS40 ajudam os especialistas em obstetrícia e ginecologia a obterem diagnósticos mais confiáveis e precisos, além do V8, que combina uma excelente qualidade de imagem às variadas ferramentas de assistência inteligente.

Para a saúde masculina, o RS85 Prestige ainda conta com dois recursos específicos para análise da próstata: o S-Shearwave Imaging e o S-Fusion. “Enquanto o primeiro permite uma avaliação não-invasiva da próstata e possíveis lesões, o segundo combina imagens de ultrassom com ressonância magnética, auxiliando médicos na realização de biópsias mais precisas na próstata ao usar inteligência artificial e sofisticados recursos de navegação e correção de distorções na imagem”, completa Walter.

Outra solução de destaque é o SonoSync, que se presta ao acompanhamento de exames por diferentes profissionais simultaneamente, mesmo que estejam em localidades diferentes, já que funciona como um sistema de streaming para transmissão de imagens médicas em alta definição e em tempo real desde a sala de exame para um dispositivo remoto, tal como computador, tablet ou smartphone com conexão à internet.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Conhecimento da nota de crédito avança e atinge 76% de consumidores, aponta ANBC

São Paulo 7/4/2022 – Na comparação com maio do ano passado, índice saltou 14 pontos percentuais

Os brasileiros começaram 2022 mais bem informados em relação às suas finanças pessoais. É o que constata a terceira edição da Sondagem Educação Financeira e Nota de Crédito, realizada pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC). De acordo com os dados, oito de cada dez consumidores afirmaram saber o que é nota de crédito no começo deste ano – em maio de 2021, no primeiro levantamento da série, o índice era de seis a cada dez. 

Questionados sobre a própria nota de crédito, 74% dos respondentes afirmaram conhecer sua pontuação, um avanço expressivo de 30 pontos percentuais em relação à primeira edição da pesquisa, quando o índice ficou em 44%. 

Outro dado relevante da pesquisa é que, entre aqueles que sabem a própria nota de crédito, 96% tomaram conhecimento por iniciativa própria, o que demonstra o grau de importância que os participantes da pesquisa dão ao tema. 

“Além de permitir melhor avaliação de risco para quem concede crédito, a nota de crédito constitui um incentivo à construção de um bom histórico de pagamentos, empoderando e beneficiando consumidores que podem buscar melhores condições de crédito. Por esse motivo, é tão importante a familiarização com o conceito, o entendimento de como a nota de crédito pode ser uma aliada na busca por crédito em melhores condições e o conhecimento sobre onde buscar suas informações”, analisa Elias Sfeir, presidente da ANBC. 

“Os resultados da terceira edição da sondagem demonstram que os esforços do setor de birôs de crédito e de outros agentes com relação à educação financeira têm chegado até a ponta, ou seja, no dia a dia de consumidores e empresas. O Cadastro Positivo, implantado há pouco mais de dois anos, é outro instrumento importante no aumento da consciência financeira do brasileiro”, completa Sfeir.

A pesquisa revelou também o elevado percentual de consumidores que declararam buscar informações sobre a organização das contas: nove em cada dez afirmaram se informar sobre o controle financeiro e quase a mesma proporção dos entrevistados disse ter o hábito de controlar o orçamento. 

Na avaliação do presidente da ANBC, tão importante quanto ter acesso às informações financeiras é colocá-las em prática, e a pesquisa é um recurso fundamental para orientar toda a cadeia do crédito na criação de campanhas e programas de educação financeira, indicando, inclusive, os grupos mais vulneráveis.

Metodologia: a Sondagem quantitativa Educação Financeira e Nota de crédito foi realizada por meio de questionário online, entre 26 de janeiro e 4 de fevereiro de 2022. A amostra foi de 1.615 respondentes e, para a leitura dos dados gerais, deve-se considerar 95% de grau de confiança e margem de erro 2,3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A sondagem será repetida trimestralmente, de modo a avaliar a evolução dos indicadores.



Empresas com política de onboarding aumentam as chances de reter talentos.

Florianópolis – Santa Catarina. 7/4/2022 – 86% dos novos colaboradores decidem se continuarão na empresa nos primeiros 6 meses.O onboarding consiste em processos de integração elaborados a fim de que os novos colaboradores, ao serem admitidos, tenham uma melhor adaptação em relação às atividades e cultura organizacional da empresa.

Segundo estudos provenientes do Linkedin (https://www.linkedin.com/pulse/86-dos-colaboradores-decidem-se-permanecem-ou-n%C3%A3o-em-uma-/?trk=pulse-article_more-articles_related-content-card) corroborados pelo Sócio da Agência Bossa Nova, Daniel Santos são categóricos: 86% dos novos colaboradores decidem se continuarão na empresa nos primeiros 6 meses. Além disso, uma política de acolhimento e um bom onboarding aumentam em 50% o engajamento, e em 69% a probabilidade de permanência do novo colaborador na empresa, por até 3 anos. 

Dessa forma, evidencia-se o onboarding como uma das prioridades do setor de RH e gestão das empresas, sendo cada vez mais adotado pelas empresas.

Além do acolhimento aos novos colaboradores, outro ponto importante a ser considerado dentro das empresas é o Employee Experience, que nada mais é que a experiência do colaborador.

De acordo com uma pesquisa da The Future Organization, as empresas que investem consistentemente em EX (Employee Experience) possuem cerca de 4,2x mais lucro médio; 2,8x mais receita por colaborador; 40% menos turnover e 24% menos colaboradores (headcount).

Já segundo o estudo “The Employee Experience Index” da IBM, entre os 25% dos colaboradores mais influenciados por uma boa EX, 96% também reportam um alto nível de performance no trabalho, já entre os 25% menos influenciados, 44% tem a intenção de sair de seus empregos atuais.

Em síntese, o acolhimento e a experiência de um colaborador estão trabalhando sempre unilateralmente, pois um processo de acolhimento e integração adequado dá ao colaborador a oportunidade de conhecer a cultura da organização em que está ingressando.

Para o colaborador, o conhecimento do local de trabalho é decisivo para o bom desempenho das atividades profissionais e em contrapartida, a empresa também terá melhores métricas ao fim do mês.

Website: http://www.agenciabossanova.com



Por que os dados devem ser protagonistas no ambiente corporativo

Por Carlos Batista *

Hoje, a grande maioria dos líderes sabe que precisa ter em mãos dados que meçam o negócio, e que sejam utilizados como suporte na tomada de decisão. No entanto, isso nem sempre é uma prioridade. De acordo com um estudo recente da multinacional Dell, em conjunto com a Forrester, cerca de 73% das empresas nacionais entrevistadas afirmam ter um negócio orientado por dados. No entanto, somente 28% destas consideram o tratamento de dados como uma prioridade.

O estudo aponta que os líderes entendem a importância da utilização dos dados mas continuam não investindo no seu tratamento e geração de insights para o negócio. “Esse tratamento deve ser acompanhado dos cuidados com as questões regulatórias. As organizações precisam se atentar para o tratamento das informações mantendo a proteção das mesmas”, analisa o especialista em transformação digital Carlos Baptista. 

Essa questão passou por mudanças recentes, com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor em 2020. A lei estipula regras que devem ser cumpridas quando os dados pessoais dos clientes forem coletados, tratados, armazenados e compartilhados pelas companhias. No entanto, esse tema não deve ser um obstáculo para o tratamento dos dados e sim um direcionador para que o tratamento seja feito corretamente. “O principal desafio é transformar tais dados em informações e análises preditivas, que suportem a definição de estratégias e essa é a grande razão para que as organizações invistam menos nesse tratamento”, comenta Baptista.

E por que hoje é mais importante priorizar esse tratamento de todos os dados existentes, se as empresas sempre cresceram sem esse foco?

Mudança de mindset organizacional
Vivemos em uma era onde as pessoas têm mais conhecimento acessível e, consequentemente, priorizam o valor que recebem, ou percebem quando consomem um determinado produto. “Essa é uma das ‘chaves’ da transformação digital e é o grande diferencial num mercado cada vez mais competitivo. Por isso, cada vez mais, é preciso apostar na análise e na interpretação dos dados para entendermos o comportamento das pessoas e os impactos no resultado”, explica o especialista.  

Sendo assim, os líderes devem começar a mudar alguns aspectos no dia a dia da empresa. O primeiro passo é treinar ou apostar em papéis como engenheiros de dados e cientistas de dados, profissionais que atuam tanto na técnica quanto na estratégia de negócio. Muito se tem apostado no desenvolvimento ou adoção de novas plataformas, aplicativos, portais etc. Isso deve ser feito em paralelo com o crescimento da equipe de profissionais que armazena e trata os dados, alinhando com a estratégia do negócio. Para Baptista, esse papel deve se transformar “em uma cultura de utilização de dados que permeia toda a organização, interpretar os dados e entender os resultados não pode ser restrito a uma única equipe”. 

Do mesmo modo que precisamos ter uma cultura de dados, precisamos gerenciar e direcionar o negócio de modo mais flexível. Para isso é crucial adotar também uma cultura de business agility. “O mindset precisa ser mais ágil para evitar desperdício e antecipar o valor entregue. Essa agilidade nos permitirá idealizar, prototipar e experimentar o novo. Em um mundo em constante mudança esse pode ser o grande diferencial em gerar a disrupção e consequentemente trazer mais resultado” ressalta Baptista.

Com esse novo mindset e uma cultura de dados, torna-se possível não somente  analisar a performance da empresa como também criar diferencial. “A grande maioria das organizações entra em “pânico” quando avalia resultados e verifica que a concorrência está se destacando. Nesses casos, a tendência é partir para a criação de novas ferramentas ou fazer grandes mudanças para alcançar a concorrência, ao invés de analisar as informações e verificar o que precisam fazer para se destacar nos aspectos que a concorrência não está focando”, sugere ele.

Criação de nova cultura interna
Outro aspecto importante, na visão do especialista, é a mudança de cultura organizacional. As novas empresas precisam se basear numa cultura de respeito, protagonismo, integração e colaboração. A comunicação precisa ser ampla e aberta para que todos os profissionais saibam de onde a organização está vindo, qual o seu estágio atual e para onde irá. “Por outro lado, o protagonismo de todos os profissionais irá incentivar e gerar a onda de transformação permitindo que a companhia tenha um crescimento mais sustentável”, prevê Baptista.

Como referido pelo matemático londrino Clive Humby, “dados são o novo petróleo”. Essa riqueza não vem somente do armazenamento dos dados, mas sim do que as organizações fazem com eles e como os analisam. “Algumas décadas atrás, as maiores empresas do mundo eram companhias petrolíferas. Estas acabaram por ser substituídas por empresas como Google, simplesmente porque elas têm e sabem como analisar tais dados. E esse conhecimento foi o motor do crescimento, junto às mudanças culturais que facilitam a interpretação de dados”, finaliza.

* Carlos Batista é professor e coordenador no Núcleo de Seleção de Alunos do MBA da FIAP

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Final da Liga Brasileira de Free Fire 7 será transmitida no cinema

Pela primeira vez na história da competição, a final da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) 7 poderá ser vista no cinema. A transmissão será feita, ao vivo, no dia 16 de abril em salas da rede Cinemark em diferentes estados do país, a partir das 13h (horário de Brasília).

A exibição da competição acontecerá em salas selecionadas na Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.

Pensando em tornar o esporte e o Free Fire acessível a todos, a Garena e Cinemark fecharam acordo para garantir meia entrada para todos os interessados. As vendas estarão disponíveis a partir de amanhã (7).

“Nossos cinemas são arenas onde os conteúdos encontram seus fãs. Os games são cada vez mais amados e precisamos participar dessa conversa, com projetos que reúnam os apaixonados em dias especiais. Poder proporcionar essa experiência de acompanhar em algumas das nossas salas a final da competição nacional de Free Fire é muito importante para nós”, comenta Daniel Campos, Diretor de Marketing da Cinemark.

Além de torcer pelos seus times favoritos, os fãs de Free Fire que acompanharem a decisão no cinema também receberão gratuitamente recompensas que podem ser resgatadas dentro do jogo, contendo Paraquedas temático da LBFF, Ticket Diamante, Ticket Arma e Ticket Incubadora.

Ainda será possível adquirir a parte um copo personalizado da LBFF, que conta com uma novidade. Quem comprá-lo, terá direito à refil de refrigerante e suco durante todo o evento (consulte os sabores disponíveis na data). A quantidade de reposição do refil é ilimitada, sendo válida apenas durante a sessão do evento e restrita para os cinemas participantes. As vendas serão realizadas apenas no dia do evento via app, bilheteria e ATM.

A final também será transmitida nos canais oficiais da Garena no YouTube, BOOYAH e TikTok, além das transmissões na tv pela RedeTV! (TV aberta) e no SPACE (TV fechada).

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A primeira Volta da França feminina terá 24 equipes

Maringá-PR 7/4/2022 – Após os muitos anos da volta da França masculina, no ano de 2022 terá início a categoria feminina.A Volta da França inicia também em 2022 a categoria feminina.

Após os muitos anos da volta da França masculina, no ano de 2022 terá início a categoria feminina. A primeira Volta da França feminina, que decorrerá entre 24 e 31 de julho, com saída de Paris e com a reta final em Planche des Belles Filles, vai ter 24 equipes, anunciou a organização do Tour.

Entre as 24 equipes estão 14 conjuntos do pelotão World Tour, mais as três melhores equipes da categoria continental e ainda sete formações convidadas, entre as quais a britânica Le Col-Wahoo, que conta com a campeã nacional portuguesa Maria Martins. A competição de oito etapas, faz parte do calendário mundial do ciclismo feminino, substitui o La Course, corrida de um dia normalmente associada ao Tour masculino.

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e-Core anuncia a aquisição da Solvimm e fortalece oferta de aplicações na nuvem

A e-Core anuncia hoje a aquisição da Solvimm, uma das principais empresas de consultoria em Cloud Computing e importante parceira da Amazon Web Services (AWS) no Brasil. Os termos do acordo não foram divulgados.

A aquisição é a primeira da e-Core desde sua criação, em 1999, e marca uma nova estratégia da empresa que visa conectar a transformação ágil e a construção de produtos digitais, nas quais é especialista, à gestão de aplicações na nuvem, que é a especialidade da Solvimm.

“Criamos as estruturas necessárias e aprendemos muito com essa primeira transação, de modo a projetarmos uma sequência de aquisições para os próximos anos. Além de incrementar nosso portfólio com soluções de gestão na nuvem, temos uma expectativa de crescimento de 33% neste ano, incluindo as operações da Solvimm”, afirma Vinícius Pinheiro, cofundador e responsável por M&A na e-Core.

Com oito anos de mercado e baseada no Rio de Janeiro, a Solvimm oferece serviços de Computação em Nuvem e Data & Analytics, sendo uma das principais parceiras da AWS no Brasil.

“Existe demanda de evolução de Cloud Computing para um maior nível de maturidade, criando novas aplicações e modernizando as existentes para utilizar todos os recursos disponíveis, elevando a competitividade digital”, destaca Márcio Silveira, cofundador e CEO da e-Core.

De acordo com o executivo, a sinergia entre e-Core e Solvimm endereça atuais demandas das organizações por novos produtos e serviços digitais desde o design, da concepção e estratégia digital até a sustentação do ambiente em nuvem, proporcionando transformação ágil às empresas incumbentes, para manterem sua competitividade, e às empresas nativas digitais em crescimento, acelerando a adoção de novas tecnologias.

A equipe da Solvimm terá autonomia para execução e expansão na sua área de atuação. Filipe Barretto e Pedro Pisa, que fundaram a Solvimm quando eram estudantes de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), irão liderar a ampliação de serviços na nuvem para clientes brasileiros na e-Core.

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Divino Fogão cria dark kitchen para expandir suas operações

São Paulo, Sp 7/4/2022 – Mas o ponto chave deste projeto é a chance de aproveitar a ociosidade das operações, com compartilhamento da cozinha e um alcance de rentabilidade por m²Durante a pandemia, as operações do Divino Fogão se expandiram com o início do projeto dark kitchen connect, desenvolvido em conjunto com a Guersola Consultoria. Trata-se de um modelo de negócios que tem como foco as vendas através de delivery. Este projeto usa do compartilhamento da cozinha para um alcance de rentabilidade por m².

Quando o fundador do Divino Fogão, Reinaldo Varela, pensou num formato de expansão durante a pandemia, sua intenção era retomar as vendas com ampliação do seu delivery. Nascia o projeto da dark kitchen do Divino Fogão, desenvolvido em conjunto com a Guersola Consultoria, com o intuito de garantir uma expansão mais rápida para o grupo e suas marcas.

Era fevereiro de 2020, início da pandemia de Covid-19, e a rede começava a enfrentar um dos momentos mais desafiadores de sua história. De acordo com Rodrigo Varela, 30 anos, diretor administrativo do Divino Fogão, “foi um momento muito complicado, por conta da concentração de nossas operações em shopping centers. Com o fechamento dos shoppings, nós chegamos a zero no faturamento da rede no balcão. Já há dois anos nós estávamos trabalhando para desenvolver o delivery, mas o projeto estava muito no início”. Apesar dos estudos em curso, a rede naquele momento contava apenas com 3 das suas 120 lojas com operação de delivery implantada.

Desenvolvimento do Projeto

Ao fazer contato com a Guersola Consultoria, Reinaldo Varela já conhecia o trabalho dos consultores e queria ajuda para colocar uma ideia em pé. Ele pensou num formato de grande impacto social e, principalmente, numa forma de amplificar as vendas do delivery e consequentemente da rede. “Nós já conhecíamos o trabalho da Guersola, e quando pensamos na expansão do delivery, foi natural pensar neles para conversar sobre o projeto. Eles já tinham ajudado com a gestão de cardápio da rede, e logo em seguida começaram a pensar no primeiro piloto do projeto com dark kitchen”, explica Rodrigo.

A ideia do Reinaldo era criar um projeto que permitisse as pessoas que estavam desempregadas, cozinheiros que tinham perdido seus empregos durante a pandemia, e que poderiam preparar, de suas próprias casas, pratos do Divino Fogão para entrega.

Coube aos consultores da Guersola Consultoria o trabalho de dar forma a esse novo modelo de negócio, pensando principalmente na retomada das vendas. “Reinaldo queria retomar as vendas, pois ele estava com as lojas fechadas, e o delivery da rede ainda era algo muito incerto, muito longe do foco do Divino Fogão. Isto porque eles sempre estiveram focados na venda do buffet. O interessante é que, quando conversamos internamente na empresa, no primeiro momento, nós declinamos do trabalho”, afirma Flávio Guersola, sócio-diretor da Guersola Consultores.

Na cabeça dos sócios da Guersola Consultores, a ideia inicial estava muito longe de uma validação. As plataformas de delivery só trabalham com empresas documentadas. “As plataformas de delivery exigem alvará e CNPJ. A ideia original era algo de forte apelo social, mas era preciso operar com segurança, e isto nos fez desistir do projeto”, explica Adalberto Santos, sócio-diretor na Guersola Consultores.

Um novo formato para o projeto

O fundador do Divino Fogão, porém, não desistiu da ideia, e resolveu chamar Adalberto e Flávio para uma nova rodada de conversas. Ele queria entender qual era a visão dos consultores sobre sua ideia de expansão. De acordo com Adalberto, a Guersola levantou os seguintes pontos de atenção: “reforçamos o risco para a marca, pois não teríamos controle. Um fornecedor individual não teria um compromisso. Foi quando criamos a inteligência do projeto DK Connect Guersola, com a busca por operações que já tivessem atuação no mercado, e que pudessem absorver a demanda de produção do Divino Fogão”.

Os consultores da Guersola avaliaram o conceito das operações de dark kitchen. Segundo Flávio, “dark kitchen é uma modalidade de serviço. Apesar de ser um conceito moderno ampliado com o delivery, ele já existia há muitos anos. Se você pensar na operação das marmitarias no Brasil, elas nasceram com um formato de dark kitchen”.

Conceituando o modelo, é uma operação de preparação para venda de alimentos onde não há o atendimento e consumo presencial. Com isso, elimina-se o salão, já que o espaço é composto de cozinha para preparação de alimentos, exclusivamente. E também não há a necessidade de atuação em ruas de grande fluxo de pessoas, podendo usar endereços com aluguéis bem menos elevados.

Com o fechamento das operações físicas, os restaurantes acabaram concentrando seus faturamentos nas operações de delivery, e os formatos de dark kitchen ganharam velocidade de expansão durante a pandemia.

O delivery como principal acelerador da mudança

Nos últimos dois anos, houve uma expansão das operações de delivery no país, pois, de um dia para o outro, os restaurantes e as redes de fast food ficaram restritos a esse modelo de operação. Agora acontece a retomada das operações de salão, mas o fato é que durante muito tempo o delivery foi a única operação de compra. “Antes da pandemia, quem trabalhava bem no delivery, quem era muito bom no formato, tinha apenas uma composição de receita. As vendas no sistema de delivery não passavam de 10% da receita total da operação” relata Flávio.

Hoje, por conta das restrições de operação, acontece uma mudança nos hábitos: o delivery saltou para mais de 30% da receita e, em algumas operações, já chega a 50% dos ganhos. Segundo Adalberto, “é muito difícil você adquirir um novo hábito. Estudos falam em 21 dias, outros falam 45 a 50 dias. Nós tivemos 22 meses de novos hábitos”.

O projeto de DK Connect da Guersola segue o modelo de sucesso do desenvolvimento de projeto das staturps, onde se busca acelerar o processo de formatação do produto com protótipos para ganhar agilidade, reconhecer erros e promover ajustes. O projeto piloto da dark kitchen com a franqueada do Divino Fogão conferiu a chance de avaliar a ideia e de gerar conhecimento com agilidade.

Quando se pensa neste modelo de dark kitchens, existem condições adequadas de operação para um investidor:

  1.       Não necessidade de investir na construção de uma marca;
    
  2.       Qualidade na gestão do estoque com acesso a fornecedores homologados e métricas;
    
  3.       Cardápio desenvolvido e testado;
    
  4.       Negociações com os marketplaces.
    

Mas o ponto-chave deste projeto é a chance de aproveitar a ociosidade das operações, com o compartilhamento da cozinha e um alcance de maior rentabilidade por metro quadrado.

Website: https://guersolaconsultoria.com.br/



Expo ISP debate mercado de Internet em Campo Grande

7/4/2022 – Temas como saúde organizacional, provedores de alta performance, capacitação para o setor, ataques DDoS, desafios e hábitos dos consumidores estão na pauta do evento

Provedores de internet e operadoras regionais de Internet e Telecomunicações se conectam na Expo ISP, evento que acontece no dia 07/04 em Campo Grande – MS. Na ocasião, temas como saúde organizacional, provedores de alta performance, capacitação para o setor, ataques DDoS, desafios e hábitos dos consumidores, serão debatidos. Além disso, como reagir a um mercado agressivo e acelerado também estará na pauta do evento. 

Para conversar sobre esses assuntos estarão presentes nomes como André Dias, CEO da Hexa Networks; Deusomir Junior, engenheiro e especialista em análise comportamental; Luiz Maciel, CEO da Maciel Net; Mário Ribeiro, diretor do GrupoEx; Tatiana Carvalhinha, Country Manager e Thiago Ayub, diretor de Tecnologia na Sage Networks.

Realizado pela Start Eventos, o ExpoISP tem patrocínio das empresas Agora, SUMEC e FiberX. Para a edição de Campo Grande, inscrições disponíveis em: https://expedicao.expoispbrasil.com.br/evento/11/ms-campogrande#.

Novas edições, em diversos estados, ocorrerão ao longo dos próximos meses. Calendário e inscrições disponíveis em: https://expedicao.expoispbrasil.com.br



Saúde cardiovascular ganha centro de estudo na América Latina

São Paulo, SP 7/4/2022 – O Medscape compartilha o compromisso do ACC em fornecer aos médicos os recursos e ferramentas para melhorar o atendimento ao pacienteA principal plataforma global de notícias e informações para médicos, a Medscape (atualmente alcança mais de 5 milhões de médicos em todo o mundo, com 750,000 somente na América Latina), acaba de lançar uma iniciativa em conjunto com o American College of Cardiology (ACC), que é líder global em cuidados cardiovasculares na criação do Centro Latino-Americano para Promoção da Saúde Cardiovascular.

O número de mortes por doenças cardiovasculares no Brasil cresceu até 132% durante a pandemia, segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Cardiologia. As doenças cardiovasculares, como infarto, AVC e síndrome do coração partido, são um grande desafio para a saúde. Além das dificuldades de acesso aos serviços durante a pandemia, outro fator para o afastamento de pessoas com comorbidades foi o medo de se contaminarem com o Coronavírus. 

Pensando na falta de estrutura dos serviços de saúde, a Medscape e o American College of Cardiology (ACC) anunciou o lançamento do Centro Latino-Americano para Promoção da Saúde Cardiovascular, uma nova colaboração que fornecerá informações e recursos científicos confiáveis sobre doenças cardiovasculares, especificamente direcionados às necessidades de médicos em toda a América Latina no atendimento ao paciente.

A iniciativa traz o conhecimento do ACC em cuidados cardiovasculares para o Medscape, a principal plataforma de notícias e informações para médicos. O projeto fornecerá atualizações e conteúdos em espanhol e português sobre as pesquisas mais recentes e tendências clínicas emergentes em insuficiência cardíaca, fibrilação atrial, anticoagulação, tromboembolia e controle de lipídios – tudo sob a perspectiva de especialistas regionais e formadores de opinião. “O ACC é guiado por uma missão, com o objetivo de transformar os cuidados cardiovasculares e melhorar a saúde do coração em escala global”, disse o Dr. Cesar J. Herrera, FACC, representante da América Latina no Comitê Diretivo da Assembleia de Governadores Internacionais do ACC.

A tecnologia pode ajudar na inclusão de dados em saúde para estimativa de risco dos pacientes e, a partir disso, propor um processo de atendimento ao paciente. “Junto com a liderança do ACC e suas divisões latino-americanas, podemos aprofundar nossa contribuição para a comunidade médica da região e apoiá-los na superação dos desafios da medicina cardiovascular”, finaliza. 

O Medscape é uma das principais fontes de notícias, informações e ferramentas clínicas para profissionais de saúde. A sua rede de plataformas afiliadas atualmente alcança mais de 5 milhões de médicos em todo o mundo, com 750,000 somente na América Latina.

Website: https://portugues.medscape.com/temas-especiais/colecao/cardiolatam



Inteligência Ativa: um novo paradigma para otimizar os fluxos de decisão

Por Cesar Ripari *

Como você toma uma decisão no seu negócio? Com base na intuição ou em dados? A última pesquisa da Qlik, “Alfabetização de Dados: A Evolução da Requalificação”, mostra que nunca os dados tiveram um papel tão relevante na transformação digital das empresas. Um tópico muito interessante mostra que 45% dos executivos C-Level frequentemente tomam decisões baseadas na intuição.

Na economia digital, reagir com agilidade a eventos em evolução se tornou um imperativo para reforçar a inovação e elevar a vantagem competitiva. Cada vez mais as organizações precisam estabelecer um relacionamento dinâmico com as informações e considerar o momento mais importante do negócio – o agora – para suportar decisões em tempo real.

Com uma abordagem passiva, o business intelligence (BI) tradicional já não é suficiente para atender às demandas orientadas por dados. Ao realizar uma carga em lote de dados selecionados e pré-configurados, as soluções apresentam apenas os resultados que refletem o passado, no esforço de prever o futuro. Em resumo: não foram projetadas para otimizar cada momento do negócio com ações informadas.

Reconhecida como a próxima era do BI, a Inteligência Ativa é um novo paradigma criado para gerar, no momento presente, insights sobre cada aspecto do negócio. Mais do que isso, fornece às organizações um estado de inteligência contínua a partir de informações que são atualizadas em tempo real e projetadas para disparar ações imediatas, automatizadas ou não. 

Enquanto o BI tradicional é programado apenas para informar – não para convencer a agir –, a Inteligência Ativa é projetada para disparar ações imediatas na organização, uma vez que fornece um pipeline inteligente de análise de dados – como uma via rápida por onde os dados analisados trafegam – que leva em conta a lógica e o conteúdo dinâmico do negócio. 

Ao consolidar dados de diferentes fontes, acelerar sua movimentação com tecnologias para captura de alteração dos dados (CDC) em tempo real e preservar a linhagem ao longo do pipeline, a Inteligência Ativa combina dados atuais e históricos, o que possibilita impulsionar insights e métricas atualizadas em dashboards ou, ainda, incorporar diretamente em processos automatizados.

Com essa nova abordagem em BI, as organizações podem disparar ações just-in-time por meio de diferentes processos, como a emissão de alertas dinâmicos com a sugestão de ações a serem tomadas ou mesmo o disparo de eventos quando ocorrem determinadas condições.

Assim, podendo aprimorar qualquer processo, desde a experiência do cliente, passando pela detecção de fraude, até eventos acionados pela Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Ativa já avança na economia digital pela capacidade de reagir ao que acontece no agora, com a missão de otimizar os negócios, momento a momento, evoluindo as empresas para um estado de inteligência contínua.

* Cesar Ripari é diretor de Pré-Vendas para América Latina da Qlik

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Mais de 3.900 toneladas de copos são descartadas por dia no país

Maringá, PR 7/4/2022 – O impacto ambiental provocado pelo descarte de copos plásticos prejudica de forma demasiada o meio ambiente e isso torna as políticas de redução do uso extremaCopos descartáveis demoram até 400 anos para se decompor; alternativas sustentáveis como o copo reutilizável pode reduzir impacto em até 80%

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (SELURB), mais de 30 mil toneladas de resíduos plásticos são descartados por dia no país. Desse total, 3.900 toneladas são copos plásticos, o que equivale a aproximadamente 13% desses itens se tornando lixo diariamente. Isso faz com que o Brasil seja um dos grandes campeões quando o assunto é polímero, sendo o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo.

Os copos plásticos demoram cerca de 400 anos para se decompor em contato com o ar atmosférico, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe). Além disso, de acordo com o levantamento, o descarte impróprio pode acabar com os oceanos, sendo um dos principais responsáveis pela morte de diversas espécies marítimas, que confundem os resíduos plásticos com alimentos e acabam ingerindo-os.

Segundo o relatório da World Wide Fund for Nature (WWF), o volume de plástico que chega aos oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas, o que equivale a 23 mil aviões Boeing 747 pousando nos mares e oceanos todos os anos – são mais de 60 por dia. E 85% dos animais que ingeriram lixo nos mares são espécies em risco de extinção. Também de acordo com o relatório, 50% de todos os animais pesquisados haviam ingerido algum tipo de plástico.

Para Marlos Almeida, sócio da Glück, marca americana que comercializa copos térmicos, “o impacto ambiental provocado pelo descarte de copos plásticos prejudica de forma demasiada o meio ambiente e isso torna as políticas de redução do uso extremamente necessárias e urgentes”.

Um levantamento feito pela Abrelpe calculou que o uso de copos reutilizáveis poderia reduzir o descarte de plástico em até 80%. Isso se deve ao fato de que cada copo não descartável pode ser lavado e usado novamente até quatro vezes e assim evitar o descarte desse número de copos. O uso de copos térmicos garante a redução de até 100% do descarte plástico, já que por ser feito de aço, não oferece risco de intoxicação por compostos químicos, é higiênico e dura para sempre.

Cada copo reutilizável evita, no mínimo, o uso de quatro descartáveis – por pessoa. Além disso, quando usados em eventos, podem diminuir em até 100% todos os resíduos descartáveis no final do dia.

Marlos Almeida comenta que o uso de copos reutilizáveis ainda não é popular o suficiente no Brasil para ter o impacto necessário na conservação ambiental. “Apenas uma pequena parcela da população tem essa consciência, do quanto o uso de plástico descartável é prejudicial ao longo dos anos para o meio ambiente e para os animais marinhos”.

A projeção do Atlas do Plástico, que calculou o impacto futuro do uso de plástico no Brasil e no mundo com base nos dados de descarte dos anos anteriores, é de que até o ano de 2032 mais 800 milhões de toneladas de plástico serão descartadas pelos brasileiros, se a média anual se manter. Ainda segundo o levantamento, no ranking dos maiores poluidores do oceano por plástico, o Brasil ocupa a 16ª posição. “Isso torna ainda mais necessário o início de campanhas e políticas públicas que mudem a consciência ambiental das pessoas”, finaliza o sócio da Glück.

Para saber mais, basta acessar: https://begluck.com.br/

Website: https://begluck.com.br/



Lei para saque de FGTS movimentará R$ 91 bilhões em 2022

Belo Horizonte, MG 6/4/2022 – De acordo com o levantamento Ministério da Economia, em 2021, 12,9 milhões de trabalhadores optaram pelo saque-aniversário do FGTS, totalizando R$ 16,5 bilhões em resgates.

Até dezembro de 2021, segundo o Ministério da Economia, foram 12,9 milhões de brasileiros que optaram pela modalidade de saque-aniversário, sacando um total de R$16,5 bilhões. O potencial de saque, de acordo com os dados, é de R$ 91 bilhões de reais.  

Em 2019, foi sancionada a lei nº 13.932/2019, que permite que todos os trabalhadores passem a ter direito de sacar parte do saldo em conta do FGTS, no mês do seu aniversário. A lei oferece a possibilidade de sacar o saldo sem necessariamente esperar o final do contrato de trabalho para ter dinheiro extra em seu orçamento. 

Alexandre Caixeta, CEO da Empresta, empresa do mercado financeiro, explica que a nova lei tem o objetivo de “Para aqueles que possuem saldo parado e estão precisando de dinheiro, essa é uma excelente notícia”. Segundo o especialista, essa mudança era esperada e necessária porque traz um alívio para a vida financeira pós-pandemia. Caixeta ainda completa que “para aqueles que precisam de mais de mil reais para quitar suas dívidas ou investir como quiserem, a antecipação do FGTS é uma excelente alternativa”. 

“Sacar o FGTS antecipadamente, sem precisar esperar uma demissão, pode ser interessante principalmente porque o dinheiro fica disponível na conta em 24 horas, além disso, negativados também podem contratar.” explica Caixeta. Ele também aponta que a lei ainda permite que os trabalhadores recorram a serviços de crédito operando no mercado e obtenham o dinheiro a qualquer momento, sem a necessidade de ser no mês do aniversário. 

Especialistas da Empresta recomendam que a melhor maneira e recuperar sua saúde financeira é quitando as dívidas caras. A antecipação do saque-aniversário é um direito de todos os trabalhadores e pode resolver a vida financeira de milhares de famílias. 

Para mais informações, basta acessar: https://empresta.com.br/antecipacao-do-saque-fgts/

 

 

Website: http://www.empresta.com.br



Google Maps vai calcular o valor dos pedágios nas rotas

Escolher a melhor rota para as viagens de carro ficará ainda mais fácil com o novo recurso do Google Maps. Em breve, ao pesquisar por um trajeto de automóvel, o aplicativo irá mostrar ao motorista se houver pedágios durante o caminho e o valor que ele poderá pagar em tarifas.

A novidade do Google Maps reunirá informações confiáveis coletadas de autoridades locais. Com isso, será possível calcular, antes mesmo de sair de casa, o custo das tarifas rodoviárias em cada trajeto, permitindo que as pessoas escolham aquele que seja melhor para o seu bolso.

O valor estimado pelo aplicativo levará em consideração fatores como o dia da semana e horário – em caso de pedágios que possuam variações de preço -, e o custo para quem utiliza sistemas de cobrança eletrônicos.

Procura uma alternativa sem pedágios? Não tem problema. Sempre que uma rota gratuita estiver disponível, o Maps irá mostrá-la como uma opção. Quem quiser fazer um percurso totalmente sem cobranças, basta selecionar a opção ‘Evitar pedágios’, disponível ao tocar nos três pontos do canto superior direito da tela do app.

O recurso está previsto para chegar ao Brasil em breve. Neste primeiro momento, o Maps trará informações de pedágios de quase 2 mil estradas nos Estados Unidos, Índia, Indonésia e Japão.

Para mais informações de como funciona o sistema, acesse o site (em inglês).

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


INSS aprova mais 5% extra em empréstimos aos beneficiários

6/4/2022 – Com essa disponibilidade financeira, muitos vão pagar as suas contas em atraso e conseguir, pelo menos, a dignidade de comprar itens básicosAgora, aposentados e pensionistas poderão comprometer mais 5% da sua renda em empréstimos; especialista fala sobre os impactos do aumento após atualização da Dataprev

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) agora podem contar com uma ampliação da margem do consignado de 5%. O aumento foi anunciado pelo Governo Federal através da MP (Medida Provisória) 1106 no dia 18 de março. No dia 28, a IN (Instrução Normativa) 131/2022 foi publicada no DOU (Diário Oficial da União), o que deu aval para que a margem tivesse validade e começasse a vigorar. Com a autorização do INSS, por meio da Dataprev – responsável pela gestão da Base de Dados Sociais Brasileira -, realizada na quarta-feira (30), os bancos já podem elevar o percentual liberado aos segurados.

A ampliação promulgada foi de 30% para 35% para empréstimo consignado e de 5% para cartão de crédito, totalizando 40%. A medida provisória também autoriza a concessão de novos empréstimos consignados para beneficiários de transferências de renda, como o Auxílio Brasil e o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Assim, a margem do consignado que, até então, era exclusiva para aposentados e pensionistas, agora se estende a novos grupos que poderão comprometer uma parte do rendimento mensal com o empréstimo

Para João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira – portal de notícias focado em informações para beneficiários do INSS -, a medida é relevante e pode impactar no acesso ao crédito e no maior consumo dessa parcela da população, assim como pode ajudar a aquecer a economia.

“A MP da margem dos 5% é de suma importância para o Brasil, pois pode injetar R$ 20 bilhões na economia por meio dos aposentados e pensionistas, juntamente com os beneficiários do BPC e LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) espécie 87 e 88, que agora também têm acesso a essa linha de crédito”, afirma.

João observa que os aposentados e pensionistas do INSS foram as classes mais afetadas pela pandemia de Covid-19. “Agora, com essa disponibilidade financeira, muitos vão pagar as suas contas em atraso e conseguir, pelo menos, a dignidade de comprar itens básicos como comida e remédios que já faltavam em suas casas”. 

O crédito consignado para segurados do INSS – empréstimo com pagamento indireto, cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento ou benefício da pessoa física – segue um limite de juros estabelecido pelo governo. Em dezembro de 2021, a taxa máxima passou de 1,80% por mês para 2,14%. A taxa do cartão de crédito consignado, por sua vez, foi de 2,7% para 3,06% ao mês. O governo também determina o número de parcelas para segurados do INSS, que não deve passar de 84 meses.

O consignado se mostra uma boa opção frente a outras linhas de crédito, em um cenário em que a Selic – ​taxa básica de juros da economia, principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação – pode chegar a 12,75% em 2022, conforme informação do Presidente do BC, Roberto Campos Neto, durante entrevista ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, no domingo (27).

Aumento de margem liberado

Conforme publicação do Portal João Financeira, a Dataprev atualizou seu sistema durante a madrugada de quarta-feira (30). A atualização era aguardada pelos bancos brasileiros, que já tinham anunciado que estavam preparados para oferecer o novo limite de crédito consignado, mas aguardavam pela Dataprev.

Desse modo, as margens extras já estão disponíveis para contratação de empréstimos consignados, o que favorece segurados que já haviam encaminhado seus contratos para os bancos, que começam a liberar os pagamentos a partir de hoje.

Muitas pessoas já estão recebendo, mas os pagamentos são feitos em lotes. Dessa forma, quem encaminhou antes, recebe antes”, detalha o texto.

Para mais informações, basta acessar: https://www.joaofinanceira.com.br/blog/ ou assistir vídeos sobre o tema no canal do Youtube: https://www.youtube.com/joaofinanceira

Website: https://www.joaofinanceira.com.br/blog/



Terapeuta integrativa desenvolve método composto por algumas fases

6/4/2022 – As desconstruções de padrões e cargas negativas vão aliviando e reequilibrando e, a cada fase, o indivíduo se sente melhor, mais leve, mais conectado consigo meMaioria dos brasileiros quer mais saúde em 2022; terapeuta explica como funciona método terapêutico que se propõe a ajudar na busca por saúde mental e emocional

Um estudo realizado pela WW, empresa que atua no segmento de bem-estar, em parceria com o Instituto Kantar apontou que a maioria (91%) dos brasileiros espera adotar medidas em prol de uma vida com mais saúde e bem-estar em 2022. Segundo a pesquisa, que entrevistou 14.506 indivíduos, entre 18 e 69 anos, em 15 nações, o percentual de outros países gira em torno de 78%.

De forma síncrona, estudos apontam o aumento da busca por tratamentos não convencionais. Em 2020, segundo levantamento da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), conduzida em parceria com a FMP/Unifase (Faculdade de Medicina de Petrópolis), mais da metade (61,7%) da população buscou terapias alternativas para o cuidado com a saúde.

Neste contexto, terapeutas desenvolvem métodos para atender às pessoas que buscam um estilo de vida pautado em saúde e bem-estar. Exemplo disso, Vívika Sørensen Barone, terapeuta integrativa, responsável pela E2 | Terapia Integrada, conta que desenvolveu um método terapêutico composto por seis fases.

São elas: “Reorganização e Reequilíbrio”, “Traumas e Emoções Negativas (Libertação Emocional)”, “Heranças Familiares Negativas e Emaranhamentos (Libertação de Vida)”, “Desprogramação de Padrões e Condicionamentos Negativos”, “Reprogramação de Padrões e Condicionamentos Positivos” e “Manutenções”.

Vívika explica que desenvolveu o método por meio de uma série de formações e práticas. Há mais de dez anos, ela tem investido na formação nas áreas de terapias holísticas, Radiestesia e Diagnose Energética. “Nesse âmbito, tive a formação continuada na técnica de Mesas Radiônicas e Psiônica RP (Regia Prado – criadora das Mesas Psiônicas) até a formação como Terapeuta Quântica, Ministradora e, atualmente, Terapeuta Integrativa Vibracional”.

Equilíbrio organizacional, de dentro para fora

De acordo com Vívika, o Processo E2 trabalha com gráficos para o diagnóstico e análises e faz a desconstrução de padrões e cargas negativas por fases. “Fazemos um equilíbrio organizacional, de dentro para fora. O método trabalha todos os campos sistêmicos, espiritual, energético, físico, emocional, mental e DNA”, explica. “Através das desconstruções, a pessoa consegue alcançar o bem-estar desejado, além de clareza e consciência”.

A terapeuta integrativa responsável pela E2 | Terapia Integrada afirma que o método atua com a energia taquiônica e pode impactar na melhoria da saúde mental e emocional do paciente.

“As desconstruções de padrões e cargas negativas vão aliviando e reequilibrando e, a cada fase, o indivíduo se sente melhor, mais leve, mais conectado consigo mesmo”, pontua. 

Para mais informações, basta acessar: https://www.e2terapiaintegrada.com.br/index

Website: https://www.e2terapiaintegrada.com.br/index



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