Como comunicar e promover a interação entre equipes de diferentes turnos
9/4/2021 – A tecnologia tem se tornado aliada para uma comunicação assertiva e integrada
No ano de 2020, devido à pandemia, muitas empresas adotaram regimes de trabalho diversificados, como home office ou híbrido. Diante disso, os setores de gestão de pessoas e comunicação interna precisaram se desconstruir para promover uma comunicação assertiva e interação entre equipes.
Como as empresas tiveram que agir rápido, não foi possível estruturar antecipadamente as novas formas de comunicação e a gestão de pessoas precisou se adaptar rapidamente.
Além disso, os regimes de trabalho distintos tendem a continuar em pauta. Por isso, os setores responsáveis precisam descobrir como comunicar e promover a interação entre equipes de trabalho de diferentes turnos e locais.
Impactos do isolamento no emocional
Quando o trabalho não é feito de forma presencial, o contato humano é bem menos frequente, pois os funcionários acabam não tendo o mesmo relacionamento diário com os colegas, fornecedores e clientes.
Isso, somado a outros fatores como menos exercícios físicos e um grande volume de informações vindas da internet e televisão, aumentou muito os casos de depressão e ansiedade durante a pandemia. Segundo uma pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) os casos de depressão praticamente dobraram, enquanto as ocorrências de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80% nesse período.
Para que todos os funcionários se sintam parte de uma equipe, a comunicação precisa chegar a cada um deles, independente do local onde se encontram. Por exemplo, se uma parte da equipe está trabalhando presencialmente, ela deve receber a mesma comunicação que o pessoal que trabalha remoto. Para as equipes de gestão de pessoas e comunicação interna, cabe pensar em qual a melhor forma de entregar esses conteúdos.
Ações para incentivar a interação entre equipes
É preciso investir em ações que promovam a interação das equipes pois, dessa forma, as pessoas trabalham mais engajadas e evita-se ruídos de comunicação e a sensação de instabilidade, que geralmente ocorrem devido à informações desencontradas.
Para isso, primeiramente é preciso promover ações que incentivem a realização de atividades práticas em equipe. O objetivo é fazer com que as equipes criem laços e desenvolvam interações dinâmicas entre si.
Claro que, no caso de equipes que trabalham em regime híbrido ou em diferentes turnos, atividades como gincanas são mais difíceis de serem realizadas no modo presencial, portanto é preciso pensar em formas de contornar isso. Em diversas situações a tecnologia pode ser uma aliada, permitindo que as ações sejam feitas de forma online via ferramentas de comunicação e murais digitais.
A utilização de murais digitais
Murais físicos tornam difícil abranger assuntos diversos de forma organizada e clara. Em contrapartida, adotando ferramentas como a TV corporativa é possível transmitir notícias remotamente para times presenciais, divulgar para todos o mesmo conteúdo do blog interno e promover ações de engajamento.
Para enfrentar a pandemia e disseminar práticas de cuidado e campanhas de prevenção entre os colaboradores, a utilização das TVs Corporativas foi uma ótima aliada das empresas. É possível colocá-las em pontos estratégicos, como o refeitório, e assim divulgar conteúdos de forma interativa para os funcionários que vão trabalhar na empresa.
Contar com ajuda da tecnologia para criação de murais digitais interativos e salas de conversação online torna o relacionamento empresa x funcionário muito mais fácil e dinâmico.
Assinado por: Aloisio Arbegaus, Diretor do Mobuss TV.
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