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Ecofuturo integra oficialmente a Década das Nações Unidas

O Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantida pela Suzano, é oficialmente um actor da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas, da ONU (Organização das Nações Unidas). A integração à campanha é fruto das iniciativas de restauração e conservação desenvolvidas no Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano – empresa que é referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e gerido pelo Ecofuturo.

Liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a campanha busca acelerar a restauração e a conservação de áreas naturais em 10 anos – de 2021 a 2030 –, para deter a degradação dos ecossistemas e evitar que as mudanças climáticas cheguem a um ponto irreversível.

O Instituto foi oficializado como um “actor” da iniciativa, ou seja, uma entidade que desenvolve programas de conservação e restauração, além de aconselhar, apoiar ou facilitar atividades relacionadas ao tema. Esta é uma oportunidade para ampliar a visibilidade do trabalho desenvolvido, colaborar com a implementação das iniciativas e alinhar a atuação com políticas internacionais de sustentabilidade.

Para a aprovação, foi considerado o trabalho realizado há mais de duas décadas na área do Parque das Neblinas, que possui 7 mil hectares de Mata Atlântica em diferentes estágios de regeneração, protege 1.330 espécies de fauna e flora já registradas no local e abriga 530 nascentes formadoras de rios da região. A gestão da reserva opera atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária.

“Estamos em uma fase decisiva para o nosso planeta, precisamos agir agora para restaurar e conservar nossos ecossistemas e contribuir para retardar os efeitos das mudanças climáticas e a perda da biodiversidade. Este deve ser um compromisso adotado por todos e todas, pois, agindo em conjunto, é possível construir um hoje e amanhã mais sustentáveis. Integrar esta campanha é um reforço de que estamos no caminho certo por meio do trabalho que desenvolvemos”, afirma Paulo Groke, Diretor Superintendente do Instituto Ecofuturo.

Segundo dados da ONU, até 2030 será necessário restaurar mais de 350 milhões de hectares de ecossistemas terrestres e aquáticos degradados,  ação que pode possibilitar a remoção de 13 a 26 gigatoneladas de gases de efeito estufa da atmosfera.

O Ecofuturo e a Suzano buscam aprimorar as ações de sustentabilidade para contribuir para um futuro melhor para as próximas gerações e, para isso, atuam como protagonistas na conservação da natureza, desenvolvendo ações em suas áreas.

Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Entre as principais iniciativas está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Mais informações em: ecofuturo.org.brfacebook.com/InstitutoEcofuturo, youtube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária.

A Suzano desenvolve soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Fabricante de celulose de eucalipto que atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade. Para mais informações, mais informações em: www.suzano.com.br. 

Planin – Assessoria de Imprensa da Suzano   

Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com 

Contato: Eduarda Lopes, Thallyta Nunes e Maíra Telles

suzano@planin.com – Tel.: (11) 2138-8949

 

 



O papel do eixo cérebro-intestino na depressão

A depressão é o transtorno mental mais comum e uma das principais causas de incapacidade no mundo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que mais de 300 milhões de pessoas sofram de depressão no planeta e que, em 20 anos, a doença deverá se tornar a mais comum em nível global. A entidade também calcula que aproximadamente 5,8% da população brasileira é portadora da enfermidade, o que significa um total de 11,5 milhões de indivíduos. De acordo com o Ministério da Saúde, a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5% da população.

Instituído em 2019, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Depressão tem como finalidade alertar para os riscos relativos ao problema que, além de diminuir a qualidade de vida, é um dos motivos dos altos índices de suicídio. Aproximadamente 800 mil pessoas acabam com a própria vida a cada ano no mundo, e o suicídio já é a segunda causa de morte entre indivíduos de 15 a 29 anos de idade. A doença aparece, em geral, no final da terceira década da vida, e estudos mostram prevalência em até 20% nas mulheres e 12% nos homens.

Embora já exista um grande número de pesquisas sobre a doença, os mecanismos precisos da fisiopatologia da depressão permanecem indefinidos. A enfermidade tem característica multifatorial e pode ser causada pela genética, com estimativa de 40% na suscetibilidade; devido à deficiência na bioquímica cerebral, com destaque para a ação de neurotransmissores como noradrenalina, serotonina e dopamina; e em razão de eventos estressantes que podem desencadear episódios depressivos em indivíduos com predisposição genética.

Nos últimos anos, a ciência também descobriu uma correlação importante no eixo cérebro-intestino-microbiota para o desencadeamento de transtornos neuropsiquiátricos como a depressão, com destaque para a ação de algumas espécies de microrganismos que compõem a microbiota intestinal.

Um dos estudos, desenvolvido por pesquisadores dos Estados Unidos e da Irlanda, mostrou como as alterações nesse eixo podem ser determinantes na fisiopatologia de diversas doenças, com destaque para a importante função dos neurotransmissores, em especial a serotonina. Em outra pesquisa, cientistas sugerem que alterações na composição da microbiota intestinal e na função metabólica podem ser relevantes, inclusive, para a resposta do organismo aos antidepressivos, fornecendo informações sobre os mecanismos responsáveis ​​pela eficácia desses medicamentos.

Em um artigo de revisão, pesquisadores japoneses e chineses analisaram o acúmulo de evidências de estudos pré-clínicos e clínicos sugerindo que as alterações na microbiota intestinal, nos ácidos graxos de cadeia curta e nos metabólitos derivados de microrganismos intestinais desempenham um papel fundamental na fisiopatologia da depressão através do eixo cérebro-intestino-microbiota, incluindo os sistemas neurais e imunológicos. No artigo, os cientistas revisaram as descobertas recentes sobre o eixo cérebro-intestino-microbiota na depressão e discutiram o potencial desse eixo como alvo terapêutico para tratar a doença.

Probióticos
Um dos caminhos avaliados pelos cientistas para ajudar no tratamento da depressão envolve a ingestão de cepas probióticas específicas. Nesse sentido, pesquisadores chineses desenvolveram um estudo clínico com participantes de 18 a 60 anos com depressão que ingeriram uma bebida com o probiótico L. casei Shirota – presente nos leites fermentados da Yakult – diariamente, por nove semanas. Ao final do experimento, os cientistas concluíram que a ingestão do probiótico melhorou significativamente a constipação (comum na enfermidade) e os sintomas depressivos. Além disso, a intervenção com o probiótico aumentou os níveis de bactérias intestinais benéficas e diminuiu as bactérias relacionadas à doença mental, sugerindo que esse tipo de probiótico poderia contribuir para melhorar os sintomas comuns em indivíduos com depressão.

Mais informações
O Leite Fermentado Yakult completa 87 anos em 2022 e continua sendo o carro-chefe da empresa sediada em Tóquio, no Japão. A Yakult mantém o Instituto Central Yakult, em Kunitachi, Tóquio, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano. Para outras informações, basta acessar o site ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficial e Instagram@yakultbrasil.



Marcas devem entender a importância de seus colaboradores como influenciadores

Provavelmente, alguns CEOs e líderes das principais empresas do mundo já tenham se perguntado se sua marca precisa de óculos. Embora essa pergunta pareça ser um jeito estranho de começar um texto de marketing, seu sentido metafórico é muito útil para expressar um dos grandes desafios do gerenciamento de marketing de influenciadores hoje em dia: a hipermetropia das marcas. Em 2021, segundo dados da Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, a indústria de marketing de influenciadores está crescendo cada vez mais, pois as empresas estão buscando associar-se a eles para impulsionar sua marca. Outro dado da pesquisa revela que 40% dos consumidores brasileiros são impulsionados na decisão de compra por conta da celebridade que anuncia o produto. 

Desde o surgimento das redes sociais, as empresas comerciais dobraram seus esforços econômicos para associar-se a grandes celebridades ou personalidades bem relevantes, devido à sua capacidade de influenciar o pensamento e o comportamento de seus públicos. 

Porém, nessa mesma premissa, entra em cena outra comunidade que nem sempre é considerada nas estratégias de marketing de influência: os líderes e colaboradores das próprias empresas. Por que eles quase nunca são notados, embora estejam tão próximos? Será que as marcas precisam ajustar sua visão para ver melhor de perto? Como realizar uma estratégia de advocacy com funcionários? Como aumentar a visibilidade de uma empresa por meio de seus líderes e colaboradores?

Essas e outras perguntas são tema do relatório Hipermetropia da marca: influenciadores invisíveis” elaborado pela consultoria de comunicação LLYC. O levantamento avalia que a integridade e a credibilidade de uma marca estão, principalmente, na percepção que seus próprios colaboradores têm dela. Eles podem se tornar os melhores (ou piores) embaixadores da marca do lado de fora. De acordo com informações deste estudo, as fronteiras entre a comunicação externa e interna já não são tão claras e é importante não mantê-las como esferas independentes. Nesse contexto, capacitar os participantes da organização agrega valor às estratégias de comunicação digital, aumenta exponencialmente as oportunidades de conexão e reduz os riscos em casos de crise.

Atualmente, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, o profissional de compliance é realidade em 80% das empresas. As áreas de ouvidoria, compliance e auditoria se tornaram complementares para uma boa governança corporativa. Para conectar-se aos colaboradores, é preciso agir com base em seus interesses, saber ouvir e entender sua individualidade dentro do coletivo. Isso não significa compartilhar conteúdos sem sentido ou controlar suas postagens nas redes sociais, mas fazer com que participem do propósito da marca como elemento coeso e motivacional, para que se sintam inspirados e emocionalmente conectados aos seus valores.

De acordo com Adam Weber, em seu novo livro best-seller, Lead Like a Human, disponível na Amazon, “alguém que deseja e é capaz de ser ele mesmo e lidera de uma forma que parece natural para quem ele é como pessoa”.  Ou seja, as pessoas que trabalham na empresa se destacam por serem autênticas, exclusivas e impossíveis de replicar e precisam ser os embaixadores mais eficazes, pois é preciso que elas sejam consideradas nas estratégias de marketing de influência. 

O mundo corporativo atual vive a importância do ESG, que integra ações socioambientais e de governança. Nesse contexto, a liderança deve buscar justificar ações que se alinhem aos propósitos e estejam no centro da estratégia da marca. As expectativas de que os CEOs cumpram um papel de liderança em questões sociais estão mais fortes e isso abriu a possibilidade de as ações empresariais afetarem diretamente o bem-estar e a confiança dos colaboradores. “Integrar os colaboradores nas campanhas da empresa é algo muito valioso. Fazer com que os mesmos integrem a imagem da marca e até a impulsionem começa com ações internas focadas na valorização dos talentos. Por isso, é preciso olhar antes para dentro.  Precisamos de colaboradores verdadeiramente engajados, que transcendam a descrição do cargo e representem a empresa a ponto de evoluí-la, promovê-la e protegê-la”, afirma Naira Feldmann, diretora de Engagement da LLYC Brasil.

Twitter: @LLYCBR



FCC capacita jovens através de colaboradores voluntários

Atualmente, mais de 57 milhões de brasileiros se dedicam a ajudar o próximo, segundo Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021. Neste contexto, a FCC, indústria de Campo Bom/RS, criou um grupo multidisciplinar chamado FCC Transforma, que é conduzido por colaboradores voluntários e tem o propósito de transformar vidas através da educação. Neste ano, o grupo implementou uma turma do Projeto Pescar na empresa, incentivando outros colaboradores a se tornarem voluntários do programa. A iniciativa capacita jovens de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, buscando ampliar as oportunidades de inserção dos mesmos no mercado de trabalho. Em contrapartida, os colaboradores voluntários se tornam agentes de transformação, doando seu tempo e conhecimentos em benefício desses jovens e de toda a comunidade.

Para a FCC, a iniciativa vai ao encontro dos princípios da empresa. “Nossa participação no Pescar está totalmente conectada aos nossos valores e estratégia. Temos orgulho desse projeto, pois ele garante que os jovens tenham acesso a ferramentas que podem transformar o seu futuro e ampliar suas oportunidades”, explica Marcelo Reichert, CEO da FCC. “Internamente, o projeto contribui para a cultura do voluntariado, permitindo uma experiência transformadora aos nossos colaboradores”, pontua. Além disso, Reichert reforça que o programa contribui para o processo de formação de profissionais em uma região que tem carência de mão de obra.

Neste ano, a FCC iniciou o primeiro ciclo do Projeto Pescar com a turma de “Produção Industrial”, proporcionando conhecimento específico nesta área, além de conhecimentos em cidadania, responsabilidade, e uma visão geral sobre a atuação das diferentes áreas dentro de uma empresa. Com isso, 15 jovens são atendidos no contraturno da escola por uma educadora social e os colaboradores voluntários da FCC compartilham relatos sobre as áreas e profissões de atuação com o grupo.

Para os colaboradores voluntários da FCC, fazer parte do programa é uma oportunidade única. “Participar deste projeto e poder contribuir com o crescimento e desenvolvimento destes jovens é incrível”, explica Katia Diehl, secretária executiva da FCC e voluntária responsável pela implantação do projeto e articuladora do Pescar na empresa. “Vemos o quanto podemos fazer a diferença plantando a sementinha do conhecimento e mostrando a eles que a educação é o melhor caminho para alcançar os seus sonhos”, complementa.

Outro voluntário do projeto, Andrei Roman, do setor de Compras da FCC, explica que a iniciativa proporciona uma troca de aprendizados. “A participação foi muito válida, tanto pela passagem de conhecimento aos alunos, como pelo meu próprio aprendizado. Mesmo com o intuito de ir ensinar, acabamos aprendendo com os alunos”, explica.

Já para os jovens participantes, o programa é uma oportunidade de autoconhecimento. “O Projeto Pescar não só ajuda a me autoconhecer, ele também ensina muitas coisas importantes e me mostra um outro jeito de olhar o mundo do trabalho, me ajudando a conhecer os meus talentos e propósitos como ser humano”, destaca Aline Mallmann, 16 anos. Já Lucas Dalla Lanna, 16 anos, destaca o aprendizado que a experiência proporciona. “O Projeto Pescar é uma oportunidade de conhecimento e aprendizado que tive na minha vida. Estou aprendendo como me comportar ou agir na empresa, no trabalho e tomando decisões importantes como decidir o que eu quero trabalhar”, conta.

Somando os 1.517 jovens atendidos em 2021, o Pescar contabiliza mais de 35 mil beneficiados pelo programa desde a sua fundação, há 46 anos. Dentro da metodologia do programa, 60% da carga horária contempla conteúdos de Desenvolvimento Pessoal e Cidadania e 40% da carga horária se refere ao desenvolvimento de conhecimentos técnicos e iniciação profissional, que podem estar relacionados à área de atuação da organização parceira. São 15 áreas dispostas em seis eixos tecnológicos: Gestão e Negócios, Manutenção, Produção e Processos, Ambiente e Saúde, Informação e Comunicação e Petróleo e Gás.

Sobre a FCC – A tecnologia desenvolvida pela FCC faz parte do dia a dia das pessoas. Está presente em todas as grandes marcas de carros produzidas no Brasil e nas principais marcas de calçados femininos, masculinos e infantis, e nas maiores marcas globais de calçados esportivos. É a principal fabricante de argamassa polimérica para assentamento de alvenarias, e de vedação para silos e carrocerias da América Latina. Os materiais criados pela FCC também fazem parte da construção de casas, móveis, eletrônicos, utensílios de higiene pessoal, utilidades domésticas, equipamentos médicos e muito mais. 



Curso de extensão em educação bilíngue prepara docentes para exigências do CNE

O mercado de trabalho para a educação bilíngue está em plena expansão. O número de escolas bilíngues vem crescendo, mas a falta de profissionais especialistas tem sido um desafio para essas instituições. Para atuar nesse novo mercado, os professores precisam desenvolver novas competências que vão muito além do domínio da língua. 

Com o objetivo de prepará-los para este novo cenário, a Casa Thomas Jefferson, em parceria com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF) e a Faculdade CCI, lança o curso de extensão de 120 horas para docentes em educação bilíngue.

O curso atende às novas resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece que os professores tenham, no mínimo, formação complementar de 120 horas em educação bilíngue para atuar em língua adicional e comprovação de proficiência de nível mínimo B2 (CEFR – Common European Framework/ Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas), que é um padrão internacionalmente reconhecido para descrever a proficiência em um idioma. 

Totalmente online, o curso aborda as mais inovadoras abordagens e práticas para contextos bilíngues. Com duração de seis meses e exigência de dedicação de cinco horas de estudo semanais, é dividido em quatro módulos autodirigidos compostos de atividades interativas em ambiente virtual e alguns encontros síncronos.

O curso engloba diversas competências essenciais para a sala de aula: educação maker; Content and Language Integrated Learning (CLIL), ou ensino de conteúdo integrado à língua); Project Based Learning (PBL), ou aprendizagem baseada em projetos; e outros tópicos fundamentais para que os professores possam se atualizar.

:: Estrutura do curso

Duração de seis meses (24 semanas)

Carga horária total – 120 horas – exigência de 5 horas de dedicação por semana 

Pré-requisito: Nível de proficiência B1 

:: Módulos

Módulo 1: Bilingual Education (Carga horária: 30h)

Módulo 2: Methodology and CLIL (Carga horária: 40h)

Módulo 3: PBL & MCL (Carga horária: 25h)

Módulo 4: Assessment (Carga horária: 25h)



Penalidades da Lei seca geram dúvidas aos condutores

A Lei 11.705, mais conhecida como Lei Seca, foi aprovada em 2008 no Brasil e, apesar de já existir há alguns anos, muitos motoristas ainda possuem dúvidas quanto a ela. Essas dúvidas, no entanto, precisam ser sanadas, pois as punições envolvendo esta lei podem acarretar, inclusive, na suspensão e cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou seja, em caso de infração a esta lei, e dependendo do grau que ela tiver, o condutor pode perder o direito de dirigir em território nacional.

Por nome, a Lei Seca é amplamente conhecida e temida por motoristas de todo o país, porém, suas penalidades, isto é, o que ela tem de mais importante, ainda são pouco compreensíveis. Há condutores, por exemplo, que não sabem sobre os valores das multas que poderão sofrer caso sejam parados embriagados em uma blitz cuja operação objetive a alcoolemia zero no trânsito, e num contexto ainda mais grave, há quem se furte dos perigos reais que essa prática pode oferecer.

Assim que a Lei Seca entrou em vigor no país, a concentração permitida passou a ser de 0,01g/L. Com o passar do tempo, entretanto, a lei foi ficando mais rígida e, hoje, a tolerância de álcool no sangue do motorista passou a ser zero, pois foi comprovado cientificamente que qualquer concentração dessa substância no organismo do condutor pode interferir negativamente em seu desempenho atrás do volante. Antes dela, a concentração de álcool permitida no sangue do motorista era de 0.6g/L, o que equivale a, mais ou menos, duas latas de cerveja.

“Nesses últimos 14 anos, a Lei Seca passou por algumas atualizações e as penas aplicadas aos motoristas embriagados foram endurecidas. O valor da multa, por exemplo, dobrou de valor e ficou estabelecido que, se pego dirigindo com qualquer quantidade de álcool no sangue, o condutor deverá arcar com as penalidades impostas pelo artigo 165 do CTB”, destacou Gustavo Fonseca, CEO/diretor/fundador da Doutor Multas, site especializado em direito de trânsito do Brasil.

Dirigir embriagado pode custar caro

Uma das maiores dúvidas dos motoristas em relação à Lei Seca é sobre o valor da multa para quem é pego dirigindo alcoolizado, o que é considerado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como uma infração gravíssima. Neste caso, o motorista que for flagrado nessa situação receberá uma multa no valor de R$ 293,47, que será multiplicada por 10 devido à sua gravidade, ou seja, o valor da multa passa a ser de R$ 2.934,70. Este valor pode ficar ainda mais caro caso haja reincidência em menos de um ano, chegando a R$ 5.869,40.

Além dos valores em real, o CEO/diretor/fundador da Doutor Multas lembra que pode haver punições ainda mais graves. “Os condutores precisam se conscientizar, ainda, de que dirigir embriagado no Brasil é uma infração autossuspensiva, ou seja, o motorista terá a sua CNH suspensa por um período determinado e depois será obrigado a fazer o curso de reciclagem do Detran”, enfatiza. O curso a que o especialista se refere é uma espécie de penalidade aplicada aos infratores de trânsito em que, se aprovados, eles podem reaver a CNH e o direito de conduzir veículos automotores novamente.

Outra dúvida recorrente a respeito da lei, segundo Gustavo, é se dirigir alcoolizado é considerado um crime. A resposta é sim: de acordo com o Art. 306 do CTB, é crime dirigir sob efeito de substâncias psicoativas e isso inclui as bebidas alcóolicas. Ainda de acordo com o código que rege o trânsito no país, o motorista que estiver com a sua capacidade alterada pelo uso de álcool ou outras substâncias e se envolver em algum acidente com vítimas pode ser preso. A pena pode ser de até cinco anos de reclusão.

É possível recorrer ás multas

Os condutores brasileiros também se questionam sobre a possibilidade de recorrer a uma multa. Segundo a Constituição e o Código de Trânsito Brasileiro, todo motorista tem o direito de entrar com um recurso caso considere a multa injusta. Se o pedido de recurso for deferido, todas as penalizações serão canceladas e o motorista não será obrigado nem a pagar a multa e nem receberá as demais punições como a pontuação na CNH e, assim, poderá continuar dirigindo normalmente, pois a sua habilitação não será suspensa nem cassada.

“Para que o recurso seja aceito, é importante que o condutor se atente ao prazo para entrar com a defesa. É essencial apresentar documentos e argumentos fundamentados na legislação vigente e que eles levem em consideração os aspectos relevantes para aquele caso em específico”, finaliza o CEO/diretor/fundador do Doutor Multas.



Farmacêuticas utilizam Approved Email como estratégia

O Approved Email é uma ferramenta para farmacêuticas e empresas healthcare que desejam construir jornadas de relacionamento com clientes HCPs, isso porque ele permite vincular diferentes canais de conteúdos existentes e mapear o comportamento daquele lead.

Geralmente, o conteúdo do Approved Email é fornecido via CRM da empresa ou por ferramentas, como a Veeva CRM Approved Email, que garantem mais agilidade aos representantes na criação e no disparo dos conteúdos de nutrição do relacionamento com a base.

Por que utilizar o Approved Email nas estratégias de healthcare?

Apesar do crescente número de canais digitais possíveis para se fazer comunicação com HCPs, o Approved Email possibilita a criação de um relacionamento mais próximo com a base de profissionais de saúde. Isso porque o disparo é feito de um para um (o chamado 1:1 ou 1 to 1), garantindo personalização, proximidade e exclusividade a cada envio.

No Approved Email diferentes conteúdos podem ser abordados. No entanto, precisa ser feito da maneira certa, respeitando todas as regras de compliance da empresa, LGPD, regulamentações da ANVISA e políticas de publicidade para divulgação de medicamentos

Os Approved Email podem ser usados em comunicações de:

  • Lembretes de compromissos ou eventos;
  • Conteúdos direcionados a ouvir sugestões dos profissionais;
  • Divulgação de estudos científicos atualizados;
  • Novidades da empresa;
  • Nutrição do relacionamento;
  • Material promocional;
  • Comunicados.

Vantagens do Approved Email

Os Approved Emails podem promover às equipes de força de vendas de empresas:

– Resultados mais altos: as taxas de cliques dos Approved Emails tendem a ser 92% mais altas em comparação com a média de e-mails em massa. Isso porque, como citado acima, o conteúdo é feito para deixar o relacionamento mais próximo;

– Melhora da produtividade: como plataformas tipo Veeva CRM Approved Email fornecem templates de conteúdos e todo o material é pré-aprovado e fornecido em formato profissional, os representantes conseguem otimizar o tempo para focar em estratégias que gerem engajamento mútuo;

– Mais engajamento com os HCPs: como os conteúdos podem ser personalizados, os representantes conseguem adequá-los ao perfil de cada profissional, deixando o relacionamento mais próximo, o que pode potencializar as interações.

Para fazer com que o Approved Email seja bem construído e gere resultados, empresas de healthcare buscam agências que tenham domínio sobre o assunto e o segmento. Ou seja, uma agência que seja especialista em cuidados para a vida e em estratégias para e-mails 1:1. 

Uma das formas de confirmar esse domínio é verificar se a agência é certificada em Veeva CRM Approved Email, conferindo a lista de agências parceiras Veeva.



Especialista de Marketing comenta os benefícios do uso do e-mail

Mesmo com mais de 50 anos de sua existência, o e-mail marketing segue sendo muito utilizado como ferramenta do mix de marketing. Na última década, os profissionais de marketing viram surgir novos canais digitais, que precisam considerar nas estratégias. No entanto, o e-mail é um canal que continua a existir e, embora muitos acreditem que saiu de moda, ainda é mais relevante do que nunca.

Segundo a 11ª pesquisa anual de marketing de conteúdo, do Content Marketing Institute (julho 2020), o e-mail é considerado um dos métodos mais usados no marketing de conteúdo. O estudo aponta que 87% dos comerciantes B2B usam o e-mail como um canal de distribuição.

De confirmações de pedidos a boletins informativos, os e-mails são um aspecto essencial do crescimento e gestão de qualquer negócio. É impossível negar que o e-mail faz parte do dia a dia de milhões de pessoas e, portanto, tem o poder de criar um vínculo significativo e rápido com milhões de usuários.

Seis motivos para integrar o e-mail ao mix de marketing:

  1. Vantagem competitiva

Como mencionado anteriormente, o e-mail não é novo. Na verdade, mais de 50 anos se passaram desde a sua criação. Mas longe de ser obsoleto, este canal ainda é relevante devido à sua alta acessibilidade. Por existir há tanto tempo como meio digital, o e-mail pode atingir uma ampla variedade de públicos, incluindo aqueles que não se sentem necessariamente à vontade usando a internet. Por isso, o e-mail marketing oferece a vantagem competitiva única de construir relacionamentos duradouros com contatos dos mais diversos segmentos.

  1. Escalável

O e-mail marketing oferece a milhões de empresas uma maneira fácil e eficiente de se comunicar com clientes potenciais e atuais. Isso se deve à escalabilidade do canal, já que os e-mails podem ser endereçados a um grande número de destinatários. No entanto, é importante ter em mente que a sua eficácia está condicionada à segmentação adequada e ao direcionamento estratégico dos públicos-alvo. Para que o e-mail marketing tenha um impacto real e duradouro em qualquer estratégia, as mensagens devem ser enviadas apenas para as bases de contatos atualizadas que previamente concordaram em receber comunicações.

  1. Três vezes mais conversões do que as redes sociais

Com a estratégia de e-mail marketing certa, esse canal tem uma taxa de conversão muito maior do que as redes sociais. Com um retorno de investimento médio de 42 USD para cada 1 USD gasto (DMA, 2019), o e-mail é considerado um dos canais mais rentáveis do marketing digital, mas é preciso ter um plano de ação claro, conciso e que agregue valor aos usuários.

  1. Fácil personalizar e monitorar

O e-mail marketing oferece a oportunidade de falar diretamente com as pessoas, adaptando as mensagens de acordo com suas preferências. Isso gera uma conexão e dá uma sensação de distinção e preferência ao destinatário, o que é fundamental para aumentar as taxas de engajamento de qualquer campanha. Além disso, plataformas de marketing digital, como a Sendinblue, permitem que o comportamento dos destinatários seja monitorado em tempo real, conseguindo avaliar os resultados das campanhas em apenas alguns minutos.

  1. Mantém as marcas no “top of mind” de seus consumidores

Grande parte da retenção de clientes está na permanência das marcas na mente de seus consumidores. Muitas pessoas param de consumir produtos ou serviços simplesmente porque esquecem que eles existem. O e-mail marketing é uma ferramenta para evitar que isso aconteça, criando pontos de interação que vão além das transações, que geram apego emocional às marcas.

  1. Imediato e fácil de automatizar

O e-mail é um excelente canal para divulgar novidades da marca, produtos ou promoções de forma rápida e no momento mais adequado para seus clientes. Graças ao uso de informações personalizadas de acordo com o perfil do cliente, o percentual de conversões pode ser potencializado nesse tipo de comunicação. Além disso, as mensagens podem ser facilmente automatizadas em resposta a condições de “gatilho” predefinidas ou com base na atividade do contato, como se o contato fez uma compra ou se inscreveu em um boletim informativo.

Para auxiliar na criação de uma estratégia de marketing eficaz, a especialista de Marketing e Brand Manager da Sendinblue, Laura Parra, comenta que, a Sendiblue criou um e-book completo para que qualquer pessoa possa desenvolver uma estratégia de marketing de e-mail eficaz. Para baixar o conteúdo completo, basta acessar aqui.



Mais de 60 milhões de brasileiros poderiam ser tratados com cannabis medicinal

Mais de 30% da população brasileira sofre com algum tipo de doença que poderia ser tratada com produtos à base de cannabis. Porém, apenas 0,5% dos médicos prescrevem o remédio, apesar da crescente busca dos pacientes para esse tipo de tratamento, segundo os dados da ANVISA. Na maioria das vezes isso se deve por desconhecimento de como utilizar a planta.

Para suprir essa carência, a Sechat – plataforma de conhecimento e negócios voltada ao uso medicinal da Cannabis, por meio de seu braço educacional Sechat Academy, está promovendo o Curso Imersivo em Prescrição de Canabinoides na Prática Clínica. O curso acontece presencialmente no dia 19 de novembro de 2022, em São Paulo e será ministrado pelos doutores Pedro Antônio Pierro Neto, Renata Monteiro, Wilson da Silva Lessa Júnior e Luiz Marcelo Pierro, considerados um dos primeiros na utilização da cannabis medicinal .

“Farão parte dessa imersão apresentações e debates de casos clínicos reais. Serão abordados tratamentos para depressão, transtorno de ansiedade, epilepsia, doenças neurodegenerativas e degenerativas, transtorno do espectro autista, dor crônica e doença autoimune, entre outras enfermidades”, comenta o Dr. Pedro Pierro, diretor científico da Sechat.

Conteúdo programático

Como funciona o sistema endocanabinoide, farmacodinâmica, farmacocinética, interações medicamentosas e de que forma prescrever corretamente os remédios à base de canabidiol. Os participantes vão receber certificado e farão parte da comunidade Sechat Academy, com todo apoio antes, durante e após o curso. 

Mais dos professores

Dr. Pedro Antônio Pierro Neto

Neurocirurgião funcional, com especialidade em dor, transtornos de movimentos, epilepsia e doenças psiquiátricas tratadas cirurgicamente. Formado pela Universidade Iguaçu do Rio de Janeiro, com especialidade em Neurocirurgia pela Santa de Misericórdia de Ribeirão Preto/SP e com subespecialidade em funcional e dor pelo Hospital A.C. Camargo Câncer Center em São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – SBN e da Sociedade Brasileira para Estudo de Dor – SBED. Coautor do livro Tratado de Dor volume 1 e 2. Atualmente o Dr. Pedro Pierro é um dos principais estudiosos sobre o tratamento com Cannabis para fins Medicinais, participante de congressos e cursos no Brasil e no mundo como educador e diretor científico da Sechat.

Dra. Renata Monteiro

Proprietária da ORTHOFARMA. Mãe e paciente de uso medicinal, farmacêutica, pós-graduada em Cannabis medicinal, Homeopatia, Cosmetologia, Gestão em Industria Farmacêutica e especialização em Ciência Psicodélica.

Dr. Wilson da Silva Lessa Jr.

Médico Psiquiatra, Professor do curso de Medicina da UFPB e de cursos relacionados à cannabis medicinal. É membro da International Association for Cannabinoids Medicines (IACM) e da Society of Cannabis Clinicians (SCC) e da International Cannabinoid Research Society (ICRS).

Dr. Luiz Marcelo Pierro

Médico com especialização em clínica médica, hematologia, hemoterapia e transplante de medula óssea. É mestre em gestão em sistema de saúde, especialista em metodologias ativas e professor universitário. 

Serviço

Evento: Curso de Imersão de Prescrição de Canabinoides na Prática Clínica

Data: 19 de novembro de 2022 – Das 8h30 às 18h

Local: Edifício JK – Anfiteatro

Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschcek, 1600 – Itaim Bibi – São Paulo – SP

Inscrições pelo site: https://www.sechatacademy.com.br



Imobiliárias digitais são tendência no mercado

Nos últimos anos, o mundo assistiu uma mudança drástica de hábitos de consumo, que impactaram os mais distintos setores da economia. Segundo pesquisa recente da desenvolvedora imobiliária Vitacon, em maio de 2021, o crescimento do consumo on-line no segmento imobiliário foi da ordem de 502% quando comparado ao mesmo período de 2020, dado que sugere uma tendência de que, cada vez mais, as pessoas optem pelo caminho virtual na hora de escolher um imóvel para morar. Tal mudança pode ser observada no surgimento de imobiliárias digitais, que agregam facilidade e velocidade em seus processos.

Com uma imobiliária digital, é possível realizar tours virtuais, negociação e propostas de locação ou compra, vistorias, consulta a catálogo de imóveis, até mesmo assinatura de contrato sem a necessidade de visita presencial previamente. 

“O objetivo dessas imobiliárias é transformar o mundo da mediação imobiliária em uma escala global com tecnologias baseadas em nuvem”, esclarece Ary Gustavo de Lima Ribeiro, diretor geral da imobiliária Casas de Lisboa, parceira da Exp Portugal. O especialista ainda explica que esse tipo de negócio não precisa possuir escritório físico, e tem flexibilidade e capacidade operacional ilimitada. 

A inexistência de espaços físicos, esclarece o executivo, elimina os altos encargos mensais, essa modalidade inclui ainda oportunidades para aquisição de ações abaixo do valor de mercado.

Tecnologias para imobiliárias on-line

Para operar completamente digital, é necessário fazer uso de algumas ferramentas. Além do tour virtual e da realização de toda a negociação de imóveis on-line, é possível ainda utilizar tecnologias que impulsionam os negócios.

Nesse sentido, o especialista aponta que o “acesso a materiais de marketing de alto impacto podem ser adaptados muito facilmente, desde que em conformidade com as regulamentações locais de publicidade”. O  marketing digital é uma ferramenta poderosa para o setor e alguns dos seus principais recursos incluem geração de leads, listagem de imóveis, folhetos, guias de compra e venda e posts para redes sociais.

A presença em redes sociais como Facebook também é outro recurso importante, que permite acesso a um feed de notícias com anúncios, treinamentos, publicações de agentes e referências de vendas. “Você pode enviar uma mensagem para qualquer pessoa da empresa, incluindo seu broker nacional, toda equipa de vendas e quaisquer agentes da empresa no mundo todo”, esclarece Ary.

Os e-mails continuam sendo um meio importante para criar relações com potenciais clientes. De acordo com a The Radicati Group, empresa que fornece pesquisas detalhadas e qualitativas sobre e-mail, o número total de mensagens via correio eletrônico vem crescendo substancialmente desde 2017 e a projeção para este ano está em 333,2 bilhões de envios. 

Por isso, o sistema CRM (Customer Relationship Management) é a tecnologia que permite a criação de campanhas inteligentes de envio de e-mails e mensagens de texto diretamente do sistema, além da capacidade de criar Landing Pages, páginas focadas na captura de informações através de formulários para gerar leads.

A tecnologia mais recente é o Metaverso. O espaço virtual é um ambiente que permite diversas possibilidades para o setor de imóveis. O surgimento do mercado imobiliário digital vem chamando atenção: mais de US$ 86 milhões (cerca de R$ 443 milhões) foram movimentados entre 22 e 28 de novembro do ano passado com a compra de terrenos no jogo The SandBox. 

O especialista aponta que é possível criar no Metaverso um ambiente virtual no qual os consultores imobiliários recebem suporte e treinamento. “Todo o processo é muito simples e intuitivo de usar. No eXp World, o ambiente virtual da Exp Realty, você pode entrar na sala do seu Broker e receber orientações on demand ao vivo”. Ele ainda explica que existem alguns departamentos de suporte adicionais, incluindo contabilidade, suporte técnico e integração de novos consultores.

Atualmente, 88% das pessoas com acesso à internet começam a busca por imóveis na rede, segundo dados do Google. 

Para saber mais sobre como uma imobiliária online funciona, basta acessar: https://www.casasdelisboa.com.br/expportugal



Fórum debate os caminhos da doença inflamatória intestinal no Brasil

A Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD) realizará, no dia 17 de setembro, a partir das 8h, o IV Fórum de Pacientes com Doença Inflamatória Intestinal (FOPADII). Nesta edição, o encontro terá o formato híbrido – presencial e on-line – e será transmitido ao vivo por um canal exclusivo (fopadii.inviteweb.com.br) e pelo canal da ABCD no YouTube: https://www.youtube.com/ABCDoficial. Essa inovação vai permitir que o maior número possível de interessados possa ampliar o conhecimento e ter acesso às novidades relacionadas às doenças inflamatórias intestinais apresentadas no encontro.

A ABCD convidou especialistas que abordarão diferentes temas de interesse dos pacientes que convivem com uma doença inflamatória intestinal. Segundo a gastroenterologista Marta Brenner Machado, presidente da ABCD, as apresentações trarão informações importantes sobre tratamento e o impacto da DII na vida dos pacientes, mas também abordarão outros temas fundamentais. “Vamos falar da importância da decisão compartilhada, do manejo adequado na DII e da avaliação nutricional, mas queremos ampliar o conhecimento dos participantes sobre advocacy, medicamentos biossimilares, políticas de saúde, projetos de lei que beneficiam pacientes crônicos e saúde digital, entre outros”, destaca. A programação completa está disponível no site https://www.abcd.org.br/eventos/iv-fopadii-2022/. 

As doenças inflamatórias intestinais atingem mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo e, embora possam surgir ainda na infância e sejam mais comuns em pessoas de 20 a 40 anos, de 10% a 20% dos casos são diagnosticados após os 60 anos. A doença de Crohn e a retocolite ulcerativa são as duas DII mais prevalentes. Os principais sintomas são diarreia – que pode ter presença de muco e sangue nas fezes –, fortes dores abdominais, febre e perda de peso. Se não for diagnosticada e tratada adequadamente, em alguns casos a doença pode evoluir para formas graves, levando a um forte prejuízo na qualidade de vida dos pacientes.

A médica Marta Brenner Machado está disponível para entrevistas

Mais informações:

facebook.com/abcd.org.br – instagram.com/abcd.org.br – twitter.com/abcdsp



Estudo investiga as percepções sobre trabalho no metaverso

Desde que ganhou as manchetes, há alguns anos, o metaverso – espaço coletivo e virtual compartilhado de realidade virtual e aumentada – tem recebido a atenção e os investimentos de iniciativas de todo o mundo, inclusive no Brasil. Segundo uma projeção da Bloomberg Intelligence, a oportunidade de mercado para a inovação pode atingir US$ 800 bilhões (R$ 4,3 trilhões) até 2024. Aliás, o Bank of America incluiu o metaverso em sua lista de quatorze tecnologias que devem revolucionar a vida da sociedade.

Atenta a este fator, a ExpressVPN, provedora de serviços de VPN, desenvolveu um estudo nos Estados Unidos a fim de explorar as opiniões de funcionários e empregadores sobre o trabalho neste ambiente. Como resultado, os dados da pesquisa “O medo da vigilância no trabalho dentro do metaverso” revelam divisões entre trabalhadores, empresas e gerações.

A ExpressVPN entrevistou 1.500 funcionários e 1.500 empregadores nos Estados Unidos. Harold Li, vice-presidente da ExpressVPN, afirma que a empresa buscou entender melhor as expectativas e sentimentos sobre um potencial local de trabalho no metaverso. “De forma conjunta, esse grupo oferece um vislumbre de como empresas e funcionários se veem trabalhando nesse ambiente. As conclusões da pesquisa foram surpreendentes”.

A seguir, a reportagem organizou as considerações do vice-presidente da empresa a respeito das principais conclusões do levantamento em questão:

Aumento de produtividade

O estudo demonstrou que os avanços tecnológicos aumentaram a produtividade e promoveram conexões entre empregadores e funcionários. “A partir de 2022, a maioria dos americanos (60%) está trabalhando remotamente ou em um arranjo híbrido e, de acordo com a nova pesquisa da ExpressVPN, esse número está prestes a crescer”, informa Li. “Segundo nossas descobertas, 79% dos empregadores planejam locais de trabalho híbridos (49%), metaversos (12%) ou remotos (11%) no futuro”, completa.

Ele destaca que, à medida que os locais de trabalho continuam a mudar para acordos fora do escritório, tanto os trabalhadores (90%) quanto os empregadores (88%) concordam que os avanços tecnológicos permitiram aumentar a produtividade e melhorar as conexões com seus colegas de trabalho nesses ambientes.

Os funcionários citam videoconferência (27%), reuniões presenciais (19%), mensagens instantâneas (13%) e e-mail (13%) como os métodos de comunicação que os fazem sentir mais conectados e engajados com seus colegas de trabalho. E, embora os empregadores concordem com os funcionários quando se trata de videoconferência (32%), eles veem o metaverso (17%) como o segundo melhor método para se manter conectado com colegas de trabalho ante apenas 9% dos funcionários.

Olhando para os avanços tecnológicos futuros, prossegue Li, tanto os funcionários (57%) quanto os empregadores (77%) expressaram interesse em experiências de trabalho imersivas, como o metaverso, embora houvesse um interesse significativamente maior dos empregadores. 

Empregadores e colaboradores têm percepções diferentes sobre o metaverso

Li destaca que os empregadores estão muito mais animados e curiosos sobre o metaverso, enquanto os funcionários estão visivelmente mais ansiosos e desconfiados.

“A maioria dos empregadores relata sentir-se entusiasmada (66%) e otimista (54%) sobre o futuro do trabalho no metaverso. Enquanto os funcionários relatam sentir níveis mais altos de ansiedade (24%), suspeita (20%) e confusão (17%), sinalizando um nível geral de hesitação quando comparado à excitação dos empregadores”, diz ele.

Vigilância no local de trabalho

Outro elemento destacado pelo vice-presidente da ExpressVPN é que o metaverso cria oportunidades para aumentar a vigilância no local de trabalho, o que pode trazer resistência dos funcionários.

“Ao analisar as táticas de vigilância existentes, 73% dos empregadores admitem atualmente vigiar seus funcionários. No entanto, apenas 55% dos funcionários pesquisados acreditam que estão sendo vigiados em seu trabalho atual”, diz.

Metaverso para a Geração Z

A Geração Z – definição sociológica para a geração de pessoas nascidas entre a segunda metade dos anos 1990 e o início do ano 2010 – é mais propensa a adotar o metaverso como um local de trabalho e menos propensa a se preocupar com a vigilância e a privacidade do empregador, observa Li.

“O estudo da ExpressVPN revelou que a geração mais jovem na força de trabalho é a mais ansiosa para entrar em um local de trabalho metaverso, dizendo que estão curiosos (53%), animados (53%) e otimistas (38%)”, reporta.

Os indivíduos da geração Z também são os mais propensos a dizer que o metaverso terá um impacto positivo em seu desempenho no trabalho (66%) e produtividade (63%), acrescenta. “Enquanto isso, os Baby Boomers estão mais interessados no aumento da flexibilidade de trabalho em casa (60%) que o metaverso oferece, em comparação com apenas 36% da Geração Z”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.expressvpn.com/pt



Grupo educacional do AM quer se expandir para mais cinco estados até 2023

Após cruzar as fronteiras do Amazonas para Santarém, no Pará, e Boa Vista, em Roraima, o grupo educacional Fametro vai se expandir para mais cinco estados. A previsão é que as unidades estejam funcionando até o fim de 2023. O projeto de expansão do grupo terá um investimento de mais de R$ 30 milhões. Com quatro unidades em Manaus, seis unidades próprias e 24 polos parceiros no interior do Amazonas e no Norte do país, o Centro Universitário Fametro aposta em um projeto de expansão que está em estudo desde 2019. 

Em 2020, o Grupo Fametro adquiriu o Colégio Objetivo, em Boa Vista. O local já opera como um polo da Fametro e, em breve, vai oferecer cursos presenciais. Em 2021, a Fametro alcançou Santarém, no oeste do Pará, e está no processo de implementar cursos. Agora, em 2022, ano em que completa 20 anos, o grupo já iniciou os processos para alcançar mais cinco cidades fora do Amazonas, nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

O diretor administrativo do Grupo Fametro, Wellington Jr., ressalta que a Fametro também continua seus projetos de expansão tanto fora como no interior do Amazonas, com a reforma e ampliação de unidades em Tefé, Tabatinga e Parintins, a fim de atender mais alunos. “O nosso diretor presidente, Wellington Lins, sempre teve em mente transformar a Fametro em um grupo de relevância nacional, sendo genuinamente amazonense”, afirma.

O diretor administrativo admite que é uma longa jornada, mas reitera que a Fametro já se consolidou no Amazonas e mostra que é possível competir nacionalmente. “Com trabalho, com o empenho que mostramos nestes 20 anos, respeitando cada passo, vamos continuar crescendo”, analisa Wellington Jr.

De acordo com o diretor de expansão e Educação a Distância (EAD) da Fametro, Iyad Amado, os processos de expansão para as outras regiões seguem avançando. “São processos que já estão bem adiantados, com contratos já estabelecidos para os locais das unidades”, revela. “É um processo feito com muito estudo, planejamento e responsabilidade”, declara.

Para o projeto de expansão, Iyad Amado explica que o grupo estudou a concorrência e também pensou em posicionamento estratégico para o território nacional. “Vamos entrar mercados fortes e competitivos que são estratégicos para a marca. Estudamos o potencial de cada cidade, as lacunas de oportunidade e os nossos diferenciais em relação à concorrência, o que eles deixaram de fazer e onde podemos crescer”, detalha.



Avenida da zona leste ganha projeto artístico produzido com aço reciclado

A movimentada avenida Paes de Barros, na Mooca, zona leste da capital, entre as ruas Terenas e Isabel Dias, acaba de receber novas obras de arte, esculturas em ferro alusivas à flora brasileira, como flores, plantas e arbustos.

Desenvolvidas pelo artista plástico Vinícius Fleck (@fleck.one), as obras são produzidas com material reciclado. Passaram por um processo de recuperação, restauração e pintura e já estão instaladas no espaço. Vinícius conta com outras obras e painéis espalhados pela cidade como a obra Avati, o Sustento da Vida, um imenso mural instalado em colunas no Memorial da América Latina.

Parceria – A iniciativa artística na Paes de Barros é parte da parceria entre a Prefeitura de São Paulo, Subprefeitura da Mooca e a Associação de Desenvolvimento Espiritual Reencontro. Esta última recebeu autorização para cuidar da zeladoria do local.

“Poder proporcionar à comunidade um espaço de arte e beleza é motivo de muita satisfação, especialmente por levarmos cor e leveza ao cinza de São Paulo. A ideia de desenvolver essas esculturas em ferro reciclado foi a de trazer às pessoas que passam pelo local um momento de contemplação e valorização da nossa flora por meio da arte. O Reencontro é um local de desenvolvimento espiritual, então, nada mais adequado do que levarmos algo que promova a reflexão e evolução das pessoas”, destaca Jonas Pinheiro, presidente do Reencontro.



Editais da Receita Federal regulamenta parcelamento de dívidas tributárias

A Receita Federal publicou, no primeiro dia de setembro, edição extra de dois editais que regulamentam adesões para parcelamento de dívidas nas seguintes modalidades: transação no contencioso administrativo fiscal de pequeno valor, destinada a pessoas físicas, microempresas e empresas de pequeno porte; e transação no contencioso administrativo fiscal de créditos tributários irrecuperáveis.

Também já está em vigor a transação individual proposta pelo contribuinte. Essa modalidade já constava na Portaria RFB nº 208, de 11 de agosto de 2022, que previu essa possibilidade a partir de 1º de setembro e não depende de edital. Portanto, as três medidas beneficiam, simultaneamente, mais de 112 mil contribuintes.

Editais 

Juliano Garrett, diretor da Consultoria Contábil e Tributária da Econet Editora, esclarece que são considerados créditos de pequeno valor aqueles até 60 salários-mínimos. “Estão nessa situação aproximadamente 100 mil contribuintes com dívidas de cerca de R$ 1,8 bilhão. Esses contribuintes poderão pagar seus débitos, após a aplicação de reduções, com entrada parcelada e o restante em até 52 (cinquenta e duas) parcelas, conforme a opção do contribuinte a uma das modalidades disponíveis no Edital”, diz Garrett.

Já os créditos irrecuperáveis, conforme o diretor da Econet Editora, são aqueles que foram constituídos há mais de dez anos, de titularidade de devedores falidos, em recuperação judicial ou extrajudicial e, ainda, em determinados motivos cuja situação cadastral no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) seja baixada, inapta ou suspensa por inexistência de fato.

“Cerca de 2,5 mil contribuintes com dívidas no valor de R$ 10 bilhões encontram-se nesta situação. Eles poderão pagar seus débitos, após a aplicação de reduções, com entrada parcelada e o restante em até 120 (cento e vinte) parcelas, conforme a opção do contribuinte a uma das modalidades disponíveis no Edital”, explica Juliano Garrett.

Ele acrescenta que, na hipótese da transação que envolva pessoa física, microempresa, empresa de pequeno porte, Santas Casas de Misericórdia, instituições de ensino e sociedades cooperativas e demais organizações da sociedade civil que trata a Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que está prevista na modalidade de créditos irrecuperáveis, o pagamento pode ser feito em até 145 parcelas.

“A adesão à transação proposta pelos editais deve ser formalizada até as 23h59, no horário de Brasília, do dia 30 de novembro de 2022. A adesão se dá por meio de abertura de processo digital”, complementa Juliano Garrett.

Todo esse procedimento deve ser efetuado no Portal do Centro Virtual de Atendimento (Portal e-CAC). Os contribuintes devem selecionar a opção “Transação Tributária” no campo da Área de Concentração de Serviço, no portal https://gov.br/receitadefederal.

Os editais estão disponíveis nos endereços eletrônicos abaixo:

Transação individual

Poderão aderir à modalidade de transação individual cerca de 10 mil contribuintes com débitos estimados em R$1 trilhão. São eles:

I – contribuintes que possuam débitos objeto de contencioso administrativo fiscal com valor superior a R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais);

II – devedores falidos, em recuperação judicial ou extrajudicial, em liquidação judicial ou extrajudicial ou em intervenção extrajudicial;

III – autarquias, fundações e empresas públicas federais; e

IV – estados, Distrito Federal e municípios e respectivas entidades de direito público da administração indireta.

O diretor da Econet Editora esclarece que os contribuintes poderão pagar seus débitos, após a aplicação de reduções, com entrada parcelada. O restante poderá ser dividido em até 120 (cento e vinte) parcelas, conforme a análise de capacidade de pagamento do contribuinte.

Na hipótese de transação que envolva pessoa natural, microempresa, empresa de pequeno porte, Santas Casas de Misericórdia, instituições de ensino e sociedades cooperativas e demais organizações da sociedade civil de que trata a Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, está previsto o pagamento em até 145 (cento e quarenta e cinco) parcelas.

Dessa forma, o contribuinte deverá providenciar a abertura do processo digital no e-CAC, assinalando o serviço “Proposta de transação individual apresentada pelo contribuinte de créditos tributários em contencioso administrativo fiscal” e instruindo o processo com a documentação necessária conforme a citada Portaria RFB nº 208/2022.

“Em qualquer modalidade de transação não será concedido prazo superior a 60 (sessenta) meses para o pagamento das contribuições sociais de que tratam a alínea “a” do inciso I e o inciso II do caput do art. 195 da Constituição Federal em face da vedação contida no parágrafo 11 deste artigo”, orienta Juliano Garrett.

A Receita Federal também publicou um documento para dar suporte para os contribuintes em caso de dúvidas no endereço eletrônico: https://bit.ly/3eyl6p6



Websérie esclarece novas regulamentações para postos de combustíveis

A iniciativa é da Gilbarco Veeder-Root, empresa da área de equipamentos e tecnologia de abastecimento para postos de combustíveis. O tema da primeira websérie trata do impacto das novas regulamentações para o setor, no que se refere ao novo RTM – Regulamento Técnico Metrológico, do Inmetro – cujo principal objetivo é evitar a fraude volumétrica nas bombas de combustíveis; sistema de recuperação de vapores e estratégias ligadas a estas normas que podem fazer os postos se diferenciarem da concorrência. Providências, recursos, prazos e custos serão detalhados, na prática, ao longo dos episódios.

O primeiro módulo da websérie “Abastecendo conhecimento” consta de três episódios apresentados por Antônio Cristóvão, gerente de produto da Gilbarco Veeder-Root.

O primeiro deles, que será disponibilizado no canal do YouTube da empresa a partir do dia 08 de setembro, abordará o novo RTM: o que é, objetivos, prazos para adequação, alternativas, custos e os recursos que a indústria já oferece para esta transição.

O sistema de recuperação de vapores (SRV), norma ligada à legislação trabalhista em benefício da saúde dos trabalhadores em postos de combustíveis e obrigatória em estabelecimentos inaugurados a partir de setembro de 2019, será o tema do segundo episódio. Serão esclarecidostópicos quanto à obrigatoriedade e prazos para a instalação do SRV em estabelecimentos construídos antes desta data e que variam de acordo com o ano de fabricação das bombas em uso.

Completa o primeiro módulo da websérie o episódio sobre estratégias competitivas para postos de combustíveis se diferenciarem da concorrência, tirando partido das novas regulamentações, conforme a agilidade de se adequarem a elas ou, até mesmo, adiantando-se aos prazos.

Os três episódios serão lançados com o espaço de 15 dias, a partir do primeiro, e o acesso é totalmente gratuito. Para completar o acervo de conhecimento serão disponibilizados também e-books sobre cada tema tratado.

A websérie “Abastecendo conhecimento” é parte da missão da Gilbarco Veeder-Root em se tornar o parceiro tecnológico nº 1 dos postos de combustíveis e cada módulo trará esclarecimentos práticos sobre as dúvidas mais atuais e recorrentes como gestão, operação, legislação e outros assuntos relevantes para donos de postos.

“Sabemos que a chave da gestão bem-sucedida se baseia na entrega de soluções tecnológicas de ponta para a operação dos postos, mas que passa, obrigatoriamente, pela compreensão clara das mesmas, suas implicações em todas as áreas dos estabelecimentos, obedecendo o estágio de evolução de cada um. Compartilhar e democratizar informação de valor é, na prática, participar ativamente do negócio de cada cliente, contribuindo para o seu resultado, e em última análise fortalecendo todo o segmento de postos de combustíveis”, diz Nathalia Mumisso, supervisora de marketing da Gilbarco Veeder-Root para a América Latina.

O primeiro episódio já está disponível no link: https://www.youtube.com/c/GilbarcoVeederRootBrasil



Cotemig Startups chega a sua 11ª edição

Está chegando a 11ª Edição do Cotemig Startups, programa de formação de empreendedores e desenvolvimento de startups, realizado em Belo Horizonte.

O programa é promovido pela Faculdade COTEMIG em parceria com diversas empresas referências em inovação e visa transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso.

O Cotemig Startups é um programa de pré-aceleração de startups fundado em 2017 que já acelerou mais de 500 ideias e investiu mais de dois milhões em startups de Minas Gerais. 

Esta edição contará com o patrocínio da Holding Saúde Ventures e a participação de 30 equipes (1 a 5 membros) selecionadas. Elas terão uma série de benefícios, como, por exemplo, participar de workshops exclusivos, mentorias com especialistas do mercado e suporte por parte dos agentes de aceleração. As três melhores equipes ainda concorrem a R$ 60.000 em benefícios. 

A última edição do Cotemig Startups contou com a participação de mais de 65 equipes, sendo elas formadas por 300 estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Colégio COTEMIG e mais de 80 parceiros. “O Cotemig Startups é um projeto que ajudei a idealizar e fundar em 2017 e desde então estou como coordenador. Estou sempre buscando as melhores ferramentas e metodologias e adequando cada edição para potencializar os negócios que ajudamos a desenvolver. Não tivemos uma edição igual a outra desde a primeira, sempre trazemos inovação e conectamos nossas startups com especialistas de mercado. Nada mais prazeroso do que ver que uma equipe que chegou com um sonho, uma ideia e saiu com um projeto faturando em apenas 3 meses”. — disse Eugenio Araújo, CEO da Holding Saúde Ventures e Fundador/Coordenador do Cotemig Startups. 

Como um programa de uma instituição de ensino, o foco é que uma porcentagem do público envolvido seja de jovens do Ensino Médio, para formar e fomentar a cultura empreendedora. “Visamos prestar um apoio na formação desses estudantes, tornando-os mais responsáveis, dinâmicos e prontos para tomarem a frente no mercado, levando a jovens mais maduros e experientes mesmo no começo de sua jornada profissional” — declara Franciele Sena, Coordenadora do Cotemig Startups.

 

Inscrições e mais informações sobre o Cotemig Startups:

Período de inscrições: até o dia 18 de setembro.

Para saber mais sobre o programa, basta acessar: https://startups.cotemig.com.br/

Obs: esta edição é aberta ao público, ou seja, não é exclusiva para alunos do Cotemig.

 

Sobre a Holding Saúde Ventures

A Holding Saúde Ventures é uma venture builder do setor de saúde que seleciona de forma contínua startups e inovações aplicadas.

Desse modo, no universo 4.0, o foco é a incorporação da Inovação Aberta (Open Innovation). Ou seja, ao invés de criarem algo totalmente do zero, selecionam no mercado soluções inovadoras em saúde para desenvolvê-las.

Ademais, fazem parte da Holding FCJ, a maior venture builder da América Latina, com mais de 1.200 pessoas envolvidas no ecossistema de inovação.

Para conhecer mais sobre a Holding Saúde Ventures através do site: https://www.saudeventures.com.br/



Kimberlit é premiada como um dos “Lugares Incríveis para Trabalhar 2022”

Promover um ambiente de trabalho que contribua para que as estratégias organizacionais sejam executadas com excelência, mantendo um ambiente de trabalho positivo e o alto grau de satisfação dos colaboradores, estão entre os grandes valores na Kimberlit Agrociências, uma das líderes na produção de fertilizantes foliares, atuante há 33 anos no agro nacional.

Diante desse foco, a Kimberlit acaba de ser premiada como um dos “Lugares Incríveis para Trabalhar 2022”. As campeãs da premiação foram selecionadas através da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), criada pelo professor Dr. André Fischer, coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (Progep) da FIA e pelo professor Dr. Joel Dutra, que também coordena o Progep. A iniciativa é uma parceria da FIA com o portal UOL.

Foram reconhecidas empresas nacionais, cujos ambientes são considerados saudáveis e produtivos pelos colaboradores, considerando as de grande, médio e pequeno portes em todos os setores da economia. A satisfação das equipes com os respectivos gestores e CEOs também integrou a pesquisa.

Sobre a premiação, Renato Peixoto, Diretor Financeiro e Administrativo do Essere Group, holding responsável pela gestão da Kimberlit, sublinha: “Participar da pesquisa Lugares Incríveis para Trabalhar 2002 é uma oportunidade excelente para ouvir nossos colaboradores sobre a experiência que estamos proporcionando, inclusive, no contexto de grande expansão da empresa, hoje. Os dados nos permitem analisar o que é necessário para continuarmos sendo uma empresa produtiva e com colaboradores satisfeitos. Outro ponto importante é o destaque da marca, o que aumenta a nossa capacidade de atrair e reter novos talentos para nossas equipes”.

Lívia Ravagnani Thereza, gestora de Recursos Humanos, destaca que a Kimberlit ser premiada como um dos Lugares Incríveis para Trabalhar 2022 é: “A validação do trabalho que realizamos ao longo dos anos por uma pesquisa coordenada pelos principais nomes nos estudos de Gestão de Pessoas no país (André Fischer e Joel Dutra). Esse prêmio é um incentivo para continuarmos acreditando que para se atingir os níveis altíssimos de qualidade, produtividade e satisfação do cliente, o potencial humano precisa ser preservado, estimulado e recompensado”.

A visão da alta liderança da Kimberlit é a de que o papel exercido pelas pessoas é determinante, com direcionamento estratégico e práticas de gestão caminhando igualmente nesse viés. Hoje, a empresa possui 299 colaboradores, com vistas a futuras contratações, e atravessa um momento de plena expansão mercadológica.

Na cerimônia de premiação, no dia 09 de setembro, que será transmitida no canal UOL pelo YouTube, os colaboradores da Kimberlit receberão um “mimo” para comemorar essa conquista e, também, bottons alusivos ao Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar 2022 e aos prêmios “As Melhores na Gestão de Pessoas” 2020 e 2021.

Em 2020 e 2021, a Kimberlit também foi premiada pelo jornal Valor Econômico em parceria com a consultoria Mercer como uma das Melhores Empresas em Gestão de Pessoas. A Kimberlit investe fortemente em um Programa de Auxílio Educação para desenvolvimento e treinamento de seus colaboradores; na robustez dos benefícios para composição da remuneração e num Programa de Participação de Lucros e Resultados de sucesso com os colaboradores; em ações e programas focados na segurança do trabalho para os colaboradores; em programas de desenvolvimento voltados para cargos de liderança, gerência e perfis seniores, em busca de melhor construir esse período de evolução, inovação e expansão da empresa.



Manitou apresenta portfólio para o mercado de mineração na Exposibram 2022

A Manitou participa da Exposibram 2022, de 12 a 15 de setembro, no estande AE08. Na ocasião, em parceria com a DCML, distribuidora Manitou, a empresa apresentará sua linha de manipuladores telescópicos voltada para o segmento de mineração.

No Brasil, a Manitou iniciou sua atuação no segmento de mineração em 2016. “Este ano, fizemos uma renovação em nossa rede de distribuidores e a DCML se manteve como nossa parceira. Temos estratégias para o mercado de mineração e, juntos, vamos crescer cada vez mais”, explica Marcelo Bracco, diretor geral da Manitou para a América Latina.

“Para a Manitou é muito importante participar da Exposibram, pois traz visibilidade à marca e conhecimento dos principais players do segmento de mineração. Vamos apresentar a linha de manipuladores configurados de fábrica para atender os requisitos do mercado de mineração, que fora do Brasil já é muito usada pelas empresas por conta da segurança e do ganho de performance”, afirma Bracco.

Os manipuladores telescópicos são voltados principalmente para a mineração subterrânea que facilitam os trabalhos em todos os tipos de aplicações dentro da mina, utilizando principalmente cesto plataforma, garfos, manipulador de pneus e gancho. Com a troca de acessórios, tais como manipulador de cilindros, pneus de grande porte, além do cesto plataforma, essas máquinas também podem ser utilizadas em minas de céu aberto.



Felsberg participa do 13º Fórum de Gestão de Pessoas no Rio Grande do Sul

A ARH Serrana realiza o 13º Fórum de Gestão de Pessoas, que este ano terá como tema central ESG Experience – Inspirar para Transformar. O evento, que acontecerá no dia 27 de setembro, no Teatro e Centro de Convivência da Universidade de Caxias do Sul, reunirá especialistas, entre eles, Fabrício Soler, sócio do Felsberg Advogados.

Integram também a programação a vice-presidente dos Conselhos Superiores Feminino e de Responsabilidade Social da FIESP, Gracia Fragalá; o presidente da SAE Brasil, Camilo Adas; o sócio-diretor da Semente Negócios, César Costa; a pró-reitora de Inovação da Universidade de Caxias do Sul, Neide Pessin; a gerente de Pessoas e Cultura Corporativo nas Empresas Randon, Thamis Zeni; a gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente das Empresas Randon, Luciane Sartori; e a expert em Diversidade e Inclusão no Grupo Boticário, Ruth Manoel.

Soler é coordenador e professor do MBA Executivo em ESG e Impact da Trevisan Escola de Negócios, é conselheiro independente de colegiados e comitês de sustentabilidade e ESG. Também é consultor da ONU para o Desenvolvimento Industrial e da Confederação Nacional da Indústria para estudos em meio ambiente e resíduos sólidos.

Serviço

13º Fórum de Gestão de Pessoas – ESG Experience – Inspirar para Transformar

Data: 27 de setembro
Horário: Das 8h00 às 17h30

Local: Teatro e Centro de Convivência da Universidade de Caxias do Sul – UCS

Endereço: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 – Bairro Petrópolis, Caxias do Sul – RS

Inscrição: https://arh.tcsdigital.com.br/DIGITAL/inscricoes/evento3.aspx?evento=13FORUMGP&idativa=100000



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