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NielsenIQ Ebit: vendas do e-commerce crescem 27% em 2021; alimentos são destaque

São Paulo 23/3/2022 – Dispositivos móveis se tornam o principal meio de compras do e-commerce, totalizando 59% de todos os pedidos e 53% do faturamento

As vendas do e-commerce no Brasil no ano passado cresceram 27% para R$ 182,7 bilhões na comparação com 2020, impulsionado pelo forte desempenho das categorias de alimentos e bebidas e produtos de giro rápido (FMCG, na sigla em inglês). A informação consta do Webshoppers 45 elaborado pela NielsenIQ|Ebit em parceria com a Bexs Pay.

“O e-commerce atinge uma marca expressiva de vendas, resultado direto da maior penetração em todo o país e da opção do brasileiro pela facilidade da compra pelo ambiente digital”, afirmou o head de e-commerce da NielsenIQ|Ebit, Marcelo Osanai. “Cada vez o consumidor usa a internet para se abastecer de alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal, ou seja, esses produtos de baixo custo e alto giro”, acrescentou.

O crescimento das vendas no ambiente online foi acompanhado de um número expressivo de novos consumidores. Foram 12,9 milhões de brasileiros que compraram pela primeira vez no ano passado, elevando o total para 87,7 milhões de consumidores. O ticket médio geral das vendas ficou em R$ 441, 4% maior que em 2020. Já os novos entrantes gastaram um valor médio levemente superior, R$ 454 reais.

O e-commerce cross-border, aquele realizado com lojas online de outros países, apresentou um crescimento expressivo em 2021, acima do total geral do mercado brasileiro. Em relação a 2020, houve um aumento de 60% no faturamento, alcançando R$ 36,2 bilhões. Para Luiz Henrique Didier Jr., CEO da Bexs Pay, os dados mostram o desejo dos brasileiros de consumir produtos estrangeiros. “Existem oportunidades de compra e diversidade de itens considerando lojas online do mundo inteiro e o brasileiro quer aproveitar o que há de bom fora do país. A facilidade de poder pagar com métodos locais, como o Pix e o boleto, tem incrementado o interesse pelas compras internacionais online. A expectativa é que esse volume cresça ainda mais nos próximos anos”, afirma. 

O destaque de 2021 foi a categoria de Alimentos e Bebidas, que registrou aumento no volume de pedidos de 107% sobre o ano anterior, bem superior do que o restante do espectro do e-commerce. Por exemplo, bem à frente das categorias de Bebê & Cia (34%), Construção & Ferramentas (31%) e Informática (24%).

No entanto, como produtos alimentícios e bebidas têm um valor menor, a contribuição geral para o faturamento do e-commerce é reduzida, apenas 2%, número igual ao de 2020. O principal motor do volume de vendas ainda são as categorias de Eletrodomésticos (21%), Telefonia (20%), Casa e Decoração (11%) e Informática (10%).

“O e-commerce ainda é associado a eletrônicos, celular e eletrodomésticos, mas a grande movimentação mesmo está ocorrendo nos alimentos e bebidas. Esse é um hábito que se consolidou em 2021: o brasileiro fazendo nas plataformas digitais suas compras de mercado para se abastecer”, afirmou Osanai.

Produtos vendidos em mercados, por exemplo, tiveram alta expressiva no e-commerce, acelerando para 41,1% superior ao ano passado, contra 17,2% em 2020 sobre 2019. Na parte de alimentos, a maior expansão nas vendas foi de Hortifrutigranjeiros (119,4%), Sobremesas & Confeitaria (50,8%), Bomboniere (48,9%), Matinais (29,2%) e Mercearia (22,7%).

Como o consumidor está mais conectado e com o dispositivo móvel à mão, a importância do mobile cresceu. Dispositivos móveis intensificam presença no e-commerce em 2021, totalizando 59% de todos os pedidos, ou  239,6 milhões do total. Das vendas, 53% ocorreram através desses dispositivos, ou R$95,4 bilhões, alta de 32% em relação a 2020.

“No ano passado, o celular se tornou o principal meio de compras do brasileiro. Com o celular na mão é muito simples fazer compras de supermercado, medicamentos, roupas, artigos de casa e decoração, por exemplo”, citou o executivo da NielsenIQ|Ebit.

As empresas também estão oferecendo mais facilidade para os usuários, tanto que o frete grátis é uma ferramenta potente de atração. O Webshoppers 45 indica que o número de pedidos sem custo de envio aumentou em 10 pontos, chegando a 47% do total de 2021.

O recorte por regiões mostra a consolidação do movimento que se iniciou em 2020: a importância das vendas em todas as regiões do país. O Norte lidera a participação de consumo, com 31% do total de vendas no país, seguido por Sul (29%), Centro Oeste (27%), Nordeste (23%) e Sudeste (21%).

Website: https://nielseniq.com/global/pt/landing-page/ebit/nielseniq-ebit-brasil/



Os avanços e as perspectivas para a LGPD em 2022

Curitiba, PR 23/3/2022 – As empresas devem se preocupar com a adequação à LGPD, inclusive, se utilizando de profissionais da área jurídica com formação em DPO Desde a criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados à certificações em Data Protection Officer (DPO).

As empresas tiveram três anos para se adaptarem à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que, em 2022, completa o seu primeiro ano de vigência, ou seja, fase em que violações a dados pessoais passaram a ser sujeitas a sanções. O ano passado também foi instituída a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que publicou sua Agenda Regulatória para o biênio 2021-2022, documento voltado ao planejamento das ações regulatórias e a tomada de subsídios para regulamentação da aplicação da LGPD para microempresas, empresas de pequeno porte e startups. Entre tantos avanços a respeito da privacidade e proteção de dados, surgiram também cursos para profissionais da área jurídica como a formação em Encarregado de Dados (DPO).

De acordo com o advogado Ivan Holanda da Silva Pazini, com formação em Data Protection Officer (DPO), pela Instituição DeServ Academy, esta certificação confere ao advogado conhecimento jurídico e técnico, inclusive sobre as normas de segurança da informação, para realizar o processo de implantação da LGPD nas empresas. “Buscamos uma qualificação com qualidade internacional, especialmente a EXIN, pois a LGPD é uma lei brasileira que foi inspirada na europeia, General Data Protection Regulation (GDPR)”, observa o advogado do escritório Marcos Nunes Advocacia.

O EXIN é uma instituição mundialmente reconhecida por credenciar profissionais nas áreas de Hacking Ético, Programação Segura, Privacidade de Dados, Continuidade de Negócios, Cloud e Cyber Security Management (ISO 27002). A formação para atuação como Encarregado de Dados (DPO) exige quatro certificações. “Conclui todas as certificações necessárias para atuar não somente como advogado que conhece da LGPD, mas como quem possui capacidade técnica para atuar como Encarregado de Dados (DPO) em favor das empresas que desejam iniciar o processo de adequação”, confirma.

Segundo o advogado, as empresas que trabalham com dados de clientes, fornecedores e colaboradores, ou seja, praticamente todas as empresas, precisam se adequar às diretrizes aplicadas pela LGPD, na medida em que eventual desconformidade ou vazamento de dados já podem acarretar em multas previstas na Resolução CD/ANPD nº 1 de 28 de outubro de 2021. “A adequação às exigências da lei se trata de medida de extrema importância. Não estamos falando somente das grandes empresas, pois a LGPD também se aplica às pequenas empresas que tratam dados dos indivíduos”, observa.

Ataques Cibernéticos 

O relatório anual de riscos globais da Control Risks informa que o Brasil possui alto grau de risco, em 2022. No ano passado, o país foi o quinto maior alvo de ataques cibernéticos do mundo, com mais de 9 milhões de ocorrências no primeiro trimestre que vitimaram, não só grandes empresas brasileiras e multinacionais, mas, também diversos órgãos governamentais como o Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Economia, a Controladoria Geral da União (CGU), entre outros.

“Acredito que o tema, apesar de muito discutido, ainda é bastante novo. As empresas devem se preocupar com a adequação à LGPD, inclusive, se utilizando de profissionais da área jurídica com formação em DPO e de tecnologia e informática, pois o trabalho exige frente interdisciplinar”, alerta.

Na visão do escritório Marcos Nunes Advocacia o processo de implantação exige profunda conscientização dos colaboradores das empresas, sendo necessário o fornecimento de cursos e palestras, até mesmo de cartilhas para que o tema seja tratado com a devida importância.

“Todas as empresas, via de regra, devem se adequar à LGPD para passar confiabilidade aos clientes e parceiros comerciais, inclusive ter suporte jurídico para a sua implantação, assim como a gestão de eventuais incidentes de proteção de dados na via administrativa ou judicial, e é neste cenário que se deve ponderar a importância de buscar por advogados capacitados para prestar o suporte devido”, conclui Ivan Pazini.

O escritório Marcos Nunes atua realizando diagnósticos da situação atual, relatórios de impactos, listas de procedimentos externos, reformulações de contratos e orientações gerais sobre a LGPD. “A nova lei impõe diretrizes às empresas sobre o que fazer com as informações tanto externas, como dados do consumidor, quanto internas, como cadastros de fornecedores, colaboradores e relações trabalhistas”, acrescenta o advogado Marcos Nunes, que é mestre e doutorando em Direito Empresarial.

Website: https://www.marcosnunes.adv.br



Ferrari ou Lamborghini? É possível alugar no Brasil por algumas horas ou dias. Saiba onde e como.

Mais do que um dos principais pontos turísticos de Gramado, RS, nas serras gaúchas, a sede da SUPER CARROS tem se notabilizado por realizar sonhos.

É lá que os apaixonados por carros superesportivos aproximam-se de modelos muitas vezes inatingíveis ao grande público e, por intermédio de locações de test drive, conseguem viabilizar o sonho de pilotar uma macchina dessas. E muitos desses clientes chegam à porta com duas palavras na cabeça e uma dúvida: Ferrari ou Lamborghini?

Com uma frota de mais de 30 modelos no total, a SUPER CARROS possui seis opções para esses aficionados pelos superesportivos italianos. Por R$ 1.280, o fã tem acesso a seis modelos:

>    Ferrari F355 F1, motor V8 aspirado de 3,5 litros, câmbio automatizado de 6 marchas. 381 cv de potência.

Ferrari F360 Modena F1, motor V8 aspirado de 3,6 litros, câmbio automatizado de 6 marchas. 400 cv de potência.

  Ferrari California, motor V8 aspirado de 4,3 litros, câmbio automatizado de 6 marchas. 460 cv de potência.

Ferrari F430 Spider F1, motor V8 aspirado de 4,3 litros, câmbio automatizado de 6 marchas. 490 cv de potência.

  Lamborghini Gallardo Coupé, motor V10 de 5 litros, câmbio manual. 510 cv de potência.

  Lamborghini Gallardo LP 560 Cabriolet, motor V10 de 5,2 litros, transmissão automática. Rende 560 cv de potência.

Se estiver disposto a desembolsar um valor um pouco maior (R$ 2.380), ele fará seu drive a bordo de um modelo novíssimo, recém-adquirido pela SUPER CARROS:

    Ferrari Portofino, motor V8 turbo de 3,9 litros, transmissão automatizada de 7 marchas. Desenvolve 600 cv de potência.
André Goettert, diretor da SUPER CARROS, explica que os clientes que chegam na recepção com o firme propósito de guiar uma Ferrari ou uma Lamborghini são os mais fanáticos. “A fidelidade do fã por essas marcas sempre chama a nossa atenção. Você tem clientes que adoram os muscle-cars americanos ou modelos míticos, como Porsche e Corvette. Mas nada se compara a Ferrari e Lamborghini”, diz.

Carros para todos os gostos
Além dos superesportivos italianos, a SUPER CARROS possui uma frota que inclui Porsche Boxster e Cayman, BMW M3 e M4, Nissan GTR, Maserati GranCabrio, Mitsubishi Lancer Evo, Chevrolet Corvette C6 e C7, McLaren 600 LT e até Tesla 3 (100% elétrico), sem contar o “time” de muscle-cars norte-americanos: Dodge Challenger, Chevrolet Camaro e Ford Mustang.

O cliente tem a opção de realizar passeios como piloto ou de carona, além de registrar tudo com fotos. O Drive Experience oferecido pela empresa é realizado na rodovia Gramado-Canela.

Fundado em 2009, a SUPER CARROS foi pensada especialmente para contemplar os apaixonados por automóveis. Instalada em um espaço de 2.400m² no coração da serra gaúcha, possui diversas outras atrações: centro de simuladores, jogos, cinema 9D, lojas motorsport, cafeteria, entre outros.

A SUPER CARROS também atende o mercado corporativo no Brasil inteiro através de experiências exclusivas que potencializam a força da marca para as empresas contratantes.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Serviços de aplicativo prometem melhorar convivência em condomínios

Curitiba, PR 23/3/2022 – Enquetes digitais são uma inovação, permitindo que todos possam opinar sobre novas ações e garantindo com isso, também, o melhor relacionamento entre vizinhosPara ajudar na comunicação e acesso às informações, é cada vez maior o número de síndicos que optam por ter um aplicativo exclusivo para o seu condomínio.

Segundo a Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP), mais de 68 milhões de pessoas moram em condomínios no Brasil. Um dos principais desafios é facilitar a comunicação entre esses moradores, isto por que segundo pesquisa DataFolha menos da metade dos condôminos têm costume de participar de reuniões de condomínio. “A falta de informações centralizadas é um dos grandes desafios no dia a dia. Então, desenvolvemos uma plataforma que melhore a comunicação entre síndicos, portaria, zeladoria e moradores, gerando, inclusive, uma melhor relação de convivência entre os vizinhos”, afirma Márcio Rogério Muller, CEO da Novacorp Tecnologia, empresa desenvolvedora do aplicativo, uma solução cada vez mais buscada por condomínios no Brasil.

Essa transformação digital e o crescimento de 45% no tempo de uso de usuários nos softwares, posicionou o país com a maior média de tempo gasto em aplicativos no mundo, em 2021, conforme levantamento feito pela agência focada em análise do mercado mobile. O estudo, divulgado pela revista Forbes, foi feito com base nos resultados do segundo trimestre do ano passado. A média de tempo de uso pelos brasileiros é de 5.4 horas por dia, seguido pela Indonésia, com 5.3 horas, e Índia, com 4.9 horas.  

A plataforma desenvolvida para os síndicos e moradores oferece um aplicativo e site exclusivo com o nome do condomínio que, além de centralizar e disponibilizar as informações para todos, também proporciona diversos benefícios. “Através de usuário e senha, os condôminos têm acesso a diversos recursos disponíveis na palma de sua mão, como o agendamento de áreas comuns e o acesso a informações de escala dos funcionários, por exemplo”, destaca.

Há ainda outras possibilidades, como receber avisos de correspondências e classificados internos, realizar agendamento de mudanças, participar de enquetes, entre outras funcionalidades. “As enquetes digitais são uma inovação que deixam a gestão dos síndicos mais democrática, permitindo que todos possam opinar sobre novas ações, garantindo com isso também o melhor relacionamento entre os vizinhos”, afirma.

Segundo Márcio Muller, a plataforma centraliza a comunicação em um só canal, com níveis de acesso diferentes para síndico, portaria e moradores. “Isto tudo libera os funcionários de funções burocráticas, disponibilizando mais tempo para focar em outras atividades que são mais úteis ao condomínio”, disse.

“A nossa experiência com o aplicativo está sendo sensacional, tem sido muito eficiente, prático e útil a todos do condomínio”, afirma João Carlos Nogueira, síndico do condomínio Lugano, de Curitiba.

Website: http://www.novacorp.com.br



IBRI e Morrow Sodali realizam evento sobre Assembleias

São Paulo, 23/03/2022 23/3/2022 – Videoconferência do IBRI e Morrow Sodali abordará as tendências para as Assembleias Gerais Ordinárias, em 25 de março de 2022, das 11 às 12 horas.

O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e a consultoria Morrow Sodali promoverão videoconferência, em 25 de março de 2022, das 11 às 12 horas, sobre “How to prepare for the 2022 Brazil AGM season: corporate governance trends for boards and investors”.

O evento terá a participação de Rodrigo Maia, Diretor-Presidente do IBRI; Agnes Blanco Querido, Senior Director da Morrow Sodali; Fabio Henrique de Sousa Coelho, presidente da Amec (Associação de Investidores no Mercado de Capitais) e Paula Magalhães, sócia do escritório Lobo de Rizzo Advogados.

Os participantes debaterão como as companhias devem se preparar para a temporada de Assembleias Gerais Ordinárias de 2022 e as tendências de Governança Corporativa para Conselhos e investidores.

O evento conta com apoio da Ten Meetings.

Para acompanhar o evento na íntegra, basta acessar o canal do YouTube do IBRI:

https://www.youtube.com/watch?v=S26qjNbdLuc

Website: http://www.ibri.com.br



Leilão de quotas do WTC – SP e de prédio em Brasília acontecem on-line

São Paulo 23/3/2022 – Para participar, é necessário um cadastro no portal Lance no Leilão.O leilão vai acontecer no dia 30 de março, às 11 horas, exclusivamente on-line no portal Lance no Leilão. Os lances já podem ser feitos no portal.

O BB Previdência e a Caixa de Previdência Complementar do Banco da Amazônia (CAPAF), em parceria com o escritório Lance no Leilão, anunciam leilão de imóveis em São Paulo e em Brasília, no dia 30 de março, às 11 horas, exclusivamente on-line no portal Lance no Leilão. Os lances já podem ser feitos no portal.

Estão disponíveis para arremate quatro quotas do World Trade Center – WTC, localizado na Avenida das Nações Unidas, em São Paulo, e de um prédio comercial situado no Setor Bancário Sul de Brasília-DF, próximo às sedes do Banco Central e de outras instituições financeiras. Os lances mínimos são R$ 16,2 milhões e R$ 18,9 milhões, respectivamente.

As quatro quotas do World Trade Center – WTC-SP compreendem uma parte ideal de 1,3334% ou 297,8484 m2 de terreno pertencentes à CAPAF. O WTC-SP é referência em complexo empresarial da América Latina e se destaca pelo conceito multiuso, unindo o WTC Business Tower, com 25 pavimentos de escritórios; o Sheraton São Paulo WTC Hotel; o centro de convenções WTC Events Center; o clube de negócios corporativos WTC Business Club, além do D&D Shopping, especializado em design e decoração visando o mercado de alto poder aquisitivo.

Já o leilão do imóvel de Brasília compreende um prédio comercial localizado no Setor Bancário Sul (SB/SUL), Quadra 02, Bloco B, Lote 18 – Edifício São Marcus, Asa Sul. Atualmente, é alugado para a Emgea, empresa gestora de ativos, cujo contrato finaliza em agosto. O prédio possui terreno de 647,40 m2 e área útil de 6.606,45m², sendo sete pavimentos com 83 vagas cobertas e quatro subsolos, subloja, térreo e sobreloja.

“A oportunidade para o investidor é significativa pelo valor do lance e pelo potencial do Setor Bancário Sul, que abriga as sedes dos principais bancos brasileiros, além de ser uma região rica em opções de arte, teatro e lazer”, destaca Carla Umino, leiloeira oficial da Lance no Leilão.

Participação

Os lances podem feitos por pessoas físicas e jurídicas. Para isso, é necessário um cadastro no portal Lance no Leilão com até 48 horas de antecedência do evento.

Os lotes podem ser arrematados à vista ou por financiamento imobiliário, de acordo com o edital de cada leilão. O BB Previdência ficará responsável pela quitação de eventuais valores de IPTU e condomínio, até a assinatura da escritura pública.

 O edital completo está disponível em Lance no Leilão

Serviço:

 Leilões On-line do BB Previdência.

  • Dia 30 de março, 11 horas.
  • Cadastro para participar e realizar lances no portal Lance no Leilão.
  • Necessário cadastro com até 48 horas de antecedência.
  • Contatos: 11 2359-7351 e 3461-3583

Website: https://www.lancenoleilao.com.br/



Artistas gráficas japonesas transformam ilustração, cinema e publicidade

23/3/2022 – Mulheres que mudam as formas de se fazer arte e influenciaram o Japão e o mundo.

As mídias japonesas inundaram o imaginário brasileiro desde o boom dos mangás, animes e games, no final do século XX. Muitos foram os que cresceram cercados pelas influências japonesas e se apaixonaram pela cultura do país. Ao contrário do ideal popular, as artes gráficas nipônicas vão muito além desses três pilares, englobando também ilustração, cinema, fotografia, design, publicidade, entre muitos outros. 

Em meio a esse cenário existem muitas mulheres à frente de grandes projetos responsáveis por transformarem as artes gráficas no Japão e, consequentemente, no Brasil também. Essa disparidade também aparece na maioria dos acervos artísticos do mundo: segundo dados das Guerrillas Girls, grupo de artistas feministas ativistas pela igualdade de gênero nas artes e meio artístico, apenas 5% das artistas na seção de arte moderna do Metropolitan Museum, em Nova York, são mulheres, mas 85% da nudez das obras é feminina. De acordo com relatório sobre a aplicação da Lei de Igualdade da Espanha, somente 26% das obras expostas em 2019 na Feira Internacional de Arte Contemporânea de Madri (Arco) eram de autoria feminina. 

Dentro do universo dos mangás, destaca-se o grupo inteiramente feminino de mangakas (ilustradoras de mangá) CLAMP, formado em meados dos anos 1980 por Nanase Ohkawa (1967), Mokona (1968), Tsubaki Nekoi (1969) e Satsuki Igarashi (1969). Elas são responsáveis pela criação de obras reconhecidas mundo afora, como Sakura Card Captors (mangá que foi publicado no Brasil e animação integrando programação de canais de TVs abertos e fechados), Chobits e Guerreiras Mágicas de Rayearth. As histórias da CLAMP revelam meninas fortes e independentes, que não tem relações amorosas como trama principal e não se apoiam em figuras masculinas. 

Já no meio cinematográfico, um dos grandes nomes é Naomi Kawase (1969), diretora que mudou a maneira de fazer cinema no Japão com apenas 23 anos. Naomi já havia experimentado a sétima arte antes, mas foi com o curta-metragem “Embracing” (1992) que se apresentou ao mundo com uma câmera em primeira pessoa trazendo temas pouco discutidos pelas mídias nipônicas. Em uma série de documentários misturados a memórias, Naomi se tornou a mais jovem diretora a ganhar o prêmio Caméra d’Or de melhor direção e revelação, no Festival de Cannes de 1997, marcando a história da indústria cinematográfica. 

Para além das vertentes artísticas, Harumi Yamaguchi (1941) revolucionou vários dos conceitos publicitários que existiam no Japão até meados dos anos 1970, criando anúncios coloridos com linhas duras e precisas, quase sempre exibindo mulheres fortes e exuberantes. As personagens de Harumi aparentam viver apenas para si mesmas e, pelo caráter de suas obras, consumindo atos ditos “não femininos” para a época: fumando, andando de skate e tomando refrigerante. 

Ao contrário de Harumi, a artista plástica Makiko Sugawa (1974) exibe traços finos e delicados em suas obras, expondo a fragilidade humana das mulheres que desenha. Inspirada pela própria história, marcada pela amputação de uma de suas pernas devido a um câncer, Makiko retrata personagens com deficiências físicas e próteses como mulheres fortes, sensuais e confiantes, tendo como maior objetivo empoderá-las, além de lutar por melhores direitos e menos discriminação para as pessoas com deficiência. 

O público pode conferir obras dessas duas últimas artistas contemporâneas na exposição gratuita e inédita no Brasil “Wave – Novas correntes nas artes gráficas japonesas”, em exibição na Japan House São Paulo, até 1° de maio, com entrada gratuita. Além delas, outros 52 artistas japoneses consagrados e novas promessas que atuam nas mais variadas vertentes das artes gráficas exibem suas criações, incluindo outras mulheres importantes para os movimentos artísticos, como Kahori Maki (1961), conhecida por utilizar elementos dramáticos para representar padrões da natureza, o que a levou a colaborar com grandes marcas como Shiseido e Levi’s; Chika Takei (1982), que cria ilustrações estilizadas com cores fortes de garotas lúdicas e extremamente expressivas, frequentemente inspiradas em personalidades do mundo pop; Mayumi Tsuzuki (1966), que, em seu trabalho, utiliza cores vibrantes para contrastar com personagens sombrios e inquietantes, refletindo assim sobre a complexidade das nossas vidas emocionais; e Mayu Yukishita (1995), que retrata jovens mulheres através de ilustrações fotorrealistas com forte traço emocional e que beiram ao sombrio. 

Serviço:
Exposição “WAVE – Novas correntes nas artes gráficas japonesas”
Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52, segundo andar
Período: de 22 de fevereiro a 1º de maio de 2022
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/
Entrada gratuita. Obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação (visitantes acima de 18 anos com, pelo menos, 2 doses do imunizante e de 12 a 18 anos, no mínimo, 1 dose)
A exposição conta com recursos de acessibilidade.
Mais informações em www.japanhousesp.com.br

 

Website: http://www.japanhousesp.com.br



Transformação digital impulsiona varejo de vizinhança

São Paulo, SP 23/3/2022 – Após abertura de estabelecimentos crescer 40% em 2021, especialista da Linx aponta que uso de tecnologia pode otimizar a ampliação de minimercados, empórios e mercearias

Os hábitos de consumo estão se tornando cada vez mais rápidos e próximos do cliente. Se antes os hiper e supermercados eram a principal referência na hora de fazer compras, os últimos anos estão mostrando que estabelecimentos como minimercados e mercearias também estão conquistando a preferência do consumidor. Segundo uma pesquisa da Geofusion, empresa especializada em estudos geomercadológicos, em 2021 houve um salto de 40% na abertura de lojas no formato de proximidade/vizinhança, em comparação com 2020. Mesmo com esse crescimento, esse nicho ainda enfrenta alguns desafios como mais presença on-line, aperfeiçoamento de processos internos como gestão e estoque, entre outros pontos que são vitais para o desenvolvimento do negócio. A tecnologia, que segue se reinventando a cada dia, vem solucionando gargalos vividos no dia a dia do varejo de vizinhança.

Em meio a tantas opções e inovações tecnológicas para o varejo, muitas vezes o pequeno varejista se encontra em um cenário de não saber por onde começar para digitalizar o estabelecimento. “Existem soluções diferentes, desde as mais simples, que focam apenas em aplicativo de delivery ou presença em marketplaces, por exemplo, até aquelas que integram todo o sistema do negócio, oferecendo vantagens desde o controle de estoque, gestão de ponta a ponta, totens de autoatendimento e também o serviço de delivery. Para quem precisa iniciar essa transformação de alguma maneira, pode ser o caminho de se manter em destaque dentro do nicho e de oferecer o melhor para o consumidor que busca mais agilidade e conveniência”, ressalta Samuel Carvalho, gerente da vertical Mercado de Proximidade na Linx, especialista em tecnologia para o varejo.

Entre as inovações apoiadas pela tecnologia está o Quick Commerce (ou Q-Commerce), que cresce de forma exponencial na preferência do consumidor. Esse conceito engloba a alta velocidade na entrega de produtos, serviços oferecidos em marketplaces como iFood e Rappi, por exemplo. De acordo com a Industry Insights, metade dos brasileiros utilizam a entrega em domicílio ao menos uma vez por mês, enquanto 19% usam de 2 a 4 vezes na semana. Para negócios de vizinhança, a digitalização do negócio é fundamental para abrir novas oportunidades. “É um equívoco pensar que, por serem minimercados ou mercearias, não há a possibilidade de se digitalizarem. Estar no on-line, seja utilizando um marketplace como meio ou com um aplicativo próprio, abre portas para que o consumidor continue escolhendo o negócio local na hora de comprar com alguns cliques”, comenta Carvalho.

Uma pesquisa da National Retail Federation (NRF) mostrou que para 83% das pessoas a conveniência ao comprar agora é mais importante do que era há 5 anos. Considerando que o alcance de comércios locais tende a ser menor quando o método de vendas permanece tradicional, esse pode ser o momento para o varejista se atualizar, já que a digitalização e a conveniência são preferências do consumidor: “Quando o comércio local opta por ser omnichannel, e estar no on-line oferecendo delivery e no off-line mantendo a qualidade, abrem-se as portas para o alcance de novos clientes em potencial de outros bairros, além da fidelização daqueles que já compram frequentemente naquele mercado ou mercearia”, pontua Samuel Carvalho.

De acordo com um levantamento do Sebrae, o setor de minimercados, mercearias e empórios está no top 10 entre as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) que mais geraram empregos em 2021, ocupando o 8º lugar da lista. Esses dados fortalecem ainda mais os resultados positivos dos chamados “mercados de vizinhança”. Mas ainda existem gargalos enfrentados pelo setor, que também podem ser reparados por meio de adaptações: “Empórios, mercearias e minimercados não costumam ter estoques grandes – afinal, não há essa necessidade. A chave está em ter um mix de produtos certeiro adaptado de acordo com o que o cliente está buscando mais. Recolhendo e analisando dados de visitas, tickets de venda e compras on-line, é possível entender melhor o comportamento do consumidor e ajustar as promoções e produtos de acordo”, finaliza o executivo da Linx.

Website: https://www.linx.com.br/imprensa



O médico veterinário tem papel importante no controle das arboviroses

Goiânia, Goiás 23/3/2022 – Nós atuamos em conformidade com as normatizações do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina VeterináriaArboviroses são algo mais comum do que a sociedade imagina, mas essas doenças podem ser prevenidas com práticas simples.

Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, do zika vírus, da febre chikungunya e da febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

Orientações do CRMV-GO

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO) explica a importância dos cuidados para a prevenção das arboviroses durante e após o período chuvoso em Goiás. As principais são: a febre amarela, transmitida por vetores silvestres, que pode ser prevenida por meio da vacinação; e a dengue, a chikungunya e o zika vírus, que são transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti e têm como principais formas de prevenção as medidas de controle dos criadouros deste vetor, além do uso de repelentes e barreiras físicas, como a telagem de portas e janelas.

O Conselho orienta que a população deve evitar o acúmulo de água nos objetos e materiais inservíveis, como latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos, lixeiras, entre outros.

A atuação do médico-veterinário

Ele é capacitado para planejar e coordenar as ações de vigilância e controle das arboviroses com o apoio das equipes de Agentes de Combate às Endemias (ACE). As principais ações desencadeadas pelos Agentes de Saúde são as visitas com orientações voltadas ao manejo integrado dos vetores citados, além da aplicação de inseticidas adulticidas nos locais com ocorrência de vários casos da doença, através de bombas motorizadas de UBV.

Para evitar as arboviroses, eles atuam na saúde pública por intermédio da Vigilância e Controle das zoonoses, das doenças vetoriais e dos acidentes causados por animais peçonhentos. “Nós atuamos em conformidade com as normatizações do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina Veterinária”, alertou o diretor da Vigilância em zoonoses e membro da Comissão Estadual de Saúde Única do CRMV-GO, o médico-veterinário Bruno Sérgio.

Dados e estudos

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), 60% das doenças infecciosas humanas são de origem animal, uma porcentagem que chega a 75%, no caso das chamadas doenças “emergentes”, como ebola, Aids, gripe aviária, SARS e zika.

Além disso, eles participam de estudos e pesquisas em Saúde Pública, inclusive sobre vacinas contra a Covid-19, orientando a respeito dos cuidados com o manejo de resíduos, que previnem e controlam doenças transmissíveis por alimentos, vetores, animais e alterações ambientais, provocadas pelo ser humano e por desastres naturais.

Quais os caminhos para o alcance do controle dessas enfermidades?

A Medicina Veterinária e a Saúde Humana fazem parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). As equipes são formadas por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, que atuam de maneira integrada, tendo, em termos sanitários e ambientais, maior capacidade de intervir em problemas e atender às necessidades dos municípios.

A presença dos médicos-veterinários no NASF eleva a qualidade da atenção básica à família. São eles que realizam as visitas domiciliares para diagnóstico de risco à saúde na interação entre seres humanos, animais e meio ambiente. O contato com a população permite sanar dúvidas sobre cuidados gerais, como alimentação, vermifugação e vacinação, melhorando o convívio com os animais de estimação, prevenindo doenças e o abandono nas ruas.

Vale lembrar que o veterinário que trabalha em Saúde Pública tem algumas competências exclusivas, como: inspeção de produtos de origem animal, vigilância entomológica dos vetores, planejamento das ações, coordenação e, inclusive, a execução, que indicam que a atuação do médico-veterinário está ligada também à saúde humana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Website: http://www.crmvgo.org.br



Aumenta participação do correspondente bancário no mercado

Avenida Paulista, São Paulo 23/3/2022 – Transações efetuadas por correspondentes bancários cresce, assim como transações de crédito por canais digitais. Já número de agências físicas diminui.Número de correspondentes bancários aumenta 11,9% no Brasil, e composição das transações totais de correspondentes cresce de 4,5 bi para 5,8 bi, juntamente com aumento nas transações de créidto por canais digitas. Enquanto isso, quantidade de agências físicas diminui 10,7%.

Com a crise econômica mundial e as transformações digitais que se intensificam durante a pandemia, os serviços bancários efetuados por meios digitais estão sendo cada vez mais utilizados pelos brasileiros. Neste cenário soma-se o aumento no número de correspondentes bancários e o total de transações efetuada por estes profissionais. Já o número de agências bancárias diminui.

A mais recente pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária mostra que a composição das transações totais de correspondentes bancários em 2019 era 4,5 bi, enquanto que em 2020 este número saltou para 5,8 bi. O aumento geral do mercado de transações bancárias foi de 20%. Os produtos de crédito são o principal foco de trabalho dos correspondentes, e a pesquisa mostra que 9 em cada 10 transações de crédito já são realizadas em canais digitais.

E segundo o jornal Estadão, os grandes bancos fecharam 1,8 mil agências em apenas 12 meses. Esta queda está alinhada com o último Relatório de Cidadania Financeira divulgado pelo Banco Central (BC), que mostra que em 2018 eram 21,2 mil agências bancárias no país, número que caiu para 18,9 mil em 2020, ou seja, uma queda de 10,7%.

Já o número de correspondentes bancários subiu 11,9%, de 118,4 mil para 210,6 mil em apenas três anos, segundo o relatório. Este cenário de crescimento da atividade do correspondente bancário pode ser uma fonte de oportunidades para muitas pessoas. Ainda segundo o Portal Mundo do Marketing, dos dos setores que vem se destacando como protagonista nessa transição do off-line para o on-line é o da correspondência bancária.

De acordo com o professor e especialista Jefferson Ribeiro da AprovaBancários.com, escola especializada em treinamento de correspondentes bancários, este cenário de crescente demanda por crédito, em conjunto com as transformações digitais e diminuição das agências bancárias faz com que os serviços do correspondente bancário se tornem cada vez mais procurados: “Os correspondentes bancários são parceiros das instituições financeiras, contratados para oferecer serviços bancários fora das agências, e um dos serviços mais rentáveis para o correspondente é a oferta de crédito”, diz o especialista.

A afirmação sobre as oportunidades neste mercado está alinhada com o crescente aumento da busca por crédito, com a evolução do mercado financeiro para os meios digitais e com a necessidade das instituições financeiras contarem com parceiros para levar seus serviços e produtos para mais pessoas, sem a necessidade de expandir suas próprias agências ou canais de atendimento.

“Algo inédito e muito importante que está acontecendo neste momento é a ascensão do correspondente bancário home office, que foi recentemente regularizado pelo Banco Central. Em 2022 já estamos vendo o começo de um grande movimento de transformação e aumento da procura por novos correspondentes, que agora são autorizados a operar de forma 100% digital. Cada dia mais negócios estão sendo fechados por meios digitais e sem a necessidade de reunião presencial ou qualquer envio de documentos físicos”, ressalta Jefferson.

Dessa forma, finalizou o especialista, já em 2022 a tendência é que mais agências físicas irão fechar e uma quantidade cada vez maior de operações de oferta de crédito serão efetuadas nos meios digitais, sendo o correspondente um agente essencial nesse cenário.

Mais informações sobre o correspondente bancário podem ser encontradas no site da AprovaBancários.com: https://aprovabancarios.com

Website: https://aprovabancarios.com



ExpoISP Expedição movimenta mercado de Internet em São Luís-MA

23/3/2022 – Depois desta edição, evento segue para diversas outras cidades do país. Além disso, em maio e novembro acontecem as edições nacionais, sendo Olinda-PE em maio e São Paulo-SP em novembro.

A ExpoISP Expedição chega nesta quarta-feira, 23 de março, pela terceira vez a São Luís-MA. O evento, que ocorre no Hotel Luzeiros (Rua João Damasceno, 02, Ponta do Farol) reúne provedores de internet e operadoras regionais, contando com uma programação focada em tendências e avanços do setor, além de oportunidades de geração de novos negócios para as empresas da área.

A programação do evento vai até as 18h, contando com palestras e painéis sobre temas como saúde organizacional, novas tecnologias para certificação de rede óptica, provedor de alta performance, equipamentos para postes e sua importância para conexões seguras, XGS-PON, ataques DDoS e como se defender, gestão de equipe para ISPs, entre outros. Além disso, há espaços de networking, convivência e sorteios.

A ExpoISP Expedição tem patrocínio de Agora, FiberX Huawei, Sumec, e apoio da Abeoc Brasil, Abott’s, Abramulti, Anid, Anpit, Apims, Appit, Apriam, Aprovasf, Aprove Brasil, Aspeal, Aspro, BOT, Café Ideia, FTTH Brasil, Infra News Telecom, Loucos da Telecom, Mesa Brasil – Sesc, Microtel, ProBahia, Redetelesul, Seinesba e Sinet.

Entre os expositores, estão Agora, Astaplay, ATN, Cablena Brasil, Cariap, ConnectoWay, Dicomp, Digital Conect, DJR Consultoria, Fenix Telecom, Fiber, FiberHome, Fibersul, FiberX, Filadelfia, FonNet, MaisJobs, MaxPrint, Megalink Telecom, Fibra Distribuidora, OIW, Playhub, Precison Solutions, Prysmian Group, Redex, Sumec, Super Player & Co, TecWi, Telxe e Wirelink.

Após a edição de São Luís-MA, o evento acontecerá, ainda, em muitas outras datas e locais pelo país. A programação pode ser visualizada em: https://expedicao.expoispbrasil.com.br/

Além disso, em maio e novembro acontecem as edições nacionais do Expo ISP. A primeira, de 11 a 13 de maio, em Olinda – PE, e a segunda, de 03 a 05 de novembro, em São Paulo – SP. Informações: https://www.expoispbrasil.com.br

A realização é da Start Produções, responsável pela produção de mais de 500 horas de eventos em todo o Brasil, somando mais de 100 palestras em mais de 20 cidades, onde se reuniram cerca de 5 mil visitantes, além de mais de 100 expositores.



A pesca esportiva e sua ascensão mundial

Campinas – SP 23/3/2022 – A pesca recreativa há muito tempo deixou de ser aquela atividade pacata que muita gente conhecia. Hoje é uma atividade frenética, praticada por atletas O instituto Clube da Pesca.org analisa como uma das atividades de subsistência mais antigas da humanidade pôde se tornar uma prática esportiva que movimenta bilhões de dólares, sendo praticada até mesmo pelo atual presidente russo, Vladimir Putin.

De acordo com o Banco Mundial, a pesca esportiva movimenta hoje em torno de 700 bilhões de dólares. No Brasil por sua vez, em dados divulgados pelo SEBRAE, esse número ultrapassou a faixa de 1 Bilhão. Assim uma das atividades de subsistência mais antigas da humanidade vem se tornando uma prática esportiva de bilhões de dólares, movimentando diversos polos econômicos e ganhando destaque entre as atividades ao ar livre.

Não é só o atual presidente russo que tem entre suas principais atividades de lazer a prática da pesca recreativa. Os ex-presidentes norte americanos George Washington, Grover Cleveland, Hebert Hoover, Jimmy Carter, Dwight Eisenhower e Franklin Delano Roosevelt também eram apaixonados pela pesca, considerada um esporte e uma fonte de lazer, uma forma de fugir dos holofotes dos afazeres presidenciais, a pesca proporcionava a tranquilidade necessária para um relaxamento ou até mesmo para tomada de decisões difíceis.

O Brasil também tem sua cota de presidentes pescadores, como Luiz Inacio Lula da Silva e o atual Presidente Jair Messias Bolsonaro. Ambos já foram flagrados praticando a pesca recreativa em momentos de lazer.

Seja no mar, em rios, em lagos ou pesqueiros o número de praticantes desse esporte cresce de forma acelerada pelo mundo e também no Brasil, detentor dos títulos de maior bacia hidrográfica e maior biodiversidade aquática do mundo.

Recentemente o Kremlin divulgou em seu sítio oficial diversas fotos de uma expedição de pesca feita pelo presidente russo na Sibéria. Tal fato surpreendeu muita gente, afinal, a pesca historicamente é conhecida por ser uma atividade pacata que requer muita paciência.

Mas o que a pesca, uma atividade pacata, poderia proporcionar a pessoas como o presidente russo e ainda, como seria possível essa prática milenar se tornar um importante nicho do turismo mundial, movimentando bilhões de dólares? O Dr. Thiago Henrique Fantini, fundador do Clube da Pesca.org, um instituto que atua na pesquisa e promoção da pesca esportiva, explica os possíveis motivos de tantas pessoas, inclusive muitos líderes Mundiais, serem apaixonadas pela pesca:

“A pesca recreativa deixou de ser aquela atividade pacata que muita gente conhecia. Ao longo dos anos, principalmente na última década, se transformou numa atividade esportiva frenética. Os prazeres exaltados ao capturar um peixe ficam marcados nas feições e na memória do pescador de tal forma que aquele esporte se torna um vício. E existe sim uma explicação fisiológica pra isso: O sistema límbico do cérebro humano busca prazer e recompensas, sendo que as sensações de prazer e recompensas são uma parte necessária da sobrevivência humana, como a sensação que você tem quando conquista algo difícil ou, por exemplo, quando é elogiado por seu chefe ao realizar um trabalho que dá certo. No momento da captura de um peixe, o cérebro libera uma substância química feliz (endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina), que ativa sistema límbico, conhecido também como centro de prazer do cérebro. É justamente isso que faz o praticante da pesca esportiva viciar naquele momento, no momento da fisgada, da briga com o troféu além do relaxamento pacífico que inunda o corpo logo após a captura.”

Partindo então do princípio fisiológico explicado pelo Dr. Fantini, é compreensível que o presidente russo, popularmente visto como uma pessoa viciada em ação, tenha entre suas atividades preferidas a pesca recreativa, ou esportiva propriamente dita.

Além disso, fatores como o meio ambiente onde a pesca é realizada, a busca por peixes maiores, a busca por espécies endêmicas ou regionais acarreta uma grande movimentação financeira, aquecendo toda a macroeconomia que gira em torno do turismo de pesca.

Todos esses fatores acima explanados são um claro sinal de que a pesca vista como atividade recreativa e como esporte é um novo conceito que aos poucos vai ganhando popularidade, sendo certo de que o turismo consequente resulta em um desenvolvimento sustentável das regiões onde as práticas acontecem, trazendo benefício a uma cadeia econômica complexa e abrangente.

Assim como em muitas práticas esportivas a pesca também necessita de um condicionamento físico e mental, aonde o pescador chega a arremessar a isca por mais de mil vezes ao dia. Existem modalidades ainda que unam á pesca outros esportes, como o caiaquismo onde o pescador além de arremessar por milhares de vezes a isca artificial e recolhê-la em busca do troféu, também precisa remar constantemente, por dezenas de quilômetros. Junte isso com as sensações de prazer da captura do peixe, desenvolvimento sustentável e turismo ecológico e pronto, tem-se a definição de Pesca Esportiva.

Website: https://www.instagram.com/clubedapesca_org/



Positivo lança a 2ª geração da Smart Câmera 360° Bot Wi-Fi

A Positivo Casa Inteligente acaba de lançar a Smart Câmera 360° Bot Wi-Fi 2ª geração, uma câmera inteligente que gira totalmente sobre seu eixo com novidades de design e ângulo de visão. 

A nova solução amplia o portfólio da marca e oferece alta qualidade de imagem, com resolução de 1080p Full HD, ideal para monitorar diferentes ambientes da casa ou da empresa de maneira remota e em tempo real.

Portátil, o novo dispositivo tem como diferencial em relação à primeira geração do produto o ângulo de visão ampliado, que passou de 120º para 135º, ideal para a observação mais detalhada de uma grande área de interesse do usuário, mesmo com a câmera parada. A câmera transmite as imagens ao vivo e também pode gravar os dados em um cartão microSD de até 128GB.

O equipamento mantém o formato que lembra um pequeno robô e pode ser usado, por exemplo, para monitorar o quarto do bebê, um cômodo grande como a sala de estar, ou mesmo o fluxo de clientes de estabelecimentos comerciais. Ela tem tecnologia de infravermelho capaz de filmar no escuro, e identifica movimentações em seu campo de visão gerando notificações para o usuário, que, por sua vez, pode rotacionar remotamente o dispositivo em 360º.

Além disso, graças ao áudio bidirecional, permite a comunicação entre quem estiver próximo à câmera e o usuário que estiver usando o aplicativo gratuito da Positivo Casa Inteligente no smartphone para ver as imagens.

O dispositivo é muito fácil de instalar. Basta baixar o app, se conectar a uma rede Wi-Fi, fazer o pareamento do produto com o smartphone e começar a utilizar. Além de controlar as ações da câmera pelo smartphone, o usuário pode integrar o objeto aos assistentes de voz Google Assistente e Alexa, e visualizar as imagens em televisores conectados ou em dispositivos da família “Echo Show”.

Preço e disponibilidade
Disponível na cor branca, o produto vem com uma guia rápido, fonte de alimentação, cabo USB suporte de parede, parafusos, buchas e pino para reset. A câmera já está disponível no site por R$ 359,10 à vista, tem 10% de desconto para pagamentos no PIX ou pode ser parcelado no boleto em 6x de R$ 66,50.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Em abril de 2022, medicamentos especiais ficarão mais caros

Atibaia, São Paulo 23/3/2022 – O ajuste de preços de medicamento deve ocorrer no dia 31 de março de cada ano.Após expressivos aumentos nos preços dos alimentos e do combustível, os medicamentos também devem sofrer reajuste.

Após expressivos aumentos nos preços dos alimentos e do combustível, tanto os medicamentos nacionais como os importados também devem sofrer reajuste. Anualmente, o aumento é divulgado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) – órgão responsável pelo controle dos reajustes de medicações – juntamente com a Anvisa. De acordo com esses órgãos, o ajuste de preços de medicamento deve ocorrer no dia 31 de março de cada ano e passando a valer a partir do dia 1º de abril.

A Resolução nº 01 da CMED explica que o cálculo usado para elaborar o ajuste anual tem por base a variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulada em 12 meses, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); o fator de produtividade (Fator X), que é estabelecido a partir da estimativa de ganhos prospectivos de produtividade da indústria farmacêutica; fator de ajuste de preços relativos entre setores (Fator Y), que visa ajustar o os preços relativos entre o setor farmacêutico e os demais setores da economia; e o fator de ajuste de preços relativos intrassetor (Fator Z), que visa ajustar os preços relativos entre os mercados com menor concorrência e os mais competitivos dentro do ramo farmacêutico. Na Resolução também encontra-se a fórmula utilizada para o cálculo do ajuste, que é a seguinte: Variação Percentual do Preço do Medicamento (VPP) = IPCA – X + Y + Z. A CMED disponibiliza uma lista com o preço máximo de cada medicamento, podendo ser acessada através do endereço https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/cmed/precos.

O presidente-executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma), Fábio Timbó, explica que 99% da química fina para produzir um medicamento é importada, por isso, a alta do dólar, do frete, do combustível, da energia, e outras variáveis são atreladas a esse reajuste. “É bem verdade que isso traz um impacto para o consumidor, mas o objetivo do varejo é que não faltem medicamentos” pontua Fábio. No cenário atual, os preços da maioria dos produtos estão sendo impactados pela alta de preços no exterior, que é consequência, principalmente, da guerra no leste europeu. “Os custos estão muito elevados na indústria química e o que conseguirem repassar ao consumidor final, vai ser repassado. Assim como os alimentos, os medicamentos são itens de primeira necessidade, então tende aí a ter um repasse integral dos custos dentro do permitido”, explica a economista Tatiana Nogueira, em matéria ao Diário do Nordeste.

Avaliando o mercado de medicamentos especiais, o diretor e CSMO do Portal Preço Medicamentos (portal especializado em cotação de medicamentos especiais), André Lima, sinaliza o seguinte: “Nesse ano infelizmente vamos sentir com a maior crise de aumento dos preços dos medicamentos, especialmente os medicamentos de alta complexidade, especiais ou de alto custo, que dependem exclusivamente de matéria primas vindas do mundo oriental e do leste europeu”. André também ressalta que todos os parceiros do portal Preço Medicamentos já foram orientados a revalidar ajustar os preços de suas cotações o mais breve possível em abril de 2022, caso os mesmos não tenha feito.

Maiores informações: https://www.precomedicamentos.com.br/

Website: https://www.precomedicamentos.com.br/



Qualcomm lança o fundo Snapdragon Metaverse de US$ 100 milhões

 A Qualcomm anunciou hoje o lançamento do Snapdragon Metaverse Fund, criado para investir até US$ 100 milhões em desenvolvedores e empresas que criam experiências XR únicas e imersivas, bem como realidade aumentada (AR) central associada e inteligência artificial relacionada ( tecnologias de IA). O fundo planeja aplicar capital por meio de uma combinação de investimentos de risco em empresas líderes de XR pela Qualcomm Ventures e um programa de subsídios da Qualcomm Technologies, Inc. e empreendimentos.

“Nós entregamos a tecnologia e as experiências de plataforma inovadoras que permitirão que o consumidor e a empresa construam e se envolvam no metaverso e permitam que os mundos físico e digital sejam conectados. A Qualcomm é o ingresso para o metaverso”, disse Cristiano Amon, presidente e CEO da Qualcomm Incorporated.

“Por meio do Snapdragon Metaverse Fund, esperamos capacitar desenvolvedores e empresas de todos os tamanhos à medida que ultrapassam os limites do que é possível ao entrarmos nesta nova geração de computação espacial”, diz o executivo.

A Qualcomm tem sido um dos principais contribuintes em todas as grandes evoluções da computação e é líder em tecnologias essenciais como 5G, IA e XR – todas essenciais para o metaverso. À medida que entramos na nova era da computação espacial, o fundo ajudará a habilitar e promover a inovação em todo o ecossistema por meio de investimentos de risco e concessões de ecossistema de desenvolvedores para projetos de conteúdo.

Além disso, os destinatários podem ter a oportunidade de obter acesso antecipado à tecnologia de ponta da plataforma XR, kits de hardware, uma rede global de investidores e oportunidades de comarketing e promoção.

Empresas e desenvolvedores interessados ​​em saber mais podem visitar o site. As inscrições para o Snapdragon Metaverse Fund serão abertas oficialmente em junho.

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Conheça os 4 principais tipos de liderança

Ter colaboradores engajados com os objetivos da empresa é o sonho de qualquer gestor. Para isso, ter uma liderança no ambiente de trabalho é essencial para criar um ambiente mais saudável e engajador. Segundo um estudo da consultoria Right Management feita em 15 países, pessoas motivadas no trabalho rendem até 50% mais. O líder tem o poder de inspirar, influenciar e desenvolver pessoas.

Um estilo de liderança impacta no clima organizacional e no comportamento dos funcionários. Mas é necessário que a formação de um líder seja qualificada para identificar a melhor forma de exercer essa função em favor da organização como um todo. Um líder que inspira confiança, desperta nas atitudes de um funcionário a mesma vontade de trabalhar para atingir, por exemplo, uma ascensão de cargo. Colaborador feliz é, em média, 31% mais produtivo e três vezes mais criativo em comparação aos outros, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Universidade da Califórnia.

Mesmo com os estilos de liderança variáveis, as habilidades devem apresentar tais competências, como: assumir responsabilidades; comunicar sua equipe; ser flexível; e saber direcionar o melhor caminho para os funcionários atingirem as metas. “O papel de um líder é de extrema importância dentro das organizações. Empresas que apoiam o papel de seus líderes e de sua equipe possuem resultados mais eficazes. Líderes que aplicam o Marketing de Incentivo no processo de trabalho possuem uma devolutiva sobre a sua performance, de forma prática e eficiente”, ressalta Rodolfo Carvalho, CEO da Incentivar, empresa de software de incentivo.

A liderança é uma peça importante para todos os níveis da empresa: estratégico, tático e operacional. Além de tudo, os líderes representam a própria empresa para os colaboradores, levando em consideração os aspectos de satisfação dos mesmos e sobretudo do clima organizacional. Um líder precisa estar à frente das decisões e se destacar pela empatia, justiça e imparcialidade. Com foco nisso, é necessário criar ações no ambiente que porporcionem ao funcionário o sentimento de pertencimento, a partir de premiações, descontos em lojas parceiras, viagens e/ou ascensão de cargo.

É preciso construir relações de confiança e entender os anseios de cada profissional para que ele possa crescer na carreira. Muitas empresas entendem a importância de criar líderes para coordenar uma equipe e buscam reconhecer cada vez mais o papel de cada um deles, levando em consideração os métodos de incentivo. De acordo com uma pesquisa do Google, o termo “liderança de equipe” apresentou 75% das buscas, em 06 de março de 2022.

Pensando nisso, citamos os 4 tipos de liderança para o gestor e/ou líder reconhecer as suas atribuições.

Confira:

Liderança Autocrática
A centralização de decisões é uma de suas principais características, onde as ordens são impostas aos funcionários. Em empresas de grande porte, ela ainda é considerada a liderança mais utilizada. Como é usada: É uma abordagem cabível em momentos nos quais não existe muita inovação, e visa o cumprimento de tarefas de forma mais rápida, organizando os times e sem existir uma participação da equipe nas decisões. Inserida em empresas que possuem um cronograma de trabalho bem estruturado. 

Características: O líder como o único tomador de decisões; pouca ou nenhuma delegação de tarefas; impõe regras. Benefícios: Controle de fluxos; agilidade na tomada de decisão.

Liderança Liberal
Essa liderança é o oposto da autocrática. O líder dá autonomia aos colaboradores que, por sua vez, também conseguem tomar decisões. Como é usada: Este estilo de comando é ideal para empresas que querem desenvolver independência em seus colaboradores, sem a necessidade de uma constante supervisão. É a descentralização do poder com a autogestão. 

Características: Cria uma maturidade nas relações entre o líder e seus liderados, onde os colaboradores exploram suas ideias durante o trabalho. Benefícios: Estimula a criatividade; demonstra confiança no time.

Liderança Democrática
Uma atuação conjunta entre o líder e os funcionários. As decisões são debatidas com os funcionários para alcançar os melhores resultados, mas a proatividade do líder é ideal para que as coisas ocorram da melhor maneira. Como é usada: Funciona melhor em organização focada em crescimento, pesquisa e aquisição de talentos. Empresas que incentivam a colaboração. 

Características: Liderança mais participativa e compartilhada; mente justa; construtores de consenso; adaptativos. Benefícios: Bom clima organizacional; valorização da equipe.

Liderança Situacional
Diante da complexidade de situações que o ambiente de trabalho gera, este líder é capaz de entender cada grau de desafio e se adapta conforme as circunstâncias para tomar uma decisão correta. Como é usada: Pode ser inserida em empresas que conseguem acompanhar as inovações tecnológicas e o ritmo frenético da globalização. 

Características: Inteligência; emocional saudável; visão sistêmica do ambiente e das pessoas. Benefícios: Inteligência emocional; visão mais estratégica.

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Especialista ganha prêmio de personal destaque com método de emagrecimento

22/3/2022 – Visando auxiliar as pessoas a enxergarem o quanto a vida saudável pode trazer benefícios, profissionais lançam livro em conjunto para descrever seus métodos; especialista explica trabalho baseado em níveis

A pandemia de Covid-19 e o isolamento social causado por ela trouxeram um cenário negativo para a saúde física de muitas pessoas. O sedentarismo passou a fazer parte da rotina, uma vez que o receio de ir à academia e a falta de motivação para se exercitar em casa eram latentes.

Entretanto, por outro lado, um novo cenário foi surgindo. Foi passando tanto tempo sozinhas que as pessoas passaram a buscar alternativas para a manutenção de uma vida saudável, com opções de lazer e distração. Hoje, mesmo com as medidas de isolamento sendo cada vez mais flexibilizadas e anuladas, muita gente ainda opta por atividades possíveis de serem realizadas dentro de suas próprias residências, buscando, assim, maior conforto e satisfação.

Um exemplo claro desse tipo de alternativa foi a oferta de treinos on-line por parte dos especialistas da área, como Vinicius Possati, personal trainer e CEO da empresa Vinicius Possati Treinamento Inteligente. Para o especialista, desde o início da atual crise sanitária, a conscientização da população aumentou e, com isso, as pessoas começaram a entender mais a importância de um acompanhamento personalizado para o bem-estar físico e mental.

Diante deste cenário, Vinicius foi convidado, em fevereiro de 2021 para colaborar com a produção do livro “Emagrecimento do século 21”. Na obra, ele e outros personal trainers espalhados pelo Brasil contam um pouco sobre seus métodos de treinamento. O lançamento ocorreu em dezembro de 2021, em Recife.

O especialista comenta que foi a partir desse livro que obteve o prêmio Personal Destaque, conquistado a partir das técnicas de treinamento relatadas na publicação. “Nós descrevemos como funciona cada método e quantas pessoas já foram impactadas pelo treinamento. E isso gerou uma repercussão positiva, visto que já há poucos exemplares disponíveis”.

Para que seja possível entender a relevância do treinamento – e da obra -, o personal explica qual foi o método que o fez receber o mérito de destaque. “Minha técnica de lançamento consiste em traçar uma jornada para sair do sedentarismo, onde o aluno sai do ponto A (inércia) e vai até o ponto B (resultado). Nesse processo, o aluno treina intensivamente através de materiais para criação de hábitos, suporte da equipe especialista para tirar dúvidas e grupo comunitário no WhatsApp para que todos se apoiem em todas as etapas”.

O treinamento se dá a partir de uma metodologia que utiliza diferentes graus: “Os níveis variam, começando pela jornada faixa branca, que dura um mês, onde o aluno aprende a treinar e os motivos para isso. Depois dessa etapa, ele irá para faixa amarela, que é um programa de três meses, onde o hábito já se torna parte da rotina da pessoa e os resultados estéticos começam a aparecer”, explica. 

“Chegando ao nível mais alto que é a faixa preta, que consiste em uma jornada de um ano em que o aluno passa por todo o processo. Ele reprograma seu consciente, passando a ter hábitos mais saudáveis, tanto de alimentação, treino e sono. Como consequência, ele torna-se mais produtivo em todas as esferas da vida pessoal e profissional”, diz. Nesta fase, segundo o especialista, é realizado um acompanhamento mais próximo.

Vinicius finaliza demonstrando uma expectativa positiva para o futuro. “Com as pessoas demonstrando mais interesse e percebendo cada vez mais a importância de realizar atividades físicas, não só levando em consideração a estética e saúde física mas também a saúde mental, o convívio tende a evoluir cada vez mais, onde corpo e mente se encontrarão em harmonia”. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.instagram.com/viniciuspossati/

Website: https://www.instagram.com/viniciuspossati/



Canadá tem mais de 800 mil oportunidades de emprego em aberto por falta de mão de obra qualificada

Canadian flag

O Canadá está enfrentando problemas para preencher as suas mais de 800 mil oportunidades de emprego. O país está oficialmente buscando novos trabalhadores. “O salário-mínimo de lá é de 2.000 dólares canadenses, então dá para ter uma ideia do quanto o trabalho é extremamente valorizado”, destaca Daniel Braun, presidente da Cebrusa Northgate, empresa que oferece soluções de imigração para o Canadá.

As oportunidades são para diversos cargos, como médicos, enfermeiros, engenheiros e profissionais de TI. Mas engana-se quem pensa que são vagas apenas para quem tem nível superior, o país também precisa de profissionais como: motoristas, cabelereiros, soldadores, caminhoneiros, encanadores, entre outros.

Segundo Braun, são muitas as oportunidades e em diversas áreas. “Acontecem feiras de empregos pelo mundo todo para o preenchimento dessas vagas, além disso, o país também oferece mais de 60 programas de imigração e sem o planejamento necessário fica difícil saber qual programa se encaixa melhor com o perfil de quem quer morar lá. Eu quero ajudar quem deseja morar no país a conquistar uma vida por lá, independente da experiência profissional, da idade e do idioma. Por isso, estamos com inscrições abertas para o ‘Fórmula de Imigração’, nosso programa de estudos onde você vai ver como é possível trabalhar no Canadá de maneira descomplicada”.

O que é o Fórmula de Imigração
Programa de mentoria oferecido pela Cebrusa Northgate para quem deseja morar legalmente no Canadá, independente da formação acadêmica e experiência profissional. “O Fórmula de Imigração mostra um passo a passo de como morar no país, tornando a imigração simples e objetiva”, afirma Armando Stocco, sócio da Cebrusa Northgate e consultor regulamentado de imigração.

Segundo Stocco, o Canadá já foi considerado por 5 anos consecutivos pela U.S. News & World Report’s, o país com a melhor qualidade de vida do mundo. “O Canadá é um lugar incrível para morar, mas sofre com uma população com idade alta e baixa taxa de natalidade. O país precisa girar sua economia e a forma que o país achou foi com a imigração, por isso, programas como o ‘Fórmula de Imigração’ é tão importante nesse processo. Nossa equipe vai ajudar o interessado em toda a rota indicando o próximo passo a ser dado. É possível poupar tempo e esforço, além de potencializar as chances de morar legalmente no país”.

Para mais informações acesse https://danielbraun.com.br/oportunidade_formula

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Uze promove banco de talentos exclusivo e afirmativo para PcD

Salvador, BA 22/3/2022 – Sem dúvidas conseguiremos atrair pessoas incríveis que nos ajudarão em nosso propósito de fazer o varejo prosperar A diversidade e inclusão está enraizada na cultura da empresa, que oferece oportunidades para pessoas com deficiência

A Uze, empresa focada em soluções de crédito para o varejo, está em crescimento exponencial e anuncia oportunidades abertas e um banco de talentos para Pessoas com Deficiência – PcD – para diversos níveis e responsabilidades em várias áreas da companhia, como administrativa, comercial, tecnologia da informação, suporte técnico, produtos, recursos humanos, núcleo operacional, marketing, departamento pessoal, facilities, projetos, central de acordo e relacionamento. A companhia promove regularmente ações voltadas para a pluralidade, inclusive, dentre os seus 500 colaboradores, 80% do quadro atual é formado por mulheres.

De acordo com Andrea Viana, sócia diretora da empresa, a ideia central da ação é dar espaço para o público e diminuir o gap de boas oportunidades entre os profissionais PcD. “Sem dúvidas conseguiremos atrair pessoas incríveis que nos ajudarão em nosso propósito de fazer o varejo prosperar, além de promover acolhimento, respeito e um ambiente de trabalho cada vez mais diverso, algo já visto internamente aqui na Uze”, explica a executiva.

O processo seletivo da Uze é feito por etapas, a partir do avanço dos candidatos, e vai desde avaliação de perfil, até entrevistas com o RH e gestores. Alguns dos benefícios oferecidos pela Uze são vale refeição, vale transporte, clube de descontos, premiações por atingimento de metas, entre outros. A empresa que tem duas décadas de atuação no mercado e está se consolidando como uma das maiores empresas do país no segmento de administração de cartões de crédito com foco na prestação de serviços exclusivos para o segmento varejista.

As vagas são no regime CLT e abrangem diferentes regiões do Brasil como Bahia, São Paulo, Paraíba, Ceará, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, entre outras. Os interessados podem se inscrever por este site: https://uze.solides.jobs/vacancies/128862#vacancyDescription

Website: https://uzecomvoce.com.br/



Cigarro eletrônico é danoso para saúde bucal

22/3/2022 – O cigarro eletrônico possui produtos químicos muito nocivos à nossa microbiota bucal, interrompendo o equilíbrio das bactérias e causando algumas doenças bucaisUso de dispositivo que produz vapor com nicotina e aromatizantes é crescente entre fumantes, não fumantes e jovens; para especialista, e-cigarette pode causar problemas que vão do mau hálito ao câncer

Fumar inalando apenas vapor, livre da fumaça produzida pela queima de tabaco do cigarro tradicional. Essa promessa dos cigarros eletrônicos, também chamados de vaporizadores ou e-cigarette, pode parecer atraente, mas esconde riscos à saúde semelhantes aos de outros objetos fumígenos. Além de poderem causar danos aos pulmões e ao coração, o vapor desses aparelhos prejudica a saúde bucal. 

O cigarro eletrônico se popularizou como uma alternativa para fumantes que desejavam reduzir os danos à saúde causados pelo tabagismo. Devido ao fato de utilizar uma bateria que aquece um líquido contendo nicotina, o dispositivo dispensa a combustão de tabaco, que produz milhares de substâncias nocivas para o organismo. 

Contudo, é crescente entre médicos e pesquisadores a percepção de que o vapor produzido pelo e-cigarette também contém milhares de substâncias que podem provocar doenças. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), os dispositivos eletrônicos para fumar não são seguros e podem causar doenças respiratórias, como o enfisema pulmonar, doenças cardiovasculares, dermatite e câncer.

Um outro alerta que vem sendo feito é sobre os prejuízos à saúde bucal. “O cigarro eletrônico possui produtos químicos muito nocivos à nossa microbiota bucal, interrompendo o equilíbrio das bactérias e causando diversos tipos de doenças bucais”, afirma Augusto Lima Miranda, ortodontista da Rede Odonto

Segundo o especialista, o uso do cigarro eletrônico pode levar a problemas como mau hálito, retração gengival, escurecimento da gengiva e dos dentes, bruxismo, doenças periodontais e câncer. 

A afirmação de Miranda encontra respaldo em estudos realizados por pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. O mais recente deles, publicado na revista mBio, apontou justamente que usuários de cigarros eletrônicos têm um microbioma oral menos saudável do que o dos não fumantes – a pesquisa também indicou como se deu o agravamento da doença gengival ao longo do tempo.

Apelo aos jovens

Um grande problema relacionado a esse tipo de aparelho está no apelo que ele possui para o público jovem. Nos EUA, a FDA (Food and Drug Administration), agência responsável pelo controle de remédios e alimentos, afirma que o uso de cigarros eletrônicos por jovens tornou-se um problema de saúde pública.

A atratividade que o e-cigarette provoca pode estar associada ao caráter tecnológico do dispositivo e por ser possível adicionar a ele aromatizantes. Segundo o INCA, a adição de substâncias aumenta os níveis de toxicidade do aparelho, tornando-o tão prejudicial quanto o cigarro tradicional.

“Os cigarros eletrônicos vêm ganhando mais popularidade entre fumantes, não fumantes e jovens no Brasil. Por conter aromatizantes, atraem diversos tipos de público”, explica Miranda. O fato de ser utilizado por não fumantes e jovens preocupa as autoridades, já que houve no Brasil uma redução significativa no uso de tabaco, que passou de uma prevalência na população de 15,7% em 2006 para 10,1% em 2017.  

“Cabe salientar que grande parte da população brasileira já possui algum tipo de problema de saúde bucal que pode ser agravado com o uso do cigarro eletrônico, podendo causar complicações bem maiores”, completa o especialista.  

Tratamento para a saúde bucal

Quem precisa tratar danos causados pelo fumo à saúde bucal deve procurar clínicas e profissionais especializados. “O tratamento mais comum, caso o indivíduo não pare de usar o cigarro eletrônico, é a visita regular a cada quatro meses ao dentista”, diz Miranda. 

De acordo com o especialista, é necessário realizar procedimentos que permitam manter a saúde dos ossos da boca, da gengiva e dos dentes. “O tratamento odontológico permite restabelecer o microbioma bucal e a função mastigatória mais adequada”, diz ele.

Para saber mais, basta acessar o site: www.redeodonto.com.br

Website: http://www.redeodonto.com.br



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