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Balneário Camboriú figura como o segundo metro quadrado mais valorizado no país

Balneário Camboriú, SC. 17/3/2022 – Cidade no litoral norte de Santa Catarina vem se destacando com a valorização do mercado imobiliário, principalmente no segmento de luxo.

O mercado de Balneário Camboriú vem atraindo cada vez mais investidores, não apenas pelos aspectos de segurança e qualidade de vida, mas também com o forte crescimento da economia e a valorização dos imóveis. Pela primeira vez na história, o preço médio do metro quadrado dos imóveis à venda em Balneário Camboriú ultrapassou o Rio de Janeiro, cidade que concentra alguns dos endereços mais famosos do país. Os dados são do relatório do índice FipeZap de março e que mostra Balneário Camboriú em segundo lugar no ranking, atrás apenas de São Paulo. 

“O mercado da construção civil vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, posicionando Balneário Camboriú na rota de grandes investimentos, como foi o caso da FG Big Wheel e de tantos outros equipamentos que estão contribuindo para o crescimento da região”, destaca Altevir Baron, diretor de mercado e marketing da FG Empreendimentos.

De acordo com o levantamento, o preço médio do metro quadrado em Balneário Camboriú é R$ 9.787. A média entre as 50 cidades analisadas é de R$ 7.941.Estão englobados na pesquisa todas as capitais brasileiras e outros municípios que se destacam no mercado imobiliário.

“Com o alargamento da faixa de areia temos um atrativo a mais para posicionar a cidade e atrair cada vez mais capital para a região. Em setembro de 2021 éramos a quarta cidade com maior valorização do metro quadrado no país e agora já estamos em segundo, a poucos pontos percentuais de São Paulo, o que vem potencializando ainda mais Balneário Camboriú como um destino promissor. E mais, estamos cada vez mais atraindo um novo perfil de investidor e abrindo para o capital estrangeiro”, pontua Baron

Até setembro de 2021, Balneário Camboriú ocupava a quarta posição no ranking do FipeZap, em dezembro subiu pela primeira vez para o terceiro lugar, deixando Brasília para trás. E, agora, março de 2022 está bem próxima da valorização do coração comercial do país, São Paulo. O presidente da FG Empreendimentos acredita que ainda no primeiro semestre é possível que a cidade catarinense passe a figurar como o metro quadrado mais valorizado no país. “Todos esses resultados reforçam para o investidor que o mercado imobiliário se mantém aquecido. A pesquisa aponta a variação anual de Balneário Camboriú em 23,72%, enquanto no mesmo período, a média entre as cidades avaliadas é de 5,71% e por isso acreditamos que em breve a cidade ocupará a posição de metro quadrado mais valorizado no Brasil”, destaca Jean Graciola, presidente da FG Empreendimentos.

O presidente do Sinduscon de Balneário Camboriú e Camboriú, Nelson Nitz, comenta que os números revelam a ascensão do mercado, a qualidade superior dos imóveis e o alto poder de atração que a cidade possui em relação aos investidores. “Em 2021, o setor teve o seu maior crescimento desde 2010, alcançando 9,7% e registrando o melhor desempenho do segmento industrial, à frente, inclusive, do PIB brasileiro, que cresceu 4,6%”, finaliza.

Website: http://www.fgempreendimentos.com.br



Pergolado é opção para personalizar jardins e áreas externas

17/3/2022 – Uma grande vantagem do pergolado no jardim é que, além de deixar o espaço mais gostoso para o convívio, ele facilita a venda do imóvelPesquisa demonstra que conexão dos brasileiros com o lar aumentou durante o confinamento; empresa especializada explica como funciona a instalação de pergolados

A relação dos moradores com suas casas não é mais a mesma desde a eclosão da pandemia de Covid-19. É o que revela uma sondagem digital realizada pelo Google em junho de 2021. De acordo a pesquisa, 42% dos participantes declararam que se sentiram mais conectados ao lar durante a crise sanitária e 57% afirmaram que os imóveis são uma prioridade de investimento.

Neste cenário, Fernando Saraiva, sócio-fundador da Pergokit & Saraiva Design em Madeiras – empresa que atua com arquitetura e construção -, destaca que os jardins devem ser lembrados, pois são um espaço que oferece momentos de bem-estar e recreação para a família e seus convidados.

“Mesmo com o avanço da vacinação em todo o país, o surgimento de novas variantes e síndromes gripais sinaliza que é importante evitar aglomerações e priorizar momentos de lazer em ambientes seguros, como os nossos jardins. Neste ponto, um elemento pode contribuir para deixar este ambiente ainda mais aconchegante: o pergolado”, afirma.

Utilizado para levar sombra a áreas externas, o pergolado é uma estrutura composta por colunas paralelas e uma cobertura, que pode ser vazada ou fechada. Saraiva explica que um pergolado de jardim pode ser feito de madeira, ferro ou bambu, conforme o estilo do projeto. A estrutura deve ser projetada com madeiras adequadas para ambientes externos, sendo esse um dos principais fatores que influenciam em sua durabilidade.

“Além de usar as madeiras apropriadas, devemos pensar na estrutura de acordo com a funcionalidade do ambiente: se é para leitura, para colocar móveis embaixo, para apoiar plantas trepadeiras ou outro motivo”, afirma.

O empresário destaca que o projeto deve ser relacionado com o ambiente, pensando se é necessário um ripado para sombreamento, se a estrutura demanda uma cobertura para proteção do sol ou se serão somente as madeiras do pergolado.

“Hoje, um projeto pode ser montado em madeira garapeira, que é um material de alta densidade, nobre e adequado para ambientes externos. O pergolado pode ser ‘com beiral’ ou ‘sem beiral’, e o formato também pode variar conforme o gosto do cliente”, diz.

Pergolado valoriza imóveis

Na visão do especialista, a instalação de um pergolado pode valorizar um jardim, otimizando o ambiente e realçando a piscina, além de acrescentar na precificação do imóvel.

“Uma grande vantagem do pergolado no jardim é que, além de deixar o espaço mais gostoso para o convívio, ele facilita a venda do imóvel, tendo em vista que casas com áreas de lazer e jardins personalizados facilitam o momento da venda. A estimativa de valorização do imóvel é de 3 a 4 vezes o valor do investimento”, afirma.

Para jardins, Saraiva recomenda um pergolado com a utilização de “encaixes artesanais”, que, em sua experiência, consiste em uma forma de melhor travar as madeiras e deixar a estrutura com um aspecto mais nobre e artesanal.

Passo a passo para instalação de pergolado

O sócio-fundador da Pergokit & Saraiva Design em Madeiras explica que a instalação de um pergolado é realizada por meio de algumas etapas, técnicas e cuidados. A seguir, ele destaca o passo a passo:

A montagem do pergolado é dividida em quatro estágios. O primeiro passo consiste na confirmação das medidas (comprimento, largura e altura). Depois, é iniciada a montagem dos pilares e das vigas de sustentação. Por fim, são encaixadas as travessas no pergolado.

Dicas e manutenção

O especialista destaca que é importante envernizar o pergolado e fazer a manutenção ao menos uma vez ao ano. Ele frisa que o encaixe das madeiras ajuda no travamento e estética do pergolado: “Veja se o ambiente pede uma cobertura ou sombreamento. Hoje, a melhor cobertura para pergolado é a termotelha, e os melhores forros são feitos em fibras sintéticas ou esteiras de bambu”.

Por fim, Saraiva acrescenta que, além do pergolado no jardim, outra forma de acrescentar e personalizar uma casa é a colocação do pergolado na área gourmet. “O pergolado traz a rusticidade e o aconchego das madeiras em harmonia com outros elementos essenciais para uma área gourmet, como forros exclusivos para personalizar o ambiente, que podem somar ao espaço de bem-estar do seu imóvel”.

Para mais informações, basta acessar: https://saraivadm.com.br/

Website: https://saraivadm.com.br/



Mês do Consumidor: pesquisas projetam crescimento nas vendas

17/3/2022 – O Mês do Consumidor, que ocorre em março, vem registrando maior aderência de consumidores a cada ano. Vice-presidente de Marketing da HSB/UC alerta para cuidados ao realizar as compras

Uma pesquisa realizada pela MindMiners em parceria com o UOL, publicada no fim do mês passado, com cerca de 800 pessoas das classes A, B e C, mostrou que 56% dos entrevistados pretendiam fazer compras pela primeira vez no dia do consumidor, em 15 de março. Já de acordo com levantamento da plataforma Shopee, com mil pessoas, 68% ainda não compraram, mas desejavam fazê-lo na data.

Segundo a pesquisa da parceria MindMiners/UOL, este é o quarto ano em que o indicador tem crescimento significativo. Nos dois estudos citados, a internet é o meio preferido para as compras. Diferentemente do apelo da Black Friday, o Mês do Consumidor também busca conscientizar o consumidor sobre os seus direitos, buscar hábitos mais responsáveis e evitar golpes.

Para exemplificar o alcance das ameaças, levantamento da PSafe mostrou que 150 milhões de pessoas foram vítimas de golpes virtuais só em 2021 no Brasil. A Lei nº 8.078/90, mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor, é a legislação que protege quem faz compras ou contrata algum serviço.

Ações vão além do varejo tradicional

A tendência de alta nas vendas do Mês do Consumidor influencia setores voltados a nichos especializados. Há promoções direcionadas a profissionais da saúde, da beleza, da construção civil e até microempresários. Silvana Balbo, vice-presidente de marketing do grupo Henry Schein Brasil, que tem entre suas marcas o e-commerce Utilidades Clínicas, site especializado em produtos e equipamentos para área da saúde, falou sobre as perspectivas do seu segmento para o mês de março.

“Os materiais médicos e hospitalares têm um mercado muito competitivo e mais controlado, por isso, nem sempre há muita variação e queda nos preços. No entanto, com a parceria da indústria é possível disponibilizar boas oportunidades de negócios para profissionais e empresas em equipamentos e produtos para as rotinas de saúde, com descontos de até 50%. Além de ser um bom momento para experimentar novidades e lançamentos em produtos”, projeta Balbo.

Silvana ressalta a importância de ter cuidados redobrados ao adquirir materiais direcionados à saúde: “Além do risco de fraude, é preciso observar a reputação da loja, a política de troca/devolução, a qualidade e certificação dos produtos, bem como a proteção dos dados pessoais. Ter um atendimento especializado por chat, e-mail e telefone também contribui para esclarecer dúvidas que possam surgir antes, durante ou depois da compra”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: www.utilidadesclinicas.com.br

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Aluno de projeto social de São Paulo é aprovado na Unesp, USP e Unicamp

São Paulo, SP 17/3/2022 – Aproveitei a oportunidade que projeto me ofereceu e me dediquei estudando as matérias que eu tinha mais dificuldade e revisando os simuladosEnzo Frediani, 18 anos, aluno do Instituto Sol, foi provado na UNESP, USP e INICAMP em Ciências Biológicas. Ele tem o sonho de ser cientista e estudar genomas e células tronco.

Enzo Frediani, 18 anos, nasceu em São Paulo e cresceu na região do Cambuci, um dos bairros mais antigos da região central. Desde os dois anos de idade, quando o pai faleceu em decorrência de um câncer, ele e a irmã, 3 anos mais velha, foram criados pela mãe que é artesã e trabalha como autônoma.

Aluno dedicado, ele estudou durante toda a infância na rede pública de ensino e no nono ano, quando estava matriculado na Escola Estadual Doutor Kyrillos, conheceu o programa do Instituto Sol, que oferece a chance de estudar, com bolsa integral, em uma das melhores escolas de São Paulo, além do acompanhamento até a conclusão do ensino superior. “Não pensei duas vezes e me matriculei para participar do cursinho preparatório. Fui aprovado e pude cursar o primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio no Colégio Santa Cruz. Foi uma oportunidade única para mim”, conta Frediani.

O estudante lembra que as diferenças na qualidade do ensino eram muitas. “O tratamento era bastante humanizado, a escola dava autonomia para o aluno desenvolver o conhecimento e a qualidade do conteúdo era bem diferenciada”, reforçou.

Pelo Instituto Sol, Enzo teve ainda a oportunidade de aprender inglês através da parceria com a Cultura Inglesa, e também cursou o pré-vestibular no Anglo.

Motivado pela ideia de estudar genética, genomas e células-tronco, ele se decidiu pela formação em Ciências Biológicas e após seis meses de estudo passou em 1º lugar na Unesp, foi o 5º colocado na USP e conquistou também a aprovação na Unicamp. “Aproveitei a oportunidade que projeto me ofereceu e me dediquei estudando as matérias que eu tinha mais dificuldade e revisando os simulados das melhores universidades”, contou.

O jovem inicia em março as aulas pela USP. Outros dois estudantes que fazem parte do projeto social, Maria Eduarda Santos e Pedro Leal, foram aprovados no curso de Economia do Insper neste ano.  

Matrículas abertas

O Instituto Sol, que promove a inclusão de jovens de baixa renda em colégios particulares na capital paulista, está com inscrições abertas para o processo seletivo 2022. O programa selecionará, até o dia 31 de março, estudantes do nono ano da rede pública de ensino ou da rede particular, desde que tenham estudado com bolsa integral, com o objetivo de promover seu acesso a uma trilha educacional de qualidade, com início no ensino médio e que se estende até a conclusão do ensino superior.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Instituto Sol.

Website: https://www.institutosol.org.br/



Instituições apresentam demandas de educação para candidatos

Brasília, Distrito Federal 17/3/2022 – “A educação estará no centro do nosso programa de governo”, afirmou Sérgio MoroPrimeiro convidado, Sérgio Moro pediu sugestões às instituições para a construção da proposta de governo para a educação

O pré-candidato à Presidência da República, Sérgio Moro, quer a parceria das instituições representativas do setor educacional para construir a base de seu projeto de governo voltado à educação. Ele, que é filho de um casal de professores, afirma reconhecer o essencial papel desempenhado pelas instituições de ensino na formação dos cidadãos e ainda ressalta que as organizações filantrópicas do setor precisam de incentivos, marcos regulatórios consistentes e menos burocracia para atuar no Brasil.

De acordo com o pré-candidato, o governo precisa ser um “parceiro facilitador” da expansão do ensino de qualidade e acessível aos cidadãos, seja público, privado, comunitário, ou confessional. “A educação estará no centro do nosso programa de governo. Temos um time construindo um programa de governo robusto nessa área, por isso, peço que nos enviem as contribuições de vocês”, afirmou Sérgio Moro, que inaugurou o “Ciclo de Diálogos com Presidenciáveis sobre a Educação”, organizado pelo Fórum de Presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), nesta terça-feira (15), em Brasília.

Durante o encontro de três horas na sede do CRUB, os Presidentes das Associações integrantes do Fórum e das instituições de ensino contextualizaram sua análise sobre o setor educacional brasileiro aceitaram o convite em apresentar à equipe de Moro sugestões de iniciativas políticas e de gestão em prol do desenvolvimento da Educação.

Ciente da importância do setor de educação privada no Brasil, Moro ressaltou seu orgulho de ter frequentado o Colégio Santa Cruz, a primeira escola particular de Maringá (PR) fundada pelas Irmãs Carmelitas da Caridade de Vedruna, que em 1952, vieram da Espanha para o Brasil.

Acompanhado da esposa Rosângela, do general Santos Cruz e de assessores da campanha, Moro afirmou que pretende se reunir novamente com o Fórum de Presidentes do CRUB para apresentar seu plano de governo para a área educacional.

O “Ciclo de Diálogos com Presidenciáveis sobre a Educação” é uma articulação das Associações Representativas da Educação, entre elas: Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE); Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC); Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM); Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE); Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC); Associação Nacional das Universidade Particulares (ANUP); Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG); Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB); Fórum das Faculdades Comunitárias (FORCOM). Em algumas rodadas o grupo contará com a participação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP).

Estão previstos dois debates mensais durante todo o primeiro semestre com os presidenciáveis. Os encontros serão realizados no Auditório do CRUB.

Website: https://anec.org.br/



Pastejo rotacionado alternativa para uma pecuária sustentável

São Paulo-SP 17/3/2022 – o pastejo rotacionado é um sistema de manejo, onde a área de pastagem é subdividida em piquetesTrabalhar com a agropecuária com foco no gado de corte exige constantes melhoras no manejo dos animais. Para oferecer um trato de qualidade e utilizar os recursos disponíveis de forma otimizada, há cada vez mais novas técnicas sendo implementadas no mercado.

Produtores rurais que desejam usar a terra de forma sustentável aumentar a quantidade de animais, estão adotando o pastejo rotacionado. Com essa técnica de pastejo, o agricultor pode aprimorar os recursos do solo, além de garantir um volume maior de pastagem, o que resulta em melhores condições para os animais.

O pastejo rotacionado pode ser uma alternativa na criação do gado de corte e leite, além de contribuir com meio ambiente. Obtendo benefícios para o solo e a administração agropecuária .

O que é pastejo rotacionado?

Pensado primeiramente para benefício do solo, o pastejo rotacionado é um sistema de manejo, onde a área de pastagem é subdividida em piquetes. Estes são submetidos a períodos alternados de pastejo e descanso.

O tamanho dos lotes depende do local a ser inserido e a quantidade de animais que deseja possuir. E esta técnica, quando bem executada, garante produção de forragens de qualidade e um consumo de energia adequado durante o ano todo.

Essa melhor produção por área faz com que seja um sistema que cada vez mais é escolhido. Ainda mais que o custo de implantação é de certa forma baixo, considerando todos os benefícios. Tanto de produção quanto para o solo da propriedade.

Quais são os benefícios desta técnica?

Como dito acima, esta técnica apresenta um grande ganho para o solo. Visto que o período de descanso assegura que a terra pode se recuperar plenamente entre um pastejo e outro.

Porém não só o meio ambiente se beneficia com esse sistema. Esse período de descanso faz com que a pastagem seja de qualidade superior durante todo o período que está sendo utilizada.

A melhor condição deste pasto gera uma alimentação mais rica para o rebanho bovino. Além disso, possui outras vantagens que geram um melhor desempenho para a produção:

● Pastejo mais uniforme;

● Redução de perda de pasto por pisoteamento do gado;

● Aumento da longevidade do sistema;

● Melhor fertilização do solo;

● Conservação do solo;

● E diminuição da quantidade de plantas invasoras e consequente aumento das plantas desejadas.

Como implementar o pastejo rotacionado na fazenda?

O pastejo rotacionado é um sistema não tão complexo, porém necessita de um planejamento mais atento. Convém que seja feito aos poucos, para compreender o que aquela área específica precisa quanto a forragens, adubagens e outras características peculiares de cada local.

Para instalar o sistema, diversos fatores devem ser considerados no planejamento estratégico, tais como:

● Definir qual forragem utilizar;

● Uso de diferentes pastagens em cada estação;

● Quantidade de animais no mesmo terreno;

● Qualificação do solo em períodos de não uso;

● Capacidade da pastagem;

● E topografia do terreno.

Além desses, alguns tópicos merecem mais atenção:

Fertilização do solo

Um bom solo adubado é garantia de uma melhor plantação em qualquer tipo de terreno. E para melhor pastejo rotacionado, não é diferente. É essencial que se corrija a fertilidade do solo.

O correto é um planejamento efetivo para que a fertilização e a semeadura da forrageira na época das secas, para que quando as chuvas chegarem, a pastagem possa se desenvolver bem.

Divisão da área

O número de piquetes depende do período de ocupação e do período de descanso que são indicados pela planta forrageira que se está utilizando e deve ser calculado de acordo com a seguinte equação:

Número de piquetes = (período de descanso/ período de ocupação) + 1

Quanto menor o período de ocupação para um mesmo período de descanso, maior será o número de piquetes. Entretanto, esse elevado número de piquetes pode ser uma vantagem já que quanto menor o tempo de ocupação, maior será a lotação animal.

Cercamento do piquete

Definido o número de piquetes e qual o tipo de forragem a ser cultivada, pode-se reutilizar divisões existentes ou então pode-se dividir novamente os pastos de acordo com essas informações.

Uma forma de economizar é implantar áreas de lazer e descanso, como bebedouros e área de sombras, nas divisas entre as pastagens. Assim as áreas comuns servem para mais piquetes.

Outra dica importante é, se possível, implementar os piquetes no mais próximo do formato em quadrado. Pois o metro linear de cerca é menor comparado com formatos retangulares.

Além disso, é possível aproveitar arames e mourões de cercas existentes para fazer essas divisões. Ou então adotar o uso de cercas elétricas que em terrenos maiores acabam saindo com um custo mais brando e tem alta durabilidade.

Como fazer a rotação?

Depois que o pasto foi planejado e hora de dividir em piquetes e inserir o rebanho bovino. Todos os animais devem ser colocados na mesma pastagem. E após pastejar a primeira área, todo o gado deve ser transferido para a segunda área, e assim sucessivamente, até retornar à primeira.

As áreas que não estão sendo ocupadas, estão em período de recuperação. Ou seja, estas áreas estão sendo preparadas, ou apenas aguardando o crescimento para a próxima pastagem.

Ainda assim, é bom ressaltar que durante o primeiro pastejo, é importante evitar que os últimos piquetes fiquem passados. Então é necessário levar o rebanho para pastejos levas nas áreas de descanso. Ou então reduzir o número de animais e inseri-los aos poucos.

Conclusão

É importante que o agricultor esteja sempre atento às novidades do mercado. Para além de garantir um lucro maior nas operações, com o pastejo rotacionado é possível também tratar o solo de maneira sustentável, bem como oferecer aos animais pasto de qualidade.

Assim como a rotação do pastejo, há outras técnicas que também contribuem para uma agricultura mais sustentável. Dois exemplos de uso sustentável dos recursos naturais são a permacultura e a adubação orgânica .

Website: https://www.sitiopema.com.br/



Público-alvo: onde todo processo de marketing começa

São Paulo-SP 17/3/2022 – Enquanto o público-alvo representa um grupo com informações gerais e de forma mais amplaReconhecer o público-alvo, é o primeiro passo para ter um marketing digital de sucesso, é uma condição vital para aperfeiçoar o atendimento e desenvolvimento de produtos e serviços.

A definição de quem irá consumir os produtos ou os serviços oferecidos faz parte do planejamento inicial de qualquer negócio e pode ser adaptado ao longo do tempo. É um fator importante, onde o empresário deve saber em quem focar e quais estratégias adotar.

Dessa forma, fazer uma divulgação adequada ao público-alvo certo é o caminho para entregar conteúdos direcionados e que irão fazer o cliente tomar a decisão de compra. Mas como defini-lo?

O que é público-alvo?

Antes de explicar como identificar o público-alvo, é importante ressaltar o conceito. Mais do que apenas futuros clientes, o público-alvo, conhecido também como target, é um grupo de consumidores com características e perfis semelhantes que se identificam com um produto ou serviço empresarial.

Alguns hábitos, atividades de lazer, local de moradia, identidade de gênero, classe social e faixa etária são parte dos atributos que definem qual será a parcela da sociedade que estará interessada na empresa.

Para o público-alvo que será voltada toda a ação de divulgação, seja ao promover peças publicitárias on-line ou impulsionando publicações em redes sociais. Assim como é que o produto ou serviço vai ser direcionado.

Diferentemente de persona, o público-alvo é mais geral, social e menos individual. Assim é possível encrontrar em bases de estatísticas, nas atividades da loja, vendas on-line e acessos às plataformas digitais. Apís identificar público-alvo, o próximo passo seria definir a persona .

Qual a diferença entre público-alvo e persona

Enquanto o público-alvo representa um grupo com informações gerais e de forma mais ampla. Sendo a principal função servir como um grupo para o qual a empresa vai em direção. A persona é o retrato de um cliente semifictício.

Também conhecida como buyer persona ou avatar, é retirada de dentro do grupo do público-alvo e, então, personificada. É o cliente ideal de uma empresa, baseado em características reais e individuais, como: hobbies, mídias que consomem e metas. Apresenta dados sociais, mas principalmente pessoais.

O avatar não é possível sem antes identificar o público geral. E ele tem como objetivo simular possibilidades mais específicas e subjetivas do cliente com o produto ou serviço. Ampliando assim o entendimento acerca dos clientes para o qual a empresa é direcionada.

Exemplo de público-alvo

Estudantes do sexo feminino, entre 18 e 24 anos, moradores da cidade de Porto Alegre, com renda familiar entre R$ 2.500 e R$ 5.000. Com um perfil leitor, que almejam ou estão no ensino superior.

Exemplo de persona

Maria, 24 anos, solteira, acadêmica da faculdade de Letras, e estagiária na área da educação. Divide apartamento com colegas e tem uma grande coleção de livros de poesia e assinatura trimestral de pacote de literatura brasileira. A principal meta de Maria é investir em cursos para especialização em Educação, e o principal obstáculo atualmente é a baixa renda pessoal.

Ferramentas para encontrar o público-alvo

Nem todos os indivíduos que interagem com uma marca, seja em um blog ou redes sociais, estão dentro do grupo do público-alvo. Este representa apenas aquelas pessoas que necessitam e dão valor solução da empresa.

Mapear este público-alvo, o verdadeiro de uma empresa, é uma tarefa bem minuciosa. Porém existem diversas ferramentas com as quais pode-se contar para extrair as informações necessárias.

Abaixo algumas ferramentas para encontrar dados relevantes:

● Pesquisa com os clientes reais: propor a clientes que respondam a um questionário online ou pessoalmente pode ser uma pesquisa muito eficiente para recolher dados mais qualitativos;

● Google Analytics: se a empresa tiver um site, a ferramenta pode trazer dados demográficos e de interesses de quem está o visualizando;

● CRM: esta gestão de relacionamento com o cliente é um mecanismo de controle do relacionamento clientes-empresa e é feito através de dados sobre vendas realizadas;

● Redes sociais: com ferramentas analíticas próprias, elas geram uma boa base de quem são as pessoas que estão interagindo com a marca e servem de início para identificar o público-alvo.

Como organizar as informações

Mais do que acumular dados, é necessário saber quais dados são relevantes para a criação do público-alvo. E ainda, para poder utilizar o público-alvo de forma efetiva é necessário que os dados sejam processados e segmentados.

Separá-los em grupos de algumas variáveis mais importantes é um bom caminho para um marketing digital efetivo. Alguns dados necessários para organizar as informações:

1) Dados Geográficos: país, região, estado, cidade, dimensão do território, área rural e urbana, área residencial ou comercial, densidade populacional, clima;

2) Dados Demográficos: idade, identidade de gênero, sexualidade, etnia, núcleo familiar, status civil, renda, condição socioeconômica, profissão, nacionalidade;

3) Dados Psicográficos: valores, interesses, estilo de vida, personalidade, preocupações;

4) Dados Comportamentais: interações com a marca, motivações em relação ao produto ou serviço, sensibilidade ao marketing, intensidade do uso;

Conclusão

A identificação e organização do público alvo de uma empresa é um dos pilares para um marketing digital eficaz. A partir dele é possível construir a buyer persona e melhorar o direcionamento e relacionamento com cliente real.

De posse destas informações, é possível questões orientadas como: Quais as necessidades dos consumidores. Qual a rede social que terá uma resposta mais adequada. Onde divulgar para que resulte em decisão de compra.

Website: https://agencialegions.com.br



Samsung anuncia Galaxy A53 5G e Galaxy A33 5G

A Samsung anunciou hoje o Galaxy A53 5G e o Galaxy A33 5G, novos modelos intermediários da série A da marca e que entregam um pacote bem completo das mais recentes inovações Galaxy.

Potencializada por um processador totalmente novo, em conjunto com a câmera com IA (Inteligência Artificial) exclusiva do Galaxy, tela infinita e duração de bateria de até dois dias, a nova linha Galaxy A apresenta conectividade 5G, segurança a nível de várias camadas a partir do hardware, um design ecologicamente correto, elegante e fino e experiências conectadas avançadas.

Além disso, ambos os dispositivos habilitam atualizações contínuas de One UI e Android e atualizações de segurança para garantir que a experiência móvel do usuário seja sempre incrível.

“Acreditamos que todos merecem a oportunidade de experimentar o impacto positivo que a tecnologia móvel pode ter em suas vidas”, disse TM Roh, Presidente e Head dos Negócios MX (Mobile eXperience) da Samsung Electronics. “Com o mais recente lançamento da linha Galaxy A, estamos tornando mais fácil do que nunca aproveitar a experiência móvel avançada e inovadora do Galaxy por um ótimo valor”.

Câmeras
O sistema de câmera quádrupla do Galaxy A53 5G possui um sensor OIS de 64MP com tecnologia VDIS que tira fotos nítidas e estáveis. E a câmera frontal de 32 MP de alta resolução permite fazer ótimas selfies e experiências nítidas de videochamada.

Potencializada por um novíssimo processador de 5nm, a inovadora câmera com inteligência artificial da nova linha Galaxy A faz com que cada imagem pareça incrível – mesmo com pouca iluminação. O Modo Noturno aprimorado sintetiza automaticamente até 12 imagens de uma só vez, para que as fotos noturnas fiquem mais claras e com menos ruído.

Ao gravar vídeos em ambientes com pouca luz, a taxa de quadros da família Galaxy A é ajustada automaticamente para criar vídeos claros e de alta qualidade.

O Modo Retrato aprimorado captura a profundidade e os contornos do objeto ou sujeito fotografado com mais precisão graças às câmeras duplas e IA poderosa. E com o Modo Diversão, os momentos podem ser amplificados usando filtros e efeitos divertidos que agora funcionam com a lente Ultra Wide4. Além disso, a remasterização de imagens dá nova vida às fotos antigas e em baixa qualidade, e o Apagador de Objetos retira itens indesejados em segundo plano.

Tela e carregamento
A tela Super AMOLED de 6,5” do Galaxy A53 5G também oferece uma taxa de atualização de 120Hz para uma experiência imersiva, enquanto o Galaxy A33 5G possui uma tela Super AMOLED de 6,4” com taxa de atualização de 90Hz. Além disso, a nova linha Galaxy A está agora equipada com bateria de até dois dias e suporte ao carregamento super-rápido de 25 W – para que a visualização, streaming e outros possam durar por mais tempo.

Os modelos ainda trazem displays com Corning Gorilla Glass 5 e resistência à água e poeira IP67, proporcionando maior durabilidade e tranquilidade.

A Samsung sempre desafiou o que é possível com a tecnologia e continuará a repensar a melhor forma de usar os recursos do planeta. Anunciada em agosto de 2021 com Galaxy for the Planet, a Samsung está comprometida em entregar ações ambientais tangíveis para ajudar a tornar o planeta mais saudável até 2025.

Com base nos esforços de sustentabilidade da Samsung, estes novos modelos da linha Galaxy A usam papel de origem sustentável, enquanto o próprio dispositivo usa materiais reciclados pós-consumo (PCM) para os botões laterais e bandejas do cartão SIM.

Atualizações
Além dos materiais, a longevidade da nova linha A é estendida. Ambos dispositivos garantem até quatro gerações de atualizações de One UI e Android OS e até cinco anos de atualizações de segurança. Esses recursos permitem que os usuários acessem o software e a segurança mais recentes para maximizar o ciclo de vida do smartphone.

Preço e disponibilidade
No Brasil, o Galaxy A53 5G estará disponível já a partir do dia 17 de abril com o preço sugerido de R$ 3.499,00 nas cores Preto, Branco, Azul e Rosê. Para o lançamento, a Samsung prepara um preço especial para o A53 5G: comprando o smartphone até o dia 8 de maio, ele sai por apenas R$ 2.699,00.

Além disso, na compra de um Galaxy A53 5G durante o período de 17/03 a 08/05, você ganha um fone Galaxy Buds Live Preto. Para participar da ação é imprescindível o cadastro no site Samsung Para Você dentro do período de 21/03 a 15/05.

O Galaxy A33 5G estará disponível a partir do dia 19 de abril no Brasil. Informações sobre a chegada do produto serão compartilhadas em breve.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Expo Solar Brasil tem edição em Natal-RN no dia 17 de março

17/3/2022 – Evento ocorre no Hotel Praiamar, das 08h às 18h

A próxima edição do Expo Solar Brasil, evento da área de energia solar, acontece no dia 17 de março, em Natal-RN. O local escolhido é o Hotel Praiamar (R. Francisco Gurgel, 33 – Ponta Negra), e o encontro ocorre das 08h às 18h.

Estarão em pauta temas importantes do mercado de energia solar fotovoltaica, desde o processo de produção até recentes tendências no setor, sendo debatidos por empresas e profissionais que buscam novas oportunidades, fornecedores, parcerias, conhecimento e networking no segmento.

A palestra inicial desta edição será “A importância da Segurança e Medicina do Trabalho em empresas Prestadoras de serviço para prevenção de acidentes”, com Deusomir Júnior, engenheiro em Telecomunicações e Especialista em Análise Comportamental e Segurança do Trabalho. Já às 10h haverá a apresentação “Overload de Inversores – Geração versus Custo”, ministrada por Felipe Régis, coordenador Técnico e Comercial na RB Solar.

Às 11h30, quem sobe ao palco é Rodolfo Paiva, Project Manager da Holu, com a palestra “Uso da tecnologia para previsão de geração”. Após o intervalo de almoço, a programação da tarde retorna com “Nova NR 10 – Principais mudanças”, apresentada por Walter Aguiar, Diretor Geral da Abracopel/MT e Conselheiro Suplente do Crea/MT.

Às 16h ocorrerá a palestra “Liderança e estratégias comerciais: como construir um time coeso e produtivo”, por Anna Luísa Pereira, diretora Comercial na Ceará Energia. Em seguida, haverá um momento de networking e, às 18h, o encerramento.

Para informações e inscrições, os contatos são: (21) 93500-9116 ou inscricao@startevents.com.br. Interessados em patrocinar novos eventos da Expo Solar Brasil devem fazer contato com: Jorge Artilheiro, telefone (21) 93500-8814 ou e-mail comercial@expobrasilsolar.com.br.

O evento é realizado pela Start Produções, empresa que já produziu mais de 500 horas de evento em mais de 20 cidades brasileiras, reunindo um público de mais de 5 mil visitantes. Próximos locais e datas da Expo Solar Brasil disponíveis em: www.expobrasilsolar.com.br



IRPF 2022: declaração pré-preenchida ajuda a evitar erros

Atibaia, SP 17/3/2022 – A apresentação da declaração do Imposto de Renda 2022 teve início no dia 7 de março e vai até o dia 29 de abril.A Receita Federal divulgou em outubro do ano passado que um total de 869.302 declarações de IR caíram na malha fina, representando o equivalente a 2,4% das 36.868.780 declarações enviadas de março a setembro de 2021.

Todo ano, uma das principais preocupações de todo brasileiro nos primeiros meses, além de impostos como IPTU e IPVA, é a Declaração do Imposto de Renda. Seja por desatenção ou falta e documentos, essa obrigação muitas vezes acaba sendo desgastante para o contribuinte que não está preparado ou não possui auxílio para sua declaração; a Receita Federal divulgou em outubro do ano passado que um total de 869.302 declarações de IR caíram na malha fina, representando o equivalente a 2,4% das 36.868.780 declarações enviadas de março a setembro de 2021.

A Declaração Pré-preenchida da Receita – que até ano passado só estava disponível a quem tem certificado digital – foi ampliada nesta segunda-feira (14) a quem tem conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br, sendo disponível em todas as plataformas existentes de preenchimento da declaração. Para sua utilização, se faz necessário o acesso ao sistema de sites do governo (gov.br) com nível de segurança “prata” ou “ouro”. O recurso facilita o processo ao reduzir os erros e omissões, nela são apresentadas as principais informações do contribuinte, como dados enviados por empresas, instituições financeiras, imobiliárias, planos de saúde, médicos e hospitais; caberá ao contribuinte apenas confirmar, alterar, incluir ou excluir informações antes de enviar a declaração. A Declaração Pré-preenchida pode ser acessada através do Centro de Atendimento Virtual da Receita (CAC).

A apresentação da Declaração do Imposto de Renda 2022 teve início no dia 7 de março e vai até o dia 29 de abril. Segundo pesquisas, os erros mais comuns cometidos durante o procedimento são: erros de digitação, omissão de rendimentos, declaração de rendimento na ficha errada, deduções indevidas, incluir dependentes de forma indevida, omitir o saldo devedor de uma dívida e confundir PGBL com VGBL. É importante realizar a declaração atentamente, pois todos esses erros geram problemas com o fisco – órgão que controla a legislação de tributos e impostos.

Geralmente quem encontra dificuldades em declarar o IR conta com o auxílio de um contador ou advogado do ramo tributário para sua realização. “É um processo repleto de detalhes e que exige muita atenção, sempre recomendamos a separação dos principais documentos com antecedência pois a demanda por esse serviço durante essa época do ano é altíssima”, diz Lucca Sousa, Sócio-diretor da empresa MCO Contábil.

Website: https://www.minhacontabilidadeonline.com.br/



Zendesk tem novo vice-presidente de Vendas na América Latina

A Zendesk anuncia a chegada de Eduardo Lugo, novo vice-presidente sênior de Vendas na América Latina. Com ampla experiência no mercado de tecnologia e passagens por empresas como HP e BMC Software, o executivo será responsável pela consolidação da operação regional, que tem alcançado forte crescimento nos últimos anos, e expansão da participação de mercado entre empresas de grande porte.

“A Zendesk terminou o ano fiscal 2021 com crescimento de 30% em seu faturamento global, em comparação ao ano anterior. E, apesar de não compartilharmos dados regionais, posso afirmar que nossa operação latino-americana também alcançou resultados expressivos de crescimento. Nosso consumidor é apaixonado e exigente por boas experiências de atendimento na mesma medida, trazendo uma combinação única de potencial e desafio para a região”, afirma Lugo.

Para o executivo, isso reforça o papel da experiência como diferenciador de mercado e, principalmente, apoio para o sucesso dos negócios. “Prova disso são algumas das conclusões mostradas na mais recente edição do relatório CX Trends. O estudo aponta que 75% dos brasileiros deixariam de comprar de uma marca depois de uma única experiência negativa”, conclui.

Lugo substituirá Alex Barrera, que passa a responder pela estratégia global de Enterprise Sales, com a missão de implementar as bem sucedidas práticas da América Latina nas demais regiões com atuação da Zendesk.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


LG anuncia caixa de som gamer, a Ultragear Gaming Speaker

 A LG anunciou sua primeira solução de som projetada especificamente para gamers. A caixa de som LG UltraGear Gaming Speaker (modelo GP9) é a companheira perfeita para quem gosta de jogar e quer ficar ainda mais imerso no jogo graças ao som tridimensional especialmente balanceado. Ela tem corpo compacto, design elegante e controles simples, sendo compatível com PCs e os consoles de jogos mais recentes (entre outras coisas).

O rápido crescimento do mercado de games faz crescer também a necessidade de equipamentos de som premium para jogos. Aproveitando a expertise em tecnologia de áudio, a primeira solução de som da família UltraGear da LG incorporou dicas reais de gamers durante todo o processo de desenvolvimento.

O resultado é um produto que oferece a possibilidade aos usuários de não utilizarem fones de ouvido, um componente importante da experiência de jogo e apontado pelos gamers como sendo até desconfortável para quem joga por muitas horas seguidas.

A nova caixa de som conta com a exclusiva tecnologia 3D Gaming Sound da LG que incorpora um algoritmo HRTF (função de transferência) concebido especialmente para adaptar o áudio ao gênero do jogo. Com isso, os gamers jogam ouvindo um áudio surround virtual incrivelmente detalhado e têm uma sensação realista de espaço, posição e direcionalidade – tudo isso, sem precisarem de fones de ouvido.

Usando essa mesma tecnologia, o speaker traz ainda o recurso Game Genre Optimizer com dois modos para o usuário customizar e combinar o áudio ao título que está jogando. O modo FPS permite que os fãs de jogos de tiro em primeira pessoa ouçam o mais sutil dos sons e reajam ainda mais rápido à aproximação furtiva de um inimigo. Já o modo RTS aumenta o realismo com um som verdadeiramente espacial que deixa os jogadores mais imersos do que nunca em sua estratégia em tempo real (RTS) favorita, corridas e outros jogos.

E, graças ao suporte para a tecnologia DTS Headphone:X, é possível oferecer som surround virtual 7.1 convincente caso o jogador queira utilizar headsets e fones de ouvido.

Ela ainda possui microfones integrados, que usam o exclusivo algoritmo de cancelamento de eco da LG que distingue a voz do jogador dos sons dos jogos e ruídos de fundo. Além disso, a caixa de som pode fazer as vezes da placa de som discreta que muitos jogadores de PC preferem. Com ela, os usuários podem baixar configurações de equalização calibradas profissionalmente por meio de um aplicativo complementar e compartilhar configurações de som personalizadas para jogos específicos com outros jogadores.

A caixa ainda possui as principais certificações de áudio disponíveis atualmente, como a certificação Hi-Res Audio e o Hi-Fi Quad DAC (ES9038PRO) integrado, tecnologia que só costuma estar disponível em equipamentos de áudio de última geração. Quando conectada a um PC, a caixa de som oferece todos os benefícios do Hi-Fi Quad DAC, ou seja, áudio de altíssima qualidade que torna cada jogo muito mais real.

Seu formato clean e tudo-em-um é agradável, seus botões de controle localizados na parte superior permitem que o microfone, o volume e o som sejam ajustados rapidamente. O dispositivo já vem com iluminação RGB customizável capaz de exibir 16,8 milhões de cores diferentes para criar um ambiente mais imersivo e aprimorar a experiência de jogo.

Ela oferece diversas opções de conectividade, como cabo óptico e USB-C, podendo ser conectado facilmente a PCs e consoles de jogos. Os usuários também têm a opção de conectá-la a laptops, tablets ou smartphones via Bluetooth para aproveitar a versatilidade e o desempenho enquanto ouvem música ou veem um vídeo.

Preço e disponibilidade
O produto já está à venda no site oficial da LG com o preço sugerido de R$3.999.

Para mais informações, acesse o site oficial da LG.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Mais de 60% das organizações contam com profissionais dedicados à inovação

Maringá – PR 16/3/2022 – A Transformação Digital causada pela pandemia fez com que as empresas precisassem redefinir suas estratégias, incorporando a gestão da inovação. Com isso, ainda em 2022, 70% das empresas terão acelerado o uso de tecnologias, segundo pesquisa da IDC.

A crise mundial provocada pela pandemia da Covid-19 acelerou e até hoje continua acelerando a transformação digital. Uma recente pesquisa da IDC revela que o investimento em Transformação Digital seguirá crescendo a uma taxa anual de 15,5% até 2023. Com isso, ainda em 2022, 70% das empresas terão acelerado o uso de tecnologias digitais, resultando em novas respostas e soluções, especialmente para os negócios. 

Como consequência, faz-se necessário que as empresas redefinam suas estratégias, incorporando a gestão da inovação como elemento-chave, integrando as operações e o capital humano em processos digitais e vice-versa. A gestão de inovação permite que as organizações aperfeiçoem seus processos a partir de ideias inovadoras e entregue produtos e/ou serviços de forma otimizada, sem a necessidade de retrabalho. 

Desenvolver um modelo de inovação organizacional é, hoje, essencial para conquistar maior competitividade no mercado e gerar vantagem competitiva. O estudo deste ano realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), por meio da Mobilização Empresarial para a Inovação, demonstra que as empresas vêm entendendo e priorizando essa necessidade. Dados indicam que 61% das grandes organizações possuem pessoas dedicadas à inovação e 45% possuem orçamento – dois elementos que registram o ganho de comprometimento com a sistematização do processo.

Investimento em inovação por empresas da área de TI

De forma geral, inovar é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, mas quando é uma empresa que atua no segmento de tecnologia, a inovação deve se fazer ainda mais presente. Isso porque, essa área conta com uma forte variação das necessidades dos consumidores e os concorrentes costumam criar novos modelos de negócios e produtos alternativos com uma frequência maior. 

A transformação constante e o intenso crescimento do setor tecnológico pressionam as companhias para que criem novidades sem perder a qualidade adquirida com o passar do tempo. Para solucionar esse desafio, empresas têm investido na criação de laboratórios de inovação, que tem como principal objetivo gerar mudanças – sejam elas em forma de novos produtos, serviços, ferramentas e negócios ou mesmo reformulando processos. A partir dos laboratórios de inovação é possível apostar em projetos e obter agilidade no processo de aprovação e implementação das ideias, como é o caso do Speedlab.

Prêmio de Inovação reconhece negócios brasileiros 

Com intuito de apoiar as instituições nesse processo, premiações como o Prêmio Nacional de Inovação, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),  incentiva e reconhece os esforços em inovação de empresas que atuam no Brasil. Nesse caso, além da premiação, todas as empresas vencedoras poderão indicar representantes para participarem do Master em Business Innovation (MBI) e, ainda, comparecerem a imersões em ecossistemas de inovação nacional e internacional. 

Para Jonathan Santos, Diretor de Mercado da TecnoSpeed – instituição vencedora da 7ª edição do Prêmio Nacional de Inovação, na categoria Gestão de Inovação –  o reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido pelas empresas brasileiras é muito importante. “O período da pandemia foi de grande superação e a inovação foi a chave para essa transformação. A empresa dobrou de tamanho nesses últimos dois anos e isso só foi possível porque a gestão da inovação garante vantagem competitiva no mercado”, finaliza. 

Website: https://tecno.dev/release-pni



Empresário lista passo a passo para começar um novo negócio

16/3/2022 – Tenha sempre um mentor e especialista no assunto por perto, estude e dedique-se, seu negócio depende de vocêSebrae aponta que 3,9 milhões de novas empresas foram abertas em 2021; advogado detalha orientações importantes para os brasileiros que buscam empreender

O empreendedorismo brasileiro avançou em plena pandemia de Covid-19. É o que mostra um levantamento conduzido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com base em dados da Receita Federal, que demonstra a adição de 3,9 milhões de novos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) em 2021.

O número representa um recorde, com um acréscimo de 19,8% em relação a 2020, quando 3,3 milhões de empreendedores se formalizaram. Já em comparação a 2018, o crescimento é de 53,9%, ano em que surgiram 2,5 milhões de micro e pequenas empresas.

Para o Dr. Felicio Valarelli, especialista em economia e desenvolvimento empresarial -, os números mostram que os brasileiros têm iniciativa para empreender mesmo frente às adversidades de uma crise sanitária. Entretanto, para tornar uma ideia em um negócio, é necessário seguir princípios.

“Talvez você já tenha tido uma ideia mirabolante e até comentou com os amigos, mas isso não é nada sem implementar ações. E implementar ações depende de estruturação, ordem, uma espécie de passo a passo”, afirma. “É necessário ter uma clareza do objetivo desta ação, que pode ser um novo segmento, aprimoramento de algo que já existe ou construir um novo negócio”.

Neste ponto, segundo Valarelli, para iniciar uma carreira de empreendedor, além de know-how, formações e capital de giro, é preciso entender que todos os dias é necessário recomeçar, seja para bater uma meta, mudar uma estratégia ou ouvir uma crítica construtiva e seguir em frente.

“É necessário descobrir o seu objetivo e público-alvo. Sua ideia precisa ter um diferencial do mercado em qual vai atuar, aquela história de qualidade e preço justo não comovem mais os concorrentes, é preciso ir além”, pontua. “Por isso, mergulhe no mundo da sua empresa, detenha todo o conhecimento, ao ponto que todos se sintam seguros em lhe escolher, e questione se você compraria ou seria seu próprio cliente”.

Para o advogado, o empreendedor precisa ser focado e buscar a renovação a cada manhã. “Acorde como se todo dia fosse a inauguração. Tenha aliados que não lhe deixem na mão, sejam funcionários, fornecedores e, até mesmo, clientes, que irão espalhar seu negócio no marketing ‘boca a boca – um dos mais eficientes até os dias de hoje”.

Ainda na visão de Valarelli, desenhar o plano de ação vai além de ter uma ideia, executar e finalizar: uma empresa precisa montar sua estrutura para se manter firme, empreendendo renovações e ajustes com atualizações globais.

Passo a passo para empreender

Para a maior parte das pessoas, apesar de ser um sonho, começar um novo negócio representa um desafio quase intransponível, afirma o fundador da Valarelli Advogados e Associados.

“Mesmo diante dos entraves iniciais, inerentes a qualquer empresa, é possível começar um negócio do zero e obter sucesso, seguindo orientações importantes”, afirma. Para facilitar, a reportagem organizou o passo a passo proposto por Valarelli nos tópicos a seguir:

  1. Defina seus objetivos;
  2. Estabeleça metas atingíveis e lute por elas todos os dias;
  3. Liste suas tarefas e ações diárias;
  4. Determine prazos e cumpra-os;
  5. Desmembre tarefas e delegue ao grupo – assim ninguém fica desmotivado e sobrecarregado. Se você trabalha sozinho, elimine ponto a ponto e vá riscando sua lista;
  6. Tenha um cronograma claro, seja organizado e use ferramentas disponíveis
  7. para isso;
  8. Considere situações de risco e tenha um plano para caso algo dê errado;
  9. Acompanhe seu negócio, ninguém vai fazer tão bem como você.

Além da parte teórica do negócio, para Valarelli, toda pessoa que tem uma ideia é um ser humano, com princípios e valores que devem ser, sim, preservados e aplicados para que a empresa carregue sua essência.

“O produto humanizado tem mais chances de se colocar no lugar do outro e crescer. Pessoas trabalham, vendem e atendem outras pessoas. Neste momento, a missão, visão e valores são extremamente importantes. Tenha sempre um mentor e especialista no assunto por perto, estude e dedique-se, seu negócio depende de você”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.vaadv.com.br/

Website: https://www.vaadv.com.br/



Maioria dos brasileiros vê vantagens em IA, mostra estudo

16/3/2022 – A IA permite uma gestão e comunicação conectada, integrada e disponível em qualquer lugar e em qualquer plataformaAnálise da Ipsos investiga relação dos brasileiros com Inteligência Artificial; para especialista, ferramentas de WFM devem utilizar IA para acompanhar o futuro do trabalho

Mais da metade dos brasileiros (57%) acredita que serviços e produtos que usam IA (Inteligência Artificial) trazem mais vantagens do que desvantagens. É o que demonstra um estudo realizado pela Ipsos para o Fórum Econômico Mundial, que entrevistou 19.504 adultos de forma remota, com idades entre 16 e 74 anos, de 28 países, entre eles o Brasil, entre os dias 19 de novembro e 3 de dezembro de 2021.

De acordo com o índice, o nível de confiança dos brasileiros em IA está à frente de cidadãos de países como a França (31%), Canadá (32%) e Holanda (33%). A pesquisa mostra que, na opinião de 51% dos participantes, produtos e serviços que utilizam IA desempenharam um papel importante para suas vidas nos últimos cinco anos. Para 61%, a modalidade deve gerar mudanças significativas nos próximos cinco anos, enquanto, para 65% dos entrevistados, o uso de IA torna a vida cotidiana mais fácil. 

Adelino Silva, Development Support Manager da SISQUAL WFM – , empresa de tecnologia e desenvolvimento de software de gerenciamento de força de trabalho -, observa que a confiança dos brasileiros em IA se deve ao fato de que, para além da esfera corporativa, as inovações estão presentes no dia a dia de grande parte das pessoas, seja a nível pessoal ou profissional.

“Quando fazemos uma pesquisa no Google, ou quando colocamos um destino no GPS, a IA já está incluída nessas soluções para nos ajudar. Estamos em uma era de muita informação. Por isso, para continuar a ter um papel relevante juntos aos seus clientes, as soluções tecnológicas não têm alternativa senão seguir esse caminho”, afirma.

Para o especialista, a IA não se limita a gigantes tecnológicos, mas consiste em uma transformação universal, na qual todos aqueles que querem continuar a existir deverão investir. “Com a quantidade de informação que, diariamente, gestores e colaboradores necessitam lidar, começa a ser humanamente impossível a tomada de decisões fundamentadas sem o apoio da IA. Empresas que iniciaram esse caminho há algum tempo já veem o resultado positivo da decisão”.

Ferramentas de WFM apostam em IA

De acordo com Adelino Silva, as soluções de WFM, já há algum tempo que têm investido na incorporação da Inteligência Artificial como forma de ajudar e apoiar na tomada de decisão. Sendo um domínio aplicacional complexo, como é o da gestão de pessoas, o universo aplicacional do WFM tem muito a ganhar com a adoção da IA.

“Como exemplo comparativo, podemos pensar no domínio da automação industrial, onde planejar o processo fabril necessita de menos variáveis tornando o seu planeamento menos

complexo. Se falamos de uma linha de produção com máquinas e robôs que podem operar 24 horas por dia, 365 dias por ano, podemos resumir o planeamento à gestão dos processos de controle do fluxo de matérias-primas para manter a linha de produção em pleno funcionamento e gerir o plano de manutenção da linha de produção”, explica.

Por outro lado, continua, quando se fala da gestão de pessoas em uma organização, o cenário muda radicalmente, pois é preciso lidar com um número de variáveis muito superior. “Gerir pessoas não é apenas resolver uma equação entre disponibilidade versus necessidade: é muito mais, como gerir os limites impostos pelas leis laborais e o equilíbrio necessário entre a vida profissional e pessoal de cada colaborador, garantindo que o planejamento das atividades de cada pessoa não irá  impactar no produto ou serviço oferecido ao cliente, entre outros pontos”.

Ainda segundo o Development Support Manager da SISQUAL WFM, os processos de Inteligência Artificial aplicados em ferramentas de WFM ajudam a planear escalas de trabalho e dispensam o risco de ultrapassar os limites legais na gestão do trabalho.

Tendências de IA acompanham o futuro do trabalho

“Hoje vivemos em um mundo conectado e, por força da pandemia, a necessidade de mobilidade e conectividade aumentou e acelerou”, afirma o especialista. “Por este motivo, a gestão do trabalho vem sofrendo mudanças radicais, o que faz com que as soluções tecnológicas acompanhem essa evolução”.

O trabalho em regime híbrido, que combina as modalidades presencial e remota, ou apenas a distância, leva ao aumento da complexidade da gestão da força de trabalho, analisa Adelino Silva. “Hoje, a força de trabalho pode estar geograficamente dispersa em vários pontos do planeta, com diferentes fusos horários, legislações laborais, culturas, idiomas distintos e níveis de qualificação diferenciados”, expõe. “Neste cenário, a gestão do aumento da complexidade torna-se possível graças à aplicação da IA nas soluções tecnológicas”.

Para concluir, ele destaca que uma solução de WFM possibilita, entre outras inovações, que os colaboradores venham a escolher os horários que preferem para equilibrar a vida profissional e pessoal e avaliar o nível de execução das tarefas planeadas e associadas a cada colaborador de forma objetiva. “Além de tudo, a IA permite uma gestão e comunicação conectada, integrada e disponível em qualquer lugar e em qualquer plataforma, o que está alinhado com as perspectivas para um futuro com liberdade e tecnologia”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.sisqualwfm.com/

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WFM facilita a gestão de Recursos Humanos, diz especialista

16/3/2022 – Cada vez faz menos sentido manter processos manuais nos RH, pois estes acarretam maior mão de obra e menos segurançaA ansiedade foi um entrave para profissionais de gestão de pessoas durante a pandemia; para especialista, ferramenta de WFM é alternativa frente às novas diretrizes para os RH

Na esteira das mudanças trazidas pela pandemia de Covid-19, profissionais de empresas de diversos setores do Brasil tiveram que lidar com novas dinâmicas de trabalho, como o home office. Para além do impacto sentido pela maioria dos colaboradores, um estudo da consultoria Mercer Brasil, que investigou efeitos da crise sanitária na jornada de quem trabalha com RH (Recursos Humanos), demonstrou que os profissionais responsáveis pela gestão da força de trabalho também não saíram ilesos à fase mais crítica da pandemia.

Segundo a pesquisa, 64% dos colaboradores que atuam com gestão de pessoas tiveram dificuldade para lidar com a ansiedade. O levantamento “Profissional do RH” identificou que 47% desses funcionários confessaram que não conseguiriam lidar com a ansiedade, 10% afirmaram que foi muito difícil conviver com o transtorno, e 7% contaram que tiveram que buscar ajuda para lidar com o alto grau de dificuldade.

Na perspectiva de Kaleb Costa, Project Manager da SISQUAL WFM, empresa de tecnologia e desenvolvimento de software de gerenciamento de força de trabalho, os desafios enfrentados pelos profissionais fazem parte das chamadas “novas diretrizes para os RH”. Neste contexto, entram em cena inovações como ferramentas de WFM, orientadas para a otimização da força de trabalho, que podem auxiliar o departamento de RH diante de suas novas demandas.

“Entre os principais resultados obtidos pela implementação de uma ferramenta de WFM no Brasil, a inovação oportuniza a redução de horas extras e banco de horas, assim como a baixa significativa em processos trabalhistas e melhoria da qualidade de vida do empregado”, afirma.

Além disso, acrescenta, a tecnologia promove a redução nos custos de adicional noturno, automação de processos manuais e diminuição no gasto das horas mensais com fechamento de ponto, “o que pode trazer mais tranquilidade para quem atua com gestão de funcionários e, por vezes, se sente sobrecarregado”.

WFM atende às principais necessidades de RH

Kaleb Costa explica que a implementação de soluções, como o SISQUAL WFM, atende às principais necessidades do departamento de Recursos Humanos, como a automação de processos – justificativas de ponto, ajustes na escala de papel ou Excel e, até mesmo, programação de férias, entre outros – que antes eram feitos de forma “arcaica” ou em diversos softwares.

“Com uma ferramenta eficiente, todos os processos se automatizam e se unificam em uma única plataforma. Assim, de forma descomplicada, os RH conseguem ‘assistir’ tudo em real time, desde tratativas a serem feitas pelas chefias, trocas de escala e programações de descanso, procedimentos sobre os quais os departamentos não tinham controle devido aos multiprocessos e softwares existentes nas instituições”, explica.

Em resumo, prossegue, a inovação oferecida por ferramentas WFM veio para unificar, agilizar e trazer controle ao RH, oferecendo plataformas intuitivas e dinâmicas. “A tecnologia possibilita uma janela maior para a auditoria dos processos, algo praticamente impossível nos dias de hoje sem os recursos digitais”.

Gerenciamento automático facilita dia a dia empresarial

O Project Manager da SISQUAL WFM destaca que uma das principais dificuldades de empreendedores, líderes e profissionais é a falta de tempo. De fato, quase metade (45%) dos empresários se queixam deste fator, conforme uma pesquisa do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo).  “De forma similar, cerca de 56% dos trabalhadores formais estão insatisfeitos com o trabalho, e a falta de tempo e estrutura organizacional estão entre os principais agentes”, afirma Costa, citando dados de uma pesquisa do Instituto Locomotiva.

“A insatisfação, por sua vez, torna-se um fator de risco para a saúde de um negócio, já que um colaborador desmotivado pode ser 125% menos produtivo do que os colegas que se sentem engajados e inspirados”, complementa, mencionando indicativos de um balanço da consultoria de gestão Bain & Company.

Neste cenário, segundo o especialista, uma ferramenta de gerenciamento automático de equipes pode fazer a diferença no dia a dia empresarial. “Além do gerenciamento automático trazer um ganho na produtividade, traz segurança para o cliente, desde uma escolha por competência face a demandas diárias, a uma escolha de folga, baseando-se nos empregados que têm o direito devido a um saldo de BH (banco de horas), ou até mesmo de folgas pendentes”.

O especialista observa que as empresas brasileiras vivem um momento de digitalização de processos. “Aos poucos, os empreendimentos estão percebendo que, em um mundo digital, cada vez faz menos sentido manter processos manuais nos RH – e demais setores -, pois estes acarretam maior mão de obra e menos segurança”.

Na visão de Kaleb Costa, a chamada “virada de chave” no que tange à digitalização dos processos de RH não ocorrerá da noite para o dia. “De todo modo, acredito que até 2027 a maioria das empresas do país terão seus processos manuais extintos. Para tanto, as ferramentas de WFM, como o SISQUAL WFM, desempenham um papel importante, auxiliando na modernização dos processos”.

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PBL: especialista apresenta as sete etapas da metodologia de ensino

16/3/2022 – Esta metodologia coloca os alunos no centro do seu próprio processo educacional, tornando-os protagonistasMétodo ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas), mais conhecida por sua sigla em inglês, PBL (Problem-Based Learning), surgiu na década de 1960, no Canadá; especialista comenta como se dá sua implementação na sala de aula

Com as mudanças ocorridas de forma acelerada na maneira com a qual se estabelecem os vínculos e as relações sociais, bem como a forma de transmitir e absorver conhecimento e das engrenagens do mercado de trabalho, é natural que nas últimas décadas tenha avançado o debate sobre novas metodologias de ensino, mais propícias aos novos tempos. Neste sentido, ganhou força a chamada ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas), mais conhecida por sua sigla em inglês, PBL (Problem-Based Learning).

O método surgiu na década de 1960, na Faculdade de Medicina de McMaster, em Toronto, no Canadá, sendo considerada uma “metodologia ativa”, que promove o engajamento e a participação ativa dos estudantes para que ocorra o aprendizado. Com o passar do tempo, a metodologia foi adaptada para outras áreas e levada para o Ensino Médio, promovendo a realização, em sala de aula, de atividades guiadas, com o objetivo de preparar os alunos para resolverem questões do mundo real, com vistas a melhor inserção deles no mercado de trabalho. 

Enquanto no método tradicional de ensino, adotado e repetido por docentes em todo mundo há décadas, o professor transmite o conteúdo para que o aluno o memorize e então realize “problemas” para fixar o conteúdo, no PBL, o processo se inverte. Nele, o docente oferece um problema real para que o estudante identifique o que precisa saber e, então, aplica o conteúdo com base na resolução do problema.

Para Thiago Reis, diretor-executivo da Centric Learning, instituição de ensino que atua no Brasil com o nome de WAY American School e utiliza o PBL em sua grade curricular, “esta metodologia coloca os alunos no centro do seu próprio processo educacional, tornando-os protagonistas ao desenvolverem projetos que eles ajudam a escolher e a moldar, trabalhando problemas reais e relevantes para eles e para suas comunidades”.

O método se estrutura em três grandes eixos, o entendimento do problema, que surge através da interação dos alunos; o conflito cognitivo, que ocorre naturalmente durante o processo, estimulando a aprendizagem; e a resolução do problema, que, por meio do reconhecimento e aceitação da interpretação de vários atores sobre o mesmo fenômeno, promove o conhecimento.

Estes três eixos, porém, são desmembrados em outros menores, mais detalhados. De acordo com Reis, o processo se desenrola em sete etapas, com alguns conceitos próprios vinculados a cada uma delas:

Primeira etapa: o professor apresenta um “Problema” ou uma “Questão Desafiadora” aos alunos. “Aqui, os estudantes, de forma coletiva, reúnem informações necessárias para trabalhar aquele projeto, entendendo as habilidades que serão necessárias para a atividade”.

Segunda etapa: com “Espírito de Exploração”, os estudantes buscam entender o que já sabem sobre aquele assunto e onde carecem de alguma informação. “Trata-se de uma etapa ainda preliminar, onde os alunos buscam aprender novos conceitos e pesquisar o tema mais a fundo”.

Terceira etapa: atuando em conjunto, professor e alunos irão buscar informações, de modo a trabalhar o projeto com “Inovação e Originalidade”. Para Reis, as soluções devem ser “autênticas” e ter “ressonância com suas realidades”.

Quarta etapa: cada projeto no PBL busca promover a “Voz e Escolha do Aluno”. “Ao apresentar e discutir o projeto com a turma, o professor pode ouvir o que os estudantes têm a dizer sobre o projeto e assim adaptá-lo, se necessário, aos interesses e vontades dos alunos, fazendo com que a aula e os projetos sejam de fato interessantes para a turma.”

Quinta etapa: durante e após o projeto, os participantes farão uma “Reflexão” sobre como foi o seu desenvolvimento e o aprendizado. “Refletir sobre o conteúdo é etapa essencial do ensino”.

Sexta etapa: após a reflexão, há a “Crítica e Revisão”. “Nesta etapa, alunos e professores compartilham suas reflexões a fim de melhorar os projetos concluídos e os que ainda serão feitos, garantindo que eles estarão de acordo com as necessidades dos alunos.”

Sétima etapa: o último passo é a “Apresentação do Projeto para o Público”, considerado por Reis como uma das etapas mais importantes do PBL. “Como os projetos buscam sempre ser inspirados em situações e problemas reais, de preferência relacionados à própria comunidade em que os alunos estão inseridos, a apresentação pública do que os alunos desenvolvem faz com que os resultados sejam ainda mais reais e positivos, pois podem impactar diretamente os grupos sociais em que eles estão inseridos”.

Para saber mais, basta acessar: www.centriclearning.net

Website: http://www.centriclearning.net



Ícone dos anos 70 e 80, a Mobylette está de volta

O Brasil viveu nos anos 70 uma verdadeira invasão de ciclomotores, mas um produto não sai da cabeça daquela geração até hoje: a Caloi Mobylette, veículo que inclusive virou sinônimo de categoria e emprestou seu nome para similares de outras marcas.

Por mais de duas décadas, entre os anos 80 e 90, a Mobylette foi o sonho de consumo dos jovens!

Rápida, descolada, símbolo de status, a Caloi Mobylette marcou gerações. O barulho do seu motor nunca foi patenteado, mas era inigualável. Bastava escutar o ronco e todos torciam o pescoço para ver ela cortando ruas e avenidas das cidades. Saudade que – felizmente – está com os dias, ou melhor, as horas contadas.

Hoje, à meia-noite, a Caloi começa a vender pelo Mercado Livre a nova Caloi Mobylette. Ícone do passado, a campanha para o lançamento do produto não poderia ter slogan melhor: “A lenda voltou”.

A campanha da nova Caloi Mobylette será toda desenvolvida no universo online, nas redes sociais. Um time de embaixadores ajudará a marca a contar a história do passado e a escrever uma nova história.

“A Mobylette marcou gerações, ela foi uma verdadeira febre por mais de duas décadas, e sua memória permaneceu viva na cultura brasileira graças a uma legião de fãs e colecionadores que mantiveram sua chama acesa. Agora é com grande orgulho que trazemos de volta a Caloi Mobylette às ruas, mas de uma nova forma, com visual urbano mais moderno, na versão elétrica, redefinindo o futuro da mobilidade”, fala Eduardo Rocha, diretor de marketing da Caloi.

“O consumidor atual, além de antenado nas tendências globais, quando busca um produto quer algo que faça a diferença na sua vida, como a nova Mobylette fará, pois trata-se de um veículo sustentável que ainda gera economia, praticidade, agilidade e eficiência quando o assunto é transporte urbano”. completa.

Para desenvolver a nova Mobylette, a Caloi mesclou no produto algumas releituras do quadro do passado com as novas necessidades do consumidor. Toda a geometria foi pensada para uma pilotagem versátil e facilitasse a obtenção de uma velocidade eficiente, ideal para encarar trechos urbanos curtos, do dia-a-dia, assim como passeios mais longos. O modelo tem ainda tubo rebaixado, assim como na primeira Mobylette, fator que facilita ao ciclista subir na bike, permitindo assim uma melhor pedalada. Os pneus de quatro polegadas são outros atrativos que proporcionam maior estabilidade, absorvendo todo tipo de impacto e garantindo maior conforto e rendimento.

Porém, o grande destaque está por ela ser um veículo elétrico. Se antes ela era a gasolina, agora em um mundo sustentável, a modernidade exige novos comprometimentos.

O modelo é equipado com um motor de cubo de 350W de potência que pode ser acionado tanto pelo movimento da pedalada como pelo acelerador integrado ao display. A bateria, instalada debaixo do banco, oferece uma autonomia de até 30km.

O logo da linha Caloi Mobylette também foi redesenhado. A aplicação da marca, colocada na lateral, tem acabamento cromado em relevo resinado. As cores do modelo remetem ao clássico Caloi, desde a lateral sóbria até os detalhes com o vermelho inconfundível da marca, destacando, por exemplo, o bagageiro.

“O projeto Mobyllete foi como um retorno ao passado, onde buscamos não só resgatar a experiência de mobilidade exercida pela Mobyllete nos anos 70, mas também trazer de volta características únicas que só um produto com mais de 50 anos pode ter. Todo o projeto buscou remeter a clássica Mobylette dos anos 70 mas sempre de forma modernizada, afinal não estamos falando de uma réplica ou releitura de um clássico, mas sim de um novo caminho para a mobilidade”, explica Marcos Ribeiro, head de produto da Caloi.

Para lançar a nova Mobylette, a Caloi realizou uma pesquisa com consumidores de diversas cidades do País para entender não só a força do produto, mas como o jovem consumidor quer se locomover pelos centros urbanos. Com a pandemia, há um crescente cenário na mudança de hábitos.

No Brasil, a perspectiva é de um aumento médio de 30% ao ano na procura por bicicletas elétricas nessa década e a Caloi encontrou a resposta que a Mobylette é um sinônimo de bicicleta motorizada. O conceito do produto atravessa gerações de consumidores e o nome Mobylette não só mexe com os fãs do passado, como também atrai os jovens atuais.

Para atender o consumidor de todo o Brasil de forma igual, a Caloi realizará primeiro a venda do produto pelo Mercado Livre. À meia-noite do dia 16 de março as vendas serão abertas na plataforma, com entrega em todo o território nacional. Depois, entre os dias 28 e 31 de março, bikeshops de todo o País começarão a vender a nova Caloi Mobylette.

Seu preço sugerido é de R$ 9.199,00.

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Yakult firma patrocínio com CBDA para o Troféu Brasil de Natação

São Paulo 16/3/2022 – Competição definirá a seleção brasileira da modalidade para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos e o Campeonato Mundial Junior de NataçãoFilial brasileira será a patrocinadora oficial do principal evento de natação da temporada no país

A Yakult do Brasil é a patrocinadora oficial do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Brasil, que será realizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) de 4 a 9 de abril, no Rio de Janeiro. A empresa apoiará a competição que definirá a seleção brasileira da modalidade para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos e para o Campeonato Mundial Junior de Natação.

Além de desenvolver alimentos que beneficiam a saúde, a multinacional Yakult – com sede em Tóquio, no Japão – incentiva o esporte com objetivo de tornar as pessoas ainda mais saudáveis. A empresa investe no beisebol desde a década de 1990 no Japão (com time profissional) e no Brasil (com um Centro de Treinamento). Desde 2005, a Yakult Honsha (matriz da empresa) é patrocinadora oficial da Federação Internacional de Natação: FINA World Championships e FINA World Swimming Championships (25m). Agora, a filial brasileira será patrocinadora do Troféu Brasil de Natação.

O diretor presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto, afirma que a empresa quer incentivar as atividades físicas no Brasil como forma de realização da filosofia do grupo. “Nossa filosofia é ‘Nós contribuímos para uma vida saudável e alegre das pessoas do mundo inteiro, com base em pesquisas contínuas da Ciência da Vida’. Temos uma grande responsabilidade como empresa que se preocupa com a saúde das pessoas e sabemos que, para ter uma vida mais saudável, a prática de exercícios é fundamental. Ao assumirmos este patrocínio com a CBDA, também estamos reforçando o nosso compromisso com as novas gerações para que a natação brasileira continue produzindo grandes atletas que orgulhem o Brasil”, acentua.

“É o começo de uma nova era. A Yakult é um patrocinador com anos de mercado, envergadura e porte gigante em nível mundial. Queremos mostrar que a natação brasileira é gigante e que somos referência na realização de eventos importantíssimos como o Troféu Brasil. Esperamos que seja o primeiro de muitos eventos de parceria entre a CBDA e a Yakult”, ressalta o presidente da CBDA, Luiz Fernando Coelho.

O vice-presidente da CBDA, Renato Cordani, acrescenta que a conquista da parceria com a Yakult vem coroar todo um trabalho de melhorias na governança da entidade, realizado nos últimos dois anos e que visava justamente tornar a CBDA mais atrativa a receber patrocínios. “É um caminho sem volta. Vamos dando passos sempre nesse sentido para que esse seja o primeiro de muitos patrocínios. Afinal, a CBDA e o esporte aquático do Brasil merecem”, reforça.

Troféu Brasil 2022

O Troféu Brasil de Natação 2022 será a única seletiva brasileira para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos que ocorrerá em junho, em Budapeste, na Hungria – maior evento de esportes olímpicos, excluindo os Jogos Olímpicos. A competição reúne as cinco modalidades aquáticas, além do High Diving (mergulho de grandes alturas). Outras informações: https://novo.cbda.org.br/.

Website: https://www.yakult.com.br/



Geradores fotovoltaicos têm alta de vendas e energia solar alcança Itaipu

Maringá-PR 16/3/2022 – Mais de 73% da população brasileira deseja instalar energia solar em casa. A alta dos preços da energia elétrica e o novo Marco Legal da GD impulsionam o setorCom a aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída, este ano se mostra o mais vantajoso para aderir à energia solar. Neste cenário promissor, são esperados R$ 51 bilhões em investimentos e as vendas de geradores de energia solar crescem exponencialmente

O ano de 2022 desperta expectativas de crescimento para a energia solar no Brasil, em especial para a geração distribuída. Com a aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída (Lei n° 14.300/2022), publicado em 6 de janeiro, este ano se mostra o mais vantajoso para aderir à energia solar, pois as novas taxas só passam a valer em 2045 para quem adquirir seu gerador ainda em 2022.

Com isto, o crescimento do setor vem sendo nítido. De acordo com dados coletados no site da ANEEL, até dezembro de 2021, o país já contava com 404.733 geradores ON GRID instalados em residências ou empresas brasileiras.

Segundo a ABSOLAR, os novos investimentos na área ultrapassam 74,6 bilhões de reais, entre grandes usinas e sistemas de geração de energia, gerando mais de 420 mil empregos acumulados desde 2012. Além disso, foi evitada a emissão de 18,0 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

Hoje, as usinas solares são a sexta maior fonte de geração do Brasil, presentes em todas as regiões do país. Ainda em março de 2022, o país ultrapassou a marca de 14 GW de potência, somando grandes usinas e geração própria em telhados. Assim, a energia solar alcançou a potência instalada da usina hidrelétrica de Itaipu, segundo mapeamento da ABSOLAR divulgado neste mês de março em reportagem para a CNN Brasil. A associação informou este dado ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Quando somadas as capacidades das grandes usinas e da geração própria, a fonte solar ocupa o quinto lugar, e já ultrapassou também a potência instalada de termelétricas movidas a petróleo e outros fósseis.

Potência equivalente à usina de Itaipu

Ainda segundo a ABSOLAR, a marca de 14 gigawatts de capacidade instalada de energia solar fotovoltaica (que representa a inédita equivalência) leva em conta parques centralizados e a geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Essa é a chamada geração distribuída.

A entidade afirma ainda que as principais razões para esse crescimento acelerado dos sistemas solares no Brasil são: o aumento nas tarifas de energia elétrica, e claro, a entrada em vigor do Marco Legal da Geração Própria de Energia.

“As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos atualmente, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”, afirma Rodrigo Sauaia, presidente da ABSOLAR.

O crescimento do setor solar

Atualmente o número de instalações de sistemas solares fotovoltaicos não para de crescer. É um setor que cresce três dígitos ao ano e a quantidade de novos projetos instalados e conectados à rede tende a aumentar cada vez mais. Abaixo, está listado a evolução desses número, ao longo dos anos, conforme dados da ANEEL:

  • 2012: 6 sistemas solares instalados no país todo;
  • 2016: 6.719 mil novos sistemas instalados;
  • 2017: 13.957 mil novos sistemas instalados;
  • 2018: 35.884 mil novos sistemas instalados;
  • 2019: 123.803 mil novos sistemas instalados;
  • 2020: 222.176 mil novos sistemas instalados.
  • 2021: 400.918 mil novos sistemas instalados.

Previsão para 2022

Para o decorrer deste ano, as expectativas do mercado seguem altas, sustentadas pelos recordes apontados até aqui. Neste cenário promissor para todo o setor, Aldo Teixeira, fundador e presidente da Aldo Solar comenta o quanto o crescimento da energia solar é positivo para o país. “A previsão de crescimento do setor é otimista. O último Censo de Moradia Quinto Andar apontou que mais de 73% da população brasileira deseja instalar energia solar em casa. A alta dos preços da energia elétrica e o novo Marco Legal de Geração Distribuída contribuem diretamente para a expectativa, além do crescimento de investimentos que o país vem recebendo”, afirma.

“Em 2022, o Brasil deve receber R$ 51 bilhões em investimentos para o setor solar. Diante das oportunidades em todo o país, nossas metas internas são de dobrar o crescimento ano a ano de acordo com essas previsões, sendo que apenas em março deste ano já alcançamos o marco de 230 mil geradores vendidos”, finaliza Aldo.

Website: https://www.aldo.com.br/



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