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Saiba como usar o Instagram Stories a favor do seu negócio

A ferramenta Instagram Stories virou uma febre na rede social desde o seu lançamento, em 2016. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Segundo dados do Facebook, mais de 400 milhões de usuários usavam os stories diariamente, no segundo semestre de 2018. Mas o que muitas empresas e marcas estão descobrindo, é que essa função de publicar fotos e vídeos curtos por apenas 24 horas, é o canal perfeito para aplicar estratégias de conteúdo que podem aumentar a audiência e até mesmo as vendas do seu negócio.

Segundo um estudo da empresa Socialbakers, o Instagram já tem três vezes mais interações que o Facebook. De acordo com a pesquisa, que avaliou mais de 13 milhões de perfis no mundo todo, o story é a plataforma com maior engajamento de conteúdos publicitários na rede social. Não à toa, em apenas um ano, a função cresceu 21% para fins comerciais.

De acordo com a especialista de marketing digital para microempresas, Silvia Martins, os stories são um sucesso absoluto no Instagram, porque proporciona um ambiente mais informal e pessoal para que o consumidor se comunique com as marcas.

“Um conteúdo bem-sucedido no story consegue ser criativo e dinâmico ao mesmo tempo. Ele aguça a curiosidade dos seus seguidores, para que eles estejam sempre acompanhando o perfil e não percam nenhuma informação temporária publicada na plataforma”, diz.

“Os stories ainda criam um canal de diálogo entre o cliente e a marca, uma aproximação mais pessoal e personalizada. Se a empresa souber usar essa função da forma correta, produzindo conteúdo relevante e usando stickers de pesquisa, é possível até mesmo descobrir qual é o perfil do seu público, o que eles desejam assistir nesse canal e consumir, aumentando a audiência e as vendas da sua marca”, explica.

Para quem é autônomo e está dando os primeiros passos nesse universo digital, a dica da especialista é simples: não tenha vergonha de aparecer!

“A principal dificuldade dos alunos é aparecer nos stories. Eles ficam com vergonha da sua imagem, se sentem inseguros, e por isso, perdem uma grande oportunidade de vendas. É preciso mostrar ao consumidor quem está por trás do negócio. Publicar uma foto e escrever um texto todo mundo pode fazer, mas quem está na linha de frente da conta e consegue se comunicar, alcança mais audiência. As pessoas têm empatia umas com as outras nas redes sociais, então dar um rosto à marca é o segredo para o sucesso nos stories”.

 

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Conheça 4 plataformas e aplicativos indispensáveis para atletas

A tecnologia pode ser uma grande aliada em diferentes segmentos, inclusive no esporte! [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

As chamadas sportstech, ou startups que utilizam a tecnologia para promover inovação no mercado esportivo vêm ganhando força e abrindo espaço no Brasil. Veja alguns exemplos:

Conexão de todas as pontas do esporte
A AtletasNow é um marketplace com a missão de conectar todas as pontas do esporte para ajudar no fomento ao mercado esportivo. A ideia é que por meio de uma plataforma digital pioneira no setor, o atleta se cadastre, coloque todos os seus dados pessoais, de carreira e até mesmo vídeos que comprovem performance.

A partir disso, ele pode encontrar federações, confederações, clubes, patrocinadores (marcas/empresas), nutricionistas e outros profissionais do setor, gerando oportunidades e renda. A perspectiva é que, até o final de 2019, a plataforma já conte com mais de 10 mil atletas, 600 profissionais do esporte e 10 entidades esportivas.

Aplicação da neurociência para a melhora do desempenho dos atletas
A Sensorial Sports é uma empresa de base neurocientífica e tecnológica dedicada ao melhoramento do desempenho de atletas e expansão das capacidades humanas.

Por meio métodos computacionais de avaliação e treinamento cerebral, a startup acelerada pelo programa InovAtiva Brasil monitora e aprimora a performance dos esportistas, sem aumentar o desgaste físico. Atualmente, a empresa está desenvolvendo uma solução que aplica realidade virtual para o treinamento cognitivo.

Oportunidades de trabalho para esportistas ociosos
A startup Goleiro de Aluguel , veio trazer a uberização do trabalho para o futebol. Por meio do aplicativo, a solução conecta times de futebol amador a goleiros cadastrados na plataforma que estão em busca de uma oportunidade. O jogador recebe um valor por jogo e comparece no local agendado. Após a partida é avaliado, bem no “estilo” uber.

Disponibilidade de quadras e campos para atletas
A ideia do JOGA é facilitar a busca e a escolha de quadras e campos de esportes como: vôlei, basquete, handebol, tênis, futebol de campo, futebol society, futsal e futevôlei. Por meio da plataforma web é possível encontrar fotos e informações sobre a estrutura e capacidade dos locais, avaliação e distância do usuário.

 

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Flávia Pini é a nova CEO da FX Retail Analytics

A FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento de fluxo para o varejo, anuncia a elevação de cargo de Flávia Pini. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A profissional assume como nova CEO e vai ser a responsável pelo planejamento, coordenação e execução da nova estratégia de negócios da companhia,  mentoreada pela HiPartners Capital & Work, grupo que investe em soluções disruptivas para o varejo, no qual a empresa também faz parte.

Formada em Publicidade e Propaganda é também especialista em Estratégias de Marketing Digital pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). São mais de treze anos de experiência no mercado, com atuação nas áreas comercial, comunicação e marketing.

Atualmente é articulista de portais como E-commerce Brasil e Startupi, colocando em foco assuntos que englobam o ecossistema da Transformação Digital do Varejo e suas experiências vivenciadas através de recém visitas à China e Vale do Silício.

Flávia começou a carreira em 2007 no mercado financeiro. Atuou também na GEO Eventos, plataforma de eventos das Organizações Globo, entre 2011 e 2012. Assumiu como sócia e advisor da venture building HiPartners Capital & Work em 2012 e, desde então, atuava nas diretorias das demais empresas investidas pelo grupo.

A chegada da nova CEO coincide com o novo posicionamento da FX Retail Analytics ao mercado. Mais do que uma fornecedora de dados sobre fluxo de visitantes, agora a empresa oferece novos produtos baseados em inteligência artificial, com insights preditivos que visam melhorar a gestão, reduzir perdas, aumentar a eficiência e potencializar ganhos reais de receita.

“O fluxo já era um indicador indispensável para qualquer medição de performance do varejo, mas tê-lo combinado com mais dados através de algoritmos sofisticados e atrelados à inteligência artificial faz da FX uma companhia vital para qualquer varejista. Estou extremamente feliz em estar à frente de uma empresa com tanta relevância na solução que fornece”, comenta a nova CEO.

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Diabetes na gestação: o que toda mulher precisa saber antes de engravidar

Gravidez com diabetes mal controlado eleva as chances de malformação fetal, complicação gestacional e neonatal e aborto. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Esse é o alerta da endocrinologista Dra. Lorena Amato, que explica ainda que bebês nascidos de mães com diabetes mellitus mal controlado correm o risco de uma variedade de desfechos adversos: hipertensão gestacional (14,6%), parto prematuro (10,9%), recém-nascidos pequenos para a idade gestacional (6,5%) e internações em unidade de terapia intensiva (UTI).

Ainda pode ocorrer aumento do índice de cesarianas e distócia por macrossomia.

“As alterações hormonais (aumentos de lactogênio placentário, estrogênio, progesterona) induzem resistência à insulina durante a gravidez e podem revelar defeitos latentes das células beta em mulheres com predisposição. Em geral, o controle glicêmico deve ser mais rigoroso, mas esses detalhes variam para o tipo de diabetes que estamos tratando, seja ela pré-gestacional, tipo 1, 2 ou diabetes gestacional”, explica Dr. Lorena.

O diabetes pode apresentar piora com o ganho de peso durante a gestação e, por isso, gestantes diabéticas devem ser orientadas a manter dieta equilibrada e realizar atividade física, se não houver contraindicações, a fim de manter o ganho de peso em torno de 300 a 400 gramas por semana, a partir do segundo trimestre de gravidez.

É importante dizer que, se a mãe tem diabetes, não necessariamente o bebê também terá. Existe o componente genético, que a história familiar de diabetes aumenta o risco do indivíduo de desenvolver diabetes mellitus 1 e 2, porém, não é único fator determinante.

Puerpério
No primeiro dia após o parto, os níveis de glicemia devem ser observados. Orienta-se também a manutenção de uma dieta saudável.

“A maioria das mulheres apresenta normalização das glicemias nos primeiros dias após o parto. Caso ocorra hiperglicemia durante esse período, a insulina é o tratamento indicado. Por fim, é preciso evitar a prescrição de dietas hipocalóricas durante o período de amamentação”, disse a especialista.

A partir da sexta semana após o parto, é recomendado reavaliar a tolerância à glicose por meio de glicemia de jejum ou teste oral com 75 g de glicose, dependendo da gravidade do quadro metabólico apresentado na gravidez.

 

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Indústria 4.0: ganhos e desafios para o setor de serviços

Por Eduardo L’Hotellier *

Muito se fala sobre o impacto das novas tecnologias em diversos setores do mercado. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Quando analisamos as tendências tecnológicas para o setor de prestação de serviços, precisamos dar um passo atrás, a fim de entender inicialmente as especificidades desse segmento tão diversificado. Se de um lado temos grandes apostas de inovação apontando por aí, como exemplo da AI, veículos autônomos e automação industrial, do outro é notório que temos o desafio de um setor que ainda está caminhando para se digitalizar.

Nos últimos anos presenciamos mudanças estruturais constantes na forma como nos relacionamos com a tecnologia, hoje já difundida de diversas maneiras em todas as camadas da sociedade. E já não é mais novidade que essa adoção em massa se deu, sobretudo, com a popularização do uso de smartphones que, segundo a Agência Brasil (2019), já chegam a 204 milhões no país. Além disso, estamos cada vez mais conectados, mais de 70% dos brasileiros acessam regularmente alguma rede digital e 97% deles utilizaram o celular como dispositivo de acesso à internet, segundo pesquisa da TIC Domicílios (2018).

Apesar de toda facilidade no uso da tecnologia por parte das gerações mais jovens — os nativos digitais -, percebemos que muitas pessoas ainda estão em processo de adaptação do uso da tecnologia. O mesmo ocorre com diferentes setores do mercado, que ainda não passaram por um processo de transformação digital tão profundo quanto outros que tiveram um impacto mais imediato e sofreram uma transformação disruptiva.

Diferente do varejo online, do setor de transporte por aplicativo, ou de serviços de streaming, por exemplo, que viveram essa virada de chave do digital e ganharam grande número de adeptos, com públicos diversos em faixa etária e classe social, no setor de prestação de serviços esse cenário ainda está em intensa transformação. Essas mudanças impactam setores mais tradicionais, como o da construção, pequenas reformas, assistência técnica, serviços domésticos ou até mesmo aulas e eventos. Profissionais dessas áreas, principalmente aqueles que atuam como autônomos ou microempreendedores, ainda exercem suas atividades muito focados na indicação, no boca a boca, o que torna esse segmento ainda muito offline, se comparado a outros setores.

Apesar dessa intensa transformação que está chegando ao setor de serviços, nesse mercado impera a união do online com o offline, em conjunto e se complementando em seus aspectos mais positivos. Se a contratação torna-se digital — com toda rapidez e facilidade -, a prestação do serviço ainda é presencial, humana. E é nisso que precisamos focar para evoluir em nosso modelo de negócio, na agilidade e eficiência para encontrar bons profissionais mais próximos e na qualidade do atendimento e relacionamento com o cliente.

Vemos também que, ao passo que as pessoas fazem uso da tecnologia para resolver cada vez mais questões do dia a dia e entendem que o recurso é um facilitador, a contratação online tende a se tornar ainda mais comum nos próximos anos e converter mais clientes.

Percebemos que no mercado como um todo, a tecnologia está evoluindo de forma rápida e, inclusive, vem sendo apontada como uma tendência que deverá impactar diretamente o futuro das organizações, prometendo remodelar o cenário nos próximos anos. Por outro lado, estão surgindo, como consequência dessa transformação, discussões sobre o impacto futuro dessas mudanças em diversos aspectos da sociedade, mas, sobretudo, em relação ao mercado de trabalho e a colocação profissional. Com 38 milhões de brasileiros trabalhando na informalidade, segundo dados do IBGE (2018), é de extrema importância analisar como essas tecnologias irão contribuir, mas também quais desafios surgem a partir dela que precisamos resolver.

Quando pensamos em automação de funções, temos com o advento da Inteligência Artificial um ganho em diversas áreas da sociedade. Seja para o desenvolvimento de fármacos, previsões de desastres ecológicos ou até mesmo para criação de novas linguagens.

E com a convergência dessas tecnologias, físicas e digitais, que marca a Indústria 4.0, as máquinas que antes podiam exercer estritamente os parâmetros estabelecidos, agora conseguem se adaptar conforme a situação, com maior capacidade para a tomada de decisão, por meio de dados e sensores. Dessa maneira, torna-se possível garantir uma maior eficiência e eficácia na execução de determinadas tarefas mais repetitivas como, por exemplo, dirigir, fabricar produtos ou até mesmo construir uma casa.

Mas, se por um lado algumas profissões poderão ser substituídas neste novo cenário, do outro temos um potencial para a geração de novas oportunidades de trabalho que unam mentes e máquinas. Um profissional que executa diversos pequenos reparos, por exemplo, tem menos chance de ser substituído do que um motorista, pois dirigir é um processo mais automatizável — lembrando dos carros autônomos — do que um pequeno reparo, que exige chegar na casa do cliente, entender a situação, identificar a necessidade e executar o serviço de acordo com cada caso. É um processo muito humano para ser automatizado.

Da mesma forma, profissões como designer gráfico, decorador de eventos, artistas em geral — artesanato, pintura, escritores, atores -, bartenders, nutricionistas, cabeleireiros, cozinheiros, dentre outras profissões que exigem capacidades humanas, únicas para cada cliente, subjetividade e personalização, são serviços que dificilmente serão substituídos.

Um exemplo que torna mais fácil de entender esse impacto é quando nosso aplicativo preferido atualiza automaticamente e muda a forma como interagimos com ele. De imediato, chegamos a estranhar e até avaliar de forma negativa essa mudança. Mas, se essa atualização foi feita ouvindo as necessidades e desejos do usuário, em pouco tempo percebemos que iremos nos adaptar e notar as vantagens que essa mudança trouxe.

Dessa forma, a percepção e experiência de uso dessas novas tecnologias é mais positiva quando as decisões de desenvolvimento tecnológico são feitas com base no aperfeiçoamento da experiência das relações humanas. Afinal, quando se fala em automatizar processos mais manuais, esperamos que as pessoas consigam focar mais esforços nas próprias capacidades subjetiva e criativa e deixem para as máquinas o que elas fazem de melhor, facilitar a vida humana.

* Eduardo L’Hotellier — fundador e CEO do GetNinjas

 

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ASUS apresenta notebooks X509 e M509 no Brasil

A ASUS lançou dois novos notebooks no Brasil. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O notebook ASUS X509 vem com processador Intel Core i5 de 8ª geração com até 8GB de memória RAM e 1TB de armazenamento. Já o modelo M509 traz o processador AMD Ryzen 5 3500U com até 8GB de memória RAM e 1TB de armazenamento.

As duas versões, nas cores cinza ou prata, são bem compactas mesmo com tela de 15 polegadas, graças às bordas bem finas, de apenas 22,9mm de espessura, além de 1,8kg de peso.

Ambos são equipados com porta reversível USB-C 3.1, portas USB 2.0, saída HDMI e leitor de cartão microSD.

Um diferencial é que os modelos trazem um sistema de amortecimento chamado de EAR HDD, que protege os seus dados armazenados no HD em casos de trancos e pancadas, que muitas vezes são inevitáveis no dia-a-dia.

A bateria tem tecnologia de carregamento rápido e permite carregar 60% da carga em menos de 49 minutos, prometendo grande autonomia.

Preço e Disponibilidade
Os dois notebooks já estão disponíveis na Loja ASUS online:

– ASUS M509 por R$3.499,00

– ASUS X509 por R$3.899,00

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PODCAST – Na casa conectada a TV é a central de controle

Na casa conectada a TV é a central de controle

Neste segundo episódio sobre Casa Conectada João Rezende, gerente de produto da Semp TCL, fala sobre a central de controle dos dispositivos conectados, que é a Smart TV e, nesse caso, uma SEMP TCL.

Algumas respostas que você terá neste podcast:

> Essa smart TV que controla tudo custa mais caro que uma normal?

> A partir de quantas polegadas é essa TV?

> É complicado operá-la?

Ouça agora o Podcast.



Mais de 5 bilhões de pessoas usam aparelho celular, revela pesquisa

Em todo o planeta, 5,1 bilhões de pessoas usam algum tipo de aparelho celular. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O dado está no relatório a Economia Móvel 2019, da GSMA, empresa de análise que edita anualmente uma publicação reunindo informações sobre essa tecnologia e o ecossistema móvel no planeta. O número equivale a cerca de 67% da população mundial.

Se por um lado a penetração desses dispositivos é alta, por outro o crescimento tem desacelerado e deve ficar na taxa de 1,9% pelos próximos anos. A estimativa é que até 2025 o número de pessoas com esse tipo de serviço aumente em 710 milhões, chegando a 5,8 bilhões. Pelas previsões da consultoria, este total deve equivaler a 71% da população.

O crescimento da base de assinantes deve vir sobretudo da Ásia (cerca de metade dos novos usuários) e da África subsaariana (cerca de 25%). A projeção é que um contingente de cerca de 30% de todo o planeta deve permanecer sem condições de fazer uso deste produto nos próximos anos.

No recorte por região, com o maior percentual de celulares está a Europa, com 85%. Em seguida vêm Comunidade dos Estados Independentes (80%), América do Norte (83%), América Latina (67%), Ásia e Pacífico (66%), Oriente Médio e Norte da África (64%) e África Subsaariana (45%).

A variação da penetração dos celulares evidencia a persistência de desigualdades regionais no acesso a essa tecnologia.

Internet móvel
Já o total de pessoas acessando a Internet pelo celular ficou em 3,6 bilhões em 2018. O número corresponde a 4,7% dos habitantes do planeta. A expectativa é que o número de usuários de Internet móvel cresça por volta de 5% ao ano, incluindo 1,4 bilhão de novos usuários e chegando a 5 bilhões em 2025, o que deve corresponder a 60% da população mundial neste ano.

Os smartphones devem puxar esse crescimento. Em 2018, eles eram 60% dos dispositivos móveis em funcionamento. Em 2025, a estimativa é que representem 80% do total da base de aparelhos celulares. Neste ano, o Brasil deve ter 204 milhões de smartphones.

Mercado
Segundo a GSMA, a economia móvel gerou em contribuições para o conjunto da economia 2018 US$ 3,9 trilhões (cerca de R$ 15,8 trilhões). O montante equivale a mais de duas vezes o Produto Interno Bruto do Brasil em 2018, que ficou em R$ 6,8 trilhões. O valor é correspondente a 4,6% do PIB global.

Até 2023, a estimativa é que essa participação oscile e chegue a 4,8% da riqueza produzida no planeta. Pelos cálculos da consultoria, esta economia gerou 14 milhões de empregos diretos e outros 17 milhões de indiretos.

Tecnologia
O ano de 2018 marcou a hegemonia do 4G, que se tornou o principal padrão de conexões de dispositivos móveis no mundo, chegando a 3,4 bilhões, o equivalente a 43% do total. Do conjunto da base, 29% eram de conexões 2G e 28%, de 3G. Em 2025, a projeção aponta que o 4G deve estar em 60% dos serviços.

De acordo com o relatório, o 5G, o novo paradigma tecnológico dos serviços móveis, tornou-se “uma realidade”. No ano passado, o novo padrão foi lançado nos Estados Unidos e na Coreia do Sul. Em 2019, a previsão é que ele passe a ser ofertado em 16 novos países. A expectativa da GSMA é que em 2025 haja 1,4 bilhão de conexões, cerca de 15% da base total.

A implantação do 5G deve gerar, ainda conforme a entidade, US$ 2,2 trilhões (cerca de R$ 8,9 trilhões) na economia global nos próximos 15 anos. Em 2025, a projeção é que a adoção esteja mais avançada na Coreia do Sul, no Japão, nos Estados Unidos e na China.

 

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PODCAST – Diabetes pode mascarar sintomas de infarto

Diabetes pode mascarar sintomas de infarto

Diante da crescente prevalência de pessoas com diabetes, no Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) alerta que, ao lado do controle glicêmico, essa população atente para a manutenção da saúde vascular.

Além de ser um fator de risco para a obstrução de artérias e dilatação e vasos sanguíneos, a doença pode mascarar os principais sintomas do infarto, dificultando sua rápida identificação. Dados da International Diabetes Federation (IDF) apontam que 80% dos pacientes com Diabetes Tipo 2 morrem em decorrência de problemas cardiovasculares.

Ouça agora o Podcast

“Isso acontece devido à neuropatia autonômica, uma disfunção que afeta o sistema nervoso simpático e parassimpático, fazendo com que os pacientes com diabetes sintam menos dor e mascarando o quadro clínico do infarto”, explica o Dr. Marcello Bertoluci, Prof. do Serviço de endocrinologia do Hospital de Clínicas de Porto alegre/ URGS e assessor Científico da Sociedade Brasileira de diabetes.



Pesquisa indica que gatos serão maioria nos lares brasileiros em cinco anos

Os gatos estão em todos os lugares e seus donos adoram postar imagens dos bichanos. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Segundo levantamento realizado pelo Instituto Pet Brasil (IPB), o número de gatos em lares brasileiros cresceu 8,1% entre 2013 e 2018. Já o de cães, aumentou apenas 3,8%.

A expectativa é que os gatos sejam maioria como animais de estimação no Brasil em até cinco anos. Hoje, o posto é dos cachorros. A hipótese foi levantada por meio dos dados da pesquisa, além de outros estudos.

Alguns fatores contemporâneos explicam o crescimento do número de gatos no país. Como por exemplo, a facilidade em criar os bichanos e o custo-benefício.

Os gatos são animais independentes e conseguem passar boa parte do tempo sozinhos e não é necessário levá-los para banhos mensalmente, como os cães.

E se antes as opções de produtos especialmente para os bichanos eram reduzidas, o crescimento desse mercado está mudando o cenário.

E você, prefere cães ou gatos?

 

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Apple pagará até US$ 500 milhões em processo nos Estados Unidos

A Apple vai pagar até US$ 500 milhões para resolver casos em que é acusada, nos Estados Unidos, de tornar modelos antigos de iPhones mais lentos. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O acordo preliminar da ação coletiva foi divulgado na última sexta-feira e requer aval de um juiz distrital da Califórnia. A empresa é acusada de, ao lançar novas versões, induzir os proprietários a comprar novos dispositivos ou baterias de reposição.

O processo indica que a Apple pague aos consumidores US$ 25 por iPhone, com o valor podendo ser ajustado dependendo de quantos aparelhos são elegíveis, com um pagamento total mínimo de US$ 310 milhões.

A Apple negou as irregularidades, porém aceitou o acordo em todo o país para evitar os encargos e custos dos processos, mostram documentos judiciais. A empresa não respondeu a pedidos de comentários.

O acordo abrange os donos de iPhone 6, 6 Plus, 6s, 6s Plus, 7, 7Plus ou SE que executaram o sistema operacional iOS 10.2.1 ou posterior. Nos EUA, o processo abrange também donos de iPhone 7 e 7 Plus que executaram o iOS 11.2 ou posterior antes de 21 de dezembro de 2017.

Consumidores alegaram que o desempenho de seus telefones piorou muito após a instalação das atualizações do software da Apple. Eles disseram que isso os levou a acreditar que seus telefones estavam perto do fim de seu ciclo de vida, exigindo substituição ou baterias novas.

A Apple disse que os problemas ocorreram principalmente a mudanças de temperatura, uso excessivo do aparelho e outros problemas, e disse que seus engenheiros trabalharam com rapidez para resolvê-los. Após um protesto inicial, a Apple se desculpou e reduziu o preço da substituição de baterias para US$ 29, ou seja, um desconto de US$ 50 em relação ao preço anterior.

 

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Saiba quais os principais riscos associados aos dispositivos IoT

Nos últimos anos, a Internet das Coisas (IoT) tem passado do conceito tecnológico futurista para converter-se numa realidade. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A Check Point destaca que, apesar das múltiplas vantagens e do amplo leque de aplicações que estes dispositivos possuem, esta tecnologia vem acompanhada de diversas ameaças que colocam em risco os níveis da cibersegurança dos utilizadores e das empresas no mundo.

“Carros, eletrodomésticos, relógios, etc. É cada vez maior o número de dispositivos ligados à internet, por isso são muitos os setores que estão tirando proveito dos benefícios que oferece a tecnologia IoT”, comenta Fernando de Falchi, gerente de Engenharia de Segurança da Check Point do Brasil.

“No entanto, a maior parte dos dispositivos de IoT contam com níveis de proteção muito baixos ou são praticamente inexistentes, sendo que são concebidos tendo em mente a sua funcionalidade, deixando a segurança de lado. Por isso, este tipo de dispositivo é muito vulnerável perante ciberameaças mais avançadas, o que afeta tanto os utilizadores como as empresas”, acrescenta.

Entre os riscos mais comuns associados aos dispositivos IoT estão:

Acesso ao resto da rede
Os eletrodomésticos, especialmente os frigoríficos ou as televisões, são os mais recentes exemplos de uma longa lista de produtos que têm sido incorporados à lista de dispositivos que estão ligados à internet.

No entanto, a sua incorporação ao mundo digital não tem vindo acompanhada de um aumento nos níveis de segurança perante possíveis ciberataques. Portanto, convertem-se em pontos fracos na rede de dispositivos conectados, para que um cibercriminoso possa tirar proveito desse ponto de acesso e usá-lo como uma ponte para comprometer a segurança dos outros elementos ligados à rede, como computadores, telefones, etc.

Espionagem através do smartwatch
Os relógios inteligentes e as pulseiras de atividade física estão equipados com uma ampla variedade de sensores que lhes permite desenvolver as funcionalidades, como localização, contagem de passos, medição do ritmo cardíaco, etc.

Estes dispositivos coletam uma grande quantidade de informações que possibilitam identificar padrões de comportamento, períodos de tempo, quando e para onde os utilizadores vão e por quanto tempo. Desta forma, se a segurança de qualquer um destes dispositivos for comprometida, um cibercriminoso pode usá-la para invadir o nosso ambiente privado ou profissional.

Roubo de dados através das SmarTVs
Uma boa parte dos utilizadores usa aplicações de streaming de séries ou de reprodução de música, entre outros, diretamente na sua SmartTV. Para isso, precisam inserir informações de acesso, algo que representa um risco, considerando o baixo nível de proteção destes dispositivos.

Além disso, isto representa uma ameaça ainda maior se o utilizador e a senha forem iguais para outros serviços, como o e-mail. Por esse motivo, a Check Point desaconselha o uso da mesma senha em diferentes plataformas.

Ataques a carros inteligentes
Os avanços nas cidades inteligentes também são marcados pela evolução dos veículos, não apenas em relação à fonte de energia, mas também à conectividade, pois são cada vez mais os veículos que têm funcionalidades ligadas à rede.

Neste sentido, deve notar-se que aos poucos, os primeiros carros autônomos com incontáveis sensores que permitem calcular a distância com todos os elementos que têm à volta, controlam a velocidade e a travagem, etc. Portanto, um cibercriminoso pode assumir o controle de um ou mais destes veículos e causar colisões ou roubar veículos.

“A implementação da tecnologia com o objetivo de melhorar e facilitar as nossas vidas é uma realidade. Vivemos rodeados de dispositivos ligados à internet e que têm acesso aos nossos dados, mas temos a tendência de desvalorizar os riscos à nossa segurança. Por este motivo, é necessário oferecer soluções capazes de cobrir cada vez mais dispositivos, assim como também inserir na sociedade uma cultura baseada no uso de soluções de cibersegurança que garantam que as informações e os sistemas estejam sempre seguros”, conclui o executivo.

 

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Crianças com dificuldade na escola: como os pais podem ajudar em casa?

Assim como outras atividades do nosso dia a dia, é importante que a tarefa em casa faça parte da rotina da família e que se transforme em hábito. As tarefas são uma oportunidade de reflexão e de crescimento pessoal da criança, além de auxiliarem no desenvolvimento de responsabilidade e senso de organização. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

“O incentivo e o interesse da família são muito importantes. É fundamental que os pais entendam a importância da lição, que ajudem as crianças a prosseguir por conta própria em seus estudos”, diz Natália Germano, com mais de 15 anos de experiência na área de educação.

Os pais podem ajudar estabelecendo horário e local adequado para o estudo. Montar uma agenda com as atividades diárias também pode ajudar nesta organização. “Na hora do estudo, é recomendável que os pais desliguem a TV e leiam, por exemplo”, comenta Natália que atualmente é gerente do setor pedagógico do Kumon.

A organização também é um ponto chave. “Na escola, auxiliamos os alunos desde como organizar sua agenda até o seu armário, assim como ter o hábito de olhar o mural todos os dias. Orientamos que seja feito da mesma forma em casa, estabelecer uma rotina de estudos, ter um local físico reservado para este fim e dedicar um tempo na noite anterior para arrumar a mochila do dia seguinte, são formas de auxiliar e ao mesmo tempo proporcionar esta autonomia para eles”, diz Krishna Tavares, com mais de 14 anos de experiência na área da educação e coordenadora de ensino na Escola Alef Peretz.

Confira seis dicas para ajudar os pequenos em casa:

Prática diária dos exercícios
Não deixe acumular tarefas, para depois fazer tudo em um único dia. Estabeleça uma rotina de estudos diária.

Ao iniciar a tarefa, faça até o fim
Importante ter sempre a mão lápis e borracha e demais materiais para realizar a lição de casa. Evite distrações para que o estudo possa ser realizado com sucesso.

Estabeleça hora
É recomendado fazer as lições todos os dias, sempre no mesmo horário.

Faça os exercícios na ordem proposta
Não pule as folhas nem os exercícios que precisam ser realizados. Siga a ordem e só siga adiante após terminar.

Faça os exercícios com atenção
Procure um local silencioso e sem interrupções para fazer as lições de casa.

Organização
Em casa, no final do dia, é importante organizar os materiais de estudo e deixar a mochila preparada para o dia seguinte.

A participação dos pais é importante, mas em vez de se sentarem junto para fazer a lição com a criança, a melhor opção é colocá-la em seu ambiente de estudos e os pais ficarem por perto, como um apoio. “Seja companheiro da criança. Mostre que estão ali para qualquer necessidade, mas não façam as atividades no lugar delas”, completa Krishna.

“Também é recomendável montar um planejamento e ter um local específico para estudar em casa, se possível um cômodo iluminado, organizado e longe de distrações, para que a criança consiga realizar os exercícios e se concentrar”, finaliza Natália.

 

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Quais os cuidados com os cães no verão?

Em todo o país, a temperatura vem batendo recordes. Mas, engana-se quem pensa que apenas os humanos se incomodam com o calorão, os pets também sofrem com as mudanças climáticas. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Por isso, os tutores devem ficar atentos ao comportamento do animal, especialmente nos dia mais quentes para identificar qualquer mudança. A Médica veterinária Priscila Brabec listou seis dicas para assegurar o bem-estar dos pets durante o verão:

1-  Horário do passeio: O ideal é que os passeios sejam realizados antes das 10h ou após às 18h, períodos com temperaturas mais amenas. Vale lembrar que o animal deve se manter hidratado durante todo o percurso.

Outro ponto atenção é o asfalto, pois se estiver muito quente, pode causar lesões na pata do pet. O ideal é verificar com a mão a temperatura, se gerar qualquer sensibilidade, o animal terá a mesma sensação.

2 – Protetor solar: Os cães também estão sujeito a queimaduras solares, especialmente os de cores claras. Por isso, eles devem utilizar protetor solar de uso veterinário, especialmente na área em volta dos olhos, acima do nariz e  orelhas.

3 – Alimentação e água: É comum, que nos dias mais quentes, os pets comerem menos, mas é preciso estar atento para que o animal não reduza demais a ingestão calórica. Para estimular o cão ofereça a refeição sempre em um local fresco, de preferência ao abrigo do sol.

A hidratação também é fundamental, certifique-se que a acesso ilimitado a água, o item também pode ser oferecido gelado ao pet.

4 – Brinquedos refrescantes: Alguns cães ficam mais preguiçosos durante o verão, mas é importante estimulá-los para que se mantenham ativos. Uma dica é colocar bolinhas ou outros brinquedos de plástico por alguns minutos no congelador, dessa forma o animal poderá brincar e se refrescar ao mesmo tempo.

Outra dica é colocar um alimento úmido em forminhas de gelo, deixar no congelador e depois de congelado oferecer ao cão assim, ele terá um refrescante petisco para passar o tempo.

5 – Cuidado com a temperatura do pet: Os cães não transpiram como os humanos, por isso o calor intenso pode dar início a um quadro de hipertermia, caracterizado pelo aumento excessivo da temperatura corporal do cão. Essa é uma situação de risco, que pode levar o animal ao óbito.

Por isso, nunca deixe o cão sozinho em um espaço fechado e sem ventilação, como por exemplo no carro. O tutor deve buscar ajuda imediata se notar sinais como, ofegar e salivar em excesso ou ficar prostrado.

6 – Viagens de carro: Nesta época as viagens são comuns, e muitos cães apresentam desconforto durante longos períodos no carro, como tremores e vômitos. Ações simples como manter o ambiente ventilado e fazer pausas durante o trajeto ajudam a minimizar esses incômodos.

 

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Podcast – Casa conectada é viável e sustentável

Podcast – Casa conectada é viável e sustentável

Se você acha que transformar sua casa ou apartamento em um lar conectado é um sonho distante, precisa ouvir esta série de podcasts. Conversei sobre esse assunto com João Rezende, diretor de produto da SEMP TCL, um dos profissionais de tecnologia que mais entende do assunto no mercado.

“Hoje qualquer pessoa pode começar a automatizar a casa com um valor entre cem e cento e trinta reais, colocando lâmpadas inteligentes ou uma tomada que possibilite controlar a cafeteira ou qualquer outro dispositivo simples à distância.”, exemplifica o executivo.

Para ficar por dentro deste assunto, acompanhe a série Casa Conectada começando por este episódio.



PODCAST – Carro autônomo: experiência do cliente é fundamental

Carro autônomo: experiência do cliente é fundamental

A Ford continua firme no seu plano de lançar em 2021 um serviço comercial de veículos autônomos, que já rodam em fase de testes em várias cidades norte-americanas.

Como resultado desses estudos a empresa constatou que, mais do que o desenvolvimento da tecnologia em si, ter como foco a experiência do cliente é essencial para o sucesso do futuro negócio.

Ouça agora o Podcast



PODCAST – Radiografia do segmento de automóveis dos últimos 10 anos – ANFAVEA

PODCAST – Balanço 2010-2020 ANFAVEA

Este podcast é um pouco diferente, pois não se trata de uma entrevista ou bate-papo.

O que você vai ouvir agora é uma radiografia do setor automobilístico no Brasil dos últimos 10 anos – de 2010 a 2019 – e o estudo é apresentado por Luiz Carlos Moraes, presidente da ANFAVEA, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.

Dividi o podcast por assunto, que abro com comentários rápidos, antes das explicações do executivo.

Ouça agora o podcast

Índice de áudio (min)

Para baixar o PDF completo Balanço 2010-2020 ANFAVEA clique no link
https://vidamoderna.wpengine.com/download/PDF/anfavea/balanco2010-2020anfavea.pdf

 

 



Pesquisa aponta smartphones mais buscados em janeiro: Redmi 8 Note segue na liderança

O Xiaomi Redmi Note 8 foi o celular mais buscado em janeiro de 2020, segundo um levantamento do  Zoom. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Acompanhado pelos Samsung Galaxy A50 e Galaxy A20, que ocuparam, respectivamente, a segunda e a terceira colocação do ranking, o smartphone chinês teve preço mínimo de R$ 950 no período do levantamento – valor bem abaixo do que é praticado pela concorrência. Essa é a terceira vez em que o celular da Xiaomi lidera a lista de celulares mais buscados no mês.

Aparelhos de outras marcas também vigoram no top 10 do período. Entre eles, estão o iPhone XR, iPhone 11 e iPhone 8 Plus, da Apple. A Motorola aparece com apenas um aparelho de seu portfólio – trata-se do modelo mais avançado de sua linha mais popular, o Moto G8 Plus.

“O Redmi Note 8, que é o grande campeão do ranking de janeiro, pertence ao segmento de celulares intermediários, o smartphone da Xiaomi reúne especificações que tendem a agradar ao público que busca por um telefone potente, mas sem gastar muito por isso. O modelo ainda oferece alguns aditivos especiais, como a câmera quádrupla de 48, 8, 2 e 2 megapixels.

Entre as especificações do celular chinês estão o processador Snapdragon 665, chip octa-core de até 2 GHz que é acompanhado pela memória RAM de 4 GB. O conjunto, aliado ao armazenamento de 64 GB ou 128 GB, deve ser suficiente para rodar os apps do dia a dia e até jogos mais pesados com qualidade gráfica intermediária”, analisa Thiago Soares, especialista de produtos do Zoom.

Veja abaixo a tabela com os smartphones mais buscados:

 

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Conheça as 4 principais transformações tecnológicas para o setor financeiro

* Por Marco Santos

Há uma transformação surpreendente no mercado financeiro desde o surgimento e aplicação de novas tecnologias, como machine learning, Inteligência Artificial, Open Banking, entre várias outras. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Além das melhorias empreendidas no setor, essas novidades apresentam também alguns desafios e oportunidades prováveis para transformar o setor.

Essa nova realidade joga pressão em muitas empresas que lidam com restrições apresentadas por camadas profundas de tecnologias antigas, o que resulta em processos inflexíveis e sufocantes. Está na hora delas se renovarem e se adaptarem às novidades para que continuem no mercado e melhorem suas relações com os consumidores.

Abaixo, estão 4 transformações que terão um impacto significativo no setor de serviços financeiros globais e nos negócios corporativos.

Humanização das jornadas dos clientes
A principal tendência para o segmento financeiro é o pensamento voltado aos momentos de vida dos clientes. As instituições estão começando a orientar seus serviços/produtos e a criar plataformas dedicadas às jornadas dos clientes, tentando compreender cada vez mais o momento em que o consumidor se encontra.

Exemplificando, os bancos, ao invés de simplesmente oferecerem seus produtos, como empréstimo para financiamento de uma casa, querem agora ajudar seus clientes a comprarem uma casa. Ou seja, buscam uma humanização, aproximando-se da realidade do consumidor para não só oferecer mais soluções, mas também auxiliar em todos os processos que envolvem a aquisição de um imóvel, como no exemplo citado.

É uma ampliação do User Experience (UX), logo que analisa uma jornada muito maior e mais profunda do momento de vida do consumidor.

Disponibilidade global de novas tecnologias
O mercado financeiro está vendo empresas, startups e fintechs aplicando novas tecnologias, como Inteligência Artificial, machine learning, entre outras, em todos os lugares do mundo.

No Brasil, o setor financeiro tem grande potencial e capacidade de desenvolvimento através da utilização do Open Banking e Open APIs e criação de ecossistemas digitais e plataformas de serviços. Estamos cada vez mais utilizando a Inteligência Artificial para a automação de processos e na melhoria da experiência do cliente, que agora integra também a realidade aumentada.

Defesa contra novos concorrentes desafiadores
No momento, algumas das instituições financeiras mais tradicionais ainda lutam para traçar seu rumo para um programa de transformação digital bem-sucedido. Enquanto isso acontece, novos concorrentes na forma de empresas gigantes, como a Apple, Amazon, Google e PayPal e fintechs inovadoras, estão exercendo influência cada vez maior sobre setores de negócios.

Essas instituições financeiras precisam, agora mais que nunca, se atualizar tecnologicamente para trazer novos serviços para o público e manter a estabilidade no mercado.

Modernização da infraestrutura para automação
Para sobreviverem no mercado, as empresas precisam focar cada vez mais na modernização de toda sua infraestrutura e adotar de vez a nuvem, e todos os benefícios que ela pode oferecer, em suas operações.

Novas tecnologias, como Inteligência Artificial, blockchain, Open Banking, conectadas com o aprimoramento do gerenciamento e a análise de dados, já são vistas como facilitadoras principais nos serviços financeiros.

As suas utilizações oferecem maior suporte à automação de funções críticas de negócios, como monitoramento de conformidade, melhor gerenciamento de liquidez e dos relatórios regulatórios.

 

* Marco Santos é Managing Director da GFT para a América Latina

 

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Evento Unpacked da Samsung apresenta Galaxy S20

A Samsung apresentou o Samsung Galaxy S20, seu novo flagship. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O evento, que acompanhamos pelo canal oficial do YouTube, fez toda a transmissão com o smartphone topo de linha da marca.

“Estamos entrando em uma nova década, na qual o 5G mudará completamente a forma como nos comunicamos e experimentamos o mundo ao nosso redor”, afirma Dr. TM Roh, presidente e chefe da divisão de comunicações móveis da Samsung Electronics. “Como todas as três variantes do Galaxy S20 vêm com conectividade 5G, a Samsung está oferecendo um smartphone de última geração para transformar a vida das pessoas. Graças a uma câmera incrível, com inteligência artificial, você pode capturar os momentos na hora que eles acontecem e se conectar de forma mais integrada com as pessoas que você ama”.

Novos flagships
O grande destaque foi a chegada dos smartphones. Serão três versões, Galaxy S20, S20+ e S20 Ultra, que rompem com a numeração tradicional e não se chamou “S11” como se esperava.

Câmeras
O grande foco da linha são as câmeras, e cada modelo possui um conjunto específico de lentes, sendo triplo no S20 e quádruplo no S20+ e S20 Ultra. Esse último possui as melhores especificações da série: lente principal com resolução de incríveis 108MP. Este sensor é três vezes maior que o presente no S10, dando origem ao novo modo noturno Bright Light: ao tirar fotos à noite ele combina 9 pixels em 1, registrando imagens mesmo em condições desfavoráveis de luminosidade.

Outra novidade é o Space Zoom, que combina zoom óptico híbrido e Super Resolution Zoom, um modo digital que utiliza inteligência artificial para aproximar as imagens. O zoom óptico de 3x, em conjunto com o modo digital, confere aos modelos S20 e S20+ zoom total de 30x, enquanto no modelo S20 Ultra o zoom óptico de 10x atinge 100x!

Em vídeos, todos os modelos tem resolução de 8K, sendo possível também fazer transmissões ao vivo nessa resolução e extrair imagens em até 33 MP. Há também a possibilidade de gravar em 4K, FullHD e até em HD.

Os recursos de modelos anteriores foram aprimorados: as gravações também contam com a tecnologia de super estabilização, evitando que as filmagens fiquem tremidas, e o hyperlapse noturno, que é uma técnica que consegue movimentos rápidos em vídeo mesmo em condições onde há pouca iluminação.

Também há o modo Single Take, onde a câmera captura uma série de fotos (até 10) e vídeos (até 4) diferentes e selecionará as melhores para o usuário. A inteligência artificial fica responsável em definir qual o melhor momento, a melhor combinação de lente, o uso do foco dinâmico, filtros e cortes inteligentes.

Tela
Em AMOLED dinâmico, a tela conta com taxa de atualização de 120 Hz e sensor de toque de 240 Hz. Isso significa que a visualização de conteúdos é ainda mais rápida, e proporciona também uma grande melhoria na sensibilidade com o toque dos dedos. Esse conjunto também promete vantagens competitivas para os gamers.

O modelo S20 conta com tela de 6,2 polegadas, enquanto o S20 + tem 6,7 polegadas e o S20 Ultra, 6,9 polegadas.

Não houve grandes mudanças no desenho em relação ao S10 e ao S10+, exceto que agora é apenas uma câmera frontal, que ocupa ainda menos espaço do que antes. Tanto a frente quanto a traseira contam com o vidro Gorilla Glass 6, resistente a riscos, e os aparelhos possuem certificação IP68, garantindo proteção a água e a poeira.

Hardware e Software
O processador dos três modelos será o Exynos 990, da própria Samsung. Ele conta com um processador dual-core neural, entregando desempenho mais rápido e eficiente dentro do conceito de machine learning.

Todos os modelos possuem memória RAM variando entre 8GB e 16GB, enquanto o armazenamento interno vai de 128GB a 512GB na versão S20 Ultra. Os modelos possuem slot para microSD para até 1TB de armazenamento extra.

A versão do Android é a mais recente (10), e conta com integração nativa com o Google Duo. Além disso, ele possui:

– Quick Share, sistema de compartilhamento de arquivos do Android semelhante ao Airdrop, facilitando o compartilhamento de fotos e arquivos em qualquer smartphone Samsung que rode o Android 10;

– Music Share, recurso que permite configurar o Galaxy S20 como aparelho principal, e outros dispositivos Galaxy poderão escolher as músicas que estejam tocando em casa ou no carro;

– Playlists da Bixby, o assistente pessoal entenderá quais são as melhores músicas para determinados momentos do seu dia a dia, sugerindo-as para você no Spotify.

Disponibilidade global e preço
A partir de 6 de março de 2020, a série Galaxy S20 estará disponível em várias cores:

Galaxy S20: A partir de US$ 999, nas cores Cosmic Grey, Cloud Blue, Cloud Pink

Galaxy S20+: A partir de US$ 1.199, nas cores Cosmic Grey, Cloud Blue, Cosmic Black

Galaxy S20 Ultra: A partir de US$ 1.399, nas cores Cosmic Grey, Cosmic Black

 

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