Histórias de pessoas que não viajam por falta de companhia têm se tornado algo cada vez mais recorrentes. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
A startup Pinguim surge da união do olhar sensível com a experiência da empresária para perceber um déficit de qualidade no mercado de turismo. A plataforma conecta pessoas à grupos, destinos, e até à outras pessoas com o mesmo interesse, de forma qualitativa.
Criada há quase seis meses, o app promove experiências compartilhadas e oferece as melhores conexões em roteiros do mercado. O app avalia o perfil do usuário e promove a conexão entre as pessoas que têm os mesmos desejos e necessidades.
Um casal, com filhos pequenos, pode achar destinos que os agradam, e, ainda, outros casais que tenham o mesmo interesse, gostos e restrições. “Se você anda de moto, por exemplo, o Pinguim pode te apresentar roteiros e grupos de adeptos à prática”, explica Renata Franco, fundadora da Startup. Para ela, o aplicativo surge para promover o encontro de pessoas que tenham os mesmos gostos e hobbies e estimular quem não tem companhia para viajar.
A plataforma também já teve aderência de agências que possuem grupos de viagens de pessoas sozinhas, como a Stella Barros, Mulheres pelo Mundo e WinTravel. A Ambiental Turismo, por sua vez, já esgotou um roteiro para Bonito, no mato Grosso do Sul, com ajuda do aplicativo.
O Pinguim ajuda a encontrar o roteiro e a companhia ideal para a sua experiência ser única. “Percebi o crescimento do número de pessoas que deixam de viajar porque não tem companhia”, reforça. A Startup atinge um público de 25 a 40 anos, sendo que 70% dos usuários, hoje, são mulheres. Mas a ideia é que qualquer pessoa, sozinha ou em grupo, possa usufruir da plataforma e ainda direcionar para agências que oferecem o pacote ideal para aquele perfil.
O compartilhamento é algo que está em alta. “Cada vez mais as pessoas querem compartilhar, seja um transfer, um quarto de hotel, um passeio ou até mesmo um momento”. A ideia é atender o usuário com o roteiro ideal para cada perfil.
A Samsung apresentou para o mercado brasileiro os refrigeradores French Door RF23R, agora com Wi-Fi embutido e disponível em dois modelos. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Os refrigeradores inteligentes possibilitam que o consumidor monitore e controle sua geladeira a qualquer momento, de qualquer lugar, graças ao aplicativo SmartThings, que pode ser baixado tanto em smartphones Android quanto iOS.
O benefício ajuda a verificar e ajustar a temperatura facilmente, receber aviso se a porta ficar aberta, acompanhar o consumo de energia e até controlar o vencimento dos alimentos e facilitar a manutenção.
Mais do que um design sofisticado, que combina com qualquer ambiente e tem acabamento resistente a impressões digitais, os refrigeradores também contam com profundidade perfeita para móveis planejados e a tecnologia Twin Cooling Plus, que evita a troca de odores entre o freezer e o refrigerador e preserva o frescor dos alimentos por mais tempo.
O sistema Cool Select Pantry é uma gaveta que oferece a temperatura ideal para cada tipo de armazenamento, seja de bebidas, comidas ou especificamente de vinhos. O compressor Digital Inverter garante mais economia de energia, com menor nível de ruído e maior durabilidade com garantia de dez anos.
Outro benefício, disponível no modelo RF23R6301, é a jarra automática, que se completa com água filtrada toda vez que a porta é fechada. Com a opção de infusão, o consumidor pode adicionar frutas ou ervas para criar deliciosas bebidas saborizadas.
A versão ainda conta com o Food Showcase, uma porta dupla para acesso rápido e prático aos alimentos e bebidas no refrigerador. O recurso facilita a visualização dos itens que já estão na geladeira e evita que os usuários precisem abrir completamente o eletrodoméstico a todo momento, resultando, assim, em economia de energia.
Além de todas essas funcionalidades, é possível produzir até 2,4kg de gelo por dia. O compartimento, batizado de Ice Max, possui design compacto para proporcionar ao consumidor mais espaço para armazenar seus alimentos.
“A Samsung está sempre atenta às necessidades dos consumidores e nossa perspectiva é ampliar o portfólio de produtos conectados no mercado. Os RF23R foram bem recebidos e essa funcionalidade do Wi-Fi embutido vai trazer ainda mais benefícios para o dia a dia de toda a família”, diz Helbert Oliveira, Diretor da Divisão de Digital Appliances da Samsung Brasil.
O RF23R6201 de 536L chega ao mercado com preço sugerido de R$ 13.999. Já o RF23R6301 de 530 litros tem sugestão de preço de R$ 15.999.
Quer viajar pela Europa? O desafio é atravessar quatro países europeus com seus amigos, sem dinheiro no bolso, durante uma semana e realizando tarefas. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Até o dia 17 de fevereiro estão abertas as inscrições para o Red Bull Can You Make It? 2020. O evento convida estudantes destemidamente criativos de todo o mundo para mostrar suas habilidades de negociação e conhecer o mundo.
Nesse desafio, as equipes campeãs de cada país (com três pessoas cada) precisam chegar até Berlim usando apenas latas de Red Bull como moeda de troca ao longo do caminho.
Para participar é preciso criar um vídeo de até um minuto explicando por que sua equipe deve ser escolhida e enviá-lo pelo site. O Red Bull Can You Make It? não é apenas sobre ganhar, mas também sobre trabalho em equipe e determinação. Os candidatos mais ousados de todo o mundo serão escolhidos por um painel de juízes e anunciados em 9 de março de 2020.
Depois disso, a aventura começa de verdade: em 21 de abril de 2020, as 200 equipes selecionadas, escolhidas entre quase 60 países, iniciarão sua jornada em um dos cinco pontos de partida na Europa: Amsterdã (Holanda), Barcelona (Espanha), Budapeste (Hungria), Copenhague (Dinamarca) e Milão (Itália).
Cada equipe entregará seu dinheiro, cartões de crédito e telefones pessoais e terá uma semana para chegar ao destino final deste ano, Berlim. Os estudantes terão de trocar latas de Red Bull por tudo o que precisarem ao longo da jornada –desde comida e um lugar para dormir, passando por transporte até o próximo local e outras aventuras que tornarão a experiência lendária.
As equipes terão que criar seu próprio caminho visitando alguns pontos específicos em cidades da Europa (onde serão encarregadas de desafios), concluindo o maior número possível de tarefas em uma lista de aventuras. Durante a jornada de uma semana, as equipes devem parar em pelo menos seis pontos antes de alcançar a linha de chegada, que é na cidade de Berlim, na Alemanha.
Como participar? – Passo 1: Monte uma equipe de três amigos. Certifique-se de que todos sejam estudantes universitários de 18 a 28 anos.
– Passo 2: crie um vídeo de até um minuto com áudio ou legenda em inglês explicando por que sua equipe deve ser escolhida e envie-o no site até 17 de fevereiro de 2020. Compartilhe o que faz você se destacar. Você é um acrobata? Um gênio da matemática? Você fala uma língua estrangeira ou uma habilidade secreta que ninguém conhece? Essas são características que fazem você se destacar como a escolha perfeita para dominar a Europa com nada mais que latas de Red Bull.
– Passo 3: Peça o apoio de seus outros amigos, familiares e da rede mundial, porque as equipes que receberem mais votos de cada país se tornarão finalistas. Após o término do período de votação, um painel de juízes selecionará os vencedores entre os principais finalistas.
As equipes finalistas serão convidadas a voar para um dos cinco pontos de partida da Europa para iniciar sua aventura, o que os levará longe de casa, mas os aproximará. Sua chance de ser uma dessas equipes começa hoje.
O carnaval vem aí, mas sabemos que apesar de ser considerada a época mais divertida do ano, é também conhecida como uma festa marcada pelos excessos. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
A Dra. Bianca Reis Vieira, médica clínico-geral da clínica Amor Saúde, dá 4 dicas importantes para quem quer ter energia de sobra pra cair na folia, sem ter “dor de cabeça”.
Acompanhe:
Bate coração! Pra pular e se divertir nos bloquinhos sem riscos de comprometer a saúde, é recomendável realizar um exame do coração, como um ecocardiograma, principalmente pra quem tem histórico familiar de doenças cardíacas ou sente algum tipo de desconforto.
Em uma consulta com um especialista em cardiologia, o médico saberá se é preciso solicitar algum tipo de exame para checar a saúde do coração.
Proteção garantida Os números de casos de doenças sexualmente transmissíveis (DST) no Brasil aumentaram consideravelmente. De janeiro a junho de 2019 foram registradas 6.251 ocorrências de sífilis adquirida e 3.838 de sífilis em gestantes, além de 1.265 registros de Aids e 250 de hepatite B.
Esta incidência só acende o sinal de alerta para mulheres e homens, que devem ter em mente que a prevenção é a única forma de se proteger. Um exame de sangue simples te deixará mais tranquilo. Não deixe de fazer regularmente!
Vitaminados Pra quem quer curtir o carnaval com tranquilidade, sem passar por surpresas desnecessárias, é conveniente realizar um check up antes, para verificar anemia, falta de vitaminas e vitalidade dos órgãos básicos.
É sempre bom, também, se alimentar adequadamente, com alimentos que fornecessem fontes de energia, como frutas, carboidratos e verduras.
Olha a água! Nessa época, é muito importante se atentar à hidratação, antes, durante e depois da folia. Para se manter bem hidratado, o ideal é consumir, pelo menos, 2 litros de água por dia. A desidratação acontece quando o corpo perde mais líquido do que o ingerido.
Quando isto ocorre, o organismo pode ter dificuldades para realizar suas funções normais. Fique atento!
Quem mora em megalópoles como São Paulo, tem uma certa nostalgia quando ouve sobre as famílias antigas que possuíam pomares em casa e utilizavam seus frutos nas próprias refeições. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Pensando nessas histórias e também mirando no futuro, o Clube da Horta do Sesc Avenida Paulista promove uma série de ações para aproximar o público da natureza e das práticas sustentáveis.
No dia 15 de fevereiro, sábado, às 10h30 acontece a oficina “Pomares Urbanos”, que traz técnicas para cultivo de mudas frutíferas em casa. Ministrada pelo Revoluindo, a oficina aborda as especificidades do cultivo de árvores em casa, as adaptações, soluções e desafios para a evolução da planta, em especial visando o desenvolvimento em pequenos espaços.
A Revoluindo é conduzida pelo biólogo Paulo Fonseca e realiza a difusão de diversos princípios e técnicas baseadas na Permacultura, Agroecologia e outros princípios relacionados com a Sustentabilidade Socioambiental.
A oficina é gratuita e para participar é necessário retirar ingressos com meia de antecedência. As atividades do projeto “Clube da Horta” são bastante concorridas, é interessante se programar para aproveitar as vivências.
Pomares Urbanos
O êxodo rural privou boa parte da população de conhecer os sistemas produtivos dos alimentos que consome. Esse fato provoca, além do distanciamento do olhar sobre o panorama atual dos modelos de produção de alimentos, o estímulo à desvinculação do ser humano com a própria natureza.
Ter uma árvore frutífera em casa, mesmo que em locais com espaço restrito, pode reorientar o olhar e gerar diversas reflexões sobre alimentação e a produção alimentar da sociedade atual, além de produzir, mesmo de forma mínima, alimentos (frutas) no próprio quintal.
Durante a realização da oficina, os participantes irão montar e levar para casa, vasos com frutíferas adaptadas a produzir nestes espaços. Também serão demonstradas as questões necessárias para se cultivar diversas árvores frutíferas em vasos ou diretamente na terra, de modo com que os participantes fiquem familiarizados com o cultivo e produção de frutas em pequena escala, no próprio quintal ou em espaços restritos.
Serviço
Clube da Horta: Pomares Urbanos
Quando: dia 15 de fevereiro de 2020
Horário: das 10h30 às 13h30, sábado
Local: Tecnologias e Artes (4º andar)
Quanto: Grátis, retirada de ingressos com meia hora de antecedência. Vagas limitadas
Classificação: 14 anos
SESC AVENIDA PAULISTA
Avenida Paulista, 119, São Paulo
Fone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Neste momento em que a empresa se posiciona como uma das principais fornecedoras de plataforma de dados unificada e fundamental para promover a transformação digital, Katia se propõe a gerenciar novos projetos de marketing, orientar o grupo de Desenvolvimento de Negócios com foco em geração e qualificação de leads, dar suporte ao time de vendas, programar campanhas e planejar participação da InterSystems em eventos expressivos, além de intensificar o Marketing baseado na Web.
Graduada em Administração e Marketing, Katia Neves cursou ainda Gestão de Marketing no Insper e especializações na ESPM e FAAP. Tem longa carreira profissional, que teve início na área de Alianças e Canais da Oracle do Brasil, assumindo novos cargos América Latina, onde permaneceu por mais de 17 anos.
Na Oracle, desenvolveu várias funções no segmento de parcerias e marketing, até assumir a diretoria de desenvolvimento de negócios. Posteriormente, foi responsável pela área de capacitação e programa de canais e vendas do SAS na América Latina.
Criado a partir de uma ideia ousada do fundador Larry Page para criar um mapa em 360 graus do mundo, o Street View tem a missão de tornar os patrimônios e as belezas do mundo acessíveis a todos por meio da tecnologia. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Desde então, imagens de cerca de 15 milhões de quilômetros foram coletadas com carros do Google ou por contribuidores da plataforma.
No Brasil, o Street View passou por lugares icônicos como os Lençóis Maranhenses, a bacia do Rio Amazonas e o arquipélago de Fernando de Noronha. Confira 15 lugares incríveis no Brasil para descobrir via Street View:
1- Reserva do Rio Negro
A região Amazônica possui uma riqueza de espécies e belezas. O Google Street View disponibiliza imagens de um dos locais que representa bem a região, a Reserva do Rio Negro. Com o Street View, você pode navegar pelo Rio Negro e ver imagens tiradas a mais de 48 quilômetros da costa, floresta, vilas remotas, entre outras opções.
2- Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
Para os amantes do futebol, é possível conferir o Maracanã nos mínimos detalhes, da estrutura imponente ao gramado verdinho.
3 – Estádio do Morumbi, em São Paulo
Confira também o Estádio do Morumbi, palco de clássicos do futebol e também local por onde já passaram grandes nomes da música.
4 – Copacabana Palace
O Google te leva a um passeio pelo Copacabana Palace, um dos lugares mais icônicos do Rio de Janeiro.
5 – Escadaria Selarón, Rio de Janeiro
A Escadaria Selarón também é um dos símbolos do Rio de Janeiro, destino de turistas do mundo todo.
6 – Cristo Redentor
O Cristo Redentor dá pra ver numa boa, sem pegar filas!
7 -Marquês da Sapucaí
O Carnaval está chegando. Dê um passeio pela Marquês de Sapucaí e viva a magia do grande evento.
8 – Museu do Ipiranga
O Museu do Ipiranga é um dos grandes ícones da arte em São Paulo. Agora, em um período em obras, ainda pode ser visto pelo Street View.
9 – Fernando de Noronha
Em 2015, o Google realizou o primeiro Street View subaquático do Brasil, com direito a um tour pelo fundo do oceano.
10- Museu Oscar Niemeyer, Curitiba (PR)
O Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, transportou para o mundo digital algumas das principais exposições que já passaram pelo local.
11 – Inhotim, Minas Gerais
Inhotim é o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo. Com o Street View é possível andar pelo museu, seu entorno e conferir o acervo de obras disponível.
12 – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Maranhão
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é conhecido por sua linda paisagem de grandes dunas de areia branca e pelas lagoas sazonais de água da chuva.
13 – Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro
O Museu Nacional de Belas Artes, localizado no Rio de Janeiro concentra o maior acervo de obras de arte do século XIX, sendo um dos mais importantes museus do gênero no país.
14 – Mirante Dona Marta, Rio de Janeiro
Quer um ponto turístico com imagens dignas de cinema? Uma boa opção é o Mirante Dona Marta.
15- Museu Nacional, Rio de Janeiro
O Museu Nacional pode ser visitado virtualmente graças a imagens capturadas pelo Street View antes do incêndio que o destruiu em 2018. Hoje, essas imagens fazem parte da coleção virtual sobre o museu na plataforma Google Arts & Culture
A FCA manteve o ritmo de vendas em janeiro e encerrou o primeiro mês do ano crescendo acima da taxa de expansão do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves. A empresa comercializou 34.862 veículos em janeiro, acumulando uma participação de mercado de 18,9%, o que representa um avanço de 0,2 p.p. em relação ao resultado final de 2019.
Fiat continua a ganhar participação de mercado
A marca Fiat registrou 25.896 veículos vendidos no primeiro mês do ano, com uma participação de mercado de 14,1%.
Fiat Strada
Na comparação com janeiro de 2019, o market share da marca cresceu 0,4 p.p. Os modelos Fiat mais vendidos foram as picapes Strada (5.419 unidades) e Toro (5.300 unidades), além dos hatches Argo (4.794 unidades) e Mobi (4.316 unidades). Três modelos da Fiat se posicionaram entre os 10 veículos mais vendidos no mês: Strada (8º lugar), Toro (9º lugar) e Argo (10º lugar).
Fiat Toro
Como destaques, a marca Fiat liderou o segmento de picapes, com 41,8% de vendas e um avanço de 3,9 p.p. em relação a janeiro do ano anterior. Entre os hatches, os modelos Argo e Mobi ganharam participação em relação aos concorrentes.
Fiat Argo
O diretor do brand Fiat para a América Latina e comercial Fiat Brasil, Herlander Zola, destacou: “Mantivemos em janeiro um ritmo de vendas superior ao do mercado e pudemos avançar em termos de participação. Isto demonstra que a Fiat está bem posicionada e pronta para continuar seu processo de expansão”.
Fiat Mobi
Jeep avança na liderança de SUVs
A Jeep destacou-se na liderança do segmento de SUVs e encerrou o mês com 8.666 veículos vendidos e uma participação de mercado de 4,7%, repetindo o bom desempenho da marca no ano anterior.
Os dois modelos da marca produzidos no Brasil, Jeep Renegade e Jeep Compass, alcançaram 4.324 e 4.312 unidades vendidas no mês, respectivamente, posicionando-se como os dois SUVs mais vendidos no Brasil.
Jeep Renegade
Para manter e ampliar a posição de destaque de mercado, a marca Jeep iniciou o mês de fevereiro com a promoção Destinos Jeep, campanha que mobiliza consumidores a realizarem test drive de um dos modelos da marca e concorrerem a viagens para 30 destinos pelo Brasil.
Jeep Compass
“A campanha foi desenhada para movimentar nossos pontos de venda e convidar nossos clientes a viver experiências que somente a Jeep pode proporcionar”, afirma Tania Silvestri, diretora do brand Jeep para a América Latina e comercial Jeep Brasil.
O Google Maps está fazendo 15 anos! [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
E para comemorar a data, o aplicativo recebeu melhorias e foi redesenhado para mostrar que ele pode fazer ainda mais do que mostrar como ir do trabalho para casa sem se perder.
Muitas das funções que ganham destaque agora já existiam, e agora estão disponíveis de um jeito mais fácil e prático. Alguns recursos são novos, como informações sobre transporte público e uma simplificação no live view, o guia em realidade aumentada.
Hoje, mais de um bilhão de pessoas usam o Google Maps para ver e conhecer o mundo. Para comemorar seu 15º aniversário, o Google anunciou uma série de novidades para os usuários do aplicativo.
A partir de hoje até o ícone do aplicativo para Android e iOS ganha um novo visual. Tudo o que o usuário precisa estará acessível em abas simples de usar: Explorar, Dia a Dia, Salvos, Contribuir e Novidades.
– Explorar: Quer achar um lugar próximo para almoçar ou ouvir música ao vivo? A aba Explorar traz informações, classificações e opiniões de usuários sobre 200 milhões de lugares no mundo todo.
– Dia a Dia: Com a aba Dia a Dia, o usuário tem certeza de que pegou o melhor caminho. Marque seu percurso diário de casa para o trabalho e receba informações em tempo real sobre o trânsito, a duração do percurso e sugestões de rotas alternativas.
– Salvos: Agora, é possível encontrar e organizar os locais salvos numa única página. A aba Salvos permite ver as escolhas do próprio usuário, encontrar lugares, organizar uma viagem e até compartilhar recomendações de locais onde esteve.
– Contribuir: Nessa nova aba, dá para contribuir com conhecimentos sobre determinada região, como detalhes sobre ruas e endereços, pontos que faltam no mapa, comentários sobre estabelecimentos comerciais e fotos.
– Novidades: A aba Novidades oferece um feed de lugares imperdíveis ou que estão em alta, criado com base em informações de conhecedores da área ou de publicações respeitadas.
De cara nova O visual do Google Maps também foi repaginado, e apresenta agora um novo ícone – mais adequado à revolução representada por essa ferramenta, que hoje é um mapa do mundo. O novo símbolo foi inspirado numa peça fundamental do Google Maps, que existe desde o primeiro dia: o pin que mostra um lugar na tela. Ele representa a transição ao longo da vida do Maps, entre apenas levar o usuário até um destino e ser um serviço completo, que ajuda a descobrir e conhecer lugares novos.
Outra novidade é o ícone do carro, que terá tema festivo para celebrar o aniversário, e estará disponível por tempo limitado.
Feito para andar por aí O Google Maps está sempre evoluindo com o objetivo de ajudar o usuário a se locomover em sua cidade – não importa o modo: a pé, de carro, bicicleta ou transporte público.
Recentemente, apresentamos as previsões de horários de pico, que ajudam a saber se o ônibus, trem ou metrô vai estar cheio, com base em informações sobre viagens anteriores. Em breve, para ajudar a planejar ainda melhor o horário, estamos acrescentando novas informações sobre rotas a partir de dados de histórico de viagens. São informações úteis fornecidas por quem já fez o percurso antes, e vão aparecer ao lado das rotas de transporte público disponíveis para determinado trecho.
Com isso, em breve, será possível ver detalhes importantes, tais como:
– Temperatura: Saber de antemão se outros usuários daquele transporte acharam a temperatura alta ou baixa.
– Acessibilidade: Para usuários com necessidades especiais, será possível identificar linhas de transporte público com equipe preparada para prestar assistência, entradas, cadeiras e botões de parada acessíveis ou telas de LED com alta visibilidade.
– Vagão feminino: Descobrir se existe um vagão ou trecho da composição exclusivo para mulheres, estabelecido pela legislação.
– Segurança a bordo: Conferir se aquele meio de transporte tem algum sistema de vigilância – um guarda, câmeras de segurança ou telefone disponível para pedir ajuda se necessário.
Os novos recursos serão lançados globalmente a partir de março.
Podemos dizer agora que o Google “está chegando ao seu destino”?
Ao todo, a mostra reúne 140 peças que têm em comum a relevância para o entendimento da cultura egípcia, que manteve parcialmente os mesmos modelos religiosos, políticos, artísticos e literários por três milênios. Neste ano, a exposição ainda será exibida nos CCBBs de Brasília e Belo Horizonte.
Aspectos da historiografia geral do Egito Antigo serão apresentados de forma didática e interativa, por meio de esculturas, pinturas, amuletos, objetos cotidianos, um Livro dos Mortos em papiro, objetos litúrgicos e óstracons (fragmento de cerâmica ou pedra usados para escrever mensagens oficiais), além de sarcófagos, múmias de animais e uma múmia humana da 25ª dinastia.
“O principal objetivo é possibilitar a um público grande e diverso, um entendimento qualificado sobre a cultura egípcia”, explica Pieter Tjabbes, curador da mostra junto com Paolo Marini. “Organizamos as obras em diversos recortes, diferentes instâncias, ultrapassando limites temporais e regionais”, completa. Uma réplica da tumba de Nefertari e uma pirâmide cenográfica fazem parte da exposição.
Egito Antigo Por volta de 4000 a.C., os povos do Egito viviam em pequenas unidades políticas, os nomos, e eram governados por monarcas, que se reuniram em dois reinos, o Baixo Egito, ao norte, e o Alto Egito, ao sul. Reconhecido como berço de umas das primeiras grandes civilizações da Antiguidade, o Egito Antigo se formou a partir da unificação do Alto Egito e Baixo Egito, no reinado de Menés (Narmer, em grego), o primeiro faraó, entre 3.100 a.C. e 3.000 a.C. – e se desenvolveu até 30 a.C., após a derrota de Cleópatra pelo Império Romano, na Batalha de Alexandria.
Foram quase 3.000 anos de relativa estabilidade política, prosperidade econômica e florescimento artístico, alternados por períodos de crises. O legado dessa civilização desperta fascínio até hoje e teve grande influência na moda, no design, na arquitetura e em cultos europeus, como a maçonaria e a Rosa Cruz, sendo que, a partir do século 19, virou mania na Europa (egiptomania).
Muitas das peças de Egito Antigo: do cotidiano à eternidade são resultantes de escavações do século 19 e início do século 20 e todas são oriundas do Museu Egípcio de Turim (Museo Egizio), na Itália. Fundado em 1824 por Carlo Felice di Savoia, rei da Sardenha, o museu italiano reúne a segunda maior coleção egiptológica do mundo (depois do Museu do Cairo), com cerca de 40.000 artefatos do Egito Antigo.
Seu acervo é resultado da junção das peças da Casa Savoia (adquiridas desde o século 17) às da coleção que o monarca comprara das escavações de Bernardino Drovetti, cônsul da França no Egito (1820-1829) – e outra parte do acervo foi descoberta pela Missão Arqueológica Italiana (1900-1935), quando ainda era possível a divisão dos achados arqueológicos.
A exibição é dividida em três seções: vida cotidiana, religião e eternidade, que ilustram o laborioso cotidiano das pessoas do vale do Nilo, revelam características do politeísmo egípcio e abordam suas práticas funerárias.
Cada seção apresenta um tipo particular de artefato arqueológico, contextualizado por meio de coloração e iluminação projetadas para provocar efeitos perceptuais, simbólicos e evocativos. As cores escolhidas são: amarelo para a seção da vida cotidiana; verde para a religião; azul para as tradições funerárias – associadas a três intensidades da iluminação (brilhante, suave e baixa). Os visitantes poderão conferir o acervo inédito ao longo dos seis andares do CCBB de São Paulo.
Vida cotidiana (seção amarela) O dia no Egito Antigo começava quando os primeiros raios de luz emergiam do akhet (horizonte) para iluminar Kemet, a terra negra (Egito). Este também é o momento em que a jornada de Egito Antigo: do cotidiano à eternidade tem início: o cotidiano é apresentado por meio de vídeos e fotografias – do Nilo, de sítios arqueológicos, tumbas e objetos importantes.
As imagens transportam o público para o modo de vida de uma civilização intimamente ligada à figura do Sol, Deus representado em pinturas, escritos, adereços e objetos, entre outros artefatos, relacionados ao Egito Antigo.
O amarelo que colore essa seção está associado ao Sol, mas também ao ouro (material do qual a pele dos deuses era feita), assim como ao tom ocre comumente usado em Deir el-Medina – a vila abrigava artesãos das tumbas do Vale dos Reis, de onde vêm a maior parte da informação sobre o dia a dia dos antigos egípcios.
Por meio dos objetos expostos – adornos, artigos de higiene, pentes, frascos de cosméticos, sapatos, vestimentas, entre outros – é possível entender aspectos como trabalho, nutrição e saúde da civilização egípcia.
Os níveis sociais em torno da cultura e das esferas administrativas e sacerdotais eram reservados a altos dignitários, que desfrutavam dos maiores privilégios, praticavam caça e pesca e cuidavam do corpo com óleos, pomadas, banhos e perfumes. Tanto mulheres quanto homens usavam maquiagem, especialmente o kohl, uma mistura preta aplicada ao redor dos olhos, que servia a um propósito protetor.
Já os camponeses viviam como o esteio da economia, junto com os servos. Suas vidas e trabalho eram determinados por um evento cíclico fundamental: a inundação do Nilo, em julho, que transformava os campos em pântanos lamacentos.
Era muito incomum mudar de classe social, mas um escriba poderia melhorar muito seu status, uma vez que seu conhecimento era requisito para os cargos mais altos: era necessário dominar o hieróglifo e a escrita administrativa, em particular hierática (versão cursiva do hieróglifo), muito mais rápida, usada em anotações e documentos. Enquanto o hieróglifo era escrito em pedra ou papiro precioso, o hierático era registrado em óstracons.
Religião (seção verde) A segunda parte da exibição irá ilustrar a relação dos egípcios com o sagrado, levando o visitante para dentro de um templo, em um ambiente em tons de verde. Essa cor está ligada a muitos conceitos, em especial ao renascimento e à regeneração, assim como à cor da pele do deus Osíris, rei dos mortos, e à tonalidade do papiro, feito a partir da planta identificada com o Nilo, que crescia na água e representava uma nova vida
A luz é suave, para evocar o que teria sido a iluminação típica dos templos, onde os cultos oficiais
eram praticados e os sacerdotes escreviam os textos sagrados e determinavam a vida religiosa. Eram subdivididos em espaços públicos e sagrados, nos quais apenas alguns sacerdotes e o rei podiam entrar. Sua arquitetura substituía progressivamente a luz pela penumbra e escuridão.
A religião egípcia era politeísta, marcada por um grande número de divindades maiores e menores. A forma mais íntima de devoção pessoal era o culto votivo, que envolvia a consagração de objetos representando as divindades.
Muitos deuses assumiam a forma animal, e espécies associadas a divindades específicas eram adoradas. Nos templos, um animal associado a um deus poderia ser considerado sua encarnação e, se morresse, seria mumificado e poderia ser deixado como oferenda.
Foram encontradas centenas de milhares de múmias, especialmente gatos para a deusa Bastet, cães para o deus Anúbis, falcões para o deus Hórus e íbis para o deus Thoth. As múmias eram acompanhadas de objetos em vários materiais, incluindo estátuas de divindades e estelas de pedra calcária, diante das quais as oferendas seriam deixadas.
Outro aspecto importante da religião era a magia, desde a vida cotidiana até os ritos funerários – às vezes, considerada o único remédio contra o comportamento incompreensível dos deuses, demônios, anjos e espíritos dos mortos.
A doença era vista como uma possessão por uma entidade prejudicial que precisava ser derrotada. As estátuas de cura pertencem a essa esfera e apareceram pela primeira vez no Império Novo (iniciado em cerca de 1500 a.C.), podendo curar picadas de cobra e escorpião, com a água ou leite que era derramada sobre elas e sobre os textos mágicos que cobriam as feridas.
Eternidade (seção azul) A escuridão noturna, fase em que a deusa Nut engolia o Sol, era associada ao reino dos mortos; e o azul é a cor do lápis-lazúli, mineral precioso valorizado pelos egípcios. Em um ambiente com iluminação azul meia-noite, considerada por eles a cor da eternidade, o terceiro espaço expositivo irá abordar as tradições funerárias e a vida após a morte.
A luz ainda mais fraca sugere os locais fechados e selados das câmaras funerárias, onde os bens da sepultura eram originalmente colocados. Assim, o visitante é transportado ao interior de uma tumba para acompanhar desde a sua idealização e construção até o sofisticado ritual de mumificação.
Os elementos da arquitetura das tumbas atendiam exigências relacionadas às crenças funerárias. Esse ritual atingiu sua máxima expressão com a mumificação, que era considerada uma proteção do corpo para continuar a vida após a morte. Os órgãos internos eram retirados, tratados e guardados em vasos canópicos, pois os egípcios acreditam que era preciso preservá-los para assegurar a vida eterna; só o cérebro era descartado; e o coração, a casa da alma, era recolocado na múmia.
Essa função protetora da mumificação era reforçada pela recitação de fórmulas mágicas, representando espíritos ou divindades particulares, e posicionando amuletos em pontos específicos da múmia: o djed (hieróglifo em forma de pilar) era colocado atrás do corpo, como símbolo de estabilidade e força; o besouro coberto de fórmulas mágicas protetoras, no coração; os espíritos funerários, no músculo cardíaco; as divindades protetoras, nos órgãos do abdômen.
A partir do Império Médio (iniciado em cerca de 2000 a.C.), as tumbas ganharam estatuetas funerárias, conhecidas como shabtis, que tinham a tarefa de substituir o falecido se fosse convocado para realizar trabalho agrícola ou qualquer outra tarefa após a morte. No entanto, o objeto mais importante era o caixão, cuja função principal era preservar o corpo. Ao longo dos séculos, mudou tanto em forma quanto em decoração e, muitas vezes, era identificado com Nut, a deusa do céu e mãe divina, que acolhia os mortos e lhes permitiria começar uma nova vida.
Interatividade Egito Antigo: do cotidiano à eternidade apresenta ainda uma seção interativa, com um vídeo com reconstrução 3D de monumentos, baseada em dados reais, que permitirá aos visitantes percorrer lugares no Egito Antigo. Serão desenvolvidas atividades lúdicas e ainda será possível tirar selfies com a esfinge ou a pirâmide. Haverá uma réplica de uma escavação e um livro eletrônico, com parte do material registrado pelas equipes de Napoleão (de 1798 a 1801), com imagens de monumentos, esculturas, paisagens e objetos, que poderá ser navegado pelos usuários e será projetado em um telão. A reconstrução de uma das salas de tumba da rainha Nefertari, cujas pinturas de parede são consideradas como ‘a Capela Sistina do Egito Antigo’, completa a visita da exposição.
Além disso, o Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil irá desenvolver uma série de atividades que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Logo nas primeiras semanas da exposição, educadores serão convidados para conhecer a mostra. Já durante o período expositivo, atividades especiais estão programadas. No Carnaval, por exemplo, uma oficina vai demonstrar maquiagens e fantasias relacionando o tema da exposição.
O Espaço de Convivência convida ao encontro, à pausa e ao diálogo. É um lugar onde todos os públicos são acolhidos, em suas diferenças e singularidades, e onde o Programa CCBB Educativo SP afirma o compromisso com a acessibilidade, a diversidade e a inclusão. O Espaço de Convivência da exposição Egito Antigo: do cotidiano à eternidade toma como ponto de partida elementos do Antigo Egito e do Egito contemporâneo e propõe um lugar de encontro onde o jogo funciona como ferramenta de construção coletiva e de aprendizado, com foco na escrita de hieróglifos, tanto de palavras como de números. As atividades do CCBB Educativo são realizadas todos os dias, exceto às terças.
Após passar por São Paulo, Egito Antigo: do cotidiano à eternidade será apresentada no CCBB Brasília (2 de junho a 30 de agosto de 2020) e no CCBB Belo Horizonte (16 de setembro a 23 de novembro de 2020).
A exposição é patrocinada pelo Banco do Brasil (por meio do edital Programa de Patrocínio 2018/2019 – Centro Cultural Banco do Brasil), pela BB DTVM, BB Seguros e tem copatrocínio da Brasilprev e apoio do Banco Votorantim. O projeto conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura.
Egito Antigo: do cotidiano à eternidade | Centro Cultural Banco do Brasil
CCBB São Paulo: 19/02/2020 a 11/05/2020
CCBB Distrito Federal: 02/06/2020 a 30/08/2020
CCBB Belo Horizonte: 16/09/2020 a 23/11/2020
Serviço
Egito Antigo: do cotidiano à eternidade
De 19/02/2020 a 11/05/2020
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP
Aberto todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô
Hands using video game controller, on the couch at home
A CPSXP deve reunir mais de 15 mil fãs e profissionais de e-Sports e do universo gamer nos dias 4 e 5 de abril, em Campinas. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Em uma área de 7 mil m² do Expo D. Pedro, ocupada por uma arena e diversos espaços com games para o entretenimento do público, o evento organizado pela Black Duck vai oferecer diversão para todos e será ponto de encontro de empreendedores deste mercado, que fatura alto no Brasil.
“Campinas tem as condições mais propícias possíveis para a realização da CPSXP, com logística, espaço adequado, hotéis e público, por exemplo”, afirma o organizador Chuck Catani.
No mercado da América Latina, o Brasil ocupa a primeira posição no universo dos games. A nível mundial, é o 13º colocado em vendas. Em 2018, o setor movimentou US$ 1,5 bilhão no País. A perspectiva para 2022 é um crescimento de 5,3%.
A proximidade com a Capital e a infraestrutura hoteleira, de transporte e tecnologia foram alguns dos principais fatores na escolha por Campinas. “Isso sem falar que 17% do PIB do Estado de São Paulo vêm do município e que estamos no Vale do Silício Brasileiro”, diz Catani. Outro fator estimulante é o fato de Campinas ter sido considerada a cidade mais inteligente e conectada do Brasil em 2019, segundo o ranking Connected Smart Cities.
Estrutura da CPSXP Para um público estimado em 15 mil visitantes nos dois dias do evento, a CPSXP vai instalar duas arenas e outros locais para jogos, como LOL, FIFA, Fortnite e CSGO. No site do evento será possível inscrever equipes para participar dos campeonatos que terão premiação para os melhores colocados.
Na área de Arcades, o game park vai disponibilizar consoles e fliperamas antigos, além de jogos da atualidade em computadores, que poderão ser testados pelos visitantes.
Na Academia Gaming haverá painéis, palestras e bate-papos com executivos, produtores, designers, roteiristas e empreendedores do mercado de e-Sports.
Na área Cosplay, teremos um espaço especial para os cosplayers se trocarem, fazerem e retocarem a maquiagem e se prepararem para o desfile. Sim! Haverá concursos Cosplay infantil e adulto com direito a premiações para os 3 primeiros colocados como melhor cosplay ao final do evento.
No espaço Chef Player, terão diversas opções para se alimentar do almoço até o jantar. Os visitantes poderão encontrar da pizza ao hambúrguer, do veggie ao vegan, da fritas ao temaki, do sorvete ao churros, atendendo todos os gostos!
Ingressos Os ingressos do 1º lote para o evento já estão à venda. O combo para os dois dias custa R$ 120,00. No site, é possível comprar ingressos separados para cada dia e também opções de meia entrada.
Com o declínio das incertezas globais, as empresas estão redobrando os investimentos em TI à medida que antecipam o crescimento da receita, diz recente estudo do Gartner. O estudo destaca o software como o principal mercado em ascensão em 2020, alcançando um crescimento de 10,5%.
Neste contexto, associado às novas tecnologias que emergem em um ritmo acelerado e aos modelos de negócios que evoluem continuamente, torna-se imperativo que a indústria de software seja a grande protagonista dessa história.
No Brasil, as organizações brasileiras estão atentas à importância deste momento. De acordo com pesquisa encomendada pela SAP, localmente, 56% das empresas pretendem aumentar a sua receita em até 10% como resultado direto da transformação digital nas empresas.
E os desenvolvedores de software e integradores têm um papel crucial neste processo, já que serão em grande parte, os responsáveis por suportar essa inovação. A indústria de software deve se transformar primeiramente para então oferecer a transformação digital para o seu cliente final, lá na ponta.
Transformação digital nas empresas de software: crescer ou morrer Pode parecer alarmante, mas a verdade é: ou a empresa de software adere a essa revolução tecnológica que está acontecendo cada vez mais rapidamente, modernizando-se e acompanhando a nova indústria, ou ficará no meio do caminho.
Os desafios são vários e passam principalmente por 3 pilares:
1. Inovação tecnológica: que abrange desde a maneira como a empresa costumava desenvolver seu software (passando por linguagem, modelo nuvem e on premise, uso de containers e micro serviço, etc.) até o processo atual, que contempla a aderência do software a tendências como Big Data, Internet das Coisas, Machine Learning, entre outras.
2. Modelo de negócio: que evolui de um modelo de licenças para o de assinatura mensal, mudando o fluxo de caixa do fabricante do software e do cliente final, já que sai de um modelo Capex para Opex, além de exigir novas técnicas de vendas SaaS, como a criação de uma verdadeira máquina de vendas.
3. Velocidade: a agilidade que a empresa terá para sair na frente e conquistar o mercado passa a ser essencial. E normalmente o empresário esbarra no orçamento disponível para investir em crescer. É aí que entra o universo dos investidores (Venture Capitals, Angels, etc.).
Crescer apenas com o dinheiro do bolso tornou-se muito mais difícil porque o mercado não tem mais este tempo – ou ele será engolido por uma grande corporação ou a necessidade já terá mudado quando a empresa alcançar a escala necessária e ele estará obsoleto.
Há ainda um outro agravante: como conduzir este processo? Essa camada, a do fabricante de software, é carente de conteúdo. Não há hoje um canal, um evento, que fale diretamente com essas empresas.
Não existe tampouco uma solução mágica para a alavancagem da transformação digital nas empresas, mas sim um conjunto de ações que passam pelos pilares comercial, técnicos em captação e de aceleração do negócio.
Ao aderir a essas diretrizes, as empresas de software e integradores adquirem, na mesma proporção, maior vantagem competitiva, alinhamento com as novas tecnologias digitais que contribuem para aprimorar o desenvolvimento de produtos e serviços, além de maior segurança e agilidade para tomar decisões no dia a dia.
Estamos falando na verdade de um processo, que deve ser constante, mas também muito veloz. Como referência: todo o histórico de evolução dos últimos dez anos deve agora ocorrer novamente, mas em três anos apenas, e assim sucessivamente.
O amadurecimento do Brasil na transformação digital O Brasil e a América Latina estão sempre um ou dois anos atrás dos Estados Unidos. No entanto, da forma como a tecnologia e as informações estão cada vez mais globalizadas, esse delay tende a diminuir cada vez mais.
A infraestrutura brasileira ainda é um gargalo, com atrasos em relação à conectividade, 5G, 4G, que demoram mais para chegar e que são responsáveis por habilitar todas essas novas tecnologias associadas à transformação digital.
Indústrias inteiras serão reescritas. O segmento de logística está sendo reinventado por meio de aplicativos, a área bancária passa por um forte processo de digitalização, provavelmente os próximos serão os setores de seguros, saúde e imobiliário.
Estamos em um momento de transformação digital de mercados tradicionais. E o Brasil, como grande mercado potencial que é, passa a ser uma das maiores apostas em todo o mundo.
Durante as férias de verão e as resoluções do ano novo é muito comum o aumento de matrículas em academias de ginástica e o interesse pelo consumo de suplementos alimentares no Brasil. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Trata-se de um momento em que as pessoas alimentam de forma mais intensa o desejo de ter um estilo de vida mais saudável.
Segundo o nutricionista Diogo Círico, da Growth Supplements, o início de férias significa mais tempo para treinar e, como consequência, maiores necessidades nutricionais. “Devemos separar mais tempo para o processo de nutrição do organismo, seja feita via alimentos e refeições sólidas ou suplementos alimentar”, comenta.
Diogo Círico, nutricionista
Se você deseja dar um up nos resultados durante o treino das férias, confira os principais suplementos para te auxiliar com o aumento de frequência nos exercícios:
Whey protein
O whey protein é um produto com perfil nutricional mais condizente ao uso pré ou pós-treino, mas também pode ser consumido em outros momentos do dia, como refeições intermediárias de manhã e à tarde. Esta suplementação ser facilmente combinada com absolutamente qualquer outro suplemento, desde termogênicos para quem quer reduzir percentual de gordura até hipercalóricos para quem deseja aumentar a massa.
Suplementos proteicos (albumina, arroz, soja)
Este tipo de fonte proteica possui média velocidade de digestão, o que as faz melhores aproveitadas como complemento quando a refeição não tem uma boa quantidade de proteínas. Qualquer refeição ao longo do dia pode receber um ou mais destes produtos. Albumina, rice/pea/soy protein e proteína da carne são muito bem-vindos e, assim como whey, podem ser combinados com outros suplementos.
Creatina
Sem dúvida, nenhum outro suplemento é tão efetivo e com infinitas aplicações. A creatina pode ser combinada com whey protein, leucina e glutamina no pós-treino, seja ele com intuito de aumento de massa muscular ou redução de gorduras.
Aminoácidos de cadeia ramificada – BCAA (Arginina e Alanina)
Estes suplementos são uma excelente dupla, e consumi-los juntos todos os dias mesmo que não haja treinos pode ajudar a obter um melhor rendimento. Ambos podem ser combinados com creatina, whey, maltodextrina e outros.
Glutamina
Esta suplementação pode ser combinada com outros itens de função proteica, ou pode ser consumida de maneira isolada. Geralmente uma porção de 5g ao dia é suficiente para poder usufruir seus benefícios.
Termogênicos: Cafeína, HOT, Psyllium e outros Todos são suplementos alimentares específicos para quem quer aumento do desempenho físico e/ou redução do percentual de gordura no corpo. Eles devem ser consumidos somente uma vez ao dia e com muita cautela, após indicação de seu médico e nutricionista. Estes produtos aceleram seu metabolismo, gerando energia e aumentando a queima de calorias, e podem ser combinados com chá verde, gengibre em pó, multivitamínicos e suplementos de ômega 3.
Hipercalóricos
São produtos que ajudam no ganho de massa. Se, mesmo durante as férias, não houver tempo suficiente para uma refeição sólida completa e de boa qualidade, estes suplementos podem ser usados para complementar os nutrientes e calorias faltantes, com proteínas e carboidratos de boa qualidade. Eles podem ser combinados com whey, creatina, multivitamínicos, leucina e óleo de peixe.
Multivitamínicos
Estes produtos podem ser a salvação de muitas pessoas, especialmente quando as refeições não suprem as necessidades de vitaminas ao organismo. Consumir esta suplementação junto às refeições ampara o indivíduo e fornece condições nutricionais especiais.
Óleo de peixe
Nem todo mundo sabe, mas os ácidos graxos essenciais devem ser consumidos todos os dias, o que auxilia e muito no ganho de massa muscular. Se o objetivo é chegar a hipertrofia, o óleo de peixe deve ser consumido pelo menos 4h antes dos treinos, também podendo ser combinado com outros suplementos.
Mal terminou o ano de 2019 e os blocos carnavalescos e trios elétricos já desfilam pelas ruas de algumas cidades brasileiras em ritmo de esquenta pré-carnaval. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Os ensaios das escolas de samba também já estão a todo o vapor, mas como fica a sua saúde auditiva nesse período?
“A exposição a ruídos muito altos por longos períodos pode acarretar em danos irreversíveis aos ouvidos. Muitas vezes não percebemos que já estamos com perda auditiva e ela só tende a aumentar com o passar dos anos”, explica a fonoaudióloga Maria do Carmo Branco.
No nosso ouvido interno está a cóclea, parte importante no processo da audição. Além de líquido, a cóclea possui “células ciliadas” que são extremamente sensíveis. Esses cílios movem-se quando estimulados por vibrações sonoras e transmitem essa informação para o cérebro. Porém, uma vez danificadas, essas células não se regeneram e o indivíduo não voltará a ouvir como antes.
O nível máximo de exposição suportável recomendado pela Organização Mundial de Saúde para o ouvido humano é de até 85 decibéis. Para se ter uma ideia comparativa, a turbina de um avião a jato na pista produz até 140 dB de ruído. A bateria de uma escola de samba pode produzir até 110 dB, o que piora quando em locais fechados como durante os ensaios em suas quadras.
“A recomendação para exposição a fontes sonoras acima de 110 dB é de cerca de 30 minutos, mas não é o que acontece durante o período do Carnaval. Sendo assim, é preciso tomar algumas medidas para preservar a saúde auditiva, principalmente no caso dos bebês e crianças pequenas. Se eles começarem a chorar e ficarem irrequietos, o barulho alto pode estar incomodando”, alerta Maria do Carmo.
Com isso, veja essas dicas para proteger os ouvidos nos dias de folia:
– Não fique direto exposto ao som muito alto por longos períodos. Faça pausas regulares em ambientes menos ruidosos a cada meia hora. Se sentir aquele zumbido no ouvido, talvez seja hora de parar;
– Mantenha-se a uma distância de pelo menos 10 metros das fontes emissoras de som;
– Use protetores auriculares para reduzir o barulho. Isso vale para adultos e crianças;
– É recomendado não permanecer próximos dos equipamentos de som, principalmente no caso de bebês e crianças menores;
– No caso de crianças e adolescentes, pergunte se estão com algum barulho ou incômodo no ouvido após a exposição à música alta. Se o sintoma persistir procure um otorrinolaringologista para fazer uma avaliação;
– Os usuários de aparelhos auditivos devem se lembrar de reduzir o volume do seu dispositivo para evitar mais danos à sua audição.
Com o intuito de proporcionar mais facilidade aos clientes, a Nissan passa a oferecer ao mercado a possibilidade de ativar o Sem Parar, que é instalado na linha de montagem no Complexo Industrial da Nissan em Resende, no Sul Fluminense, e os clientes do Kicks terão vantagens exclusivas, como desconto de 10% nas mensalidades.
Quem optar pela ativação do serviço poderá utilizá-lo em vários outros. Além das praças de pedágio, será possível abastecer o veículo em mais de 650 postos de combustível, 330 Drive -Thrus, 150 Lava Rápidos e em uma rede de mais de 1400 estacionamentos, reduzindo o tempo para o proprietário do Kicks, já que não será necessário enfrentar filas.
O crossover da Nissan é o terceiro modelo da marca a ser equipado com a facilidade. O primeiro foi o 100% elétrico Nissan LEAF, seguido da picape Nissan Frontier.
Ao escolher ativar o serviço, o cliente poderá escolher entre dois planos:
“NA CIDADE“, que é voltado para quem se desloca mais dentro da cidade, conta com gratuidade em 12 mensalidades e, a partir do 13º mês, terá um desconto de 10% sobre a mesma, pagando R$ 13,41 por mês. O serviço é disponível para pagamento de estacionamentos, drive- thru, lavagem de automóvel e abastecimento. Caso o cliente deste plano utilize o serviço de pedágio, haverá cobrança da taxa única de R$ 14,90 de roaming no mês de utilização do serviço.
“EM TODO LUGAR“, direcionado a quem viaja regularmente, contará com gratuidade em 04 mensalidades e, partir do 5º mês, terá um desconto de 10% sobre a mesma, pagando R$ 25,11 por mês. O serviço é disponível para pagamento de estacionamentos, drive-thru, lavagem de automóvel, pedágio ilimitado sem cobrança adicional e utilização imediata de abastecimento para a forma de pagamento cartão de crédito. Na opção débito, a funcionalidade de abastecimento inicialmente não estará disponível.
Os rumores sobre os unicórnios no Brasil são verdadeiros – e você nem precisa se esforçar muito para encontrá-los. Unicórnios – ou o apelido dado ao capital de risco para empresas iniciantes de tecnologia que, só nos Estados Unidos estão avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares – têm sido avistados com certa frequência também por aqui, especialmente nas maiores cidades brasileiras.
Obviamente, como o nome já indica, os unicórnios significam algo de extremo valor, altamente desejável, mas, verdade seja dita, também difíceis de encontrar. A boa notícia é que, embora os unicórnios continuem sendo uma espécie rara nos negócios, eles não estão mais na lista de espécies ameaçadas de extinção.
De fato, 2018 foi um ano recorde para os unicórnios brasileiros. Por exemplo, a gigante paulista 99, de carros compartilhados, foi vendida por mais de US$ 1 bilhão em janeiro. A empresa de pagamentos PagSeguro, também sediada em São Paulo, captou US$ 2,7 bilhões no mesmo mês.
A Nubank, empresa de fintech da capital paulista, foi avaliada em mais de US$ 4 bilhões por investidores. Já o data center de TI Ascenty, com importantes operações na cidade de São Paulo e nos municípios de Jundiaí, Campinas, Hortolândia e Maracanaú, foi avaliado em US$ 1,8 bilhão em um acordo de aquisição parcial.
E as altas cifras não param por aí. A Arco Educação, fornecedora de sistemas de ensino com sede em São Paulo, foi avaliada em mais de US$ 1 bilhão no primeiro dia de sua oferta pública inicial. A Stone Pagamentos, também de São Paulo, recebeu capitalização de mercado inicial de US$ 8,7 bilhões.
O fato é que os dólares de investimento cresceram de verdade para os principais mercados da América Latina naquele ano, com as startups brasileiras e mexicanas capturando a maior parte dos valores.
De acordo com a LAVCA Investors (Associação de Investimento em Capital Privado da América Latina), organização sem fins lucrativos dedicada a apoiar o crescimento do capital privado na América Latina e Caribe, fintechs, marketplaces e startups de agrotech lideraram o ranking, em um volume sem precedentes de rodadas de financiamento que contou com a participação de múltiplos players globais.
Um bom exemplo é o SoftBank, que só no primeiro trimestre de 2019 anunciou um novo fundo de capital de risco de US $ 5 bilhões para investir em startups de tecnologia brasileiras e latino-americanas com foco em comércio eletrônico, serviços financeiros digitais, saúde, mobilidade e seguros.
Já uma análise realizada pela plataforma de protocolo de security token Polymath.com revela que os fundamentos econômicos da região são muito sólidos em comparação com a maioria dos outros mercados emergentes. Isso tudo, somado a uma classe média com considerável poder aquisitivo discricionário, torna a área uma forte candidata a experimentar ainda mais investimentos e um extraordinário salto tecnológico.
Os setores informais da economia brasileira, que historicamente atendem aos consumidores da classe média, estão à beira de uma transformação digital movida por tecnologia – o que, por sua vez, mudará o jogo, reduzindo significativamente os custos operacionais e de transação, além de fornecer serviços sob demanda e promover um crescimento econômico exponencial. A penetração generalizada da Internet e de smartphones no Brasil também acelerará esse crescimento.
Claro, nenhum desses desenvolvimentos deve ignorar a longa luta travada no Brasil pelo crescimento da produtividade, fator ainda considerado decepcionantemente baixo em comparação, por exemplo, com os índices da Índia ou China.
De fato, segundo o professor José Pastore, Presidente do Conselho de Emprego e Relações Trabalhistas de Fecomercio-SP, o trabalhador brasileiro leva uma hora para realizar a mesma quantidade de trabalho que um trabalhador norte-americano faz em 15 minutos, ou que um alemão ou trabalhador coreano pode fazer em 20. E o valor que cada trabalhador produz durante esse tempo, claro, varia proporcionalmente.
Em 2017, a produtividade no Brasil cresceu 4,5%, embora tenha diminuído para pouco menos de 1% no ano seguinte. Um dos fatores que parece estar liderando a mudança na direção certa para subir o percentual é o crescimento do trabalho remoto, realizado fora do escritório, da fábrica ou das tradicionais estações de trabalho.
Na verdade, trata-se do mesmo tipo de trabalho que as pessoas realizam em locais fixos, mas com a vantagem de ser ativado por links tecnológicos que dão acesso remoto, suporte e controles que permitem compartilhamento de tela, transferência de arquivos e comunicação de voz – e tudo isso em tempo real.
Os profissionais brasileiros, que representam cerca de 20% da força de trabalho do País, têm aderido cada vez mais a esse novo modelo de trabalho, realizando pelo menos parte de suas tarefas remotamente. Os números têm crescido significativamente nos últimos três anos.
Segundo pesquisa recente do Instituto de Pesquisa Ibope, softwares de acesso e suporte remoto ajudam a limitar as interrupções no trabalho, diminuindo o estresse, reduzindo a frustração e aumentando a motivação. Some-se a isso o fato de que ao eliminar o deslocamento, os funcionários ganham uma hora ou mais por dia para trabalhar ou buscar interesses pessoais, o que, por sua vez, aumenta a produtividade.
Esse é um dos benefícios do empregador, mas não o único. O trabalho remoto também reduz despesas de transporte, alimentação e café da própria empresa. Ainda mais significativo é a redução de custos derivados de aluguel de escritórios, estacionamento, móveis, serviços públicos e segurança. A estimativa é que, em um ambiente de escritório, a economia chegue a US$ 22.000 por funcionário remoto todos os anos.
Para o Brasil, que é maior que qualquer outro país da América do Sul, as distâncias podem ser grandes e os custos de viagem representam uma despesa comercial significativa. Com a tecnologia colaborativa e os funcionários estacionados em locais distantes, alguns desses custos de viagem podem ser eliminados.
Além disso, muitos dos mesmos recursos que a tecnologia de trabalho remoto oferece estão sendo usados para levar remotamente técnicos especializados a locais distantes, tornando possível treinar, aconselhar e apoiar seus colegas, mesmo estando a milhares de quilômetros uns dos outros.
Com tecnologia, o Brasil pode realizar uma revolução econômica sem precedentes, com fundamentos bem alicerçados para um aumento sustentável de produtividade e valor, beneficiando assim toda a nação. E, claro, os unicórnios estarão presentes.
* Gabriel Tosto é um dos executivos responsáveis, desde 2011, pela expansão da TeamViewer na América Latina.
Com a Inteligência Artificial, o Brasil pode quadruplicar o crescimento da produtividade e aumentar PIB em até 7,1% ao ano, diz o estudo da Microsoft. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
As novas tecnologias são utilizadas para otimizar processos, e com isso, gerenciar o tempo dos profissionais com a redução manual de trabalho e controles mais efetivos para realização de tarefas.
Além do aumento de produtividade, a tecnologia proporciona maior motivação entre a equipe de trabalho, que deixará de fazer atividades repetitivas, para fazer atividades que exigem comunicação assertiva e pensamento crítico.
Além disso, com as ferramentas certas, é possível cortar ou remanejar gastos. Audreyn Justus, presidente da Solo Network, empresa referência na implementação de serviços de TI, lista 8 dicas que podem ajudar a sua empresa a acompanhar a revolução tecnológica que já está acontecendo. Acompanhe:
1. Nuvem
Um estudo da Rackspace pesquisou 1.300 empresas e constatou que 88% dos usuários de nuvem tiveram economia de custos, e 56% observaram um aumento nos lucros. A redução de custo com hardware é um forte indicativo de que essa economia vale a pena.
Dessa forma, substituir o hardware convencional pela computação em nuvem é uma excelente maneira de economizar. E para escolher o modelo ideal, é preciso levar algumas características em consideração.
São três os tipos de computação em nuvem mais comuns: a nuvem privada, recomendada para empresas que valorizam a segurança; a nuvem híbrida, que combina a redução de despesas com a segurança aprimorada; e a nuvem pública, que é a forma mais tradicional e preferida das pequenas empresas.
2. Suítes de Colaboração
A empresa StatCounter apresentou uma pesquisa constatando que 37,91% dos acessos à internet no mundo foram realizados através de um sistema operacional da Microsoft. Excel, Word e PowerPoint fazem parte do dia a dia das organizações. Mas além disso, o que mais é possível fazer com esse sistema?
São muitas possibilidades: web conferência do Skype corporativo para até 10 mil pessoas; Outlook para integrar todos os contatos da agenda no e-mail; hospedagem de e-mail pelo Exchange; Acess para gerenciar um grande banco de dados de forma simples; armazenamento adicional no OneDrive e OneNote para criar e organizar notas.
Como os arquivos estarão sincronizados automaticamente na nuvem, o backup estará sempre salvo. Além disso, a equipe pode trabalhar de qualquer lugar, aumentando a produtividade sem aumentar os custos. Esses são os benefícios que o Office 365 traz.
3. Consultoria em Gestão de Ativos de Software (SAM)
Ganho de eficiência e economia. Foi assim que a empresa Brado Logística, que precisava otimizar o processo de ciclo de vida dos softwares e ativos de TI, definiu essa solução. Este programa de consultoria tem como base a metodologia rígida e completa do SAM Microsoft, no entanto possui técnicas exclusivas de planejamento, relatório e metodologia de consultoria.
Além de assegurar a legalidade das empresas, um processo de SAM proporciona a oportunidade de economizar com otimização no presente e com planejamento no futuro. No final, o custo do processo é muito menor que os ganhos gerados por ele.
4. Suporte técnico terceirizado
Atender com velocidade as demandas dos usuários e garantir a continuidade do atendimento sem interrupções, é um grande desafio para as empresas. É por isso que a implementação de um suporte técnico terceirizado tem funcionado tão bem.
Profissionais certificados junto aos fabricantes ajudam a empresa a crescer cada vez mais. Os benefícios podem ser notados desde a redução de custos com o pessoal, até garantia de continuidade em caso de turnover e atendimento técnico especializado.
Dessa forma, a empresa poderá focar em seu negócio e não precisará se preocupar com os serviços de TI, que ficarão com um time de especialistas.
5. Backup empresarial
Estudos apontam que 80% das empresas que perdem parte significativa de seus dados fecham as portas em até dois anos. A informação bem gerenciada e protegida é a chave para o sucesso ou fracasso.
Com isso, é importante pesquisar sobre o backup empresarial ideal para cada necessidade. O Data Protection integra a orquestração de dados, a deduplicação e o gerenciamento de catálogos em uma única plataforma, que permite acesso aos dados de qualquer lugar.
Usar o backup de nuvem híbrida gera mais economia e aumento de produtividade. Além disso, permite manter uma cópia externa de todos os dados em um local seguro de recuperação de desastre. Mais segurança e agilidade na recuperação de dados em caso de perda.
6. Monitoramento unificado
Seja a empresa de pequeno, médio ou grande porte, a preocupação em manter estáveis e seguros os ambientes de tecnologia é a mesma. E para que isso aconteça, é necessário monitorar esses ambientes, a fim de garantir um alto nível de solução e confiabilidade da estrutura de TI.
Em um mercado competitivo como o atual, não há espaço para downtime e apenas um monitoramento efetivo e proativo pode garantir altos níveis de disponibilidade dos assets de TI.
7. Virtualização
A virtualização não é uma novidade, mas é um benefício da tecnologia que muitas empresas ignoram. Ela possibilita a redução dos gastos operacionais e de capital, garantindo a continuidade dos negócios e aumentando a segurança.
Essa é uma solução que vai do desktop ao Data Center, levando a computação em nuvem para todas as empresas. A virtualização é o processo de criar uma representação baseada em software, que pode ser utilizada em aplicativos, servidores, armazenamento e redes.
Com isso, há um ganho em minimizar ou eliminar o tempo de inatividade da TI; aumentar a produtividade e a capacidade de resposta da TI; provisionar aplicativos mais rápido; ativar a continuidade de negócios e a recuperação de desastres; simplificar o gerenciamento de Data Centers e criar um Data Center real definido por software.
8. Segurança
Economizar em segurança digital é a receita certa para o desastre. As empresas devem possuir uma proteção digital integrada, contendo, no mínimo, higienização de emails, antivírus para todos seus hardwares (incluindo dispositivos móveis), e segurança de borda.
Projetar e manter toda esta estrutura não é fácil tão pouco barato, sendo que o maior custo, a longo prazo, geralmente é a contratação de profissionais capacitados. Tais despesas muitas vezes se tornam proibitivas, então buscar um parceiro que ofereça segurança como serviço e que possa assumir esta responsabilidade no modelo de serviços gerenciados (MSP) é, sem dúvida, a melhor saída.
Além de diminuir custos, será possível ter profissionais especializados cuidando de toda estrutura.
A Disney divulgou durante o Super Bowl, no último domingo, o trailer final do live-action Mulan, que chega aos cinemas em 26 de março de 2020. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
No papel principal de Mulan está Yifei Liu, em um elenco que ainda conta com estrelas asiáticas como Jet Li, Donnie Yen e Li Gong, entre muitos outros.
Veja o trailer abaixo:
“Quando o imperador da China decreta que um homem por família deve serviu ao exército para proteger o país da invasão do norte, Hua Mulan, filha de um veterano guerreiro, dá um passo à frente para tomar o lugar de seu pai. Vestida como homem, ela será testada em cada passo de seu caminho e terá de confiar em sua força interior para abraçar seu verdadeiro potencial”, diz a sinopse.
O filme chega aos cinemas brasileiros no dia 26 de março deste ano.
O que o brasileiro quer mudar em sua alimentação? [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
O que ele leva em consideração na hora de escolher um restaurante? Para levantar as principais expectativas quando o assunto é comida, a Hibou entrevistou digitalmente 1830 pessoas em todo o país, que fazem no mínimo uma refeição fora de casa de segunda à sexta.
Acompanhe os resultados!
Café da Manhã Na primeira refeição do dia, os brasileiros querem beber mais sucos e leite, e deixar o famoso cafezinho para depois do almoço, ou no lanche da noite.
Para adoçar o café da manhã, nada de açúcar. O brasileiro quer incluir mais frutas em seu cardápio e bebidas lácteas sem açúcar.
Ter snacks saudáveis é um requisito para 2020. Aquela besteirinha para enganar a fome, precisa agora ser algo saudável, e não mais chocolates ou alimentos gordurosos.
O brasileiro quer tirar o pão francês do seu protagonismo, abrindo portas para os grãos,pão sem glúten, torradas, geleias naturais e alimentos locais.
Almoço A tendência para este ano é a busca na internet por mais informações em tempo real dos alimentos que se consome, e compartilhamento das experiências.
A escolha por mais alimentos saudáveis é tendência também. O brasileiro quer melhorar ainda mais o mix de variedades do prato para uma alimentação mais saudável e com um bom custo.
Mais temperos naturais, por favor. Este ano a intenção é reduzir o sódio e condimentos mesmo no consumo industrializado, usando, por exemplo, optando por molhos, e produtos frescos.
Pelo menos 1x por semana o brasileiro quer resgatar hábitos familiares, como um almoço em família, ou pelo menos almoçar mesmo que sozinho uma comida tipicamente caseira.
Jantar Este ano, o brasileiro quer ter um sono melhor, se alimentando mais cedo, com mais saladas e pratos leves, reduzindo alimentos pesados e cafeína no período noturno.
Se bater aquela fome depois do jantar, o pão não é a opção número um, o lanche seria feito com alimentos mais leves, como frutas, barras de cereais, iogurtes saudáveis.
Celulares fora do raio de visão? Sim. Para 2020, os jantares em família foram citados, para resgatar o convívio entre todos, saber como foi o dia de cada um, sem uso de aparelho celular durante o jantar.
Uma das principais expectativas dos brasileiros é ter disponível delivery de restaurantes que fiquem abertos até mais tarde, porém com opções saudáveis, por exemplo, saladas prontas, comidas naturais.
Comendo fora de casa, quais as tendências?
Tecnologia a favor O brasileiro quer usar a tecnologia do uso do celular como parceiro na escolha do restaurante, para consultar a opinião de terceiros, localizar nos principais mapas online se o estabelecimento aparece, promoções, redes sociais, cardápio, sistema de fidelidade. O prato quanto mais “instagramavel” ganhará pontos na hora da decisão.
Personalização Na hora da escolha do restaurante, o brasileiro levará em consideração, se o local oferece combos ou possibilidades de personalização do prato. Alterações nos pratos ala carte, cardápios que sugerem “monte o seu prato” caem cada vez mais no gosto do consumidor. Facilitar o consumo é ajudar o consumidor a se tornar mais saudável.
Higiene e cuidado Nas refeições fora de casa de 2020, todos são unânimes na escolha de um local limpo, com pouca comida gordurosa, e clareza no que está sendo ofertado no cardápio.
Indiferente do perfil do consumidor, todo mundo quer um ambiente agradável e sem odores fortes para uma boa refeição.
Orgânicos A era orgânica chegou para ficar. O brasileiro quer saber o que está comendo, se o alimento é orgânico, qual sua origem (rastreabilidade), quais opções orgânicas um estabelecimento tem a oferecer, além de mais consumo de sementes e grãos. Certificações de origem ou parceiros reconhecidos geram um “cross” das marcas de maneira interessante ao consumidor.
Transparência Em 2020, transparência é tudo, tudo mesmo. O consumidor espera saber dos locais, o que compõe cada prato do cardápio, quais dicas o estabelecimento pode dar para ajudá-lo a montar um prato mais saudável. Alertas para alimentos alergênicos são bem-vindos.
Novos hábitos Deixar o carro em casa esair com a família para comer, é uma tendência para 2020, consumo no bairro ou proximidade traz a rotina para perto das casas o que faz o consumidor ocupar mais as ruas aos finais de semana. Isso exige do restaurante, espaços cada vez mais bike friendly, kidsfriendly, pet friendly, pois possibilitam a inclusão de todos os perfis da região e favorecem a escolha.
Empreendedores de todo o Brasil podem se inscrever até 26 de fevereiro para participar dos programas de aceleração do Braskem Labs, plataforma de empreendedorismo de impacto da Braskem. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Os interessados podem escolher entre as modalidades Scale e Ignition do programa, que buscam alavancar negócios que causem impacto positivo na sociedade. A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio do site.
Aproveitando a experiência de mercado da Braskem, o Labs foca em empresas que considerem a química e/ou o plástico como parte da solução. Neste contexto, o Scale se dedica a startups em fase de tração e escala, ou seja, que estejam operacionais, tenham clientes e faturamento. Já o Ignition tem como propósito ser uma pré-aceleração para quem está na fase de validação de modelo de negócio.
Entre os critérios gerais para seleção estão o grau de inovação das soluções apresentadas, potencial de mercado, perfil do empreendedor e da equipe envolvida, modelo de negócio e impacto socioambiental gerado. É importante que os empreendedores tenham mais de 18 anos e disponibilidade para estar presente nos encontros realizados na cidade de São Paulo.
Marina Rossi, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Braskem e responsável pelo Braskem Labs, explica que ambas as modalidades do programa buscam empresas que atuem em áreas diversas, como agronegócio, saúde, infraestrutura, mobilidade, biotecnologia e economia circular.
“As startups possuem um grande potencial para trazer inovação para o nosso setor, contribuindo para encontrarmos novos caminhos para o desenvolvimento de negócios sustentáveis”, afirma.
Para o desenvolvimento dos programas, a Braskem conta com o apoio do Quintessa, aceleradora dedicada a negócios de impacto social ou ambiental positivo. “O alinhamento de propósito que temos com o Quintessa é o que torna nossa parceria tão produtiva”.
“Acreditamos que a experiência deles de mais de uma década acelerando negócios de impacto torna o Labs ainda mais robusto, agregando conhecimento aos empreendedores e aos integrantes da Braskem envolvidos no projeto”, comenta Marina.
Na prática, os programas do Braskem Labs combinam capacitação e mentoria, por meio de encontros individuais e em grupo.
As empresas selecionadas participam da aceleração por cerca de cinco meses e recebem, entre outros itens, diagnóstico de negócio, apoio personalizado, acesso a uma rede diversa de mentores Quintessa e de executivos da Braskem, networking com conexão a potenciais clientes e parceiros estratégicos do mercado. Ao final do programa, ainda há a oportunidade de se apresentar para investidores e possíveis clientes.
“Além de tudo, o modelo de atuação do Labs é equity free. Este diferencial reforça nossa posição em prol da contribuição inovadora e positiva com nosso setor e com toda a sociedade”, explica Marina. “Vale destacar que as conexões geradas durante o programa são totalmente espontâneas, sejam entre os empreendedores ou conosco. Neste sentido, mais de 25% das empresas participantes fizeram algum tipo de negócio com a Braskem”, finaliza.
Para Anna de Souza Aranha, diretora do Quintessa, os programas do Braskem Labs se destacam perante outros oferecidos no mercado: “eles têm uma proposta de valor única, mesclando conteúdos e metodologias do Quintessa, sessões de mentoria com executivos da Braskem, apoio personalizado e individualizado dos nossos gestores, além de acessarem o mercado com o endosso da Braskem”.
“Além disso, é uma relação ganha-ganha, pois do outro lado, estes negócios possuem potencial para ser fonte de inovação em novos produtos, mercados e formas de relacionamento para a Braskem — tendo o impacto positivo como premissa. Acredito que o Braskem Labs é um grande exemplo de inspiração para outras grandes empresas que desejam se aproximar do ecossistema empreendedor”.