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Du Rosa & Azul + Kids 2024 vem aí encerrando o ano esportivo em Santos

No próximo domingo, 15 de dezembro, a partir das 7h, o Centro Recreativo Rebouças será palco do Du Rosa & Azul + Kids 2024, evento que marca o encerramento do calendário esportivo de Santos. A competição reúne participantes de todas as idades, reforçando a prática esportiva como um pilar para a qualidade de vida e a integração social.

Organizado pela Nunes Projetos Incentivados e ADECS Santos, o evento retorna pelo segundo ano consecutivo e traz como embaixadores Val Tomazini e Monique Florindo, atletas reconhecidos pelo trabalho na promoção do bem-estar e da inclusão por meio do esporte. Para o secretário de Esportes de Santos, Gelasio Fernandes, o Du Rosa & Azul cumpre um papel fundamental na formação de futuros atletas e no incentivo à prática esportiva entre os santistas.

“Esse evento vai ao encontro do trabalho que temos realizado na Semes com o objetivo de fomentar o esporte entre um número cada vez maior de santistas. Iniciativas como essa, que incentivam a participação de crianças, são as grandes responsáveis não só pela formação dos futuros atletas, mas também por incentivar a participação do santista em geral, porque são distâncias curtas para que todos se animem a participar. Uma cidade onde as pessoas praticam esporte é uma cidade mais saudável”, destacou Gelasio.

O evento contará com provas de duathlon para adultos, com percursos de 2,4 quilômetros de corrida, 9 quilômetros de ciclismo e mais 1,2 quilômetros de corrida, além de trajetos adaptados para crianças na categoria Kids: 200 metros para os pequenos de 4 a 6 anos, 300 metros para a faixa de 7 a 9 anos e 600 metros para os de 10 a 12 anos. Todos os participantes receberão medalhas comemorativas e kits exclusivos.

As largadas começam cedo, às 7h, com as mulheres na modalidade Bike TT/Road, seguidas pelas mulheres da modalidade MTB/Similares às 8h. Os homens entram em cena às 9h e 10h, nas respectivas modalidades, e as crianças da categoria Kids inicia suas atividades às 11h. É recomendável que os participantes cheguem ao local com pelo menos uma hora de antecedência para evitar imprevistos e garantir a organização do evento.

Os três primeiros colocados em cada categoria adulta serão premiados, considerando faixas etárias e tipos de bicicleta, enquanto as crianças serão homenageadas com medalhas de participação, reforçando o caráter educativo e inclusivo do evento.

Mais informações em: Ticket Sports.

O Du Rosa & Azul + Kids 2024 tem Patrocínio: DP World; Realização: ADECS Santos e Nunes Projetos Incentivados; Apoio: Trasmontano, Hospital IGESP, IronMãe, Sub8, Yopp, Movimento ODS, ACS, Sanmell Motos, BIZ, PROMIFAE, e Prefeitura Municipal de Santos.

SANTOSPRESS COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

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Duck Creek Technologies Anuncia Novos Executivos de Liderança Global

BOSTON, Dec. 10, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A Duck Creek Technologies, fornecedora de soluções inteligentes que definem o futuro do seguro de propriedade e acidentes (P&C) e geral, nomeou três executivos experientes para a sua equipe de liderança sênior global com o objetivo de incentivar o crescimento e a transformação da empresa e seus clientes. Esses executivos são William Magowan, vice-presidente sênior de vendas da América do Norte; Elodie Hilderal, diretora administrativa da EMEA; e Christian Erickson, diretor administrativo da APAC. Juntos, eles trabalharão com a organização para criar novas oportunidades de expansão e aumento de receita, garantindo a entrega de experiências de classe mundial para clientes e parceiros da Duck Creek em todo o mundo.  

William, Elodie e Christian têm uma vasta experiência em tecnologia de seguros, inclusive na Duck Creek:  

  • William Magowan voltouàDuck Creek como Vice-Presidente Sênior de Vendas da América do Norte, com seus 20 anos de experiência como líder de vendas no setor de tecnologia de seguros. Ele tem um forte histórico de desenvolvimento e liderança de equipes de vendas de alto desempenho, impulsionando a inovação de produtos e fornecendo valor comprovado ao cliente. 
  • Elodie Hilderal foi nomeada Diretora Administrativa da EMEA após seu papel altamente bem-sucedido como Vice-Presidente de Vendas da Duck Creek. Elodie é uma líder completa com sólida experiência no setor de software empresarial de seguros e resseguros, tendo ocupado durante 15 anos cargos de liderança em vendas, serviços profissionais e sucesso do cliente.  
  • Christian Erickson traz mais de 25 anos de experiência em software corporativo, nuvem, segurança cibernética e serviços profissionais para sua nova função como Diretor Administrativo da APAC. Antes de ingressar na Duck Creek, Christian atuou como gerente geral dos segmentos de serviços financeiros e seguros em várias empresas, incluindo Cognizant e Accenture, onde foi responsável pelo crescimento, sucesso do cliente e serviços profissionais. 

“As nomeações de William, Elodie e Christian marcam um momento crucial para a Duck Creek. Suas experiências em liderança e expertise da indústria os tornam ideais para o alcance de um crescimento e expansão sem precedentes do nosso alcance global em 2025″, disse Mike Jackowski, CEO da Duck Creek Technologies. “Como a Duck Creek é pioneira em tecnologia de seguros, nossos clientes esperam que estabeleçamos o padrão de excelência, desde as soluções que implantamos até as experiências do cliente que oferecemos. Todos esses três executivos têm o histórico, o know-how e o sucesso comprovado para ajudar a garantir que a Duck Creek continue liderando nosso setor, para o benefício duradouro das companhias de seguros e dos segurados.”

Sobre a Duck Creek Technologies  

A Duck Creek Technologies é fornecedora global de soluções inteligentes que definem o futuro do setor de seguros de propriedade e acidentes (P&C) e geral. Somos a plataforma utilizadas como base dos sistemas de seguros modernos, permitindo que a indústria capitalize o poder da nuvem para executar operações ágeis, inteligentes e perenes. Autenticidade, propósito e transparência são fundamentais para a Duck Creek, e acreditamos que o seguro deve estar disponível para indivíduos e empresas quando, onde e como eles mais precisarem. Nossas soluções líderes do mercado estão disponíveis de forma independente ou como um pacote completo disponíveis em Duck Creek OnDemand. Visite www.duckcreek.com para obter mais informação. Siga a Duck Creek nas nossas redes sociais para obter as mais recentes informações – LinkedIn e X.

Contato com a Mídia:  

Marianne Dempsey/Tara Stred  
duckcreek@threeringsinc.com


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Conteinerização reduz até 30% do CO₂ na coleta de resíduos

No Brasil, a conteinerização tem se consolidado como uma solução altamente eficiente para o armazenamento e transporte de resíduos sólidos urbanos. A Contemar Ambiental, empresa especializada nessa prática, explica que a conteinerização não apenas aprimora a logística e a organização das cidades, mas também desempenha um papel crucial na mitigação dos impactos ambientais. Além disso, afirma que, ao otimizar as rotas de coleta, essa solução contribui para a redução de até 30% nas emissões de CO₂ geradas pelos caminhões de coleta.

Caminhões de coleta são os veículos que mais emitem CO₂ no Brasil, aponta estudo

Um estudo publicado pela ABREMA, realizado com 15,7 mil veículos em todo o Brasil, revelou que o transporte de resíduos é o setor que mais emite dióxido de carbono (CO₂) por quilômetro rodado. Segundo o levantamento da EcoFrotas, empresa especializada em gerenciamento de frotas, os caminhões de coleta de lixo emitem, em média, 1,24 kg de CO₂ por quilômetro percorrido, liderando o ranking de emissões. Em seguida, estão os veículos do setor químico, com uma emissão média de 1,11 kg de CO₂ por km, e as máquinas agrícolas e pesadas, que liberam cerca de 1,02 kg de CO₂ por km.

Solução apresentada pela Contemar Ambiental

De acordo com a Contemar Ambiental, a implementação dessa tecnologia permite o replanejamento das rotas de coleta, resultando em uma redução de até 30% nos quilômetros percorridos pelos caminhões. Isso representa uma economia de aproximadamente 37,2 kg de CO₂ a cada 100 km rodados, tornando a operação mais eficiente e sustentável.

Além disso, a tecnologia melhora a organização urbana, reduzindo custos operacionais e elevando os padrões de limpeza. “A conteinerização é uma ferramenta essencial para enfrentar os desafios climáticos. Estamos comprometidos em transformar a coleta de resíduos em uma atividade mais sustentável e alinhada às metas globais de preservação ambiental”, afirma o Diretor Geral da Contemar Ambiental, Ignácio Arriola.

Com foco na sustentabilidade, a Contemar Ambiental reafirma seu papel no setor de resíduos, promovendo um futuro mais verde e resiliente para as cidades brasileiras.



Faustino Junior explica formas de construir empresas

Nos últimos tempos, influenciadores e celebridades têm expandido sua presença nas redes sociais para algo ainda maior: a criação de suas próprias marcas e empresas. Pessoas que antes acompanhávamos apenas por suas postagens agora lançam produtos e comandam negócios reais. De Bruna Tavares a Peter Jordan, esses criadores de conteúdo não estão apenas ganhando seguidores, mas transformando sua popularidade em empreendimentos lucrativos e de sucesso.

Antes, ser influenciador era mais sobre aparecer nas redes, mas agora tornou-se algo muito mais complexo. Quem tem uma audiência fiel está em posição de criar uma marca própria. “Ter seus próprios produtos é o que faz o influenciador se transformar em uma verdadeira marca”, explica Faustino da Rosa Júnior, advogado e investidor em startups. Ele ressalta que esse caminho permite ao criador diversificar suas fontes de renda, ter mais liberdade criativa e construir autoridade no mercado. Para ele, lançar produtos próprios é um passo natural nesse processo.

Exemplos como o de Virgínia Fonseca, com a Wipink, e Bianca Andrade, com a Boca Rosa Beauty, mostram como essa transição pode ser bem-sucedida. Ambas usaram sua presença online para criar negócios em expansão. E, para Faustino da Rosa Júnior, o segredo está em fazer com que o consumidor sinta uma conexão com o que a marca representa. “O grande diferencial é entender que você não está apenas vendendo um produto, mas oferecendo uma experiência”, afirma.

Outras influenciadoras, como Mari Saad, com a linha Mascavo, e Camila Coelho, com sua marca de moda e beleza, também têm seguido esse caminho. Elas compreendem que um vínculo genuíno com o público é o verdadeiro poder de uma marca. “Quando você constrói uma comunidade de verdade, a criação de produtos próprios é quase inevitável”, complementa Faustino da Rosa Júnior.

Peter Jordan, conhecido no universo geek e fitness, também entrou nesse mercado com o Whey Nerd, uma marca de suplementos que combina seus dois interesses. “Entender o que sua audiência deseja e se posicionar de maneira única é a chave”, comenta Faustino Júnior.

A transição dos influenciadores para empresários está cada vez mais forte. Faustino acredita que, com tantos influenciadores no mercado e nichos saturados, diversificar as fontes de receita é essencial. “Marcas como Wipink e Boca Rosa conseguiram construir uma base sólida com seu público, e isso vai além da venda de produtos. É o que garante longevidade”, explica.

Para esses influenciadores, o próximo passo é encarar seu trabalho como empreendedores, com uma visão estratégica de negócios. Essa transformação abre caminho para a próxima geração de influenciadores, que, cada vez mais, estarão à frente de seus próprios empreendimentos.



Machu Picchu muda regras para visitas durante alta temporada

Com o início da alta temporada em Machu Picchu, o Ministério da Cultura do Peru implementou novas medidas para regulamentar o acesso ao famoso sítio arqueológico peruano. Segundo publicação feita no Terra, as mudanças, que inicialmente tiveram validade desde 1º de junho a 15 de outubro de 2024, visam gerenciar o aumento na demanda de turistas e garantir uma experiência mais organizada e segura aos visitantes.

Uma das principais alterações é o aumento no número diário de visitantes. A capacidade de público foi ampliada de 4.044 para 5.600 pessoas por dia. Contudo, apenas 1.000 ingressos estarão disponíveis para compra presencial no local. Segundo a reportagem, ainda é  recomendada a compra antecipada online para evitar longas filas. Os pacotes para Machu Picchu podem ser adquiridos com dois a três meses de antecedência.

Além disso, os visitantes agora devem escolher o circuito e o horário da visita no momento da compra. Antes, Machu Picchu oferecia cinco opções de circuitos, mas a partir de 1º de junho de 2024, foram disponibilizadas apenas três opções, sendo o Circuito Panorâmico (nº 1), Circuito de Llaqta/Machu Picchu Clássico (nº 2) e Circuito da Realeza (nº 3). Cada um deles com características distintas, permitindo que os turistas conheçam diferentes partes da antiga cidade inca.

O Circuito Panorâmico (nº 1) oferece vistas distintas dos pontos mais altos de Machu Picchu, ideais para fotos. No entanto, o ingresso para esse circuito não dá direito a descer até as ruínas. Já o Circuito de Llaqta / Machu Picchu Clássico (nº 2), é o mais procurado pelos turistas, pois inclui as principais ruínas, como a Rocha Sagrada, a Praça Principal, o Templo do Sol e o Mirante, além de oferecer a chance de visitar a Sala dos Espelhos ou o Templo do Condor no final do percurso.

Por fim, o Circuito da Realeza (nº 3), que se inicia na parte inferior do complexo, explora os setores agrícolas e urbanos de Machu Picchu, passando por locais como a Casa do Inca e o Recinto dos Doze Vãos, promete uma experiência mais imersiva para quem busca ver detalhes da história de um dos impérios mais antigos das Américas. Embora não ofereça vistas panorâmicas, esse circuito proporciona uma visão detalhada da vida cotidiana na cidade.

Outra modificação importante nas novas regras de visitação é o aumento do tempo de tolerância para a entrada no sítio arqueológico. Agora, os visitantes terão um prazo maior para chegar: se a entrada estiver marcada entre 10h e 11h, será possível acessar Machu Picchu até as 11h45. Após esse horário, o acesso será negado. 

Conforme publicado na matéria, as novas regras prometem uma visitação mais fluida para os milhares de turistas diários que escolhem as viagens para Machu Picchu, alinhadas com o aumento da demanda de turistas durante a alta temporada.



Xsolla lançará o Programa de Incubadora e a Academia Xsolla StarNest em Baku

A Xsolla, uma empresa mundial de comércio de videogames, anunciou uma parceria estratégica com a StarNest e a Agência de Inovação e Desenvolvimento Digital (IDDA) do Azerbaijão para estabelecer o Programa de Incubadora e a Academia Xsolla StarNest. Essa colaboração transformadora foi revelada no maior festival de jogos da região, o Gamesummit Winter Edition 2024, em Baku (Azerbaijão).

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20241209526929/pt/

(Graphic: Xsolla)

(Graphic: Xsolla)

O Gamesummit Winter Edition 2024 destacou o crescimento do setor de jogos no país, com debates sobre tendências, melhores práticas globais e apresentações de jogos desenvolvidos localmente. No festival, a IDDA e a Xsolla apresentaram seus planos para capacitar desenvolvedores, designers de jogos e estúdios locais com treinamento de ponta, programas de incubação e aceleração e acesso a recursos financeiros e tecnológicos. Essa parceria redefinirá o papel do Azerbaijão no setor mundial de jogos e, ao mesmo tempo, promoverá o talento e a inovação locais.

“Essa colaboração abre amplas oportunidades para a implementação de projetos conjuntos que impulsionarão o desenvolvimento do setor de jogos no Azerbaijão”, disse Yevgeniya Bikmurzina, chefe do Departamento de Ecossistema de Inovação da IDDA. “Os estúdios de jogos do Azerbaijão terão acesso às ferramentas e aos recursos necessários para deixar sua marca no mercado internacional.”

“Essa parceria representa um marco significativo para a Xsolla, pois colaboramos com as lideranças do Azerbaijão para desbloquear o potencial da região”, afirmou Rytis Joseph Jan, vice-presidente sênior de Parcerias Estratégicas Globais da Xsolla. “Ao combinar nossa experiência global com a liderança visionária de nossos parceiros, pretendemos capacitar a próxima geração de talentos no Azerbaijão e impulsionar inovações significativas com impacto mundial.”

Incubadora e Acelerador da Xsolla no Azerbaijão

A Incubadora e o Acelerador da Xsolla apoiarão a comunidade de desenvolvimento de jogos do Azerbaijão fornecendo ferramentas, orientação e recursos para transformar suas ideias em projetos de êxito. A Incubadora ajudará os desenvolvedores em estágio inicial a refinar conceitos, adquirir conhecimento técnico e colaborar com especialistas internacionais. O Acelerador ajudará os estúdios estabelecidos a ampliarem seus projetos, oferecendo acesso a financiamento, orientação e conexões com o setor mundial. Esses programas têm como objetivo posicionar o Azerbaijão como um participante importante no setor de jogos, criando oportunidades para que os talentos locais tenham sucesso globalmente.

Academia Xsolla StarNest

A Academia Xsolla StarNest fornecerá a 90 jovens treinamento especializado em desenvolvimento de jogos. Além disso, um programa de incubação será lançado em 2025 para dar suporte aos estúdios de jogos locais, oferecendo orientação de especialistas internacionais, acesso a recursos financeiros e oportunidades de exibir os jogos no mundo todo.

A StarNest, uma empresa de telecomunicações do Azerbaijão, liderará os esforços para garantir uma instalação exclusiva para a Academia, assegurando um ambiente propício ao crescimento e ao aprendizado. A IDDA oferecerá supervisão estratégica para alinhar a iniciativa com as metas nacionais do Azerbaijão para a transformação digital.

Sede regional

A Xsolla também está explorando opções para estabelecer sua sede regional para a Ásia Central em Baku, a fim de apoiar ainda mais seu compromisso com a comunidade e os desenvolvedores de jogos da região. Ela servirá não apenas como um centro regional, mas também como um centro de tecnologia para o desenvolvimento de ponta e suporte de suas soluções líderes do setor.

A parceria Xsolla StarNest marca um novo capítulo para o setor de jogos do Azerbaijão, refletindo a visão compartilhada de posicionar o país como líder regional em desenvolvimento de jogos e inovação digital.

Essa colaboração pioneira prepara o terreno para que o Azerbaijão se torne um centro de inovação em jogos e desenvolvimento de talentos. Para mais informações, acesse: xsolla.blog/azerbaijan

Sobre a Xsolla

A Xsolla é uma empresa internacional de comércio de videogames com um conjunto robusto e poderoso de ferramentas e serviços projetados especificamente para o setor. Desde sua fundação em 2005, a Xsolla já ajudou milhares de desenvolvedores e editores de jogos de todos os portes a financiar, comercializar, lançar e monetizar seus títulos a nível mundial e em múltiplas plataformas. Como uma liderança inovadora no comércio de jogos, a missão da Xsolla é resolver as complexidades inerentesàdistribuição global, marketing e monetização para ajudar suas parcerias a ampliarem o alcance geográfico, gerarem mais receitas e criarem relacionamentos com jogadores do mundo inteiro. Com sede em Los Angeles (EUA), a Xsolla possui escritórios em Londres, Berlim, Seul, Pequim, Kuala Lumpur, Raleigh, Tóquio, Montreal e cidades do mundo inteiro.

Para mais informações, acesse xsolla.com.

Sobre a Agência de Inovação e Desenvolvimento Digital (IDDA)

A IDDA é uma agência do governo do Azerbaijão especializada em diplomacia e análise digital, que oferece pesquisa, capacitação e consultoria para melhorar a presença digital das instituições. Ela desempenha um papel fundamental na formação de estratégias diplomáticas modernas por meio de ferramentas digitais e análise de dados.

Para mais informações, acesse idda.az.

Sobre a StarNest

A StarNest é uma empresa líder em telecomunicações no Azerbaijão que fornece soluções de internet e rede, incluindo serviços de banda larga, conectividade corporativa e suporteàinfraestrutura de TI. A StarNest se dedica a possibilitar o crescimento tecnológico e a transformação digital em todo o Azerbaijão.

Para mais informações, acesse starnest.io.

Sobre a GameSummit

A GameSummit é uma organização proeminente no Azerbaijão voltada para o desenvolvimento do setor de videogames. Por meio de eventos como as edições de inverno e verão do Gamesummit, ela cria oportunidades para estúdios locais, promove a inovação e aumenta a conscientização sobre as perspectivas profissionais no ramo dos videogames e esportes eletrônicos.

Para mais informações, acesse gamesummit.ai.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Assessoria de Imprensa

Derrick Stembridge

Diretor Global de Relações Públicas da Xsolla

d.stembridge@xsolla.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Criar produtos digitais lucrativos requer boas estratégias

Em 2024, o panorama mundial do mercado digital teve um crescimento de 5 bilhões de usuários em mídia digital. De acordo com a análise da Kepios o número de usuários ativos em mídias sociais ultrapassa 5 bilhões, ou seja, 62,3% da população mundial está conectada na rede, o que significa que estes usuários em algum momento irão ver o anúncio de algum produto ou serviço.

O investimento em publicidade digital no Brasil tem apresentado um crescimento significativo. Em 2023, o setor movimentou R$ 35 bilhões, um aumento de 8% em relação a 2022. Mas é desde 2020 que o crescimento acumulado do setor teve uma expansão de 47,6%; o e-commerce e os serviços on-line fizeram esse setor se tornar mais popular, especialmente durante o período da pandemia.

Os aparelhos móveis detém 74% do investimento, com redes sociais sendo o principal canal (52%), seguidas por ferramentas de busca (29%).

Além disso, no primeiro semestre de 2023, a publicidade digital no Brasil movimentou R$ 16,4 bilhões, crescendo 11% em relação ao mesmo período de 2022. Pequenos e médios anunciantes foram responsáveis por 75% desse crescimento, reforçando o caráter acessível da publicidade digital. Esses dados destacam o impacto crescente do marketing digital e a tendência de maior investimento para 2024, com 71% dos CMOs no Brasil planejando ampliar seus aportes nesse segmento.

O mercado hoje

No mundo digital, vender produtos on-line pode ser uma forma promissora e dinâmica de gerar renda no mundo moderno, mas muitos empreendedores enfrentam desafios por falta de orientação. Tiago Tessmann, especialista em marketing digital e criador do método Conversão Extrema, explica como qualquer pessoa pode criar, vender e escalar produtos digitais de forma prática e eficiente.

Produtos digitais, como e-books, cursos on-line, planilhas e softwares, são itens consumidos exclusivamente no ambiente digital. Segundo Tessmann, a principal vantagem desses produtos é sua escalabilidade. “Você pode vender milhares de unidades sem se preocupar com estoque ou custos logísticos. O mercado de educação on-line é um grande exemplo disso, pois democratizou o acesso ao aprendizado e criou oportunidades para criadores de conteúdo, professores e especialistas”, pontua.

Hoje, é possível aprender qualquer coisa pela internet, o que abriu um mercado bastante significativo para quem deseja transformar conhecimento em produtos digitais.

Como começar no mercado digital

Tessmann garante que qualquer pessoa, mesmo sem experiência, pode entrar no mercado de produtos digitais. O primeiro passo é escolher um tema ou nicho e estudar profundamente sobre ele. “Eu acredito que, em seis meses a um ano, você pode dominar um tema, criar um método próprio e compartilhar esse conhecimento com outras pessoas, se assim se dedicar”, destaca.

Após anos estudando e trabalhando no mercado digital, Tessmann aponta que existem alguns passos necessários para iniciar e se destacar nesse segmento, que registrou nos últimos anos um crescimento significativo.

No entanto, o especialista alerta que quem deseja começar no mercado de produtos digitais deve prestar atenção em alguns processos importantes, como: escolher um nicho, pois é necessário focar em um assunto específico que já domina ou deseja aprender; aprofundar-se no tema, pontuando que ler livros, fazer cursos e consumir vídeos para adquirir mais conhecimento é importante e fundamental para o processo de crescimento e criar um método a fim de organizar o que aprendeu em uma solução prática e aplicável para outras pessoas.

A construção de uma audiência é essencial

Antes de lançar um produto, é necessário criar uma base de seguidores interessados. Para isso, Tessmann sugere compartilhar conteúdos gratuitos em redes sociais como Instagram, YouTube e TikTok. “Falar sobre o que você está aprendendo ajuda a construir autoridade e atrair um público fiel. Além disso, você descobre quais tópicos têm maior potencial de interesse”, explica.

Durante esse processo, é importante ter uma promessa clara e gerar impacto nas vendas. Um ponto crucial para vender produtos digitais é oferecer algo realista. “As pessoas não compram um curso pelo conteúdo, mas pela transformação que ele oferece. Sua promessa deve resolver um problema específico e ser transparente, sem exageros ou falsas expectativas”, enfatiza Tessmann.

Para quem está começando, o especialista sugere iniciar com consultorias individuais, pois esse processo permite testar o método, entender o público-alvo e reunir depoimentos que comprovem a eficácia do produto. “Consultorias ajudam a validar sua ideia, gerar receita e construir uma base sólida para, depois, lançar um curso mais elaborado”, destaca.

Tessmann também reforça a importância de investir em anúncios pagos para atrair mais clientes. Ele recomenda campanhas no Google e nas redes sociais para direcionar o público a uma landing page, onde o produto ou serviço é apresentado. “O tráfego pago é essencial para o sucesso no digital. Se você conseguir que 10 ou 15 pessoas entrem em contato diariamente para contratar sua consultoria, já estará no caminho certo”, conclui.

Quem é Tiago Tessmann?

Reconhecido como um dos maiores especialistas em marketing digital do Brasil, Tiago Tessmann é o criador do método Conversão Extrema. Com suas estratégias aplicadas no ambiente digital, ele contribuiu para que muitas pessoas utilizassem seus conhecimentos para desenvolver novos negócios.



Avinor seleciona Thales para implementar o sistema nacional de gerenciamento de tráfego não tripulado de próxima geração na Noruega

A parceria estratégica com a Avinor, provedora norueguesa de serviços de navegação aérea e operadora de aeroportos, possibilitará a implementação do sistema nacional de gerenciamento de tráfego não tripulado de última geração na Noruega. Essa colaboração representa um grande avanço no gerenciamento do espaço aéreo da Noruega, combinando inovação com rigorosa conformidade regulamentar. Também é um marco importante para a Thales na integração da AstraUTM, uma líder no desenvolvimento de software UTM de ponta que foi recentemente adquirida.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20241209622197/pt/

Drones flying in Norway, image generated by AdobeFireFly, December 2024 (Photo: Thales)

Drones flying in Norway, image generated by AdobeFireFly, December 2024 (Photo: Thales)

Com seu produto recém-lançado Topsky – UAS powered by AstraUTM, a Thales fornecerá uma plataforma digital segura e escalável para UTM automatizada e futuras soluções de AAM. Esse sistema gerenciará com eficiência o tráfego aéreo nas proximidades de aeroportos e áreas metropolitanas, suburbanas e regionais, oferecendo recursos como monitoramento de conformidade, gerenciamento de autorizações, tomada de decisões em tempo real, vigilância contínua do espaço aéreo, resolução automatizada de conflitos e resposta rápida a condições dinâmicas.

Garantia de segurança e conformidade nos céus noruegueses

O novo sistema UTM da Avinor tem como objetivo fornecer serviços essenciais para diversas partes interessadas, incluindo operadores de drones, provedores de serviços de tráfego aéreo (ATSP), agências governamentais e outros agentes importantes na Noruega no que se refere ao gerenciamento do espaço aéreo de baixa altitude. O sistema atenderá aos padrões regulatórios, conforme especificado no Regulamento de Implementação (UE) 2021/664, juntamente com os Meios Aceitáveis de Conformidade e o Material de Orientação para o gerenciamento do espaço aéreo U, garantindo que todos os serviços atendam às mais altas normas de segurança e transparência operacional.

Esse sistema UTM integrará serviços de acesso seguros, eficientes e previsíveis, como as disposições do Serviço de Informações Comuns (CIS) e do Provedor de Serviços do Espaço Aéreo U (USSP), garantindo total conformidade regulatória nos espaços aéreos designados como espaço aéreo U.

Operações UAS eficientes em escala nacional

Por meio da implementação e do gerenciamento de um sistema UTM em nível nacional, a Noruega se beneficiará de soluções robustas de gerenciamento de tráfego não tripulado que atendem às diversas exigências das partes interessadas civis e governamentais. O sistema fornecerá compartilhamento avançado de dados em tempo real, acesso simplificado e automatizado ao espaço aéreo e um melhor conhecimento da situação para permitir operações em escala no ambiente dinâmico do espaço aéreo da Noruega para todos os operadores no espaço aéreo tripulado e não tripulado.

“Temos a honra de colaborar com a Avinor para dar vida a esse sistema UTM de abrangência nacional na Noruega, priorizando a segurança, a inovação e, naturalmente, o alinhamento regulatório. Juntamente com a Avinor, adotamos o desenvolvimento de serviços BVLOS (Beyond Visual Line of Sight) em espaços aéreos não segregados, habilitando tecnologias que fazem com que seja simples e econômica realizar operações UAS comerciais seguras, repetíveis e escalonáveis. Nossas soluções UTM, recentemente aperfeiçoadas com a AstraUTM, uma empresa da Thales, refletem o compromisso da Thales com o avanço do gerenciamento do espaço aéreo e com o estabelecimento da base para uma mobilidade aérea segura e integrada”, disse Christian Rivierre, vice-presidente de Soluções de Mobilidade do Espaço Aéreo da Thales.

“Na Avinor, temos orgulho de ser um colaborador ativo no desenvolvimento da aviação sem tripulação na Noruega. A parceria com a Thales nesse sistema UTM de última geração reflete nossa dedicação ao avanço das operações sem tripulação no espaço aéreo norueguês. Esse sistema apoiará o papel da Avinor em garantir a integração segura e eficiente de drones, fornecendo supervisão e gerenciando o espaço aéreo de forma responsável. Estamos entusiasmados em trabalhar com a Thales como um parceiro estratégico para fornecer uma solução que beneficie todos os usuários do espaço aéreo e apoie os serviços de tráfego aéreo no gerenciamento de operações de drones”, afirmou Mats Bye Gjertsen, vice-presidente do Programa de Drones da Avinor.

Sobre a Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é uma líder mundial em tecnologias avançadas, especializada em três áreas de negócios: Defesa e Segurança, Aeronáutica e Espaço e Cibernética e Digital.

A empresa desenvolve produtos e soluções que ajudam a tornar o mundo mais seguro, mais verde e mais inclusivo.

O Grupo investe cerca de € 4 bilhões por ano em pesquisa e desenvolvimento, principalmente em áreas fundamentais de inovação, como IA, cibersegurança, tecnologias quânticas, tecnologias de nuvem e 6G.

A Thales tem cerca de 81.000 funcionários em 68 países. Em 2023, o Grupo gerou vendas de € 18,4 bilhões.

Sobre a Avinor

A Avinor é uma empresa estatal limitada de propriedade integral do Ministério dos Transportes e Comunicações da Noruega e é responsável por 43 aeroportos estatais.

A Avinor assumiu um papel de liderança na redução das emissões de gases de efeito estufa do setor de aviação, incluindo o desenvolvimento de aeronaves elétricas e o fornecimento de biocombustível sustentável para jatos.

A Avinor oferece viagens seguras e eficientes para cerca de 50 milhões de passageiros anualmente, metade dos quais viaja de e para o aeroporto de Oslo (Noruega).

Mais de 3 mil funcionários são responsáveis pelo planejamento, desenvolvimento e operação de um aeroporto e serviço de navegação aérea eficientes. A Avinor é financiada por meio de taxas aeroportuárias e vendas comerciais. Os serviços de navegação aérea são organizados como subsidiária de propriedade integral da Avinor. A sede da Avinor fica em Oslo.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

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Fonte: BUSINESS WIRE



Sustentabilidade entra na pauta das empresas de logística

O transporte de mercadorias é um pilar essencial dos tempos modernos, impulsionado especialmente na pandemia, que consolidou o e-commerce como um dos principais hábitos de consumo. Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) apontam mais de 600 mil sites de comércio eletrônico registrados no país em 2023. Mesmo com a retomada das compras em lojas físicas, o Brasil segue entre os países com maior expectativa de crescimento no comércio eletrônico no mundo, segundo a Insider Intelligence.

As empresas de logística têm se beneficiado deste aumento crescente da demanda por entregas, mas precisam estar preparadas para cumprir com sua responsabilidade ambiental. “A sustentabilidade do negócio exige uma operação que minimize o uso de recursos não renováveis em toda a cadeia logística”, afirma Rodrigo Dora, gerente de Auditoria e ESG da J&T Express.

No que diz respeito à gestão ESG, a J&T Express destacou no seu Relatório de Meio Ambiente, Social e Governança (ESG), os esforços e as principais realizações de 2023 em governança corporativa, proteção ambiental, produtos e serviços, segurança da informação, proteção da privacidade e desenvolvimento de funcionários. Reunindo informações de todos os países onde opera, um dos destaques do relatório são as práticas de baixo carbono que permeiam toda a operação, desde coleta e transporte até a reciclagem. Medidas como o uso de etiquetas eletrônicas, sacolas recicláveis e reciclagem de embalagens são exemplos da estratégia em alguns países para minimizar os impactos ambientais da operação. Em 2023, globalmente, a empresa utilizou cerca de 25,6 milhões de sacolas de transporte reutilizáveis, em mais de 1,1 bilhão de ocasiões.

Outra iniciativa adotada globalmente é o modelo de transporte verde, que integra gestão de consumo de combustível, otimização de energia e treinamentos para motoristas. No último ano, foram incorporados à frota global 150 veículos movidos a gás natural liquefeito e 63 veículos de direção inteligente para rotas de longa distância.

No Brasil, um projeto utiliza bicicletas nas entregas da J&T Express. Atualmente, o projeto conta com 458 entregadores ciclistas em operação. Graças à melhoria na eficiência e na otimização das entregas, cada entregador transporta, em média, 17 pacotes por dia, totalizando aproximadamente 187 mil pacotes entregues mensalmente (considerando 24 dias de operação).

O uso de bicicletas de carga, além de sustentável, tem se mostrado altamente eficiente. Estudos como o relatório The Promise of Low Carbon Freight indicam que elas podem ser, em média, 1,61 vezes mais rápidas do que veículos motorizados em áreas urbanas, contribuindo para evitar a emissão de toneladas de dióxido de carbono.

Buscar a liderança em logística verde se traduz também em práticas para identificar riscos e oportunidades para mitigar e se adaptar às mudanças climáticas. Por isso, a J&T Express também desenvolveu um sistema global de gestão de mudanças climáticas alinhado às recomendações da Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD).

“Nosso objetivo é inovar na cadeia logística, reduzir o impacto ambiental das operações e inspirar outras empresas a adotar iniciativas sustentáveis. Queremos ser protagonistas na logística verde, construindo um futuro mais responsável e sustentável para o setor e para os nossos clientes”, conclui Dora.



Resistência antimicrobiana mata mais no Brasil que diabetes

Uma análise do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde constatou que mais de 171 mil pessoas morreram no Brasil de causas relacionadas à resistência antimicrobiana em 2019. Globalmente, o número de mortes associadas à resistência antimicrobiana (RAM), segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), deverá chegar a 10 milhões por ano até 2050. Apesar desses números, um em cada 3 adultos não sabe o que é a resistência antimicrobiana (RAM) e 48% desconhecem que a sepse é uma complicação potencial (reação exagerada e grave a uma infecção no organismo), conforme levantamento da Sepsis Alliance.

Muitas pessoas não sabem que a forma como tomam e descartam os antibióticos pode agravar o problema da resistência antimicrobiana em todo o mundo. Nesse contexto, a campanha lançada pelo Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS), em colaboração com a Sepsis Alliance e a UK Sepsis Trust, patrocinado pela bioMérieux e pela Pfizer, que acontece até 31 de janeiro de 2025, visa ajudar a população a compreender como ações cotidianas podem ajudar a enfrentar o desafio crescente da resistência antimicrobiana.

“A resistência antimicrobiana não é um problema futuro, está presente hoje. E, sem antibióticos eficazes, o tratamento da sepse torna-se extremamente difícil”, afirma a Dra. Daniela Carla de Souza, pediatra e presidente do ILAS. A médica destaca que o Brasil tem elevadas taxas de uso de antibióticos. “São medicações importantes, mas nem todo uso é seguro ou necessário. Por isso, por meio da nossa campanha ‘Não tome de forma errada’, estamos trabalhando para conscientizar a população sobre a resistência antimicrobiana”, complementa.

De acordo com Daniela, a expectativa é colaborar para que as pessoas compreendam quais são os cuidados diários indicados para utilizar os antibióticos de forma adequada. “Isso inclui verificar com o médico se a pessoa realmente precisa de antibióticos, terminar o tratamento completo, conforme prescrito, e descartar os antibióticos de maneira responsável”, explica a médica.

A coordenadora geral do ILAS, Flávia Machado também acredita que é preciso educar as pessoas sobre como tomar – e descartar – adequadamente os medicamentos. “A resistência antimicrobiana é um problema sério sobre o qual muitas pessoas não têm conhecimento, como indicam as pesquisas. O número de mortes relacionadas à resistência antimicrobiana é elevado no Brasil”, avalia.

A campanha ‘Não tome de forma errada’ é liderada pelo UK Sepsis Trust, pela Sepsis Alliance e pelo Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS), com apoio da Pfizer e da bioMérieux. Mais informações podem ser encontradas em: Don’t Take This The Wrong Way….

“O crescimento da resistência bacteriana é preocupante porque está relacionado a consequências de forte impacto para os sistemas de saúde e a vida dos pacientes e suas famílias, tais como o aumento do tempo de permanência em hospitais, a maior demanda por exames médicos, a dificuldade para enfrentar enfermidades para as quais já havia tratamentos estabelecidos e, consequentemente, o crescimento da mortalidade”, analisa a diretora médica da Pfizer Brasil, Adriana Ribeiro.

Sobre resistência antimicrobiana e sepse

Os antimicrobianos são uma categoria de medicamentos utilizados para prevenir e tratar infecções em humanos, animais e plantas. Eles incluem antibióticos, antivirais, antifúngicos e antiparasitários.

A resistência antimicrobiana ocorre quando bactérias, fungos, parasitas ou vírus evoluem de forma a tornar ineficazes os tratamentos desenvolvidos para combatê-los. Esse mecanismo favorece o surgimento de infecções resistentes aos medicamentos, o que acaba tornando muito mais difícil (se não impossível) tratar e curar as infecções.

O aumento global da resistência antimicrobiana também leva a um aumento de condições potencialmente fatais, como a sepse, que é uma reação exagerada e grave do organismo a uma infecção.

Sobre a campanha ‘Não tome de forma errada’

A campanha ‘Não tome de forma errada’ foi concebida para educar e aumentar a consciencialização sobre a resistência antimicrobiana, reforçando como os indivíduos podem agir na sua vida cotidiana. Os três pontos principais da campanha são:

  1. Falar com o profissional de saúde para saber se precisa ou não de antibióticos, uma vez que os testes de diagnóstico podem ajudar.

    Antibióticos não são indicados para todas as doenças e não funcionam para infecções virais, por exemplo. Os testes de diagnóstico podem ajudar os médicos a determinarem se a infecção é causada por uma bactéria ou não.

  1. Terminar o tratamento completo e tomar exatamente como prescrito, sempre.

    Pode ser tentador parar de tomar os medicamentos assim que o paciente se sente melhor, mas é importante fazer o tratamento completo para garantir que as bactérias que causam a doença foram totalmente tratadas. Quando o paciente interrompe o tratamento ou não toma o antibiótico na dose correta e na hora correta, corre o risco de torná-los ineficazes para todos.

  1. Eliminar os antibióticos não utilizados de forma responsável e nunca os partilhar com outras pessoas.

    É importante descartar os antibióticos não utilizados em uma farmácia e nunca no lixo comum, pia ou vaso sanitário, pois tal ato pode levar a fugas de antibióticos para o ambiente (por exemplo, rios e solos), agravando a RAM.



Patrus Transportes investe em ações sociais para comunidades

A Patrus Transportes mantém uma atuação voltada para o desenvolvimento de projetos que promovem a inclusão e apoiam o desenvolvimento das comunidades onde atua, em linha com sua política de compromisso social. Por meio do Instituto Marum Patrus (IMAP), pilar social da empresa, ela conduz mais de 25 ações anualmente, beneficiando centenas de pessoas com iniciativas de capacitação, inclusão e assistência social. Desde a sua criação, em 2008, até o ano passado, já foram investidos R$6,5 milhões em ações sociais, impactando mais de 183 mil pessoas.

Os projetos têm como público-alvo colaboradores da Patrus Transportes, instituições do terceiro setor e a comunidade do entorno das unidades da empresa e se concentra em três pilares – assistência social, capacitação profissional e voluntariado. Entre os programas desenvolvidos está o “Jovem no Transporte”, programa que capacita adolescentes em situação de vulnerabilidade social para atuar no setor de transporte e logística, com foco na oferta de qualificação e oportunidades para o primeiro emprego. Essa iniciativa, presente nas regiões de Contagem (MG), Juiz de Fora (MG), estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, tem transformado a realidade de muitos jovens, proporcionando-lhes uma nova perspectiva de futuro. Até o ano passado, o projeto já capacitou 337 jovens formados em sete unidades, dos quais 50% foram contratados.

De acordo com a gerente de responsabilidade social do Instituto Marum Patrus, Olga Mendes, o objetivo do Instituto é contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, capacitando, incluindo e dando suporte às pessoas que mais precisam. “As ações que promovemos, como o ‘Jovem no Transporte’, o ‘PSIU’ e o ‘Reformar’, representam nosso compromisso com a transformação social, promovendo dignidade, oportunidade e inclusão”, ressalta.

Outra ação significativa é o Programa Social de Inclusão Unificada (PSIU) que é dedicado à inclusão de pessoas com deficiência no quadro de funcionários da empresa, fortalecendo a diversidade e criando um ambiente de trabalho acolhedor e inclusivo.

O “Um Dia IMAP para Reformar” realiza obras de infraestrutura e de ampliação das casas de colaboradores que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O projeto tem o objetivo de dignificar a vida dos trabalhadores e seus familiares. Para a escolha das casas, é aberto um edital, com uma análise socioeconômica. As inscrições são avaliadas por um comitê por meio de um vídeo descritivo do local e de uma carta relatando a história de vida da família. Desde 2019, vinte casas foram reformadas e R$540 mil investidos.

O Instituto Marum Patrus desenvolve iniciativas de responsabilidade social que visam contribuir para a transformação das comunidades em que está presente. Por meio de ações contínuas e programas direcionados, a Patrus Transportes busca gerar impactos positivos, ampliando oportunidades e fortalecendo a inclusão social. Essas iniciativas têm como objetivo promover benefícios concretos para as famílias envolvidas e apoiar o desenvolvimento das gerações seguintes.



Rede Monte Carlo conquista primeiro lugar em prêmio nacional

A Rede de Postos Monte Carlo, uma das principais redes do Brasil no segmento varejo de combustíveis com 60 postos malls rodoviários e urbanos, comemora 25 anos de história e acaba de ser destaque, ficando em primeiro e terceiro lugar, no concurso “O posto mais bonito do Brasil”, um dos principais prêmios do setor.

Entre os mais de 47 mil postos operando no mercado brasileiro, a unidade Monte Carlo Ecoparada Madero, na Rodovia Castello Branco km 44, primeiro posto bandeira PETRONAS do Brasil, foi campeão ganhando o primeiro lugar, e a rede também levou mais um troféu com o terceiro lugar para o Posto Monte Carlo Bálsamo bandeira Ipiranga, localizado na Rodovia Euclides da Cunha km 465.

Essa premiação é realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (SINCOPETRO), um dos sindicatos mais atuantes do comércio varejista de derivados de petróleo.

Também nesse ano, a Monte Carlo recebeu o prêmio Top Of Mind como a marca mais lembrada do setor.

Segundo o CEO da Rede Monte Carlo, Eduardo Munhoz, essas conquistas reafirmam o compromisso com a qualidade e a inovação para os clientes por meio de parcerias estratégicas com importantes players como Grupo Madero (Madero, Madero Café, e Jeronimo), IMC (Frango Assado, Pizza Hut, KFC), Starbucks, Mania de Churrasco, Mc Donalds, Burguer King, Bauducco, entre outros parceiros — e a dedicação dos mais de 1,5 mil colaboradores que trabalham ininterruptamente para oferecer um serviço de qualidade.

“O fortalecimento da Governança Corporativa tem papel fundamental para a expansão e o reconhecimento do nosso grupo no setor. Com planejamentos estratégicos, baseados nos nossos propósitos, conseguimos unir práticas que contribuem para a performance do nosso grupo por meio de uma gestão assertiva”, reforça.

Esses prêmios reconhecem e premiam os postos de combustíveis que se destacam pela estética, inovação, e práticas alinhadas aos princípios Environmental, Social, and Governance (ESG).E busca valorizar ainda mais as iniciativas que fazem a diferença no setor.

Setor em expansão

O Brasil bateu recordes históricos, de acordo com dados da Secretaria Nacional de Petróleo, e alcançou números inéditos em produção e vendas de combustíveis e biocombustíveis. No acumulado de janeiro a outubro deste ano, as vendas de diesel totalizaram 56,7 bilhões de litros, o maior valor já registrado, representando um aumento de 3,7% em comparação ao mesmo período do ano passado.

O destaque foi para o mês de outubro, com 6,2 bilhões de litros comercializados, 7,6% a mais do que em outubro de 2023. O desempenho do etanol hidratado também foi notável, com 17,9 bilhões de litros vendidos nos dez primeiros meses do ano, um crescimento de 40,6% em relação ao mesmo período de 2023.

Sobre a Rede de Postos Monte Carlo

• 60 unidades de postos malls rodoviários e urbanos nas presentes nas principais cidades e rodovias dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

• Inauguração de mais oito novas unidades conceitos postos malls rodoviários em 2025.

• Trajetória no mercado de capitais

• Opera com as principais companhias petrolíferas do país.

• Receita de R$ 2,3 bilhões.

• 400 milhões de litros de combustíveis vendidos em 2024.

• 1,5 mil colaboradores.

Outras informações sobre a Rede de Postos Monte Carlo estão no site www.redemontecarlo.com.br.



IA: Empresas se esforçam para se manterem atualizadas

A globalização digital caminha em passos largos e mesmo as tecnologias lançadas há pouco tempo já acabam parando nos cliques dos usuários, como é o caso da Inteligência Artificial (IA) que tem sido o principal assunto dos fóruns sobre tecnologia e comércio on-line. De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria global Oliver Wyman, publicado no site da Exame, 57% dos brasileiros afirmam já terem usado plataformas de IA, passando na frente de países como Espanha, Austrália, França e Estados Unidos.     

É por isso que as empresas estão cada vez mais se esforçando para se manterem atualizadas e atenderem às novas tecnologias, porém segundo pesquisa do departamento de estatística SAS, apenas 10% das empresas brasileiras estão realmente preparadas para lidar com regulamentações relativas à IA generativa, sendo a falta de regulamentações claras e os questionamentos sobre o uso ético da tecnologia os principais obstáculos. 

Nesse contexto, existem empresas que buscam se antecipar para utilização ética e responsável da IA, como a EASY2B2. “As empresas brasileiras estão cada vez mais conscientes de que a digitalização impulsionada pela IA não só promove a eficiência, mas também oferece insights estratégicos e automação para áreas críticas”, conta Renato Ferraz, CEO da EASYB2B.

Na pesquisa divulgada pela McKinsey, apenas 13% das organizações brasileiras que digitalizaram partes de suas cadeias conseguem aproveitar todo o potencial dessas tecnologias. “Muitas empresas enfrentam dificuldades para integrar a IA de forma eficiente em toda a cadeia de suprimentos devido a limitações em infraestrutura tecnológica, falta de padronização de dados e desafios na integração de sistemas legados”, afirma Ferraz. “Além disso, a ausência de uma cultura organizacional voltada para a inovação tecnológica e a necessidade de capacitação para lidar com essas novas ferramentas são outros fatores que limitam o uso efetivo da tecnologia”, acrescenta.

Dentro desse cenário, o CEO explica que “enquanto muitas empresas enfrentam dificuldades para integrar IA em suas operações, a EASYB2B oferece soluções que buscam auxiliar na gestão de fornecedores, compras e estoques em processos automatizados e otimizados. Nosso uso de machine learning tem como objetivo facilitar a análise de grandes volumes de dados, permitindo decisões estratégicas mais rápidas e precisas”. 

A Agência EY também divulgou recentemente o Relatório de Integridade Global 2024, e revelou que 92% das pessoas que utilizam as plataformas de Inteligência Artificial afirmam que suas empresas estão preocupadas em estabelecer processos que observem os riscos relacionados à adoção de IA, como aspectos de segurança da informação e privacidade de dados.

Para Ferraz, o cenário revela um potencial no mercado B2B. “A IA pode transformar a digitalização em empresas B2B ao otimizar processos complexos, como a gestão de fornecedores, a análise de compras e o gerenciamento de estoques. Por meio de algoritmos de machine learning, as plataformas conseguem processar grandes volumes de dados e identificar padrões que facilitam decisões estratégicas. Além disso, ajuda na padronização e estruturação de informações, o que é crucial em catálogos de produtos e em negociações, tornando os processos mais ágeis e eficazes”, reforça.

O CEO também acredita que essa é somente a ponta do iceberg, que ainda está em pleno desenvolvimento e descobrimento. “Estamos apenas no início da jornada digital no B2B, e a EASYB2B está comprometida em liderar essa transformação, capacitando empresas para extrair o máximo das novas tecnologias. No entanto, é necessário um planejamento estratégico que considere tanto a tecnologia quanto o fator humano, capacitando as equipes para que possam extrair o máximo das ferramentas”, conclui.

Sobre a EASYB2B

A EASYB2B é uma plataforma de e-commerce de ponta a ponta que tem como objetivo se tornar um parceiro estratégico de transformação digital das empresas B2B, integrando IA, padronização de dados e insights estratégicos para impulsionar eficiência e competitividade no mercado. 



Vendas de carros usados pode bater recorde em 2024

Diante do alto valor dos carros zero quilômetro, o mercado de veículos usados e seminovos no Brasil tem se destacado, registrado um crescimento expressivo em 2024. Dados da Federação Nacional dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), apontam que o segmento já alcançou a marca de 14,3 milhões de unidades vendidas em 2024, um aumento de 9,5% em relação ao ano anterior.

Outro ponto positivo que aponta para um novo recorde é o crescimento de 5,2% nas negociações de novembro, tanto em números absolutos como na média por dia útil, em comparação com o mesmo mês de 2023. Com isso, a expectativa do setor é atingir algo perto de 15,5 milhões de veículos negociados neste ano.

De acordo com Hamilton Junio Tavares, especialista em consulta veicular e fundador da Check Carro, a preferência por carros usados também se deve à maior diversidade de modelos disponíveis e à valorização de veículos seminovos, que combinam bom estado de conservação com preços competitivos.

No entanto, ele afirma que o aumento nas vendas do segmento também acende um alerta sobre a importância de procurar por veículos com histórico transparente e documentação em dia. “Empresas que atuam nesse setor devem aproveitar esse crescimento investindo em processos confiáveis, como a consulta veicular, para garantir negociações sólidas e conquistar ainda mais clientes”.

A consulta veicular é uma estratégia que pode ser utilizada tanto pelos clientes finais quanto pelas revendas de carros para garantir que os veículos estejam em boas condições e sem histórico de acidentes ou problemas mecânicos, por exemplo.

Para os clientes, realizar uma consulta veicular é uma forma de proteger seu investimento e evitar surpresas desagradáveis após a compra. “Antes de adquirir um carro usado, é fundamental realizar um processo completo para garantir uma compra segura”, ressalta o especialista.

“Informações detalhadas sobre leilões, sinistros, histórico de batidas, multas, restrições judiciais, débitos pendentes, além de verificações no chassi e do Renavam, são indispensáveis”, completa o empresário.

Ele destaca que as revendas de carros também podem se beneficiar dessa prática ao oferecer um serviço adicional, focando em aumentar a confiança dos clientes e garantir um diferencial competitivo no mercado.

“A consulta veicular é uma ferramenta para garantir um estoque de qualidade. Com ela, é possível verificar até mesmo o número de proprietários anteriores. Ao oferecer este serviço, as revendas demonstram transparência e compromisso com a qualidade dos veículos vendidos”, avalia Tavares.

Por meio da ferramenta Check Carro, tanto as revendas quanto quem deseja adquirir um automóvel pode ter acesso aos históricos de leilões, de batidas, de roubos e furtos e de proprietários, multas pendentes, restrições judiciais, sinistros e débitos, além de verificação de gravame, chassi, Renavam, características do veículo e tabela Fipe.

“Ter acesso ao histórico completo do veículo pode proteger contra adquirir carros com problemas ocultos, evitando prejuízos financeiros e aumentando a transparência. Ao oferecer veículos com documentação em dia e sem irregularidades, a empresa fortalece a credibilidade no mercado e constroi confiança com os compradores”, conclui o empresário.

Para saber mais, basta acessar: https://www.checkcarro.com.br/



IA e Automação Inteligente: startup recebe destaque

A BotCity, plataforma para orquestração e governança de automação inteligente em Python que atua com grandes empresas como LG, Embracon, Sicoob, entre outras, foi reconhecida na avaliação PEAK Matrix® 2024, um dos rankings mais respeitados no setor de tecnologia elaborado pelo Everest Group, empresa de pesquisas global. A avaliação analisa a performance, impacto de mercado e capacidades de produtos e serviços de empresas de tecnologia em diversos setores. Ser classificada entre as melhores plataformas coloca a BotCity entre os principais players emergentes no mercado global.

A BotCity recebeu destaque na categoria Major Contender, que reconhece empresas líderes emergentes que combinam tecnologia avançada com proposta de valor diferenciada e que estão preparadas para expandir seu alcance e sua competitividade. 

Para Lorhan Caproni, CEO da BotCity, a premiação é fruto do compromisso da empresa com tecnologias abertas e flexíveis que atendem desde automações simples até demandas complexas de negócios. “A BotCity investiu no desenvolvimento de uma plataforma de orquestração e governança de automação inteligente em código aberto (foco em Python), eliminando o Vendor Lock-In (aprisionamento tecnológico, em português) e buscando facilitar a integração com múltiplos sistemas operacionais”.

Com isso, de acordo com o CEO da BotCity, a empresa passou a entregar automações até quinze vezes mais rápidas e reduzir o Total Cost of Ownership (TCO) dos clientes em até 70%. “Essa estrutura tecnológica e a abordagem estratégica colaborativa com os clientes possibilitam que as automações estejam no core dos negócios, gerando valor de forma contínua”, afirma.

Mercado de automação inteligente avança 

De acordo com o CEO da BotCity, a automação inteligente não se trata mais do futuro, mas sim do presente das empresas líderes. Segundo a 1ª Pesquisa sobre RPA na América Latina, realizada pela BotCity e compartilhada pela ZenDesk, 66% das empresas estão ampliando investimentos em RPA para crescer e escalar operações.

O levantamento revelou que mais de 90% das empresas consultadas cresceram mais de 25% na quantidade de automações em produção em 2023. Além disso, o balanço apontou que as iniciativas de RPA já saíram do piloto e estão em fase de escalar as automações em ao menos 88% das companhias da região pesquisada. 

Para Caproni, os dados demonstram que o mercado de automação inteligente no Brasil está em expansão, mas há uma crescente demanda por soluções que vão além do low code tradicional, pois muitas empresas buscam automações robustas e escaláveis para processos críticos de negócio.

“No contexto atual, a adoção de RPA com tecnologias abertas, como Python, ganha espaço por oferecer flexibilidade e liberdade em um cenário onde a redução de custos e a eficiência são prioritários”, afirma. “Empresas estão cada vez mais preocupadas em evitar o Lock-In e em manter o controle completo sobre suas operações e dados, e ambos os mercados (brasileiro e internacional) seguem em busca dessas soluções mais flexíveis e de alto desempenho”, complementa.

Tecnologias abertas dispensam dependência de fornecedores

Segundo Caproni, com tecnologias abertas, como Python, as empresas ganham liberdade para escalar operações sem depender de fornecedores. “Na prática, isso significa personalizar soluções para atender desde tarefas simples até os processos mais críticos, com total controle”, explica. 

O CEO da BotCity explica que a solução da marca é escalável e oferece suporte nativo para implantação em containers, múltiplos sistemas operacionais e elasticidade computacional. “Nossa abordagem combina high code com uma interface que busca facilitar a interação de diferentes áreas da empresa”, relata. “Esse equilíbrio de flexibilidade e simplicidade tem como objetivo permitir que as empresas brasileiras e globais ganhem mais controle, agilidade e eficiência em suas operações”, completa.

Para mais informações, basta acessar: https://bit.ly/3Vip4F2



Cirurgia estética facial põe Brasil em 1º no ranking mundial

As cirurgias estéticas de rosto e cabeça têm ganhado força nos últimos anos como forma de restaurar a juventude e a vitalidade, sem perder a naturalidade. Segundo o último levantamento realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS na sigla em inglês), em 2023, apenas no Brasil foram realizados mais de 800 mil procedimentos, o que coloca o país em primeiro no ranking mundial de cirurgias desta categoria.

No Brasil, a cirurgia de pálpebras (blefaroplastia), por exemplo, teve o maior número de procedimentos realizados durante o período analisado (mais de 120 mil). O especialista em cirurgia plástica de rejuvenescimento facial, Dr. Marcos Storion, explica que os procedimentos atuais têm garantido intervenções mais naturais, o que fez a procura aumentar significativamente.

“Técnicas mais antigas basicamente soltavam e reposicionavam a pele, repuxando superficialmente apenas em certos vetores que consideravam mais joviais. Atualmente, é possível fazer uma transposição mais natural ao devolver os tecidos às suas posições originais. No Deep Plane Facelift, por exemplo, puxa-se apenas os tecidos mais fortes, não deixando tensão nenhuma na pele. Essa ausência de tensão melhora a qualidade das cicatrizes e garante resultados superiores e naturais”, destaca.

O levantamento aponta que, dos mais de 646 mil facelifts realizados no mundo durante o ano analisado, cerca de 110 mil aconteceram em território brasileiro. A cirurgia consiste em rejuvenescer o rosto e pescoço ao tratar sinais de envelhecimento, como flacidez, vincos profundos, deslocamento de gordura e pele solta.

O especialista afirma que, embora este procedimento seja complexo e exija conhecimentos avançados em anatomia, a recuperação pós-operatória do rosto é mais rápida do que no restante do corpo, não sendo habitual nem mesmo o aparecimento de hematomas. “O único cuidado solicitado é a não exposição solar por cerca de duas semanas e, se possível, o uso de uma faixa compressiva mentoneira nos primeiros sete dias”.

Público +60 eleva busca por procedimentos estéticos

Segundo dados levantados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), e divulgados pelo jornal Estado de Minas, o número de procedimentos estéticos entre idosos saltou de 5,4% para 6,6%, entre 2016 e 2018. Seja por autoestima ou relacionamentos afetivos, a pesquisa aponta que as cirurgias mais procuradas por esse público são o tratamento das pálpebras, o lifting facial e o lifting no pescoço.

“Os riscos da cirurgia facial não são diferentes entre idosos ou jovens. Tenho muitos pacientes operados com mais de oitenta anos. Caso a pessoa esteja bem de saúde e os exames pré-operatórios sejam bons, o Deep Plane Facelift não é uma cirurgia de risco”, explica o cirurgião.

No entanto, o especialista alerta sobre a necessidade de buscar profissionais capacitados para a realização de qualquer procedimento. “A estética sempre representou um mercado desejado mas, infelizmente, encontra-se invadido por profissionais desqualificados, especialmente em procedimentos mais simples. Para realizar um procedimento como este, além da formação em cirurgia plástica, são necessárias diversas subespecialidades, cursos e atualizações constantes”.

Tipos de cirurgias faciais

Além do Facelift, Dr. Marcos Storion lista outros procedimentos faciais comuns de serem realizados, como a blefaroplastia, que rejuvenesce o olhar removendo o excesso de pele e bolsas de gordura nas pálpebras superiores e inferiores, suavizando rugas e flacidez; a bichectomia, que reduz o volume das bochechas a fim de proporcionar contornos mais finos e definidos; e a otoplastia, realizada para corrigir orelhas proeminentes.

Ainda segundo o cirurgião, a lipoaspiração de papada também é bastante procurada, pois remove o excesso de gordura abaixo do queixo e melhora o contorno da mandíbula, proporcionando uma aparência mais jovem e definida ao rosto.

“Já o lipofilling é um procedimento que utiliza a gordura do próprio paciente para aumentar o volume em áreas específicas do rosto ou do corpo, proporcionando um aspecto mais rejuvenescido e harmonioso. Também existe a mentoplastia, uma cirurgia estética destinada à correção do queixo, frequentemente realizada em pacientes que apresentam uma projeção insuficiente do mento”, finaliza.

Para saber mais, basta acessar: https://drmarcosstorion.com.br/ 



Compra de terreno é etapa para inovação na construção civil

No cenário dinâmico do mercado imobiliário, a inovação tem se tornado uma palavra de ordem. Entre as diversas etapas que compõem o ciclo de um empreendimento, a aquisição de terrenos desponta como uma das áreas estratégicas mais importantes para garantir a competitividade dos projetos.

Um levantamento realizado pelo Secovi-SP em parceria com a Porsche Consulting revela sinais de mudança do setor e destaca oportunidades para o avanço tecnológico. O estudo, que analisou 51 empresas de diferentes tamanhos e segmentos da cadeia de incorporação, aponta que a aquisição de terrenos se destacou como uma das etapas consideradas prioritárias para inovação, ficando em terceiro lugar entre os principais focos de investimento nos últimos cinco anos.

De acordo com Antônio Freitas, fundador e CEO da plataforma Terreno Livre, essa etapa é crucial para o sucesso de projetos de incorporação, pois enfrenta desafios como a dificuldade de encontrar terrenos competitivos no mercado. “Nos últimos anos, com a escassez de áreas disponíveis para construção em locais estratégicos e o aumento da demanda por novos empreendimentos, os terrenos se tornaram ativos cada vez mais necessários.”

“O fato de a aquisição ser o terceiro maior investimento das empresas mostra que investidores estão cada vez mais atentos às oportunidades nesse setor. Além disso, o mercado tem se tornado mais dinâmico e competitivo, o que exige uma análise mais precisa e ferramentas tecnológicas para identificar e ter alcance às melhores oportunidades”, completa o empresário.

Freitas ressalta que, historicamente, o setor da construção civil tem enfrentado desafios relacionados à inovação. Um estudo da Falconi, que ouviu porta-vozes de 144 construtoras e incorporadoras, apontou que apenas 10% classificam o setor como bastante inovador. Enquanto isso, 51% acreditam que o mercado é pouco inovador e 7% avaliam o nível de inovação como neutro.

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, revela que 19% das empresas do setor imobiliário já utilizam alguma ferramenta, por exemplo, de inteligência artificial (IA). Dessas empresas, 71% avaliaram o impacto como positivo. Os resultados também mostram que 86% dos entrevistados acreditam que as ferramentas podem melhorar a eficiência e a precisão das transações imobiliárias.

Empresa desenvolve tecnologia para auxiliar na compra de terrenos

Uma das principais funcionalidades de uma aquisição estratégica de terrenos é a possibilidade de desenvolver projetos adaptados às demandas específicas do mercado. Por exemplo, a identificação de áreas com carência de determinados tipos de imóveis permite que as incorporadoras criem soluções que atendam essas necessidades.

É neste cenário que a Terreno Livre atua, oferecendo soluções para atender à crescente demanda por inovação nesta área. “Com 60% de sua base de operações voltada para incorporadoras, utilizamos a tecnologia para otimizar processos, conectar compradores e vendedores e fornecer informações que buscam apoiar decisões estratégicas”, explica o CEO.

Para o empresário, a tecnologia pode revolucionar a forma como as incorporadoras e loteadoras buscam e analisam as áreas. “O principal ponto que a tecnologia pode solucionar nesse momento de funil da empresa é o de trazer assertividade para a conversão das análises dos terrenos que virão. Além disso, também pode facilitar a comunicação direta com os proprietários, reduzindo o tempo de negociação e aumentando a assertividade das abordagens comerciais.”

Freitas ainda evidencia que, com o objetivo de ajudar o mercado a superar as barreiras históricas de inovação, a empresa lançou uma ferramenta de mapping report, que tem como objetivo oferecer ainda mais precisão para a busca ativa por terrenos.

A plataforma permite o cadastro de terrenos de forma simplificada, conectando de maneira direta os interessados aos vendedores/ofertantes. “Temos também uma ferramenta de perfil de interesse, desenvolvida a partir do Machine Learning, a qual endereça as áreas cadastradas diretamente às empresas que tenham aquele interesse mapeado.”

“A aquisição de terrenos é um dos pilares da incorporação, e a inovação nessa etapa tem o potencial de transformar toda a cadeia. Nosso objetivo é proporcionar às empresas as ferramentas necessárias para estarem à frente no mercado, com soluções que tornam o processo mais eficiente e transparente,” completa Freitas.

Para saber mais, basta acessar: https://www.terrenolivre.com.br/



Força Aérea Peruana Melhora Conectividade com SES-14

A Força Aérea Peruana (FAP) está usando a solução de satélite de órbita geoestacionária (GEO) de alto rendimento da SES para melhorar a conectividade de suas bases da Força Aérea e aprimorar as operações em todo o país, conforme anunciado hoje pela SES.

Com o acordo, a SES fornece uma solução pronta para uso que inclui entrega e instalação de hardware de comunicação, bem como treinamento e habilitação da FAP com a capacidade do SES-14 para explorar todas as possibilidades e melhorias que o satélite de alto rendimento (HTS) pode oferecer. Os feixes largos e os feixes pontuais de alto rendimento do SES-14 permitirão que a FAP o utilize para uma ampla gama de operações e alcance o sucesso da missão, ao mesmo tempo em que permite que sua frota aérea permaneça conectada, não importa quão remotas sejam as operações. Em particular, os feixes HTS flexíveis fornecerão conectividade de alto desempenho e retorno para troca de informações em tempo real.

“Estamos satisfeitos por termos encontrado um parceiro na SES, sediada em Luxemburgo, que tem décadas de experiência na entrega de serviços de conectividade de alto rendimento e alto desempenho para governos ao redor do mundo. Isso nos permite avançar nossas ambições de transformação digital graçasàmais recente tecnologia de satélite”, disse o General Marcos Francisco Robles Bocanegra, Diretor de Telemática da Força Aérea Peruana. “A conectividade em tempo real para a Força Aérea é um divisor de águas, pois permite tomar decisões informadas de forma oportuna.”

“Estamos muito satisfeitos em aplicar a expertise da SES no domínio do Governo e da Defesa para entregar uma solução totalmente integrada que satisfaça os exigentes requisitos de conectividade da FAP e esteja em conformidade com um cronograma de implementação desafiador. Uma parte central da solução é o SES-14, um GEO HTS, que já forneceu sua eficiência permitindo aplicações aeronáuticas. Estamos muito satisfeitos que a FAP agora esteja usando o SES-14 para conectar melhor suas bases e pilotos”, disse Omar Trujillo, vice-presidente da Enterprise Américas na SES.

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Sobre a SES

A SES tem uma visão ousada de oferecer experiências incríveis em qualquer lugar da Terra, distribuindo conteúdo de vídeo da mais alta qualidade e fornecendo serviços de conectividade de dados sem interrupções em todo o mundo. Como fornecedor de soluções globais de conectividade de conteúdo, a SES é proprietária e opera a única constelação de satélites em órbita geoestacionária e órbita terrestre média (GEO-MEO) do mundo, com a combinação única de cobertura global e serviços de alto desempenho. Usando sua rede inteligente habilitada para nuvem, a SES oferece soluções de conectividade de alta qualidade em qualquer lugar em terra, no mar ou no ar, e é uma parceira confiável de empresas de telecomunicações, operadoras de redes móveis, governos, provedores de serviços de conectividade e nuvem, emissoras, operadores de plataformas de vídeo e proprietários de conteúdo ao redor do mundo. A empresa tem sede em Luxemburgo e está listada nas bolsas de Paris e Luxemburgo (Ticker: SESG). Mais informações estão disponíveis em: www.ses.com.

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Fonte: BUSINESS WIRE



Epidemia de aids avança entre homens jovens no Brasil

A epidemia de aids avança entre jovens do sexo masculino no Brasil. Enquanto a detecção da doença apresenta queda na maioria da população, os homens com idade entre 20 e 29 anos tiveram alta. O maior crescimento foi registrado na faixa etária entre 25 e 29 anos, que passou de 46 para 54,4 diagnósticos a cada 100 mil habitantes. Os mais jovens, de 20 a 24 anos, apresentaram aumento de 30,6 para 33,7.

Os dados são referentes ao período de dez anos, entre 2012 e 2022, e constam no Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, edição de dezembro de 2023, a mais atual até o momento.

“São muitos fatores que influenciam nesse resultado. Faltam campanhas, especialmente ações para jovens. Além disso, ainda existe muita resistência em falar sobre sexo nas famílias e escolas”, afirma o infectologista Dr. Vinícius Borges, membro titular da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e influenciador sobre o tema, conhecido nas redes sociais como Dr. Maravilha.

O especialista destaca que, mesmo sem aumento no número de casos no Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, continua relevante a taxa de infecção entre adolescentes de 15 a 19 anos, próximo a seis casos por 100 mil habitantes.

Nas demais faixas etárias do público masculino, o documento mostra queda de infecções, sendo a maior delas entre adultos com 35 a 39 anos. Neste grupo, a taxa de detecção da doença por 100 mil habitantes passou de 58,1 para 43,1. Já entre o público feminino, todas as faixas tiveram redução no período, sendo a maior delas entre mulheres de 35 a 39 anos, passando de 31,8 para 16,1 diagnósticos a cada 100 mil habitantes.

Mortalidade

O Ministério da Saúde registrou 10.994 óbitos tendo o HIV ou aids como causa básica em 2022, número 8,5% menor que as 12.019 mortes registradas em 2012. Isso significa que o Brasil registrou queda de 25,5% no coeficiente de mortalidade, que passou de 5,5 para 4,1 óbitos por 100 mil habitantes. Apesar disso, a mortalidade da doença segue elevada, com cerca de 30 óbitos diários.

Prevenção

O uso de preservativos, que consiste em uma das formas mais eficientes de prevenção do contágio por HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, está abaixo do esperado. Levantamento realizado pela Pesquisa Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, demonstra que apenas 22,8% das pessoas com 18 anos ou mais relataram usar preservativo em todas as relações sexuais dos últimos 12 meses. Outras 17,1% afirmaram usar eventualmente e 59% dos entrevistados, nenhuma vez.

“Outra forma de prevenção para contágio do HIV, mas que não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis, consiste na Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)”, afirma o Dr. Borges.

O número de usuários de PrEP dobrou nos últimos dois anos. A terapia de prevenção da infecção pelo HIV passou de 50,7 mil usuários em 2022 para 104 mil neste ano, segundo o Ministério da Saúde. “Esse aumento expressivo é fruto de um trabalho muito importante do Ministério da Saúde para conscientização e disponibilização. Entretanto, ainda há margem para aumentar muito mais”, diz o infectologista.

A PrEP é considerada uma das principais iniciativas para a eliminação da doença como problema de saúde pública até 2030, e faz parte do grupo de medicamentos disponibilizados gratuitamente pelo SUS, mediante avaliação e prescrição médica.

Para reforçar a conscientização sobre o tema, a Blanver,  fornecedora de tratamentos de prevenção de HIV/aids para o SUS, apoia a campanha digital recém-lançada da SBI, intitulada “lembrar para jamais esquecer”, que consiste na divulgação de informações sobre a transmissão do vírus e o desenvolvimento da doença, recuperando a história da aids no mundo, o que inclui falar sobre sua relação com a desigualdade social e o estigma. A população que tem entre 13 e 29 anos é o principal público-alvo da ação.

Em Novembro de 2024, a Blanver lançou o perfil “IniciatHIVa – Da informação à ação”, no Instagram, que traz informações de conscientização sobre sexualidade e HIV/aids. O perfil tem o objetivo de combater preconceitos e estabelecer um diálogo aberto sobre o tema, com foco na qualidade de vida e combate à epidemia de aids.

 



MTR SOLAR leva solução de autonomia de energia para o Agro

O setor do agronegócio está vivendo um período em que a segurança, a estabilidade e a eficiência no fornecimento de energia se tornaram essenciais. Diante das constantes oscilações no fornecimento e das condições climáticas adversas que têm se intensificado, a busca por alternativas energéticas que garantam autonomia se tornou uma prioridade. Os produtores rurais estão explorando soluções que os permitam reduzir a dependência das distribuidoras de energia, promovendo assim, uma operação mais resiliente e sustentável.

Uma das alternativas que se apresentam para o agro é a do Grupo MTR SOLAR que traz para o setor a sua nova iniciativa, a “Vertical Agro”, que introduz a MTR BESS (Sistema de Armazenamento de Energia com Baterias) voltado para o agronegócio. Essa solução oferece um sistema híbrido integrado que pode melhorar a eficiência energética e reduzir os custos operacionais dos agricultores, especialmente na irrigação. “A possibilidade de economizar até 70% nos custos com irrigação em comparação ao uso exclusivo de geradores a diesel é um dos principais atrativos dessa tecnologia. Além da economia financeira, a MTR SOLAR também contribui para a sustentabilidade, diminuindo a emissão de gases e promovendo um uso mais responsável dos recursos naturais”, afirma Thiago Rios, CEO da MTR SOLAR.

As aplicações mais relevantes dessa solução incluem os “pivôs de irrigação”, que respondem por 90% da demanda no setor, permitindo que os produtores rurais não só sejam mais competitivos, mas também adotem práticas agrícolas mais sustentáveis. Com a capacidade de gerar e armazenar sua própria energia, os agricultores podem ter maior controle sobre seus custos e investimentos.

Com investimento próprio, o Grupo MTR SOLAR inaugurou, no mês de outubro de 2024, um novo parque fabril de 28.000 m² em Juiz de Fora/MG, para fabricação de estruturas e equipamentos para usinas solares como trackers, estruturas fixas, skids e eletrocentros. A MTR SOLAR tem uma trajetória de mais de 15 anos no setor fotovoltáico, com mais de 4 GWp em capacidade instalada. Essa quantidade de energia é suficiente para abastecer cerca de 5 milhões de residências, o que demonstra o significativo impacto da empresa na matriz energética. Além disso, a MTR SOLAR contribuiu para o funcionamento de 1.200 usinas.

O CEO da MTR SOLAR destaca que “com a nova solução os agricultores terão um sistema solar e de armazenamento de energia mais econômico e eficiente, que fornece energia renovável para alimentar todas as suas operações. Além disso, a autonomia energética proporcionada pelo sistema garante maior segurança e estabilidade no fornecimento de energia, reduzindo os riscos de interrupções no fornecimento de eletricidade. Estamos realizando uma série de eventos em cidades com potencial para o Agro levando a solução de energia para as fazendas e apresentando aos agricultores e pecuaristas como eles poderão economizar energia e ter uma maior produção sem gastar mais por isso”.

A declaração de Thiago ressalta que o sistema desenvolvido não apenas oferece uma fonte de energia sustentável, mas também melhora a eficiência operacional dos agricultores. “A autonomia energética que o sistema proporciona é crucial, pois diminui a dependência de redes elétricas instáveis e reduz as chances de interrupções que podem prejudicar as atividades agrícolas. Isso representa um avanço significativo em direção à sustentabilidade no setor, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a produtividade do setor agrícola”, completa.

40% da produção mundial de alimentos

O agronegócio brasileiro desempenha um papel vital na economia global. De acordo  com informações divulgadas pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (SCRI/Mapa), os setores que se destacaram nas exportações foram: o complexo soja, carnes, o complexo sucroalcooleiro, produtos florestais, cereais, farinhas e preparações, além do café. Juntos, esses seis segmentos foram responsáveis por impressionantes 84,6% do total das exportações do agronegócio brasileiro.

A falta de irrigação adequada, seja por pivôs ou chuvas, impede o aumento da produtividade agrícola em grandes áreas do país, especialmente nas regiões de clima mais seco, como o Cerrado. “Além da escassez de água, outro desafio enfrentado pelo agronegócio brasileiro é a falta de infraestrutura energética, especialmente em áreas rurais distantes das redes de transmissão elétrica. Muitas fazendas não possuem acesso a fontes de energia confiáveis, o que limita o uso de tecnologias modernas, como sistemas de irrigação e mecanização. A MTR SOLAR oferece uma solução integrada que combina usinas solares e inversores híbridos, formando microrredes locais. Essas microrredes possibilitam a operação contínua das fazendas sem depender de redes elétricas externas, garantindo maior estabilidade e eficiência”, diz o CEO da MTR SOLAR.

Impacto na produtividade com irrigação energizada

Segundo Mauricio Barros, CO-CEO da MTR SOLAR, “a irrigação controlada por sistemas de armazenamento de energia solar não apenas traz segurança hídrica, mas melhora significativamente a produtividade das lavouras. A MTR SOLAR traz soluções que permitem esse mesmo nível de eficiência, como na irrigação aumentando o lucro de culturas como o feijão em até 50%. Em uma área de 100 hectares, o lucro com irrigação pode atingir R$ 1,225 milhões, enquanto sem irrigação seria de apenas R$ 637 mil, evidenciando a diferença de R$ 588 mil”.

A irrigação desempenha um papel crucial na maximização da produtividade agrícola. As novas tecnologias com sistemas integrando energia solar e baterias levam para o agro uma eficiência na irrigação e podem potencializar os lucros das culturas. “Esse cenário não só demonstra a viabilidade econômica da irrigação, mas também ressalta a importância de investir em tecnologias que sustentem a produção agrícola diante das variáveis climáticas e da crescente demanda por alimentos”, conclui Mauricio.

Diante das mudanças climáticas e da crescente escassez de água, o setor agroindustrial brasileiro deverá investir ainda mais em soluções sustentáveis que garantam segurança energética e hídrica. A adoção dessas inovações será fundamental para o Agro manter a competitividade global e garantir a produção no longo prazo.



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