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O VOIT

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VOIT – A VOZ DA TI

O VOIT é  voltado ao mercado de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (TIC). Há 13 anos no ar, nasceu originalmente como podcast e ao longo dos anos seu conteúdo acompanhou as mudanças,  evoluiu para multimídia e hoje é formado por vídeo, texto, imagens e também podcast.

Seu conteúdo é especializado e aprofundado cobrindo todos os fatos de relevância que norteiam as estratégias do setor.  Tem como foco editorial o universo de negócios corporativos, aborda as movimentações importantes que impulsionam o setor e não adota linguagem técnica. Seu público alvo são os gestores de TIC e todos que decidem a compra estratégia de tecnologia dentro das corporações, os chamados C-Level ou C-Suite.

O editorial também tem como destaque Artigos e Análises escritos por importantes profissionais do setor.

Equipe
O VOIT é construído em regime colaborativo, por meio do conhecimento de seus jornalistas-chave e dos que contribuem direta e indiretamente para um conteúdo instigante, denso e de qualidade. A equipe tem larga experiência em coberturas nacionais e internacionais dos mercados de TIC e é dona de credibilidade comprovada no setor.

Fazem parte da equipe também os integrantes do ecossistema de Inteligência de Conteúdo do VOIT, entre eles consultores de renomados institutos de pesquisa e os independentes, especialistas em diferentes modalidades de TI e Telecomunicações e importantes agências de assessoria de imprensa do mercado.

Sobre os diretores
Guido Orlando Jr.Como Diretor de Conteúdo está Guido Orlando Júnior, formado em Jornalismo,  Publicidade e  Propaganda pela Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM), com  especialização em  Marketing na Inglaterra, na Standard, atual agência de publicidade Ogilvy. Há  mais de 20 anos  atua na cobertura do mercado de TIC, cinco deles como colunista no Diário de  Comércio,  escrevendo sobre TI. No International Data Group (IDG) Brasil, atuou nas revistas PC World, NetworkWorld Telecom, Computerworld e ChannelWorld, tendo realizado muitas coberturas internacionais para esses veículos e também para o IDG NOW!. Além do VOIT, é criador dos sites Radar Nacional e Vida Moderna.

O restante da equipe é formado por colaboradores, free-lancers, Marketing e Comercial.



Mobilidade urbana é o maior desafio do poder público em 2015

Em meio a manifestações que ressurgem na capital paulista e em outros pontos por conta do reajuste na tarifa do transporte, a mobilidade urbana se mostra novamente um grande desafio a ser enfrentado pelo poder público neste ano.

Projetos de lei encaminhados para o Congresso Nacional buscam resolver problemas da precariedade no transporte público, o congestionamento de vias de grandes centros, falta de ciclovias e de calçadas. Em outubro do ano passado, o tema foi discutido, na Câmara dos Deputados, por diversos especialistas, durante o 2º Seminário Internacional Mobilidade e Transportes.

Pra o consultor legislativo Eduardo Fernandes, especialista em mobilidade urbana, políticas públicas de mobilidade devem acompanhar o crescimento dos municípios. “É importante que os bairros, as regiões onde as pessoas moram, sejam completos, para que elas possam trabalhar, estudar, ir ao médico, ir ao cinema, a pé, ou de bicicleta, rapidamente, com pouco gasto de energia”, explica. Para ele, é preciso evitar ao máximo “a queima de combustíveis fósseis”, prejudicial ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Fernandes cita Rio de Janeiro e São Paulo, que estão entre as dez cidades mais congestionadas do mundo. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) constatou que 20% dos trabalhadores das regiões metropolitanas brasileiras gastam mais de uma hora por dia no deslocamento de casa para o trabalho. O especialista afirma que municípios do País não têm nenhum planejamento para a área. Ele defende investimentos em planejamento estratégico para as cidades brasileiras. “As pessoas estão perdendo a qualidade de vida”, disse.

Propostas que tramitam na Câmara buscam estimular o uso de bicicletas como meio de transporte e desafogar o trânsito. O Projeto de Lei 6474/09, por exemplo, cria o Programa Bicicleta Brasil nos municípios com mais de 20 mil habitantes. A proposta destina 15% do valor arrecadado com multas de trânsito para financiar, por exemplo, a construção de bicicletários públicos e ciclovias.

A prioridade ao transporte não motorizado (a pé ou de bicicleta) sobre o motorizado e do transporte coletivo sobre o individual já é lei. Esse é um dos princípios contidos na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12), aprovada pelo Congresso em dezembro de 2011.

No entanto, o PNM pode ficar para 2018. A exigência de planos de mobilidade urbana para municípios acima de 20 mil habitantes deve ser adiada para não comprometer os municípios que podem ficar de fora da distribuição dos recursos do governo federal para a área do transporte público em caso de descumprimento da norma.

A ampliação por três anos do limite foi proposta na Câmara, pois o planejamento é uma tarefa que demanda tempo. Outro entrave é a falta profissionais qualificados para realizar os projetos, além dos entraves enfrentados pelos municípios por conta da falta de recursos para a elaboração de seus planos.

Outros projetos estariam na prioridade das cidades de menor porte, como a obrigatoriedade da elaboração dos planos municipais de saneamento e resíduos sólidos, conforme estabelecem leis aprovadas em 2007 e em 2010.

A Política Nacional de Mobilidade Urbana exige que os planos priorizem o transporte público sobre o individual. O foco é a intermodalidade. Além disso, as ideias devem ser estabelecidas com a participação popular. O objetivo, segundo o texto da lei, é integrar os diferentes modos de transporte e melhorar a acessibilidade e a mobilidade a fim de contribuir para o acesso universal à cidade.



RS arrecada R$ 656 milhões com pagamento antecipado do IPVA

O Rio Grande do Sul arrecadou R$ 656 milhões com o pagamento antecipado do IPVA. Os motoristas gaúchos receberam descontos de 3% em cota única do tributo que deveria ter sido pago até a sexta-feira, dia 2.

Do total arrecadado, 70% foi injetado nos cofres públicos antes da virada do ano. Cerca de R$ 200 milhões foram pagos na sexta-feira, que totalizam 931 mil veículos com a quitação antecipada do imposto. A frota do Rio Grande do Sul é de 5,9 milhões de veículos, dos quais 3,7 milhões recolhem o tributo.

Mesmo com o pagamento parcelado, a Secretaria de Estado da Fazenda informou que vai conceder descontos de 10% e 15% para bons motoristas, além dos benefícios de uso do crédito do Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Para isso, o dono do veículo deve pagar a primeira parcela até 31 de janeiro e as duas seguintes, respectivamente, em fevereiro e março. Donos de veículos que optarem por não pagar antecipadamente terão os vencimentos entre abril e julho, e acordo com a placa do veículo.

Os descontos dos bons motoristas são para proprietários de veículos que não têm infrações registradas nos sistemas de informações do Estado entre novembro de 2012 e outubro de 2014.

Já os descontos do Programa Nota Fiscal Gaúcha são de 5% para quem possuir 100 notas ou mais, e de 2% para quem tiver entre 1 e 99 notas. A pontuação é computada a partir de compras feitas entre novembro de 2013 e outubro de 2014.

O IPVA é obrigatório para donos de veículos fabricados a partir de 1996. Para pagar o imposto, o dono do veículo deve apresentar o registro e licenciamento. Também precisa pagar o seguro obrigatório DPVAT, licenciamento e multas de trânsito. No Rio Grande do Sul, o pagamento pode ser feito por correntistas nas agências do Banrisul, Bradesco, Itaú, Sicredi e Banco do Brasil.



Câmara analisa regulamentação de ônibus de dois andares

Deputados analisam projeto de lei nº 7733/14 que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e regulamenta a circulação de ônibus de dois andares, muito usado para turismo no país. A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Pela proposta, os veículos só vão rodar com autorização específica do Detran local. Também serão exigidos o registro como veículo para transporte de passageiros e inspeção regular para checagem de itens de segurança, a cada seis meses. O limite de velocidade dos veículos será de 80 quilômetros por hora.

Na justificativa, os ônibus de dois andares são atrativos para turistas em várias cidades brasileiras e devem oferecer segurança aos usuários. O projeto cita o acidente ocorrido em dezembro de 2013 com um veículo nestes padrões, na Rodovia Régis Bittencourt, que matou 15 pessoas.

Passe Livre
A criação do Fundo Nacional do Passe Livre, que garante a gratuidade no transporte coletivo para estudantes, está em análise na Câmara dos Deputados. O projeto padroniza as normas em âmbito nacional, já que estados e municípios oferecem o benefício com diferenciais em cada região. A proposta segue para aprovação das comissões de Educação; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Pelo projeto, a medida beneficiária estudantes do ensino fundamental, ensino médio, graduação e acompanhantes de crianças matriculadas em creches ou pré-escolas. A isenção da tarifa só será válida em dias de aula.

O fundo será subsidiado pelo Tesouro Nacional, dos royalties do petróleo, do Fundo Social, dos recursos recebidos pelo Tesouro das empresas de economia mista controladas pela União e de quotas da União no Salário Educação, entre outros.

Na justificativa, a medida serve de estímulo ao estudante brasileiro “na sua formação educacional e profissional, cujos resultados, mais à frente, serão extremamente compensadores no que concerne ao aumento da renda familiar, associada ao aumento da produtividade em nosso País”.



Paraná investirá R$ 9,8 bi em obras rodoviárias até 2018

O Estado do Paraná receberá investimentos de R$ 9,8 bilhões em obras rodoviárias até 2018. Os recursos virão da parceria público-privada da PR-323, de empresas como Votorantim e Klabim. Outra fonte será o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), responsável pelo financiamento de R$ 500 milhões.

O total de investimentos no modal não leva em conta os recursos próprios do Estado, vindos do DER em sua maioria. O montante anunciado é praticamente o dobro do que foi executado nos últimos quatro anos, um total de R$ 4,66 bilhões.

“O Estado do Paraná passou por uma das maiores transformações, visando acabar com gargalos logísticos, melhorando a vida dos paranaenses. Para os próximos anos, a previsão é ampliar os investimentos, com parcerias e financiamentos internacionais”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

Duplicações
O programa de duplicação de rodovias, que teve a meta de 700,5 quilômetros, chegou a 48 quilômetros entregues na gestão anterior do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). Outros 392 quilômetros estão em fase de obras sob responsabilidade das concessionárias e do próprio Estado.

Pelo modelo de PPP, será feita a duplicação de 220 quilômetros da PR-323, entre Maringá e Francisco Alves. A obra, que tem início previsto para este trimestre, inclui viadutos, trincheiras, passarelas e pontes, além de marginais e ciclovias em perímetros urbanos. Como contrapartida do contrato de concessão, a nova rodovia vai oferecer ao usuário ambulâncias e guinchos. Durante o programa, que tem duração de 30 anos, estão previstos investimentos de R$ 7,7 bilhões que beneficiarão mais de um milhão de paranaenses.

A Rodovia dos Minérios, entre Curitiba e Rio Branco do Sul, também será duplicada em parceria, neste caso com a Votorantim. Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú terão rodovias implantadas e ampliadas, uma parceria do Estado com a Klabin. Estas duas empresas irão investir R$ 700 milhões, que serão abatidos em ICMS pelo programa de crédito outorgado.



Em carta, sindicato pede auditoria a contratos do Detran-AL

Por meio de carta aberta direcionada ao governador Renan Filho, o Sindicato dos Servidores do Detran de Alagoas pediu ao governador Renan Filho que seja aberta auditoria para investigar os contratos celebrados junto ao órgão nos oitos anos do governo Teotônio Vilela. A medida é urgente, segundo o sindicato, por conta de convênios “suspeitos” firmados na gestão anterior.

Pesa sobre a gestão anterior denúncia de desvio de R$ 25 milhões em suposta fraude na licitação para contratação de empresa responsável pelo serviço de registros de contratos de financiamento de veículos no Estado. O valor supostamente desviado teria sido angariado de 2006 a 2012, conforme apurado pelo MP. Para o órgão, a remuneração pelo serviço é desproporcional.

O sindicato também faz outras reivindicações como a modernização e oferta dos serviços pela internet, a abertura de novos postos e Ciretrans e a revisão do plano de cargos dos servidores da autarquia.

Leia a carta na íntegra:

“CARTA ABERTA DO SINDICATO DOS SERVIDORES DO DETRAN/AL AO NOVO GOVERNADOR ELEITO RENAN FILHO.

Senhor Governador:

Primeiramente nós, que fazemos o DETRAN-AL, desejamos ao Vossa Excelência um feliz ano novo e pleno êxito nessa sua maior missão de vida, segundo as suas próprias palavras.

O Sindicato dos Servidores desta Autarquia confia que neste novo governo o nosso DETRAN deverá, VERDADEIRAMENTE, ofertar á sociedade alagoana um Órgão público de excelência, em direção a desburocratização dos serviços presenciais bem como a Democratização do Acesso aos serviços do Órgão pela Internet. Ao tempo em que esperamos a implantação de novos postos de atendimento descentralizados na capital e a interiorização dos serviços do DETRAN, reestruturando e ampliando as CIRETRAN’S no interior do Estado.

Faz-se necessário, ainda, a URGENTE revisão do Plano de Cargos e Carreiras de nosso quadro de pessoal, bem como a realização de uma Auditoria no Órgão, com técnicos do Tribunal de Contas para que possam averiguar todas as Licitações e Contratos suspeitos, firmados nos últimos oito anos do Governo TÉO VILELA no DETRAN/AL.

 Longe de interesses menores que já nortearam, infelizmente, outras administrações. O DETRAN NÃO PRECISA DE INTERVENTORES.

 Antes de tudo, precisamos de GESTORES com comprovada experiência em administração pública e comprometido com os anseios da sociedade alagoana. Precisamos de um gestor público competente indicado por V. Ex. que é o maior interessado no sucesso do nosso DETRAN. Capacidade de diálogo, honestidade e competência são inseparáveis no serviço público.

Simples assim Governador. Confiamos no senhor, seja bem vindo ao nosso convívio.

Saudações a quem tem coragem…

Maceió/AL, 05 de janeiro de 2015.

Luciano Mateus

SINSDAL – Sindicato dos Servidores do DETRAN/AL



Shopping Cidade Jardim inicia ano com descontos especiais

Shopping Cidade Jardim inicia 2015 com promoções especiais

O momento mais esperado por quem quer renovar o guarda-roupa sem gastar muito dinheiro chegou. Neste período pós-festas, a maioria dos shoppings do país diminui os preços das mercadorias e realiza grandes promoções.

Um deles é o Cidade Jardim, que já iniciou o ano com diversos produtos por preços mais acessíveis. Marcas como Zapalla, Valentino, Jimmy Choo, RED, Pucci, Gap, entre outras, já estão com descontos imperdíveis até o dia 31 de janeiro. Corra e aproveite!



Aplicativo oferece acesso a serviços do Detran-MA pelo celular

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) lançou aplicativo para usuários da plataforma Android. Disponível no Google Play Store, a ferramenta oferece ao usuário acesso a serviços como consulta de taxas, licenciamento, multas e restrições de veículos.

Usuários de smartphones e tablets da plataforma Android podem baixar o app gratuitamente no link. Em breve, o sistema também estará disponível para usuários da plataforma iOS, da Apple.

Desenvolvido pela Coordenação de Informática do Detran-MA, o aplicativo reuniu no celular funcionalidades antes oferecidas somente pelo computador. O usuário pode, por exemplo, saber quais os tributos do seu veículo não pagos, consultar se há restrições no veículo ou se é roubado/furtado, além dos valores nas taxas de habilitação e de veículos.

“O lançamento do aplicativo acompanha a mudança tecnológica que está sendo implementada no departamento e que deve modernizar todo o atendimento nos postos e também na internet, por meio do site do Departamento, que também sofreu alguns ajustes”, justifica o órgão.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indica que 300 milhões de linhas de telefones celulares foram habilitadas até o final de 2014. O Brasil é o terceiro país com maior número de smartphones em todo o mundo, com 141,8 milhões, superado apenas por China e Estados Unidos. Em 2014, o alcance foi de 71% do total de vendas.

Dentre os 1,8 milhões de aplicativos disponíveis na plataforma, o Detran-MA lançou o aplicativo para acompanhar a demanda e o interesse da população pela tecnologia.

“Encerramos a nossa gestão trazendo mais essa boa e fundamental ferramenta para os usuários que agora poderão ter diversas informações sobre os serviços do Detran na palma da mão por meio do smartphone!”, afirmou o ex-diretor-geral do Detran-MA, André Campos.



Obras no “trevo da morte”, em Votorantim, serão iniciadas neste trimestre

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) vai analisa projeto de obras no “trevo da morte”, em Votorantim, que recebeu este nome por conta do elevado número de acidentes. A Secretaria de Estado de Transportes informou que dará andamento ao pedido de moradores da região ainda neste mês.

O trevo da morte é um conjunto de acessos construído sob a Rodovia Raposo Tavares, entre Votorantim e Sorocaba, na altura do quilômetro 99. Os estudos da Artesp são a primeira etapa para a execução da obra. A agência vai calcular as ações e os gastos envolvidos. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas ainda neste trimestre.

O secretário tomou a decisão depois de analisar o projeto apresentado pelo pelas prefeituras de Votorantim e Sorocaba. Ela prevê construir duas rotatórias na Raposo Tavares, uma para cada cidade.

Marginais
Foram entregues no final de dezembro os seis quilômetros de faixas adicionais das novas marginais da Raposo Tavares (SP-270), do km 92 ao 95, nos dois sentidos, na altura do município de Sorocaba. As obras vão tirar da rodovia o tráfego de moradores de bairros nas imediações.

As obras foram iniciadas em abril de 2014 pela concessionária ViaOeste, que administra o trecho sob concessão. Os investimentos totalizam R$ 35 milhões.

A marginal também terá prolongamento de um quilômetro na pista sentido capital, também em Sorocaba, no km 106. As obras serão iniciadas em janeiro e ampliam a marginal já existente, implantada há três anos. A ViaOeste investirá R$ 24 milhões.



Obrigatoriedade de uso do novo extintor fica para abril

A obrigatoriedade do uso do extintor de incêndio veicular com carga ABC foi prorrogada pelo Ministério das Cidades para 5 de abril. O último prazo estabelecido pela resolução nº 333/2009 de adequação dos motoristas a partir de 1º de janeiro foi alterado por conta da falta do equipamento em várias regiões do país.

Alguns departamentos de trânsito já haviam feito blitze educativas e iniciado a fiscalização.

De acordo com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná (Ipem), o novo extintor tem adicionado em sua composição a substância necessária para combater incêndios do tipo A, como, por exemplo, no estofado do carro.

Os extintores de incêndio de pó químico tipo BC, que equiparam os carros fabricados até 2004, têm capacidade de combater princípios de incêndios de líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. Já os de carga ABC atuam um pouco além, nos princípios de incêndios de sólidos, papeis madeiras e tecidos.

Legislação
De acordo com o Artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o extintor é de uso obrigatório nos veículos automotores, elétricos, reboque e semirreboque. A Resolução 157/2004 fixa especificações (quantidade, o tipo e capacidade mínima da carga) dos extintores de incêndio. Já a Resolução 333/2009 determina que os veículos automotores só poderão circular equipados com extintores de incêndio com carga pó ABC.

A exigência do uso de extintores não se aplica às motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos automotores sem cabine fechada, tratores, veículos inacabados ou incompletos, veículos destinados ao mercado de exportação e os veículos de coleção.

Conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante é considerado uma infração grave, segundo o artigo 230, do Código de Trânsito Brasileiro. A penalidade gera uma multa de R$ 127,69, mais cinco pontos na CNH do proprietário do veículo, além de uma medida administrativa – retenção do veículo para regularização. O condutor é responsável por verificar periodicamente se o extintor continua pressurizado, condição esta que possibilita que seja expelida a carga quando houver necessidade.



Sete mil metalúrgicos da Volkswagen cruzam os braços contra demissões em SBC

Em assembleia nesta terça-feira, 6, cerca de sete mil metalúrgicos da fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, decidiram cruzar os braços contra a demissão de 800 funcionários anunciada pelo grupo. A decisão afeta os três turnos da fábrica, que conta com 13 mil metalúrgicos.

Trabalhadores foram informados de sua demissão por meio de cartas. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a orientação era de que não retornassem aos seus postos de trabalho depois desta terça-feira, quando terminaram as férias coletivas.

As cartas começaram a ser enviadas pela empresa no final de dezembro. O Sindicato afirma que além dos 800 trabalhadores já avisados, outros 1.300 já estão ameaçados, conforme anunciado pela Volks anteriormente sobre o corte de 2.100 postos de trabalho na fábrica do ABC. “Não podemos aceitar esta demissão em massa”, afirmou o secretário-geral do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão durante a assembleia pela manhã.

Wagnão afirma que mesmo com a rejeição da proposta negociada em dezembro de 2014, ainda está valendo o acordo de 2012. “Pelo acordo não poderia ocorrer demissões na fábrica desta forma unilateral como aconteceu”, criticou.

Em junho do ano passado, representantes da montadora reuniram-se com o Sindicato para afirmar que não havia acordo, quando foram iniciadas novas negociações. “Após a rejeição desta proposta pelos trabalhadores em assembleia, a empresa rompeu o acordo e teve essa iniciativa de se livrar daquilo que ela computa como custo, mas que para nós são pais e mães de família. Precisamos reequilibrar as relações entre capital e trabalho e isso só será feito de forma coletiva e solidária”, completou o secretário-geral do Sindicato.

Para o presidente do Sindicato, Rafael Marques, a demissão de um trabalhador não pode ser a saída para enfrentar os problemas desta ou de outra empresa. “Precisamos de um mecanismo que seja uma vacina permanente para estas situações”, defendeu.

No final da assembleia, os trabalhadores voltaram para o interior da fábrica, mas sem produzir um único carro. Cerca de mil trabalhadores da ala de engenharia foram orientados a permanecer em suas casas até as próximas orientações do Sindicato.

Ainda nesta terça, os metalúrgicos do turno da tarde e noite também apreciarão a proposta do Sindicato de greve por tempo indeterminado.



União investiu 67,5% do orçamento para transporte em 2014

A União investiu 67,5% dos recursos previstos para o setor de transporte em 2014. O levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT) aponta que foram gasto R$ 12,8 bilhões dos R$ 18 bi autorizados.

Do montante, R$ 7,5 bi constam como restos a pagar, ou seja, valores autorizados em anos anteriores e liberados somente no ano passado. Do que foi autorizado para o orçamento de 2014, foram pagos R$ 4,6 bi, que representam 25,5% do total.

Entre todos os setores, o modal rodoviário foi o mais privilegiado, com R$ 8 bilhões investidos em 2014, 67,7% do que foi autorizado para o setor. Quanto ao percentual, o ferroviário teve a maior fatia: 77,9%. Foram pagos R$ 2,2 bi dos R$ 2,8 bi liberados. Já o aéreo recebeu 70,6%, com um total de $ 1,6 bi dos R$ 2,2 bi autorizados. O modal aquaviário recebeu a menor parcela – 25,6% – com R$ 239,2 milhões pagos.

R$ 1 trilhão
O Brasil precisa de R$ 1 trilhão em investimentos para mais de 2 mil projetos prioritários de infraestrutura e transporte. O levantamento da CNT aponta falhas em todos os modais, tanto no transporte de cargas como de passageiros como problemas graves para o desenvolvimento econômico do país.

As propostas que constam no plano de transporte e logística formatado pela confederação têm o objetivo de contribuir para alavancar o desenvolvimento do país, reduzir os custos logísticos, aumentar a competitividade dos setores produtivos e permitir mais segurança e desempenho aos transportadores e à população. São intervenções condizentes com o desenvolvimento econômico e social desejado ao Brasil, que contemplam obras de modernização e ampliação de rodovias, aeroportos, portos, hidrovias, ferrovias e também dos terminais de cargas e de passageiros.

Os projetos urbanos incluem 18 regiões metropolitanas e propõem soluções para atender às demandas de transporte da população. Entre as sugestões estão implantação de corredores de ônibus, monotrilhos, metrôs e trens, além da construção de terminais de passageiros. Para a CNT, estes investimentos podem ser realizados com o apoio da iniciativa privada.



Justiça recusa pedido do MP de suspensão em reajuste na tarifa de ônibus no Rio

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro negou pedido de liminar do Ministério Público de suspensão do reajuste na tarifa de ônibus. Conforme justificativa, a prefeitura do Rio se embasou em cálculos e questões técnicas para aumentar o custo da passagem de R$ 3 para R$ 3,40.

A ação ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, alegava que o reajuste previsto em contrato de concessão não pode passar de R$ 0,20. Rodrigo Terra, promotor responsável pela ação, afirma que o adicional é inconstitucional, especialmente pela justificativa da administração municipal de que o percentual será aplicado no custeio de equipamento de ar condicionado. O promotor afirma ainda que a obrigação de equipar o veículo é da concessionária e não do usuário. Conforme estipulado em contrato, toda frota deve contar com ar condicionado até 31 de dezembro de 2016.

A promotoria também criticou a autoridade municipal por “ter fundamentado o reajuste em uma manobra legal que considera um retrocesso à garantia dos direitos e da transparência ao usuário, estabelecida a partir do contrato de concessão. É que o artigo 3º, parágrafo único, da Lei Nº 5.211, de 1º de julho de 2010, que institui o Bilhete Único Carioca’, prevê que a tarifa “poderá ser reajustada ou revista de acordo com os critérios que vierem a ser estabelecidos pelo Poder Executivo ou fixados contratualmente”, justificou.

O contrato de concessão dos ônibus também teria uma fórmula diferenciada de cálculo de reajuste, “incompreensível para leigos”, no entendimento da promotoria, diferentemente do que é feito em modais como metrô e trens, que levam em consideração o IGP-M. A revisão tarifária ocorre a cada quatro anos e não cinco, a exemplo dos outros serviços de transporte público do Rio. “Essas questões da fórmula de reajuste estão sendo investigadas pelo MPRJ”, pontua o promotor.

Biometria
A obrigatoriedade da leitura biométrica para idosos no transporte público de Niterói foi suspensa pela Justiça do Rio. O descumprimento por parte das empresas responsáveis pelo transporte público acarretará em multa diária de R$ 500 mil. A decisão da 14ª Câmara Cível nega o pedido de duas empresas para obter cassação de liminar concedida ao Ministério Público.

A partir da decisão, os passageiros precisam somente apresentar documento válido de identificação com foto para embarcar em ônibus das empresas Auto Viação 1001 Ltda., Empresa de Transportes Braso Lisboa Ltda., Expresso Miramar Ltda., Auto Lotação Ingá Ltda., Transportes Peixoto Ltda., Expresso Barreto Ltda., Santo Antonio Transportes Ltda., Viação Fortaleza Ltda., Viação Araçatuba Ltda., Viação Pendotiba Ltda., Auto Ônibus Brasília Ltda., Expresso Garcia Ltda., Trans Turismo Rio Minho Ltda. e Rio Minho Ltda.



DF tem cursos gratuitos para superar medo de dirigir

O Detran do Distrito Federal inicia cursos no mês de janeiro para condutores que têm medo de dirigir. O órgão abrirá as inscrições nesta quarta-feira, dia 7, a partir das 7h30.

Os interessados deverão comparecer à Escola Pública de Trânsito, que fica na Quadra 706/906 Sul, na Diretoria de Educação. O curso oferece um total de 35 vagas.

As aulas de Iniciação à Superação do Medo de Dirigir serão realizadas no período noturno nos dias 12, 13, 14, 15, 16, 19, 21 e 30 de janeiro.

Segundo o Instituto de Psicologia Aplicada (Inpa), o medo de dirigir é um mal que atinge pessoas detalhistas e extremamente responsáveis. Pesquisa realizada com 4 mil pessoas mostrou que em 80% dos casos as mulheres enfrentavam o pavor de assumir o volante. Outras 28% nunca tinham sofrido acidente automobilístico, enquanto que 40% dos entrevistados já haviam se envolvido em alguma ocorrência, mas não estavam na direção.

O Inpa reuniu oito dicas práticas para quem quer superar o medo de dirigir:

1) Compasse a sua respiração. O ansioso tem uma respiração rápida e “curta”, utilizando, apenas, o tórax. De boca fechada, inspire lentamente pelo nariz e vá sentindo o ar chegar até os seus pulmões. Deixe seu abdômen expandir enquanto inspira, utilizando o músculo diafragma. Depois expire devagar pela boca.

2) Faça algum tipo de atividade física e relaxamento muscular, para produzir endorfinas, substâncias que neutralizarão a química da ansiedade.

3) Inicie uma aproximação com o carro mesmo dentro da garagem. Entre, ajuste o banco, sinta o espaço interno, ligue e desligue o carro.

4) Ainda dentro da garagem, ligue o carro e faça pequenos movimentos para frente e para trás.

5) Dê voltas no quarteirão em horários sem movimento. Procure ruas tranqüilas e que não tenham crianças.

6) No começo, escolha sempre um ou dois trajetos. Isto evitará ansiedade.

7) Comprometa-se consigo mesmo(a), pelo menos duas vezes por semana para praticar o exercício de dirigir. Esta prática deve ser considerada como uma tarefa do dia-a-dia. O hábito diário é que fará você adquirir confiança.

8) Quando se sentir confiante, inicie trajetos maiores ou que tenham subidas e uma maior quantidade de veículos.



Detran-PR destrói 190 mil lacres de placas veiculares

O Detran do Paraná destruiu 190 mil lacres de placas veiculares em desuso no mês de dezembro. A medida tem por objetivo evitar fraudes ou o uso indevido do material.

O material passou por um equipamento de trituração e foi pesado e embalado para o descarte, conforme exigência da Lei 12.305/10 da política Nacional de Resíduos Sólidos. Este processo foi registrado em Formulário de Manifesto de Resíduos Sólidos, com assinatura dos responsáveis envolvidos.

Os trabalhos também foram acompanhados pela Comissão de Descarte de Lacres de Placas de Identificação de Veículos, estabelecida em novembro de 2014. A comissão é formada pelos funcionários Cícero Pereira da Silva; da Coordenadoria de Veículo, Andresa Souto Favaretto, Controladoria de Inspeção e Auditagem e Luiz Fernando Tomcyk, da Assessoria Militar do Detran, serve para evitar qualquer tipo de desvio de material e assegurar que a destinação dos lacres seja feita da forma correta.

O Detran do Paraná destruiu 190 mil lacres de placas veiculares em desuso no mês de dezembro. A medida tem por objetivo evitar fraudes ou o uso indevido do material.

O material passou por um equipamento de trituração e foi pesado e embalado para o descarte, conforme exigência da Lei 12.305/10 da política Nacional de Resíduos Sólidos. Este processo foi registrado em Formulário de Manifesto de Resíduos Sólidos, com assinatura dos responsáveis envolvidos.

Os trabalhos também foram acompanhados pela Comissão de Descarte de Lacres de Placas de Identificação de Veículos, estabelecida em novembro de 2014. A comissão é formada pelos funcionários Cícero Pereira da Silva; da Coordenadoria de Veículo, Andresa Souto Favaretto, Controladoria de Inspeção e Auditagem e Luiz Fernando Tomcyk, da Assessoria Militar do Detran, serve para evitar qualquer tipo de desvio de material e assegurar que a destinação dos lacres seja feita da forma correta.

Código de leitura
O Detran-PR estabeleceu por meio de portaria, a partir de julho de 2013, a adoção do lacre numerado e com QR Code, um código que permite escaneá-lo para leitura por câmeras fotográficas e acesso à internet.

A partir da nova tecnologia, as informações ficam no banco de dados do Detran e do Denatran e permitem o controle de origem e destino das placas. A ferramenta também evita erros de digitação das fábricas credenciadas e durante o preenchimento do cadastro no veículo do sistema do Detran.

“Já foram gerados aproximadamente um milhão e seiscentos mil lacres com QR Code no Paraná em nove estados da federação neste processo. A produção de novos lacres representa avanços tanto na logística quanto na segurança e rastreabilidade dos veículos,” conta o presidente da fábrica Brasil Tran Industria de Lacres, Paulo Roberto de Souza.



Fundo Nacional do Passe Livre é analisado na Câmara dos Deputados

A criação do Fundo Nacional do Passe Livre, que garante a gratuidade no transporte coletivo para estudantes, está em análise na Câmara dos Deputados. O projeto padroniza as normas em âmbito nacional, já que estados e municípios oferecem o benefício com diferenciais em cada região. A proposta segue para aprovação das comissões de Educação; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Pelo projeto, a medida beneficiária estudantes do ensino fundamental, ensino médio, graduação e acompanhantes de crianças matriculadas em creches ou pré-escolas. A isenção da tarifa só será válida em dias de aula.

O fundo será subsidiado pelo Tesouro Nacional, dos royalties do petróleo, do Fundo Social, dos recursos recebidos pelo Tesouro das empresas de economia mista controladas pela União e de quotas da União no Salário Educação, entre outros.

Na justificativa, a medida serve de estímulo ao estudante brasileiro “na sua formação educacional e profissional, cujos resultados, mais à frente, serão extremamente compensadores no que concerne ao aumento da renda familiar, associada ao aumento da produtividade em nosso País”.

Reajuste
Como forma de amenizar os impactos do reajuste na tarifa do transporte público na capital paulista, de R$ 3 para R$ 3,50, o prefeito Fernando Haddad anunciou a isenção na tarifa de ônibus para estudantes de escolas públicas e beneficiários de programas de financiamento estudantil.

Na mesma linha, o governador Geraldo Alckmin sinalizou a intenção de aplicar a isenção para estudantes de baixa renda no uso das linhas do metrô e da CPTM. Há dois anos, ambos os governantes sofreram forte pressão da massa estudantil ao anunciarem o reajuste de R$ 0,20 no transporte público paulista.



Embriaguez ao volante cai 49% em rodovias gaúchas no feriadão

Casos de embriaguez ao volante no período do Ano Novo tiveram redução de 49% nas rodovias estaduais e federais no Rio Grande do Sul. Balanço divulgado da Operação Viagem Segura, promovida entre os dias 30 e dezembro e 4 de janeiro, contabiliza mais de 100 mil veículos abordados por agentes do Detran, da Brigada Militar e das polícias Civil e Rodoviária Federal.

Dos 3.560 motoristas submetidos ao teste do bafômetro, 179 foram autuados por embriaguez e foram impedidos de permanecer ao volante. Em 2013 foram 351 autuações. Dos infratores, 87 foram levados à delegacia de polícia por crime de trânsito.

Ainda conforme o balanço, mais de 19 mil infrações foram registradas no território gaúcho, tanto nas estradas quanto nas vias municipais. Foram apreendidos 1.579 veículos e apreendidas 376 CNHs.

Os acidentes tiveram redução de 29 casos em comparação a 2013 – foram 920 ocorrências no período de festividades de final de ano em 2014. Foram registrados 13 mortes e 421 feridos. Já no período do Natal foram 20 óbitos e 456 vítimas de acidentes feridas.

Uma forte campanha de mídia colaborou na luta contra a acidentalidade, veiculando em TV, rádio, jornal, cinema, outdoor e busdoor mensagens de prevenção que apelam para o discernimento do próprio condutor (clique aqui para assistir).

Litoral
As ações de fiscalização do trânsito também foram intensificadas no litoral gaúcho. Capão, Torres, Arroio do Sal, Xangri-lá, Osório, Pinhal, Cidreira, Quintão e Magistério são algumas das praias que blitze da Balada Segura neste veraneio. Mais de 584 abordagens já foram contabilizadas pelo Detran-RS e pela Brigada Militar, que atuam conjuntamente para para prevenir acidentes, especialmente envolvendo o consumo de álcool.

Desde o início dos trabalhos, somente um condutor foi enquadrado pelo crime de trânsito previsto no art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro: conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa.



Aplicativo que registra problemas em rodovias já tem mais de 5 mil usuários

Em menos de um mês de lançamento, o aplicativo lançado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para registrar problemas em rodovias já tem mais de 5 mil usuários. Disponível para smartphones da Apple, que operam no sistema iOS, e Android, o aplicativo já gerou nota 4,5 estrelas no Google Play. Para o DNIT, o resultado mostra a intenção dos usuários das rodovias em contribuir com a segurança por meio do monitoramento da malha viária.

O DNIT Móvel, como é chamado, permite ao usuário a registra em tempo real ocorrências como acidentes. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nos últimos feriados de Natal e Ano Novo, de 20 de dezembro de 2013 a 1º de janeiro de 2014, houve redução de 10% nos acidentes nas rodovias federais. A intenção com o programa é reduzir estes índices a partir do socorro imediato que pode ser acionado por motoristas que utilizam o aplicativo.

Além de acidentes, o DNIT Móvel também permite registrar problemas como buracos nas rodovias e quedas de barreira. A localização é marcada por GPS e pode-se mapear os problemas da malha rodoviária federal com atualizações constantes. O órgão também se compromete a dar maior agilidade aos reparos nas vias. A morosidade também pode ser reclamada por usuários do aplicativo em campos de comentários sobre o chamado aberto.



Equipes móveis da Justiça resolvem na hora conflitos de trânsito em Goiás

A população de Goiás conta com equipes da Justiça de Trânsito Móvel, que em 14 anos solucionou mais de 50 mil conflitos no local dos acidentes de trânsito.

A psicóloga Analice de Sousa Arruda envolveu-se em um acidente sem gravidade perto da Universidade Salgado de Oliveira, em Goiânia. Acionou o seguro e o corretor ligou para o JTM. Em meia hora, uma equipe estava no local. “Foi uma surpresa. Esperava que o atendimento demorasse muito mais, mas em pouco tempo a equipe já estava no local do acidente. Um profissional ouviu as duas versões do acontecido, nos orientou sobre a situação e ali, na hora, o motorista que fez a conversão errada assumiu os danos. Esse trabalho é importante, porque educa quem está errado e orienta quem cumpriu com as regras. Todos têm a oportunidade de falar e entender o lado do outro”, ressalta a psicóloga.

A JTM busca resolver o conflito na hora para reduzir a demanda cível de indenizações por danos causados em acidentes de trânsito. O coordenador do núcleo de soluções de conflitos do Tribunal de Justiça de Goías, juiz Paulo César Alves das Neves, explica que o programa também contribui na educação no trânsito e reduzir a reincidência nos acidentes. “O programa consegue levar a cultura da paz para o trânsito, por meio de toda uma estrutura adequada, promovendo o fortalecimento do diálogo como caminho para solucionar o conflito e tentando a reeducação para o cumprimento da legislação de trânsito”, afirma.

A Justiça de Trânsito Móvel de Goiás presta atendimento há mais de 14 anos a acidentes simples como pequenos arranhões na lataria do veículo aos mais graves como capotamentos sem o registro de pessoas com ferimentos graves ou mortes. “Isso porque, no caso da pessoa estar sentindo dor ou com fratura, o correto é a prestação do serviço médico. Também porque é impossível conversar com a vítima nessa situação. A parte precisa estar tranquila, sem dor física”, informa o coordenador de equipes do JMT, José Simões de Lima Júnior.

O programa conta com 29 servidores desde coordenadores a conciliadores, condutores, agentes e telefonistas. Assim que o serviço é acionado pelos telefones (62) 3261-9077, 3501-9104 ou 3501-9109 uma das equipes é deslocada em uma van adaptada para o atendimento. As oito equipes trabalham de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O conciliador ouve as versões dos motoristas, colhe as provas e fotografa o local. É lavrado um documento para registrar o sinistro e homologado judicialmente. Caso não haja solução imediata, as partes são orientadas sobre os desdobramentos jurídicos.

As equipes prestam entre 20 e 25 acidentes por dia somente em Goiânia. Em novembro do ano passado foram 423 casos, com 360 acordos, o que representa 85% de ocorrências resolvidas no local. Nos 14 anos de existência, o programa totaliza 61 mil atendimentos com 51 mil acordos.



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