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Nexxera é finalista do 20º Prêmio Banking Transformation

A Nexxera foi anunciada como finalista na 20ª edição do Prêmio Banking Transformation, na categoria Banking Anywhere, com o case “Invisible Finance”, uma solução criada para redefinir a forma como médias e grandes empresas se relacionam com o mercado financeiro. A premiação, promovida pela Cantarino Brasileiro, reconhece inovações que impactam o setor financeiro. A cerimônia ocorreu em 2 de dezembro, em São Paulo, reunindo líderes do mercado.

O “Invisible Finance” é uma tecnologia multibancos desenvolvida no Brasil pela Nexxera, que utiliza análise de dados em tempo real, como transações financeiras e informações de ERP, para otimizar o acesso ao crédito empresarial. Entre os benefícios estão a redução de custos financeiros, melhoria na gestão de riscos e o suporte ao crédito para médias e grandes empresas.

Entre os principais benefícios do projeto está o alinhamento às práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), a partir do fortalecimento sustentável das cadeias produtivas: com ele, fornecedores podem antecipar seus recebíveis ao mesmo tempo em que os clientes alongam seus prazos de pagamento, sem comprometer os fluxos de caixa das partes envolvidas. 

Segundo Edson Silva, fundador e presidente da Nexxera, ser finalista deste prêmio é um marco que reforça o compromisso da empresa com a inovação e o impacto positivo no ecossistema financeiro. “Com o Invisible Finance, integramos inteligência de dados à gestão financeira das cadeias de negócios, utilizando BI, ciência de dados e IA, reduzindo custos operacionais e agregando alto valor às empresas”, diz Silva.

Sobre a Nexxera

Fundada em 1992, em Florianópolis (SC), a Nexxera é especializada em B2B Payments, Supply & Credit e conecta bancos, empresas e fornecedores, oferecendo um ecossistema de soluções financeiras que busca proporcionar agilidade e segurança na gestão de fluxo de caixa, antecipação de recebíveis e mais.

A empresa é parte do Grupo Nexxees, uma holding que abrange empresas também voltadas para a gestão financeira. Além disso, há também o Instituto Nexxera, o investimento social do Grupo.



Setor de saneamento tem inúmeros desafios a superar

Em 2022, 15,8% dos brasileiros viviam sem acesso à água potável e mais de 44,5% da população não possuía coleta de esgoto no Brasil, segundo o apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cenário este que para atender ao exigido no Novo Marco Legal do Saneamento deve até 2033 evoluir de forma que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% à coleta e tratamento de esgoto.

De acordo com estudo publicado este ano pelo Instituto Trata Brasil, sobre os avanços do novo marco legal do saneamento básico, se mantida a evolução dos últimos 5 anos, ao final 2033 apenas 88% da população terá acesso ao abastecimento de água e 65% à rede de coleta e tratamento de esgotos.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem papel importante no cumprimento das metas previstas no marco legal do saneamento básico, segundo Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, “Temos uma responsabilidade de investimento de R$ 160 bilhões e 61 milhões já contratados. Esse é o tamanho da nossa carteira e o BNDES estará presente para alcançar essa meta para 62 milhões de brasileiros e brasileiras”, e afirma ainda que “o saneamento é um desafio para o país e não há saída fora a parceria criativa entre os setores público e privado. Nesse sentido, para ele, o Estado é fundamental não só na regulação, mas para alavancar o investimento”.

Segundo Paula Vivacqua, sócia da Vivacqua Advogados, que nos últimos três anos atuou exclusivamente no setor de saneamento, “os recursos provenientes do governo não são suficientes para atingir a universalização dos serviços de saneamento, por isso a legislação incentiva a entrada do capital privado por meio de Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), o que traz desafios e controvérsias, pois demanda uma harmonia entre rentabilidade econômico financeira e responsabilidade social”.

E continua a advogada, “o ingresso da iniciativa privada beneficia o setor com a abertura de vagas de trabalho, novas tecnologias e inovação como o monitoramento digital de perdas que contribui com a economia de água. Mas ainda existem barreiras a serem superadas como as questões tarifárias e a regulamentação fragmentada que só será superada quando o governo estabelecer uma regulamentação homogênea, a definição de políticas de transparência e sistemas de auditoria independentes eficientes e os municípios e estados detiverem capacidade para acompanhar e fiscalizar os contratos de forma a garantir a adequada prestação de serviços e cumprimento das metas contratuais”.

“Já a insegurança tarifária se dá não só em função da ausência de padronização ou transparência das regras mas também em detrimento da forma heterogênea de dispersão populacional e de renda no Brasil que leva a utilização do mecanismo conhecido como subsídios cruzados, onde o montante da tarifa arrecadada de uma área rentável serve para custear a tarifa de áreas deficitárias”, conclui Paula.



Tireoidite: doença silenciosa vem afetando a população

A tireoidite é uma inflamação da glândula tireoide que frequentemente evolui de maneira assintomática, dificultando seu diagnóstico precoce. Essa condição pode resultar em disfunções hormonais significativas, impactando a saúde geral dos indivíduos afetados.

Estudos indicam que a prevalência de doenças tireoidianas, incluindo a tireoidite, é significativa na população brasileira. Uma pesquisa publicada na Scielo Brasil, realizada no município de Cabaceiras, Paraíba, revelou que 42% dos participantes apresentavam alterações na tireoide detectadas por ultrassonografia, com predomínio de bócio difuso de hipotireoidismo ou hipertireoidismo, condições que requerem tratamento contínuo.

O diagnóstico da tireoidite geralmente é feito por exames laboratoriais que avaliam os níveis hormonais e a presença de anticorpos específicos, além de ultrassonografia para identificar alterações na estrutura da glândula. “A dosagem de TSH e a detecção de anticorpos são fundamentais para confirmar o diagnóstico”, afirma a Dra. Miguita. “Com esses exames, é possível definir o tratamento mais adequado para cada caso, o que pode incluir a reposição hormonal em casos de hipotireoidismo”.

Para grupos de risco, como mulheres acima de 35 anos e pessoas com histórico familiar de doenças da tireoide, a recomendação é realizar avaliações periódicas da função tireoidiana. “Muitos dos nossos pacientes descobrem a doença apenas em exames de rotina, mas esse diagnóstico oportuno permite um controle mais eficaz e evita complicações futuras”, complementa a endocrinologista.

“Para evitar complicações graves a detecção precoce deve ser fundamental. Em muitos casos, a tireoidite pode ser controlada com medicações e ajustes no estilo de vida, mas o acompanhamento médico regular é indispensável”, enfatiza a Dra. Milena.

“Diante da natureza silenciosa da tireoidite, é recomendável que indivíduos, especialmente aqueles com histórico familiar de doenças autoimunes, realizem exames periódicos para monitorar a função tireoidiana. A conscientização sobre os sintomas e a busca por orientação médica especializada são passos essenciais para o manejo adequado dessa condição”, finaliza a Dra. Milena Miguita. 



Academias e mercados movimentam locação comercial em SP

As academias e os mercados de comércio atacadista e de alimentos estão movimentando a locação de imóveis comerciais na cidade de São Paulo. É o que aponta levantamento da Lello, um dos principais grupos imobiliários do Brasil.

De janeiro a setembro deste ano, a empresa registrou um crescimento de 20% no número de novos contratos de aluguel comercial na capital paulista, na comparação com o mesmo período de 2023.

As academias esportivas responderam por 25% desse total. Na sequência aparecem imóveis que tiveram destinação para abertura de mercados, inclusive da rede OXXO, com 16,7% das novas locações comerciais, seguido por concessionárias de veículos, com o mesmo percentual.

Contratos de locação para abertura de centros de distribuição farmacêutica e empresas de consultoria e tecnologia da informação representaram 16% cada dos novos negócios intermediados pela Lello.

Em relação a 2023, houve uma mudança no perfil dos negócios de locação comercial, com prevalência à época para lanchonetes (40%), clínicas de saúde (20%), comércio de autopeças (20%) e comércio varejista de doces (10%).

“O aquecimento no setor de locação comercial se manteve em 2024, embora em ritmo um pouco menor na comparação com o ano passado. Como os valores dos aluguéis nesse setor ainda são semelhantes ao período pré-pandemia, o cenário segue favorável aos novos negócios”, afirma Raphael Sylvester, diretor de Estratégia da Lello Imóveis.

Lello Corporate

No ano passado, a Lello implantou uma nova linha de atuação da empresa, com uma divisão voltada ao B2B e foco na locação de imóveis como galpões, prédios comerciais e andares em condomínios comerciais, entre outros tipos, tanto para pequenas quanto médias e grandes empresas.

O negócio foi desenhado especificamente para cuidar, por meio de atendimento dedicado, das solicitações de empresas que buscam instalar seu negócio em um local que atenda às suas necessidades.

A captação do imóvel comercial pode ser feita sob demanda, levando em conta as orientações específicas para cada imóvel, como localização, poder aquisitivo, entre outras vertentes. Por outro lado, o estoque da Lello já atende imediatamente a grande parte das solicitações e o envio de algumas opções para os interessados já pode ser feito no mesmo dia do pedido.

“O trabalho consiste, dentre outras atividades, em realizar a análise de informações do mercado imobiliário para obter o imóvel com a melhor vantagem competitiva, por meio de ferramentas de inteligência de mercado e toda a segurança de apoio especializado contratual”, diz Raphael Sylvester.

“Todo o atendimento é centralizado em um consultor especializado e a busca pela captação dos imóveis é feita a nível Brasil, incluindo o estoque de imóveis administrados pela Lello ou por parceiros, o que facilita a busca do ponto ideal”, acrescenta o executivo.

Ainda segundo Raphael Sylvester, o modelo de negócios desenvolvido pela divisão Lello Corporate tem proporcionado a localização do melhor ponto para a instalação de cada tipo de negócio comercial, com consequente maximização dos resultados para os empreendedores.



A LTIMindtree anuncia parceria e investimento estratégico na Voicing.AI, uma solução de IA agêntica para processos de engajamento de clientes

A LTIMindtree USA Inc., uma subsidiária integral da LTIMindtree [NSE: LTIM, BSE: 540005], uma empresa global de consultoria em tecnologia e soluções digitais, anunciou uma parceria, incluindo um investimento estratégico na Voicing.AI, uma start-up de última geração. Essa parceria se alinha com a estratégia da LTIMindtree, IA em tudo, Tudo para IA e IA para todos. A tecnologia proprietária da Voicing.AI traz capacidade de voz semelhanteàhumana em mais de 20 idiomas com inteligência conversacional, contextual e emocional, no que é normalmente chamado de “IA agêntica”.

A LTIMindtree tem como objetivo remodelar o futuro dos processos de negócios, aproveitando as plataformas baseadas em IA. Isso permitirá que seus clientes otimizem os custos, reduzam os riscos, aprimorem a experiência do usuário, resolvam os vazamentos de receita e aumentem as oportunidades de upsell. A LTIMindtree ajudará os clientes a integrar a Voicing.AI com suas ferramentas personalizadas, bases de conhecimento – estruturadas ou não –, sistemas de CRM e plataformas e sistemas líderes de gerenciamento de chamadas. Essa tecnologia Agentic AI é totalmente compatível com SOC2, HIPAA e protocolos de segurança de dados em várias camadas.

Você pode ver o vídeo de demonstração aqui.

“Nosso investimento na Voicing.AI tem como objetivo redefinir a forma como as empresas interagem com seus clientes por meio de automação inteligente e IA”, afirmou Debashis Chatterjee, CEO e diretor-executivo da LTIMindtree. “Essa parceria e investimento não apenas destacam nosso compromisso com a inovação, mas também garantem que a LTIMindtree seja pioneira em aproveitar a transformação esperada nas operações de plataformas”.

“A Voicing.AI está revolucionando fundamentalmente o vasto mercado de engajamento com clientes ao impulsionar novos crescimentos de receita, personalizar as conexões com os clientes e promover um diálogo humano entre as empresas e seus consumidores. A LTIMindtree nos apresentou uma visão abrangente e profundamente centrada para essa transformação de IA Responsável, e estamos entusiasmados em fazer essa parceria com eles”, afirmou Abhi Kumar, cofundador da Voicing.AI. “Esperamos colaborar com os clientes globais da LTIMindtree para atenderàcrescente demanda,àmedida que mais empresas buscam automatizar suas operações de plataforma”.

Sobre a LTIMindtree:

A LTIMindtree é uma empresa global de consultoria em tecnologia e soluções digitais que capacita empresas de diversos setores a reinventar modelos de negócios, acelerar a inovação e maximizar o crescimento, aproveitando tecnologias digitais. Como parceira de transformação digital para mais de 700 clientes, a LTIMindtree traz uma vasta expertise em domínios e tecnologias para ajudar a impulsionar uma diferenciação competitiva superior, experiências dos clientes e resultados empresariais em um mundo convergente. Com mais de 84.000 profissionais talentosos e empreendedores em mais de 30 países, a LTIMindtree – uma empresa do Larsen & Toubro Group – resolve os desafios empresariais mais complexos e entrega transformação em larga escala. Para informações adicionais, visite https://www.ltimindtree.com/.

Sobre a Voicing.AI:

A Voicing.AI oferece uma infraestrutura sem código para que as empresas possam construir e escalar agentes de voz de IA humanizados para maximizar a produtividade e os resultados empresariais, com protocolos de confiança e segurança de primeira linha para uma IA Responsável. A Voicing AI ajuda as empresas a progredirem a cada interação com o cliente: Vendas & Marketing, potencialize sua taxa de conversão em até 8 vezes ligando instantaneamente para leads inbound assim que eles interagirem com você; Sucesso do Cliente: melhore sua experiência de atendimento ao cliente alcançando-os instantaneamente no momento em que solicitarem assistência; Ouvir os Usuários: melhore sua coleta de feedback alcançando instantaneamente seus usuários em qualquer interação. Para informações adicionais, visite https://www.voicing.ai/.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Imprensa:

Michelle Kumar | Relações com a Imprensa Global | Michelle.NaliniKumar@ltimindtree.com

Gitanjali Sreepal | Relações com a Imprensa Global | Gitanjali.sreepal@ltimindtree.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Ensino bilíngue impacta o desenvolvimento infantil

Um mundo cada vez mais globalizado, demanda o aprendizado de uma segunda língua. Essa abordagem não se limita a ensinar um idioma, transforma a maneira como as crianças aprendem, ampliando horizontes e promovendo a diversidade cultural.

O ensino bilíngue se consolida como uma estratégia essencial na educação contemporânea, promovendo não apenas a fluência em idiomas, mas também habilidades cruciais para o desenvolvimento integral das crianças. Dados de 2023 apontam que a busca por modelos de ensino bilíngues cresceu 64%, de acordo com o Ministério da Educação.

A professora Lívia de Araujo Donnini Rodrigues, da USP, afirma que o bilinguismo “traz benefícios às crianças além do conhecimento de um novo idioma”, preparando os alunos para desafios futuros. Além dos benefícios cognitivos, o ensino bilíngue também promove a empatia e a compreensão cultural. Crianças que aprendem diferentes idiomas tendem a ser mais abertas e respeitosas em relação à diversidade, habilidades essenciais em uma sociedade multicultural.

Szilvia Simai, examinadora externa do International Baccalaureate Diploma Programme (IBDP) e PhD em Estudos Psicossociais pelo Birkbeck College, Universidade de Londres, é a responsável pelo desenvolvimento do projeto ‘CAM Global Program’ em parceria com o Colégio Anhembi Morumbi. Sylvia comenta sobre:

Mudei para o Brasil há 18 anos, após meu doutorado em Londres. Desde então, implementei programas bilíngues em escolas internacionais, como na Sabis International School e no British College em Barcelona. Atualmente, desenvolvo a Global School Alliance, conectando escolas bilíngues globalmente para promover interações entre alunos. Posso afirmar que iniciativas de ensino como o CAM Global Program’  são essenciais para uma educação global e colaborativa.”

O Colégio Anhembi Morumbi (CAM), implementará o programa de ensino bilíngue ‘CAM Global Program’ em 2025. Adotando materiais da Cambridge University Press e metodologias do Content and Language Integrated Learning (CLIL), do programa internacional da Pueri Domus e Wishford Education, que integra o aprendizado de conteúdos acadêmicos com o ensino de idiomas e abordagens pedagógicas modernas. A implementação será gradual: em 2025, o programa começará com o Ensino Fundamental I, em 2026 será expandido para o Ensino Fundamental II e, em 2027, será completado com o Ensino Médio. A escola busca tornar o aprendizado mais envolvente e relevante. 

A Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (ABEBI), destaca que o ensino bilíngue é um fenômeno amplamente positivo, beneficiando tanto o desenvolvimento cognitivo quanto a identidade cultural dos indivíduos. Ao permitir que as pessoas se comuniquem em mais de uma língua, essa abordagem enriquece suas habilidades cognitivas, promovendo criatividade e resolução de problemas. As definições contemporâneas reconhecem diferentes graus de competência, que vão desde falantes fluentes até aqueles com habilidades limitadas, democratizando o conceito e valorizando a diversidade linguística. 

Programas educacionais que incentivam a manutenção da língua nativa enquanto se aprende uma segunda língua são fundamentais, evitando a perda linguística e promovendo a empatia intercultural. Assim, essa prática se revela uma ferramenta poderosa para a formação de identidades multiculturais, permitindo que indivíduos naveguem com facilidade em diferentes contextos sociais e culturais, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e diversificada.

Em um cenário profissional cada vez mais competitivo, o domínio de mais de uma língua e projetos como o do Colégio Anhembi Morumbi é um diferencial significativo. Empresas valorizam profissionais que podem se comunicar em vários idiomas, tornando o ensino bilíngue uma preparação estratégica para o futuro, além de ser uma porta para ingressar em universidades fora do Brasil

À medida que essa abordagem educacional se torna uma realidade em mais escolas, o ensino bilíngue não só enriquece o aprendizado, mas também prepara as crianças para serem cidadãos globais, prontas para enfrentar os desafios do século XXI.



Omnicanalidade transforma negócios com venda integrada

No cenário atual, em que os clientes navegam por diversos canais digitais, a omnicanalidade tornou-se indispensável para proporcionar uma experiência de compra fluida e satisfatória, contribuindo diretamente para a fidelização e satisfação dos consumidores. Pesquisas recentes mostram que 73% dos consumidores recorrem a mais de um canal de atendimento antes de finalizar uma compra, ressaltando a importância de uma jornada integrada e sem falhas, que mantém o histórico do cliente sempre atualizado.

Para enfrentar esse desafio, a Hyphen: Tech, Consulting & Growth, empresa especializada em consultoria e tecnologia comercial, desenvolveu a Hyarch, uma solução para vendas, que unifica todos os pontos de contato e cria uma “memória” sobre cada interação com o cliente. Combinando inteligência artificial (IA) para conduzir interações autônomas, a tecnologia possibilita que as comunicações fluam de forma contínua, evitando que o cliente precise repetir informações. Assim, seja pelo WhatsApp, telefone, e-mail ou redes sociais, a solução mantém um histórico integrado, oferecendo uma experiência de atendimento que se assemelha a uma conversa única, natural e personalizada.

Diego de Castro, CEO da Hyphen, explica. “Acreditamos que a verdadeira personalização consiste em criar uma experiência em que o cliente se sinta valorizado em cada etapa. Com a Hyarch, integramos dados e contexto para garantir que as conversas fluam de forma contínua, permitindo que cada contato prossiga sem interrupções, exatamente de onde o cliente parou. Isso é essencial para evitar frustrações e maximizar a conversão”.

O impacto da omnicanalidade na experiência do cliente

No Brasil, empresas como Polishop e Magazine Luiza vêm investindo em estratégias omnichannel, visando proporcionar um atendimento consistente em diversos pontos de contato e buscando melhorar tanto a experiência do cliente quanto sua competitividade no mercado. Essa abordagem, adotada por um número crescente de empresas, visa centralizar o histórico de interações dos clientes para criar um atendimento mais integrado e personalizado. Para analistas, tal estratégia pode contribuir para uma maior satisfação dos clientes, além de auxiliar na redução de custos operacionais e na otimização da eficiência dos processos.

Na visão da Hyphen, implementar uma estratégia omnichannel pode otimizar as vendas ao garantir que cada cliente seja atendido de forma contínua e personalizada, desde o primeiro contato até o pós-venda. “Com o histórico completo de interações, os vendedores têm dados detalhados de cada cliente, o que permite um relacionamento mais significativo e de longo prazo, enquanto a inteligência artificial maximiza as conversões através de comunicações personalizadas e ofertas mais relevantes”, afirma Diego de Castro.

“À medida que o mercado se adapta às crescentes expectativas dos consumidores, a omnicanalidade busca se consolidar como uma estratégia essencial para atender às demandas de empresas que desejam prosperar na era da venda integrada”, finaliza o CEO.

Para mais informações, basta acessar: Hyarch | Hyphen.



Marco Legal dos Seguros deve aprimorar diretrizes do setor

Aprovado recentemente na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 2597/24, conhecido como Marco Legal dos Seguros, estabelece normas gerais em contratos de seguro privado e revoga dispositivos do Código Civil, e do Decreto-Lei 73/66, que atualmente regem os contratos de seguro. O PL ainda deve seguir para sanção presidencial.

O novo projeto reformula as regras do setor para evitar insegurança jurídica nos contratos, permitindo maior previsibilidade e competitividade. De acordo com Paulo Magalhães Gomes, advogado especialista em seguros, as normas estabelecem padrões de governança e de transparência que, embora demandem adaptação, devem fortalecer a confiança do consumidor no setor.

“Com uma legislação atualizada, podemos construir um setor mais eficiente e alinhado às necessidades dos consumidores e das seguradoras. Além disso, as seguradoras também terão maior clareza nas suas obrigações e direitos, o que pode impulsionar a inovação e a competitividade no mercado”, avalia.

O especialista ainda aponta que, com a modernização das regras acompanhando as mudanças econômicas e sociais, o projeto alinha o Brasil a mercados mais avançados, como da Europa e dos Estados Unidos, que já operam com marcos regulatórios modernos e flexíveis. “Para o consumidor o impacto será extremamente positivo, já que o marco visa garantir mais transparência nas cláusulas contratuais, além de estabelecer regras mais justas e claras também para as seguradoras”.

O que muda com as novas regras

Entre os principais tópicos abordados, o projeto define que a seguradora não poderá realizar o cancelamento unilateral dos contratos, a menos que haja situações previstas em Lei. Além disso, devem garantir o interesse legítimo do segurado, não podendo cobrir riscos considerados nulos, como atos dolosos do cliente.

As seguradoras também passam a ter um prazo máximo de 30 dias para pagar a indenização após o reconhecimento do direito do segurado, estando sujeita a multa de 3% sobre o valor devido caso não cumpram. O prazo para justificar a recusa de uma proposta de seguro foi ampliado, passando de 15 para 25 dias.

“Outro ponto crucial é a atualização das regras para seguros de pessoas e de danos, que permitem ao setor se ajustar à realidade atual e atender melhor às demandas de diferentes perfis de clientes”, ressalta Gomes.

O Marco Legal dos Seguros também determina mudança na regulação de sinistro, que passa a contar com prazos para o segurador verificar se há cobertura, para definir o valor da mesma e para o pagamento da indenização.

O especialista avalia que a proposta é uma oportunidade única para consolidar um setor de seguros mais ágil e transparente no Brasil. “Acredito que sua implementação possa, inclusive, impulsionar a educação financeira e securitária da população, promovendo maior compreensão sobre a importância dos seguros e incentivando sua contratação”.

Mercado de seguros aquecido em 2024

Um relatório divulgado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), aponta que o setor tem se mantido aquecido no primeiro trimestre de 2024, registrando crescimento de 13,7% em relação ao mesmo período de 2023 e alcançando arrecadação de R$ 102,95 bilhões.

Considerando apenas os seguros de danos, o crescimento foi de 6,8% na arrecadação de prêmios no acumulado, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. “Historicamente, o mercado de seguros vem crescendo há muitos anos acima do crescimento médio da economia brasileira. Um ambiente regulatório moderno e seguro também gera um impacto econômico positivo, à medida que empresas e consumidores se sentem mais protegidos para investir e planejar a longo prazo”, afirma o advogado.

Para saber mais, basta acessar: https://magalhaesgomes.com.br/



Paulista Cultural celebra 133 anos da Avenida Paulista

A Paulista Cultural – iniciativa formada pela Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles- IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e Sesc Avenida Paulista – promoverá uma série de atividades especiais e gratuitas em homenagem aos 133 anos da Avenida Paulista no próximo domingo, 8 dezembro, das 10h às 17h.

Para incentivar a visita e o passeio pelos 2.700 metros da avenida, considerada o maior corredor cultural da capital paulista, a programação desta quarta edição do evento terá apresentações de dança performática, contação de histórias, aulas de dança, oficinas de arte, bonecos, fotografia e máscaras, intercambiadas entre cada uma das sete instituições, buscando oferecer novas perspectivas para o público desfrutar da avenida.

Além disso, nesta edição, os visitantes poderão retirar gratuitamente o “Passaporte Sou Paulista Cultural”, disponível na recepção das sete instituições a partir do dia 8 de dezembro, e válido para visitas ao longo do período das férias. A cada visita, os participantes poderão coletar um carimbo, registrando suas experiências culturais de forma interativa em cada endereço.

Inspirada no sucesso do Museum Mile de Nova York, a Paulista Cultural busca valorizar a diversidade cultural da tradicional avenida inaugurada em 8 de dezembro de 1891. Sua origem remonta a 2017, quando, em meio a um período de revitalização da Avenida Paulista, o MASP deu início à proposta, motivada pela inauguração de três novas instituições culturais: IMS Paulista, Japan House São Paulo e Sesc Avenida Paulista. Essa expansão foi vista como uma oportunidade para fortalecer a identidade artística da avenida, que já abrigava importantes centros como a Casa das Rosas, o Centro Cultural Fiesp, o Itaú Cultural e o MASP.

O primeiro evento da Paulista Cultural ocorreu em março de 2018, com uma programação marcada por apresentações de teatro, música, dança, literatura e artes visuais, atraindo mais de 40 mil pessoas. Em 2019, a iniciativa cresceu, alcançando 46500 participantes. Em 2020, a edição foi adiada devido à pandemia de Covid-19, mas a Paulista Cultural se adaptou ao transferir suas atividades para o ambiente virtual, criando um site para divulgar as programações e manter o diálogo com o público. Em 2021, o evento retornou no formato digital como Paulista Cultural #EmCasa, oferecendo cinco dias de atividades on-line. Nos anos seguintes, a iniciativa continuou a usar suas plataformas digitais para promover as instituições que a integram e manter a conexão com o público.

Serviço:

Paulista Cultural 2024

Quando: 8 de dezembro de 2024 (domingo)
Todas as atividades são gratuitas, assim como o acesso às instituições;
Para visitar as exposições do MASP, é necessário agendar antecipadamente no site.
Programação completa no site da Paulista Cultural.

Apresentação “Vivência da Dança do Dragão de Nagasaki”

Horário: apresentações às 14h e 17h
Local: Sesc Avenida Paulista Avenida Paulista, 119, São Paulo – SP (Estação Brigadeiro do Metrô)
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: livre
Sujeito a lotação do espaço
Gratuita

Oficina de arte urbana com Kleber Pagu

Horário: 10h30 e 14h – sessões independentes
Local: Instituto Moreira Salles- Paulista (térreo) – Avenida Paulista, 2424, São Paulo – SP (Estação Consolação do Metrô)
Duração: 2 horas cada encontro
Classificação indicativa: livre; menores de 16 anos deverão estar acompanhados pelos responsáveis
Capacidade: 20 vagas por sessão
Gratuita

Aula aberta de dança “Casa das Rosas no Ritmo”

Horário: 11h e 15h
Local: Jardim do Museu Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37, São Paulo – SP (Estação Brigadeiro do Metrô)
Duração: 1 hora cada aula
Classificação indicativa: livre
Sujeito à lotação do espaço
Gratuita

Contação de histórias “Histórias da Gaveta”, com Cia. Teatro InComum

Horário: 14h
Local: Bulevar do Rádio, ao lado do Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, São Paulo – SP (Estação Brigadeiro do Metrô)
Duração: 1 hora
Classificação indicativa: livre
Sujeito à lotação do espaço
Gratuita

Oficina “Máscaras-manifesto: ocultar e revelar”, com Gustavo Inafuku

Horário: 11h e 15h – sessões independentes
As senhas para participar ficam disponíveis para retirada na recepção 30 minutos antes da atividade.
Local: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52, São Paulo – SP (Estação Brigadeiro do Metrô)
Duração: 2 horas cada encontro
Classificação indicativa: 15 anos
Capacidade: 20 vagas por encontro
Acessibilidade: interpretação em Libras e acessibilidade arquitetônica
Gratuita

Oficina de câmera escura “Paulista de Ponta Cabeça”

Horário: 10h
As senhas para participar ficam disponíveis para retirada 30 minutos antes da atividade
Local: Centro Cultural Fiesp – Avenida Paulista, 1313, São Paulo – SP (Estação Trianon-MASP do Metrô)
Duração: 2 horas
Classificação indicativa: 6 anos; menores de 16 anos deverão estar acompanhados pelos responsáveis
Capacidade: 20 vagas
Acessibilidade: Libras
Gratuita

Oficina “A Linha de Cada Um”, com Grupo Caixa de Imagem

Horário: 11h e 15h
Local: MASP – Avenida Paulista, 1.578, São Paulo – SP (Estação Trianon-MASP do Metrô)
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: livre
Capacidade: 20 vagas por sessão
Inscrições até 5/12 pelo site do MASP.
Durante o evento, a entrada no MASP será gratuita



Setor hoteleiro já se prepara para a Maratona de Curitiba

Marcada para acontecer no dia 17 de novembro, a edição 2024 da Maratona de Curitiba já é considerada a maior da história do evento. Com 13 mil atletas inscritos e vagas esgotadas, número 20% maior que no ano anterior, a prova contará com participantes de 19 nacionalidades diferentes.

Nos três dias que antecedem as corridas, o Museu Oscar Niemeyer sediará a Expo Maratona 2024, que pretende reunir um total de 35 mil pessoas, como divulgado pelo portal Bem Paraná. Com números tão expressivos, o setor hoteleiro já projeta um aumento significativo na demanda por hospedagem durante o período.

De acordo com Ricardo Aly, diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis, que integra o hotel Dan Inn Curitiba, o fato de muitos participantes virem de outras cidades, estados, e até mesmo de outros países, reflete diretamente no movimento não apenas dos hotéis, mas também de todo o setor turístico local, como bares, restaurantes e atrações.

“Imagino que, para muitos hotéis, essa seja uma oportunidade de ouro para ocupar quartos que, em outras épocas, poderiam ficar ociosos. Além disso, acredito que o setor esteja preparando pacotes e promoções especiais para atrair tanto os maratonistas quanto seus acompanhantes e, assim, fidelizar novos clientes”, avalia o empresário.

Nesta edição os corredores vão encarar provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km pelas principais vias de Curitiba. Com percursos atualizados e trajeto mais rápido, as mudanças devem valorizar ainda mais o Centro Cívico e outros pontos turísticos da cidade.

“Pensando na importância desses eventos para fomentar o turismo da cidade, estimo que a maratona não apenas atraia turistas, como ajuda a consolidar a imagem da cidade como um destino interessante, além de trazer movimento econômico. Isso faz com que Curitiba se posicione no mapa de grandes eventos esportivos, o que, a longo prazo, pode atrair ainda mais eventos de diferentes portes e temáticas”, ressalta Aly.

Segundo o diretor, a maratona tende a fomentar o turismo na região não apenas durante o evento, mas também em datas futuras, já que muitos corredores levam suas famílias e amigos. “Enquanto o foco principal é a maratona, o grupo geralmente aproveita para explorar a cidade. Essa mistura de esporte com turismo é, para mim, uma fórmula de sucesso para aumentar o fluxo de visitantes e fazer a economia girar”.

Neste ano serão distribuídos R$ 192 mil na premiação. Do total, R$ 164 mil são destinados aos cinco primeiros colocados no geral, masculino e feminino. Somente os campeões faturam R$ 40 mil, valor que atrai nomes importantes do atletismo de longa distância do Brasil e do mundo.

Dan Inn Curitiba

Próximo de atrações turísticas conhecidas da capital paranaense, como o Passeio Público e o Teatro Guaíra, o Dan Inn Curitiba fica localizado no centro da cidade, Rua Amintas de Barros, número 71. A unidade, que é pet friendly, dispõe de seis categorias de acomodações, café da manhã incluso na diária, comodidades como academia, estacionamento, salas para eventos e local com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.nacionalinn.com.br/hoteis/hotel-dan-inn-curitiba



Torneio de vôlei gera expectativa para o turismo de Curitiba

O voleibol é um esporte que possui grande potencial para promover a integração e o desenvolvimento social, além de fortalecer a modalidade e descobrir novos talentos. Entre os dias 3 e 9 de novembro, São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, recebeu a Taça Paraná de Vôlei, considerado um dos maiores eventos deste esporte no Brasil.

A edição contou com mais de 250 equipes de diferentes estados brasileiros e demais países da América do Sul. O campeonato definiu os ganhadores em três categorias: no sub-14 (para nascidos entre 2011 e 2012), sub-16 (para nascidos entre 2009 e 2010) e sub-18 (para nascidos entre 2007 e 2008). E o evento elevou as expectativas do setor hoteleiro da região.

Para Ricardo Aly, diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis que integra a unidade Cassino Tower Curitiba Aeroporto, eventos desse porte tendem a atrair um volume considerável de pessoas entre atletas, técnicos, familiares e espectadores, o que pode representar uma oportunidade valiosa para os hotéis.

“Muitos visitantes optam por estender sua estadia para conhecer a região, o que acaba por gerar uma demanda prolongada. Acredito que os hotéis estão atentos a isso e preparam pacotes especiais, justamente para atender a esse público variado e garantir uma experiência agradável”, afirma Aly.

O diretor ressalta ainda que, além da ocupação e visibilidade, a expectativa do setor está atrelada à movimentação econômica que o evento traz. “O evento não apenas preenche os quartos dos hotéis, mas gera um ciclo de crescimento e desenvolvimento econômico para a região, impactando também os restaurantes, bares e até o comércio local”.

Como o evento recebeu atletas estrangeiros, Aly estima que o segmento esteja passando por uma fase de ajustes e aprimoramentos, e que muitos hotéis já começaram a investir na capacitação de funcionários para oferecer um atendimento bilíngue. “A comunicação é um ponto crucial para garantir que esses turistas se sintam acolhidos e bem informados durante a estadia. Além disso, adaptar serviços como cardápios e informações turísticas em outros idiomas, certamente é um diferencial importante”.

No entanto, o diretor aponta para a necessidade de aprimoramentos na infraestrutura da região para atender às expectativas internacionais de instalações e experiências oferecidas. “Muitos estrangeiros podem ter expectativas diferentes em relação a padrões de conforto e hospitalidade. Acredito que essa preparação precisa estar em sintonia com a experiência geral da cidade, para que o turista saia com uma boa impressão e queira voltar em outra oportunidade”.

“Ademais, tenho a impressão de que o setor turístico como um todo também se organizou para oferecer atividades e experiências que vão além do evento esportivo em si. Afinal, quem vem de fora do país quer aproveitar ao máximo a viagem, e Pinhais, juntamente a Curitiba, tem muito a oferecer”, completa Aly.

Cassino Tower Curitiba Aeroporto

O Cassino Tower Curitiba Aeroporto, pertencente a rede Nacional Inn, está localizado em um dos bairros mais famosos da capital paranaense, o bairro Batel. Está próximo de atrações conhecidas como o Hard Rock Café Curitiba, Jardim Botânico e Parque Tanguá. O hotel conta com cinco categorias de acomodação, todas com café da manhã incluso na diária. Outras comodidades da unidade são estacionamento, local com acesso para pessoas com mobilidade reduzida, estadia pet friendly e salas para eventos e reuniões. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.nacionalinn.com.br/hoteis/cassino-tower-curitiba-aeroporto



Estudo revela influências dos homens na compra de cosméticos

Índices recentes da pesquisa Beauty Plan 2024, projeto da área de Business Intelligence da B4A que acompanha, ao longo dos anos, os planos de beleza dos consumidores brasileiros interessados nessa área, revelou quais são as principais influências dos homens do país na hora de comprar algum cosmético ou item de beleza.

O estudo revelou que a maior parte dos entrevistados (52%) afirmou que confia em sites especializados para consumo, além de buscar recomendações de dermatologistas (43%), avaliações de outros consumidores na internet (40%), de suas próprias parceiras (34%) e barbeiros (30%).

Leonardo Benfatti, gestor comercial da You Man Grooming – empresa de cosméticos masculinos -, observa o mercado atual de venda de cosméticos masculinos de forma positiva. “Trata-se de um setor que cresce consistentemente ano após ano, impulsionado por um público cada vez mais preocupado com a aparência e o autocuidado”, afirma.

“Esse aumento reflete uma mudança cultural importante, que tem ampliado a aceitação do autocuidado masculino, além de uma crescente oferta de produtos específicos, desenvolvidos para atender a essas novas demandas”, completa Benfatti.

Ele destaca que, dentre a porcentagem de homens que escolhe os próprios itens na hora da compra, 36% afirmam estar mais interessados no assunto e em novos produtos, ainda conforme dados da pesquisa Beauty Plan 2024. 

“O crescente interesse masculino em cosméticos é impulsionado por uma mudança cultural que valoriza o autocuidado, pelo aumento da oferta de produtos masculinos específicos e pela ampla divulgação de informações sobre esses itens, seja em redes sociais ou no marketing das marcas, o que desperta curiosidade e engajamento”, articula.

Barbeiro ocupa quinto lugar na tomada de decisão

Benfatti observa que a pesquisa atesta que entre os influenciadores na tomada de decisão, o barbeiro ocupa somente o quinto lugar da lista, perdendo para as parceiras. “É evidente que os homens dão grande importância à opinião de suas parceiras quando se trata de autocuidado, já que elas costumam incentivar e sugerir produtos”.

Por outro lado, prossegue, a influência do barbeiro na decisão de compra ainda é limitada. Isso ocorre porque muitas barbearias não se atentaram ao crescimento desse setor e ainda existe uma certa timidez do barbeiro em estabelecer uma conexão com o cliente para identificar as necessidades e, posteriormente, indicar o melhor produto para ele, considera.

“Como muitos barbeiros não têm esse hábito, os clientes acabam recorrendo às opiniões de outras pessoas e até mesmo a reviews da internet”, explica Benfatti.

Diante desses fatores, para o especialista, os barbeiros podem – e devem – construir uma relação de maior intimidade com seus clientes, para que sejam fontes de informação na hora da escolha de produtos. “O mais importante é ouvir atentamente o cliente, entender suas necessidades e identificar como o uso de um cosmético pode ajudá-lo a alcançar o que busca”.

Benfatti explica que, após analisar suas necessidades, o barbeiro deve indicar o produto ideal. “Não se esqueça de fazer um pós-contato, perguntando como o produto está funcionando e se ele está atendendo às expectativas”, sugere. “Essa atenção genuína fortalece a relação e torna a venda de produtos mais assertiva e personalizada”, afirma.

Ainda na visão do gestor comercial da You Man Grooming, os profissionais barbeiros devem se especializar e se atualizar. Isso porque, com o mercado em expansão, aumenta também a necessidade de uma maior profissionalização do barbeiro.

“Hoje em dia, a experiência vai muito além do corte: fatores como um bom atendimento, produtos e serviços personalizados são primordiais para aquele profissional que busca ser bem-sucedido na profissão”, afirma Benfatti.

Para mais informações, basta acessar: https://youman.com.br/



Falta de análise contábil ameaça sobrevivência de empresas

A maioria dos negócios abertos no Brasil não consegue sobreviver por mais de três anos: 51,15% deles fecham as portas nesse intervalo de tempo. É o que indica um levantamento feito pela BigDataCorp (empresa especializada na captura, estruturação, armazenamento e distribuição de dados) e repercutido pela CNN Brasil.

Entre os vários fatores que podem levar um negócio a fechar, está a falta de planejamento e de uma análise correta dos números, como explica Wallisson Deziderio. Contador de formação, ele é CEO da Billion Contabilidade, empresa que atende empresários em questões como departamento contábil, fiscal e pessoal.

“O fato de muitas empresas correrem o risco de encerrar suas atividades devido à falta de análise das demonstrações contábeis e financeiras é um ponto muitas vezes negligenciado, o que pode levar a sérias consequências para a sustentabilidade e sobrevivência do negócio”, analisa Deziderio.

Ele destaca a necessidade de fazer a análise do balanço patrimonial, da demonstração do resultado do exercício (DRE, que mostram o desempenho de um negócio em um período específico) e demais relatórios para identificar possíveis riscos financeiros, operacionais e de gestão. Com base nisso, a empresa consegue tomar decisões considerando informações exatas e se organizar melhor.

Deziderio menciona ainda outros indicadores que não devem ser esquecidos por quem tem um negócio próprio. São eles: liquidez corrente (mede a capacidade da empresa de pagar suas obrigações de curto prazo), liquidez seca (semelhante à liquidez corrente, mas exclui os estoques) e índice de endividamento (mede o grau de dependência da empresa em relação a financiamentos externos para financiar suas operações)

“Sem esses indicadores, os gestores não conseguem tomar decisões financeiras bem informadas, o que pode resultar em insolvência, dificuldades de fluxo de caixa e aumento da dependência de dívida. Em última análise, a ausência dos dados pode contribuir significativamente para o fechamento do negócio devido à má gestão financeira”, alerta Deziderio.

O termo “insolvência” ao qual o especialista fez referência é usado para descrever quando o negócio não consegue mais cumprir com suas obrigações financeiras. É o caso, por exemplo, de uma empresa que contrai dívidas tão grandes que o pagamento delas se torna inviável.

“A combinação de falta de planejamento financeiro, gestão inadequada, falta de adaptação ao mercado, subcapitalização, problemas com fluxo de caixa, concorrência intensa e falta de qualificação gerencial são algumas das causas mais frequentes para o insucesso”, avalia o CEO da Billion Contabilidade.

Para Deziderio, é essencial que os empreendedores busquem conhecimento, façam um planejamento sólido, analisem regularmente os indicadores financeiros e estejam preparados para lidar com os desafios do mercado. “Isso minimiza os riscos de falência e aumenta as chances de continuidade do negócio”, resume.

Para saber mais, basta acessar: https://www.billioncontabilidade.com.br/



Mostra do projeto CineOLHAR 2024 destaca criatividade de jovens em Uberlândia-MG

A Mostra do projeto CineOLHAR 2024 já tem locais e datas definidos. O evento, que promete celebrar a criatividade e o talento de 90 crianças e adolescentes assistidos por três Organizações Não Governamentais (ONGs) de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, (SOS Família, localizada no bairro Santa Luzia; SOS Família da unidade do bairro Planalto; e a Estação Vida, cuja sede está no bairro Shopping Park), terá as atividades realizadas, presencialmente, nos dias 02, 05 e 11 de dezembro deste ano, em locais diferentes, com entrada gratuita para a população. A Mostra também estará disponível no canal do projeto, no YouTube.

Desenvolvido com o objetivo de formar jovens na linguagem do cinema, o projeto CineOLHAR idealizado pela educadora, Aline Miguel, proporciona aos participantes uma imersão completa no universo da sétima arte. “Por meio de oficinas, que são semestrais, os participantes têm acesso a uma produção audiovisual e compreendem todo o processo para pensarem em um filme curta-metragem. Eles criam roteiro, elaboram o cenário, figurino, ou seja, fazem toda a produção de um filme. Depois temos o processo de gravação do roteiro produzido por eles, realizamos a edição desses vídeos, que vão para essa mostra pública”, explica Aline Miguel, idealizadora do projeto.

A iniciativa também busca inspirar nos jovens uma nova perspectiva sobre a arte e sobre si mesmos. “O que percebemos, com a evolução das aulas, é o aumento da criatividade, da interação entre eles dentro da comunidade, a vontade de expressarem seus sentimentos e de mostrarem outras histórias. Eles querem se sentir representados também dentro dos filmes que produzem e ter a oportunidade de mostrar esse trabalho para o público é uma maneira de afirmar para si mesmos o quanto são capazes”, comenta Aline Miguel.

Jack Allek, que também é instrutor do projeto, destaca o impacto positivo da experiência nas relações interpessoais e no senso de responsabilidade dos participantes. “Nós desenvolvemos com eles uma linguagem mais ficcional de elaboração de curta-metragem, mas abordamos vários temas, desde documentários, videoclipes e animações. O principal resultado até agora é o aumento da criatividade e de uma comunidade de sentido, na qual eles tiveram mais integração e uma responsabilidade com seus colegas e com a instituição onde estão inseridos”, afirma.

A Mostra do Projeto CineOLHAR 2024 apresentará os resultados dessa jornada. Além de exibir oito curtas-metragens criados pelos participantes. “O evento será uma vitrine para o potencial transformador da arte e da expressão cinematográfica. Esse é um convite para prestigiar a criatividade, a sensibilidade e as histórias contadas por jovens talentos que, com olhar renovado, ganham espaço para se expressarem no mundo do cinema. Além de democratizarmos a cultura e a arte, a apresentação ao público vem elevar a autoestima dos nossos alunos, reforçando o potencial que eles têm para se destacarem na sociedade, por meio da arte e do cinema”, destaca Aline.

Parceria

Neste ano, o CineOLHAR 2024 tem o patrocínio do Instituto Unimed Uberlândia, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. “Apoiar um projeto como o CineOLHAR é colocar em prática o objetivo do Instituto Unimed Uberlândia, pois acreditamos no poder transformador da arte e da educação na vida das pessoas.  O CineOLHAR vai além de ensinar técnicas audiovisuais; ele inspira crianças e adolescentes a enxergarem o mundo de maneira crítica e criativa, algo que consideramos essencial para o desenvolvimento humano. Nosso compromisso com a comunidade nos leva a apoiar iniciativas que promovam o bem-estar, a inclusão e o desenvolvimento social. Nossa expectativa é que, ao final do projeto, esses alunos não só adquiram novas habilidades, mas também um novo olhar sobre si mesmos e sobre a realidade em que vivem. Esperamos que essa experiência abra portas para futuras oportunidades e que eles possam levar adiante o aprendizado e a inspiração obtidos aqui”, afirma Marcelo Sinicio Peixoto, presidente do Conselho de Administração do Instituto Unimed Uberlândia.

O Instituto Unimed Uberlândia é uma associação sem fins lucrativos, que nasceu para cuidar da comunidade de forma sustentável, oferecendo oportunidades de desenvolvimento humano. Seus programas dialogam com as frentes de saúde, educação e voluntariado, além do investimento em cultura e esporte, por meio do patrocínio de projetos via leis de incentivos fiscais.

Serviço

O quê: Mostra do Projeto CineOLHAR 2024

Data: 02, 05 e 11 de dezembro de 2024

Programação da Mostra CineOLHAR:

Data: 02/12

Local: Comunidade Casa Tubalina | Rua Campos Sáles, Nº 666 – Tubalina

Horário: 9 horas

 

Data: 02/12

Local: Comunidade Casa Ipanema | Rua Gilberto Rolande da Cunha, N° 151 – Jardim Ipanema

Horário: 14h30

Data: 05/12

E.E. Do Parque São Jorge | Rua Oswaldo Silvério da Silva, 346 – São Jorge

Horário:  14h30

Data 11/12

Local: Oficina Cultural de Uberlândia | Praça Clarimundo Carneiro, 204 – Centro

Horário: 19h



Mercado imobiliário do Rio registra alta em lançamentos e atrai investimentos

Pesquisa da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostra que o mercado imobiliário nas capitais brasileiras experimentou um crescimento robusto no primeiro semestre de 2024. O Rio de Janeiro se destacou ao liderar o aumento de lançamentos, com 7.823 unidades introduzidas ao mercado, contra 5683 em 2023. O Valor Geral de Vendas (VGV) teve variação acumulada de 115%. O resultado é um indício de que o setor imobiliário carioca, após anos de oscilações, vive uma fase de expansão e renovação.

Para Luiz França, presidente da Abrainc, “esse resultado reflete a confiança renovada no mercado, criando um ambiente favorável para que o setor mantenha um ritmo de crescimento consistente.” Esse contexto tem impactado regiões como o Recreio dos Bandeirantes, onde empresas estão desenvolvendo empreendimentos que aliam qualidade de vida e infraestrutura robusta.

Um exemplo é o novo empreendimento da Emccamp Residencial, em parceria com a Riva Incorporadora, o “Oceanside Recreio”. O projeto terá 500 unidades residenciais, que podem gerar negócios na ordem de R$ 185 milhões. Com apartamentos de dois e três quartos, todos com suítes, que vão de 47 a 78 m², o empreendimento visa atrair famílias e investidores interessados na valorização crescente da área.

O Oceanside possui uma infraestrutura completa de lazer, incluindo academias, espaços para crianças, áreas pet, quadras e piscinas, tudo projetado para criar um ambiente ideal para famílias e pessoas em busca de qualidade de vida. Luciano Bernardes, diretor Regional de Vendas da Emccamp Residencial, ressalta que o empreendimento está situado em uma região estratégica, no Pontal Oceânico, com fácil acesso à Avenida das Américas e próximo às praias da Barra e do Recreio. “Essa é uma região com alta valorização imobiliária, por ser uma área segura, em meio ao verde e com construções modernas, que atende desde investidores e famílias a pessoas que buscam por uma vida conectada com a natureza”, explica Bernardes.

Infraestrutura e acessibilidade – Com uma infraestrutura que inclui escolas, hospitais, centros comerciais e hipermercados, o Recreio dos Bandeirantes se tornou um dos mais completos da Zona Oeste, com grande potencial de crescimento. Outro aspecto que valoriza o Recreio é o investimento em mobilidade urbana, como o sistema de transporte BRT, que conecta a região ao metrô do Jardim Oceânico e a bairros como Santa Cruz e Campo Grande, e o Túnel da Grota Funda, que aproxima o Recreio da Baixada de Guaratiba.

Para garantir a segurança dos moradores, o bairro conta com a presença da Operação Segurança Presente, que mantém policiamento constante na região. “Essa sensação de segurança, combinada com a infraestrutura, torna o Recreio uma escolha atraente tanto para famílias que priorizam tranquilidade quanto para investidores em busca de um mercado em crescimento”, ressalta Bernardes.

O crescimento do mercado imobiliário carioca e o sucesso de bairros como o Recreio dos Bandeirantes refletem um momento de otimismo, mas também apresentam desafios. Segundo Bernardes, a sustentabilidade desse crescimento depende de fatores como a continuidade de políticas públicas de incentivo, a estabilidade econômica e a ampliação da infraestrutura urbana. Para as incorporadoras, o desafio é se manter alinhadas às expectativas de consumidores cada vez mais exigentes quanto à qualidade de vida, mobilidade e segurança.

“Cada vez mais as pessoas estão em busca de lugares que proporcionem uma conexão verdadeira com a natureza, e o Recreio dos Bandeirantes oferece exatamente isso. No ‘Oceanside Recreio’, estamos atendendo a essa demanda com um projeto que não só valoriza o contato com o verde, mas também oferece uma ampla estrutura de lazer no entorno, para que as famílias possam aproveitar seu tempo livre com qualidade. É uma região que permite um estilo de vida ativo, com espaços ideais para momentos de diversão e descanso, seja em família ou entre amigos”, enfatiza Bernardes.



DataXstream lança OMS+ Cloud para SAP S/4HANA Cloud Public Edition

A DataXstream LLC, um aplicativo endossado pela SAP® e parceiro de nível Gold que desenvolve soluções inovadoras para vendas e distribuição SAP, apresentou hoje o OMS+ Cloud for SAP S/4HANA Cloud Public Edition.

O OMS+ simplificou processos complexos de vendas e pedidos para usuários SAP por mais de uma década nos ambientes SAP ECC e S/4HANA Cloud Private Edition. Mas as previsões recentes do Gartner mostram que os gastos mundiais com serviços de nuvem pública estão aumentando significativamente e chegarão a um total de US$ 723,4 bilhões em 2025, com um aumento de 19% nos serviços de aplicativos em nuvem (SaaS). (Fonte: Gartner, novembro de 2024)

O OMS+ Cloud da DataXstream agora ampliará sua premiada plataforma OMS+, fornecendo recursos de ponto de vendas (POS) e gerenciamento de pedidos de ponta a ponta para o SAP Public Cloud. O OMS+ Cloud simplificará os complexos processos de PDV, cotação e pedidos frequentemente associados a ambientes verticalmente integrados de varejo, distribuição por atacado e manufatura.

O OMS+ Cloud oferece os principais recursos de PDV, como interface de usuário de balcão de vendas, flexibilidade de preços, aplicação de descontos, gerenciamento de devoluções, gerenciamento de gavetas e terminais, processamento flexível de pagamentos e processos automatizados de licitação e faturamento.

O OMS+ Cloud incluirá recursos de cotação e pedido:

  • Captura de cotações/pedidos complexos

  • Painéis interativos de vendas

  • Inventário e aATP em tempo real

  • Pesquisa inteligente de produtos

  • Sistema de gerenciamento de tarefas

  • Substituição e vendas cruzadas

  • Pesquisa inteligente de clientes

  • Chatbot de IA

  • Sourcing flexível

  • Painel de materiais

  • Relatórios e análises de vendas

  • Controle de entrega em nível de linha

  • Comprovante de entrega ou retirada

  • Visualização da disponibilidade global

  • Pedidos de materiais de serviço

  • Visibilidade de pedidos entre canais

“Nossos clientes frequentemente relatam um impacto direto positivo na margem e nas conversões de vendas como resultado da implementação do OMS+”, disse Tim Yates, CEO da DataXstream. “Estamos entusiasmados em expandir o OMS+ para o ambiente SAP S/4 HANA Public Cloud e permitir que mais organizações otimizem seus processos de vendas, melhorem o tempo para obtenção de receita, aumentem a precisão dos pedidos e reduzam o tempo de treinamento dos funcionários com o OMS+ Cloud”.

DataXstream

A DataXstream é um parceiro SAP® Gold e Endorsed App, dedicado a desenvolver soluções baseadas em tecnologias emergentes que maximizam o ROI da infraestrutura SAP® dos nossos clientes. Como membros do marketplace da SAP®, os produtos da DataXstream podem ser encontrados na SAP® Store. O OMS+ da DataXstream revolucionará a experiência de vendas e de compra dos clientes da sua organização.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Cailin Yates

CMO

757.345.3437

cyates@dataxstream.com

Fonte: BUSINESS WIRE



A Gramercy Funds Management e a República do Peru chegam a um acordo sobre Decisão de Arbitragem Internacional no valor de US$ 85 milhões

A Gramercy Funds Management LLC e a Gramercy Peru Holdings LLC (“GPH” e, juntas, “Gramercy”) têm o prazer de anunciar que chegaram a um acordo com a República do Peru, resolvendo definitivamente a decisão final emitida pelo tribunal de arbitragem que julgou as reivindicações da Gramercy de acordo com o Acordo de Promoção Comercial entre os Estados Unidos e o Peru (o “Tratado”) com relação ao investimento da Gramercy em aproximadamente 9.600 títulos de reforma agrária peruana que a GPH havia comprado. A arbitragem de investimento, Caso ICSID nº UNCT/18/2, levou a uma decisão datada de 6 de dezembro de 2022, ordenando que o Peru pagasseàGramercy danos e custos a partir da data da Decisão, mais juros compostos sobre o montante financeiro base a uma taxa de 7,22% até o pagamento integral.

Nos termos do acordo, a República concordou em pagaràGramercy US$ 85 milhões como quitação integral dos valores devidos nos termos da Decisão. A República efetuou um pagamento inicial de US$ 45 milhões em 4 de novembro de 2024 e pagará os US$ 40 milhões restantes conforme um cronograma de pagamento acordado entre as partes e estabelecido no Julgamento Estipulado celebrado pelo Tribunal Distrital de D.C. em processos iniciados pela Gramercy para executar a Decisão. A Gramercy, por sua vez, devolveu os títulos da reforma agráriaàRepública.

A Gramercy declarou: “A Gramercy está satisfeita que o diálogo construtivo entre as partes tenha levado a uma resolução amigável da decisão arbitral, proporcionando compensaçãoàGramercy e aos seus investidores”.

Sobre a Gramercy Funds Management

A Gramercy é uma gestora global de investimentos em mercados emergentes com sede em Greenwich, Connecticut, com escritórios em Londres, Buenos Aires, Miami, West Palm Beach e Cidade do México, e plataformas de crédito dedicadas no México, Turquia, Peru, Pan-África, Brasil e Colômbia. A empresa, com mais de 6 bilhões de dólares em ativos, fundada em 1998, busca fornecer aos investidores uma abordagem diferenciada aos mercados emergentes, oferecendo retornos ajustados ao risco atraentes suportados por uma plataforma institucional transparente e robusta. A Gramercy oferece estratégias alternativas e long-only em classes de ativos de mercados emergentes, incluindo multiativos, crédito privado, crédito público e situações especiais. A missão da Gramercy é impactar positivamente o bem-estar de nossos clientes, investimentos do portfólio e membros da equipe. A Gramercy é uma Consultora de Investimentos Registrada na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Signatária dos Princípios para Investimento Responsável (PRI), Signatária da iniciativa Net Zero Asset Managers (NZAMI) e Apoiante da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD). A Gramercy Ltd, uma afiliada, é registrada na Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA). Para informações adicionais, visite www.gramercy.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Steve Bruce / Keely Gispan

ASC Advisors

(203) 992-1230

sbruce@ascadvisors.com / kgispan@ascadvisors.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Empresas implementam inteligência artificial em pesquisas de satisfação

O sucesso de uma empresa está ligado à capacidade de entender e atender às expectativas dos clientes, principalmente em um mercado cada vez mais competitivo. Nesse contexto, as pesquisas de satisfação atuam como ferramentas essenciais para captar a percepção do público sobre produtos e serviços. Elas oferecem novos pontos de vista das qualidades e dos aspectos que precisam de melhorias, permitindo ajustes que melhorem a experiência oferecida ao consumidor. No cenário atual, a implementação de tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) tem potencializado a análise de dados, tornando os resultados mais precisos.

O relatório Building Customer Experience for the Future, da empresa de consultoria Boston Consulting Group (BCG), mostrou que empresas líderes em Customer Experience (CX), ou experiência do consumidor, crescem 190% a mais que a média do mercado em um período de três anos.

Nesse cenário, o CEO da Alfa Inteligência, Emanoelton Borges, destaca três tipos principais de pesquisa:

1) Net Promoter Score (NPS)

O NPS é uma métrica popular que avalia o grau de lealdade dos consumidores a uma marca. Por meio de perguntas diretas como “De 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa/produto/serviço para um amigo?”

Esse método de pesquisa classifica os respondentes em três grupos: promotores (notas 9-10), neutros (notas 7-8) e detratores (notas 0-6). A classificação ajuda as empresas na identificação tanto dos mais leais quanto dos insatisfeitos, auxiliando na criação de estratégias para aumentar o número de promotores e, consequentemente, o potencial de recomendação.

2) Customer Satisfaction Score (CSAT)

A métrica é usada para medir a satisfação dos consumidores em relação a um aspecto específico da experiência que eles tiveram, como produto ou atendimento recente. As perguntas do CSAT, como “Qual o seu nível de satisfação com o atendimento que recebeu?”, geralmente oferecem escala de respostas que varia de “muito insatisfeito” a “muito satisfeito”.

3) Customer Effort Score (CES)

Mede o esforço necessário para o cliente alcançar o que precisa. O indicador é particularmente útil para avaliar a facilidade de uso de sites e aplicativos, bem como a acessibilidade dos canais de atendimento. Perguntas do tipo “Foi fácil concluir sua compra em nosso site?” ajudam a identificar pontos de atrito que podem ser aprimorados para tornar a experiência do cliente mais simples e agradável.

Embora as pesquisas forneçam informações importantes, alguns equívocos podem comprometer a qualidade delas e, consequentemente, a eficácia das decisões estratégicas. “Elaborar questionários muito longos e detalhados tende a desmotivar as pessoas, reduzindo as taxas de resposta. Perguntas mal formuladas ou confusas podem induzir a respostas menos espontâneas, por isso devem ser evitadas. Negligenciar a segmentação dos participantes pode gerar dados pouco relevantes para os diferentes perfis de consumidor”, exemplifica Borges.

A criação de uma pesquisa eficaz começa com a definição de objetivos claros e da estrutura. Primeiramente, é importante determinar qual aspecto da experiência do cliente será analisado: o produto em si, o atendimento, a usabilidade dos canais digitais ou a jornada de compra. Em seguida, é necessário definir o público-alvo e o momento ideal para o envio da pesquisa.

“Outras boas práticas incluem a objetividade nas perguntas e a opção por formatos de respostas fáceis de entender, como escalas de 1 a 5 ou múltipla escolha. A inclusão de um campo para sugestões, sem torná-lo obrigatório, também permite ao cliente expressar de forma mais livre qualquer feedback adicional”, explica.

A introdução da IA à coleta e análise de informações já está em uso no universo das pesquisas. Por meio de algoritmos avançados é possível processar grandes volumes de dados de forma rápida, gerando informações em tempo real, capazes de orientar decisões estratégicas. A tecnologia permite, por exemplo, que chatbots coletem feedbacks de maneira dinâmica, interagindo com os clientes de forma natural e minimizando as interrupções. Além disso, facilita a personalização e a segmentação, adaptando automaticamente os questionários às necessidades e preferências específicas de diferentes perfis. A IA também realiza a automatização das análises preditivas, antecipando padrões de comportamento que podem ser utilizados para ajustar produtos e serviços.

“Por meio de metodologias bem estruturadas e da utilização da IA para análise de dados, é possível captar informações valiosas sobre o comportamento e as expectativas dos consumidores. Com isso, as empresas conseguem alinhar produtos e serviços às reais necessidades do mercado, consolidando-se como marcas que não apenas atendem, mas excedem todas as expectativas dos consumidores”, completa o especialista.



Hospital de SP promove caminhada pelo combate ao câncer

Em celebração aos meses “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, o Hospital Alvorada Moema realizou, no último domingo (24), uma caminhada no Parque das Bicicletas, zona sul de São Paulo. Mais do que incentivar a prática de exercícios físicos, a iniciativa teve como objetivo conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e próstata, além da importância de hábitos saudáveis.

“As campanhas nestes dois meses buscam ampliar ainda mais o debate sobre a saúde do homem e da mulher e conscientizar que por meio de exames clínicos de rotina podemos identificar a doença precocemente. Muitas pessoas ainda evitam procurar um médico ou realizar exames preventivos por preconceito ou desinformação, e queremos mudar essa realidade. Nossa missão com a caminhada foi mostrar que o cuidado com a saúde deve ser uma prioridade e pode ser incorporado à rotina de forma natural e acessível”, destaca Márcia da Costa, diretora-executiva do Hospital Alvorada Moema.

Além da caminhada, o evento contou com uma equipe médica e especialistas para reforçar a mensagem de que a prevenção salva vidas. Segundo a mastologista do hospital, Caroline Gomes de Almeida Rocha, “o câncer de mama ainda é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, ficando atrás apenas do de pele não melanoma”.

Já a oncologista clínica, Cinthia Leite Frizzeira Borges Bognar, destacou informações sobre a saúde do homem em relação ao câncer de próstata que, quando diagnosticado precocemente, tem mais de 90% de chances de cura. “Queremos desmistificar a ideia de que os cuidados com a saúde são complicados ou desconfortáveis. Pequenas ações, como realizar exames preventivos e adotar hábitos saudáveis, fazem toda a diferença”, afirma.

Ao final das falas, houve ainda uma sessão de aquecimento e alongamento conduzida pela fisioterapeuta do hospital, Erica dos Santos Rocha. Os participantes também receberam camisetas temáticas e garrafas de água. No total, mais de 100 pessoas participaram, incluindo colaboradores e familiares.

Segundo Márcia da Costa, a iniciativa é um dos compromissos do Hospital Alvorada Moema em reforçar sua atuação comunitária e o engajamento em ações de saúde pública. “Queremos que toda a população tenha acesso à informação e entenda a importância do cuidado com a saúde de forma integral e regular. Atividades como esta ajudam a trazer o tema para a discussão de maneira leve e inclusiva”, finaliza.



Incorporadora pernambucana emite R$ 75 milhões para projeto

A construtora MaxPlural, de Pernambuco, ingressou no mercado de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) para captação de recursos no setor imobiliário. A empresa emitiu R$ 75 milhões, destinados ao empreendimento Max Tulum, localizado em Maragogi, Alagoas. O projeto já comercializou 80% das unidades. A captação foi concluída em 1 minuto e 46 segundos.

A emissão do CRI passou por avaliação de crédito que analisou a viabilidade financeira dos projetos e a saúde financeira da empresa. A operação demonstra a capacidade da MaxPlural de captar recursos no mercado financeiro.

“Estruturamos a operação para comercializar o papel, respaldados por um projeto sólido. Vamos alocar os recursos de forma eficiente para gerar retorno e reinvestir na empresa”, afirmou Igor Dias, CEO da MaxPlural.

O CRI é um título de renda fixa que permite antecipação de recursos por empresas do setor imobiliário, garantindo fluxo de caixa para projetos. A MaxPlural integra agora o grupo de construtoras que utilizam esse instrumento para financiamento de longo prazo.

“A entrada no mercado de CRI representa uma nova etapa para a empresa, ampliando as possibilidades de captação de recursos no mercado de capitais”, avaliou Carlos Coimbra, diretor-executivo da MaxPlural.

Estruturação

A emissão foi realizada pela plataforma Inco Investimentos, responsável pela estruturação jurídica, contratual, regulatória e operacional, conectando investidores ao projeto.

Leonardo Belisario, CEO da Inco, destacou a importância do CRI para o mercado. “Para o investidor é uma oportunidade de retorno financeiro, enquanto para as empresas representa uma alternativa para financiamento. Essa parceria demonstra a viabilidade do mercado de crowdfunding no setor imobiliário”, explicou.

Leonardo Pinho, sócio da Auddas e conselheiro da MaxPlural, participou da estruturação e apresentou o projeto a investidores institucionais. “Essa operação representa um marco para a MaxPlural no mercado de capitais”, disse.

Sobre o Max Tulum

O Max Tulum é um empreendimento residencial localizado em Maragogi, Alagoas, na Praia do Camacho. O projeto oferece apartamentos e studios com tamanhos entre 19 m² e 58 m². O local está a 6 km do novo aeroporto de Maragogi e tem acesso a Recife e Maceió.



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